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Ver Versão Completa : Travessa do Chassi CJ5



fugger
19/02/2006, 17:23
Povo

Tô na reforma do chassi do meu CJ5 e a penúltina travessa bem como aquela em V (além da travessa/parachoque traseiros) estão ruins. :?

Antes de eu mandar dobrar as capas por aqui mesmo, pergunto: Alguém já não fabrica isso? :pensativo:

Em tempo: as fotos são do chassi do CJ do Élcio (eu acho, hehehe)

[]´s

elcio
20/02/2006, 10:15
Grande Fugger.
esse chassi eh meu mesmo.
e essa travessa eu consegui depois de procurar muito.
mas eu poderia ter mandado dobrar, entao mandar fazer com uma chapa mais forte, mas ai PROVAVELMENTE diminuiria a torçao do chassi, mas como reforçei tudo essa torçao ficou um pouco mais comprometida, entao nesse caso nao faria diferença uma travessa original de uma confeccionada.
mas como eu ganhei uma travessa original em estado impecavel, de gratis, coloquei essa mesmo.
se a sua ta ruim, se prepara que vai ser F. conseguir uma original em bom estado.
se vc ta com pressa, manda dobrar um com a mesma espessura.
tem um cara muito bom ali no Pilarzinho, so nao me pergunte aonde. :pensativo: :putz: :parede:

fugger
20/02/2006, 11:28
Fala Élcio

A travessa em V é até mais fácil mandar dobrar.. o problema é a outra entre as longarinas... tô vendo que não vai ser fácil.. :parede:

[]´s

elcio
20/02/2006, 13:36
entendi.
ja vi neguinho colocando a travessa dianteira ali, justamente por causa disso.
talvez vc tenha que achar um chassi sem documentos pra aproveitar essa parte.

boa sorte

Carlos
22/02/2006, 00:03
Olá a todos.
descobri hj que o meu está com o mesmo problema. Só não fotografei porque estava sem a máquina quando fui à oficina. O mecânico passou 70 dias para chegar ao chassi e logo hj não levei a máquina.
Achei que o chassi tá meio torto, do meio para frente, do lado do motorista (esquerdo).
Vcs sabem o que pode ser isso? amanhã mando fotos.
Fico aguardando resposta. Se alguém resolver manda a dica.

Fabiano-SL
22/02/2006, 00:19
Nem perde tempo...manda dobrar as chapas com 3/16" e seja feliz!!!

Eu colocaria um travessa tubular... transpassando o chassis (fiz isso na parte da frente do meu jeep). Usei um tubo de 80mm com parede e 4mm ou 5mm nao lembro...

o "V" eu faria igual.

[]'s

Giovani
22/02/2006, 00:43
fugger, entre em contato com o rafaelsouza (http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=6466), aqui do fórum.

Ele é da Iron Parts, talvez ele tenha ou possa fabricar essas peças.

Se quiser, a travessa pode ser reta, não precisa daquela curvatura para cima. Aí é fácil de fazer...

[]'s

Carlos
22/02/2006, 01:31
fugger, entre em contato com o rafaelsouza (http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=6466), aqui do fórum.

Ele é da Iron Parts, talvez ele tenha ou possa fabricar essas peças.

Se quiser, a travessa pode ser reta, não precisa daquela curvatura para cima. Aí é fácil de fazer...

[]'s
Olá Giovani,
aproveito para perguntar o seguinte: no meu caso a trevessa em V está no lugar e "mais ou menos íntegra". Ocorre que no local onde ela é parafusada na travessa trazeira é que fizeram uma cagada :roll: .: parece que arrombaram a peça (ou os buracos do paafuso) e acabaram por cortá-la. Então seria uma especie de "V" com o pedaço que faz junção das pernas (do V) com apenas uns 2 cm. Os dois lados dos "V" estão ligados por esse pedacinho de chapa que restou (uns dois centímetros) na parte inferior da peça, estando "solta" em relação à última travessa.
Ficará mais fácil de entender quando colocar a foto (amanhã).
PERGUNTA: seria prudente eu soldar apenas o pedaço que foi cortado do V?
fazer somente esse pedaço da peça?
Ufa!
obrigado.

