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Ver Versão Completa : Reduzida do Vitara, dúvida



Cezar candelaria
05/11/2015, 20:00
Pessoal, já pesquisei e não achei..se alguem quiser me responder agradeço..qual a relação das caixas do vitara em simples e reduzida...

tjflorindo
05/11/2015, 23:14
Relação da reduzida .
4x2 : 1 x 1
4x4 reduzida: 1 × 1.8

bobweg
08/11/2015, 15:06
Aproveitando o assunto "Reduzida do Vitara":

Testei um Tracker 2008 (penso ser o mesmo sistema do Grand Vitara 2001-2003) e tive imenso trabalho pra engrenar o 4x4 e a reduzida: acusou no painel, o carro andou mas foi preciso muita força na alavanca - muita mesmo - além de não "sentir" as posições na alavanca (não senti se saíra totalmente do 4x2 e entrara 'totalmente' no 4x4 - como com as posições em um câmbio manual; com a reduzida, foi difícil identificar quando a alavanca estava totalmente à esquerda, pronta para ir à frente na reduzida. O retorno da reduzida ao 4x2, foi pior ainda).

Pergunto: o sistema é assim mesmo (de difícil engate e sem 'feedback' na alavanca), ou é sintoma de algum problema, de falta de manutenção (troca de óleo?) ou falta de uso?

obs.: o engate-desengate foi feito com o câmbio em ponto morto e pé na embreagem, sem ruídos estranhos.

tjflorindo
08/11/2015, 19:57
Bob,

Se não me engano, a reduzida da Tracker, Grand Vitara GII e Vitara são as mesmas...vou falar minha experiencia com o Vitara...
A reduzida tem posições 4x2, 4x4, neutro e 4x4 reduzida....o engate é preciso....do 4x2 para 4x4 basta empurrar para frente, do 4x4 para o neutro, puxar um pouco para esquerda e empurrar a frente, para 4x4 reduzida, só empurrar para frente depois do neutro.
Agora uma questão que já gerou discussão aqui, é a forma de como engatar.....faço como está no manual:
de 4x2 para 4x4: veículo pode estar funcionando, mas deve estar parado, desengatado, com as rodas retas.
Para 4x4 reduzida: Veículo parado, DESLIGADO, desengatado, rodas retas....

Provavelmente a dificuldade de engatar/ desengatar a reduzida foi por isso, ou poderá ser óleo ou algum problema na caixa.

GustavoR
08/11/2015, 21:45
Bob,

Se não me engano, a reduzida da Tracker, Grand Vitara GII e Vitara são as mesmas...vou falar minha experiencia com o Vitara...
A reduzida tem posições 4x2, 4x4, neutro e 4x4 reduzida....o engate é preciso....do 4x2 para 4x4 basta empurrar para frente, do 4x4 para o neutro, puxar um pouco para esquerda e empurrar a frente, para 4x4 reduzida, só empurrar para frente depois do neutro.
Agora uma questão que já gerou discussão aqui, é a forma de como engatar.....faço como está no manual:
de 4x2 para 4x4: veículo pode estar funcionando, mas deve estar parado, desengatado, com as rodas retas.
Para 4x4 reduzida: Veículo parado, DESLIGADO, desengatado, rodas retas....

Provavelmente a dificuldade de engatar/ desengatar a reduzida foi por isso, ou poderá ser óleo ou algum problema na caixa.

O que muda é a forma de engate do diferencial dianteiro. No Vitarinha, é feito por roda livre, e nos GVs e Trackers é feito através de um diafragma que é acionado por ar comprimido através de um "êmbolo" motorizado (algo como um compressor), que aciona e esvazia este diafragma dentro da caixa satélite do diferencial dianteiro. Em ambos os veículos o engate é preciso, e o veículo deve estar parado para que o engate seja realizado, nos modelos manuais. Nos automáticos, salvo engano, há a recomendação de que para engate da reduzida o veículo esteja desligado e na posição neutro.

Assim, se o engate não é preciso e relativamente fácil (existe sim uma mínima resistência, algo como um câmbio durinho), há algo de errado, o que, no caso descrito, parece ser algum problema na t-case, e não no sistema de acoplamento.

O problema pode estar relacionado à falta de lubrificação da caixa, a outros variados.

Arildo MT
08/11/2015, 22:52
Aproveitando o assunto "Reduzida do Vitara":

Testei um Tracker 2008 (penso ser o mesmo sistema do Grand Vitara 2001-2003) e tive imenso trabalho pra engrenar o 4x4 e a reduzida: acusou no painel, o carro andou mas foi preciso muita força na alavanca - muita mesmo - além de não "sentir" as posições na alavanca (não senti se saíra totalmente do 4x2 e entrara 'totalmente' no 4x4 - como com as posições em um câmbio manual; com a reduzida, foi difícil identificar quando a alavanca estava totalmente à esquerda, pronta para ir à frente na reduzida. O retorno da reduzida ao 4x2, foi pior ainda).

Pergunto: o sistema é assim mesmo (de difícil engate e sem 'feedback' na alavanca), ou é sintoma de algum problema, de falta de manutenção (troca de óleo?) ou falta de uso?

obs.: o engate-desengate foi feito com o câmbio em ponto morto e pé na embreagem, sem ruídos estranhos.


Provavelmente na tracker e na gv ll gasolina as transferências sejam iguais, acho que o vitara é diferente, a tracker tem a transferência 4x4 sincronizada podendo ser engatada até 95 km/h sem precisar pisar na embreagem pelo que me lembro, com exceção da reduzida que deve estar parado e rodas alinhadas, na tracker o engate é fácil, como se estivesse manipulando a alavanca do cambio, deve ter uma zica ai.