Conectar

Ver Versão Completa : Caixa e diferencial F1000 92

moisestuzzin
01/10/2015, 18:43
513263513264513265
F-1000 4x2 ano 92. Motor MWM 4 cilindros, originalmente aspirado, agora turbinado.
É o seguinte. A caixa é daquelas com a 1ª pra baixo e a quinta com relação 1:1.
Estou disposto a trocar diferencial e/ou se necessário a caixa para deixar ela melhor de andar na cidade e rodovias. Não uso pra carregar cargas muito pesadas, então a 1ª não precisa ser tão reduzida. O motor lacra com ela a 120 km/h e gostaria de andar na rodovia a 100/110 km/h, mas a rotação do motor fica bastante alta, como também o ruído. Colocar um diferencial mais longo é o suficiente ou preciso trocar a caixa? E qual pela experiência de vocês ficaria melhor?

Coophamat
01/10/2015, 20:45
Moisés, o mais fácil e barato a se fazer e mudar a relação do diferencial.

De mais informações sobre o eixo se e Dana 44 ou 46 ou braseixo.

No mais sua f1000 ta muito bonita, parabéns.

moisestuzzin
02/10/2015, 22:22
Moisés, o mais fácil e barato a se fazer e mudar a relação do diferencial.

De mais informações sobre o eixo se e Dana 44 ou 46 ou braseixo.

No mais sua f1000 ta muito bonita, parabéns.
Sobre o eixo: onde vejo se é Dana ou Braseixo?
No mais, a caixa de marchas é Clark 240V. Queria saber se alguém tem experiência de qual relação de diferencial por porque a caixa tem 1ª bem lenta e 5ª 1:1, então fica bem amarrada.

sallespickup
03/10/2015, 22:30
tira uma foto do eixo perto dos espelhos de rodas, que da pra ver se é dana ou braseixos, de qualquer forma tem relação 15x39 pros dois, e é o que de melhor existe pra carro turbo, com cambio 240V

moisestuzzin
04/10/2015, 14:34
Tem certeza? 15x39 não ficaria muito longo?

bbmoro
05/10/2015, 09:44
Moises,

Como informação, a relação do dif da mesma fmil tua, porém turbo de fábrica é 2,72 (18x49) e Dana 46. É isso que tem na minha TD229. Então se você colocar essa 15x39 (2,6) vai ficar ainda melhor, não tenha medo e dúvidas!!
Teu dif é ou Dana 46 ou Braseixos 405, um desses dois. O Braseixos pode comprar a 2,6 da Engrecon. Eu não sabia que existe 2,6 para o Dana 46 também, mas como o Salles comentou que tem, então melhor ainda!

A título de curiosidade, acabei de montar o câmbio ZF S5-420 na minha, quinta marcha 0,77 e mantive o dif 2,72. Está bem legal de andar :).

Abraço

Diego Silva 189
05/10/2015, 11:03
ola amigos . bom dia

desculpa entra no meio da conversa , mas eu tenho uma duvida , tenho uma f1000 88 4 marchas ... ela anda a 100km a 2300/ 2400 rpm ... sera q se eu colocar um cambio igual do nosso amigo moises ai da foto a f1000 , sera q ela vai andar mais ?? ou vai ficar a mesma coisa ??
alguem sabe me informar ??

moisestuzzin
05/10/2015, 11:48
ola amigos . bom dia

desculpa entra no meio da conversa , mas eu tenho uma duvida , tenho uma f1000 88 4 marchas ... ela anda a 100km a 2300/ 2400 rpm ... sera q se eu colocar um cambio igual do nosso amigo moises ai da foto a f1000 , sera q ela vai andar mais ?? ou vai ficar a mesma coisa ??
Pelo que eu saiba, a relação da ultima marcha é a mesma, então a velocidade final vai ser a mesma também. Pra andar mais é alongar o diferencial ou colocar um câmbio com 5ª overdrive.

moisestuzzin
05/10/2015, 11:50
Obrigado pela ajuda galera. Vou trocar o diferencial, só ainda não sei quando porque o dinheiro tá curto. Vocês são feras, sabem de tudo! Valeu.

