PDA

Ver Versão Completa : Consumo alto Ranger



ojaneri
18/02/2006, 20:25
Ae Galera,

Fui medir o consumo da minha ranger, agora com praticamente tudo novo (bomba de transf, bicos injetores, filtro de combustivel e filtro de ar) e com um pouco de oleo lubrificante no tanque (como a dica dada aqui, botei 300ml para +/- 50l de diesel) só que a bicha em 337 km bebeu 47 litros de diesel, ou seja, 7,17km/l! Um absurdo de baixo...

O motor é o Maxion 2.5 com a turbina aberta até 1,5 e bomba tambem aberta um pouquinho, mas ta dando a mesma coisa de antes de trocar os bicos (e pensei que era por causa de bicos ruins)! O que mais podem ser? Quais dicas voces me dão para achar a causa do problema? Acredito que era para fazer pelo menos 9km/l aqui em Fortaleza, onde nao tem subidas...

[]s e valeu pela a ajuda de todos!

Homero
20/02/2006, 10:47
ojaneri,


isso ta me parecendo erro de medida.

Se ela não faz fumaça depois que o turbo entrou e está com boa força o consumo deveria ser bom.

Quanto ao motor ele poderia estar fora de ponto(comando de valvulas e bomba),com baixa compressão em algum cilindro(valvula presa por exemplo), mas tudo isso faria com que saisse fumaça mesmo com o turbo entrando.

Procure por vazamento na linha de combustível

Homero

Pequeno jr
20/02/2006, 17:17
Ojaneri,

A minha ta o seguinte:
Cidade sempre acima dos 11km/L
Estrada sempre acima dos 11,5km/l e chegando até 12,8Km/L dependendo se o pé fica pesado ou não. E olha q na maioria das vezes estou com o ar ligado.

ojaneri
20/02/2006, 19:26
Ojaneri,

A minha ta o seguinte:
Cidade sempre acima dos 11km/L
Estrada sempre acima dos 11,5km/l e chegando até 12,8Km/L dependendo se o pé fica pesado ou não. E olha q na maioria das vezes estou com o ar ligado.

Eita que inveja...eu tenho o pé um pouco pesado as vezes, mas o consumo tá demais! Nem sei onde olhar mais, vazamento de diesel não tem, pois se tivesse eu detectaria fácil na garagem (tem só de oleo lubrificante do motor!), e ela não solta fumaça depois que o turbo entra não...

Ta quase me dando saudades do Grand Vitara 2.0 ....:-P

TylerNTL
21/02/2006, 10:23
Ojaneri,

A minha ta o seguinte:
Cidade sempre acima dos 11km/L
Estrada sempre acima dos 11,5km/l e chegando até 12,8Km/L dependendo se o pé fica pesado ou não. E olha q na maioria das vezes estou com o ar ligado.


Pq Jr,

A minha é praticamente igual a de vc's dois CD TB 2001 e tem uma quilometragem relativamente baixa 75.000 km.
Sempre ando com o ar ligado e a diferença no consumo na cidade e estrada é bem pequena.

Na média faz 9,3 km/lt.
O melhor desempenho que consegui foi 10,0 km/lt na estrada.

Qual o segredo para chegar aos 11km/lt

Pequeno jr
21/02/2006, 11:08
Ojaneri,

A minha ta o seguinte:
Cidade sempre acima dos 11km/L
Estrada sempre acima dos 11,5km/l e chegando até 12,8Km/L dependendo se o pé fica pesado ou não. E olha q na maioria das vezes estou com o ar ligado.


Pq Jr,

A minha é praticamente igual a de vc's dois CD TB 2001 e tem uma quilometragem relativamente baixa 75.000 km.
Sempre ando com o ar ligado e a diferença no consumo na cidade e estrada é bem pequena.

Na média faz 9,3 km/lt.
O melhor desempenho que consegui foi 10,0 km/lt na estrada.

Qual o segredo para chegar aos 11km/lt

Cara ... meu carro fez 9,5km/l na ultima viagem num trecho entre Ibotirama-BA e Seabra-Ba que é somente terra, buracos e etc. Vc faz normalmente em 1º e 2º marcha .. uma vez ou outra q vc consegue engatar outra marcha.

