Ver Versão Completa : Primeiro 4x4 para viagem. Ajuda!
Bom dia Amigos,
Sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês.
Bom, estou planejando fazer uma viagem no próximo ano, pretendo ir até Ushuaia (argentina), partindo aqui do Rio de janeiro.
Como não tenho nenhuma experiência em veículos 4x4, gostaria da opinião de vocês sobre qual seria a melhor aquisição.
Pretendo comprar um veículo usado, com valor de até R$ 45 mil, no momento só tive a oportunidade de ver os carros da mitsubishi: TR4, Outlander e Pajero Sport. Desses três o que me chamou mais atenção foi a pajero sport 2008 v6 3.5. Porém não descarto novas opções e aí o que vocês acham?
Sonhador
06/11/2015, 23:28
algumas informações são importantes .... quantas pessoas vão acompanhar voce , quantos dias pretende ser essa aventura , quais suas intenções nessa viagem (expedição , trilhas , lugares mais afastados ou radicais)?
Pois acredite que mesmo investindo em um veiculo , tem de ter dinheiro para manutenção preventiva e ate mesmo uma preparação .
O Numero de pessoas e importante para determinar o tamanho do veiculo .
Sua intenção de viagem e importante para imaginar a quantidade de bagagem (barraca , roupas, etc) e tambem imaginar o tipo de preparação.
Uma dica seria importante seria ir a um passeio OFF Road para aprender dicas de como utilizar melhor o veiculo , mas um com jipeiros que são mais radicais.
Obrigado por Responder!
então... nessa viagem só iremos eu e minha namorada. eu não pretendo fazer trilhas muito pesadas, já que será apenas um carro nessa viagem e não quero correr o risco de ficar prezo em algum atoleiro ou buraco sem ninguém pra ajudar. Essa viagem será mais um "expedição" mas também quero chegar à alguns lugares mais afastados. Eu estipulei esse valor de R$ 45 mil para comprar o veículo justamente para sobrar uma grana para prepará-lo para a viagem. Como a viagem é longa e provavelmente terei que passar por estradas de terra, atoleiros, neve, etc. gostaria de um veículo confortável, já que provavelmente irei utiliza-lo em outras viagens. no momento eu tenho um chevrolet cruze, mas não acho que seja um carro adequado para essa empreitada.
Arildo MT
07/11/2015, 01:30
Bom dia Amigos,
Sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês.
Bom, estou planejando fazer uma viagem no próximo ano, pretendo ir até Ushuaia (argentina), partindo aqui do Rio de janeiro.
Como não tenho nenhuma experiência em veículos 4x4, gostaria da opinião de vocês sobre qual seria a melhor aquisição.
Pretendo comprar um veículo usado, com valor de até R$ 45 mil, no momento só tive a oportunidade de ver os carros da mitsubishi: TR4, Outlander e Pajero Sport. Desses três o que me chamou mais atenção foi a pajero sport 2008 v6 3.5. Porém não descarto novas opções e aí o que vocês acham?
Tem muitas variáveis a considerar, necessidade de espaço, conforto, vai dormir dentro, bagagens, montar alguma estrutura interna, preferencia gasolina diesel, etc., poderia citar: tracker 2006 a 2009 (jipe/suv/utilitário, parrudo, resistente, confiável encontra com baixa km e sobra uns pixuleco$), grand vitara apartir de 2009 (suv médio, resistente, confortável, se for o v6 então é top uma nave, quase um subaro forester) se precisar algo maior e ''+trator'' tem nissam xterra, Toyota sw4, se diminuir a necessidade de espaço, conforto e bagagem, dai pode ser até o jimny (p*ta jipe, pequeno notável) vai passando a necessidades que o pessoal lhe auxilia, opções não faltaram, pese os pros e contras do que vai precisar na viajem e depois se vai continuar com o carro no dia a dia, nem sempre o mais caro é melhor, assim como nem sempre diesel é mais econômico, encontre o meio termo que lhe entregue melhor custo x beneficio, não suma do fórum e nos conte a viajem, sucesso e boa sorte.
Sonhador
07/11/2015, 02:12
Sei que e um pouco longo mais vale a pena ler todo , vai te dar uma ideia do que e preparação e das opções ..... inclusive esta a venda esse carro e ja esta pronto para aventuras
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/139000-pacato-sw4-3rz-fe.html
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/139000-pacato-sw4-3rz-fe.html)
Ok, Obrigado pela ajuda, vocês tem razão... tem muitas variáveis para serem levadas em conta, vou fazer uma pesquisa aqui no fórum e também vou ver se existe algum grupo ou clube de Jipeiros aqui no Rio de Janeiro, para saber me informar mais sobre o estilo de vida 4x4.
Pra Ushuaia não tem mistério, pode ir com o Cruze mesmo.
Mas se for pra cair em carro maior, para longas viagens, creio que a Pajero Sport não seja uma boa opção, o carro é bom mas essa versão V6 vai consumir boa parte do orçamento da viagem. A versão diesel é muito distante de preço?
Nessa faixa de preço e ano, particularmente eu iria atrás de uma Tracker, acha boas na faixa de 35.000 e embolsa 10.000 pra rodar por aí. Carro testado e aprovado e com manutenção fácil nos países vizinhos.
Abraços
cassio xanxerê
07/11/2015, 12:32
este seria top recomendado acompanhei pela net todo o processo de melhoria do carro e ótimo eu tenho uma Nissan Xterra recomento também
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/139000-pacato-sw4-3rz-fe.html (Pacato - Sw4 3rz-fe)
tjflorindo
07/11/2015, 17:12
Considerar as variáveis e objetivos da viagem acho um fato primordial. Eu já tive problemas com um Ford Focus no Perú por não respeitar os limites do carro. Tentei cruzar a Ruta interoceânica pra sair no Acre quando ainda era terra....não deu muito certo....rsrsrs
Eu e minha esposa estamos planejando fazer todo o sul da Argentina e Chile (Carretera Austral), Atacama e NOA, durante uns 4 meses, misto de 4x4 e bike, entre 2016 e 2017. Temos uma TR4 que é um carro fantástico, já utilizado por membros aqui do fórum em várias viagens pela América do Sul, contudo, a reposição de peças (não foi comercializada na Argentina e Chile) pode ocasionar um belo transtorno na viagem. Imagina estar na Ruta 40 ao Sul da Argentina e quebrar o parabrisa da TR4, entre outros possíveis problemas? Nosso objetivo é trocar a TR4 por um Grand Vitara III, viatura robusta, maior espaço interno e com melhor disponibilidade de peças. Uma SW4 diesel cairia como uma luva pra mim, mas onde moro, a 100 km do Paraguai, com fronteira seca, veículos diesel 4x4 são muito visados para roubo, principalmente as Toyotas e o seguro aqui é uma facada!
Sonhador
07/11/2015, 20:30
O Dono do Pacato do post que recomendei a leitura , ele antes de ter a hilux teve tracker e tambem jeep , então ele comenta bem as diferenças , quando comprou o pacato , e a preparação tanto na mecanica , tanto no interior do veiculo para poder dormir , viajar , trabalhar , cozinhar ... viver no veiculo.
