PDA

Ver Versão Completa : Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora

rfdex
22/10/2015, 16:05
Amigos,

apresento a vocês a mais nova aquisição: PANDORA. Trata-se de uma Toyota Bandeirante ano 1980, modelo pickup, comprada a preço de sucata em reciclagem. É mais um veículo que me desperta interesse e se encontra dentro da minha capacidade orçamentária. Espero ser breve para relatar como esta belezura chegou até mim e também o motivo de tê-la batizado com este nome. Espero também contar com a ajuda de todos com dicas, sugestões e conselhos a fim de deixá-la "rodável".

Em um breve resumo, achei em um site de anúncios da internet. Perguntei se havia documento: "sim". Perguntei se havia alguma restrição: "não, só um débito de quase mil reais no DETRAN". Perguntei se funcionava: "sim, mas está parada há quase um ano". Fechei negócio por telefone, na condição dela estar como nas fotos e não possuir restrições - que eu ainda consultaria. No outro dia fui buscá-la. Estava pior que nas fotos, mas pelo valor entendi que ainda parecia valer à pena. Paguei menos que uma moto popular usada + 180 de guincho até minha casa. Na pior das hipóteses ela seria retalhada e vendida aos pedaços para cobrir o "preju".

Agora eu era dono de uma Bandeirante, um dos veículos que considero ter ajudado a construir o Brasil nas costas. Já na garagem da minha simplória oficina, decido diagnosticá-la a fim de saber como medicá-la. Cabine com diversos podres; assoalho em estado de medo (buracos e corrosões por todo lado); eixo dianteiro oco (sem qualquer engrenagem) e sem cardã dianteiro; eixo traseiro de F-100; remendos por todo lado; portas sem fechaduras e máquinas do vidro; ausência de vidro na porta esquerda; cilindros de embreagem e freio totalmente oxidados e sem óleo; etc.

Retiro os bancos e o tanque. A situação se agrava: visão do inferno! Ligo a lavadora de pressão, abasteço com produto de limpeza pesado e começo a saga. Quando a água escorreu do chão, necessitei uma pá para recolher quase 2kg de ferrugem e pedaços de metal que se soltaram com a água. Resolvo encher o compressor e com o auxílio de minha super pistola e catraca pneumática começo a desmontar o novo brinquedo. A primeira coisa a sair foi a carroceria de madeira, já quase toda podre. Em seguida passei para a cabine, até deixá-la somente o powertrain e o chassi. Este processo durou quase duas semanas.

Estava lá o OM314. Água e óleo verificados e trocados, resolvo funcionar. A bateria de 70A da Blazer pediu arrego. Vou atrás de uma bateria de 120A de caminhão. Em algumas voltas o escapamento começa a cuspir fumaça. O barulho de caminhão ecoa nas proximidades. O velho OM estava em combate, precisando apenas trocar a farda para voltar à ativa. A vontade de relatar a vocês neste fórum era enorme, mas precisava ter um diagnóstico completo. Enquanto isto pensava em um nome em meio à falta de tempo como qualquer pai de família que trabalha sabe como é difícil.

Não sou criativo. Pensei, pensei e como na internet nada se cria, tudo se copia, usei da criatividade dos policiais e promotores de Justiça para chegar ao nome que refletisse à realidade da Band quando a comprei. Nada melhor que CAIXA DE PANDORA. Segundo o wikipedia, caixa de pandora é "um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo". Foi também o nome utilizado na operação que o Governador de Brasília (Arruda) fora preso e afastado do poder. Para não ficar extenso, ficou: PANDORA.

Incomodado com o que fazer com tanta podridão e ferrugem, busquei o OLX e terminei achando em Goiânia-GO uma cabine de uma Band do mesmo ano e modelo da Pandora. Negociei por telefone, pedi fotos, logo chegou pelo whatsapp. Em seguida ofereci um valor que estava ao meu alcance. Eu era dono em tese de uma cabine completa da Band, mas o vendedor teimava em não acreditar que eu buscaria ela numa carretinha e traria para Brasília assim. No outro dia às 05:00 da manhã saio de casa, acompanhado de meu pai e um amigo. Aproveitei a ida à Goiânia para resolver umas questões particulares. Às 11h, com o termômetro atingindo seus 39º e sensação térmica de 44º, estávamos fazendo força para colocar a cabine sobre a carretinha. Dimensões próximas de serem excedidas, amarramos, paguei, recibo assinado e sai.

Confesso que não acreditei que não fossemos chegar nas mesmas condições que saímos. A cabine é pesada. A carretinha de um eixo nas "excelentes" vias do subúrbio de Goiânia parecia mamulengos dançando frevo. Ao menos estávamos sob o ar condicionado da velha Blazer. Em poucos quilômetros pegaríamos a BR-060, já concedida, e então a condução ficaria mais tranquila ante à qualidade do pavimento. Dito e feito! Mantivemos a velocidade entre 60 e 70 km/h. Só uma pequena observação: ao chegar nas imediações da grande Brasília, um carro encosta ao meu lado buzinando. Assusto pensando ter algo solto ou na iminência. O cidadão pergunta se estava à venda a cabine, pois tinha uma Band capotada e precisava de uma cabine. Informei que estava na mesma situação e segui adiante. Às 17h chegamos em casa. No outro dia iniciei a desmontagem. Agora farei a triagem das peças que irei usar, pois tem bastante peça em duplicidade, e mandarei ao jato de areia. O que sobrar irá ser vendido ao final de tudo.