Segredos ?? ... não existe segredos .. tanto a minha Ranger qto a dos meus amigos fazem praticamente a mesma coisa.

Se posso dar uma dica ... é q as primeiras marchas eu troco na faixa de torque da ranger. So isso.

Homero
21/02/2006, 11:50
ojaneri,


Que medida de pneu voce usa na Ranger?

Homero

pisafundo
22/02/2006, 09:42
qual diferencia primordial da ranger motor 2.5 e da 2.8powerstroke?

to olhando uma 2.5 2001 ou uma 2002 2.8 ...

me falaram q manutencao da 2.5 eh mais barato ..... consumo eh o mesmo?

abraços.

ojaneri
22/02/2006, 14:42
ojaneri,


Que medida de pneu voce usa na Ranger?

Homero

Pneu 265/75/R15 - Quase um 31"...

Homero
22/02/2006, 15:10
ojaneri,

Ai a diferença do odometro é pequena e so altera uns 3-4%.´Não é por aí.

Homero

Edintruder
25/02/2006, 10:06
Oja,
Qual o número do teu pé? O sapato que usas é meio pesado? :mrgreen:
As alterações que fazemos dificilmente alteram o consumo, tanto que depois de ler o postado pelo pessoal da Rasch Motoren aqui eu desfiz a regulagem da turbina e o consumo se manteve.
A minha na estrada andando acima de 135 faz 8 km/l.
O que influencia muito é o abastecimento. Eu mando encher sempre até o gargalo e fico na volta do frentista para conferir, pois quando desarma o gatilho da bomba, ainda entram quase 10 litros de diesel no tanque. O que acontece é que tem frentistas preguiçosos que querem abastecer em 5 minutos, enquanto para ficar bem cheio vão cerca de 15 minutos em função da espuma. Se num abastecimento enchesses tudo o que deu e no outro o frentista deixou esse espaço de 10 litros, o consumo apresenta baixíssimo, enquanto o oposto vai te apresentar elevado como o teu. Presta atenção nesse detalhe que com certeza te poupa muitas dores de cabeça.

FleckRanger
01/03/2006, 16:31
Essa questão do frentista é séria mesmo.

Neste feriado rodei 1.300km por estradas secundárias da serra gaúcha e catarinense e foi uma odisséia fazer a média de consumo.

No primeiro abastecimento a caminhonete rodou apenas 300km com meio tanque. Completei em outro posto e só quando já havia rodado quase 200km em estradas horriveis de chão batido que o ponteiro foi começar a se mexer. Achei até que tivesse trancado.

Aí é que percebi que provavelmente o último frentista havia realmente completado o tanque.

Só fico na dúvida se estas completadas fazem o tanque chegar aos 75lt ou ultrapassam esta medida. De qualquer forma, a média geral ficou em 13 km/lt.

Abraços.

TylerNTL
01/03/2006, 18:34
Senhores,

Vou apresentar a forma como acompanho o consumo dos meus carros e serve também como sugestão para o problema de falta de exatidão nas medições em função do combustível que fica no tanque ou da forma de abastecer de cada frentista:

Sempre que abasteço preencho uma planilha com os seguintes dados:
DATA HODOMETRO LITROS R$ OBSERVACAO

Nas primeiras parciais do consumo a imprecisão devido ao diesel remanescente no tanque é maior. Mas depois de levantar dados por uns 10.000km o dado de consumo fica preciso, pois a quantidade de combustível remanescente no tanque +- 15 litros é despresível em relação ao combustível utilizado +- 1.000 litros.

No meu caso o consumo médio gira ao redor dos 9,3 km/lt.



Só fico na dúvida se estas completadas fazem o tanque chegar aos 75lt ou ultrapassam esta medida. De qualquer forma, a média geral ficou em 13 km/lt.

Acredito que já cabe até mais de 85 litros. Sempre abasteço imediatamente após a luz do combustível acender (quando ainda restam uns 10 litros no tanque) e praticamente em todo abastecimento coloco mais de 75 litros.