Pra Ushuaia não tem mistério, pode ir com o Cruze mesmo.
Mas se for pra cair em carro maior, para longas viagens, creio que a Pajero Sport não seja uma boa opção, o carro é bom mas essa versão V6 vai consumir boa parte do orçamento da viagem. A versão diesel é muito distante de preço?
Nessa faixa de preço e ano, particularmente eu iria atrás de uma Tracker, acha boas na faixa de 35.000 e embolsa 10.000 pra rodar por aí. Carro testado e aprovado e com manutenção fácil nos países vizinhos.
Abraços
Bom, Aqui no RJ as versões à diesel são um pouco mais caras, só consegui encontrar essa versão a partir de R$ 47 mil, mas eu vi aqui no fórum que a tracker tem uma critica muito positiva por parte da galera, ainda não tive a oportunidade de dirigir uma, mas vou tentar encontrar alguma aqui no Rio, para fazer um teste drive. Muito obrigado pelo conselho.
este seria top recomendado acompanhei pela net todo o processo de melhoria do carro e ótimo eu tenho uma Nissan Xterra recomento também
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/139000-pacato-sw4-3rz-fe.html (Pacato - Sw4 3rz-fe)
Cassio Valeu pela dica, mas aqui no Rio é muito difícil de encontrar uma SW4 inteira, mas pesquisando acabei me interessando pela Xterra, carro que eu ainda não tinha incluido na minha lista de opções, você sabe se é facil de encontrar peças de reposição nos paises vizinhos? Qual à sua opinião sobre ela?
Pois vou usar a viatura basicamente para viagens por esse mundão à fora!
Considerar as variáveis e objetivos da viagem acho um fato primordial. Eu já tive problemas com um Ford Focus no Perú por não respeitar os limites do carro. Tentei cruzar a Ruta interoceânica pra sair no Acre quando ainda era terra....não deu muito certo....rsrsrs
Eu e minha esposa estamos planejando fazer todo o sul da Argentina e Chile (Carretera Austral), Atacama e NOA, durante uns 4 meses, misto de 4x4 e bike, entre 2016 e 2017. Temos uma TR4 que é um carro fantástico, já utilizado por membros aqui do fórum em várias viagens pela América do Sul, contudo, a reposição de peças (não foi comercializada na Argentina e Chile) pode ocasionar um belo transtorno na viagem. Imagina estar na Ruta 40 ao Sul da Argentina e quebrar o parabrisa da TR4, entre outros possíveis problemas? Nosso objetivo é trocar a TR4 por um Grand Vitara III, viatura robusta, maior espaço interno e com melhor disponibilidade de peças. Uma SW4 diesel cairia como uma luva pra mim, mas onde moro, a 100 km do Paraguai, com fronteira seca, veículos diesel 4x4 são muito visados para roubo, principalmente as Toyotas e o seguro aqui é uma facada!
Obrigado pela ajuda tjflorindo, Eu ainda não tinha levado em consideração a reposição de peças do veículo no exterior, realmente esse é um fator que não pode ser deixado de lado. Eu também estou pensando em fazer essa viagem até ushuaia no inicio de 2017, mais será apenas por 30 dias (férias), mas você está pretendendo descer até Ushuaia pelo Chile ou pela Argentina? tem alguma informação sobre qual a melhor rota (melhores paisagens \ melhor estrada)?
O Dono do Pacato do post que recomendei a leitura , ele antes de ter a hilux teve tracker e tambem jeep , então ele comenta bem as diferenças , quando comprou o pacato , e a preparação tanto na mecanica , tanto no interior do veiculo para poder dormir , viajar , trabalhar , cozinhar ... viver no veiculo.
Muito obrigado pela dica Sonhador!!
ainda não consegui ler todo o post que você recomendou mas já está sendo de grande ajuda!
Dimas Offx4
08/11/2015, 17:45
Rafa:
Compre um veículo que te sirva para viagens e também para o dia a dia.
A minha sugestão, com esta grana, é Suzuki Gran Vitara.
Até 2008, modelo antigo, você encontra uns bem conservados por R$ 35 mil.
Se pretender mais modernidade, o mesmo GV, a partir de 2009, por R$ 45/50 (e automático).
Você disse:
não quero correr o risco de ficar prezo em algum atoleiro ou buraco sem ninguém pra ajudar
Relaxa.
Um carro para longas viagens não necessita muitos aparatos, e tampouco há "buracos", "atoleiros".
Pelo menos, pelo que entendi, trata-se de uma viagem (expedição) e não trilha.
Então, é asfalto, rípido e só.
Neve ? só se for na época certa (viagem com o propósito de ver neve).
Ainda assim, um bom 4x4 resolve a parada.
Você disse:
sobrar uma grana para prepará-lo para a viagem
Há quem goste de colocar um "baita" pneu na viatura.
Fica bem na foto, mas para rodar 13.000 km é só sofrimento, gastos e desgastes.
Preparo, deve significar:
Ter um carro bom e em ordem, o mais original possível, pneus bons, manutenção em dia e confiar nele.
Preparo pode significar também:
Ter uma boa barraca (se for o seu caso de acampar).
Mas preparo, para uma expedição desta, basta um bom kit básico-expedição.
Uma cinta de reboque com patescas; um (eficiente) cabo de chupeta, no caso de a bateria falhar; um (bom) compressor de ar; reparos para pneus; algumas ferramentas básicas.
E, quando for o caso, equipamentos exigidos no exterior (por exemplo kit de socorros e "cambão" - eu tenho um portátil que em qualquer posto ou supermercado na Arg se vende).
No mais, prepare uma geladeira veicular, óculos de sol, blusa de frio e máquina fotográfica.
Em uma viagem assim, o ideal é sempre estar "abastecido".
No seu carro deve ter sempre: água e comida (biscoitos, amendoins, castanhas, por exemplo).
E e, se puder, leve um galão extra só para garantia, tendo em vista a distância entre postos na Argentina.
E como o Jeison disse: para Ushuaia você pode ir até de Cruze.
Mas vai melhor quem vai de 4x4.
Boa viagem. Relaxa.
wagner4wd
08/11/2015, 19:03
na minha opinião,já que é só ele e a namorada eu iria de Jimny 2011 em diante.Está na faixa de preço que ele quer é muito confiavel tem bastante rodando pelo paises vizinhos. é economico versatil , tracker tambem achou ma boa embora (pelo ano) seje mais dificil achar uma em bom estado e pouco rodada e sambada...
tjflorindo
08/11/2015, 20:24
Obrigado pela ajuda tjflorindo, Eu ainda não tinha levado em consideração a reposição de peças do veículo no exterior, realmente esse é um fator que não pode ser deixado de lado. Eu também estou pensando em fazer essa viagem até ushuaia no inicio de 2017, mais será apenas por 30 dias (férias), mas você está pretendendo descer até Ushuaia pelo Chile ou pela Argentina? tem alguma informação sobre qual a melhor rota (melhores paisagens \ melhor estrada)?
Rafa,
Não tenho ainda um bom detalhamento do percurso, mas basicamente é assim: saindo de Porto Alegre, Montevidéo, Colonia, Buenos Aires, descendo beirando o atlântico, Mar del Plata, Peninsula de Valdez, Rio Grande, Ushuaia, Puerto Natales, El Calafate, El Chalten, Perito Moreno....ai entra a segunda parte, Carretera austral de bike, pelo menos uma parte, uns 600 km....Continuando de carro...Puerto Mont, Bariloche, San Martin de los Andes...ai entra Bike de novo, cruzar a cordilheira até Pucon!...Santiago, Mendoza, subir até Salta (essa região já conheço), mas quero pedalar no Vale de la Luna e outras regiões do Atacama, em São Pedro do Atacama, depois volto pelo Norte da Argentina, Corrientes, Asuncíon, Pedro Juan Caballero.....
Aqui no Fórum tem muitas informações, principalmente sobre a carretera austral e Região de El Calafate e el Chalten, que é de tirar o folego....tem um tópico bem legal do Xexelo dessa região, vale a pena ler...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/113822-curitiba-ushuaia-2012-2013-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/132479-rumo-austral-de-curitiba-carretera-austral-e-regiao-dos-lagos-argentina.html
Outra recomendação, li um livro muito interessante esses dias, "Trilhando Sonhos", Thiago Fantinatti, conta a história de uma viagem que ele realizou em 2009, saindo de Ourinhos, descendo a Ushuaia e voltando pela amazônia, mas de bike, com um ótimo detalhamento do trecho....vale lembrar que em um dia bem pedalado em uma viagem de bike, você percorre próximo os 100 km, então isso proporciona um grande detalhamento do trajeto....Custa 20 ou 25 reais o e-book.
Rafa:
Compre um veículo que te sirva para viagens e também para o dia a dia.
A minha sugestão, com esta grana, é Suzuki Gran Vitara.
Até 2008, modelo antigo, você encontra uns bem conservados por R$ 35 mil.
Se pretender mais modernidade, o mesmo GV, a partir de 2009, por R$ 45/50 (e automático).
Você disse:
não quero correr o risco de ficar prezo em algum atoleiro ou buraco sem ninguém pra ajudar
Relaxa.
Um carro para longas viagens não necessita muitos aparatos, e tampouco há "buracos", "atoleiros".
Pelo menos, pelo que entendi, trata-se de uma viagem (expedição) e não trilha.
Então, é asfalto, rípido e só.
Neve ? só se for na época certa (viagem com o propósito de ver neve).
Ainda assim, um bom 4x4 resolve a parada.
Você disse:
sobrar uma grana para prepará-lo para a viagem
Há quem goste de colocar um "baita" pneu na viatura.
Fica bem na foto, mas para rodar 13.000 km é só sofrimento, gastos e desgastes.
Preparo, deve significar:
Ter um carro bom e em ordem, o mais original possível, pneus bons, manutenção em dia e confiar nele.
Preparo pode significar também:
Ter uma boa barraca (se for o seu caso de acampar).
Mas preparo, para uma expedição desta, basta um bom kit básico-expedição.
Uma cinta de reboque com patescas; um (eficiente) cabo de chupeta, no caso de a bateria falhar; um (bom) compressor de ar; reparos para pneus; algumas ferramentas básicas.
E, quando for o caso, equipamentos exigidos no exterior (por exemplo kit de socorros e "cambão" - eu tenho um portátil que em qualquer posto ou supermercado na Arg se vende).
No mais, prepare uma geladeira veicular, óculos de sol, blusa de frio e máquina fotográfica.
Em uma viagem assim, o ideal é sempre estar "abastecido".
No seu carro deve ter sempre: água e comida (biscoitos, amendoins, castanhas, por exemplo).
E e, se puder, leve um galão extra só para garantia, tendo em vista a distância entre postos na Argentina.
E como o Jeison disse: para Ushuaia você pode ir até de Cruze.
Mas vai melhor quem vai de 4x4.
Boa viagem. Relaxa.
Muito obrigado pelas dicas Dimas, com relação ao carro eu vou mesmo comprar um 4x4, por enquanto só tive à oportunidade de testar os carros da mitsubishi, mas já estou olhando outros modelos... não vou me arriscar colocar o cruze na estrada nessa aventura, sei que o carro é muito bom, mas pra essa viagem prefiro comprar outra viatura e deixá-lo na garagem até eu voltar.
na minha opinião,já que é só ele e a namorada eu iria de Jimny 2011 em diante.Está na faixa de preço que ele quer é muito confiavel tem bastante rodando pelo paises vizinhos. é economico versatil , tracker tambem achou ma boa embora (pelo ano) seje mais dificil achar uma em bom estado e pouco rodada e sambada...
Obrigado pela ajuda Wagner, realmente está difícil escolher uma viatura pra embarcar nessa aventura, até o momento só tive oportunidade de testar os carros da mitsubishi, mas nessa semana devo ir dar uma olhada em uma Xterra e em uma Grand Vitara 2009. mas não sei se o Jimmy seria uma boa opção é que minha namorada é muito espaçosa e atém mesmo em viagens de fim de semana que fazemos aqui no Rio ela consegue entupir o porta malas do meu Cruze só com as bagagens dela e olha que o porta malas do carro é grande...kkkkkkkk
Rafa,
Não tenho ainda um bom detalhamento do percurso, mas basicamente é assim: saindo de Porto Alegre, Montevidéo, Colonia, Buenos Aires, descendo beirando o atlântico, Mar del Plata, Peninsula de Valdez, Rio Grande, Ushuaia, Puerto Natales, El Calafate, El Chalten, Perito Moreno....ai entra a segunda parte, Carretera austral de bike, pelo menos uma parte, uns 600 km....Continuando de carro...Puerto Mont, Bariloche, San Martin de los Andes...ai entra Bike de novo, cruzar a cordilheira até Pucon!...Santiago, Mendoza, subir até Salta (essa região já conheço), mas quero pedalar no Vale de la Luna e outras regiões do Atacama, em São Pedro do Atacama, depois volto pelo Norte da Argentina, Corrientes, Asuncíon, Pedro Juan Caballero.....
Aqui no Fórum tem muitas informações, principalmente sobre a carretera austral e Região de El Calafate e el Chalten, que é de tirar o folego....tem um tópico bem legal do Xexelo dessa região, vale a pena ler...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/113822-curitiba-ushuaia-2012-2013-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/132479-rumo-austral-de-curitiba-carretera-austral-e-regiao-dos-lagos-argentina.html
Outra recomendação, li um livro muito interessante esses dias, "Trilhando Sonhos", Thiago Fantinatti, conta a história de uma viagem que ele realizou em 2009, saindo de Ourinhos, descendo a Ushuaia e voltando pela amazônia, mas de bike, com um ótimo detalhamento do trecho....vale lembrar que em um dia bem pedalado em uma viagem de bike, você percorre próximo os 100 km, então isso proporciona um grande detalhamento do trajeto....Custa 20 ou 25 reais o e-book.
Muito legal esse seu roteiro, principalmente os trechos que você vai percorrer de bike, realmente será uma viagem e tanto, mas no meu caso como o tempo é bem apertado (somente 30 dias) terei que fazer todo o percurso de carro mesmo. mais obrigado pela dica, vou procurar por esse livro na internet disponível para venda.
Bom, Aqui no RJ as versões à diesel são um pouco mais caras, só consegui encontrar essa versão a partir de R$ 47 mil, mas eu vi aqui no fórum que a tracker tem uma critica muito positiva por parte da galera, ainda não tive a oportunidade de dirigir uma, mas vou tentar encontrar alguma aqui no Rio, para fazer um teste drive. Muito obrigado pelo conselho.
Só pra esclarecer, não confundir as Tracker(s) pré 2009 com as atuais que são um projeto totalmente diferente. As antigas são na verdade um Grand Vitara com a gravatinha da chevrolet.
Tabela fipe de uma 2009 está na casa de 31.000: http://www.fipe.org.br/pt-br/indices/veiculos/carro/gm-chevrolet/11-2015/004334-6/2009/g/p6j43dlbkn8q
As antigas que são as boas, estradeiras.
Abraços
Sonhador
09/11/2015, 13:53
Obrigado pela ajuda Wagner, realmente está difícil escolher uma viatura pra embarcar nessa aventura, até o momento só tive oportunidade de testar os carros da mitsubishi, mas nessa semana devo ir dar uma olhada em uma Xterra e em uma Grand Vitara 2009. mas não sei se o Jimmy seria uma boa opção é que minha namorada é muito espaçosa e atém mesmo em viagens de fim de semana que fazemos aqui no Rio ela consegue entupir o porta malas do meu Cruze só com as bagagens dela e olha que o porta malas do carro é grande...kkkkkkkk
Lendo sua resposta ao Wagner , se sua namorada e espaçosa e planeja uma viagem de 30 dias acho que tera de comprar e um motorhome .....
Mas Brincadeiras a Parte .... eu daria preferencia a um veiculo maior assim como a Xterra , hilux , etc .... pois se você for aventureiro e talvez optar por levar barraca , fogareiro, ferramentas , ira precisar de mais algum espaço .
Aqui vai mais um post de um aventureiro em viagem de 20 dias ...não relata a preparação mais a viagem ....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/148130-roadtrip-paraguai-argentina-chile-e-bolivia-12600-km-sozinho-de-bandeirante.html
wagner4wd
09/11/2015, 16:03
Obrigado pela ajuda Wagner, realmente está difícil escolher uma viatura pra embarcar nessa aventura, até o momento só tive oportunidade de testar os carros da mitsubishi, mas nessa semana devo ir dar uma olhada em uma Xterra e em uma Grand Vitara 2009. mas não sei se o Jimmy seria uma boa opção é que minha namorada é muito espaçosa e atém mesmo em viagens de fim de semana que fazemos aqui no Rio ela consegue entupir o porta malas do meu Cruze só com as bagagens dela e olha que o porta malas do carro é grande...kkkkkkkk
Se bem que quando eu tinha um Samurai 95 ( uma especie de Jimny antigo..se vc não conhece..) eu tirei o banco traseiro deixei na minha garagem ai fiquei com porta malas de 1000 litros enchi de malas e tranqueiras e 2 galoes plasticos de 40 litros cada um com gasolina nem amarrar eu amarrei só as malas impediam de ficar sambando lá tras e...:bye:
Voltei depois de 20 dias e 10.000km rodados (depois de uns anos vc pára pra pensar os risco que corri transportando 80 litros de gasolina junto com as bagagens...:putz:)
aqui umas fotinhas dessa trip ( não reparem na qualidade das fotos pois em 2001 foto digital era só pra rico )
https://picasaweb.google.com/110211581708194753069/ChapadaDiamantinaJeriFortalezaJunho2001
Diogo_Vargas
09/11/2015, 17:17
Vou dar meu pitaco também... hehehe...
Como o pessoal disse coloque no papel tudo que deseja da viatura (conforto, espaço, economia,...) opções não faltam....
Eu e minha namorada saimos de um fusca 67 (viajava muito) para uma Bandeirante 91 jipe curto e estamos amando ela. É pequena, mas como falaram, tiro o banco traseiro e encho de bagagem e tem o bagageiro... Temos um pouco do desconforto da suspensão da Band e ainda não instalei um ar-condicionado, mas mesmo assim somos muito felizes com ela.
Jan/2016 vou para uma trip pelo MT num total de quase 4mil Km e Jan/2017 Ushuaia...
Tenta fazer vários test drives em diversas marcas e boa sorte.
Abraço.
marcelo_henrique
09/11/2015, 20:04
Comprei uma Tracker e estou em viagem pelos cânions e serra gaúcha e cantarinense. Uns 1300 km esta semana.
É um teste para futuras viagens pela AL.
Por enquanto está excelente. Pude ir na serra do Corvo Branco que está interditada pelas chuvas.
Estou gostando ainda mais do jipinho.
Arildo MT
10/11/2015, 00:23
Comprei uma Tracker e estou em viagem pelos cânions e serra gaúcha e cantarinense. Uns 1300 km esta semana.
É um teste para futuras viagens pela AL.
Por enquanto está excelente. Pude ir na serra do Corvo Branco que está interditada pelas chuvas.
Estou gostando ainda mais do jipinho.
Offtopic:é incrível o que a tracker é capaz de superar, a minha esta 99% urbana, pneus 100% asfalto, mas esses dias depois de fortes chuvas, vinha pela estrada de terra patrolada a pouco, a noite, uma descida, quando vi, toda a terra solta tinha se acumulado no final da descida uns 20 metros com uns 40cm de lama, o abs não me deixou parar antes, quando vi estava no meio em 2° 4x2, ainda em movimento reduzi 1° passei 4x4 o sistema demora uns 5 segundo a acionar 4x4, quando acionou já estava atravessado e iniciando a subida do outro lado e passou, tudo isso durou uns 10 a 15 segundos, passei no susto, quando vi tinha passado, inacreditável, já passei em lugares assim de dia com cj e band longa em 4x4 e não foi fácil, fui pego de surpresa, pois até aquele ponto vinha em 4x2 tranquilo, já tinha passado por lugares difíceis aonde l200 e hilux ficaram, mas essa fiquei impressionado e no outro dia olhando como aquele pneus liso passaram ali (nexen cp661) pneu razoável no barro por incrível que pareça, tudo bem que ando de 4x4 a 17 anos na região e a experiência de manter a calma e saber o que fazer ajudou, mas foi surreal, devido a falta de preparação da viatura.
Só pra esclarecer, não confundir as Tracker(s) pré 2009 com as atuais que são um projeto totalmente diferente. As antigas são na verdade um Grand Vitara com a gravatinha da chevrolet.