Diego Silva 189
05/10/2015, 13:42
Mas se eu alongar o diferencial e manter o mesmo cambio , ela nao vai fica frouxa na arrancada em subidas ??? Ela nao é turbo !!! E ela nem sempre esta vazia !!!!

moisestuzzin
05/10/2015, 23:55
Mas se eu alongar o diferencial e manter o mesmo cambio , ela nao vai fica frouxa na arrancada em subidas ??? Ela nao é turbo !!! E ela nem sempre esta vazia !!!!
Acho que depende de quanto você alongar.Não tenho experiência alguma com cambio de 4 marchas, então não sei se posso te ajudar. Só posso te dizer que a caixa da minha tem a primeira bem mais lenta, então arranca de qualquer lugar, mas sobre andar mais não vai fazer diferença, então pra andar mais e ainda assim arrancar de boa, acho que teria que colocar cambio com 1ª reduzida e alongar o diferencial. Corrijam-me se eu estiver errado.

Ramon Pires
06/10/2015, 14:14
Tarde pessoal, quanto a fazer a camionete andar mais, é só trocar o relação. Mais barato de mexer, troca caixa ja é bem mais caro, diferença de caixa com 4 ou 5 marchas é só o escalonamento, pq a ultima é direto, 1:1.
Salvo a da f250, que é Overdrive.

Quanto a ficar longo de mais creio que nao tem problema, o motor tem bastante torque, da conta do recado, na pior das hipóteses puxa uma marcha... apenas as q nao são turbo vão sentir, mas para arrancar o motor tem bastante força também.

No meu caso apenas coloquei uns pneus maiores e é possivel rodar a 2250 rpm a mais ou menos 120 km, que ja ta loco de bom, ta no limite da faixa verde, e uma boa velocidade de cruzeiro, com 5° 1:1 e relação 3,07.

513586

Nessa foto tava com uns 700 kg e andei na lavoura, terreno bem inclinado e vai embora, na estrada também, pois as primeiras marchas sáo bem curtas, por isso digo q pode alongar q vai ficar é bom mesmo.

Diego Silva 189
06/10/2015, 19:15
Ok Ramom .... obrigado pela informação !!!
E vc saberia me endicar uma relação ??? O meu diferencial é o espicer !!!!

bbmoro
06/10/2015, 19:31
Diego, qual a relação de marchas do teu câmbio? Tu sabe dizer qual o modelo dele?

Abraço

Ramon Pires
06/10/2015, 22:30
Ok Ramom .... obrigado pela informação !!!
E vc saberia me endicar uma relação ??? O meu diferencial é o espicer !!!!

Tinha q ver o q vc tem ai, deve ser o mesmo da minha, 14x43, dai pod por o 18x49, c for turbo ja gruda o 49 q nao tem erro.
Quanto ao modelo do eixo provavelmente é o Dana 46, dai da certo a relaçao 18x49.

Diego Silva 189
07/10/2015, 12:17
Galera !!! Nao sei informar a relacao do meu cambio , mas creio q seja o clark 260f .... se nao me engano é o mesmo do opala ... a 1 marcha é pra frente, e a ré do lado da primeira !!!!
Ela é horiginal ... tenho ela a 2 anos ... nunca mexi em nada .... por isso nao sei a relacao do diferencial !!!!
Mas como eu ja disse , tenho receio de alongar e ficar frouxa a primeira marcha , pois ela nao é turbo !!!
Outro dia andei num f1000 91 5 marchas original ... a primeira dela é bem curtinha ... nao é igual a minha nao !!!
A minha primeira marcha da quase a segundo d camioneta q eu andei

bbmoro
07/10/2015, 13:17
Pois é Diego. Dei uma pequisada e achei 260f com relação 6,32 e 4,22 para primeira marcha. O ideal era descobrir a relação da primeira, pois com dif longo pode dificultar arrancada se for a 4.22.

Diego Silva 189
07/10/2015, 20:06
Entao meus amigos !!! Oq fazer ???
O jeito é desmontar tudo pra saber ???
Ou tem alguma forma deu descobrir sem desmontar tudo ???
E outra coisa .... eu tenho intencao de colocar uma turbina ... nao agora neh ... quem sabe ano q vem !!!!
Acho que ja me ajudava a ganhar maus força neh ?? Oq vcs acham ??

bbmoro
13/10/2015, 12:59
Cara, o que pode fazer para descobrir a relaçao é ver a velocidade através de um GPS, qual marcha vc está, rotação do motor e tamanho do pneu. Com isso vc calcula a relaçao e descobre qual a sua. Diminua em torno de 20mm o diâmetro do pneu para modos de cálculo em função da sua desformação.