Edintruder
01/03/2006, 20:16
Sempre que eu vou abastecer entra de 70 a 75 até o bocal. Nunca foi além disso. Eu sempre rodo 235km até o ponteiro começar a baixar e dessa forma o meio tanque real fica pouco abaixo na marcação de 3/4, tal como abaixo de 1/4 eu considero a reserva.

Jean Carlo
01/03/2006, 21:25
Oja,

Opinião minha, faça as medições sempre de um tamque cheio para outro tanque cheio , eu encho a minha sempre até o primeiro ressalto da boca do tanque , quase vazando , tem que fica em cima se não os caras não enche até ali.
O máximo que eu consegui foi colocar 78L , eu acho que cheguei no posto com o diesel da mangeira.

A minha faz 9 na cidade e 10,5 na estrada com ar .
Ps: Tudo depende do pé !!!!
:concordo:

Marvila
19/04/2006, 17:36
Oja,
estava com consumo elevado na Ranger, média de 9,8 km/l misto :shock:, e depois que as válvulas foram calibradas melhorou, acima de 12 km/l :wink:.

O máximo que eu consegui foi colocar 78L , eu acho que cheguei no posto com o diesel da mangeira.
Jean Carlo, no último abastecimento fiquei assustado quando a bomba marcou 78 litros...tô vendo que é isto mesmo.
Pisafundo, dirigi poucas vezes uma Ranger 2.5 Maxion. Não acredito que a diferença de consumo para a PS 2.8 seja muito grande. Da mesma forma, não acredito que o custo de manutenção seja tão significativamente menor :pensativo: .
É isto !
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

João Pedro
19/04/2006, 19:29
Ainda que o motor Maxion necessite ser mais exigido (pela menor "potência"), o consumo está apresentado está indo contra a lógica.
Com exceção da massa e peso atômico do pé do nosso amigo :mrgreen:
Ainda assim analise a opção de exame - em uma boa oficina especilizada - da regulagem das válvulas.

Walter L. L. Casitta
19/04/2006, 19:58
Eu concordo com o JP. Eu mesmo regulo as válvulas do meu 2.5 a cada 20.000Km ou antes se ele pedir. Isso nunca fez diferença no consumo. 11Km/L tem que ser com muita boa vontade...

ojaneri
19/04/2006, 20:40
Eu revisei a bomba injetora (que esta como `nova`) - quase r$ 1.000,00, troquei bomba de transferencia (botei uma da International original), botei 4 bicos novos da bosch regulados, troquei filtro de combustivel, chequei todo o sistema de injeção do tanque ao motor.

E o consumo? Menos de 8km/l. To pensando em trocar numa Ranger a gasolina com GNV. Sai mais barato...

IGORFROTA
20/04/2006, 10:49
OLHA AQUI DE ENTRÃO COM MINHA S-10 !!!!

Senhores, fiz a minha primeira média de consumo com a S-10 nesta semana santa em viagem a Jericoacoara.
Abasteci o carro aqui e rodei ainda dentro da cidade uns 40 km e depois peguei a estrada, 4 pessoas e bagageiro lotado (mela, cerveja, etc...) e ar ligado direto.
Um outro amigo foi em uma Ranger 2001 com o mesmo peso. Fizemos a viagem inteira numa media de 120-130 km/h, com picos de 140 km/h
Ao chegar em Gijoca, reabasteci o carro e entrou 27 L. Olhei o mostrador e tomeu um susto: 270 km rodados.

O meu amigo todo se gabando pq o mostrador dele mal tinha descido, mas qnd foi abastercer....26L. Aí entendemos que a S-10 tem tanque menor.

Acontece que de Fortaleza a Gijoca sao 290 km e com mais os 40 que rodei na cidade 310. ou seja, meu hodometro ta doido. Ja tinha percebido isso qnd um amigo me telefonou na estrada perguntando se eu estava apostando corrida a 130 km/h.Olhei no marcador e estava com 95.

Resumindo, meu consumo na estrada ficou em torno de 11.5 km/l.
Infelizmente nao pude fazer a media apos rodar pouco mais de 200 km nas trilhas de Jeri. Soh sei que gastei 1/2 tanque nas trilhas.

Vou colocar as fotos do passeio no meu album.
Quem vier a Fortaleza, vale a pena conferir Jeri.
Abraço

IGORFROTA
20/04/2006, 11:56
link das fotos do passeio : http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_cat.php?cat_id=3&sort_method=pic_time&sort_order=DESC&start=0


Ps: Alguem sabe se aqui no forum existe album particular para os membros?

NeRo
20/04/2006, 12:26
Existe Igor, lá no Álbum tem a parte de Galeria pessoal.

Jera
20/04/2006, 17:28
fala galera!!!

ae....temos 3 rangers aki em casa. as 3 com motores diferentes.

a 2.5 diesel ano 2000 faz na estrada uma média de +- 11.6 km/l. rodando de boa, não passando de 120km/h.
a 3.0 eletronic ainda estamos no primeiro tanque dela! mas já rodei 720km com ele e segundo o computador de bordo ainda dá pra rodar 120 km. com isso, estimando uma autonomia de +- 800km com esse tanque vai dar uma média de +- 11km/l. acho q está bom d+ pois só rodei com ela na cidade e o motor ainda está amaciando. mas esta média acho q só estou conseguindo pq moro em brasilia e aki só ando em longas avenidas, dispensando a constante troca de marchas.
a ovelha negra da familia é uma 2.5 gasolina ano 97, tranformada para alcool na época em que o alcool custava algo em torno de 1 real. a média da bixinha......no máximo 7km/l com o pé peso pena. mas andando normal com umas aceleradas de vez em quando o consumo fica em torno de 6.3km/l.

sou novo neste forum. este é meu segundo post hehehe!
mas dá pra ver aki q nego manja mt de carro!!!

flwsssss!

Jera
20/04/2006, 17:47
ja que estamos falando de consumo........olhem só esse jaguar!

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Noticias_Conteudo.vxlpub?hnid=36093

só por curiosidade tb.......lí numa reportagem que o bugatti veyron, o carro mais rapido e caro do mundo, andando com velocidade maxima de 400km/h acaba com o tanque de 100l de gasosa em apenas 12 minutos!!hauahuahua. se os meus calculos estiverem certos, dá uma média de 800 METROS POR LITRO!!

flwssssssssss

rodrigocockpit
20/04/2006, 18:51
Boa noite companheiros de Rangers,
gostaria de deixar minha opinião aqui com vcs tb!
Eu possuo uma ranger 2.5 maxion, com a bomba um pouquinho só aberta, e o consumo dela nunca chegou a 10 km/l, isso na estrada, por que na cidade dá no maximo 8,5 km/l, é a 5ª ranger que tenho, as outras eram cabine simples, e o consumo de todas elas sempre foi esse!
Os companheiros que conseguem melhor desempenho, estão em cidades planas e ao nível do mar, mas no geral aqui nas montanhas o consumo de ranger é esse mesmo.
Um abraço a todos!

ojaneri
21/04/2006, 18:27
ja que estamos falando de consumo........olhem só esse jaguar!

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Noticias_Conteudo.vxlpub?hnid=36093

só por curiosidade tb.......lí numa reportagem que o bugatti veyron, o carro mais rapido e caro do mundo, andando com velocidade maxima de 400km/h acaba com o tanque de 100l de gasosa em apenas 12 minutos!!hauahuahua. se os meus calculos estiverem certos, dá uma média de 800 METROS POR LITRO!!

flwssssssssss

Não vou nem longe..tinha um Troller a álcool aqui em Fortaleza (era um dos primeiros, AP 2.000, turbinado e preparado) que fazia 800 m por litro. Não tinha banco traseiro, no lugar era só tanque pro alcool. Acredito que era mais de 100l de tanque adicional.

Meu Samuca ta quase isso, 3 km/l com alcool, e tanque de 40l. E a Ranger ta perto.. :-P

Pequeno jr
25/04/2006, 23:48
Companheiros,

To precisando de um Help.

Minha ranger esta com alguns problemas e gostaria de saber se alguem ja passou por algo parecido e se sabe da solução.

- Antes de começar o problema, meu carro começava a mexer o ponteiro do combustivel a partir dos 270 Na cidade e as vezes os 300 na Estrada.
- Qdo o ponteiro chegava no meio tanque eu tinha rodado sempre acima dos 500 km, so não me recordo com exatidão a quilometragem correta;
- Antes eu so abastecia o carro qdo passava dos 750km rodados;

- Deixa eu colocar um parentese sobre a questão do meu consumo. (Uma coisa é qdo eu ando escutando musica clássica e outra qdo estou curtindo um Rock and roll, se é q vcs me entendem. Se eu estiver com a familia dentro do carro ando muito na manhã muito dificil eu passar dos 100km/h e acho q ta ai a questão da média ir para cima. Mas qdo eu andando sozinho as coisas são "Bem" diferentes :twisted: ai nem quero ver q media q o carro fez, quero ver foi o tempo q levei para chegar no local.) É so olhar a média que o Edi fala do carro dele, mas andando por volta dos 135km/h.

Sobre o problema.

Nos últimos 6 tanques, irei para o 7º tanque talvez na quinta-feira ou sexta, eu não consigo mais rodar ate 1/4 com meu carro pois nos últimos 6 tanques deu entrada de ar. Desde quando comprei a ranger em Janeiro de 2004 até março desde ano (pouco depois que cheguei da viagem do Rio de Janeiro) nunca havia acontecido isso. Eu so sabia o q era entrada de ar nos carros dos amigos, mas nunca com o meu.

A primeira vez que deu o problema eu tinha rodado acho q perto dos 680km. Algumas outras vezes foram na casa dos 600 e poucos km e no 5º tanque eu tinha rodado 580km e deu o mesmo problema, entrada de ar. O ponteiro de combustivel estava proximo a 1/4 e eu achei q meu carro tava consumindo de mais. Abasteci, e fiz a média .. deu 10.6km/L. Ou seja .. alem do problema de entrada de ar há tbm algo relativo com a boia do tanque.

Conversei agora a tarde com um eletricista e o mesmo disse q o problema é a boia q não esta marcando direito, mas eu tenho certeza q não é isso pois como um carro da entrada de ar com 580km rodados ?? Tenho notado que o problema cada vez q passa esta piorando so q não tenho idéia o q pode ser.

Alguem tem alguma idéia ?? não sei como é o sitema la no tanque da Ranger, alguem sabe ??

Walter por acaso aquele seu famoso catalogo eletronico será q nele não há uma luz sobre o sistema da boia no tanque da ranger ?

Desde ja agradeço a ajuda.

ojaneri
26/04/2006, 08:17
Pequeno,

Isso é um problema no pescador do tanque, no finalzinho dele tem uma peneira e pouco antes da peneira tem uma pequena válvula que se desgasta. E adivinha onde ela fica? Na medida de 1/4 do tanque...Ou seja, toda vez que estiver abaixo de 1/4, vai pegar ar.

Veja no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15924&highlight=ranger+pegando

A minha, além disso, ta dando um problema na cabeça do filtro (parte onde se acopla o fltro de combustivel), que só descobri após gastar muito $$ (bicos, m.o., bomba injetora, bomba de transferencia, etc) e muito tempo.

Pequeno jr
26/04/2006, 13:51
Pequeno,

Isso é um problema no pescador do tanque, no finalzinho dele tem uma peneira e pouco antes da peneira tem uma pequena válvula que se desgasta. E adivinha onde ela fica? Na medida de 1/4 do tanque...Ou seja, toda vez que estiver abaixo de 1/4, vai pegar ar.

Veja no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15924&highlight=ranger+pegando

A minha, além disso, ta dando um problema na cabeça do filtro (parte onde se acopla o fltro de combustivel), que só descobri após gastar muito $$ (bicos, m.o., bomba injetora, bomba de transferencia, etc) e muito tempo.

Pelo menos é uma coisa mais sensata do que o eletricista falou.

Vou verificar e informo.

valew pela dica.


Obs: Eu achava q o tinha no tanque eu so voltaria a abastecer na quinta ou sexta ... grande erro .. não consegui funcionar nem na garagem aqui do apartamento agora de manhã cedo.