PDA

Ver Versão Completa : Solução freio Engesa

Catapano
04/11/2015, 21:53
Pessoal boa noite, andei sumido por muito tempo aqui do fórum, mas vim aqui compartilhar com vocês mais uma solução para o teimoso freio do Engesa que insiste em querer travar as rodas traseiras. Não sei nas viaturas de vocês mas na minha chegava a ser perigoso e nunca sabia se ela iria parar quando precisasse.

A história é a seguinte, meu pai comprou uma sucata de F1000 e desmontou notei que ela tinha uma válvula equalizadora do freio traseiro, já tinha visto outras vezes pois meu pai sempre teve F1000 mas nunca havia dado valor à aquela peça, foi então quando surgiu a ideia: por que não instala-la no Engesa? Depois de adiar bastante por causa do trabalho e da faculdade hoje de manhã iniciei minha incursão sob o capô da minha viatura.

Instalei a válvula ao lado da bomba de freio, liguei o tubo que vai para as rodas traseiras na válvula e liguei-a através de um pedaço de tubo à bomba de freio, a localização é um pouco diferente da posição original na F1000, que fica em baixo da caçamba, mas sem problemas, extraí o ar da tubulação e estava pronto demorei uma manhã para fazer o serviço (tive que fazer algumas soldas para mudar as conexões) mas o resultado é incrível.

Realmente o freio melhorou muito, não trava as rodas traseiras e você sente as rodas dianteiras freando, passei a tarde toda rodando para testar e aprovei o resultado.

Essa válvula ainda tem um parafuso para regular a pressão, caso queira reduzir a pressão nas rodas traseiras, mas não mexi, instalei do jeito que tirei da F1000

reslima
05/11/2015, 08:54
Bacana amigo, parabéns aí pela solução do problema, a dica serve inclusive para outros veículos 4x4 em que adaptamos freios a disco na traseira e tendem a ultrapassar a dianteira.
Faço só uma sugestão, refaça a linha do freio sem solda na tubulação.
Abraço.
Renato

Léo_Babiski
05/11/2015, 13:22
Catapano, essa válvula não tem uma entrada e duas saídas? É só uma entrada e uma saída mesmo? Tenho uma válvula equalizadora de silverado para instalar mas não fiz por preguiça de ter que modificar a linha, essa de f1000 me interessou.

RogérioNunes
05/11/2015, 15:40
F1000 e F1000, S10, silverado ou qualquer outra pick-up que tenha essa válvula equalizadora da um resultado bem satisfatório.
Catapano, o seu freio traseiro é disco ou lona?

Catapano
06/11/2015, 02:49
Faço só uma sugestão, refaça a linha do freio sem solda na tubulação.
Abraço.
Renato

Renato,

Já providenciei o tubo novo, é um pedaço curto, porque o tubo original tem uma união roscável próxima

Catapano
06/11/2015, 02:53
Catapano, essa válvula não tem uma entrada e duas saídas? É só uma entrada e uma saída mesmo? Tenho uma válvula equalizadora de silverado para instalar mas não fiz por preguiça de ter que modificar a linha, essa de f1000 me interessou.

Léo,

Ela tem apenas uma entrada e uma saída, basta instala-la em qualquer ponto da linha do freio traseiro

Rogério,

o meu é a tambor ainda, meu freio é todo original, pinças de kombi e lonas de c10

guilhermeabreu
08/11/2015, 21:52
Na realidade este problema é mais acentuado qdo vc adapta freio a disco na traseira igual ao dianteiro , no meu ENGESA tem freio a disco da BAND nas 4 rodas e foi colocado esta válvula equalizadora só que foi da F-100 e não resolveu muito não , melhorou um pouco .

JOÃO R.
09/11/2015, 15:23
X2 o post do Dr. Guilherme.... Meu freio é igual ao dele... Com a ressalva de que o meu é pesadinho... Melhorou muito com a troca da tubulação por nova e reparo da bomba de Vacuo... Mas acho que nunca vai ser aquele freio de gol zero... Rsrs.. Acostumei