PDA

Ver Versão Completa : Pneu Maior + Xôxo = Chip de potência x Diferencial?

comissoli
19/02/2006, 13:02
Após alguns meses de viatura nova, minha primeira por sinal, vou iniciar os up-grades na Grand Vitara.
:D
Decidi colocar o Kit de 2" da RC na suspensão e pneus 235/75R15 Ernest da 3K.
Já li e conclui tb pelas leis da física que pneus maiores vão gerar uma relação final mais longa, e por isso o carro deve ficar mais Xôxo, ainda que a diferença seja pouca.

Pela lógica um pouco mais de potência deve corrigir isso (ou um diferencial mais curto) e pensei em reprogramar o chip da GV.
Minhas dúvidas são:
:pensativo:
Alguém já fez isso?
Alguma oficina recomendada?
Quais seriam as opções para o diferencial?

Agradeço as colaborações! :concordo:

Wallace
19/02/2006, 13:46
Não é mais potencia que precisa, mas de mais torque a rotação mais baixa.
Mas a embreagem vai sofrer mais para sair de toda forma a não ser que reduza algo.

Wallace
19/02/2006, 13:47
O automatico tem diferenciais com relação mais curta não?

comissoli
19/02/2006, 14:22
A propósito, minha GV é automática.
:wink:
Quanto à potência, vou explicar melhor meu ponto.
Pneu maior gera relação mais longa, o que significa aceleração mais lenta e (teoricamente) velocidade final maior.
Claro que jipes não precisam de velocidade e sim de tração, por isso os kits de redução.

Minha idéia sobre aumento de potência tem objetivo de compensar a perda de aceleração, que a relação mais longa gera, que é o que caracterizamos como desempenho Xôxo. Faz sentido? :pensativo:

E por fim, embora a relação entre torque e potência não seja diretamente linear, ela existe... aumentando uma terei teoricamente algum ganho na outra tb.
Já o problema da embreagem, realmente, esta é outra história...

Mas as perguntas continuam, alguem já mexeu no Chip? Existem alguma recomendação de oficina?

Tks

mir000
21/02/2006, 11:18
O pessoal que pos pneu grande no vitara estão organizando um lote pra fabricação de coroa e pinhão mais reduzidos...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15961

O ideal éh isso!!!

[s] e boa sorte

comissoli
21/02/2006, 16:46
Putz, beleza!
Valeu pela dica.
:D

Andre Sousa
21/02/2006, 20:48
:dance:

É isso aí Camissoli.

Sobre a redução tenhoi a seguinte dica. Monta o carro primeiro. Anda com o bruto e vê se sente essa diferença toda que você disse.

No meu caso (pneus 235/75/15) não senti necessidade de redução.

Esquece essa de chip pra aumentar a potência.

Um Grand Vitara preparadinho assim é só alegria.

E mais, não esquece das proteções inferiores (carter, câmbio e diferencial).

Abraços

diogoandre
21/02/2006, 21:17
Troquei os pneus do meu GV no sábado, coloquei uns 235/70R16 no lugar dos 235/60R16 originais.

Deu pra sentir uma diferençazinha sim, mas nada muito ruim.. acho que a diferença maior é sentida pelo tipo de pneu, no meu caso um 60%off e 40%on - Genius 1001. Se for um pneu maior com um desenho mais conservador, acho que a diferença vai ser mínima

mas infelizmente tive um probleminha, ahco q não relacionado com os pneus novos, uns dias depois da troca. Começou a vazar óleo pelo retentor do virabrequim traseiro... e segundo o mecânico, é uma parte que normalmente dá problema nos GVs a cada 80.000, e o meu já tava chegando lá.

Deixei lá no mecânico hj, espero que dê pra ficar pronto até o carnaval...

abraços

comissoli
22/02/2006, 18:25
É isso mesmo André Souza,

O melhor jeito de aprender é experimentar... com inteligência, é lógico. :wink:

Querendo ou não tenho q ir devagar com os acessórios e adaptações pq a brincadeira não sai barata! :mrgreen:

Olhei o kit de redução mas o preço me fez por o pé no freio... preciso começar a por o carro na lama pra sentir como a teoria funciona na prática.

Neste carnaval tentarei dar um pulo na Off Trac para a iniciação.
O próximo passo é um pulinho em Castelhanos! :dance:

Gasoso
23/02/2006, 22:33
Vc falou em chip de potência para Suzukis....

Aqui em Natal não conheço ninguem que faça... aí em Sampa tem?

Quem seria?

[]s

comissoli
01/03/2006, 10:15
Gasoso,

Não sou expert mas acho q a maioria das oficinas que trabalham com chip devem fazer Susuki, depende do software que usam para re-programar e não deve ser tão difícil achar uma vitara nos bancos de dados.

Andei vendo aqui em SP alguns anuncios de oficinas conhecidas como a Funari (www.funari.com.br) que já disse que faz mas não deu preço pelo telefone... ainda estou pesquisando o assunto.

Outro site:
http://www.nascarchips.com

Abs

pisafundo
01/03/2006, 10:30
seu grand vitara eh 1.6 ou 2.0?

ja tive um 1.6 com calço de carroceria 2polegadas e pneus at 235/75/r15 ficou bem lentinho... e comeu a embreagem rapidinho...

[]´s

AlemãoRS
02/03/2006, 10:21
Se optar pelo chip nao faca a reprogramacao no seu chip original, compre outro e faca a programacao nele, assim tu pode voltar ao original quando quiser.

comissoli
06/03/2006, 15:54
AlemãoRS,

Não tinha pensado nisso. Ótima dica!
Se alguém já fez ou tem uma oficina para indicar agradeço!
Independente das demais modificações um pouco de potência a mais é sempre bem-vinda, ainda mais no meu 1.6 que não é AQUELA potência toda... :mrgreen:

Será que o consumo aumenta muito? :pensativo:

AlemãoRS
06/03/2006, 20:59
Na minha opinião só vale a pena mexer na programação da injeção eletrônica se tu fizer algo a mais junto. Só reprogramar o chip só aumenta o consumo, tu vai precisar de um coletor de admissão redimensionado, comando de válvulas, escapamento redimensionado, etc.
Se tu der uma pesquisada aqui no fórum vai ver que te vários tópicos sobre preparação de motores e vai poder ter uma idéia, mas precisa ser um trabalho muito bem feito e cuida porque as vezes o barato pode sair caro.