Ver Versão Completa : Jimny Sport x Freelander 2 HSE
Uma ajuda dos companheiros, ou melhor futuros kkkk.
Estou indeciso entre uma Freelander 2 HSE, 2008 e um Jimny Sport 0KM. O uso do carro será 70% asfalto (uso de no mínimo 80 km diários nos 5 dias da semana), 20% diversos (praias, trilhas leves, estradas de terra, barro, etc) e o restantes um off mais radical. Um abraço.
Amigo,
Não tem como fazer a comparação.
Um é um SUV, Confortável, espaçoso, com bom desempenho de estrada e etc... pouco desempenho na trilha.
O Outro é um Jipe pequeno, com baixo desempenho mas ótimo consumo, fraco na estrada , mas otimo para trilhas médias e pesadas dependendo da preparação.
A Vantagem é que os eventos da Suzuki são muito legais de fazer.
Uso meu velhinho no dia a dia, para mim, me atende.
abs
neilsonhenriques
16/10/2015, 08:41
Estou indeciso entre uma Freelander 2 HSE, 2008 e um Jimny Sport 0KM. O uso do carro será 70% asfalto (uso de no mínimo 80 km diários nos 5 dias da semana), 20% diversos (praias, trilhas leves, estradas de terra, barro, etc) e o restantes um off mais radical.
Cleo,
Se tem off mais radical, então o Freelander não vai te servir. É um cross-over. Um carro com vocação urbana. Não espere muito dele no off-road. Por acaso, se ele conseguir acompanhar o Jimny, provavelmente vai te custar um rim pra consertá-lo.
Se ainda assim ele for a sua escolha, procure um 2010 pra frente.
Desculpe tantos "se"...
Boa sorte na escolha ! :concordo:
Meu caro amigo Leo ... bom tópico, em que pese o comentário do colega acima "... Não tem como fazer a comparação" ...
Você estaria bem servido, mesmo, era se pudesse ter os dois!!! Acho que seria o melhor dos mundos. Rsrsrs ... um SUV grande e mais confortável para “70% asfalto (uso de no mínimo 80 km diários nos 5 dias da semana), 20% diversos (praias, trilhas leves, estradas de terra, barro, etc)” e o outro SUV pequeno para “um off mais radical” ... tal como fez o nosso amigo HR_SUV, o qual tem uma Land Rover Discovery Sport e um Jimny e, pelo jeito, está muito feliz ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/143664-jeep-renegade-vai-pegar-212.html#post2310851
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/143664-jeep-renegade-vai-pegar-187.html#post2305495
Mas, se tiver que escolher um, então, minha sugestão é para que escolha aquele que vai lhe atender a maior parte do tempo, ou seja, o Freelander ... depois, com jeitinho, quem sabe, você usa ele também numas trilhazinhas um pouquinho mais radicais, sem, contudo, "f*#" com a viatura, para não ter que dispor de um rim depois, conforme, sabiamente, alertou o outro colega acima ...
Abs.
E.T.:
E não é que este tópico me chamou a atenção para olhar com bons olhos para o danadinho do Jimny????? ... gostei muito do comentário do colega acima "A Vantagem é que os eventos da Suzuki são muito legais de fazer" ... compraria ele para a esposa e, depois, se ela emprestá-lo, quem sabe, eu pedindo com muito jeito, eu iria com ele para umas trilhazinhas nos finais de semana :mrgreen: ... Taí uma ideia para eu ir pensando ...:pensativo: ... junto com a digníssima, é claro!!!
Valeu pessoal pelas dicas.
marcelo_henrique
16/10/2015, 12:40
Gosto do Jimny, mas para o seu caso, optaria pela Gran Vitara 4x4 suas necessidades.
Mais uma curiosidade, poque muitos dos companheiros criticam ou não aprovon a Freelander 2 para o off.
marcelo_henrique
19/10/2015, 14:59
No meu caso, mesmo antes de analisar a aptidão do veículo para off, cai no custo de manutenção. Mas quem pode arcar com a manutenção de uma LR, não tem problema.
Certo, então tirando o custo da manutenção, ela encara legal um off de leve a média dificuldade, é isso?
neilsonhenriques
20/10/2015, 15:47
Certo, então tirando o custo da manutenção, ela encara legal um off de leve a média dificuldade, é isso?
