Conectar

Ver Versão Completa : Tração integral SW4 - COMO FUNCIONA

ThiagoMM
08/10/2015, 12:30
A Toyota SW4 usa um sistema permanente com diferencial central TORSEN, que trabalha com diferentes repartições de torque entre os eixos, conforme as condições de uso.

Em linha reta e piso aderente, como asfalto, a divisão é de 40% às rodas dianteiras e 60% às traseiras (40:60). Mas pode chegar a 29:71, quando se entra em uma curva sob aceleração, ou se reverter a 58:42, ao desacelerar também em curva. Tudo de forma automática e imperceptível para a maioria dos motoristas.

Como há situações em que a repartição meio a meio funciona melhor, a alavanca no console tem o modo HL, ou high/lock (alta/bloqueio), em que o diferencial central é travado e o sistema trabalha como a tração temporária. Se necessário, para obter maior força em baixa velocidade, pode-se passar ao modo LL, ou low/lock (baixa/bloqueio), que aciona a reduzida e mantém o diferencial inativo.

Com o sistema permanente da SW4 – similar ao do Pajero Sport, mas bem superior ao temporário de Blazer e XTerra –, há o benefício de rodar sobre diferentes superfícies sem precisar ligar e desligar a tração suplementar. Pode-se, por exemplo, fazer um retorno com esterçamento total em um trecho de asfalto, em 4x4, sem riscos à transmissão. Mesmo para quem – como a maioria dos compradores desses veículos – não vai ao fora-de-estrada, há a vantagem de contar com melhor tração em situações do cotidiano, como ao arrancar em subidas ou contornar esquinas com piso molhado. E a repartição variável de torque tende a melhorar o comportamento em curvas. (Best Cars Web Site - UOL).

kiopheress
08/10/2015, 14:04
Boa!

:curtir:

gabrielregert
08/10/2015, 21:15
Existe limite de velocidade para alterar para a HL ou somente parado?

franciscovet
10/10/2015, 18:14
Quais ano e modelo dispõe deste recurso?

chbeckel
11/10/2015, 17:24
Todas as SW4 3.0 Diesel da sétima geração. De 2006 até 09.10.15 quando parou a produção desta geração. Segundo informações a oitava geração no modelo 2016 não contará com tração integral.

Vermelho
29/09/2017, 23:14
Caros, estou reativando o tópico. É que estou olhando uma SW4 2005/2006 e estava lendo sobre essa questão do diferencial central e tração integral, em um tópico mais recente inclusive pessoal descendo a lenha porque à partir de 2016 não tem mais.

Fiquei na dúvida se esse ano/modelo que estou olhando já tem esse recurso? O ano é 2005 mas modelo 2006, deve ter então?

Aproveitando a oportunidade, qual a opinião de vocês sobre pegar essa SW4 com 270 mil km? É câmbio manual, o que acho interessante por causa da economia. Mas fico em dúvida de arriscar em um carro com 270 mil km. Que tipo de coisa é mais importante eu avaliar na compra no caso desse carro?

Obrigado

Sergio c
30/09/2017, 09:23
Com 100.000km as Hilux estão começando a amaciar hehehe, com 270.000km, se o proprietário cuidou das manutenções preventivas terás motor e caixa por muito tempo ainda. Essa teria que olhar a parte mecânica e a suspensão, igualmente a embreagem, se já foi trocada ou não. Também consegui uma relíquia, Hilux SRV 2014 com câmbio mecânico, econômica e se tem a camionete "em mãos", principalmente em ultrapassagens.
Caros, estou reativando o tópico. É que estou olhando uma SW4 2005/2006 e estava lendo sobre essa questão do diferencial central e tração integral, em um tópico mais recente inclusive pessoal descendo a lenha porque à partir de 2016 não tem mais.

Fiquei na dúvida se esse ano/modelo que estou olhando já tem esse recurso? O ano é 2005 mas modelo 2006, deve ter então?

Aproveitando a oportunidade, qual a opinião de vocês sobre pegar essa SW4 com 270 mil km? É câmbio manual, o que acho interessante por causa da economia. Mas fico em dúvida de arriscar em um carro com 270 mil km. Que tipo de coisa é mais importante eu avaliar na compra no caso desse carro?

Obrigado

Sergio c
30/09/2017, 09:24
Essa 05/06 já deve ter o diferencial central, aguardamos alguém que tenha o modelo p dar sua opinião.

Vermelho
30/09/2017, 20:43
Com 100.000km as Hilux estão começando a amaciar hehehe, com 270.000km, se o proprietário cuidou das manutenções preventivas terás motor e caixa por muito tempo ainda. Essa teria que olhar a parte mecânica e a suspensão, igualmente a embreagem, se já foi trocada ou não. Também consegui uma relíquia, Hilux SRV 2014 com câmbio mecânico, econômica e se tem a camionete "em mãos", principalmente em ultrapassagens.

Blz Sérgio!!! Fui ver ela hoje e está com 250 mil km. Era de um médico que só andava no asfalto, único dono, muito bem cuidada, o único pequeno defeito visual é o couro dos bancos que está um pouco judiado.

Fiz um test drive e gostei do carro, motor redondinho.

O que me deixou com uma pulga atrás da orelha é que o proprietário falou que usava a 4x4 HL em dias de chuva no asfalto. Pelo que andei lendo isso é prejudicial pro sistema, e no manual fica meio subentendido que em pisos molhados pode usar, mas não fala em asfalto. E também com 250 mil km já não teria aparecido o problema?

Alguém sabe se pode usar?

Abs

Sergio c
19/10/2017, 08:15
No asfalto com piso molhado pode usar sem problemas, pois, mesmo fazendo curvas, o esterçamento do volante é mínimo, es os pneus compensam essa pequena diferença de rotação das rodas nos diferentes eixos. O que força bastante o sistema 4x4, quando não dotado de diferencial central, é fazer curvas fechadas (esquinas) com o 4x4 acionado, mesmo em piso molhado, pois a diferença de rotação das rodas é muito grande. Usei quase sempre em dias de chuva forte o 4x4 de todas as camionetes que tive, mas somente em rodovias, nunca na cidade. acionado
Blz Sérgio!!! Fui ver ela hoje e está com 250 mil km. Era de um médico que só andava no asfalto, único dono, muito bem cuidada, o único pequeno defeito visual é o couro dos bancos que está um pouco judiado.

Fiz um test drive e gostei do carro, motor redondinho.

O que me deixou com uma pulga atrás da orelha é que o proprietário falou que usava a 4x4 HL em dias de chuva no asfalto. Pelo que andei lendo isso é prejudicial pro sistema, e no manual fica meio subentendido que em pisos molhados pode usar, mas não fala em asfalto. E também com 250 mil km já não teria aparecido o problema?

Alguém sabe se pode usar?

Abs

ValterS
19/10/2017, 10:52
Eu sou um dos que comprei a nova sw4 sem saber que tinham tirado o diferencial Central... Como nunca tive outra, entao nem fiquei chateado. Mas imaginava q seria também o Em que eu tinha pesquisado sobre as anteriores.