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Ver Versão Completa : Vitara 1996 e iniciante em trilhas



honorio1989
05/10/2015, 13:17
Boa tarde amigos,

Muito prazer em participar desse fórum, sou iniciante em tudo aqui.

Estou num dilema aqui, apareceu um oportunidade de pegar um vitara 1996 4p, 4x4 completo. Minha ideia é iniciar no mundo 4x4 e fazer algumas trilhas na região. Preciso de uma orientação se devo ou não pegar esse carro.
Outra coisa, está com motor AP, o que me parece vantagem pois é mais barato a manutenção. o que acham?
Outra dúvida, após adquirir, quais passos devo seguir. Quais ações devo providenciar no carro para preparar para trilhas.

Desde já agradeço;

padovanieduardo
07/10/2015, 00:07
Honório,

Tudo vai depender de algumas questões:
1. Este veículo será seu para o dia a dia? Possui outro carro?
2. Que tipo de trilhas você pretende pegar? Leves e passeios? Médias? Pesadas? Já tem alguma experiência?

Acho que antede de comprar você deve levar até um mecânico com experiência em 4x4 para que ele avalie o estado geral do veículo. Se o 4x4 está funcionando perfeito, quais peças terão que ser trocadas..etc

O vitara que você está vendo é automático ou manual? Automático é 10 mas verifique o funcionamento do cambio... quanto tempo faz desde a ultima troca do óleo do cambio?

Eu passeio pelo Forum desde 2012 mas só pude adquirir o meu em outubro do ano passado. Comprei um vitara 3p auto (vulgo jipinho) sem ver nada, eu moro em Sumaré e ele veio de Fortaleza. Eu sabia que o cambio automático estava com problemas, mas queria comprar para arrumar mesmo. Óbvio que se ele veio pior que eu esperava, mas como não uso todo
dia, estou arrumando aos poucos.

Meu uso será, passeio, trilhas leves e rally de regularidade.

Particularmente estou adorando meu vitara, lógico que ainda falta muito até ele chegar a ficar confiável para longas viagens, mas já dá para brincar bastante. O próximo passo é arrumar a carroceria, depois do Rally do dia 24 ele vai para funilaria e acho que só volta em fevereiro ou março.

Boa sorte!

GustavoR
07/10/2015, 22:55
Boa tarde amigos,

Muito prazer em participar desse fórum, sou iniciante em tudo aqui.

Estou num dilema aqui, apareceu um oportunidade de pegar um vitara 1996 4p, 4x4 completo. Minha ideia é iniciar no mundo 4x4 e fazer algumas trilhas na região. Preciso de uma orientação se devo ou não pegar esse carro.
Outra coisa, está com motor AP, o que me parece vantagem pois é mais barato a manutenção. o que acham?
Outra dúvida, após adquirir, quais passos devo seguir. Quais ações devo providenciar no carro para preparar para trilhas.

Desde já agradeço;


Amigo,

O Vitara vai bem em trilhas pesadas, com conforto, mas depreende algumas alterações em suas características originais. A primeira é colocar um focinho do diferencial de ferro, que vai prevenir quebras na caixa satélite, coroa e pinhão e outros gastos que certamente serão caros. O custo médio da alteração é de R$ 1400,00 (aquisição da peça + mão de obra), mas a quebra da peça original possivelmente vai gerar custos maiores.

A adaptação do motor ap no vitara atualmente é muito fácil. Você tem kits quase prontos para esta adaptação. O que pode complicar eventualmente é a elétrica, com chicotes e as funções do painel, mas barateia a manutenção sim. Porém, adiciona peso ao conjunto frontal do carro, já que o bloco original é de alumínio. Isso pode fazer com que a frente perca alguma altura, bem como que os coxins do motor sejam um pouco apenados pela adaptação.