Off-road leve sim, médio eu já duvido.
Já tive Freelander (1) e apesar de ter usado ele em todos os terrenos (gelo, rípio, areia, terra e asfalto), sempre soube respeitar o limite da máquina (que não é grande coisa). Os Freelanders são carros urbanos, cross-overs. Não foram feitos pra algo mais pesado.
Você tem alguma ideia do que seria um off-road médio, na sua opinião ? Só pra gente balizar as considerações.
jorgeffn
20/10/2015, 19:12
Você tem alguma ideia do que seria um off-road médio, na sua opinião ? Só pra gente balizar as considerações.
Bom questionamento, isso varia demais, aqui já vi de tudo em relação a "offroad médio"....
Cleo, uma das coisas que mais influenciam para esses dois carros são os custos e "receitas" para deixa-los aptos ao offroad médio, o Jimny é muito mais fácil e barato de preparar.... com pouco investimento ele já consegue encarar trilhas médias....
abs!
Off-road leve sim, médio eu já duvido.
Já tive Freelander (1) e apesar de ter usado ele em todos os terrenos (gelo, rípio, areia, terra e asfalto), sempre soube respeitar o limite da máquina (que não é grande coisa). Os Freelanders são carros urbanos, cross-overs. Não foram feitos pra algo mais pesado.
Você tem alguma ideia do que seria um off-road médio, na sua opinião ? Só pra gente balizar as considerações.
Isso o que seria? https://www.youtube.com/watch?v=_BE1_9ml5kM
e isso? https://www.youtube.com/watch?v=FFIHJptcGbA
Qual seria o grau de dificuldade dessas trilhas na opinião de voces? Isso pode ser considerado pesado? Na minha opinião é e a FL2 passou com louvor.
neilsonhenriques
21/10/2015, 15:06
Qual seria o grau de dificuldade dessas trilhas na opinião de voces? Isso pode ser considerado pesado? Na minha opinião é e a FL2 passou com louvor.
Na minha opinião isso aí é estrada de terra. :-)
Tirando a parte alagada do segundo vídeo, parecem ser trechos fáceis. Exceto os Defenders, os outros carros estavam calçados até com pneus de asfalto e passaram com folga.
A única ressalva que eu pensaria muito antes de ficar brincando com o Freelander fica por conta desses locais onde há torção do chassi, como no primeiro vídeo. O Freelander não é um SUV (chassi sob carroceria) e aquilo ali vai acabar empenando tudo. Em pouco tempo as portas estarão desalinhadas, entrando chuva e vento. Pra fazer vez ou outra, tudo bem, mas pra brincadeira regular de final de semana, acho temerário.
O Jimny, por outro lado, faria tudo aquilo ali com um um bloqueio 100%, a vida inteira, sem apresentar maiores problemas.
Enfim, agora que estamos balizados. Se o seu off-road pesado são trechos como aqueles, fique com o Freelander, mas escolha um modelo mais novo, de preferência 2010 porque tem a maioria dos problemas corrigidos.
jorgeffn
21/10/2015, 15:12
Na minha opinião isso aí é estrada de terra. :-)
Tirando a parte alagada do segundo vídeo, parecem ser trechos fáceis. Exceto os Defenders, os outros carros estavam calçados até com pneus de asfalto e passaram com folga.
A única ressalva que eu pensaria muito antes de ficar brincando com o Freelander fica por conta desses locais onde há torção do chassi, como no primeiro vídeo. O Freelander não é um SUV (chassi sob carroceria) e aquilo ali vai acabar empenando tudo. Em pouco tempo as portas estarão desalinhadas, entrando chuva e vento. Pra fazer vez ou outra, tudo bem, mas pra brincadeira regular de final de semana, acho temerário.
O Jimny, por outro lado, faria tudo aquilo ali com um um bloqueio 100%, a vida inteira, sem apresentar maiores problemas.
Enfim, agora que estamos balizados. Se o seu off-road pesado são trechos como aqueles, fique com o Freelander, mas escolha um modelo mais novo, de preferência 2010 porque tem a maioria dos problemas corrigidos.
Concordo,
ia até sugerir ao colega que abriu o tópico que para o uso dele a Freelander vai atender melhor... até porque os dois veículos são totalmente diferentes, como já ressaltado, assim para um uso predominantemente no onroad, presando a questão do conforto e desempenho, a Freelander leva imensa vantagem. E ela também será capaz de superar alguns obstáculos no offroad
No primeiro vídeo, é uma "pista" offroad construído para algum evento/exibição, note que normalmente os obstáculos mantém 3 rodas em contato com o solo, facilitando assim a vida do motorista, que na verdade não faz nada além de acelerar e freiar... não precisam escolher a melhor forma de passar pelos obstáculos....
abs!
Boa, moçada!!!! ... Acompanhando e, também, aprendendo com vocês ... Forte abraço.
E.T.:
Se alguém souber de um vídeo de um "off-road" pesado interessante, poste o "link" aí pra gente ver ... inclusive, também gostaria de ver um Jimny numa situação dessa ...
jorgeffn
21/10/2015, 17:32
Boa, moçada!!!! ... Acompanhando e, também, aprendendo com vocês ... Forte abraço.
E.T.:
Se alguém souber de um vídeo de um "off-road" pesado interessante, poste o "link" aí pra gente ver ... inclusive, também gostaria de ver um Jimny numa situação dessa ...
Esse é um vídeo meio grande, mas mostra bem o que é trilha mais pesada e de quebra tem alguns Jimny´s... ou seja, atende seu pedido bem... hehehehehe
https://www.youtube.com/watch?v=MpEjAkXfFJc
abs!
Boa, moçada!!!! ... Acompanhando e, também, aprendendo com vocês ... Forte abraço.
E.T.:
Se alguém souber de um vídeo de um "off-road" pesado interessante, poste o "link" aí pra gente ver ... inclusive, também gostaria de ver um Jimny numa situação dessa ...
Valeu pessoal pelos comentários, agora tenho certeza que não sei nada sobre off, pois na minha opinião aquele segundo vídeo era uma trilha e das pesadas,kkkkkkkk, também gostaria de ver uma. Mais uma coisa e as Disco também são cross over?
... vídeo ... trilha mais pesada e de quebra tem alguns Jimny´s...
Grande jorge ...
Muito bom!!!!!!! ... excelente vídeo ... o "jipinho" é pequenininho só no tamanho, hein???!!!!! ... esse aí pode ser chamado, mesmo, de jipinho, não? ... Forte abraço e muito obrigado pela atenção.
E.T.:
Depois dessa "brincadeirinha" aí, só uma boa revisão!!!! ... mas, não estou falando dos jimnys, não ... nos caras (para colocarem cada órgão nos devidos lugares ... rins, coração, pulmão, etc. Rsrsrs.
E agora reforço minha sugestão para o Cleo: COMPRE OS DOIS CLEO!!!!!!!!!! Agora, você compra a Freelander ... mais pra frente, quando puder, você pega um Jimny ... aí sim, serão só alegrias!!!!! Abs.
Com o perdão de todos (em particular do Cleo, criador do tópico) e, sem querer desvirtuar o tópico, mas, só uma perguntinha aos colegas, porque agora pintou esta curiosidade minha: Vocês acham que o Renegade 4x4 encararia, numa boa, essa "bocada" aí???? ... ou só o modelo trailhawk???? ... ou nenhum deles????
neilsonhenriques
21/10/2015, 21:36
Esse é um vídeo meio grande, mas mostra bem o que é trilha mais pesada e de quebra tem alguns Jimny´s... ou seja, atende seu pedido bem... hehehehehe
Esse carrinho é um capeta ! :twisted:
Muito legal o vídeo ! Assisti todinho !
Mais uma coisa e as Disco também são cross over?
As Discovery (todas as versões) são exemplos perfeitos de SUV: chassi sob carroceria, capacidade de tração (caixa de redução e bloqueio 100%), capacidade de carga e reboque, excelente vão livre, excelente capacidade de imersão, etc. É o melhor dos dois mundos, e por apenas R$ 300 mil. :chorandoderir:
Vocês acham que o Renegade 4x4 encararia, numa boa, essa "bocada" aí???? ... ou só o modelo trailhawk???? ... ou nenhum deles????
