PDA

Ver Versão Completa : estou adaptando cambio 4x4 e motor 2.8 mwm sprint numa explorer 1992



lisandro Fernandes
29/10/2015, 12:01
Alguem teria o esquema elétrico desse motor para eu fazer a ligaçao? motor 2.8 eletronico mwm sprint de uma frontier 2008.

Edintruder
30/10/2015, 09:20
Vais colocar um Sprint???? O 2.8 PS é muito melhor que essa porcaria de sprint 2.8.

Esse motor se não me falha a memória, assim como a Ranger 3.0, o painel faz parte do conjunto eletrônico, sendo assim tem que transplantar a eletrônica completa.

Lisandro, vai por mim, desfaz o negócio nesse sprint eletrônico e coloca um sprint mecânico ou um 2.8PS que é muito superior ao MWM. Se o Sprint fosse tão bom ele ainda estaria em linha, coisa que não está mais há anos. Os motores bons da MWM eram os 229 e os X-10, ambos ainda em produção. A série 07 ou sprint apenas deitou na cama da boa fama que a MWM adquiriu com essas séries mais antigas, porém o sprint não faz nem um pouco de jus à essa boa fama. Tanto que siram de linha há muito tempo.

O 2.8PS da international casará até com, a caixa original da tua Explorer caso ela seja cambio manual.

Arthur Gubert
01/11/2015, 16:42
Lisandro.
Procura aqui no fórum a adaptaçao do Vinicius Hauagge.
Ele colocou um 3.0NGD na Explorer 1994. Ele pode te ajudar com muita coisa, desde a parte eletronica até mecânica.
Sei que o 2.8 é bem diferente do 3.0, mas voce pode ter uma idéia.

lisandro Fernandes
01/11/2015, 17:33
Alguem teria o esquema elétrico desse motor para eu fazer a ligaçao? motor 2.8 eletronico mwm sprint de uma frontier 2008.
Valeu feras, vou ver o post que me indicou.Quanto a adaptação, ja fiz a compra do conjunto todo com toda parte eletrica, nao vou conseguir desfazer.Ja esta colocado no carro.Vou tentar colocar algumas fotos.Valeu por enquanto.

Edintruder
01/11/2015, 20:29
Lisandro, já colocasses o Sprint? procura fazer a regulagem de válvulas dela a cada 50.000km e cuida do sistema de arrefecimento. Nunca deixa ela aquecer qu o prejuízo sempre custa muito caro nesse motor. É bom colocar um manômetro de pressão de óleo pois a bomba dele é ruim e conseguirás observar a redução de pressão antes de esperar acender a luz espia e te deixa na mão de uma hora para outra.
Outra dica, se um dia der problema no volante, não troca por outro novo, apenas manda soldar e balancear que resolverá o problema. Sobe o atuador da embreagem, tira o dot3 e coloca o fluido Dot5 que evitará ficares sem embreagem da noite pro dia. Veja se a embreagem viscosa da hélice está boa, pois muitas vezes ela estraga e causa superaquecimentos. Outra coisa, coloca fluído de radiador, não coloca água de torneira no radiador desse motor pois ele enferruja muito, e ele tem um selo no rocador de calor que joga a água do radiador para dentro do cárter. Tranca o motor antes de superaquecer.

Esses são os problemas comuns no MWM Sprint que ninguém comenta... Tem mais coisas, como mangueiras estourarem por trabalhar muito quente, turbinas jogando óleo, funcionamento irregular no modelo 4.07TCE por ser uma adaptação ao 4.07TDI...