Giovani
22/02/2006, 01:44
Olá Giovani,
aproveito para perguntar o seguinte: no meu caso a trevessa em V está no lugar e "mais ou menos íntegra". Ocorre que no local onde ela é parafusada na travessa trazeira é que fizeram uma cagada :roll: .: parece que arrombaram a peça (ou os buracos do paafuso) e acabaram por cortá-la. Então seria uma especie de "V" com o pedaço que faz junção das pernas (do V) com apenas uns 2 cm. Os dois lados dos "V" estão ligados por esse pedacinho de chapa que restou (uns dois centímetros) na parte inferior da peça, estando "solta" em relação à última travessa.
Ficará mais fácil de entender quando colocar a foto (amanhã).
PERGUNTA: seria prudente eu soldar apenas o pedaço que foi cortado do V?
fazer somente esse pedaço da peça?
Ufa!
obrigado.
Caramba!!! :shock: Vou ler de novo pra ver se entendo... :lol:

Pelo que entendi, cortaram uma parte fora, tirando a ligação entre o "V" e a travessa, certo?

Depende do estado do restante, V e travessa. Aqui nós sempre optamos pela troca da última travessa, que por ser de uma chapa mais fina, geralmente está em péssimo estado. E num jeep, usado em trilhas, precisamos reforçar o chassi nesse ponto, pra não detonar quando precisar rebocar ou desatolar outros jipes.
Vc pode, e acho que deveria, cortar fora esse pedaço que sobrou, do vértice do "V", onde tem a furação para o gancho "G". Ponha uma chapa nova, de 1/4", e solde os lados do "V" nessa nova peça, bem como a última travessa. Acho que fica um serviço mais decente, do que ficar "recuperando" a peça original.
Ponha as fotos, aí vamos ver como está. Ponha uma em que apareça a travessa toda também...

[]'s

Carlos
22/02/2006, 01:49
Valeu Govani,
Mas é que a ultima travessa está ótima (o jipe é muito conservado) . O problema é que algum fdp, não sei pq, detonou o "V". Amanhã à noite coloco as fotos.
:palmas:

Essa chapa de 1/4 é a mesma 3/16? (só conheço como 14,16,18,20, etc)

Giovani
22/02/2006, 02:10
Essa chapa de 1/4 é a mesma 3/16? (só conheço como 14,16,18,20, etc)

1/4" é a medida em polegada da expessura. Ou 6,35mm.
3/16" é outra medida: 4,762mm.

Essa é outra referência das chapas, não lembro mais como é isso. Mas uma chapa 16 deve ter + ou - 1,5 mm.
Quem souber corrija... :concordo:

[]'s

DJunior
22/02/2006, 07:49
Pessoal, Bom dia...

Aproveitando a deixa. Estarei reforçando algumas partes da longarina do meu jeep. A idéia é utilizar chapas de 1/4" conforme diversas discussões do forum.

A unica dúvida que me resta é utilizar chapa de 1/4" de qual material, 1020?

Abraços,

Dirceu

Polvora
22/02/2006, 08:19
Povo

Tô na reforma do chassi do meu CJ5 e a penúltina travessa bem como aquela em V (além da travessa/parachoque traseiros) estão ruins. :?

Antes de eu mandar dobrar as capas por aqui mesmo, pergunto: Alguém já não fabrica isso? :pensativo:

Em tempo: as fotos são do chassi do CJ do Élcio (eu acho, hehehe)

[]´s

Fugger,

Manda uma MP pro "Tio" ele comprou um chassis recentemente derrepente o que sobrou do dele pode servir para você.

