Conectar

Ver Versão Completa : Governo aumenta para 45% o IPI para alguns veículos diesel até 2018



jeb
23/10/2015, 11:06
Pessoal, vocês viram?

http://www.noticiasautomotivas.com.br/governo-aumenta-para-45-o-ipi-para-carros-diesel-ate-2018/

"
O governo aumentou a alíquota de IPI para carros a diesel de fabricação nacional. Agora os veículos movidos por óleo combustível e com capacidade para até seis passageiros, passarão a pagar 45% ante 25% originais e 15% reduzidos recentemente. A medida é válida até 31 de dezembro de 2017, passando a ser de 15% em 2018.
O decreto do governo (8.544), divulgado hoje no Diário Oficial, especifica o seguinte: “Ficam reduzidas aos percentuais indicados (45%) as alíquotas relativas aos veículos de fabricação nacional, de transmissão manual ou automática, com caixa de transferência, chassis independente da carroçaria, altura livre do solo mínima sob os eixos dianteiro e traseiro de 200 mm, altura livre do solo mínima entre eixos de 300 mm, ângulo de ataque mínimo de 35°, ângulo de saída mínimo de 24°, ângulo de rampa mínimo de 28°, de capacidade de emergebilidade a partir de 500 mm, peso bruto total combinado a partir de 3.000 kg, peso em ordem de marcha máximo de até 3.000 kg, concebidos para aplicação fora de estrada, classificados nos códigos 8703.32.10 e 8703.33.10”.
O decreto ainda altera trechos da regulamentação do Inovar-Auto para as montadoras, destacando-se benefícios para gastos em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de elevar o rendimento dos motores Flex acima de 75%, por exemplo.
[Fonte: G1]
Agradecimentos ao Gael Pelicatto. "

VOVÔ DO TROLLER
23/10/2015, 17:16
Pessoal, vocês viram?

http://www.noticiasautomotivas.com.br/governo-aumenta-para-45-o-ipi-para-carros-diesel-ate-2018/

"
O governo aumentou a alíquota de IPI para carros a diesel de fabricação nacional. Agora os veículos movidos por óleo combustível e com capacidade para até seis passageiros, passarão a pagar 45% ante 25% originais e 15% reduzidos recentemente. A medida é válida até 31 de dezembro de 2017, passando a ser de 15% em 2018.
O decreto do governo (8.544), divulgado hoje no Diário Oficial, especifica o seguinte: “Ficam reduzidas aos percentuais indicados (45%) as alíquotas relativas aos veículos de fabricação nacional, de transmissão manual ou automática, com caixa de transferência, chassis independente da carroçaria, altura livre do solo mínima sob os eixos dianteiro e traseiro de 200 mm, altura livre do solo mínima entre eixos de 300 mm, ângulo de ataque mínimo de 35°, ângulo de saída mínimo de 24°, ângulo de rampa mínimo de 28°, de capacidade de emergebilidade a partir de 500 mm, peso bruto total combinado a partir de 3.000 kg, peso em ordem de marcha máximo de até 3.000 kg, concebidos para aplicação fora de estrada, classificados nos códigos 8703.32.10 e 8703.33.10”.
O decreto ainda altera trechos da regulamentação do Inovar-Auto para as montadoras, destacando-se benefícios para gastos em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de elevar o rendimento dos motores Flex acima de 75%, por exemplo.
[Fonte: G1]
Agradecimentos ao Gael Pelicatto. "



PQP. E viva o PT. Você tem ideia de quais veículos seriam atingidos? Abs. Válter

p.s. de qualquer jeito o RN diesel está fora, pois não tem chassi.

jeb
23/10/2015, 17:28
PQP. E viva o PT. Você tem ideia de quais veículos seriam atingidos? Abs. Válter

p.s. de qualquer jeito o RN diesel está fora, pois não tem chassi.

Então Válter, não sei dizer, mas olhando as especificações de uma Hilux, por exemplo, lá diz que o "peso bruto total combinado" é de 3686kg nas versões iniciais. Acredito que, pensando assim, serão afetadas todas picapes e acima. No caso do Renegade, Troller não, pois não são de carga, e devem ficar abaixo dos 3000kg, sendo chassis ou não.

Talvez mais colegas possam opinar.
J.

Pilon
18/10/2017, 23:42
Estamos próximos do final deste aumento de alíquota e procurei notícias sobre o mesmo e não encontrei nada. Ao meu ver tudo indica que em janeiro o IPI de veículos diesel, precisamente pick-ups (segundo entendimento meu), irá baixar.
Calculei os preços com 45% e 15% e concluí que haveria um desconto de 21% no preço final, ou seja, as caminhonetes que hoje custam entre 160.000 e 170.000 ficariam com preço de venda em torno de 135.000.
Acredito que isso traria um impacto muito positivo ao mercado automobilístico em geral, pois haveria uma reclassificação de preços uma vez que com 130.000 teríamos uma variedade maior de opções, aumentando a concorrência e tudo aquilo que esperamos que ocorra.

Fiz pesquisar apenas na internet, caso algum amigo do fórum possua informações a respeito, por gentileza me atualize.

Pilon
14/01/2018, 16:23
Fala Galera,

Tenho acompanhado a questão do IPI e segundo informações este realmente voltou para 15%, porém não houve nenhuma manifestação das montadoras com relação ao reajuste de preço.
Alguém tem alguma novidade?

Segundo informações que levantei o Renegade, Compass e Toro não se enquadram nessa categoria. Apenas as Pickups e SUV's maiores como S10 e Pajero

weco
24/01/2018, 11:01
Cara, acredito que elas não devam mexer nos preços até sair o tal do ROTA 2030, pois geraria um desconforto muito grande eles baixarem agora e depois o IPI voltar a subir. Sem contar que as montadoras são malandras né, se podem aumentar a margem elas não perdem tempo.

paulorl
19/02/2018, 11:21
Vão mexer nos preços pra que, se mesmo alto a galera compra? Ganancia é algo complicado, principalmente de grandes empresas que exploram o mercado brasileiro.

Sergio c
19/02/2018, 17:05
Mas vão comprar um pouco menos com preço mais elevado.
Vão mexer nos preços pra que, se mesmo alto a galera compra? Ganancia é algo complicado, principalmente de grandes empresas que exploram o mercado brasileiro.