Ver Versão Completa : Qual o Motor Mercedes Turbinado de Fábrica, Que Cabe na Band?
Aos amigos do fórum qual o motor Mercedes turbinado de fábrica, que cabe na Band? Seriam necessárias muitas adaptações?
Abraços.
Acho que o OM364-LA, é só mudar o cárter.
Francisco Bicalho
19/10/2015, 16:47
O OM 365-A do MB-912 também cabe. Não vem com intercooler, mas é turbinado de fábrica.
Valeu Francisco e Fband, acabei de conversar com um revendedor de motores Mercedes e é isso mesmo o OM364-A vem turbinado e chega +/- 115 CV Já o OM-364 LA vem turbinado e interculado e chega a +/- 145CV deve ser um espetáculo.
O OM 365-A do MB-912 também cabe. Não vem com intercooler, mas é turbinado de fábrica.
fabiano r
19/10/2015, 19:29
Inner quer bala coloca o do 914.
ABS.
Fabiano
BANDEIRANTE FRANK STAIN
19/10/2015, 21:02
Tem o MBB 904 motor mais atual talvez tenha q trabalhar o Carter e flange para adaptar o câmbio.
Calma aí gente são só sonhos, mais que deve ficar um espetáculo isso deve.
Sergio c
19/10/2015, 22:37
O do MB 912, OM 364A tem 122cv, e o MB 914, motor 364LA, tem 136cv, conforme fotos do sistema nacional VIN.
O da MB 710 tem 115cv, mas tem turbina e intercooler igual ao MB914. A diferença de potência que eu pesquisei vem da turbina, bem menor na 710, (mas tem a vantagem que na lenta já está assobiando, não precisa esperar "encher" a turbina), no mais deve ser bicos e regulagem da BI.
Só um turbina maior no motor da 710 passaria dos 120 cvs tranquilamente.
Francisco Bicalho
20/10/2015, 09:56
Valeu Francisco e Fband, acabei de conversar com um revendedor de motores Mercedes e é isso mesmo o OM364-A vem turbinado e chega +/- 115 CV Já o OM-364 LA vem turbinado e interculado e chega a +/- 145CV deve ser um espetáculo.
Inner, checa esses dados direitinho.
Existem duas versões do OM 364-LA, uma para o MB-710 e outra para o MB-914, mas ninguém jamais soube me informar porque esses motores, que são diferentes, tem a mesma terminologia e denominação.
Mas, que eu saiba, o OM 364-A do MB-912 tem 122 HP (9+12 = 9 toneladas 122 HP), e é essencialmente o mesmo motor que o OM 364-LA (+ intercooler) do MB-914 que tem 144 HP (9+14 = 9 toneladas, 144 HP). Já o motor do MB-710 tem 115 HP (7+10 = 7 toneladas, 115 HP). Essa informação colhi do chefe dos mecânicos da S. Vicente Mercedes-Benz http://www.saovicenteveiculos.com.br em Itaipava, Petrópolis.
Imagino que comprar um motor desses novo em um revendedor Mercedes deva ser uma fortuna incalculável, partindo do princípio que só o Intercooler Garrett original custa uns 4 mil reais.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
20/10/2015, 13:57
O do MB 912, OM 364A tem 122cv, e o MB 914, motor 364LA, tem 136cv, conforme fotos do sistema nacional VIN.
O da MB 710 tem 115cv, mas tem turbina e intercooler igual ao MB914. A diferença de potência que eu pesquisei vem da turbina, bem menor na 710, (mas tem a vantagem que na lenta já está assobiando, não precisa esperar "encher" a turbina), no mais deve ser bicos e regulagem da BI.
Só um turbina maior no motor da 710 passaria dos 120 cvs tranquilamente.
Sergio, cada um diz uma coisa. Olha esse site http://kodeturbo.com/index.php?do=cars2&marka=Mercedes-LKW&model=OM%20364%20LA
Mas o que fica comigo é que a denominação da Mercedes do 914 indica uma potência de pelo menos 140 HP, mas eu não estou nem aí se tem 136, 144, isso porque 8 HP não mudarão a minha vida, e eu já mexi tanto no motor, que eu nem sei mais nada.
Abraço;
Chico
Sergio c
20/10/2015, 14:17
Francisco, a potência dos MB914 é meio confusa, nem na net se consegue saber com exatidão, o que eu fiz foi verificar placas de MB914 e pesquisar no sistema VIN, que é o cadastro(certidão de nascimento de um chassi) inicial que as montadoras inserem para, após isso, ser emitida a nota fiscal e posterior emplacamento pelos DETRANs estaduais, e em todas as pesquisas a potência foi de 136cvs.
Mas vai saber, teria que se encontrar uma ficha técnica do lançamento do caminhão, que se não me engano foi no ano de 1994, aí se saberia a verdade heheheh
Um abraço.
Tudo certo Francisco, na verdade eu estava apenas querendo saber por curiosidade qual seria o motor. Entrei em contato com uma recuperadora de motores que trabalha com várias marcas, ela recondiciona e vende com nota e garantia e a informação que postei me foi passada pelo dono da recuperadora. A titulo de curiosidade um OM364-LA completo sairia por +/- 12.000,00 que no caso da necessidade em realizar uma retífica completa, talvez fosse uma alternativa interessante.
Inner, checa esses dados direitinho.
Existem duas versões do OM 364-LA, uma para o MB-710 e outra para o MB-914, mas ninguém jamais soube me informar porque esses motores, que são diferentes, tem a mesma terminologia e denominação.
Mas, que eu saiba, o OM 364-A do MB-912 tem 122 HP (9+12 = 9 toneladas 122 HP), e é essencialmente o mesmo motor que o OM 364-LA (+ intercooler) do MB-914 que tem 144 HP (9+14 = 9 toneladas, 144 HP). Já o motor do MB-710 tem 115 HP (7+10 = 7 toneladas, 115 HP). Essa informação colhi do chefe dos mecânicos da S. Vicente Mercedes-Benz http://www.saovicenteveiculos.com.br em Itaipava, Petrópolis.
Imagino que comprar um motor desses novo em um revendedor Mercedes deva ser uma fortuna incalculável, partindo do princípio que só o Intercooler Garrett original custa uns 4 mil reais.
Abraço;
Chico
fabiano r
20/10/2015, 20:19
Tudo certo Francisco, na verdade eu estava apenas querendo saber por curiosidade qual seria o motor. Entrei em contato com uma recuperadora de motores que trabalha com várias marcas, ela recondiciona e vende com nota e garantia e a informação que postei me foi passada pelo dono da recuperadora. A titulo de curiosidade um OM364-LA completo sairia por +/- 12.000,00 que no caso da necessidade em realizar uma retífica completa, talvez fosse uma alternativa interessante.
Gastei 5k p fazer meu 314 completo com troca de pistões e retifica do bloco.
Pois é, por um lado o que você gastou pelo custo benefício está ótimo mais veja se você pagar digamos 10.000,00 num motor mais moderno já turbinado e com garantia e consegue vender o seu por uns 4.000,00 o negócio até que não seria tão ruim. Veja o meu é um 314, se eu turbinar e intercular gasto uns 4.000 a 5.000
Gastei 5k p fazer meu 314 completo com troca de pistões e retifica do bloco.
Francisco Bicalho
21/10/2015, 11:36
Pois é, por um lado o que você gastou pelo custo benefício está ótimo mais veja se você pagar digamos 10.000,00 num motor mais moderno já turbinado e com garantia e consegue vender o seu por uns 4.000,00 o negócio até que não seria tão ruim. Veja o meu é um 314, se eu turbinar e intercular gasto uns 4.000 a 5.000
É isso mesmo Inner. É como a troca da caixa de marchas. Depende um pouco da sorte também, eu não tenho do que reclamar. No fim das contas (literalmente) fiquei com uma caixa de 5 marchas por 2 mil e um 364-LA por 5 mil, só que eu acabei reformando o motor inteiro e acabei gastando mais 6 mil. Dependendo do negócio essas mudanças são muito boas.
Tudo bem Francisco boa tarde, me diz aí você tem esse motor em sua Band? Pois é troquei a minha caixa agora paguei 4.500 e vendi a minha por 3.600 foi um excelente negócio.
É isso mesmo Inner. É como a troca da caixa de marchas. Depende um pouco da sorte também, eu não tenho do que reclamar. No fim das contas (literalmente) fiquei com uma caixa de 5 marchas por 2 mil e um 364-LA por 5 mil, só que eu acabei reformando o motor inteiro e acabei gastando mais 6 mil. Dependendo do negócio essas mudanças são muito boas.
Francisco Bicalho
21/10/2015, 16:15
Tudo bem Francisco boa tarde, me diz aí você tem esse motor em sua Band? Pois é troquei a minha caixa agora paguei 4.500 e vendi a minha por 3.600 foi um excelente negócio.
Bota excelente negócio nisso! A compra da de 5 já foi muito boa (paguei o mesmo valor nove anos atrás), mas a venda da de 4 foi um negócio da China!
Sim, eu tenho o 364-LA da 914 instalado com intercooler original num curto '89. No momento estou procurando um novo esquema de turbina (vou consultar o Tounda) para dar mais um umph na parada.
Abraço;
Chico
Qual a sua impressão quanto ao 364 LA original, visto que você pretende modificar a turbina outra coisa quem fez a adaptação foi o mecânico de Itaipava esqueci o nome acho que é Jorge
Bota excelente negócio nisso! A compra da de 5 já foi muito boa (paguei o mesmo valor nove anos atrás), mas a venda da de 4 foi um negócio da China!
Sim, eu tenho o 364-LA da 914 instalado com intercooler original num curto '89. No momento estou procurando um novo esquema de turbina (vou consultar o Tounda) para dar mais um umph na parada.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
21/10/2015, 18:22
Qual a sua impressão quanto ao 364 LA original, visto que você pretende modificar a turbina outra coisa quem fez a adaptação foi o mecânico de Itaipava esqueci o nome acho que é Jorge
oi Inner, a adaptação foi feita pelo Luis Claudio (na verdade pelo Mauricio, seu mecânico), mas eu sei que o Jorge Luis de Correas faz esse serviço com o pé nas costas. O carro anda muito mais, mas esse motor tem muito torque, gira muito baixo (2.600 RPM máximo) e não é nenhum Pintacuda, mas sim tem uma quantidade de força até desnecessária para o peso do Bandeirante. O que eu desejo é uma turbina com mais torque em baixa, e nisso meu Guru da mecânica, o Tounda, vai me orientar. Originalmente o motor vem com uma turbina Schwitzer alemã que eu acho que é .63/.48 que é um boi de arado feito para arrastar 9 toneladas, e ser praticamente indestrutível, só que ela não dá assim, tanta pressão, é mais uma ajuda de custo, e eu troquei por uma APL preparada que era do Tounda, só que por mais que ela dê muito mais pressão, só começa a encher a partir de 1.200, 1.500 RPM e eu quero um esquema que comece a encher em 1000 RPM ou antes. Já sei que não é a K 16 da Borg Warner que o Felippe disse que em termos de performance é muito semelhante a essa APL, vou ver que receita ele prepara pra mim. No momento ele está ocupado botando duas turbinas no carro dele… Isso eu não vou fazer, mas com certeza ele vai dar alguma idéia boa. Outra coisa que fiz recentemente foi trocar o escapamento de 2.5" por um de 3" o que ajudou um pouco. Menos do que eu pensava, mas ajudou, e sobretudo melhorou o consumo, quer dizer, reduziu o consumo.
Abraço;
Chico
Bem Francisco mais uma pergunta com relação a adaptação, teve de mudar muita coisa ou foi relativamente simples.
oi Inner, a adaptação foi feita pelo Luis Claudio (na verdade pelo Mauricio, seu mecânico), mas eu sei que o Jorge Luis de Correas faz esse serviço com o pé nas costas. O carro anda muito mais, mas esse motor tem muito torque, gira muito baixo (2.600 RPM máximo) e não é nenhum Pintacuda, mas sim tem uma quantidade de força até desnecessária para o peso do Bandeirante. O que eu desejo é uma turbina com mais torque em baixa, e nisso meu Guru da mecânica, o Tounda, vai me orientar. Originalmente o motor vem com uma turbina Schwitzer alemã que eu acho que é .63/.48 que é um boi de arado feito para arrastar 9 toneladas, e ser praticamente indestrutível, só que ela não dá assim, tanta pressão, é mais uma ajuda de custo, e eu troquei por uma APL preparada que era do Tounda, só que por mais que ela dê muito mais pressão, só começa a encher a partir de 1.200, 1.500 RPM e eu quero um esquema que comece a encher em 1000 RPM ou antes. Já sei que não é a K 16 da Borg Warner que o Felippe disse que em termos de performance é muito semelhante a essa APL, vou ver que receita ele prepara pra mim. No momento ele está ocupado botando duas turbinas no carro dele… Isso eu não vou fazer, mas com certeza ele vai dar alguma idéia boa. Outra coisa que fiz recentemente foi trocar o escapamento de 2.5" por um de 3" o que ajudou um pouco. Menos do que eu pensava, mas ajudou, e sobretudo melhorou o consumo, quer dizer, reduziu o consumo.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
22/10/2015, 12:04
Bem Francisco mais uma pergunta com relação a adaptação, teve de mudar muita coisa ou foi relativamente simples.
Inner, no meu caso o motor veio de um outro Bandeirante, e não teve que fazer muita coisa. Era um 364-A que eu transformei no LA adicionando o intercooler Garrett. Como ele já veio com o carter alterado foi simples. O mais difícil foi instalar o meu 314 no outro Bandeirante porque ele tinha freio a ar, e outros penduricalhos. Mando fotos do processo
ROCKINRIO
22/10/2015, 23:36
Inner, no meu caso o motor veio de um outro Bandeirante, e não teve que fazer muita coisa. Era um 364-A que eu transformei no LA adicionando o intercooler Garrett. Como ele já veio com o carter alterado foi simples. O mais difícil foi instalar o meu 314 no outro Bandeirante porque ele tinha freio a ar, e outros penduricalhos. Mando fotos do processo
Putz, o cofre esta lindo.
Vitor.
Francisco Bicalho
25/10/2015, 08:58
Putz, o cofre esta lindo.
Vitor.
obrigado, Vitor, o intercooler ficou bem instalado, com dutos de 3" em aço inox, mangueiras lisas, ficou no jeito. Agora, as mudanças que fiz recentemente introduzindo o coletor de ar frio deram uma certa avacalhada no visual do motor, e a imagem acima, mostra o motor mais arrumado esteticamente, como era antes de eu inventar esse coletor doido.
Abraço,
chico
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