[]

fugger
22/02/2006, 08:24
fugger, entre em contato com o rafaelsouza, aqui do fórum.

Ele é da Iron Parts, talvez ele tenha ou possa fabricar essas peças.

Se quiser, a travessa pode ser reta, não precisa daquela curvatura para cima. Aí é fácil de fazer...


Grande Giovani

Já mandei uma MP pra ele... agora tô no aguardo. :)

MAs tô pensando seriamente em fdazer uma reta mesmo. Só não sei o material... Alguma sugestão? :pensativo:

[]´S

NeRo
22/02/2006, 08:27
Essa é outra referência das chapas, não lembro mais como é isso. Mas uma chapa 16 deve ter + ou - 1,5 mm.
Quem souber corrija... :concordo:

Para ajudar, o Elcio criou um tópico com uma tabela de equivalência de medidas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16957
:D

rafaelsouza
22/02/2006, 11:26
vamos lá para tirar algumas dúvidas
CH 20 1,06 mm
CH 18 1,21 mm
CH 16 1,52 mm
CH 14 1,90 mm
CH 12 2,66 mm

chapas mais grossas que essas geralmente são mencionadas em polegadas como:
1/4" 6,35 mm
3/16 4,76 mm

e aí vai

Sobre as peças do Fugger já respondi por MP, fabricamos a tracessa V e a penúltima travessa consegui uma usada boa, o que encareceu um pouco se comparado a só dobrar e fazer uma reta.
como vai pintar a curiosidade e eu acho que o fórum é para isso mesmo o preço que consegui fazer foi,
R$ 220,00 as duas peças.
só para constar fabricamos TBM a ultima travessa de chapa mais grossa que a original.
[],s :concordo:

fugger
22/02/2006, 11:30
só para constar fabricamos TBM a ultima travessa de chapa mais grossa que a original.


mandei a MP antes de ler isto, mas era bem isso que eu queria saber. :concordo:

além do $$$ lógico

[]´s

Giovani
22/02/2006, 12:32
A unica dúvida que me resta é utilizar chapa de 1/4" de qual material, 1020?
Geralmente se usa esse mesmo. :concordo:

[]'s

ribon
22/02/2006, 16:55
Pq não usa um tubo no lugar da travessa?

Dêem uma olhada no CJ-X do Leopoldo...

Talvez ele possa falar mais sobre isso...

ribon
22/02/2006, 16:57
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/eeb1609239c7913d530020d17214191c.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c0b92bdcec4ee7038ab89a010497e072.jpg

Elmer_Jeep
22/02/2006, 18:05
fugger, DJunior, Carlos,

Já passei por todas essas dúvidas ano passado quando inventei de reformar do zero um chassi de CJ6

O tópico fala de cintas sobre as longarinas, travessa tubular, travessa em V, etc.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8409

[]'s

fugger
22/02/2006, 18:59
Grande Elmer

Cara imprimi este tópico e li várias vezes antes de meter a esmerilhadeira em meu chassi. mas o meu principal problema era apenultima travessa mesmo e eu não tava a fim de adaptar um tubo. :discordo:
Primeiro pq eu não tenho equipamento par isso, e segundo pq não tava a fim mesmo.

Mas eu já resolvi o "pobrema"... ou melhor o rafael arrumou uma solução pra mim... :concordo:

E eu recomendo o tópico a todos que queiram mexer no chassi é realmente muito bom. :palmas:

[]´s

Carlos
22/02/2006, 20:44
Finalmente as fotos (não sei colocar várias de uma vez). Então vai uma a uma.
Aguardo comentários sobre a melhor solução.

Carlos
22/02/2006, 20:50
Finalmente as fotos (não sei colocar várias de uma vez). Então vai uma a uma.
Aguardo comentários sobre a melhor solução.

