Ver Versão Completa : Pra acabar com a dúvida do Vitara quebra-quebra.
Ainda estou naquela dúvida desgraçada sobre vender meu Samurai 95 pra comprar um Vitara 97. Já tinha até desistido, mas a tentação de ter um jipe mais confortável e bonito tá me fazendo pensar novamente na troca.
Gostaria de tirar de vez a dúvida sobre a história de que o Vitara quebra o suporte do motor e o diferencial dianteiro. Afinal, pra quebrar esse bendito suporte e diferencial tem que ser em uso extremo, na pauleira ou se cair duas vezes num buraco já pode ser preocupante?
Tigre,
Vai ser pra trilhas pesadas??? Se for, recomendo ficar com o Samuca mesmo!
Não que o Vitara não aguente, mas o Samurai é mais robusto e requer menos preparação!
Vamo lá...
Diferencial quebrado, depende do tamanho e do desenho do pneu! Quanto maior e mais agressivo, maior a chance de quebra! Para isso a solução mais viável é a troca do focinho pelo do samurai! E o ideal é a troca da carcaça toda pelo do GM Tracker/GV Diesel!
Depende muito também do pezinho do motorista! :mrgreen:
Já o coxim do motor, o original dura muito. Eu estou com um original e um de opala.
O de opala não aguenta muito mesmo (eu to com o meu a quase um ano e ele já apresenta um desgaste, mas ainda tá firme lá).
A opção melhor é o coxim da F1000 nova (coxim quadrado). Custa menos que o coxim do opala (uns R$13) e é preciso apenas aumentar a furação original de 10mm pra 12mm!!!
[s] e boa sorte na escolha!!!
Ai Mir000, eu costumo fazer trilhas normais, nada de exagerado e os pneus que colocaria seria um Genneral, também sem exagero e com um calço na supensão pra não ficar muito baixo.
Eu costumo cuidar do Samurai nas trilhas, não sou de avacalhar com o bichinho não. Será que em condições normais, sem exagero, dá pra ter um Vitara sem ter preocupação ou mesmo assim é bom trocar o coxim e o focinho?
Quando uma dessas duas partes do Vitara quebram, dá pra chegar em casa ou fica na estrada mesmo?
tigre...
suporte do motor, TODOS os vitaras vao quebrar, mesmo os que só rodam em asfalto... foi vacilo de projeto mesmo...
o diferencial dianteiro, na maioria das vezes quando quebra, basta engatar 4x2 e ir embora rodando...
T+
bcantunes
18/02/2006, 08:16
O que quebra afinal? A parte do suporte que fica fixada ao chassi ou a parte do suporte que faz parte do bloco do motor? Alguém tem alguma foto com o suporte quebrado, para servir de comparação?
Valeu!
samukanvas
18/02/2006, 18:58
Vixe cara :putz: esse tópico vai acabar dando problema.... :mrgreen:
Tem gente que afirma ter vitara a 11 anos e nunca teve problemas (acho que deve ter rodado uns 500.000km sem trocar óleo e andava de pneus 35 :mrgreen: ) cada um é cada um... :concordo:
As duas opiniões que vc recebeu foram muito bem colocadas :concordo: Todo brinquedo um dia quebra, tem que se acostumar.... :roll:
Marcelo Carvalhal
18/02/2006, 19:26
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Vitara hé.....
RODRIGO conhece esse aqui :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
VITARINHA É O K!!%%IO
samukanvas
18/02/2006, 19:31
VITARINHA É O K!!%%IO
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Esse vitara só subiu 1/2 k more in porque teve uma bigorna popozuda que veio "garrado" nos parachoques.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Aí Tigrão...
:mrgreen:
Respondendo especificamente a sua pergunta...
Afinal, pra quebrar esse bendito suporte e diferencial tem que ser em uso extremo, na pauleira ou se cair duas vezes num buraco já pode ser preocupante?
Suporte do motor:
Primeiro um esclarescimento... percebi em outros leros sobre este assunto que muita gente confunde o tal suporte do motor com a base do motor e aí acabam postando por aí que quebra fácil demais, etc... vamos ter cuidado para não confundir oras com bolas.... Tem muita gente que compra vitara velho, quebra a base velha no primeiro buraco e acha que é este o "suporte" do motor que quebra....
O que é fato é que a base do motor um dia gasta e se gastar tem de trocar. Muuuitos usuários de vitaras não trocam esta base (pois é cara) quando ela já esta desgastada mas ainda "aparenta durar mais um pouquinho" pois com o motor parado (sem os safanões naturais das trilhas ou estradas esburacadas) ela ainda mantém um afastamento mínimo do suporte do chassis... Isso é um erro fatal pois, na realidade, quando rodamos por aí, o motor acaba dando pancadas no suporte e são estas pancadas que costumam quebrar o suporte da base do motor... Isso também se aplica para adaptações mal feitas....
Já ví muitos suportes de motores quebrados e eu mesmo já fui um dos artistas que quebrou um suporte por não trocar a base em meu primeiro vitara.... mas é muito dificil (só para não dizer impossível e ter de responder aos que juram que já viram....) um vitara que tenha as bases trocadas na hora certa durante toda a sua vida por outra original quebrar o suporte dela...
Conclusão: Se a manutenção for bem feita, com peças originais ou " adaptações de 1° mundo " este suporte só vai quebrar em usos muuito extremos... pelo que vc descreveu que pretende fazer, só a manutenção resolve.... Se mesmo assim quebrar, o concerto é besta, barato e se for bem feito, fica mais forte que o original graças aos reforços que se costumam colocar no local.... o que custa caro é a base original do motor...