Espero ir alimentando o tópico dentro da maior brevidade possível, mas informo desde já que disponho de pouquíssimo tempo para dedicar ao serviço de UTI da Band - que é verdadeira terapia para mim. Espero contar com vocês, lembrando que quero deixar a Band "rodável" com segurança, mas também sem gastar fortuna que não possuo. É o início de uma aventura. Um abraço a todos. Eis as "ibagens"!!!

Sergio c
22/10/2015, 16:51
Parabéns pela compra Rfedex, isso é o melhor passatempo que existe p quem gosta de band, desmontar e começar do zero, mas quando pronta, fica um espetáculo.
Qualquer coisa que puder ajudar, conte comigo. Um abraço.

fabiano r
22/10/2015, 17:33
Bela empreitada, boa sorte. E abra um tópico no frota4x4 para a gente ir acompanhando.

Abs. Fabiano

Múcio Luiz
22/10/2015, 18:47
rfdex,

Alguns te chamariam de louco (aliás, a maioria nos chama de loucos, nós que andamos de carros velhos :mrgreen:, mas que nos dão a satisfação que nenhum carro 0km de plástico possa proporcionar :cool:). Eu te chamo de corajoso. E até de visionário. Estou plenamente satisfeito com a Explorer, mas sonho em um dia ter condição de ter uma Band (quando eu tinha 5 anos minha mãe me levou numa CSS Toy e fiquei tão encantando que o vendedor me deu um poster de uma OJ50L que ficou no meu quarto até pouco antes de eu casar). Boa sorte e acompanhando!

PS: Já sabe se qual caçamba vai usar, se a de madeira ou a de aço?

[]s!

pedrofarmacia
22/10/2015, 18:56
rfdex, sucesso na sua reforma. depois coloca a lista das peças que você vai vender. eu estou reformando uma 1964 vou precisar de algumas peças talvez me sirva.

rfdex
22/10/2015, 19:55
Obrigado pelo apoio e acompanhamento do topico amigos.

Realmente sou louco. So ando de "carro véio", mas não dou um centavo de ipva a fdp nenhum! Hehehehe.

Quanto as peças, a medida em que for definindo o que for usar, já começo a relacionar as peças para venda.

Abraço

hercilio.neto
22/10/2015, 20:45
rfdex, sucesso na sua reforma. depois coloca a lista das peças que você vai vender. eu estou reformando uma 1964 vou precisar de algumas peças talvez me sirva.
Pedro,
Será que não dá pra recortar a frente do painel? Seria uma oportunidade para reconstruir o seu painel e deixar original.

pedrofarmacia
22/10/2015, 20:52
Hercilo, vou soldar um chapa e fazer o recorte, mas devo colocar esse painel mais novo

hercilio.neto
22/10/2015, 20:53
Parabéns Raphael,
Eu acho que voce poderá fazer uma reforma de baixo custo, é só ter paciência e fazer o máximo de coisas você mesmo.
Quando for mexer na mecânica, coloque freio a disco. Priorize isso e depois se der, coloque o servo-freio.
O câmbio e a caixa de transferência estão OK? Pesquise bastante e fique atento às ofertas de peças usadas, seria interessante encontrar um eixo dianteiro completo.
Boa sorte na empreitada. Se precisar da gente, estamos às ordens.

hercilio.neto
22/10/2015, 20:55
Hercilo, vou soldar um chapa e fazer o recorte, mas devo colocar esse painel mais novo
beleza, vai ficar bom também.

Maggion
23/10/2015, 09:03
Belo relato e Parabens pelo novo brinquedo.

acompanhando

Carlo Pecca
23/10/2015, 11:23
Raphael, parabéns pela Coragem e "LOUCURA" em partir de cabeça nesse imenso Lego.
Moro no Rio e aparecendo alguma peça aqui de seu interesse, pode contar que vou no local verificar e passar as informações a respeito. O Fabiano de Lagoa Vermelha comprou uma Cx 4m sincronizada aqui no Rio. Verifiquei pra ele e depois fechou negócio.
Boa Faina!

rfdex
23/10/2015, 19:03
Obrigado amigos, precisando contarei com vossos auxílios para olhar peças in loco. Abaixo uma foto da alavanca de tração. Como veio faltando e não achei para comprar. E o único lugar que achei estavam pedindo quase um fígado no mercado negro, resolvi bolar a engenhoca pois não achei modelo algum na net. Não ficou dos mais bonitos, mas ficou bem resistente e está cumprindo a função social: engatar e desengatar a tração! Farei um acabamento na parte que ficará visível dentro da cabine. Ainda coloquei um bico de graxa para lubrificar sempre que necessário o eixo. Espero que sirva para outros que, na mesma situação que a minha, não se desesperem e contornem o problema. Abraços

Sergio c
23/10/2015, 22:41
É isso aí Rfdex, ficou bom mesmo, só dar uma esmerilhada na solda e pintar de preto.
Com um pouco de vontade e imaginação se faz quase de tudo nas bands.

JRoberto
24/10/2015, 11:21
Raphael, Bela empreitada! Acompanhando!
Se precisar algo aqui de São Paulo ou região, da um alô, podendo ajudar tamos ai.

hercilio.neto
24/10/2015, 13:21
Gostei da solução da alavanca. Simplesmente simples.

rfdex
24/10/2015, 21:33
Amigos,

primeiramente obrigado pela participação e disponibilização de todos para auxiliar-me nesta empreitada. Confesso que é um prazer compartilhar esta missão com vocês!

Continuando a saga, hoje ao sobrar um pequeno tempo (necessário para descansar a mente), pus a mão na massa e resolvi mexer na lataria. Vou analisando as etapas conforme o tempo que disponho. Então resolvi experimentar usar o maçarico para soltar as várias camadas de tinta e massa que estavam sobre a lata. Aliás, fazer uma observação: o último lanterneiro que mexeu nesta Band deve ter feito curso de culinária na Itália. Vai gostar de massa assim lá longe, PQP!

À medida em que ia esquentando, fui raspando com escova de aço e espátula. Ficou melhor que eu imaginava e vai me poupar a grana, o tempo e o deslocamento até o jato de areia mais próximo. Talvez faça as demais peças assim também. Fui controlando o calor para evitar deformações na chapa, mas como se trata de uma lata de verdade (de Bandeirante), nem me preocupei muito. Vou deixar todas as peças de lata no ponto de pintar, fazendo uma a uma conforme minha disponibilidade.

Como sou fã número um da tinta hammerite, que pode ser usada direto sobre o metal e ainda inibe ferrugens existentes e futuras (uso o produto há mais de 10 anos em meu uso doméstico. Para quem não conhece, recomendo!!!), estou pensando em usar a primeira mão o hammerite (na cor branca) como fundo. Inclusive é uma maneira de deixar as peças seguras de corrosão até chegar o dia de pintar todas com a tinta automotiva. Pesquisei sobre mas nada encontrei.

As fotos abaixo:

Sergio c
24/10/2015, 23:36
É isso aí rfdex, band e massa plástica não combinam muito bem, abaixo essas massas heheheh

hercilio.neto
25/10/2015, 16:58
Existem removedores químicos, talvez o serviço fique mais fácil.

rfdex
25/10/2015, 20:29
Ja experimentei do mais caro ao mais barato. Geralmente tiram 1 camada. Existem 4 nela, fora a massa que removedor quimico nao tira. Com fogo eh so raspar de leve com espatula, sai tudo. Hoje tive 1h livre no dia, fiz 70% do outro lado do capô. Quando terminar irei fazer as soldas, tirar os amassados, lixar, banhar com thinner e aplicar o fundo protetor ate a pintura definitiva.

rudger
26/10/2015, 06:20
Tentei usar removedor de tinta na minha band, me arrependi. o troço ruim, atrapalho mais que ajudou.

dudu83
28/10/2015, 01:10
cara usa wash primer ao inves de ramerite, alem de proteger a lata ele ajuda a adesao do fundo..

rfdex
28/10/2015, 01:25
Obrigado Dudu. Farei isso então. Vou ver se acho. Abraço

pedrofarmacia
28/10/2015, 18:48
Estou usando um PRIMER EPOXI DA WEG, eles usam para pintar motor. muito bom.

Lucas melo
29/10/2015, 11:28
acompanhando excelente topico. bela empreitada amigo, vai conhecer a viatura de cabo a rabo.

me tira uma duvida qual motor é original nas bandeirantes jipes, tenho encontrado com anuncios de motores diferentes, e qual é o mais confiavel....

desculpas as perugntas mas sempre sonhei com uma e dependendo pretendo ter uma para dia a dia e longas viajens por esse brasil..

rfdex
29/10/2015, 19:39
Obrigado amigo.

As primeironas da década de 60 motor Mercedes OM324. De 70 e alguma coisa até 90 motor Mercedes OM314. 1990 a 1993 OM364. E depois disso motor Toyota 14B. Me corrijam os mais experts!

O motor Toyota é mais elástico, menos barulhento, mas acredito que a durabilidade dos Mercedes é superior. Pegue uma de 81 em diante, já com câmbio sincronizado e reduzida.

Abraço

rfdex
31/10/2015, 18:02
Pessoal,

estou quase terminando o capô. E iniciei o teto (chapéu da cabine). Em paralelo resolvi retirar o eixo traseiro, pois há gambiarra no suporte do jumelo traseiro. Então já descobri onde comprar o suporte novo com buchas e parafusos.

Nesta "Caixa de Pandora", o eixo dianteiro veio oco (sem qualquer engrenagem dentro) e o traseiro era de Rural (Dana). Como os recursos são poucos, e como um amigo niveiro do norte de Goiás me vendeu a preço bastante camarada (menos que uma bicicleta usada) um par de eixos Dana canela grossa, estou decidido a usá-los - ao menos por enquanto - na Band. Vou manter o que veio nela, trocando as engrenagens internas pelo traseiro que comprei do referido camarada niveiro (Fernando).

A minha idéia é colocá-la para rodar, ao menor custo possível mantendo certa confiabilidade, e principalmente ficar apta à vistoria para transferência de propriedade. Então acredito que resolverá. Eu procurei mas não achei em lugar algum Band com eixo Dana 44. A idéia é deixá-la SPOA (mola sobre o eixo). Aos experts: a relação deles é 4.88. São bem reduzidos. Pretendo usar pneus médio/grandes. Será que ficará muito reduzido na Band com motor OM314?

Um projeto deste, principalmente quando se faz 90% de tudo sozinho, é bastante cansativo. Confesso que boa parte do trabalho consiste em desfazer gambiarras... Mas pretendo ir mantendo a regularidade, pois um dia fica pronto!

Abraços

Sergio c
31/10/2015, 18:39
Acho que com essa relação vai ficar bem mais reduzido, mas vai tocando o barco até encontrar uns eixos de band, originais. Putz, os cara colocarem eixos de rural na band é pra matar....

rfdex
04/11/2015, 19:45
É o que me resta fazer por ora Sergio!

Amanhã devo postar fotos de mais uma etapa vencida. Desmontei a cabine adicional que comprei, já vou tampar os orifícios da bateria e do tanque de combustível. Estou retirando também sua tinta e desamassando a lata, tampada por massa (nunca vi lanterneiro gostar tanto de usar massa em Bandeirante, pqp).

Abraços

Maggion
05/11/2015, 09:26
No mês passado (19/10/15) o Barcik falou que ainda estavam a venda.

Talvez ele ainda os tenha,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/152462-par-diferencial-bandeirante.html

ele pedia R$ 3000,00 nos dois

rfdex
05/11/2015, 19:27
Valeu! Ja fiz a proposta. Abraco

hercilio.neto
05/11/2015, 21:59
Tomara que feche o negócio. Fica resolvido o problema do 4x4 também.

Múcio Luiz
05/11/2015, 22:19
Tomara que feche o negócio. Fica resolvido o problema do 4x4 também.

Na torcida tbém! Aliás, muita educada a sua proposta. Um exemplo a ser seguido por todos os foristas.

[]s!

andersondjango
06/11/2015, 15:41
Boa tarde onde consigo comprar um kit de freio a disco band 1981 pick up

Fband
06/11/2015, 16:05
Boa tarde onde consigo comprar um kit de freio a disco band 1981 pick up

Amigo,

A tração mania está com promoção!!

Aproveita lá!!

rfdex
09/11/2015, 19:35
...dando continuidade ao andamento do projeto, segue fotos de mais uma etapa - feita na semana passada. Aos poucos o barco vai vencendo a correnteza! Trabalhando sozinho e de vez em quando contando com a ajuda de um amigo que topou a empreitada, peças vão mostrando que são de metal. Nunca vi tanta massa. Até agora já retirei duas sacolas (de supermercado) cheias de pedaços de massa que estavam presos ao capô, teto e metade da cabine. O bocal do tanque vou recortar e soldar uma chapa lisa curvada, pois vou retirar o tanque de dentro da cabine! É bem difícil reparar lataria com solda elétrica. Eu tenho uma inversora de eletrodo, que já é bem melhor que a retificadora comum. Mas ainda assim é um parto. Haja paciência... tem que haver muito cuidado para não empenar a chapa. Cheguei a cogitar comprar uma mig sem gás, mas pelo que andei lendo até agora ela parece ser muito próxima a minha inversora de eletrodo. Obrigado a todos pelo apoio constante e pelo acompanhamento deste tópico. Enviei uma mensagem ao administrador para remover para a área geral do Fórum, mas até agora nada... e não quero abrir outro tópico lá, para não perder o que já tem neste. Se alguém puder me ajudar neste sentido, fico grato! Abraços

titanium
10/11/2015, 06:58
...dando continuidade ao andamento do projeto, segue fotos de mais uma etapa - feita na semana passada. Aos poucos o barco vai vencendo a correnteza! Trabalhando sozinho e de vez em quando contando com a ajuda de um amigo que topou a empreitada, peças vão mostrando que são de metal. Nunca vi tanta massa. Até agora já retirei duas sacolas (de supermercado) cheias de pedaços de massa que estavam presos ao capô, teto e metade da cabine. O bocal do tanque vou recortar e soldar uma chapa lisa curvada, pois vou retirar o tanque de dentro da cabine! É bem difícil reparar lataria com solda elétrica. Eu tenho uma inversora de eletrodo, que já é bem melhor que a retificadora comum. Mas ainda assim é um parto. Haja paciência... tem que haver muito cuidado para não empenar a chapa. Cheguei a cogitar comprar uma mig sem gás, mas pelo que andei lendo até agora ela parece ser muito próxima a minha inversora de eletrodo. Obrigado a todos pelo apoio constante e pelo acompanhamento deste tópico. Enviei uma mensagem ao administrador para remover para a área geral do Fórum, mas até agora nada... e não quero abrir outro tópico lá, para não perder o que já tem neste. Se alguém puder me ajudar neste sentido, fico grato! Abraços

CARACAA!!! :o

Rafa só agora fui ver o seu tópico e que havia comprado a nova viatura!
Poxa, meus parabéns!!!
:D

A turma de toyoteiros aqui no DF é grande!

E que empreitada essa sua, heim!?
Legal!
ACHO que ainda tenho qualquer bobagemzinha de Band jogada lá em casa... peça pequena, mas se quiser....

Quero ver a Pandora de perto heim!

Abração!

rfdex
10/11/2015, 10:02
CARACAA!!! :o

Rafa só agora fui ver o seu tópico e que havia comprado a nova viatura!
Poxa, meus parabéns!!!

A turma de toyoteiros aqui no DF é grande!

E que empreitada essa sua, heim!?
Legal!
ACHO que ainda tenho qualquer bobagemzinha de Band jogada lá em casa... peça pequena, mas se quiser....

Quero ver a Pandora de perto heim!

Abração!

Grande Daniel !!!

É, a empreitada é grande. Quero sim o que você tiver sobrando! Quanto à Pandora, se quiser vir aqui, só avisar que mando o localizador. E como anda a vida? Nunca mais fui aos encontros... qualquer hora apareço!

Um abraço.

titanium
10/11/2015, 10:26
Fala Rafa!! Cara to na correria mas quero ir ver de perto a Pandora!

Os encontros estão ocorrendo às quintas no clube ASCADE, pertinho da ponte!
Lá tem uma infraestrutura muito melhor! Banheiros, mesas e comida gostosa e com preço acessível.
Não paga para entrar mas precisa avisar para colocar "o nome na lista" que fica na portaria.

Bicho muito bacana a sua reforma na Band! Show de bola!

rfdex
15/11/2015, 23:20
Boa noite amigos!

Continuando a saga, informo que estava em processo de negociação dos eixos indicados dias atrás, de um anunciante aqui mesmo do Fórum. Assim que o vendedor me sinalizou que um outro interessado não fechou negócio, iniciei as buscas de uma transportadora que os trouxesse de Curitiba para Brasília. A maior dificuldade era a nota fiscal, documento exigido pelas empresas de transporte.

Nesse meio tempo, fiquei sabendo que um jipeiro aqui de Brasília estava com um eixo transeiro de Band à venda. Ao chegar em sua garagem, o eixo não me serveria, pois o diferencial era deslocado (e meu câmbio tem saída central). Mas logo vi dois eixos presos a um chassi, mostrei interesse nos mesmos, mas me informou que só poderia vender se fosse o conjunto. Assim comprei a sucata a um preço que considerado ter sido justo.

Trouxe para casa no sábado mesmo e já dei continuidade. Agora darei uma revisão nos mesmos e instalarei freio a disco no dianteiro. Com esta compra, estou mais quebrado que os cofres públicos. Então vou adiantando o que posso enquanto respiro. Como diz o ditado: quando não se tem dinheiro, a criatividade deve prevalecer!

Um abraço a todos!

Maggion
16/11/2015, 08:11
:dance:

Maravilha logo log a Band ta novinha.

rfdex
06/12/2015, 09:44
Dando continuidade à saga, apresento mais uma etapa a vocês. Não é fácil conciliar a correria do dia a dia com uma reforma tão drástica quanto esta, principalmente quase se faz - sem dinheiro - tudo sozinho ou no máximo com a ajuda de um amigo ocasionalmente.

Agora nas fotos o caixote da cabine. Tirei o molde e recortei a chapa virgem que havia comprado para tampar os orifícios da bateria e do tanque, no assoalho da cabine. Aqui vale observar que nunca havia mexido com solda e reparo em lataria. É bem bacana, apesar de trabalhoso.

Haviam locais amassados, mas sem quinas. Esquentei a chapa e fui rebatendo. Ficou perfeito. Lugar que antes era coberto com quase 10mm de massa, hoje será apenas lata e tinta. Quanto aos remendos dos orifícios, vi bastante vídeo no youtube. Nunca se deve "cobrir" chapa com chapa, mas sim emendar uma a outra no mesmo nível e altura. Depois ponteia com solda e depois que estiver firme inicia-se o cordão de costura.

Os eixos Dana, que inicialmente seriam usados provisoriamente nela, terminei vendendo para um colega do interior do Paraná. Os recursos serão empregados nesta reforma. Já comprei os calços da cabine (mercado livre). Estão guardados aguardando o término da reforma!

Abraços!

rfdex
06/12/2015, 15:59
Trabalho atualizado e recente!

Mais uma etapa. Estou quase terminando de fechar o local onde ficava o bocal do tanque. Já vi que muitos apenas isolam soldando uma chapa no local e deixando a cavidade. Resolvi fazer diferente e retirar tudo, colocando uma chapa lisa como é originalmente do lado esquerdo. Para tanto usei o famoso disco de cortar aço inox (bem fininho, deixa o acabamento muito bom). Então vou tentar explicar aqui para quem quiser meter a mão na massa e fazer o serviço sozinho.

1) com uma esmerilhadeira pequena e um disco de cortar aço inox (daquele bem fininho), iniciei o corte após ter riscado a lata onde seria;
2) após cortar a lata, vesti um papel de molde pelo lado de fora e por risquei dentro. Por quê se deve fazer assim? Porque dessa forma, quando você levar o molde até uma chapa lisa, você terá o tamanho real da chapa (pois ela deverá ficar dobrada acompanhando o curvão da cabine);
3) após cortar a chapa lisa, tente ir dobrando-a com calma. O ideal se você não tem uma prensa com a curvatura correta é esquentar e ir colocando pressão com as mãos mesmo, usando um mourão/pilar redondo como apoio. A marreta também é bastante útil. Mas bata com carinho! Vá testando de pouco a pouco, para evitar dobrar demais. Quando estiver muito próximo ou igual à curvatura da cabine, veja como está o encaixe. Se preciso desbaste levemente com a esmerilhadeira;
4) uma vez que a chapa esteja encaixando na lata (não se deve sobrepor em momento algum chapa com chapa, pois ficará imperfeição na lataria), vá pingando com solda. Por incrível que pareça estou usando solda elétrica. Uma máquina inversora com eletrodo comum de 3,25. Acreditem se quiser, a solda na lataria parece ficar melhor que usando eletrodo mais fino. Ao menos é a experiência que estou tendo. Mas tem que ter muita calma, ir ponto a ponto. Pingue a chapa nos quatro pontos e depois vá pingando alternadamente para evitar que ela entorte. Não faça cordão de solda pois irá empenar.
5) após terminar a solda, desbaste os caroços com a esmerilhadeira, deixando plana para uma lixa fina terminar o serviço.

Ainda não terminei, por isso não tem fotos do acabamento. Assim que terminar o serviço, postarei as imagens finais!

Abraço!

hercilio.neto
06/12/2015, 16:24
Que trabalho bacana Rafael.
Incrível que voce não tem curso de soldador e está conseguindo fazer.
Parabéns.

Arranca Toco
06/12/2015, 16:50
Acompanhando sua reforma colega, que por sinal anda muito bem, parabens pelos trabalhos, está ficando excelente!!!
Também estou passando pela mesma situação que voce. Resolvi reformar o jipinho 1965 mas confesso de antemão que conciliar o dia-a-dia com o upgrade não é nada fácil. Boa sorte nesta empreitada!!!!

JOELSTER DODGE
06/12/2015, 20:45
lendo e aprendendo muito !!

rfdex
16/12/2015, 11:52
Senhores,

estou na luta remendando e fechando orifícios na cabine da Band. Tenho observado que a cabine da Band é feita de chapas dobradas e pingadas com solda, fazendo com que água penetre entre as mesmas e, além de criar oxidações, infiltre para dentro da cabine.

Considerando esta situação e ainda que o painel traseiro da minha cabine não está 100% em relação ao rodapé onde é parafusado na cabine, estou pensando seriamente em soldar esta parte no caixote da cabine. Com isto elimino pontos de oxidações, entradas de água e ainda deixo um acabamento melhor. Em restaurações gosto de manter a originalidade das coisas, melhorando apenas o que é necessário mesmo.

Sei que engenheiros estudam anos para projetar determinadas coisas e que a cabine deve ser passível de torções para compensar inclinações em trajetos, mas nesta situação acho que será a providência a ser tomada. Queria a opinião dos senhores.

Tenham calma e paciência que o projeto está caminhando - a passos lentos, mas está! Esta Band tem sido verdadeira escola para mim, aprendendo coisas que jamais pensei em fazer. E confesso que muitas horas de programas como American Hot Rod e Overhaullin, além das milhares de horas de participação e leitura neste fórum e de vídeos no youtube, foram úteis para criar coragem e por a mão na massa.

Abraço!

Denise Ávila
16/12/2015, 12:24
Senhores,

estou na luta remendando e fechando orifícios na cabine da Band. Tenho observado que a cabine da Band é feita de chapas dobradas e pingadas com solda, fazendo com que água penetre entre as mesmas e, além de criar oxidações, infiltre para dentro da cabine.

Considerando esta situação e ainda que o painel traseiro da minha cabine não está 100% em relação ao rodapé onde é parafusado na cabine, estou pensando seriamente em soldar esta parte no caixote da cabine. Com isto elimino pontos de oxidações, entradas de água e ainda deixo um acabamento melhor. Em restaurações gosto de manter a originalidade das coisas, melhorando apenas o que é necessário mesmo.

Sei que engenheiros estudam anos para projetar determinadas coisas e que a cabine deve ser passível de torções para compensar inclinações em trajetos, mas nesta situação acho que será a providência a ser tomada. Queria a opinião dos senhores.

Tenham calma e paciência que o projeto está caminhando - a passos lentos, mas está! Esta Band tem sido verdadeira escola para mim, aprendendo coisas que jamais pensei em fazer. E confesso que muitas horas de programas como American Hot Rod e Overhaullin, além das milhares de horas de participação e leitura neste fórum e de vídeos no youtube, foram úteis para criar coragem e por a mão na massa.

Abraço!

Oi Rafael
Se fosse vc eu não soldaria estas e nenhuma das partes que são aparafusadas. Certamente que com as torções que vc mesmo já mencionou, elas irão trincar, podendo até mesmo desalinhar a cabine. Quanto à ferrugem, minimiza muito uma boa preparação da base da pintura. Infelizmente isso não era feito na montadora. Na restauração da LOBA, comprei um produto chamado Interzone 954. Ele é utilizado em embarcações e substitui o wash primer e o primer. Foi aplicado na parte inferior do assoalho e nas bandejas no interior. Aplicado também em todas as dobras, recôncavos e emendas.
O bom é que ele está disponíveis em algumas cores mais básicas e assim podemos escolher a que mais se aproxima da cor de acabamento que iremos usar.
Infelizmente a sua textura grossa não permite ser utilizado em todas as superfícies da lata.
Boa sorte!

hercilio.neto
16/12/2015, 22:32
A lataria da Band é um grande mistério, parece um caso insolúvel.
Há pouco menos de 2 anos reformei a lataria do Imortal.
O caixote foi jateado e retirada toda a massa e corrosão, deixando o metal totalmente exposto. A lataria foi devidamente tratada antes da pintura.
Tenho inspecionado minuciosamente até nos cantos mais escondidos, e recentemente notei pontos de oxidação inclusive no estribo, onde foi usada peça nova.
Nada grande ou preocupante, mas entendi que sempre terei que cuidar disso pois é manutenção recorrente. Não dá pra relaxar, se não, a ferrugem evolui e toma conta de tudo.

Sergioporto
17/12/2015, 13:43
A lataria da Band é um grande mistério, parece um caso insolúvel.
Há pouco menos de 2 anos reformei a lataria do Imortal.
O caixote foi jateado e retirada toda a massa e corrosão, deixando o metal totalmente exposto. A lataria foi devidamente tratada antes da pintura.
Tenho inspecionado minuciosamente até nos cantos mais escondidos, e recentemente notei pontos de oxidação inclusive no estribo, onde foi usada peça nova.
Nada grande ou preocupante, mas entendi que sempre terei que cuidar disso pois é manutenção recorrente. Não dá pra relaxar, se não, a ferrugem evolui e toma conta de tudo.
Cuidado especial na calha do teto ,pois enferruja por baixo do kpo.Como estou dando um trato na minha devido à um tombo que dei nela,retirei todo kpo da calha com lixadeira de disco pequeno,lixei com escova rotativa ,apliquei wash primer e depois o primer e reapliquei kpo.
Estava surgindo ferrugem,inclusive na emenda do teto.

rfdex
24/12/2015, 00:41
Após a pane que o fórum sofreu, trago a vocês mais uma etapa do serviço na Pandora:

achei que parte do assoalho estava feio, para não dizer podre. Melhor que remendar, achei por bem substituir a chapa inteira.