Se esse motor tiver histórico de superaquecimento, serviço de aplainamento de cabeçote fica muito ruim. Enforca as engrenagens e acaba quebrando dentes tirando o motor de ponto e atropelando válvulas. Nesse mtor o correto é substituir o cabeçote, nunca aplainar. Então é bom buscar a procedência.

lisandro Fernandes
02/11/2015, 20:36
Fera suas dicas sao muito importantes.Vou salvar para nao esquecer de alinhar isso nas manutençoes.Valeu, muito grato

Edintruder
03/11/2015, 13:11
Não quero te deixar com receio. O motor em si é bom, mas o Power Stroke é melhor. O que quero que entendas é que muita gente tece elogios aos MWMs fazendo com que o pessoal "relaxe", e quando menos espera ele dá um prejuízo apenas por uma falta de zelo ou pelo excesso de confiança no tal motor MWM. Só para ficar claro, a fama da MWM se fez em cima da linha 229. Os outros são produtos da fabricante que partilham apenas no nome, com exceção do série 10 que tem como base de projeto o próprio 229.
Boa sorte com a elétrica. Vais gostar do resultado. Motor bem cuidado que vai tranquilo aos 500.000km sem sustos. Se não cuidar dele ele mal chega nos 200.000...

Outra coisa, o melhor carro é o que temos na nossa garagem, independente de motor, marca ou cor, sendo assim, não tive por objetivo depreciar nada, mas apenas dar um norte que muitos não dão sob os aspectos negativos do MWM série 7.

Coophamat
03/11/2015, 16:49
Essas recomendações também servem para o sprint da F250 e Silverado?

Edintruder
04/11/2015, 08:30
Positivo!
Coophamat, infelizmente comprar uma F250 ou Silverado 6 cilindros nos dias de hoje está virando loteria. Com os agroboys esmerilhando tudo, grande parte dessas picapes estão com problemas escondidos ou estão muio surrada sem a manutenção adequada. Cerca de 30% delas tem algum problema de cabeçote trincado, cabeçote aplainado com comando enforcado, anéis quebrados, bomba injetora com desgaste excessivo ou turbinas carcaceando. Fora a parte da transmissão com embreagens patinando, cardans com luvas folgadas e diferenciais implorando por aposentadoria...
A regra básica a ser seguida é até simples. Está no BF///MS não compra. Se está rebaixada, com cano direto ou tem marcas desse tipo de alteração, não compra. Se não tem boa procedência, não compra. Dá para notar que nem mesmo os ciganos estão negociando essas picapes com tanta boa vontade como antigamente. F1000 MWM e F250 cummins eles negociam com sorriso, mas as 6 cilindros eles não estão pegando com o mesmo sorriso...

Um amigo meu pegou uma F250 cabine estendida MWM e gastou quase 5.000,00 até acertar o cabeçote, sem dizer a incomodação toda que ele teve. O cabeçote havia sido aplainado e colocado uma junta mais grossa. Quando estourou na mão dele ele descobriu a merda que tinha comprado.
Resultado? cabeçote novo com um monte de periféricos novos juntos pois moeu muita coisa.
515751
515752
515753
515754

Fotos tiradas do próprio 4x4brasil.

Múcio Luiz
04/11/2015, 09:03
Positivo!
Está no BF///MS não compra.

Edin,

O que é BF///MS?

lisandro Fernandes
04/11/2015, 09:45
Alguem teria o esquema elétrico desse motor para eu fazer a ligaçao? motor 2.8 eletronico mwm sprint de uma frontier 2008.

Edintrunder, De boa, sei que nao teve a intenção de desfazer do equipamento, sei e tenho certeza que sua intenção foi de me ajudar e orientar.Como ja tinha colocado no carro e pago para colocar, bora ver o que vai dar.Vou seguir as orientaçoes de manutenção e torcer pra nao ser um grande problema.

Arthur Gubert, valeu pelas dicas mas, nao achei o post do Vonicius.

lisandro Fernandes
04/11/2015, 09:49
Ja consegui o esquema eletrico e o cara que vai fazer a ligação é um professor ( Fabio), de uma escola tecnica aqui de Santo Andre, achei o valor até que bom= R$ 600,00. Pra fazer toda a ligação nova do chicote com a injeção.Estou comprando o painel para adaptar tambem, sera que fica melhor?

Arthur Gubert
04/11/2015, 11:52
Edintrunder, De boa, sei que nao teve a intenção de desfazer do equipamento, sei e tenho certeza que sua intenção foi de me ajudar e orientar.Como ja tinha colocado no carro e pago para colocar, bora ver o que vai dar.Vou seguir as orientaçoes de manutenção e torcer pra nao ser um grande problema.