O que eu vejo de como ir melhorando o carro para o off road é: você vai descobrir na prática. Pode ser que você se depare com muitos alagados, e queira um snorkel, ou não, não seja a sua prioridade. Pode ser que um guincho caia bem, ou um bloqueio. Vc vai descobrir na prática e certamente vai ser muito bom.

O meu vitarinha já é bem mechido, e tem uma mecânica robusta em que eu confio muito!

Uma pedida boa para começar são pneus off road, eu uso vj900 e estou muito satisfeito com o resultado.

Olha o meu brinquedo aí.

padovanieduardo
07/10/2015, 23:17
Parabéns pela Viatura Gustavo!!
Tá Show!
Que motor você usa? O Original ou AP?

GustavoR
08/10/2015, 00:18
Parabéns pela Viatura Gustavo!!
Tá Show!
Que motor você usa? O Original ou AP?

Não uso o original porque o meu carro originalmente tinha o motor g16b (16v), que foi substituido pelo g16a (8v), mas é mecanica original suzuki!

Emerson FA
08/10/2015, 22:59
Boa noite a todos !

Ainda não tenho um veículo off road, mas de há algum tempo já venho pensando em adquirir um.

Inicialmente vinha dando uma olhada nas TR4 de 2003 a 2006, mas nessa última semana passando em frente a uma loja aqui em Mogi das Cruzes vi um Sidekick 95 automático a venda por 18 mil.

Fiquei interessado no veículo, mas ao mesmo tempo, como não conheço nenhum mecânico especializado em 4x4 estou com receio que a loja tenha dado um tapa no carro só para vender e depois estoure a bucha na minha mão.

Se houver alguém aqui de Mogi das Cruzes, que conheça um mecânico especialista em 4x4 e puder me indicar eu agradeço.

Um abraço ...

padovanieduardo
08/10/2015, 23:32
Cara, em Mogi eu não sei, mas dê uma olhada num tópico que fala de um mecânico de São Paulo muito bom.
Acho que vale você conversar com ele e até gastar uma grana para pedir que ele veja o carro antes de comprar.
Abraço e boa sorte!!


Boa noite a todos !

Ainda não tenho um veículo off road, mas de há algum tempo já venho pensando em adquirir um.

Inicialmente vinha dando uma olhada nas TR4 de 2003 a 2006, mas nessa última semana passando em frente a uma loja aqui em Mogi das Cruzes vi um Sidekick 95 automático a venda por 18 mil.

Fiquei interessado no veículo, mas ao mesmo tempo, como não conheço nenhum mecânico especializado em 4x4 estou com receio que a loja tenha dado um tapa no carro só para vender e depois estoure a bucha na minha mão.

Se houver alguém aqui de Mogi das Cruzes, que conheça um mecânico especialista em 4x4 e puder me indicar eu agradeço.

Um abraço ...

padovanieduardo
08/10/2015, 23:36
Gustavo,
Na verdade eu errei o meu é G16P 8v injetado.
Será que dá pra montar no bloco G16A?
Vi algumas explicações aqui no fórum....vou procurar novamente e posto o link aqui.

Abraço


Não uso o original porque o meu carro originalmente tinha o motor g16b (16v), que foi substituido pelo g16a (8v), mas é mecanica original suzuki!

Neto10
09/10/2015, 11:20
Bom dia Galera dos Vitaras! pensei que fosse um único incinate por aki. rsss

pessoal também estou começando a preparar meu vitara 95(jipinho) manual, 3 portas. Estou nessa de comprar focinho, kit pra suspender mais a viatura e acessórios ( para choque de ferro, snorkel, peito de aço etc. O meu tá todo original com 125 mil km apenas. Era de um senhor que não fazia trilha e tinha mais de um carro. Pra ter uma ideia a pintura é original e tá show.

Gostaria de saber se os amigos que tem a mais tempo poderiam indicar ou informar onde comprar essas peças com segurança e no preço bom! rss

Estou em São Luis - MA, lugar bom de trilha! quando tiverem por essas bandas é só avisar.

Neto.

Emerson FA
09/10/2015, 21:57
Cara, em Mogi eu não sei, mas dê uma olhada num tópico que fala de um mecânico de São Paulo muito bom.
Acho que vale você conversar com ele e até gastar uma grana para pedir que ele veja o carro antes de comprar.
Abraço e boa sorte!!


Obrigado pela dica. Vou ver se acho esse tópico .
Valeu ... um abraço.

rafaschein
17/10/2015, 14:57
Amigo,

O Vitara vai bem em trilhas pesadas, com conforto, mas depreende algumas alterações em suas características originais. A primeira é colocar um focinho do diferencial de ferro, que vai prevenir quebras na caixa satélite, coroa e pinhão e outros gastos que certamente serão caros. O custo médio da alteração é de R$ 1400,00 (aquisição da peça + mão de obra), mas a quebra da peça original possivelmente vai gerar custos maiores.

A adaptação do motor ap no vitara atualmente é muito fácil. Você tem kits quase prontos para esta adaptação. O que pode complicar eventualmente é a elétrica, com chicotes e as funções do painel, mas barateia a manutenção sim. Porém, adiciona peso ao conjunto frontal do carro, já que o bloco original é de alumínio. Isso pode fazer com que a frente perca alguma altura, bem como que os coxins do motor sejam um pouco apenados pela adaptação.

O que eu vejo de como ir melhorando o carro para o off road é: você vai descobrir na prática. Pode ser que você se depare com muitos alagados, e queira um snorkel, ou não, não seja a sua prioridade. Pode ser que um guincho caia bem, ou um bloqueio. Vc vai descobrir na prática e certamente vai ser muito bom.

O meu vitarinha já é bem mechido, e tem uma mecânica robusta em que eu confio muito!

Uma pedida boa para começar são pneus off road, eu uso vj900 e estou muito satisfeito com o resultado.

Olha o meu brinquedo aí.

Olá Gustavo,
Muito bacana o seu Vitara, parabéns! Tenho algumas perguntas, caso puder responder...
- Você está usando pneus VJ900 265x75 R16? Está usando algum espaçador?
- Tem algum lift na suspensão ou na carroceria? Se sim, de quanto?
- Caso tenha mais feito mais alguma mudança no carro e queira falar hehehe.
Minhas dúvidas são pois o estilo do seu carro, na minha opinião, está perfeito!!!
Abração!

GustavoR
19/10/2015, 17:35
Olá Gustavo,
Muito bacana o seu Vitara, parabéns! Tenho algumas perguntas, caso puder responder...
- Você está usando pneus VJ900 265x75 R16? Está usando algum espaçador?
- Tem algum lift na suspensão ou na carroceria? Se sim, de quanto?
- Caso tenha mais feito mais alguma mudança no carro e queira falar hehehe.
Minhas dúvidas são pois o estilo do seu carro, na minha opinião, está perfeito!!!
Abração!

Bom, vamos na ordem do que foi feito no carro.

1) Calços de carroceria em 2" feitos em borracha, por serem mais maleáveis, na tentativa de evitar danos à carroceria.
2) Pneus 255/75 r15 bf at recapados com a banda vj900 e tamanho próximo à 31".
3) Focinho do diferencial dianteiro de ferro.
4) x-crawler.
5) Caixa satélite do vitara v6.
6) Snorkel by technotrilha.
7)lift de suspensão em 2" by rc 4x4.
8) todas as proteções inferiores by rc 4x4.
9) travessa da tcase reforçada by rc4x4.
10) bagageiro de teto by new track.
11) parachoques tubulares com fixação reforçada entre as travessas do chassi para fixação da mesa ou base de guincho by eu mesmo.
12) chapa para fixação da mesa de guincho em 1cm by cerpal metalurgia e Moose Machinery.
13) mesa de guincho by toni 4x4 (adaptada)
14) guincho zhme 9500lbs.
15) alternador 120ah do vectra.
16) novo tensionador de correia micro-v by eu mesmo.
17) rodas com offset negativo

rafaschein
19/10/2015, 22:56
Bom, vamos na ordem do que foi feito no carro.

1) Calços de carroceria em 2" feitos em borracha, por serem mais maleáveis, na tentativa de evitar danos à carroceria.
2) Pneus 255/75 r15 bf at recapados com a banda vj900 e tamanho próximo à 31".
3) Focinho do diferencial dianteiro de ferro.
4) x-crawler.
5) Caixa satélite do vitara v6.
6) Snorkel by technotrilha.
7)lift de suspensão em 2" by rc 4x4.
8) todas as proteções inferiores by rc 4x4.
9) travessa da tcase reforçada by rc4x4.
10) bagageiro de teto by new track.
11) parachoques tubulares com fixação reforçada entre as travessas do chassi para fixação da mesa ou base de guincho by eu mesmo.
12) chapa para fixação da mesa de guincho em 1cm by cerpal metalurgia e Moose Machinery.
13) mesa de guincho by toni 4x4 (adaptada)
14) guincho zhme 9500lbs.
15) alternador 120ah do vectra.
16) novo tensionador de correia micro-v by eu mesmo.
17) rodas com offset negativo

Gustavo, muito obrigado pelas respostas. Teu carro está incrível, antes de fazer qualquer modificação no meu, com certeza irei analisar as que tu fez hehehe.
Abraços!!

rafaschein
01/11/2015, 12:41
Amigo,

O Vitara vai bem em trilhas pesadas, com conforto, mas depreende algumas alterações em suas características originais. A primeira é colocar um focinho do diferencial de ferro, que vai prevenir quebras na caixa satélite, coroa e pinhão e outros gastos que certamente serão caros. O custo médio da alteração é de R$ 1400,00 (aquisição da peça + mão de obra), mas a quebra da peça original possivelmente vai gerar custos maiores.

A adaptação do motor ap no vitara atualmente é muito fácil. Você tem kits quase prontos para esta adaptação. O que pode complicar eventualmente é a elétrica, com chicotes e as funções do painel, mas barateia a manutenção sim. Porém, adiciona peso ao conjunto frontal do carro, já que o bloco original é de alumínio. Isso pode fazer com que a frente perca alguma altura, bem como que os coxins do motor sejam um pouco apenados pela adaptação.

O que eu vejo de como ir melhorando o carro para o off road é: você vai descobrir na prática. Pode ser que você se depare com muitos alagados, e queira um snorkel, ou não, não seja a sua prioridade. Pode ser que um guincho caia bem, ou um bloqueio. Vc vai descobrir na prática e certamente vai ser muito bom.

O meu vitarinha já é bem mechido, e tem uma mecânica robusta em que eu confio muito!

Uma pedida boa para começar são pneus off road, eu uso vj900 e estou muito satisfeito com o resultado.

Olha o meu brinquedo aí.

Gustavo, boa tarde.
Percebi que você tem o peito de aço e em cima dele você possui uma outra proteção (Uma chapa com furos), correto? Essa proteção você comprou pronto ou mandou fazer? Se mandou fazer, teria as medidas dela? Assim bem interessante e muito bonito esteticamente.
Valeu, abraços.

Sigma4x4
03/11/2015, 12:33
Não seria a proteção do cambio ?

WOT
04/11/2015, 08:45
rafaschein
Acredito que esta chapa com furos que vc menciona seja o próprio peito de aço. Não teria muita razão para colocar uma chapa adicional.
Veja um tópico que o próprio GustavoR colocou umas fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/147529-carcaca-diferencial-dianteiro-suzuki-vitara-de-ferro-rachou.html#post2253830

GustavoR
Vc menciona que tem a caixa satélite do Vitara V6. O que exatamente vc usou dessa caixa? Só as planetárias? Coroa e pinhão também? Que vantagem vc considerou pra fazer esta alteração?