De fábrica, nenhum deles. São muito baixinhos e precisariam de um bom lift. Depois, pelo pouco que pude ver no test-drive, ele sofreria bastante porque a "reduzida" não é nada reduzida. Com (pouco) tempo ele também empenará o chassi, que não foi projetado pra off-road (no fundo, é um FIAT 500X reforçado). E não é só se o carro vai cumprir o trajeto ou não, mas o quanto ele vai aguentar antes de se partir ao meio. Com habilidade, um Freelander talvez terminasse a trilha do vídeo, mas quantas vezes ele conseguiria fazer isso ? E mais, se uma pedra pontiaguda acertasse uma das balanças do carro, quanto custaria pra trocar ?
Resumindo, eu jamais colocaria um Freelander (ou um Renegade, ou qualquer outro crossover) pra fazer aquilo ali. O terreno é pro Jimny, Troller, Wrangler enfim, autênticos GP, feitos pra isso.
Esse carrinho é um capeta ! :twisted: ... De fábrica, nenhum deles ... não foi projetado pra off-road (no fundo, é um FIAT 500X reforçado) ... empenará o chassi, que não foi projetado pra off-road ... aquilo ali ... terreno ... pro Jimny, Troller, Wrangler enfim, autênticos GP, feitos pra isso.
Grande Neilson ... obrigado pela atenção.
Forte abraço.
E.T.:
Já estou olhando o "jipinho" com muito bons olhos ... pelo visto, ter um "brinquedinho" desse é garantia de tranquilidade e diversão pura no off-road ... e ainda, pelo seu tamanho, não ocupa muito espaço na garagem e trafega com muita facilidade e desenvoltura no trânsito caótico das grandes cidades sem atrapalhar o trânsito ... dá pra ir com ele, tranquilamente, ao shopping, supermercado, levar/buscar crianças na escola, etc., etc., pois é pequenino e facílimo de achar vagas e estacionar ... e, ainda, tem um visual esportivo bem bacana!!!! ... é uma alternativa de segundo veículo muito boa, mesmo!!!! ...
S H O W D E B O L A, ou melhor, de JIPÃO.
Um 4Sport para fazer uma trilha dessa precisaria de modificações? Quais?
No uso diário qual a velocidade de cruzeiro e consumo na estrada? É muito duro?
Uma reprogramação o melhoria ou é dispensável?
Mais uma vez obrigado a todos pela atenção. Uma hora dessas faço uma trilha dessa nem que seja de carona e por falar nisso aonde é essa trilha?
jorgeffn
22/10/2015, 19:19
S H O W D E B O L A, ou melhor, de JIPÃO.
Um 4Sport para fazer uma trilha dessa precisaria de modificações? Quais?
No uso diário qual a velocidade de cruzeiro e consumo na estrada? É muito duro?
Uma reprogramação o melhoria ou é dispensável?
Mais uma vez obrigado a todos pela atenção. Uma hora dessas faço uma trilha dessa nem que seja de carona e por falar nisso aonde é essa trilha?
Cleo, para esse nível de trilha, ao menos um bloqueio traseiro seria indicado. Isso ajuda muito nas trilhas com pedras e erosões e contribui para preservar um pouco o conjunto mecânico, já que não precisa forçar tanto o carro. Agora, você tem que ver o tipo de trilhas que tem na sua região, caso seja mais barro e tal, é melhor investir em pneus um pouco maiores e para esse tipo de terreno. A preparação do carro varia de acordo com o tipo de trilha que vai enfrentar
A velocidade de cruzeiro fica na casa dos 100km/h, varia um pouco de acordo com o tamanho do pneu. Na estrada o consumo fica em torno de 10-11 km/l (varia também, vai da estrada, do motorista). O Jimny é um pouco duro, é um jipe mesmo né, entre eixos curtos e tal, mas não é nada fora do comum, mas isso também varia muito, é duro em relação a que carro??
lá no na área da Suzuki tem um tópico sobre reprogramação no motor do Jimny, depois dá um procurada por lá, pouca gente fez, e não sei até que ponto o resultado é tão satisfatório... me parece que não se consegue muitos cv com essas reprogramações...
te indico fazer um test drive em um Jimny, só assim você pode ter uma noção melhor....
abs!
Valeu pelas informações. Estava pensando em pegar um 4Sport, tá caro, acho que pegarei um 4All e dou uma equipada, acho que fica bem mais barato, o que acham? Tem muita diferença do importado para o nacional?
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