Arthur Gubert, valeu pelas dicas mas, nao achei o post do Vonicius.


Lisandro.
Segue o link!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/96660-transplantando-motor-3-0-ngd-para-uma-explorer-1994-a.html

Edintruder
04/11/2015, 15:29
Edin,

O que é BF///MS?

Página de facebook e whatsapp que junta um bando de agroboys e filhinhos de papai, e a grande maioria não sabe trocar um pneu ou conferir água e óleo de motor, mas sabem pisar fundo no acelerador. Eu participei por algum tempo e vi muita porcaria por lá. Dizer que rola muito lixo é pouco, pois praticamente SÓ rola lixo... Quem daqui estiver por lá, me desculpe, mas essa é a clara noção que eu tive de todas as postagens. Só sabem falar qual anda mais, qual é a mais bonita, cortar escapes, dar cavalos de pau, borrachões e coisas do gênero. Assuntos mais profundos são poucos que conseguem manter, e esses cansam muito rápido de tentar botar conhecimento nas cacholas vazias da maioria dos participantes... Então, para mim, se o cara anda com adesivo BF///MS ou é participante ativo, é bom ficar longe pois pode estar incluso na maioria de desmiolados que só pensam em arrepiar com a picape e depois comprar outra nova porque o papai paga.

netão
04/11/2015, 17:55
Vale seguir no instagram também. Ai a galera gosta de levar ao extremo só pra ter curtidas.

Coophamat
04/11/2015, 18:08
Na verdade BF///MS e a sigla para big foot MS, que e uma empresa daqui de campo grande que vendem chaveiros, adesivos, bonés, camisetas, garrafas térmicas personalizadas. Essa turma que o Edintruder descreveu são os seguidores da marca e os frequentadores de redes sociais.

netão
05/11/2015, 14:19
Na verdade BF///MS e a sigla para big foot MS, que e uma empresa daqui de campo grande que vendem chaveiros, adesivos, bonés, camisetas, garrafas térmicas personalizadas. Essa turma que o Edintruder descreveu são os seguidores da marca e os frequentadores de redes sociais.

Isso mesmo, Edin citou os AgroBoys, esses tem de estourar tudo para serem pilotos.

Múcio Luiz
05/11/2015, 18:46
Obrigado pela resposta Edin.

Parece que as montadoras fazem as atuais picapes para esse público. Observe uma coisa: se não estou enganado, todas (exceto a L200 Savana) saem de fábrica com pneus H/T. Lembro-me no início dos anos 90 a série 20 saindo de fábrica com Pirelli Scorpion, Goodyear Wrangler ou Firestone ATX 23º, todos M/T. Hoje a maioria que compra picape é pra shopping ou pra racha (no caso dos Agroboys).

E já que o tópico é trocar o Cologne V6 por um mwm sprint na Explorer, eu, que também tenho uma Explorer, já fui tentando pelos "duendes" (como diz o Tio Eddie) e colocar um 2.8 PS na minha (ótimo motor). No entanto, não o fiz por dois motivos: o V6 tem me atendido muito bem por enquanto (cavalo que anda é cavalo que bebe, paciência) e tenho medo de pegar um motor esmerilhado, não sabendo o histórico da doadora. Como sabemos, esses motores HSD precisam de um cuidado maior que os velhos LSD e a maioria não faz a manutenção correta neles.

Se não fosse tão complicado, por causa da eletrônica da Explorer e de sua suspensão dianteira, eu tentaria colocar um 229 ou um Q20B nela. Possível deve ser, só não sei se é viável.

[]s!

duardobruno
06/11/2015, 10:37
Obrigado pela resposta Edin.

Parece que as montadoras fazem as atuais picapes para esse público. Observe uma coisa: se não estou enganado, todas (exceto a L200 Savana) saem de fábrica com pneus H/T. Lembro-me no início dos anos 90 a série 20 saindo de fábrica com Pirelli Scorpion, Goodyear Wrangler ou Firestone ATX 23º, todos M/T. Hoje a maioria que compra picape é pra shopping ou pra racha (no caso dos Agroboys).

E já que o tópico é trocar o Cologne V6 por um mwm sprint na Explorer, eu, que também tenho uma Explorer, já fui tentando pelos "duendes" (como diz o Tio Eddie) e colocar um 2.8 PS na minha (ótimo motor). No entanto, não o fiz por dois motivos: o V6 tem me atendido muito bem por enquanto (cavalo que anda é cavalo que bebe, paciência) e tenho medo de pegar um motor esmerilhado, não sabendo o histórico da doadora. Como sabemos, esses motores HSD precisam de um cuidado maior que os velhos LSD e a maioria não faz a manutenção correta neles.

Se não fosse tão complicado, por causa da eletrônica da Explorer e de sua suspensão dianteira, eu tentaria colocar um 229 ou um Q20B nela. Possível deve ser, só não sei se é viável.

[]s!

Isso aí é verdade Múcio!!! Por esse lado, já discordando um tiquinho do meu xará Edin, acredito que o ponto "G" desse empreendimento está na conservação do motor que vai ser implantado. Ao meu humilde ver, 2.8 Power stroke e MWM 2.8, estão quase no mesmo patamar. O MWM 2.8 é motor consagrado pelos usuários de S10. Pelo menos aqui no centro-oeste, se matam por este motor. Jeep ou pickup que instala mwm 2.8, pula de preço. Então, não deve ser ruim. Não vou discutir aqui a superioridade do Power Stroke. Até pq acho que não tenho gabarito pra isso. E não quero me irritar, assim como quando leigos totais vêm metendo o pau no maxion 2.5 sem nem mesmo nunca ter tido um. Apenas pq tem má fama. O importante é que eu acredito que se o motor e caixa que vc comprou pra instalar na Explorer, estiverem em boas condições e vc continuar manutenindo seu maquinário, creio eu que vc vai longe. Tanto do ponto de vista de confiabilidade do carro, quanto de valorização de seu veículo. Boa sorte cara!

Obs: Tinha o sonho de comprar uma Veraneio 83 reformar e instalar MWM 2.8. Tudo só pra viajar.

netão
06/11/2015, 11:24
Mas o Edin falou do Eletrônico, não do convencional de BI.

Edintruder
06/11/2015, 12:33
Netão, entre os dois ainda prefiro o mecânico ao eletrônico.

Mas se eu tivesse uma explorer V6, eu tentaria colocar o motor a gasolina da Ranger Sport, 2.3 16v, pois dá um excelente desempenho com um consumo muito contido. Tranquilamente conseguiria médias na casa dos 11km/l na rodovia e aceita muito bem o GNV, sem dizer que é um motor que não deve quase nada para o V6 3.0. Pelo valor do diesel e pelo investimento da modificação, o 2.3 16v pode ser o melhor investimento.

Múcio Luiz
06/11/2015, 15:05
Edin, o V6 tem 162 cv a 4200 rpm e 31,1 kgfm a 2800 rpm. O 2.3 16v tem 150 cv a 5250 rpm e 22,1 kgfm a 3750 rpm. A diferença de potência é pequena, mas no caso do torque acho que a Explorer iria sofrer com o 2.3. São 9 kgfm (o torque de um motor 1.0 antigo) a menos a serem atingidos a quase 1000 rpm a mais. Será que o consumo não ficaria praticamente pau a pau, não compensando o valor e o tempo gasto na troca?

Na Ranger Sport, que é um modelo não voltado para o trabalho, além de ser mais leve que a Explorer, o 2.3 fica o bixo. Mas numa Explorer pesadona ficaria? Poderíamos deixar a Explorer com uma relação mais curta, mas aí o consumo iria pro espaço.

E outra coisa: o 2.3 é um motor mais girador, atingindo rotações mais altas. O 4.0 é o contrário. Teoricamente, a durabilidade de um motor que trabalha em rotações mais baixas é maior. Então, o 4.0 deve ser mais durável que o 2.3. Já vi relatos do 4.0 chegando a 600.000 km. E o 2.3 deve chegar a 200, 250.000 km no máximo.

E duardubruno, não fui eu que comprei o 2.8, foi o lisandro, rsrsrsrsrs.

[]s!

_montanha_
06/11/2015, 16:33
Página de facebook e whatsapp que junta um bando de agroboys e filhinhos de papai, e a grande maioria não sabe trocar um pneu ou conferir água e óleo de motor, mas sabem pisar fundo no acelerador. Eu participei por algum tempo e vi muita porcaria por lá. Dizer que rola muito lixo é pouco, pois praticamente SÓ rola lixo... Quem daqui estiver por lá, me desculpe, mas essa é a clara noção que eu tive de todas as postagens. Só sabem falar qual anda mais, qual é a mais bonita, cortar escapes, dar cavalos de pau, borrachões e coisas do gênero. Assuntos mais profundos são poucos que conseguem manter, e esses cansam muito rápido de tentar botar conhecimento nas cacholas vazias da maioria dos participantes... Então, para mim, se o cara anda com adesivo BF///MS ou é participante ativo, é bom ficar longe pois pode estar incluso na maioria de desmiolados que só pensam em arrepiar com a picape e depois comprar outra nova porque o papai paga.

Pena que não tem o botão "curtir" pra eu clicar nessa postagem.
Basicamente é isso aí mesmo.
E da-lhe vender boné pra boyzada kkk

Edintruder
07/11/2015, 23:29
Múcio, essa diferença de torque será mais sentida caso for puxar um trailer ou algo pesado, mas a explorer não é mais pesada que a Ranger CD. A durabilidade desse 2.3 supera os 300.000km na Ranger. Vale apontar ainda que o custo de manutenção e reforma do 2.3 é cerca da metade do v6, pois a disponibilidade de peças do v6 não é nem um pouco boa no Brasil, ainda com a vantagem do 2.3 Duratec aceitar bem o GNV, coisa que o V6 da Ford não aceita...

OOutro dia vi um vídeo de um Jipe com esse duratec turbinado. O troço é do capeta! É um motor realmente muito eficiente e durável.

netão
09/11/2015, 10:05
Além do Duratec aceitar bem, pode optar por uma nova calibração, ganhando uns 10-15 cv's e um quilinhos a mais de torque, daí que vai ganhar em consumo e desempenho. Empresas como a Reiko, Striker fazem essa nova programação. Mas ainda optaria pelo PS 2.8 e sua boa durabilidade, consumo, desempenho e claro, BI.

Guima-MS
09/11/2015, 13:35
Página de facebook e whatsapp que junta um bando de agroboys e filhinhos de papai, e a grande maioria não sabe trocar um pneu ou conferir água e óleo de motor, mas sabem pisar fundo no acelerador. Eu participei por algum tempo e vi muita porcaria por lá. Dizer que rola muito lixo é pouco, pois praticamente SÓ rola lixo... Quem daqui estiver por lá, me desculpe, mas essa é a clara noção que eu tive de todas as postagens. Só sabem falar qual anda mais, qual é a mais bonita, cortar escapes, dar cavalos de pau, borrachões e coisas do gênero. Assuntos mais profundos são poucos que conseguem manter, e esses cansam muito rápido de tentar botar conhecimento nas cacholas vazias da maioria dos participantes... Então, para mim, se o cara anda com adesivo BF///MS ou é participante ativo, é bom ficar longe pois pode estar incluso na maioria de desmiolados que só pensam em arrepiar com a picape e depois comprar outra nova porque o papai paga.


Sou daqui de Campo Grande-MS , cidade sede do BF///MS , ja andei indo em alguns encontros , adesivei minha picape e tal , mais depois de ver o comportamento dos outros , tomei vergonha de tal coisa , tirei o adesivo e parei de frequentar os encontros , o edin esta 100% certo :euforico: .

Nao vou citar mais , pois se trata de off-topic , nao convem sujar o topico do rapaz .