Obrigado

Zanatta
04/11/2015, 10:37
Bom Dia
Sou novo também, faz só 30 dias que comprei uma 97, metal 3 portas, estou equipando ela e acabe de comprar o snorkel.
Gustavo tem como manda foto da parte de dentro onde foi instalado o snorkel, para que possa mostrar a meu mecânico.

GustavoR
04/11/2015, 15:26
Gustavo, boa tarde.
Percebi que você tem o peito de aço e em cima dele você possui uma outra proteção (Uma chapa com furos), correto? Essa proteção você comprou pronto ou mandou fazer? Se mandou fazer, teria as medidas dela? Assim bem interessante e muito bonito esteticamente.
Valeu, abraços.


Essa "chapa", na verdade, é um reforço estrutural que só existe nos Vitarinhas do ano de 97. No lugar do tubo fixado entre as longarinas, que existe nos modelos anteriores, ele foi substituído por esta peça, mais resistente. Além desta diferença, existem "mãos francesas" no chassi, no ponto onde ele se curva para a fixação das bandejas da roda dianteira, bem como da torre do amortecedor.

Então, não fiz ela, simplesmente ja veio com o carro, e faz parte do chassi. a chapa que já vem no carro tem (salvo engano) 9 ou 10 furos, e o peito de aço, que não protege o cárter diretamente, e sim o diferencial dianteiro, é o normal, da RC 4x4.

WOT. Eu quebrei minha caixa satélite inteiramente, a original do Vitarinha, na verdade ela explodiu dentro da carcaça... Como eu já estava com o focinho do diferencial em aço, o que quebrou foi a CX Satélite mesmo, ela partiu em pedaços. Vou procurar fotos para postar aqui!!! Daí, comecei a verificar as caixas satélites que tinham paredes mais grossas e, por consequência, mais resistentes. Primeiramente coloquei a caixa satélite inteira, inclusive as planetárias, trocando somente a coroa e pinhão, da tracker diesel. Só que com esta tive dois problemas: 1) o parafuso entre as planetárias era mais grosso, e portanto necessitaria de refazer a ponta da tulipa (trizeta) direita, para que esta não fosse ejetada e; 2) como o acionamento da 4x4 da tracker é feito por acoplamento, e não por roda livre, tive que eliminar esta "válvula", e, isso acabou me dando problemas, porque o anel que fiz para acoplamento não tinha resistência para o conjunto que eu estava usando (tamanho dos pneus e banda agressiva).

Daí, na primeira oportunidade, fiquei com uma cx satélite de um v6, que é mais parruda e é p&p. Troquei novamente só a coroa e pinhão, mas veio a satélite com as planetárias e tudo mais.

Desde então não tenho problemas com esta alteração. Realmente ficou mais resistente e ideal para o conjunto que eu estou usando.

Se ela quebrar novamente, vou pensar seriamente em um bloqueio. Todavia, sabendo que o fusível simplesmente vai ser alterado, e provavelmente recairá nas homocinéticas, as quais já tenho um projeto para reforçar!

GustavoR
04/11/2015, 15:28
Na verdade, não fui eu quem procurei todas estas alterações, foi o meu amigo e suzuqueiro de mão cheia aqui de Brasília , o Makoto, da Light 4x4! Eu acompanho sempre bem de perto as alterações e substituições que são feitas na minha viatura (Clotilde), e assim posso sempre deixar meu depoimento aqui!

Fábio Roberto Barbosa
15/11/2015, 22:16
Boa noite
Estou tentando comprar um sidekick 92 ou um Vitara 2000 automática
eu vou usar somente para passeio é viável?

Fábio Roberto Barbosa
15/11/2015, 22:18
20 k na 2000 automática e preço justo?