Carlos
22/02/2006, 20:55
Outra, vista de trás:

Carlos
22/02/2006, 21:02
Como já havia explicado, quando o jeep foi desmontado encontramos essa peça assim. Não sei qual foi a cagada feita.
Parece que não conseguiram encaixar a travessa em "V" na última, pois ela esta baixa, então cortaram-na (como vcs podem observar) e apenas soldaram dois pedaços de cantoneiras, uma em frente da outra.
A peça está sem oxidação, mas com empeno corrigível, como vcs pode ver.
Pergunta: o que fazer???

Giovani
22/02/2006, 21:51
Como já havia explicado, quando o jeep foi desmontado encontramos essa peça assim. Não sei qual foi a cagada feita.
Parece que não conseguiram encaixar a travessa em "V" na última, pois ela esta baixa, então cortaram-na (como vcs podem observar) e apenas soldaram dois pedaços de cantoneiras, uma em frente da outra.
A peça está sem oxidação, mas com empeno corrigível, como vcs pode ver.
Pergunta: o que fazer???
Fala Carlos!

NMHO, faça como eu expliquei na outra mensagem. Corte fora o vértice do "V", à partir daquela travessinha que tem nele. Veja a foto.
Faça uma peça nova, com esse formato \_/ e nas dimensões certas, para soldar à partir do corte (marcado em vermelho), e solde também essa peça sobre a última travessa e por trás daquela chapa, que prende o suporte do engate.
Endireite a travessa "V" antes, é óbvio...
Ou ainda pode apenas soldar uma chapa reta, até aquela do suporte. Somente assim: \ / . Não tem necessidade de ter a base "_", pois a chapa já é bem reforçada.
Depende da mão do soldador, mas a princípio, vc não precisa colocar reforço para a solda do "V" (marca vermelha).
Essa última travessa já foi sibstituída por uma mais forte, não é a original, que possui um rebaixo para encaixe da travessa em "V". Por isso que fizeram essa matação... :roll:

[]'s

PS: Para anexar + de uma imagem, selecione no "Procurar" e depois clique no "Adicionar anexo". Ele anexa a 1ª e libera o campo para a próxima. É só ir repetindo. Pode anexar até 5 imagens numa mensagem.

Giovani
22/02/2006, 22:04
Carlos, nessa outro foto dá para ter uma idéia melhor.

Vc corta a ponta do vértice fora, inclusive removendo aquela travessinha.
Assim vc ficará com as 2 peças livres "\ e /".
Endireite e ajuste o ângulo delas (veja na foto, em azul) e solde só os 2 pedaços que faltam (em vermelho).
Solde diretamente naquela chapa do suporte, deixando os parafusos entre elas.

[]'s

rafaelsouza
22/02/2006, 22:29
Aí Carlos, deixe eu ilustrar uma parte da explicação do Giovani.
Os caras substituiram a ultima travessa por uma que não é original e aí fizerama famosa "KKTA" :parede: na travessa V pois ela não encaixaria mais na nova travessa porque ela não tem os rebaixos que vc vai ver na foto.
Na boa, sem pretensão de te vender nada, vai rolar muita marretada e se seu funileiro for muito bom ainda assim vai ficar feínho o serviço.

Carlos
22/02/2006, 23:30
Carlos, nessa outro foto dá para ter uma idéia melhor.

Vc corta a ponta do vértice fora, inclusive removendo aquela travessinha.
Assim vc ficará com as 2 peças livres "\ e /".
Endireite e ajsute o ângulo delas (veja na foto, em azul) e solde só os 2 pedaços que faltam (em vermelho).
Solde diretamente naquela chapa do suporte, deixando os parafusos entre elas.