Se vc pretende turbinar, monte a relação 18x49 no dif.

Abraço

Diego Silva 189
16/10/2015, 13:43
ok Bruno

Muito obrigado pelas dicas , vou verificar aqui a minha situação financeira , pois encontrei um cambio clark 240v e o diferencial completo por 2500 reais .
Esta em uma efe 89 cab.dubla, ela esta batida , o proprietario esta vendendo as peças !!!
Talvez eu compro esse cambio e alongo meu diferencial ... ai com esse cambio nao tem erro a minha primeira marcha ficar fraca .

Se vc tiver alguma opinião ... pode falar ok

Abraço !!

bbmoro
17/10/2015, 13:52
Fecha o brique logo! So confere que diferencial é e a relação.
Abraço

ricarvalhal
19/10/2015, 09:58
Diego, seu diferencial deve ser 3.55 pela rotacao/velocidade que vc informou...

ola amigos . bom dia

Diego Silva 189
19/10/2015, 12:21
Boa Tarde galera !!!

O negocio é o seguinte , hoje levei a camioneta na oficina para trocar oleo do diferencial e cambio.
Quando abrimos a tampa diferencial foi constatado q o meu diferencial é com tração positiva. O mecanico me explicou mas nao entendi muito bem. Ele me disse que nao tinha certeza, mas so as Efes de 90 em diante sairao cm esse diferencial.
Alguem poderia me explicar com mais clareza oq é diferencial positivo ?
A minha relação é a 13/41 .... sera q da pra alongar com essa tal tração positiva ???
Só pra relembrar, minha efe é 87, cambio clark 260f 4 marchas e estou usando pneus 255/75/15 !!

ai esta duas fotos de come é minha F !!!

Ela era oginalzona ... mais tive q alongar meu chassi por nessecidade do meu serviço !

DEPOIS
514577

ANTES
514578

Diego Silva 189
19/10/2015, 19:09
Galera eu errei na informação acima ... esta marcado no meu dif. 13/43
Creio eu q é uma relação um pouco curta neh ?? oq vcs tem a me dizer ??
3514597

Diego Silva 189
19/10/2015, 20:02
BBmoro
Fiz oq vc me disse , marquei a velocidade dela no GPS , ela em 1a marcha a 2000 rpm anda a 28 km/h,
ja em 4a marcha a 2000 rpm anda 92 km/h e em 2500 rpm 122 km/h

bbmoro
19/10/2015, 22:47
BBmoro
Fiz oq vc me disse , marquei a velocidade dela no GPS , ela em 1a marcha a 2000 rpm anda a 28 km/h,
ja em 4a marcha a 2000 rpm anda 92 km/h e em 2500 rpm 122 km/h

Diego, está bonita de verdade a tua fmil! legal mesmo cara, muito conservada!

Com relação as velocidades, não está batendo com minhas contas....pra ter esse resultado ai, só se teu dif fosse 3,07 a relação e os pneus estivessem estourando para dar o diâmetro máximo possível deles. E se esses resultados aí forem fatídicos, eu não mexeria na relação, pq andar nessas velocidades e rotações está de boa.

Em um dif com tração positiva, quando uma roda perde aderência e começa patinar, automaticamente ele transfere torque para a roda com mais aderência. Dessa forma, ele evita que uma roda fique girando em falso e vc fique atolado. Em curvas também ele tende a jogar a tração para a roda de fora da curva, garantindo mais aderência e estabilidade.

Tira umas fotos do diferencial e posta aqui pra gente.

Abraço!

Diego Silva 189
20/10/2015, 12:38
Meu amigo olho ai !!!

Ai esta as fotos: caixa , diferencial e a plaquinha q indica a relação.

Se vc forçar bem os olhos kk... vai ver q é 13/43 e e tbm esta escrito ANTI-DERRAPANTE e está marcado relação 3.31.... pela minhas contas isso nao ta certo né ??