Cortei o local usando o Plasma. Após retirar a parte danificada do assoalho, fiz o molde em papelão e depois transferi à chapa virgem.

Após cortar a chapa virgem, precisava dobrá-la. Sem o instrumento adequado (dobradeira hidráulica), fiz um rasgo (vinco) superficial na mesma usando a esmerilhadeira para diminuir a sua tensão e poder dobrá-la na mão. Travei-a na morsa e fui manualmente colocando-a no ângulo.

Eis as imagens:

Sergio c
24/12/2015, 16:54
Band e ferrugem são amigas inseparáveis hheehhe

rfdex
18/01/2016, 00:22
Amigos

cá estou novamente para atualizar o velho tópico. Estou indo devagar em virtude de uns contratempos pessoais. Após a última postagem, levei o caixote ao latoeiro para soldar uns detalhes que a minha máquina não conseguia.

Enquanto isto passei para os paralamas. Segue um deles com a tinta e o excesso de massa removidos. Não dá para entender a camada de massa que tinha... estou enchendo sacos e mais sacos de lixo com massa removida.

Assim que o caixote da cabine retornar do latoeiro, devo ir montando ela no cavalete e acertando os detalhes. Recolocando a moldura, portas, teto e testando, ajustando tudo antes de iniciar os preparativos para o acabamento.

Paralelamente iniciei a remoção das campanas de freio dianteiro, pois colocarei disco. Removi as sapatas e a campana. Mas parei por aí. Estou rachando a cabeça como remover este guarda-pó. Há quem diga ser necessário remover o semi-eixo. Outros dizem que não...

Testei as rodas livre manuais, estão acoplando e desacoplando perfeitamente!

Depois que resolver os freios, instalarei a direção hidráulica (usarei do Opala).

Um abraço a todos.

Sergio c
18/01/2016, 08:42
Rfdex, o semi-eixo vc não precisa retirar, mas a roda livre, depois o cubo de roda e a manga de eixo, tem que ser retirados p sair esse espelho. Mas já que vai retirar tudo isso, retira o SM, dá uma lavada com diesel, vê o estado geral e coloca graxa nova. Dá uma revisada tb nos dois rolamentos cônicos do munhão. Um abraço.

Th Cerga
19/01/2016, 16:50
Gosto das Bands Pickup, passei só para acompanhar e desejar boa sorte!

umneofito
22/01/2016, 00:53
acompanhando

rfdex
26/01/2016, 17:17
Senhores, segue mais uma atualização.

Levei a cabine até um latoeiro para soldar em alguns pontos com a solda oxigênio e reparar algumas partes de lata muito fina que estavam podres. Como tinha falado alguns dias atrás aqui no tópico, achei por bem soldar o painel traseiro da cabine no caixote.

Na lista dos Toyoteiros aqui da minha região no whatsapp havia um colega vendendo um jogo de pneus aro 16 usados, arrematei por 350 reais. Ainda devo rodar uns 25 mil kms. Não é o ideal, mas ao menos tenho borracha para passar na vistoria, circular, movimentar a toyota na garagem (que está sobre cavaletes) até conseguir fôlego para troca total daqui um tempo.

Estou ajeitando a cabine aos poucos, fazendo as soldas com muito cuidado. Tem muito detalhe que consome muito tempo. Mas devagar vou caminhando...

Obrigado a todos pela torcida, dicas e acompanhamento.

Saudações

hercilio.neto
26/01/2016, 21:40
Raphael,
O trabalho na cabine vinha sendo feito com as peças separadas (caixote, curvões e teto).
Agora, pelas fotos, fiquei com a impressão que o curvão foi soldado no caixote.
Não seria melhor manter as peças parafusadas?

521213

valmirjunior
27/01/2016, 07:37
vai transformar em monobloco, pelo menos não vai entrar agua neste local kkk.

Sergio c
27/01/2016, 08:39
vai transformar em monobloco, pelo menos não vai entrar agua neste local kkk.
Vai ter que passar um veda junta, pois a solda sempre fica com alguns furos heheheh

rfdex
27/01/2016, 10:43
Sim, foi o que falei acima. Soldei este painel no caixote. Os demais não serão soldadas, mas este já estava idealizado - conforme registrei neste tópico aqui. O rodapé deste painel estava bem podre, mas o latoeiro fez um serviço impecável. E para evitar entrar agua aí, resolvi soldar. Vou vedar bastante. Espero conseguir deixá-la rodável, porque seu estado era deplorável. Abraços!

rfdex
02/02/2016, 22:21
Amigos, boa noite. Segue imagem das peças que comprei para o upgrade da PANDORA! Aproveitei a oportunidade e me antecipei, mesmo sem poder $$$... Paguei R$ 300,00 no conjunto! Assim que instalar, divulgo aqui o passo a passo! Tanto a bomba quanto a caixa são da marca ZF. Tenho uma dúvida, a bomba tem pressão declarada em sua plaqueta de 42 BAR. Acham suficiente para funcionar na Bandeirante? Ela funciona no Opala...

Abraços

valmirjunior
03/02/2016, 07:43
Opa, eu instalei um conjunto desse na minha antiga Band. Não lembro a pressão da bomba, o conjunto que coloquei era do opala 6 cilindros.
Vamos as dicas:
Quando montar a mangueira não utilize o redutor que vai no meio (no caso da mangueira original do opala), faça uma mangueira nova direto da bomba para o setor, isso ajuda muito.
Você terá problema para alinhar a bomba na polia, na minha eu criei um suporte utilizando como base o original MB, o problema é o pescoço da bomba, muito curto.
Para facilitar o alinhamento da bomba procure a polia da bomba d'água de 4 canais.
Uma ultima dica, quando for colocar o setor no local alinhe o máximo possível o entalhado do setor com a coluna de direção, deixe ele inclinado (no opala ele trabalha inclinado), fuja da tentação de deixar o setor na horizontal.
Boa sorte na empreitada, esta ficando bom.