[]'s

Muito obrigado mesmo Giovani,
Só mais duas perguntinhas: 1. aquela travessinha de cantoneira é original?
2. Como vc citou, a última travessa não é original, ademais aquela cantoneira (bem grossa) que segura os parafusos para o arado está soldada em cima dela (da última travessa), fazendo com a trevessa em "V" tenha que ser uns 2,5 cm mais estreita no ponto onde sobrepõe a última travessa. Assim, terei que confeccionar esse pedaço novo (ilustrado em vermelho, por vc) mais estreteito que o restante da peça. Pergunta: não tem problema? como ficará as dobras? uma vez que a de cima será soldada perfeitamente com o restante, mais a de baixo ficará aproximadamete mais estreita 2,5 cm.
Grato.

Carlos
22/02/2006, 23:35
Aí Carlos, deixe eu ilustrar uma parte da explicação do Giovani.
Os caras substituiram a ultima travessa por uma que não é original e aí fizerama famosa "KKTA" :parede: na travessa V pois ela não encaixaria mais na nova travessa porque ela não tem os rebaixos que vc vai ver na foto.
Na boa, sem pretensão de te vender nada, vai rolar muita marretada e se seu funileiro for muito bom ainda assim vai ficar feínho o serviço.

Valeu Rafael,
Estou com receio do cara conseguir piorar a situação. Veja a pergunta que fiz para o Giovani acima e de sua opinião.
O que vc tem para vender? a travessa em V ou a última travessa? a sua última tem o rebaixo:?

Tenho outras sobre o chassi, mas farei somente após exaurir esse tema da travessa.

rafaelsouza
22/02/2006, 23:59
Carlos, fabricamos os 2 ,essa travessa V e essa ultima travessa que vc viu na foto que postei foram fabricadas por nós, a ultima travessa tem rebaixo sim, e é feita em chapa um pouco mais grossa que a original. aquela cantoneira que está em cima da sua ultima travessa tbm não é original e está dificultando o posicionamento da travessa V. amanhã chegando na firma posso te mandar uma foto com mais detalhes do sistema original que é bastante eficiente.
[],s :concordo:

Giovani
23/02/2006, 00:46
Só mais duas perguntinhas: 1. aquela travessinha de cantoneira é original?
Não.


2. Como vc citou, a última travessa não é original, ademais aquela cantoneira (bem grossa) que segura os parafusos para o arado está soldada em cima dela (da última travessa), fazendo com a trevessa em "V" tenha que ser uns 2,5 cm mais estreita no ponto onde sobrepõe a última travessa. Assim, terei que confeccionar esse pedaço novo (ilustrado em vermelho, por vc) mais estreteito que o restante da peça. Pergunta: não tem problema? como ficará as dobras? uma vez que a de cima será soldada perfeitamente com o restante, mais a de baixo ficará aproximadamete mais estreita 2,5 cm.
Eu faria uma "gambizinha" nesse caso... Simplesmente faria os 2 pedaços que faltam (em vermelho) com uma chapa reta, da mesma expessura da cantoneira soldada em cima da última travessa. Tipo 1/4". Sem dobras. Assim vc pode recortar essa chapa, de forma à ter a mesma largura do "V" e o encaixe sobre a última travessa. Algo assim: [___-----' .

Não querendo "gorar" o brique do Rafael, mas essa última travessa do chassi está perfeita, não tem pq trocar. Tudo que vc precisa é "grudar" novamente o "V" nela, para poder rebocar e até dar uns "trancos" sem medo.
Eu só instalaria igual às originais, se fosse um serviço de restauração, para jeep de colecionador.

[]'s

rafaelsouza
23/02/2006, 22:03
Bom Pessoal, conforme prometido aí vão fotos das travessas. como originais em vários angulos e de mais de um jeep.
[],s :concordo:

fugger
24/02/2006, 08:18
Uai!!!

Mas... vai uma chpa ligando a travessa em V com a ultima travessa? :pensativo:


[]´s

Carlos
24/02/2006, 10:16
Rafael, Giovani e demais especialistas :lol: , por favor olhem esse novo tópico que criei sobre "outro" problema encontrado no chassi.
Chama-se: "Chassi torto. E agora?". Já dá pra ter uma idéia do que se trata....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17226

rafaelsouza
24/02/2006, 13:01
é Fugger tem uma chapa ligando as duas e danfo reforço, fica tranquilo que essa chapa acompanha suas travessas.