Outra coisa BBmoro, outro dia fui em um sitio, a entrada era uma subida nao muito forte, mas com pedra solta, ela não subiu nem a pau, e olha q eu forcei um pouco em !!! patinou, patinou e nada .... ai pensei melhor parar antes q quebre!!
Então se esse dif é auto blocante, era pra ela ter subido neh ?? estou certo ou errado ??

O que o pessoal mais esperiente tem a me dizer ? auguem tem esperiencia cm esse dif ??

514670514671514672514673

ABRAÇO !!

bbmoro
20/10/2015, 13:06
Diego,

Esse diferencial é o Dana 44. Conforme a identificação, a relação é 3,31 mesmo, pois 43/13=3,307.

Mesmo vc tendo um relação com tração positiva (anti-derrapante), pode acontecer de fosse não subir hehehehe. As duas rodas estavam patinando?
O que acontece é que dentro do diferencial existem vários discos de fricção que atuam para jogar a tração para as duas rodas traseiras. Com o tempo, eles se desgastam e a tração positiva perde eficiência, transformando-se em um diferencial com tração "normal". O uso de óleo incorreto também contribui para o desgaste dos discos.

Abraço!

Diego Silva 189
20/10/2015, 18:23
Entao Bruno ... tava patinando sim kkkk ... mais oq vc falou foi o mesmo q o mecanico disse que os discos estao gastos !!!

Mais voltando a falar da minha relação .... ela é bem curta comparada a que vc usa e o pessoal fala aqui neh ???
Como q eu consigo anda de boa a 90 / 100 km ???
sera q meu cambio q é um pouco mais longo ???

Até comentei com o mecanico q tava pensando em fazer a troca do cambio ... ele nao me aconselhou nao !!! Falou pra mim ficar na minha kk ....q meu é muito resistente e anda igual o de 5 marcha !!!

Agora vou dexar vc e o pessoal ai falar e dar suas opinioes .... pq vcs sao muito fera no assusto !!!! Vlw

ABRAÇO !!!

Diego Silva 189
20/10/2015, 20:25
Pode ser tabem q no passado a relação dela tivesse cido trocada pelo antigo proprietario, por uma mais longa neh ??....pq eu nao contei os dentes ... estou me informando pela plaquetinha marcada no dif !!!

bbmoro
21/10/2015, 16:43
Diego,

Sim, uma relaçaõ de dif 3,31 com relação final de câmbio 1:1 é curta. Mas se aplica pra teu caso de ter 4 marchas e motor aspirado.

Teu câmbio é o 260f, 4 marchas, e desconheço que tenha relação mais longa que 1:1.

Olha, é uma situação difícil. Pelo que vi, o dif Dana 44 não tem relação mais longa que 3,31. Sei que o dif dianteiro das fmil 4x4 é Dana 44 e relação 3,07, porém ele é high pinon pq gira ao contrário, então não sei se monta no teu. Existe a Engrecon que fabrica relação de diferencial, então tu poderia consultar as opções. Caso contrário, só trocando todo diferencial :/.....alguém que conheça mais para ajudar??????????

Quanto ao cãmbio, o ideal era trocar. É sabido que o 260f não aguenta fmil turbo, mas se tua tocada for de boa e tu for cuteloso, pode arriscar e ver. Quem sabe tu nunca se incomode. Tudo depende de quanto quer gastar. Diria para procurar um 240v ou os similares mais novos.

Abraço!

Diego Silva 189
21/10/2015, 19:12
Entao Bruno !!!

O ruim é q se eu trocar so o cambio com 5 marcha 1:1 ... vai ficar na mesma neh ???.... ai teria q trocar tbm todo meu diferencial !!! Meu bolso nao esta preparado pra isso !!!
O jeito é ficar de boa por enquanto neh ... tenho instenção sim de colocar uma turbina .... talvez ja no começo do ano q vem !!!

Depois quando colocar a turbina , ai vo se ela aguenta , pq eu ando de boa , na minha .

Mais la pra frente eu vejo oq faço com o meu cambio e dif !!!
Oq vc acha ???