Focinho do diferencial dianteiro:
Este sim é o calcanhar de aquiles do vitara trilheiro... motivo ??
É muito comum em trilhas levantar os pneus dianteiros do solo com eles tracionando em alguma manobra e como o focinho dianteiro é de alumínio, se o(s) pneu(s) travar(em) ao tocar no chão o diferencial tem boas chances de quebrar, mesmo que este fosse zero quilômetro...
Como pneus largos tem mais aderência e peso (lembre-se da inércia, quantidade de movimento etc....), aumentam as chaces de travamento das rodas e o esforço do diferencial numa situação destas....
Bem, existem duas soluções para o problema...
A primeira é evitar a " braçada" (neste caso seria "pésada") e controlar o cuturno 45 cheio de chumbo neste tipo de manobras (tem quem roda com pneuzão fazendo trilhas a tempos e nunca quebrou, outros quebram na primeira trilha)...
A segunda é uma garantia... reforça-se o conjunto trocando o focinho do diferncial antes dele quebrar por um outro de ferro... pode-se usar o do samurai ou do Jimny...
Resumindo: Para o seu uso, acho que dá para segurar no pé sem mexer em nada, mas isso é minha opinião... se quizeres se garantir, troque a onça antes de quebrar que sai baratinho....
Quanto a troca de sua viatura, pode trocar tranquilo por um vitara... vc está buscando mais beleza e conforto e ainda fazer trilhas... os cuidados (ainda mais para o seu uso) serão mínimos e os ganhos no que vc deseja serão absolutamente inquestionáveis....
Esta é minha opinião
Já ia esquecendo um detalhe então to editando o post com a que segue abaixo....
Como vc pretende sair de um samurai para um vitara, não é justo falar só dos pontos fracos do vitara,e para não me delongar mais só vou citar um...
Lembre-se que torção em trilhas é uma mão na roda... os usuários de CJ que o digam....
O vitara tem um boa torção o que faz com que não tenhamos de contar exclusivamente com o curso de nossa suspensão... braçadas a parte, não é toa que tem muita valeta de erosão que trava samurai ( que não tem torção alguma) mas não trava vitaras...
Se ainda não olhou (o negócio é mais conhecido que farinha em feira) olha a página do Rafel Reis, dono do cabrito... tem fotos das trilhas dele com o carango em vários estágios de evolução...
Agora sim...
[]s e felicidades em sua escolha, espero ter ajudado...
Valeu pelas opiniões.
Gasoso, agradeço pelas suas explicações e aproveito pra tirar uma dúvida que ficou no ar. Quando quebra esse suporte é possível continuar rodando até em casa? E quanto ao diferencial, dá pra trocar por um de ferro após o estrago ter acontecido?
Gasoso, agradeço pelas suas explicações e aproveito pra tirar uma dúvida que ficou no ar. Quando quebra esse suporte é possível continuar rodando até em casa? E quanto ao diferencial, dá pra trocar por um de ferro após o estrago ter acontecido?
Uma quebrada destas coisas é uma loteria... depende do quanto, como e e onde vc está quando quebrou...
Se quebrar o suporte do motor, na maioria dos casos, o cambio fica embolando as marchas (principalmente 2° e 3°) mas dá para dar um jeito de chegar em casa devagarinho...
Se quebrar o focinho do diferencial.... bem.... será que quebrou só o focinho? pode acabar quebrando mais coisas... na maioria dos casos, pelo que se relata por aí, é só instalar outro focinho e pronto...
Quanto a chegar em casa em 4x2 pode ser possível ou não dependendo de onde vc está e, como já foi postado, do que mais quebrou...
lembre-se que provavelmente a quebra ocorre em trilhas e aí depende-se de ser rebocado pelos amigos para sair da trilha...
Mas são raros os casos de quem não conseguiu ajeitar o carango para ir par casa em 4x2...
[]s
furlan4x4
19/02/2006, 23:10
Conforme já falaram, o Samuka é mais resistente em trilha sim, PORÉM o Vitarinha não faz feio não, basta vc fazer uma dieta e emagrecer uns 50kg o pé direito q num dá pobrema naum...! Certas situações já são bastante conhecidas e basta evitá-las, tipo levantar as rodas do chão acelerando, acelerar em torções fortes, pneus muito agressivos, etc.. Se tiver guincho então, não tem com o q se preocupar: vc vai até o ponto aonde o "pé leve" permite chegar, e a partir daí vc usa o guincho. Com o tempo vc se acostuma com os limites da viatura e passa a encarar qq trilha pesada sem problema. Como referência já participamos de várias provas de Trial Rock Crawling com Vitaras e não tivemos nenhuma quebra!
Tem algumas coisas q dão pobrema como suporte do motor e travessa do câmbio, wishbone, mas é tudo fácil de solucionar, nada de excepcional. E qto ao conforto não tem o q discutir!!!!
Espero ter ajudado mais do que atrapalhado!
Pessoal,
Consegui colocar uns vídeos no site, se quando eu coloquei os 3k Ernest (205 75 R15) e ainda não tinha conhecimento da quebra do doferencial!!!
Olha como a roda caia acelerando mesmo!!! Não sei se foi sorte a minha ou se o tamanho do pneu fez a diferença!!!
http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/aventuras/lair.html
[s] beeem mais cuidadosos e enrolando pra instalar o focinho do samuca! :concordo: