Conectar

Ver Versão Completa : Motor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny

sandro-natal
21/10/2015, 10:07
Pessoal,

Alguém já colocou ou sabe de alguém que tenha colocado ou está instalando o motor do Swift Sport ou do S-Cross no Jimny?

Estou analisando a viabilidade dessa solução e gostaria de trocar idéias com quem já passou ou está passando por isso.

Também estou aberto a opiniões da comunidade sobre este assunto.

Motor do Jimny: M13
Motor do Swift Sport e do S-Cross: M16

M16 no Swift Sport
142 cv a 6.900 rpm
17 mkgf a 4400 rpm

M16 no S-Cross tem menos potência. O coletor de admissão do Swift tem geometria variável e o do S-Cross não.

M13
85 cv a 6000 rpm
11,2 mkgf a 4100 rpm

No Swift e no S-Cross, o motor é transversal, e no Jimny, longitudinal.

A idéia é instalar o motor completo, incluindo chicote, ECU, pedal do acelerador e chave de ignição.

Já verifiquei que o coletor de admissão do M16 do Swift invadiria a parede corta fogo do cofre do motor e o coletor de escape impediria a fixação do M16 na base de motor do Jimny.

Teria-se que confeccionar coletores.

O coletor de admissão do M16 do Swift tem geometria variável, não sei se daria para confeccionar um em oficina especializada de coletores. Alguém indicaria alguma?

Pois é, turma, quero saber se dá certo!

Um abraço!

WOT
21/10/2015, 15:49
Sandro
Boa iniciativa de procurar por mais potência pro seu Jimny.
Eu acredito que tudo é possível, só depende de quanto dinheiro e dedicação você tem, assim como paciência pra aturar muitas vezes mecânicos com pouco conhecimento pra lidar com essa adaptação. Ou seja, apesar de possível, nem sempre é viável.
Me parece uma empreitada relativamente complexa pelo ganho pretendido.
Não querendo jogar água fria na sua fogueira, mas eu acredito que exista uma outra solução bem mais eficiente em termos financeiros pra sua necessidade.
Por ser um motor relativamente raro, você provavelmente vai gastar muito dinheiro pra comprar ele. E com o nível de adaptações que serão necessárias, como vc mesmo já citou, vais gastar bastante com mão de obra.
Sugiro que vc pesquise sobre instalar um turbo no motor original. Com pressão de trabalho em torno de 0,8 - 1,0 bar não necessitará de muito reforço nos componentes internos do motor original.
Hoje com o downsizing temos cada vez mais carros saindo com motores de baixa cilindrada e turbo. Exemplos como o golf TSI 1.4 turbo (140cv/25,5Kgfm) e o punto T-Jet, também com 1.4 turbo (152cv/21,1Kgfm) são boas expectativas de o que vc pode atingir com seu 1.3.
Estimo que possa atingir 127cv e uns 18Kgfm com pressão bem conservadora de 0,8 bar, gastando entre 2 e 3 mil reais.
Fica a opção pra você analisar, que penso que será bem mais tranquila que uma troca de motor.

dirtyal
22/10/2015, 13:21
Não é melhor trocar de categoria de jeep?

guilhermejcp
22/10/2015, 23:16
Estou com a mesma idéia. Se for colocar turbo colocaria 0.6. Só pra chegar aos 100cv e maior torque em baixa rotação. E não precisaria mexer em mais nada com essa pressão.

jorgeffn
22/10/2015, 23:50
Não é melhor trocar de categoria de jeep?

Penso a mesma coisa, não sei se os custos para adquirir um motor desses (não deve ser nada barato), mas a trabalheira com a adaptação valeria a pena... eu particularmente partiria para um Troller...

mas esses desafios estão aí para serem encarados! já vi tanta adaptação nesse mundo 4x4 que não duvido de nada!

agora, Sandro, caso você tenha a $$$ e paciência, e tudo dê certo, com certeza você vai ter um puta Jimny nas mãos, sem contar que terá dado um pontapé importante para outros trilharem o mesmo caminho....

abs!!!

WOT
23/10/2015, 08:11
Jorgeffn e Dirtyal
Vai depender do que o dono considera ao comprar um carro de trilha.
Se priorizar um carro leve o Troller já não se encaixa na mesma categoria, por ser 1.000Kg mais pesado que o Jimny.
Em termos de dimensões gerais, penso que o carro mais próximo e que tenha um motor forte seja a TR4, mas aí parte pra suspensão dianteira indepente. Se eixo rígido for mais uma prioridade do dono também não atende.
Com eixo rígido partiria talvez pra uma Cherokee, mas aí não é pequena nem leve como o Jimny.
Concordo que, se for pra gastar 15 mil numa troca de motor, vale mais à pena considerar trocar de carro, por isso sugeri o turbo que seria bem mais barato.
Mas a troca de carro poderia não atender às expectativas do dono, pois não temos muitas opções com as mesmas características que os Suzuki.

dirtyal
23/10/2015, 08:47
Concordo, na categoria do Jimny so tem ele, e pelo que leio e pesquiso acho que e o melhor custo x beneficio. Eu achei a ideia do turno excelente. Como sera que fica o consumo dele?

WOT
23/10/2015, 11:42
Já ouvi casos que o consumo até melhora com o turbo, principalmente com baixas pressões.
É mais ou menos aquela história de carro 1.4 que consome menos que o 1.0, por forçar menos o motor.
Claro que se pisar consome mais, mas andando da mesma forma pode até manter o consumo.
Li em algum lugar de um pessoal que tinha colocado o compressor do fiesta supercharger no samurai e ficou legal, mas não lembro o consumo que eles relataram.

jorgeffn
23/10/2015, 12:38
Jorgeffn e Dirtyal
Vai depender do que o dono considera ao comprar um carro de trilha.
Se priorizar um carro leve o Troller já não se encaixa na mesma categoria, por ser 1.000Kg mais pesado que o Jimny.
Em termos de dimensões gerais, penso que o carro mais próximo e que tenha um motor forte seja a TR4, mas aí parte pra suspensão dianteira indepente. Se eixo rígido for mais uma prioridade do dono também não atende.
Com eixo rígido partiria talvez pra uma Cherokee, mas aí não é pequena nem leve como o Jimny.
Concordo que, se for pra gastar 15 mil numa troca de motor, vale mais à pena considerar trocar de carro, por isso sugeri o turbo que seria bem mais barato.
Mas a troca de carro poderia não atender às expectativas do dono, pois não temos muitas opções com as mesmas características que os Suzuki.

Mas o carro não precisa ser da mesma categoria.... eu comentei do Troller pq é um jipe que encara todos os terrenos e com motor de sobra...

mas já não é essa a discussão do tópico....

abs!

guimajc
24/10/2015, 16:07
Dizem que o Up TSI é mais econômico que o 1.0.

thix4
24/10/2015, 21:02
se a galera tá querendo partir pra uma empreitada dessa é bom sinal. O jipinho parece ser perfeito em todos os outros aspectos. Aliás, pra cidade e pra trilha não parece faltar motor. Não sei quem sobe dunas aí se já reduziu e mesmo assim acha que falta. Na estrada vai longe, mas no ritmo dele. Na real, não tem substituto ou equivalente. Jipe leve e pequeno é o único no mundo em fabricação. E o ideal ainda é permanecer bem abaixo dos 420 kg de carga útil, ou seja, 2 pessoas, bagagem leve, sem muitos acessórios pesados e nada de muito peso no teto (o efeito pêndulo é absurdo).

nas gringas é bem comum o swap, só dar um google "M16 engine swap Jimny" que aparece alguma coisa. Sei que na austrália o M16 é um pouquinho diferente do daqui, tem que averiguar. Mas sendo da mesma série (M13-M16-M18) é bem mais fácil, acho que dá pra manter ECU, inclusive. O lance é que por lá tem motor "sobrando" perto daqui. O preço é condizente e os vendedores são honestos em relação a quilometragem do mesmo. Comprar motor no Brasil? Tem que ter dinheiro e gostar da jogatina :) Claro que se achar do novo Swift provavelmente não é rodado. Mas as sucatas de suzuki raramente pipocam, parece que já são compradas antes de ir pra leilão pelas empresas de peças (Suzucar, Alternativa, etc). Se aparecer, grandes chances de cair nas mãos desses caras. É bom entrar em contato. E. porque não, ficar de olho nas empresas de leilão. Talvez pedir uma orientação pra saber como comprar uma sucata como pessoa física. Talvez isso torne o projeto mais viável. Quanto ao turbo, tenho ressalvas. Não pelo turbo em si (apesar de achar que não combna com jipe), mas pelo risco de perder a tão amada confiabilidade. Parece que com uma reprogramaçãozinha + coletor dimensionado dá pra ganhar uns pocotós, mas financeiramente também não vale a pena pelo pouco ganho até onde eu sei.

[ ]'s

sandro-natal
27/10/2015, 10:39
Prefiro os jipes pequenos, e o Jimny com mais motor, seria o ideal para mim. Para o uso que faço, preciso de 100 CV e 15 mkgf e o mesmo peso.
Lógico que como o M16 dá mais que isso, eu teria que aprender a dominar o motor, para que o excesso de potência não quebre homocinéticas, semieixos, diferenciais, caixas de transferência e de marcha. Aprender a dosar o pé, e evitar giros acima de 5500 rpm.

Quanto a turbinar, colocar supercharger, etc, também estou considerando e tratando desse assunto no tópico específico.

Quanto a opção do swap, ou seja, troca do motor, estou analisando a viabilidade de usar esse motor do Swift porque sei que muita gente lá fora substitui partes do M13 pela do M16 e o carro melhora bastante. Como no Brasil o M16 só vem no Swift e S-Cross, estou querendo saber sobre como fazer essa adaptação com sucesso, de preferência, utilizando o motor completo. Já vi que os coletores originais não vão dar certo. Se for confeccionar coletores, a ECU original do Swift vai dar erro, pois o coletor de admissão tem geometria variável. Uma solução seria fazer um coletor normal e instalar uma gerenciadora de injeção programável, tipo Fueltech FT500, Pandoo e similares.

Tô quebrando a cabeça para ver como seria feita essa adaptação. Com qualidade.

Toda dica e sugestão é bem vinda, galera!

sandro-natal
27/10/2015, 11:11
Alguma recomendação de oficina top das tops em confecção de coletores?

Matheus C.
27/10/2015, 11:20
Acredito que o turbo ou compressor seria o mais adequado.
Eu particularmente pesquisaria mais sobre os compressores, me parece que ele não tem o lag que o turbo tem e entrega a potencia de forma gradativa ao contrario do turbo que da aquela "patada" que ao meu ponto de vista não é interessante para o offroad pois tornaria mais susceptível a quebras.

Poderia usar o centrifugo (CF), ou o parafuso (TS) (Ford Fiesta como ja foi mencionado).
Como o Jimmy é leve acredito que já seria o suficiente!
Segue uma tabela comparando os funcionamentos, onde podemos ver a linearidade dos compressores.

515182

sandro-natal
27/10/2015, 11:25
Matheus, o supercharger do Fiesta não é do tipo parafuso. Ele é do tipo roots.
Estou projetando a preparação do Jimny com esse compressor, veja no tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/92308-preparacao-em-motor-do-jimny.html

Matheus C.
27/10/2015, 11:33
Sandro, verdade me confundi, falha minha. Mas de qualquer forma há vários relatos de melhoras com seu uso.
Acabei de ver o tópico, bem planejada sua preparação.
Só mais um pitaco, o Reiko reprograma para 99cv e 13,5 de torque.
Abraço, acompanhando os tópicos.

sandro-natal
27/10/2015, 11:38
M16 no S-Cross:
Potência: 120 cv a 6.000 rpm; Torque: 15,5 kgfm a 4.400 rpm

M16 no Swift Sport:
Potência: 142 cv a 6.900 rpm; Torque: 17 kgfm a 4.400 rpm

M13 no Jimny:
Potência: 85 cv a 6.000 rpm; Torque: 11,2 kgfm a 4.100 rpm

sandro-natal
27/10/2015, 11:40
Matheus, já andei em vários Jimnys reprogramados, Reiko incluso. Não creio que ganhe isso tudo não.
Mas melhora um pinguinho sim.

Matheus C.
27/10/2015, 15:42
Entendi Sandro, nunca andei no reprogramado. Ademais, falar só em Potencia e torque é muito genérico, tem que analisar em quais condições, rpm etc...
Vi que vai partir para o supercharger, vou acompanhar!

sandro-natal
28/10/2015, 11:47
Ainda não bati martelo no supercharger. O motor M16 ainda é uma boa opção, bem como o motor da Tracker.

soldado pe
21/11/2015, 11:03
fazendo um calculo da cavalaria do motor m16a, q tem 142cv,q dizer q pra cada 100cc são 8,875 cv, o m13a só tem 300cc menos q o m16a,e na proporção teria q ter 115cv ,se seguisse esse proporção de cavalaria do m16a,mas no entanto só se limita a 85cv,acredito q esse 1.3 gere muito mais cv,creio q modificações na injeção eletrônica no coletor e escape, passe dos 100cv,o problema é achar um bom profissional na área.

GRU_SP
23/11/2015, 00:34
Senhores, li em um fórum gringo que o bloco do m13a e m16 eram iguais, se valeria a pena converter o m13 para m16 trocando as peças internas... Será que é isso mesmo?

Sassagudo
23/11/2015, 13:49
Senhores, li em um fórum gringo que o bloco do m13a e m16 eram iguais, se valeria a pena converter o m13 para m16 trocando as peças internas... Será que é isso mesmo?

Olá amigos.

Também estava pensando nisso. O M13 e M16 tem mesmo diâmetro de cilindro, portanto a diferença de cilindrada é no curso do pistão. Fui atrás e numa loja de peças na Austrália vi que a junta do cabeçote do M13 e M16 é a mesma, mesmo part number, ou seja os cilindros estão na mesma posição. Então o que faz a diferença de cilindrada é só o virabrequim.

A taxa de compressão do M16 é de 11.1:1. Se fizermos as contas com o que aumenta no curso do virebrequim e descontarmos na redução do comprimento da biela dá praticamente o mesmo volume da câmara de combustão! Isto é o pistão para no PMS no mesmo lugar. Conclusão: o cabeçote deve ser o mesmo e as válvulas não são afetadas por essa troca. E o pistão deve ser o mesmo.

Outros detalhes tipo: bico injetor, pressão da bomba de combustível, regulador de pressão, avanço de ignição e outros são os mesmos. Confirmei nos manuais de serviço.

O motor M16 pode ter um comando de válvulas mais agressivo mas não tenho certeza, acho até que não. No manual de serviço do Swift 1.6 que encontrei o VVT trabalha da mesma forma (varia de -30 a +30 graus, coisa prá caramba!) e o gráfico da posição das válvulas é o mesmo do M13. Os coletores de admissão e escapamento são diferentes mas também o motor M16 é montado transversalmente no Swift. Menos espaço disponível que no Jimny.

Continuo procurando em lojas de peças no exterior mais dados. Se os colegas puderem ajudar vendo se os códigos dos pistões, anéis, corrente de comando e demais peças internas são as mesmas podemos, talvez, chegar a conclusão de que basta trocar o virabrequim e bielas.

Já soube de quem trocou o motor, no exterior, para o M16 que a ECU é a mesma. O que facilita pois o imobilizador e a ECU formam um par casado. Se trocar uma tem que trocar outra ou, talvez, depender do scanner Suzuki para programar.

Se bem que abrir o motor da dó, e esperar dar retífica... pelo jeito é esperar deitado...

GRU_SP
23/11/2015, 19:17
Olá amigos.

Também estava pensando nisso. O M13 e M16 tem mesmo diâmetro de cilindro, portanto a diferença de cilindrada é no curso do pistão. Fui atrás e numa loja de peças na Austrália vi que a junta do cabeçote do M13 e M16 é a mesma, mesmo part number, ou seja os cilindros estão na mesma posição. Então o que faz a diferença de cilindrada é só o virabrequim.

A taxa de compressão do M16 é de 11.1:1. Se fizermos as contas com o que aumenta no curso do virebrequim e descontarmos na redução do comprimento da biela dá praticamente o mesmo volume da câmara de combustão! Isto é o pistão para no PMS no mesmo lugar. Conclusão: o cabeçote deve ser o mesmo e as válvulas não são afetadas por essa troca. E o pistão deve ser o mesmo.

Outros detalhes tipo: bico injetor, pressão da bomba de combustível, regulador de pressão, avanço de ignição e outros são os mesmos. Confirmei nos manuais de serviço.

O motor M16 pode ter um comando de válvulas mais agressivo mas não tenho certeza, acho até que não. No manual de serviço do Swift 1.6 que encontrei o VVT trabalha da mesma forma (varia de -30 a +30 graus, coisa prá caramba!) e o gráfico da posição das válvulas é o mesmo do M13. Os coletores de admissão e escapamento são diferentes mas também o motor M16 é montado transversalmente no Swift. Menos espaço disponível que no Jimny.

Continuo procurando em lojas de peças no exterior mais dados. Se os colegas puderem ajudar vendo se os códigos dos pistões, anéis, corrente de comando e demais peças internas são as mesmas podemos, talvez, chegar a conclusão de que basta trocar o virabrequim e bielas.

Já soube de quem trocou o motor, no exterior, para o M16 que a ECU é a mesma. O que facilita pois o imobilizador e a ECU formam um par casado. Se trocar uma tem que trocar outra ou, talvez, depender do scanner Suzuki para programar.

Se bem que abrir o motor da dó, e esperar dar retífica... pelo jeito é esperar deitado...

Opa bem interessante, isso ao meu ver é mil anos luz mais interessante que um swap, além de não dar problema na documentação do carro, aparentemente é reversível e se bobear nem a css da suzuki percebe hahaha.

Uma coisa que descobri, existe um swift com o m13a, assim pesquisando "M13a to M16 internal conversion" aparece um mar de informações sobre dos gringos. Inclusive aparece uma opção menos acessível para nós que seria de m13 para m18... Mesmo convertendo só para m16, e calibrando a ECU para mais torque em baixa o danadinho ficaria uma absurdo... subiria em árvores com pneu de bigfoot que dirá mud 235 hehehehe.

P.S: É permitido postar link vindo de um fórum gringo? Achei um tópico de um cara falando detalhadamente como ele fez no jimny dele e explicando outras conversões (m13 para m15,m16 ou m18).

Sassagudo
23/11/2015, 23:26
Uma coisa que descobri, existe um swift com o m13a, assim pesquisando

P.S: É permitido postar link vindo de um fórum gringo? Achei um tópico de um cara falando detalhadamente como ele fez no jimny dele e explicando outras conversões (m13 para m15,m16 ou m18).

Então... já tinha visto isto antes. O Swift 1.3 tem o mesmo M13A do Jimny. Conferi no manual de serviço do Swift 1.3 (modelo RS 413) todos os dados técnicos tipo, pressão de injeção, vazão dos bicos e etc. Tudo exatamente igual ao Jimny.

Só uma pequena diferença: o Swift 92 HP e o Jimny 83.8 !!!! Só na programação da ECU. Estou procurando, faz tempo, um Swift 1.3 para fazer umas medidas no motor com o osciloscópio. Mesmo o Jimny tendo um dos piores coletores de escapamento que já vi, além de ter DOIS catalisadores, deve dar para tirar um pouco mais dele sem grande mexida.

Eu já procurei mas não achei nada de concreto sobre a mudança interna do motor. Já vi muito sobre a troca do M13 pelo M16. No exterior, em particular Austrália, pela "fartura" de veículos lá é bem comum.

soldado pe
24/11/2015, 01:21
bastante interessante essa conversão do m13a para o m16a no jimny,se alguém aqui no brasil conseguir,com certeza será uma porta de entrada pra muitos quererem fazer também esse conversão.

http://www.auszookers.com/forum/viewtopic.php?t=30308

GRU_SP
24/11/2015, 07:22
Então... já tinha visto isto antes. O Swift 1.3 tem o mesmo M13A do Jimny. Conferi no manual de serviço do Swift 1.3 (modelo RS 413) todos os dados técnicos tipo, pressão de injeção, vazão dos bicos e etc. Tudo exatamente igual ao Jimny.

Só uma pequena diferença: o Swift 92 HP e o Jimny 83.8 !!!! Só na programação da ECU. Estou procurando, faz tempo, um Swift 1.3 para fazer umas medidas no motor com o osciloscópio. Mesmo o Jimny tendo um dos piores coletores de escapamento que já vi, além de ter DOIS catalisadores, deve dar para tirar um pouco mais dele sem grande mexida.

Eu já procurei mas não achei nada de concreto sobre a mudança interna do motor. Já vi muito sobre a troca do M13 pelo M16. No exterior, em particular Austrália, pela "fartura" de veículos lá é bem comum.

Então Sassagudo, acho que nesse caso do Jimny vs Swift 1.3 entra o escapamento + coletor estranho e talvez uma calibragem mais conservadora na ECU no Jimny para garantir a robustez dele em situações extremas (como uma trilha). Não vi o gráfico dos dois, mas acredito que o Jimny também tem um acerto para dar torque antes. Pelo que eu vi o Swap de M13a para M16a é fácil justamente pelos motores serem idênticos, logo se você está em um pais onde o motor inteiro com pouca km é barato e com muita oferta, nem compensa abrir o seu para converter, melhor trocar logo inteiro. Aqui no BR acho que seria mais viável a conversão interna pois não alteraria o documento do carro(pelo menos não com uma numeração nova de motor), se não alterar a cilindrada no documento também não daria problema nenhum com seguro (mesmo em caso de acidente, pois o seguro não vai abrir seu motor para medir os componentes internos, diferente de turbinar ou colocar compressor onde apenas abrindo o capo já seria visível a alteração de características). Inclusive acho que é uma oportunidade de negócios interessante, pois se alguém conseguir fazer um "kit de conversão" exato, pelo que vejo no fórum, teria muito mercado, eu mesmo adoraria um. Achei uns vídeos sobre, pelo que vi os gringos gostam mesmo é de socar logo a conversão para M18a, e um desses vídeos que eu achei, o cara não só converteu para m18 como socou um compressor.

https://www.youtube.com/watch?v=-0Oc-BwB50Y

https://www.youtube.com/watch?v=CezLh_bpbSs

https://www.youtube.com/watch?v=nBRwyYViDGc

Basicamente uma pesquisa no YT com "Suzuki jimny m18a" tem muita coisa interessante.

Apesar de ficar muito louco o M18a, acho exagero pois já entra uma questão de aumentar muito o perigo do carro no asfalto pelo excesso de potência sem ter uma estabilidade. Ao meu ver o ideal seria montar M16a e fazer um ajuste fino na ECU para ele ter o máximo de torque em baixa (subir muros) e conseguir desenvolver de forma rápida até os 140 km/h (facilitando retomadas e ultrapassagens na estrada) e de quebra caparia ele em 140 km/h ~ 150 km/h pois pelo que vejo já é extremamente arriscado. Fico pensando também se com tanto torque ele não vai tender a sair de traseira mais fácil em curvas, pois um toque mais pesado no acelerador e ele soltaria um torque monstro.

bastante interessante essa conversão do m13a para o m16a no jimny,se alguém aqui no brasil conseguir,com certeza será uma porta de entrada pra muitos quererem fazer também esse conversão.

http://www.auszookers.com/forum/viewtopic.php?t=30308

Esse foi exatamente o post que eu comentei no outro meu outro post, é bem interessante!

soldado pe
24/11/2015, 14:33
http://www.bigjimny.com/index.php/forum/6-jimny-chat/22119-m13a-to-a-1-6l-internal-conversion

Sassagudo
24/11/2015, 22:39
Interessante a tabela.

Tinha visto outra onde os M16 tinham três opções de taxa de compessão. E iam de 101 HP para 9.5:1 até os 145 HP do Swift.

sandro-natal
01/12/2015, 12:04
Comprei um motor completo do Swift Sport R modelo 2015 e vou colocar no meu Jimny 2012.
Em breve, postarei todos os detalhes!
517675

Sassagudo
01/12/2015, 13:06
Comprei um motor completo do Swift Sport R modelo 2015 e vou colocar no meu Jimny 2012.
517675

Olá Sandro.

Legal a sua compra!

Faça-nos um favor, tire o máximo de fotos com boa resolução. Inclusive o cárter que me intriga.
Estou vendo a possibilidade de modificar o M13A do Jimny com peças do M16A como esse.

Se precisar de ajuda na eletrônica conheço um pouco dessa família de motores.

Boa sorte!

sandro-natal
01/12/2015, 15:44
Valeu, Sassagudo!

51767751767851767951768051768151768251768351768451 76855176865176875176885176895176905176915176925176 93517694517695517696

sandro-natal
01/12/2015, 15:47
Olha como é praticamente idêntico ao motor do Jimny:

517697517698517699

GRU_SP
01/12/2015, 16:06
Caramba que bacana! Motor "Lindo" hehhe.

Sandro-Natal, agora que você está com tudo nas mãos, não acha viável colocar o miolo do M16a no m13 do Jimny mesmo? Isso evitaria mudanças na documentação do bichinho. Alias, pelo que li dos gringos, aparentemente até a eletrônica é semelhante.

scampos
01/12/2015, 16:40
517675
Muito legal, ficamos todos ansiosos em ver o resultado. Quanto custou o motor ?

guimajc
01/12/2015, 19:49
517675

Sandro,

Conseguiu esse motor por quantas pratas? Onde comprou?

O jipinho vai ficar top! Mais rápido, forte, e creio que irá consumir menos combustível.

Sassagudo
01/12/2015, 19:55
Olha como é praticamente idêntico ao motor do Jimny:

517697517698517699

Hummm...

Reparei numa coisa não muito legal...

Repare que seu novo motor M16 tem a vareta de óleo na frente, para o lado das polias. O M13 ´dos nossos Jimny tem a vareta para trás.
Então o ponto mais baixo do cárter e o pescador de óleo mudam. Consequentemente o cárter deve ser diferente.
Será que o cárter desse seu novo M16 não vai bater em cima do eixo dianteiro?

Gostei do coletor de escapamento. Isso sim é uma peça de engenharia. Longe daquele cano de esgoto do Jimny...
Tem só um catalisador? O Jimny tem dois.
Mas parece ter uma diferença. Se bem que o angulo da foto não é favorável. Seu novo coletor parece NÃO ter a saída para a válvula EGR. Pode estar até em outro lugar, só vendo. Se não tiver será preciso dar um jeito e engana-la. Até sei como. Senão a ECU além de dar erro, pode colocar o motor numa estratégia conservadora de baixa potência por conta das emissões fora da lei.

A ECU e o imobilizador formam um par casado. Se trocar uma tem que trocar a outra. E o numero do chassi, VIN, está gravado, também, na memória da ECU. O que o colega GRU_SP escreveu é verdade. No exterior é mantida a ECU original do M13 com adaptações.

sandro-natal
03/12/2015, 11:13
15 pilas num motor com todos os acessórios, exceto ECU e chicote, de um swift 2015 com PT aos 1500 km rodados.

sandro-natal
03/12/2015, 11:14
Sassagudo, pelas fotos, o cárter é igual.

sandro-natal
03/12/2015, 11:15
Provavelmente deverei usar uma ECU sequencial programável em paralelo com a ECU do Jimny. A ECU programável ficaria dedicada exclusivamente ao motor.
A ECU do Jimny permaneceria para controlar o carro (intertravamentos, tração, sistema elétrico, segurança, etc).
Não sei se mantendo a ECU original para tudo, seja possível reprogramá-la para o novo motor. Alguma dica?

sandro-natal
03/12/2015, 11:18
GRU, espero aprender com o meu projeto o suficiente para ser capaz de elaborar um passo-a-passo para a conversão do M13 em M16 ou M18 com segurança e o menor gasto possível.

GRU_SP
03/12/2015, 15:41
Provavelmente deverei usar uma ECU sequencial programável em paralelo com a ECU do Jimny. A ECU programável ficaria dedicada exclusivamente ao motor.
A ECU do Jimny permaneceria para controlar o carro (intertravamentos, tração, sistema elétrico, segurança, etc).
Não sei se mantendo a ECU original para tudo, seja possível reprogramá-la para o novo motor. Alguma dica?

Pelo que li nos gringos, a ECU do Jimny é robusta e permite muitos ajustes, inclusive gerenciar o motor convertido. A duvida que fica é se alguém aqui no BR tem a capacidade técnica necessária para realizar essas alterações. Talvez os caras da Reiko, pois teoricamente eles enviam os dados para a Alemanha, e de lá os caras fazem o trabalho.

GRU, espero aprender com o meu projeto o suficiente para ser capaz de elaborar um passo-a-passo para a conversão do M13 em M16 ou M18 com segurança e o menor gasto possível.

Fantástico man, acredito que seria um upgrade excelente para o jeepinho.

scampos
03/12/2015, 16:06
15 pilas num motor com todos os acessórios, exceto ECU e chicote, de um swift 2015 com PT aos 1500 km rodados.

Obrigado. Caro, mas acho que um bom negócio por um motor novo em folha. Fico com pena do Swift original...

sandro-natal
15/12/2015, 15:25
Sassagudo disse:
"Outros detalhes tipo: bico injetor, pressão da bomba de combustível, regulador de pressão, avanço de ignição e outros são os mesmos. Confirmei nos manuais de serviço."

Sassagudo, me mande um e-mail
sandro-natal@hotmail.com
Quero falar sobre os manuais de serviço.
Abraço!

Sassagudo
15/12/2015, 22:47
Olá Sandro.

Estou longe de casa e os manuais que tenho são impressos.
Talvez leve uns dois dias, talvez mais, para voltar.
Ai entro em contato.

Mas se puder ajudar com alguma coisa da memória escreva.
Depois que fiz o controle de 4x2 com reduzida muita coisa ainda é familiar.
Estou trabalhando num alarme integrado e em aumentar a potência do motor.

Uma coisa importante é vc descobrir o código do veículo, Swift, doador.
Tem diferenças substanciais.
Vc tem numero do chassi do falecido?
Dá prá descobrir com precisão.

O Jimny atual, por exemplo, tem um JB43 no VIN.
O Swift acho que tem um SFxx.

Abs,

José.

Sassagudo
15/12/2015, 22:51
Outra coisa que esqueci.

Pelo menos no Jimny já não existem mais manuais atuais impressos nem PDF´s.
Se não me engano de 2008 para cá.
Os interessados fazem um tipo de assinatura, a pagamento, na CSS e acessam on-line os manuais atuais.
Claro que não existe isso no Brasil.
E nunca consegui assinar no exterior...

Até.

sandro-natal
16/12/2015, 11:44
Tenho os manuais do Jimny em pdf até o modelo 2004.
Modelo 2005 pra cima (com vvt, diferencial dianteiro diferente, controle elétrico da tração) não consegui em canto nenhum. Comprei um no ebay que estava anunciado como até 2009, mas era até 2004, e o cara me reembolsou.
O manual do Swift que possuo é o RS416, para Swift 2004 a 2008, e chassis JSAEZC31S******.
Portanto, estou sem manuais tanto para o Jimny 2012 como para o Swift 2015.
Fui na concessionária, mas eles nem possuem o do Swift para eles, quanto mais para vender ou repassar para cliente!

Esse controle de 4x2 com reduzida deve ser legal!

Sassagudo
16/12/2015, 22:19
Tenho os manuais do Jimny em pdf até o modelo 2004.
Modelo 2005 pra cima (com vvt, diferencial dianteiro diferente, controle elétrico da tração) não consegui em canto nenhum. Comprei um no ebay que estava anunciado como até 2009, mas era até 2004, e o cara me reembolsou.
O manual do Swift que possuo é o RS416, para Swift 2004 a 2008, e chassis JSAEZC31S******.
Portanto, estou sem manuais tanto para o Jimny 2012 como para o Swift 2015.
Fui na concessionária, mas eles nem possuem o do Swift para eles, quanto mais para vender ou repassar para cliente!

Esse controle de 4x2 com reduzida deve ser legal!

Olá Sandro.

Os manuais que tenho são quatro. Um de mecânica em dois volumes que abordam o Jimny mais antigo.
Motor G13B. O SOHC. A caixa de transferência é com alavancas.

Um terceiro é o Jimny - suplemento. Aí são documentados o M13A, M13A VVT e o K9 - diesel Peugeot e a caixa de transferência elétrica atual. Este manual é o mais recente, pois já aparece o painel atual. Mas incompleto. O quee não mudou remete aos manuais antigos que descrevi acima.

O quarto manual é só da parte elétrica e mais antigo em relação ao suplemento. O painel é o anterior e o controle de tração é por dois módulos. Quando fui fazer meu controle de tração apanhei um pouco para levantar toda nova fiação e modo de funcionamento. Este manual já trás a ECU nova. Que tem 4 conectores. Aliás se o motor for VVT tem que ser essa ECU de quatro conectores.

Eu tenho/tive esses manuais em PDF. Imprimi, pois uso bastante, e os arquivos estavam num HD que "faleceu" e sem backup. No fim de semana vou revirar uns HD´s externos e pendrives esquecidos pois acho provável que os tenha ainda. Ou no computador da escola onde dou aulas (já estamos de férias coletivas) pois usei algumas imagens do manual em algumas aulas de mecatrônica.

O manual do Swift é um que trás o RS416, na verdade o Swift Sport. Manual maior, sem suplemento ou parte elétrica separada. Para Swift produzido no Japão, planta de Kosai, com chassi JSAEZC31S###, então acho que o mesmo. Consegui num fórum da Inglaterra.

Quanto ao 4X2 com reduzida que fiz é muito útil. No trânsito pesado de SP e bairros com relevo acidentado é extremamente agradável dirigir nesse modo.

Vou ver, então, se acho os manuais e aviso.

Como está indo o transplante? Teve dificuldade com algo em especial?

Até +

sandro-natal
17/12/2015, 15:59
Motor está sendo entregue hoje. Assim que pendurá-lo ao lado do Jimny, saberei se os coletores poderão ser aproveitados.
Se você conseguir os arquivos em pdf da parte do VVT e da tcase com acionamento elétrico, vou querer.
Abração!

Sassagudo
17/12/2015, 18:21
Motor está sendo entregue hoje. Assim que pendurá-lo ao lado do Jimny, saberei se os coletores poderão ser aproveitados.
Se você conseguir os arquivos em pdf da parte do VVT e da tcase com acionamento elétrico, vou querer.
Abração!

Veja se o código de seus manuais é o seguinte:

99500_81A10_01E_1
99500_81A10_01E_2
99501_81A00_01E
99512-81A50-015

Os dois primeiros Jimny G13B, o terceiro é o suplemento que trás o M13 (non VVT) e M13 (VVT). O quarto manual é o da parte elétrica. Enviarei para seu e-mail o que conseguir.

Aproveito para perguntar aos colegas aqui do fórum se alguém tem, ou sabe onde tem, manuais mais recentes.

Quanto ao coletor de escapamento acho difícil num primeiro momento usar o do Swift, motor transversal. O motor do Jimny é longitudinal então muda muito. Mas que o coletor de escape do Jimny parece um cano de esgoto isso é... Nada a ver com o que a eng. mecânica recomenda. Mas para hoje é o que temos...

Ainda estou muito curioso sobre o cárter. Acho que são diferentes. Algumas fotos aqui postadas não são do motor do Jimny embora a legenda afirme. Compare a posição da vareta de óleo dos dois motores. Tem uma foto do motor do Swift no site Suzuki do Brasil.

Abs.

Zé Gomes.

sandro-natal
15/02/2016, 10:56
Os coletores de admissão e de escape originais do Swift Sport R 2015 couberam perfeitamente no Jimny!
O catalisador do Swift vou utilizar na mesma posição em que ficava o catalisador do Jimny.
Esse catalisador era soldado no coletor do Swift. Cortei, e soldei no lugar uma curva que no Swift fica depois do catalisador. Isso significa que as curvaturas são as mesmas do Swift original. Não introduzi restrição adicional alguma ao escapamento!
Fiquei muito feliz com isso!
Em duas semanas postarei fotos da montagem, que já estará pronta!

soldado pe
15/02/2016, 18:06
esperamos ansioso pelo seu projeto,pois muita gente vão se espelhar nesse projeto.

Sassagudo
15/02/2016, 18:29
Os coletores de admissão e de escape originais do Swift Sport R 2015 couberam perfeitamente no Jimny!
O catalisador do Swift vou utilizar na mesma posição em que ficava o catalisador do Jimny.
Esse catalisador era soldado no coletor do Swift. Cortei, e soldei no lugar uma curva que no Swift fica depois do catalisador. Isso significa que as curvaturas são as mesmas do Swift original. Não introduzi restrição adicional alguma ao escapamento!

Olá Sandro.

Legal saber.

E foi bom que pode usar o coletor e catalisador do Swift. Com certeza será menos "estrangulado" do que o do Jimny.

Talvez valha a pena vc considerar trocar o segundo catalisador do Jimny pelo do Swift (se ele tiver, não lembro) pelo mesmo motivo.

Boa sorte aí!

RenatoFuzz
16/02/2016, 20:45
me perdoem. Sou novo na comunidade e super interessado neste topico. Como faço para acompanhar/ assinar?

Sassagudo
16/02/2016, 20:56
me perdoem. Sou novo na comunidade e super interessado neste topico. Como faço para acompanhar/ assinar?

Olá Renato.

Seja bem vindo e não há o que perdoar...

Para acompanhar o tópico e ser avisado de cada msg nova, veja no topo desta página: <Ferramentas de Tópicos><Acompanhar este Tópico>.

Até +

Jorgin
17/02/2016, 08:18

Sandro, chegou a abrir os motores para comparar comprimento de biela e altura dos pistoes e altura do bloco? Estou pensando na viabilidade de trocar apenas o bloco ou seus componentes internos.

Sassagudo
17/02/2016, 21:16
Sandro, chegou a abrir os motores para comparar comprimento de biela e altura dos pistoes e altura do bloco? Estou pensando na viabilidade de trocar apenas o bloco ou seus componentes internos.

Olá Jorgin.

Também já pensei nisso.

Acho que a troca do virabrequim e das bielas é suficiente para elevar para 1.6 e taxa de compressão de 11.5:1 (se não me engano, estou sem o manual do M13 e M16 perto).

Fiz uma conta e o aumento de curso do virabrequim, compensado pelo encurtamento da biela, dá exatamente a diferença de cilindrada e compressão.

Estou tentando obter os códigos dos pistões e bloco do M13 e M16. Se forem iguais é isso. A junta do cabeçote é a mesma, esta já confirmei.

Somente a troca de bielas e pistões não aumenta a cilindrada, necessário trocar virabrequim. Mas como a junta de cabeçote é a mesma isso sugere que o virabrequim do M16 possa ser montado no M13.

O M18 tem diâmetro dos cilindros diferente, então outro bloco e cabeçote. Para levar para 1.8 só com troca do motor.

Até +

sandro-natal
17/02/2016, 22:12
Removi completamente o escapamento do Jimny.
Utilizando parte do escapamento do Swift, montei a primeira parte do escapamento do Ultra Jimny: coletor, curva, catalisador. O Swift só tem um catalisador. Coloquei um flexível. À partir desse ponto, vou confeccionar o restante do escapamento com tubo de inox 304 com costura 57 mm diâmetro externo, parede 1,50 mm. O silencioso ainda estou calculando.

sandro-natal
17/02/2016, 22:14
Modelo do motor: M13A.
Cilindrada: 1328 cm3.
Cilindros: 4.
Válvulas: 16.
Combustível: apenas gasolina.
Taxa de compressão 9,5:1.
Diâmetro dos cilindros 78 mm.
Curso dos pistões 69,6 mm.
Comando do cabeçote: DOHC (duplo), variável na admissão(VVT - variable valve timing, controlado pela ECU através de acionamento de eletroválvula de pressão de óleo), com acionamento do comando por corrente.
Potência máxima: 85 CV a 6000 rpm.
Torque máximo: 11,2 mkgf a 4100 rpm.

Modelo do motor: M16A.
Tipo do motor: 4 tempos arrefecido a líquido.
Cilindrada: 1586 cm3.
Cilindros: 4 em linha, com 5 mancais.
Válvulas por cilindro: 4, atuação direta por tucho-copo hidráulico.
Comando de válvulas do cabeçote: DOHC (comando duplo), com variação de fase na admissão (VVT - variable valve timing, controlado pela ECU através de acionamento de eletroválvula de pressão de óleo), com acionamento do comando por corrente.
Formação da mistura: injeção no duto.
Combustível: apenas gasolina. Pode-se utilizar gasolina de 95 octanas RON.
Taxa de compressão 11,0:1.
Diâmetro dos cilindros 78 mm.
Curso dos pistões 83 mm.
Biela: 136 mm.
Relação r/l de 0,305 mm.
Aspiração: natural.
Material do bloco/cabeçote: alumínio.
Potência máxima: 142 CV a 6900 rpm.
Torque máximo: 17 mkgf a 4400 rpm.
Corte de giro: 7100 rpm.

sandro-natal
17/02/2016, 22:18
Quando terminar, vou postar um relatório da montagem, com dicas.

O ideal é isso mesmo, transformar o motor do Jimny em 1.6. Vou tentar pegar as informações adicionais.
Mas mesmo assim, acho interessante que se substituam os dois coletores, TBI, caixa e filtro de ar, bicos...

Jorgin
18/02/2016, 21:59
Sandro, outra variavel para conferir, quanto ao virabrequim precisamos saber o diametro/assentamento dos mancais sao iguais no m13 e m16, se forem diferentes inviabiliza o swap de cilindrada no mesmo bloco. Li em um forum gringo q era diferente, mas só medindo. Se puder conferir isso, seria ótimo.
Abraço.

Sassagudo
18/02/2016, 22:48
Sandro, outra variavel para conferir, quanto ao virabrequim precisamos saber o diametro/assentamento dos mancais sao iguais no m13 e m16, se forem diferentes inviabiliza o swap de cilindrada no mesmo bloco. Li em um forum gringo q era diferente, mas só medindo. Se puder conferir isso, seria ótimo.
Abraço.

Então...

Eu já tentei localizar um catálogo de peças mas nada...
No exterior se paga uma taxa e acessa os manuais atuais on line. Não são mais impressos.
A unica coisa que consegui confirmar, e me animou, é que a junta do cabeçote é a mesma do M13 e M16.

Se as bronzinas/casquilhos/rolamentos etc forem os mesmos, mesmo part number como a junta, ai teremos certeza da troca do virabrequim.

Eu acredito que sejam os mesmos. Não consigo enxergar razões técnicas para serem diferentes. E a economia de custos com peças únicas é evidente.

Aproveito para perguntar: alguém tem o catálogo de peças SZK? Alguém sabe como pagar/acessar no exterior?
Tentei na Espanha e Austrália mas nada...

Abs

Jorgin
19/02/2016, 16:19
Checando pelo catalogo da GLYCO, o part number dos casquilos não são os mesmos. Há diferença no diametro do mancal. O mancal do swift tem maior diametro.

M13A 44,980 (min) - 49,020 (max)
M16A 54,980 (min) - 56,020 (max)

Será q é a solução para o aumento de cilindrada seria usinando o bloco? Já envolveria tirar o motor fora e um trabalho a mais.

Sassagudo
19/02/2016, 17:21
Checando pelo catalogo da GLYCO, o part number dos casquilos não são os mesmos. Há diferença no diametro do mancal. O mancal do swift tem maior diametro.

M13A 44,980 (min) - 49,020 (max)
M16A 54,980 (min) - 56,020 (max)

Será q é a solução para o aumento de cilindrada seria usinando o bloco? Já envolveria tirar o motor fora e um trabalho a mais.

Ééééé... a vaca foi pra Brasília...

Não imaginava que fossem diferentes. Implica, no mínimo, em usinar o bloco e trocar o suporte dos casquilhos, isso se a furação ainda bater...

Tirar o motor seria necessário que qualquer forma. Não dá prá trocar o virabrequim no lugar.

Bom, vamos voltar a eletrônica. O catálogo GLYCO confirma que o M13A vai de 82 HP até 96 HP. Ou seja dá prá tirar uns 14 HP´s a mais. O Jimny tem 82 e não 85 HP como declaram aqui no Brasil.

Valeu!

sandro-natal
22/02/2016, 08:51
Eis aí o catálogo da Glyco

http://www.enginepartsuk.net/glyco

Cleo
22/02/2016, 10:24
Acompanhando.

guimajc
22/02/2016, 19:54
Sassagudo,

Sei que não é o lugar para perguntar, mas já perguntando: como está o projeto do alarme pro jimny?

Att.

Sassagudo
23/02/2016, 17:25
Sassagudo,

Sei que não é o lugar para perguntar, mas já perguntando: como está o projeto do alarme pro jimny?

Att.

Olá Guima.

Recebi quase todos conectores que preciso para montar o protótipo. Mas faltam dois ainda. Foram localizados, comprados e postados na China. Prazo de chegada e liberação no Brasil é imprevisível.

Dependo dos conectores pois o alarme, como o módulo 2WD-L ou 4x2 com reduzida, deve ser instalado em minutos SEM cortar os fios, tipo plug and play. Também para não afetar a garantia.

O conector para o sensor de alarme do roubo do estepe ainda não defini.

Mas estimo que o módulo para aumento de potência e o alarme estarão prontos neste primeiro semestre.

Até +

Arildo MT
23/02/2016, 22:51
Olá Guima.

Recebi quase todos conectores que preciso para montar o protótipo. Mas faltam dois ainda. Foram localizados, comprados e postados na China. Prazo de chegada e liberação no Brasil é imprevisível.

Dependo dos conectores pois o alarme, como o módulo 2WD-L ou 4x2 com reduzida, deve ser instalado em minutos SEM cortar os fios, tipo plug and play. Também para não afetar a garantia.

Mas estimo que o módulo para aumento de potência e o alarme estarão prontos neste primeiro semestre.

Até +

Sassagudo, apenas um adendo, um tempo atras o sr' sitou que o cut off do jimny é 2000 rpm, na tracker é + ou - 1400 rpm, acho que 1000 rpm ficaria legal, não atrapalhando os perifericos, ar, direção e ficaria muito bom o freio motor, o sensor do poderia ser magnetico, com ou sem fio, será que rola esse modulo de potencia pra tracker?.

guimajc
24/02/2016, 10:22
Olá Guima.

Até +

Quando finalizar posta os detalhes. O meu não tem alarme e talvez possa ser uma boa pedida. Coloquei apenas uma trava carneiro com chave keso.

Att.

ddiegooo
24/02/2016, 13:10
Respeitei o projeto! Acompanhando...

Sassagudo
24/02/2016, 17:29
Sassagudo, apenas um adendo, um tempo atras o sr' sitou que o cut off do jimny é 2000 rpm, na tracker é + ou - 1400 rpm, acho que 1000 rpm ficaria legal, não atrapalhando os perifericos, ar, direção e ficaria muito bom o freio motor, o sensor do poderia ser magnetico, com ou sem fio, será que rola esse modulo de potencia pra tracker?.

Olá Arildo.

Também acho que dá prá cortar em 1000 RPM. Aumenta o freio motor e economiza um tico de combustível. Exatamente como vc escreveu.

Quanto ao sensor de roubo do estepe estou pensando no seguinte: furar o centro de um dos parafusos que segura o suporte do estepe e colocar dentro um sensor luminoso que ficará no escuro coberto pela capa do estepe. Assim que a capa começar a ser retirada o alarme dispara. O político nem leva a capa...

O módulo de potência vai monitorar o sensor do acelerador, MAP e sonda lambda 1. E vai ter um controle paralelo dos injetores. Quando for o caso de acelerar o tempo de injeção será aumentado e a saída da sonda lambda alterada para enganar a ECU original. Também aí conseguimos o corte da injeção acima de 1000 RPM e pé fora do acelerador. Talvez tenha mais um conector se for necessário enganar o sensor de detonação. Afinal a ECU espera detonações acima de 1000 RPM.

Quanto a Tracker não a conheço. Mas acho que dá para adaptar. Se funcionar no Jimny como espero vou procurar algum colega aqui de SP que queira ajudar e testar.

Até +

J Carlos
25/02/2016, 08:20
Sassagudo, estou acompanhando e torcendo pelo sucesso dos projetos. O PiscaFreio está 100% no Jimny e no Fit.

scampos
25/02/2016, 08:56
Quanto ao sensor de roubo do estepe estou pensando no seguinte: furar o centro de um dos parafusos que segura o suporte do estepe e colocar dentro um sensor luminoso que ficará no escuro coberto pela capa do estepe. Assim que a capa começar a ser retirada o alarme dispara. O político nem leva a capa...

Ah, discordo. O ladrão amador não leva nem a capa. O político leva a capa, o pneu, o carro, sua carteira, cobra cpmf do conteúdo, põe sua aposentadoria no bolso de lambuja, você vai preso no final e quando ele for questionado porque está com seu carro diz que foi um amigo que emprestou para ele, e que, de mais a mais, o outro político rouba mais.

scampos
25/02/2016, 08:57
Sassagudo, estou acompanhando e torcendo pelo sucesso dos projetos. O PiscaFreio está 100% no Jimny e no Fit.
Meu pisca freio também está legal, mas legal mesmo é a reduzida no asfalto. Uso pouco, mas aqui em BH agora não tenho mais medo de encarar nenhuma subida, o que em BH significa bastante... :-)

soldado pe
25/02/2016, 12:05
Sassagudo,espero que o projeto do modelo de potência der certo,me interesso pelo assunto!!!

Sassagudo
25/02/2016, 21:07
Meu pisca freio também está legal, mas legal mesmo é a reduzida no asfalto. Uso pouco, mas aqui em BH agora não tenho mais medo de encarar nenhuma subida, o que em BH significa bastante... :-)

Olá Sérgio e José Carlos!

Obrigado pelas palavras e estímulo!

Este fim de semana pretendo fazer umas medições no motor do Jimny. E tentar sacanear a sonda lambda 1. Alterar o sinal dela simulando uma gasolina pobre para ver se a ECU aumenta a quantidade de combustível injetada.

Também arranjei a tomada de ar do 4All. Aquela curva de borracha que fica na frente da bateria.
Vou medir a pressão do ar na admissão com o snorkel do meu 4Sport e depois de fecha-lo, medir com a tomada frontal do 4All. Vou descobrir, de uma vez por todas, se tem alteração na entrada de ar com e sem snorkel. Mesmo percurso, mesma velocidade mesma hora.

Teoricamente o snorkel do 4Sport, com a entrada voltada para trás por conta de água da chuva, deve ser pior.
Funciona como um "aspirador" diminuindo a pressão do ar na admissão.

Até +.

Jorgin
26/02/2016, 07:57
Olá Sérgio e José Carlos!

Obrigado pelas palavras e estímulo!

Este fim de semana pretendo fazer umas medições no motor do Jimny. E tentar sacanear a sonda lambda 1. Alterar o sinal dela simulando uma gasolina pobre para ver se a ECU aumenta a quantidade de combustível injetada.

Também arranjei a tomada de ar do 4All. Aquela curva de borracha que fica na frente da bateria.
Vou medir a pressão do ar na admissão com o snorkel do meu 4Sport e depois de fecha-lo, medir com a tomada frontal do 4All. Vou descobrir, de uma vez por todas, se tem alteração na entrada de ar com e sem snorkel. Mesmo percurso, mesma velocidade mesma hora.

Teoricamente o snorkel do 4Sport, com a entrada voltada para trás por conta de água da chuva, deve ser pior.
Funciona como um "aspirador" diminuindo a pressão do ar na admissão.

Até +.

Gostei dessa experiencia com/sem snorkel. Eu ando sem o tampão do 4sport e tenho algumas impressões. vamos colocar em outro tópico para nao misturar os assuntos?

Sassagudo
26/02/2016, 09:29
Gostei dessa experiencia com/sem snorkel. Eu ando sem o tampão do 4sport e tenho algumas impressões. vamos colocar em outro tópico para nao misturar os assuntos?

Olá Jorgin (Jorge?).

Boa idéia. Acho que existe um tópico sobre snorkel.
Sem tempo de procurar agora, mas se vc desejar procurar ou criar o tópico colocamos as informações lá.

Se vc está sem o tampão acho que seria legal fechar a entrada do snorkel lá no teto.
Acho que dá pra tirar aquela grade preta e fechá-la por dentro com contact ou camadas de fita isolante.
Ou socar um pano/estopa do duto.
Com isso ele deixa de funcionar como "aspirador/venturi" tirando o ar.

Até,

Zé.

J Carlos
02/03/2016, 07:42
Sassagudo, e as medições ?

Sassagudo
02/03/2016, 10:44
Sassagudo, e as medições ?

Entâo José ...

Ainda não as fiz...

Moro só eu e uma filha, oceanógrafa e ambientalista. Ela seria a piloto do carro e eu o piloto da aparelhagem eletrônica.
Mas ela viajou para um curso. Fiquei sem piloto...
Acho que só semana que vem...

Estou curioso para essa e outras medições...

José.

sandro-natal
02/03/2016, 15:13
Passe as férias aqui que a gente vai fazer um bocado de experiências! kkkkk
Estou vendo como fazer piggybacks pro Jimny também...

Ytalo
02/03/2016, 19:11
Cara meu sonho como jimeiro e colocar uns 120 cv com torque entre 15 a 18 kgfm, acho que ficaria perfeito no Jimny, tbm acho que o turbo seja a melhor opção... só não sei se fica nos 3 mil reais, estimo que vai uns 5 mil nessa brincadeira. Alguém já fez isso ou sabe qual turbo colocar e quanto fica?

Sassagudo
03/03/2016, 20:44
Passe as férias aqui que a gente vai fazer um bocado de experiências! kkkkk
Estou vendo como fazer piggybacks pro Jimny também...

Olhe... quem sabe...

Ano passado consegui tirar uma licença das aulas, consultoria e fiquei três meses viajando. Boa parte pela Bahia e Goiás.
Faz tempo que não vou ao RN. Este ano farei isso.

Vamos conversando sobre a eletrônica. Tem muita coisa a ser feita.
Quanto a sua msg sobre o paralelismo das ECU´s estou conseguindo alguma literatura sobre os circuitos analógicos de entrada da ECU. Aí dará para contornar o casamento de impedâncias de entrada.

O M16 tem sensor de detonação pela variação de aceleração do virabrequim e/ou comando. Talvez seja por isso que os sensores Hall são um pouco diferentes

Meio no sufoco estes dias mas depois respondo com calma o seu e-mail.

Até +

sandro-natal
16/03/2016, 14:51
Pois é, estava vendo como fazer um circuito para paralelismo de ECUs...
Vamos manter o contato. Pode ser mais um produto da Sassagudo Electronics Corporation... ;)

sandro-natal
16/03/2016, 14:52
Ytalo, turbinar o Jimny pode custar entre 8 e 15 mil.
Recomendo gastar mais na implantação para ter uma vida mais sossegada e com menos manutenção.

sandro-natal
11/04/2016, 15:05
Quase pronto!

Bruno Saraiva - Natal/RN
16/12/2016, 22:04
Quase pronto!

Sandro rapaz, coloque mais sobre o carro, diga que ficou pronto! Kkkkkk.

RodrigoSX4
17/12/2016, 22:27
Alguém já verificou a possibilidade de fazer um swap no jipinho com motor ap 1.8?

ronaldo2610
15/03/2017, 10:19
Alguma novidade Sandro?
Quase pronto!

NelsonB
23/08/2017, 16:02
Que maneiro Sandro, não sei como pude estar tão atrasado neste fórum!rsrsrsrs

517675

Zé Novais
29/08/2017, 20:42
Me fez lembra do Samurai Monstrinho... com motor gm 2.2

Zé Novais
29/08/2017, 20:43
acompanhando...

Alex Candal
06/01/2022, 05:45
Morreu? E o resultado da adaptação do motor? Acompanhando.

Alex Candal
07/08/2022, 15:59
Nada mais? Alguém sabe como ficou?