[],s :concordo:

Cláudio Brasília
24/02/2006, 18:24
Prezado Rafael,
Vou pecisar desta chapa, tabém, que liga a travessa em V com a última travessa. Obrigado.

rafaelsouza
24/02/2006, 18:30
Claudio, ta anotado :concordo:
Carlos , tá dada minha opinião lá no tópico :wink:
[],s

rafaelsouza
04/03/2006, 01:55
Fugger aí vão fotos de suas travessas.
[],s :concordo:

Elmer_Jeep
04/03/2006, 09:14
bom, na minha opinião particular o \_/ é dispensável mas tá show de bola o design das peças, identicas às travessas originais, parabéns rafaelsouza,

[]'s

Giovani
04/03/2006, 20:11
bom, na minha opinião particular o \_/ é dispensável mas tá show de bola o design das peças, identicas às travessas originais, parabéns rafaelsouza,
O Berga tinha um jeep, com tanque na traseira. Removeu essa travessa \_/ e fez a última travessa, perfil "C" com chapa de 1/4". Instalou um gancho "G" militar.
Acreditem, ele conseguiu empenar essa travessa.

No T-Rex também instalamos um tanque ali, removendo a \_/. Mas a última travessa foi reforçada. Além de ser toda em chapa de 1/4", colocamos um reforço dentro do perfil, fazendo o "C" virar um "E". Esse reforço ainda estende-se por dentro das longarinas, mais uns 15cm de cada lado.
Essa ainda não empenou... :mrgreen:

[]'s

Carlos
08/03/2006, 20:06
bom, na minha opinião particular o \_/ é dispensável mas tá show de bola o design das peças, identicas às travessas originais, parabéns rafaelsouza,

[]'s

Com todo respeito, meu caro, sei que vc é um conhecedor do assunto, mas se fosse dispensável a fábrica não projetaria, fabricaria, soldaria (? isso existe :pensativo: ???), somente para aumentar os custos de produção.

Ainda tenho uma dúvida.
Sugeriram que es fizesse a travessa em \_/ de chapa 1/4 (6.34 polegadas). Mas acho que a original não tem mais que 2,5m.
Pergunto: não está errada essa sugestão?

Giovani
08/03/2006, 22:24
Ainda tenho uma dúvida.
Sugeriram que es fizesse a travessa em \_/ de chapa 1/4 (6.34 polegadas). Mas acho que a original não tem mais que 2,5m.
Pergunto: não está errada essa sugestão?

Olá Carlos!

Na concepção original do chassi do jeep, a travessa \_/ realmente é necessária, pois uma das grandes "missões" dele para o exército, é justamente rebocar as tralhas.
Para nós, humildes jipeiros, será usado mais para tirar alguém do sufoco em alguma trilha. Alguns utilizarão uma dessas carretinhas de camping, que qualquer Fiat Uno reboca.
Num chassi original, ela é necessária. Num chassi que já recebeu uma nova travessa traseira, mais reforçada, o \_/ praticamente não terá efeito algum. E num jeep que não possui um engate central (bola ou G), mas possui engates nas pontas das longarinas, também não sentirá falta dessa travessa.
A sugestão de fazer o \_/ em chapa de 1/4", foi minha. Mas isso para fins de conserto da travessa (partes marcadas na foto), só para economizar serviço. Veja o tamanho da dobra dessa chapa. Mas se prefere refazer como é a original, sem problema...

[]'s :concordo:

Carlos
12/03/2006, 12:02
Valeu Giovani,
é que ao medir a peça para mandar fazer o \__/, verifiquei que a expessura era bem menor que a sugerida.
De qualquer forma vc's me ajudaram muito. :palmas: