PDA

Ver Versão Completa : Eixo Traseiro Flutuante Marca HD 4x4



matrakaum
03/10/2015, 13:51
Boa Tarde Amigos,
Alguém já ouviu/usou produtos desta marca HD 4x4?
Meu próximo passo na reforma interminável do Caroço é o diferencial traseiro. Como não sei o que vou encontrar já estou me preparando para o pior...
Sinceramente não acho que eu vá precisar colocar os flutuantes, meu objetivo não é trilhas pesadas e tb. não tenho pneus grandes. Mas, por outro lado, também não vou achar os semi-flutuantes novos e se achar não sei se o valor compensa.
Os kits que estou vendo dos flutuantes partem de 2000,00 - mas este aí parece mais em conta.
O que vcs acham?

tuna
03/10/2015, 20:21
Boa Tarde Amigos,
Alguém já ouviu/usou produtos desta marca HD 4x4?
Meu próximo passo na reforma interminável do Caroço é o diferencial traseiro. Como não sei o que vou encontrar já estou me preparando para o pior...
Sinceramente não acho que eu vá precisar colocar os flutuantes, meu objetivo não é trilhas pesadas e tb. não tenho pneus grandes. Mas, por outro lado, também não vou achar os semi-flutuantes novos e se achar não sei se o valor compensa.
Os kits que estou vendo dos flutuantes partem de 2000,00 - mas este aí parece mais em conta.
O que vcs acham?
Matraka., os semi eixos semi flutuante não precisam ser trocados, pode-se trocar somente os rolamentos, mas tem que tomar cuidado com as travas que tem que ser substituidas com critério, nada de esmirilhadeira para tirar e nem pingo de solda pra prender, leve a um torneiro qualificado que ele saberá trocar o anel trava.

[]'s

matrakaum
05/10/2015, 09:38
Será que eu consigo desmontar isto aí Tuna?
Já li alguns tópicos e parece que é bem complicado. Pelo que entendi a peça dá uma travada que dá trabalho para tirar.

antonio umino
05/10/2015, 10:03
Matraka.... O seu eixo é canela fina ou grossa.???
Se for canela fina... tira a roda, o cubo (porca no centro no semi eixo) desmonta o espelho da roda.. e tem uma ferramenta, que como se fosse um martelo em um eixo. a ferramenta original tem rosca para ser apertado no semi eixo...

Se for de canela grossa. tem que soltar a campana, o sistema de freios e retirar o espelho... sai com tudo.....
Para trocar o rolamento tem que cortar a trava. e colocar na prensa para retirar o rolamento e novamente prensa para colocar o rolamento novo. e mais a trava (arruela). que muitos esquentam para colocar no eixo... outros colocam na prensa.....
abçs

Marcio Rossetto
05/10/2015, 11:32
Caro amigo , eu uso há muito tempo no meu Jipe preparo para trilhas pesadas aqui de Bh ( traseiro há mais de 4 anos ), tanto o dianteiro como no traseiro, pode por que é confiável 100% , principalmente a manga de eixo que é forjada .




Boa Tarde Amigos,
Alguém já ouviu/usou produtos desta marca HD 4x4?
Meu próximo passo na reforma interminável do Caroço é o diferencial traseiro. Como não sei o que vou encontrar já estou me preparando para o pior...
Sinceramente não acho que eu vá precisar colocar os flutuantes, meu objetivo não é trilhas pesadas e tb. não tenho pneus grandes. Mas, por outro lado, também não vou achar os semi-flutuantes novos e se achar não sei se o valor compensa.
Os kits que estou vendo dos flutuantes partem de 2000,00 - mas este aí parece mais em conta.
O que vcs acham?

matrakaum
05/10/2015, 11:38
Canela grossa.
Antonio me explica melhor este negócio de ter que cortar a trava, por favor.

Ian Jeep
05/10/2015, 12:18
Boa Tarde Amigos,
Alguém já ouviu/usou produtos desta marca HD 4x4?
Meu próximo passo na reforma interminável do Caroço é o diferencial traseiro. Como não sei o que vou encontrar já estou me preparando para o pior...
Sinceramente não acho que eu vá precisar colocar os flutuantes, meu objetivo não é trilhas pesadas e tb. não tenho pneus grandes. Mas, por outro lado, também não vou achar os semi-flutuantes novos e se achar não sei se o valor compensa.
Os kits que estou vendo dos flutuantes partem de 2000,00 - mas este aí parece mais em conta.
O que vcs acham?


Tem alguns relatos bons nesse tópico, da uma olhada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/108509-kit-flutuante-hd-4x4-alguem-conhece-2.html

antonio umino
05/10/2015, 13:55
Canela grossa.
Antonio me explica melhor este negócio de ter que cortar a trava, por favor.

Esta trava (arruela). é o que prende o rolamento no semi eixo.... (ponta de eixo).
Vc vai ter que cortar na talhadeira...... para poder tirar o rolamento.
Ta aí.. Manual do mecanico
abçs513471
513472

andrepaniz
05/10/2015, 14:25
Eu uso os flutuantes traseiros da hd ja algum tempo, nada a reclamar, foi um otimo custo beneficio.

matrakaum
05/10/2015, 14:59
fiquei em dúvida. Achei legal o dono responder e dar atenção mas fiquei receoso com os problemas embora o proprietário reconhecesse o erro e diz ter sido sanado.
De qualquer forma vou seguir o conselho do Tuna, vou tirar os eixos para ver o estado. Vou levar em algum canto para ver se há trincas que condenem o mesmo. Caso tenha que trocar aí provavelmente vou usar estes da HD... a diferença de preço é bem grande.

H.Junior
08/10/2015, 23:12
Queria aproveitar o tópico para consultar a opinião de vocês. Tenho um jeep 56 cj5 com canela fina traseiro. Qual melhor opção, trocar o eixo por um canela grossa completo original ou trocar os meus semi eixos por um kit flutuante da HD?

matrakaum
09/10/2015, 08:52
Bom Dia!
Na terça-feira estive em uma oficina aqui em Oz...asco para dar uma olhada em umas adaptações. Me deparei com um mecânico, conhecido meu, instalando uma tomada de força em uma F75. O kit era da HD. Parece bem robusto, peças bem feitas mas.......
Havia um erro de projeto tosco que eu, como leigo, percebi na hora. Há uma luva (parecendo um cardan) bem robusto que faz a conexão nas engrenagens do guincho (estava na parte da frente) e dali sai os eixos que vão se acoplar na tomada de força. Nesta luva há um chanfro para que um pino (na verdade não sei se é este nome, são aquelas pecinhas de metal que se usam para travar polias) ... então este pino deve assentar justo, bem justo, neste chanfro.... Mas o chanfro é longo e não tem limite, o que eu quero dizer é que ele é vazado na frente e atrás, ou seja, o pino até assenta justo mas com o movimento ele vai correndo para o fundo, sentido tomada de força, e sai da luva o que faz com que a luva gire em falso.
Como resolver me perguntou o mecânico... "Carca um solda no fundo e resolve o problema."
Agora vejam, isto é ou não é erro de projeto? Se há Engenheiros, como o proprietário afirmou no outro tópico então devem ser estagiários.....

william_1966
09/10/2015, 20:41
Amigo, já vi um kit desses montado, achei bem robusto, inclusive o rolamento é umas 10x maior que o original, mas não reparei esse suposto erro que comentou!!!

Troquei os rolamentos (junto com o eixo da rural, diff da f1000, freio a disco atras e todo o resto) em 2007, daqui uns dias está na hora de revisar os rolamentos novamente, e já penso que kit flutuante...

PS: Não faço trilhas, e tenho pneu 30,5pol

william_1966
09/10/2015, 20:42
E seria esse o kit que compraria, segundo meu mecânico, um bom CxB :)

HD4x4
10/06/2016, 18:47
Bom Dia!
Na terça-feira estive em uma oficina aqui em Oz...asco para dar uma olhada em umas adaptações. Me deparei com um mecânico, conhecido meu, instalando uma tomada de força em uma F75. O kit era da HD. Parece bem robusto, peças bem feitas mas.......
Havia um erro de projeto tosco que eu, como leigo, percebi na hora. Há uma luva (parecendo um cardan) bem robusto que faz a conexão nas engrenagens do guincho (estava na parte da frente) e dali sai os eixos que vão se acoplar na tomada de força. Nesta luva há um chanfro para que um pino (na verdade não sei se é este nome, são aquelas pecinhas de metal que se usam para travar polias) ... então este pino deve assentar justo, bem justo, neste chanfro.... Mas o chanfro é longo e não tem limite, o que eu quero dizer é que ele é vazado na frente e atrás, ou seja, o pino até assenta justo mas com o movimento ele vai correndo para o fundo, sentido tomada de força, e sai da luva o que faz com que a luva gire em falso.
Como resolver me perguntou o mecânico... "Carca um solda no fundo e resolve o problema."
Agora vejam, isto é ou não é erro de projeto? Se há Engenheiros, como o proprietário afirmou no outro tópico então devem ser estagiários.....


Olá amigos, Desculpe a demora. Com relação ao suposto problema, oque indicamos no manual e seguinte: O "pino" é na verdade uma chaveta está correto a luva tem um entalhe passante assim como qualquer polia, o segredo está na fabricação do cardan onde quem irá instalar deve fazer o rasgo da chaveta no cardan garantindo assim que a mesma fique alojada, segue anexo foto

Obrigado pela duvida que sempre é construtiva para nos

Atenciosamente HD4x4

Ian Jeep
11/10/2017, 15:03
Boa tarde galera,

Recentemente passei pelo susto de ter um semi eixo partido e uma roda no chão. Por sorte estava de vagar e nada de grave aconteceu, porem poderia facilmente ter ocorrido uma tragédia.

552835 552836

Consegui um outro semi eixo usado, porem não sabia das diversidades dos semi eixos q exitem pro jeep, no caso são 3 e com diferentes tipos de rolamentos e retentores. Emfim o q eu consegui era com rolamento cônico e o q estava no meu jeep era de esfera.
Modificamos o eixo pro rolamento de esfera, porem não ficou legal, ficou com uns roncos e não me senti seguro em andar com o jeep desse jeito, sem contar q ainda tinha o outro lado q precisava revisar, cujo ele já estava ali a 43 anos.
O fato é q já tinha gasto uma nota, com rolamento novo, trava do rolamento, retentor, mão de obra, óleo, fluido, cola de junta, regular freios (como a roda caiu, danificou algumas coisas) entre outras despesas indiretas, o valor estava se aproximando da metade do kit flutuante, sem contar q nem havia revisado o outro semi eixo. Além do mais o sistema original ainda permitiria a roda sair em caso de uma nova fratura do semi eixo.
Analisando os custo e o fator segurança, vi q valia muito mais a pena comprar o kit flutuante. Fui ai q comecei a pesquisar sobre as marcas e modelos. Troquei ideias com alguns membros q já tinha o sistema, e então decidi comprar com a HD 4x4.

Adquiri o modelo com rolamento da Ducato, q demorou 7 dias para chegar (SP-RO)

Kit vem completo, sem precisar mexer ou alterar nada, kit muito bem feito, acabamento, rolamento e retentores de primeira linha, só peças bonitas.

Não veio com manual, mas depois recebi o manual de outro modelo, porem muito semelhante o processo de montagem, por email.

E então, já cansado de gastar dinheiro com mecânicos ruins, resolvi encarar essa empreita com o meu velho, aki na garagem mesmo.

segue algumas fotos da montagem e do kit.

552837

Montagem é relativamente simples, com ferramentas de casa mesmo, salvo algumas q eu tive q comprar. (exceto a chave da porca de engenharia da manga q não se acha pra vender em lugar nenhum, e se achar é na net e com um valor de quase 200 latinhas) essa chave poderia vir no kit. Tivemos q fabricar uma.

Cubo e o retentor da parte de trás.
552817

Montando o retentor. Tive q prensar os prisioneiro de roda tmb, q não acompanha o kit.

552818 552819

Manga do eixo e a porca de engenharia.

552821 552822

Manga já parafusada. Comprei parafusos allen 12.9, porem eles não entram sem desbastar a cabeça, e aki é muito difícil achar porca com essa resistência. Então eu mantive os originais e só troquei as arruelas de pressão.

Manga colada com junta da Wurth e o espelho de roda.

552823 552824

Cubos preenchidos com graxa entre os retentores.

552825 552826

Cubos montados na manga sem o semi eixo.

552827 552828

Campana montada e semi eixo aparafusado.

552829 552830

Kit pronto com a roda. Como podem ver, uso pneus pequenos e nem faço trilhas, uso apenas no dia a dia. No entanto não haveria necessidade de tanta robustez. Porem, como havia dito anteriormente, o valor da revisão original chegaria perto do kit e não teria esses beneficio. Optei pelo rolamento de pista dupla da Ducato, não só pela robustez, mas tmb pela facilidade de reposição e de montagem (diferente do cônico q seria 4 rolamentos no total e ainda precisa da pré carga). Espero q dure mais 43 anos.

552831 552832

Eu e o meu velho dando um grau nas campanas.

552833 552834

Alem do desafio, foi muito divertido encararmos essa juntos, conhecendo um pouco mais de mecânica e fazendo tudo com calma e do nosso jeito, tudo caprixado, com parafusos novos e pintando peça por peça, não teve gratificação melhor.
Aproveitamos a oportunidade e já trocamos flexíveis, tubulação de freio, batente do diferencia (q não tinha) e amortecedores da ranger.

Fica aqui meu relato da minha experiencia, e espero q ajude aqueles q pensam em tornar nossos jeepinhos mais seguros.

Abraços

antonio umino
11/10/2017, 19:56
Futuramente.... é meu propósito, montar este kit na Rural. ..

Parabéns pela montagem (trampo) e descrição... Valeu.

abraços.

Aristides Jr
28/02/2020, 12:12
Olá pessoal!

Minha pergunta é:-

O sistema de eixo do 51 (chavetado com rolamento cônico) também está sujeito a sair fora?

O meu está com sistema original e utilizo pneu equivalente a 31 (10x16 da Maggion), nunca tive problema, já andei até com o rolamento ruim!

Diferente da F100 83 que já escapou a trava e saiu o semi-eixo umas 5 vezes!

Enfim, no 51 estou em risco?

Aristides Júnior

Sydney66
28/02/2020, 21:37
Aristides;

O eixo chavetado também é semi-flutuante, mas é mais seguro que o canela grossa nesse aspecto por ter o sistema de fixação um pouco diferente do canela grossa que sustenta o rolamento por meio de um anel metálico que é prensado no eixo, com o tempo e fadiga ele pode "correr" no eixo e é quando ocorre do eixo "saltar" da roda (não é quebrar, que por ter diâmetro maior é mais difícil ocorrer).
No seu o rolamento é preso no lugar por uma saliência forjada no próprio eixo que é preso na outra extremidade por uma "tampa" no prato do freio firmemente fixado no tubo do diferencial.
Portanto para seu eixo "saltar" fora ele tem que partir entre o rolamento e a ponta chavetada, o que torna mais difícil de ocorrer, não impossível mas menos provável.
Portanto, parabéns pelo seu jeep!

Aristides Jr
29/02/2020, 17:32
Olá Sydney!

OK...Ufa! O risco de quebra na ponta é muito pequeno! Tô tranquilo!

Ainda bem! Uma coisa a menos para preocupar!

Para desmontar separando cubo da ponta cônica, para tirar a campana (panela), para examinar freio por exemplo, normalmente utilizamos um sacador, já quebrei um pois fica bem apertado! Construí um bem reforçado, mesmo assim é dificil!

Agora aprendi um truque, voce solta uma ou duas voltas na porca, faz uma manobra para frente e para trás e pronto já descola, sem sacador nem nada!
Se mesmo assim não sair, trava a porca (cupilha) e vai dar um volta com o Jeep! Quando chegar deve ter soltado.

Abraço a todos, Aristides Júnior