Tabela fipe de uma 2009 está na casa de 31.000: http://www.fipe.org.br/pt-br/indices/veiculos/carro/gm-chevrolet/11-2015/004334-6/2009/g/p6j43dlbkn8q
As antigas que são as boas, estradeiras.
Abraços
Muitas pessoas recomendaram essa Tracker, então incluí ela na minha lista para fazer um teste, amanhã vou fazer um teste em uma Xterra, eu andei pesquisando sobre o veículo e me interessou bastante, mas amanhã eu posto aqui minhas impressões sobre o carro.
Valeu pelas dicas!
Lendo sua resposta ao Wagner , se sua namorada e espaçosa e planeja uma viagem de 30 dias acho que tera de comprar e um motorhome .....
Mas Brincadeiras a Parte .... eu daria preferencia a um veiculo maior assim como a Xterra , hilux , etc .... pois se você for aventureiro e talvez optar por levar barraca , fogareiro, ferramentas , ira precisar de mais algum espaço .
Aqui vai mais um post de um aventureiro em viagem de 20 dias ...não relata a preparação mais a viagem ....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/148130-roadtrip-paraguai-argentina-chile-e-bolivia-12600-km-sozinho-de-bandeirante.html
É mesmo sonhador, vou pesquisar um pouco mais sobre veículos maiores, amanhã irei fazer um teste em uma Xterra, andei fazendo umas pesquisas e acabei me interessando pelo carro. Só que aqui no Rio tanto a Xterra quanto a SW4 são carros muito difíceis de se encontrar à venda, pelo que percebi vou ter que garimpar bastante, mas vou tentar encontrar uma SW4 também para fazer um teste, pois nunca tive a oportunidade de dirigir uma.
Se bem que quando eu tinha um Samurai 95 ( uma especie de Jimny antigo..se vc não conhece..) eu tirei o banco traseiro deixei na minha garagem ai fiquei com porta malas de 1000 litros enchi de malas e tranqueiras e 2 galoes plasticos de 40 litros cada um com gasolina nem amarrar eu amarrei só as malas impediam de ficar sambando lá tras e...:bye:
Voltei depois de 20 dias e 10.000km rodados (depois de uns anos vc pára pra pensar os risco que corri transportando 80 litros de gasolina junto com as bagagens...:putz:)
aqui umas fotinhas dessa trip ( não reparem na qualidade das fotos pois em 2001 foto digital era só pra rico )
https://picasaweb.google.com/110211581708194753069/ChapadaDiamantinaJeriFortalezaJunho2001
Muito legal às fotos da sua viagem, realmente transportar combustível sessa forma é bem arriscado, e tendo em vista a quantidade de material que terei que levar nessa viagem, vou dar mais enfase em pesquisar veículos grandes, assim como à Xterra, SW4, Grand Vitara, Pajero Sport...
... mas se não conseguir encontrar um carro desse porte, é só comprar uma TR4, largar a patroa aqui no Rio e pegar a estrada sozinho, kkkkkkkk
Vou dar meu pitaco também... hehehe...
Como o pessoal disse coloque no papel tudo que deseja da viatura (conforto, espaço, economia,...) opções não faltam....
Eu e minha namorada saimos de um fusca 67 (viajava muito) para uma Bandeirante 91 jipe curto e estamos amando ela. É pequena, mas como falaram, tiro o banco traseiro e encho de bagagem e tem o bagageiro... Temos um pouco do desconforto da suspensão da Band e ainda não instalei um ar-condicionado, mas mesmo assim somos muito felizes com ela.
Jan/2016 vou para uma trip pelo MT num total de quase 4mil Km e Jan/2017 Ushuaia...
Tenta fazer vários test drives em diversas marcas e boa sorte.
Abraço.
Obrigado pelo Conselho Diogo,
No momento estou pesquisando mais sobre esses carros maiores (Grand Vitara, Xterra, SW4...) e depois de pesquisar um pouco acabei me interessando pela Xterra, consegui encontrar uma aparentemente em bom estado,e vou fazer um teste nela amanhã, mas quanto mais eu pesquiso mais opções surgem, então vou tentar testar o maior numero de modelos antes de trazer uma nova viatura pra garagem.
Comprei uma Tracker e estou em viagem pelos cânions e serra gaúcha e cantarinense. Uns 1300 km esta semana.
É um teste para futuras viagens pela AL.
Por enquanto está excelente. Pude ir na serra do Corvo Branco que está interditada pelas chuvas.
Estou gostando ainda mais do jipinho.
Andei lendo sobre a Tracker, e ainda não encontrei uma pessoa que tenha se arrependido de comprar o veículo, vou tentar encontrar alguma aqui no Rio para fazer um teste.
Obrigado pela ajuda!
Offtopic:é incrível o que a tracker é capaz de superar, a minha esta 99% urbana, pneus 100% asfalto, mas esses dias depois de fortes chuvas, vinha pela estrada de terra patrolada a pouco, a noite, uma descida, quando vi, toda a terra solta tinha se acumulado no final da descida uns 20 metros com uns 40cm de lama, o abs não me deixou parar antes, quando vi estava no meio em 2° 4x2, ainda em movimento reduzi 1° passei 4x4 o sistema demora uns 5 segundo a acionar 4x4, quando acionou já estava atravessado e iniciando a subida do outro lado e passou, tudo isso durou uns 10 a 15 segundos, passei no susto, quando vi tinha passado, inacreditável, já passei em lugares assim de dia com cj e band longa em 4x4 e não foi fácil, fui pego de surpresa, pois até aquele ponto vinha em 4x2 tranquilo, já tinha passado por lugares difíceis aonde l200 e hilux ficaram, mas essa fiquei impressionado e no outro dia olhando como aquele pneus liso passaram ali (nexen cp661) pneu razoável no barro por incrível que pareça, tudo bem que ando de 4x4 a 17 anos na região e a experiência de manter a calma e saber o que fazer ajudou, mas foi surreal, devido a falta de preparação da viatura.
Como até agora só encontrei criticas positivas sobre o carro, vou tentar encontrar alguma aqui no Rio, para fazer um teste, o que pesa contra a Tracker, para mim, é o tamanho do parta malas, já que sempre viajo com minha namorada e a dona encrenca é espaçosa pra caramba. Mas vou fazer um teste pra ver qual é a do jipinho!
tjflorindo
10/11/2015, 10:53
Rafa, olha a oportunidade ai:
O Rubens Linhais (Depois da Curva), bem conhecido aqui do fórum está vendendo a sua SW4 2.7 (Pacato). Essa SW4 eles compraram a um ano + ou - e revisaram inteira durante um ano para um viagem de dois anos pela América, mas estão vendendo devido a compra de um Motorhome. No link abaixo tem mais informações.
Ele é do Espírito Santo, está próximo de você. É o carro pra comprar de olhos fechados!
http://depoisdacurva.com.br/carro/venda-do-pacato/
RafaelCandido
10/11/2015, 11:10
Sou mais um proprietário de uma Tracker que não se arrependeu da compra.
Ir para o Ushuaia está nos planos, ainda com o carro original, apenas com uma revisão COMPLETA prévia.
Mas com 45k (+ $$ para manutenção) pensaria na Suzuki GVIII. Não que a Tracker seja desconfortável, mas é que a GVIII é melhor nesse aspecto, além de ser maior.
O cambio AT/MT, fica a teu critério, mas se fizer questão do AT, as GVIII têm, as Trackers não.
De qualquer forma, em ambos os carros estará bem "montado".
Abs
wagner4wd
10/11/2015, 14:38
Sou mais um proprietário de uma Tracker que não se arrependeu da compra.
Ir para o Ushuaia está nos planos, ainda com o carro original, apenas com uma revisão COMPLETA prévia.
Mas com 45k (+ $$ para manutenção) pensaria na Suzuki GVIII. Não que a Tracker seja desconfortável, mas é que a GVIII é melhor nesse aspecto, além de ser maior.
O cambio AT/MT, fica a teu critério, mas se fizer questão do AT, as GVIII têm, as Trackers não.
De qualquer forma, em ambos os carros estará bem "montado".
Abs
Realmente o lance do cambio AT faz muita diferença se minha garagem coubesse iria de GVIII tambem...mas só cabe um JImny..
Se não for decisivo o cambio AT, a Tracker seria uma ótima opção apesar de ela nao ser espaçosa em vista do GVII, além do mais ela custa apenas 30k iria sobrar uma grana preta no seu orçamento
Se o diesel faz sua cabeça, saiba que a manutenção é bem mais cara que gasolina, mas tem suas vantagens como motores com boa dose de torque...
Se quer economizar uma boa grana vai na Tracker, mas lembre-se ela só foi fabricada até 2009...e a xterra até 2007...então cuidado pra não comprar uma bomba que vai estourar na sua mao depois...
cassio xanxerê
10/11/2015, 23:20
Rafa eu adoro minha Xterra ai sou suspeito em falar mas ela e muito confiável, motor MWM é super confiável e o mesmo do Troller, da S10 ate mesmo no ônibus Volare da Marcopolo usa este motor, cambio e Eaton também confiável diferencial dana, eu considero a viatura mais confiável para expedições acredito que você possa viajar toda américa do sul sem precisar trocar peças so óleo e abastecer mas se precisar de peças tem muita frontier e xterra na argentina tem mais la do que aqui. qualquer coisa grita ai estamos pra ajudar de qualquer forma. desculpa os erros de portugues
Sou mais um proprietário de uma Tracker que não se arrependeu da compra.
Ir para o Ushuaia está nos planos, ainda com o carro original, apenas com uma revisão COMPLETA prévia.
Mas com 45k (+ $$ para manutenção) pensaria na Suzuki GVIII. Não que a Tracker seja desconfortável, mas é que a GVIII é melhor nesse aspecto, além de ser maior.
O cambio AT/MT, fica a teu critério, mas se fizer questão do AT, as GVIII têm, as Trackers não.
De qualquer forma, em ambos os carros estará bem "montado".
Abs
Bom dia Rafael, obrigado pela sua opinião, bom andei pesquisando um pouco por aqui sobre a Grand Vitara, e com base nas opiniões de proprietários do veículo, parece ser realmente um excelente carro, vou em uma concessionaria fazer um teste em uma Grand Vitara 2012 automática, ontem fiz um teste em uma Xterra me pareceu um bom carro, é econômica, tem um motor forte, carro bem alto, porém tive um pouco de dificuldades com o cambio manual, pois só dirigi carro com transmissão manual na auto escola kkkkkkk, mas gostei do carro apesar do cambio manual.
por enquanto só tive a oportunidade de testar os seguintes carros:
- Outlander 2009;
- Pajero TR4 2010;
- Pajero Sport 2008;
- Xterra 2004
Desses caros por enquanto o que gostei mais foi a Pajero Sport, porém muito dizem que esse modelo tem problema de superaquecimento do motor, você sabe se essa informação procede?
Rafa, olha a oportunidade ai:
O Rubens Linhais (Depois da Curva), bem conhecido aqui do fórum está vendendo a sua SW4 2.7 (Pacato). Essa SW4 eles compraram a um ano + ou - e revisaram inteira durante um ano para um viagem de dois anos pela América, mas estão vendendo devido a compra de um Motorhome. No link abaixo tem mais informações.
Ele é do Espírito Santo, está próximo de você. É o carro pra comprar de olhos fechados!
http://depoisdacurva.com.br/carro/venda-do-pacato/
Vou tenta fazer um teste em uma SW4 aqui no Rio primeiro, ainda não tive a oportunidade de dirigir um carro desses, mas valeu pela dica!
Realmente o lance do cambio AT faz muita diferença se minha garagem coubesse iria de GVIII tambem...mas só cabe um JImny..
Se não for decisivo o cambio AT, a Tracker seria uma ótima opção apesar de ela nao ser espaçosa em vista do GVII, além do mais ela custa apenas 30k iria sobrar uma grana preta no seu orçamento
Se o diesel faz sua cabeça, saiba que a manutenção é bem mais cara que gasolina, mas tem suas vantagens como motores com boa dose de torque...
Se quer economizar uma boa grana vai na Tracker, mas lembre-se ela só foi fabricada até 2009...e a xterra até 2007...então cuidado pra não comprar uma bomba que vai estourar na sua mao depois...
Bom dia Wagner, irei fazer um teste em uma Gran Vitara 2012 nesse sábado, ontem testei uma Xterra... Gostei do carro, mas tive dificuldades com o cambio manual, pois só dirigi carro com transmissão manual na auto escola e isso já tem tempo kkkk... bom por enquanto dos 4 carros que tive oportunidade de testar gostei mais da Pajero Sport 2008 3.5 V6.
mas irei continuar pesquisando e também irei testar o máximo de carros que puder antes de fechar negócio.
Rafa eu adoro minha Xterra ai sou suspeito em falar mas ela e muito confiável, motor MWM é super confiável e o mesmo do Troller, da S10 ate mesmo no ônibus Volare da Marcopolo usa este motor, cambio e Eaton também confiável diferencial dana, eu considero a viatura mais confiável para expedições acredito que você possa viajar toda américa do sul sem precisar trocar peças so óleo e abastecer mas se precisar de peças tem muita frontier e xterra na argentina tem mais la do que aqui. qualquer coisa grita ai estamos pra ajudar de qualquer forma. desculpa os erros de portugues
Valeu Cassio,
Testei uma Xterra ontem, realmente é um carro muito bom... robusto, boa autonomia, motor forte, porém tive dificuldades com o cambio manual, a ultima vez que dirigi um carro com transmissão manual foi na auto escola, e já faz 10 anos kkkkkkk, mas no geral o carro é muito bom, mas continuarei testando outros modelos, sábado irei Testar uma Gran Vitara 2012, e vou ver se descolo outros modelos para testar na próxima semana!
Dinho_BH
12/11/2015, 11:52
RafaCSN,
Não sei exatamente como é a relação de consumo para uma viatura manual/automático para os carros que tem olhado, mas, sendo para viagens, eu pensaria com carinho em um carro mecânico.
Tomando especificamente o caso da minha viatura (Triton) a diferença de consumo entre a automática e a mecânica é ABSURDA. Vejo relatos de proprietários da automática falando em 8,5 km/l enquanto na manual eu faço, andando de forma tranquila, próximo de 12 km/l.
Note que, para eventuais viagens de fim-de-semana, o consumo se "dilui" nos gastos e acabamos pagando (afinal já estamos acostumados com o carro / consumo).
No meu caso, que às vezes faço 10.000 km em uma única viagem, esta diferença de consumo é também a diferença entre fazer ou não a viagem.
Se para você o câmbio automático é um luxo/comodidade que "não tem preço" então vale à pena.
Junte a este relato a minha idade (50 anos)... rsrsrs... ou seja, mania de velho que gosta MUITO de dirigir e não ficar apenas virando o volante de uma lado para o outro... rsrsrs... gosto de, em VIAGEM, ter o carro "na mão"...
Abraços.
RafaelCandido
12/11/2015, 12:58
Bom, se a questão do câmbio AT faz diferença, a Tracker já não encaixa.
Porém, em todos os outros pontos é o carro que mais se destaca (considerando o valor, ok? Acima dos 50, encontra-se carros com propostas diferentes, e melhores em outros pontos. Mas pelo preço, o que chama a atenção é a relação custo x benefício).
Sinto num carro confortável, forte, seguro, espaçoso (sempre em duas pessoas, já que o porta malas não é tão grande assim, e minha namorada, do mesmo modo que a sua, consegue utilizar cada litro do porta mala. Andar atrás, pelos relatos dos amigos, não é a pior coisa do mundo), e econômico (10 km/l, num carro que proporciona tudo isso, é um bom consumo a meu ver).
E manutenção, nunca precisei fazer absolutamente nada (há um ano com o carro), só trocar de filtros, fluídos, etc. E já se foram 15 mil km.
Sobre os outros carros, não tenho muito o que dizer. Mas o que o colega disse procede, com 30k consegue uma Tracker em boas condições (se garimpar bem), e sobram muitas "rúpias (R$)" para uma boa revisão e eventuais manutenções.
Por fim, como demonstrou o interesse pela Pajero Sport 2008 3.5 V6. É gasolina? Meu irmão tem uma, nunca reclamou de superaquecimento, mas de consumo...uma lástima. Mas mesmo assim, ele ama aquele carro. (eu tbm, mas mantê-la, sobretudo em viagens, não cabe no meu bolso)
Espero não ter confundido mais.
tjflorindo
12/11/2015, 15:36
Essas discussões sobre veículos para viagem são muito "proveitosas" e "interessantes...legal de acompanhar que aprendemos muito.
No meu ponto de vista, ao pensar em viajar pela América do Sul, dos 4x4 sem dúvida a Toyota é a que terá maior disponibilidade de peças. A Toyota SW4 01/02 diesel AT é uma carro fenomenal, mas o custo de aquisição não é barato e vai precisar de uma boa revisão, e se tratando de ser diesel, vai dinheiro.
As Tracker como muito já disseram, é um ótimo carro custoxbenefício, mas sem opção AT. O motor da tracker (J20) é o mesmo das Grand Vitaras Gold (2001) e praticamente o mesmo das Grand Vitaras atuais. Porém, tu acha Grand Vitara 2001 com cambio automático. É a mesma mecânica da Tracker, fabricada na Argentina, mas com cambio AT de série, na casa dos 20 a 25 mil.
A Grand Vitara GIII tem opções 4x2 e 4x4. As automáticas 4x4 possuem tração integral, o que proporciona melhor estabilidade do veículo. No fórum da Suzuki há vários relatos de viagem com esse modelo com médias de consumo entre 10 a 11 km/l, em velocidade de 100 a 100 km/h.
O problema das Pajero é a versão a diesel. O motor 2.5 é um bom motor mais que exige cuidado, não pode ser "forçado". O problema que quando compramos usado, não sabemos como era o uso do antigo dono. A vários casos de uso extremo do motor, tirando água de pedra do pequeno motor diesel que resultaram em aquecimento ou mesmo trincas no cabeçote.
O motor 3.5 não tem esse problema, no entanto, manter um motor de mais de 200 cv a gasolina em uma viagem longa não é nada animador.
Outra questão em levar em consideração dos veículos a diesel é valor do seguro. Geralmente por serem mais antigos e diesel, o valor do seguro é bem mais alto.
wagner4wd
14/11/2015, 19:02
[QUOTE=tjflorindo;2330163]
A Toyota SW4 01/02 diesel AT é uma carro fenomenal, mas o custo de aquisição não é barato e vai precisar de uma boa revisão, e se tratando de ser diesel, vai dinheiro.
Não foi fabricado, nesse ano, SW4 diesel AT..só mecanica...SW4 nesse ano (2000/01/02) AT só as V6..:concordo:
RafaCSN,
Não sei exatamente como é a relação de consumo para uma viatura manual/automático para os carros que tem olhado, mas, sendo para viagens, eu pensaria com carinho em um carro mecânico.
Tomando especificamente o caso da minha viatura (Triton) a diferença de consumo entre a automática e a mecânica é ABSURDA. Vejo relatos de proprietários da automática falando em 8,5 km/l enquanto na manual eu faço, andando de forma tranquila, próximo de 12 km/l.
Note que, para eventuais viagens de fim-de-semana, o consumo se "dilui" nos gastos e acabamos pagando (afinal já estamos acostumados com o carro / consumo).
No meu caso, que às vezes faço 10.000 km em uma única viagem, esta diferença de consumo é também a diferença entre fazer ou não a viagem.
Se para você o câmbio automático é um luxo/comodidade que "não tem preço" então vale à pena.
Junte a este relato a minha idade (50 anos)... rsrsrs... ou seja, mania de velho que gosta MUITO de dirigir e não ficar apenas virando o volante de uma lado para o outro... rsrsrs... gosto de, em VIAGEM, ter o carro "na mão"...
Abraços.
Obrigado pela dica Dinho,
Vou pesquisar um pouco sobre o assunto, pois vou usar o carro somente para longas viagens e viagens curtas de fins de semana, pois para o dia à dia vou continuar com meus Chevrolet Cruze, gosto muito da maquina e não penso e me desfazer dela por enquanto. Bom, testei um Grand Vitara 2.0 16v 4x4 automático - 2012, e confesso que o carro me surpreendeu em tudo, superou todas às expectativas que eu tinha sobre ele. acho que finalmente encontrei uma carro que chamou mais a minha atenção do que a Pajero Sport 3.5, 2008.
Bom, se a questão do câmbio AT faz diferença, a Tracker já não encaixa.
Porém, em todos os outros pontos é o carro que mais se destaca (considerando o valor, ok? Acima dos 50, encontra-se carros com propostas diferentes, e melhores em outros pontos. Mas pelo preço, o que chama a atenção é a relação custo x benefício).
Sinto num carro confortável, forte, seguro, espaçoso (sempre em duas pessoas, já que o porta malas não é tão grande assim, e minha namorada, do mesmo modo que a sua, consegue utilizar cada litro do porta mala. Andar atrás, pelos relatos dos amigos, não é a pior coisa do mundo), e econômico (10 km/l, num carro que proporciona tudo isso, é um bom consumo a meu ver).
E manutenção, nunca precisei fazer absolutamente nada (há um ano com o carro), só trocar de filtros, fluídos, etc. E já se foram 15 mil km.
Sobre os outros carros, não tenho muito o que dizer. Mas o que o colega disse procede, com 30k consegue uma Tracker em boas condições (se garimpar bem), e sobram muitas "rúpias (R$)" para uma boa revisão e eventuais manutenções.
Por fim, como demonstrou o interesse pela Pajero Sport 2008 3.5 V6. É gasolina? Meu irmão tem uma, nunca reclamou de superaquecimento, mas de consumo...uma lástima. Mas mesmo assim, ele ama aquele carro. (eu tbm, mas mantê-la, sobretudo em viagens, não cabe no meu bolso)
Espero não ter confundido mais.
E ai Rafael beleza?
A Pajero Sport que estou pensando em comprar é a Gasolina mesmo, mas testei um Grand Vitara 2.0 16v 4x4 automático - 2012, e confesso que o carro me surpreendeu em tudo, superou todas às expectativas que eu tinha sobre ele. acho que finalmente encontrei uma carro que chamou mais a minha atenção do que a Pajero Sport 3.5, 2008.
Essas discussões sobre veículos para viagem são muito "proveitosas" e "interessantes...legal de acompanhar que aprendemos muito.
No meu ponto de vista, ao pensar em viajar pela América do Sul, dos 4x4 sem dúvida a Toyota é a que terá maior disponibilidade de peças. A Toyota SW4 01/02 diesel AT é uma carro fenomenal, mas o custo de aquisição não é barato e vai precisar de uma boa revisão, e se tratando de ser diesel, vai dinheiro.
As Tracker como muito já disseram, é um ótimo carro custoxbenefício, mas sem opção AT. O motor da tracker (J20) é o mesmo das Grand Vitaras Gold (2001) e praticamente o mesmo das Grand Vitaras atuais. Porém, tu acha Grand Vitara 2001 com cambio automático. É a mesma mecânica da Tracker, fabricada na Argentina, mas com cambio AT de série, na casa dos 20 a 25 mil.
A Grand Vitara GIII tem opções 4x2 e 4x4. As automáticas 4x4 possuem tração integral, o que proporciona melhor estabilidade do veículo. No fórum da Suzuki há vários relatos de viagem com esse modelo com médias de consumo entre 10 a 11 km/l, em velocidade de 100 a 100 km/h.
O problema das Pajero é a versão a diesel. O motor 2.5 é um bom motor mais que exige cuidado, não pode ser "forçado". O problema que quando compramos usado, não sabemos como era o uso do antigo dono. A vários casos de uso extremo do motor, tirando água de pedra do pequeno motor diesel que resultaram em aquecimento ou mesmo trincas no cabeçote.
O motor 3.5 não tem esse problema, no entanto, manter um motor de mais de 200 cv a gasolina em uma viagem longa não é nada animador.
Outra questão em levar em consideração dos veículos a diesel é valor do seguro. Geralmente por serem mais antigos e diesel, o valor do seguro é bem mais alto.
E aí tjflorindo beleza?
bom brother eu realmente dava quase como certa a aquisição de uma Pajero Sport 3.5, porém depois de testar uma Grand Vitara 2.0 16v 4x4 - 2012 (modelo Top), fiquei dividido, gostei muito do carro, o carro superou às minhas expectativas em tudo cheguei até imaginar ele com um Lift Kit, snorkel e tudo que pretendo colocar no carro para fazer a viagem, agora não tenho mais tanta certeza de comprar a Pajero, mas vou continuar pesquisando para ver outros modelos que ainda não testei.
[QUOTE=tjflorindo;2330163]
A Toyota SW4 01/02 diesel AT é uma carro fenomenal, mas o custo de aquisição não é barato e vai precisar de uma boa revisão, e se tratando de ser diesel, vai dinheiro.
Não foi fabricado, nesse ano, SW4 diesel AT..só mecanica...SW4 nesse ano (2000/01/02) AT só as V6..:concordo:
E aí Wagner beleza?
então brother, no momento não estou pensando em comprar carro a diesel não, mas depois do teste que fiz ontem no Grand Vitara 2012, acho que a preferência que eu tinha pela Pajero Sport, acabou caindo por terra, O Grand Vitara me surpreendeu em todos os aspectos, de fato é um carro fenomenal!
Vai de Gran Vitara e seja feliz, não tem erro.
:concordo:
Abraços
RafaelCandido
16/11/2015, 14:21
Boa escolha!
(Não que deva levar em consideração, sobretudo por se tratar de questão pessoal, mas teria eu tbm ficaria com a GVIII).
Pegando, posto sobre o carro e sobre suas empreitadas.
Abs
Vai de Gran Vitara e seja feliz, não tem erro.
:concordo:
Abraços
Obrigado pelas dicas Brother... como os outros modelos que eu tinha em mente estão com o preço muito acima do meu orçamento, acho que vou ficar com o Grand Vitara mesmo.
Boa escolha!
(Não que deva levar em consideração, sobretudo por se tratar de questão pessoal, mas teria eu tbm ficaria com a GVIII).
Pegando, posto sobre o carro e sobre suas empreitadas.
Abs
Valeu pelas dicas brother, vou começar à ir em algumas concessionárias pra ver se encontro um Grand Vitara inteiro e pouco rodado, talvez eu compre até mesmo o que testei lá na concessionária, mas vou pesquisar mais um pouco, pode ser que eu encontre um em condições melhores do que aquele que testei no sábado passado.
Andei lendo alguns posts de pessoas que foram pra Argentina de carro e tiveram problemas com a policia por causa dos acessórios do carro, minha duvida é se poderei enfrentar problemas com a policia por causa do estepe do grand vitara? e caso eu coloque um guincho na viatura, isso pode se tornar um outro problema?
Sobre o estepe, não, é um acessório original, se algum quiser incomodar é só mostrar o manual.
Sobre o guincho, se este (ou seus roletes) ultrapassarem a linha do parachoques, sim, pode ser um problema.
:concordo:
Abraços
Sobre o estepe, não, é um acessório original, se algum quiser incomodar é só mostrar o manual.
Sobre o guincho, se este (ou seus roletes) ultrapassarem a linha do parachoques, sim, pode ser um problema.
:concordo:
Abraços
Valeu Jeison,
Obrigado pelos esclarecimentos!
Diogo_Vargas
27/11/2015, 08:53
Bom dia.
E aí RafaCSN já decidiu qual vai comprar? Como anda os test drive?
Abraço.
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