Rafael_Pitangui
04/02/2016, 21:39
Meus parabéns xará. Fico admirado com sua coragem de pegar uma empreitada dessa. Te vendo a hilux de volta e vc deixa ela redondinha, anima? rsrsrsrs.

Grande abraço!

rfdex
05/02/2016, 13:39
Hahahahaha. Nem a pau, Juvenal! Estou ralando com esta aqui. Assina aí para acompanhar. Abraço.

rfdex
08/02/2016, 14:37
Pois é amigos, segue mais uma etapa. Terminei de fazer a solda entre o painel traseiro (curvão) e o caixote de baixo. Menos um lugar para entrar e acumular água. E estou pensando em fazer isso com o teto e o quadro do parabrisa. Ou seja, fazer da cabine um "monobloco".

Como se trata de uma reforma total, a idéia não é deixar original, mas sim pronta para o uso diário e passeio. Acho que conseguirei trazer um pouco mais de conforto com melhor vedação, assim como menos manutenção, soldando as latas.

Pela idade das peças (latarias), acho que daria uma sobrevida a elas e caso necessitasse uma reforma em breve (daqui uns 10 ou mais anos), trocaria logo a cabine, talvez para uma de fibra.

Na foto horizontal (paisagem), notem a quantidade de cores que esta cabine já teve (vermelho, verde e azul). Se eu conseguir uma vaga e um preço justo aqui perto, darei um jato de areia antes de tratar a lata e pintar. Fotos abaixo.

Abraço a todos!

rfdex
28/02/2016, 16:50
Boa tarde senhores,

há aproximadamente 20 dias não apareço por aqui. Estava colocando o trampo em ordem. Como mexo sozinho e raramente conto com um auxílio de um amigo, o ritmo é devagar mesmo - principalmente nesta época de quebradeira ($$$) geral.

Estou ajeitando a cabine, posicionando a coluna de direção (que vou tentar manter a original mesmo) e aguardando um período de estiagem aqui em Brasília, quando a umidade vai a quase zero para pintar. Acredito que o tratamento na chapa ficará melhor.

Enquanto isso vou adiantando outras coisas. Hoje foi a vez da direção hidráulica. Já tinha comprado o kit do opala, como postado anteriormente, e chegou a hora de fazer o molde e adaptá-la. Comprei uma chapa de aço com 6mm de espessura para tanto.

Ainda não cheguei ao final, pois falta furar a chapa (onde os parafusos passarão) e dar um acabamento nas quinas vivas para que possa soldá-la na posição definitiva. E uma coisa que aprendi em adaptação: nunca começar e terminar uma adaptação no mesmo dia. Sempre surgem idéias, sugestões. Deixa a cabeça trabalhar para evitar desfazer no futuro algo já feito.

O molde eu scaneei e coloquei as medidas para, caso alguém se interesse nesta adaptação, imprimir e já ter o molde correto. Como não sei se a imagem scaneada, ao ser impressa fica com o tamanho original, coloquei as medidas para que possam conferir isto e evitar dores de cabeça.

Seguem também as fotos, tomando a liberdade de "copiar" duas fotos de outro tópico aqui do fórum que mostram a caixa já instalada (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/117404-direcao-hidraulica-pra-band.html) para ilustrar o objetivo final desta empreitada!

Mais uma vez obrigado pela torcida e visitas ao tópico!

Abraços

ddiegooo
01/03/2016, 12:10
Meus parabéns pelo carro, pelo tópico, pela redação e pela força de vontade! hahaha
Eu simplesmente me amarro em tópicos assim, irei acompanhar na torcida daqui.
Grande abraço

BANDEIRANTE FRANK STAIN
02/03/2016, 13:30
Parabéns pelo projeto Raphael, tá ficando show.

rfdex
05/03/2016, 15:58
Obrigado amigos. A saga continua...

envio abaixo o término de instalação física da caixa de direção. Ainda falta ligar as mangueiras, adaptar a bomba no sistema de correias do motor e colocar a coluna de direção, que será uma das últimas tarefas da reforma da Pandora.

Com o pedaço moldado em aço e já com os furos feitos, prendi o mesmo à caixa e encostei onde seria o local definitivo para soldar. Daí pinguei com solda nas extremidades para firmar a chapa e evitar empenaduras. Após retirei a caixa, deixando apenas a placa de aço já levemente soldada ao chassi. Daí sim terminei os cordões de solda.

Fiz por baixo uma mão francesa para firmar evitar oscilação da chapa quando a caixa de direção fizer força. Espero que seja útil a quem esteja na mesma labuta que eu.

Abraços

rfdex
07/08/2017, 18:14
Olá pessoal. Estava sumido do fórum... infelizmente não pude concluir o projeto. Tive uma chateação com um lanterneiro, somado a outros dissabores, terminei vendendo peça por peça e investi o dinheiro arrecadado em um outro projeto. Desculpa se frustrei a expectativa dos que frequentavam assiduamente. Confesso que fiquei bem chateado com a decisão que tomei à época, mas analisando friamente foi a melhor. Um abraço a todos!

Sergio c
07/08/2017, 20:56
A vida segue Rfedex, mas lidar com lanterneiro(chapeador) e mecânicos não é fácil mesmo.