Vc saberia me dizer se existe f1000 q sairão com cabio overdrive ???
Talves eu me interessace por u desses !!!! Vlw

Abraço !!

bbmoro
22/10/2015, 08:34
Diego, sim, se trocar o câmbio por 5 marchas e quinta 1:1 será a mesma coisa. Só terá mais escalonamento entre as marchas. As únicas fmil que sairam com quinta drive foram as aspiradas de 92 a 95. Esse câmbio é uma evolução do teu, porém tem o mesmo problema de ser frágil para 229 turbo, por isso só saiu nas aspiradas. Nao investiria nesse câmbio se tu for trocar. Pensando pelo teu lado, colocaria um turbo e alongaria diferencial. O câmbio tu deixa pra mais tarde conforme necessidade.
Abraço

pcnicolau
22/10/2015, 09:22
Aí bbmoro beleza, agora não vou poder ficar com seu cambio o preço tá bom, mas o orçamento aqui em casa estourou esta semana quem sabe mais para frente se ainda estiver com o cambio. estava lendo a conversa com o Diego, bom ele tá com os problemas que eu já passei, vamos lá então, diego tenho uma f1000 90 dana 44 que era relação 3.31 positiva cambio 260f 4 marchas igual a sua, então fiz igual nosso amigo Zé V8, troquei a coroa e pinhão achei uma americana do maverik V8, aquelas de aço forjado 43/14 relação 3.07, a propria para arrancadas e força livre não quebra pode sentar o sarrafo, o cambio continua o mesmo é só saber dirigir sem dar trancos violentos, com o cambio 4 marchas esta relação deve ser a melhor de todas, coloquei uma apl biagio 42/48, enche rapido. Dá uma olhadinha no topico da bala de prata do Zé V8. Agora se fosse mudar o cambio igual eu faria pegaria o 240V ou o 2615B e colocaria a relação da engrecon 2.80 para dana 44, ficaria mais longa. Um abraço Galera

Diego Silva 189
22/10/2015, 10:26
Ok Pessoal !!!

Ja estava pensando em fazer isso mesmo, colocar uma turbina, alongar relação e manter o mesmo cambio !!!Agora com a ajuda de vcs nao tenho duvidas q irei fazer isso !!

Alguem saberia me informar aonde eu possa encontrar uma relação 3.07 ??

Abraço .

Diego Silva 189
22/10/2015, 19:11
Galera ..
Vcs sabem se as f1000 5 marchas original sem turbo é a mesma relação das 4 marchas ???
E se sairam f1000 turbo 4 marchas ????

Lincoln4x4
06/12/2015, 13:44
Fala Diego.. Top sua milona em, uma pergunta, vende a sua carroceria de lata?
Vamos lá.. tenho uma F-1000 1984, acredito que a nossa mecânica seja idêntica!
Eu não sei qual relação do diferencial da minha mas creio que seja original e com anti derrapante, a minha é turbinada, tenho ela a quase um ano, turbina grande, demora pra encher.. mas quando enche é o canal! Comprei ela desse jeito.. tudo montado e até hoje só alegria, abri mais a bomba pra dar mais pressão.
Cambio, não troco o meu por nada, só se quebrar feio e o conserto for quase o preço de um 5 marchas original da turbo maior que 91. Pra viajar é uma delicia, a 4ª é muito longa, tu quase não cambeia.. quando está vazia!
Diferencial é uma coisa que pode melhorar a velocidade com um custo não tão alto, o meu também é um 44 mas quero trocar a relação, por uma mais longa.
A minha a 100 km/h está em 2.500 giros e de final ela dá 135 km/h no gps do celular.. considero uma boa final.. porem giro muito alto.
Obs.: medida do pneu 265/70 R15
Eu ainda não sei qual relação colocar, aceito sugestões, porém quero aguardar pra sobrar dinheiro.. rssss
Mas Diego, turbina a sua .. Acho que não vai gastar muito mais que R$2.500,00, vai perceber melhora na economia, melhora força.. porém, se o motor não estiver muito bom, é um ponta pé pra abrir o bico.
Ah, se você carrega muito peso, precisa de muita força.. as vezes aparece uns dana 46 das mais novas com uma relação longa e por preço bom dando o antigo na base de troca.. é uma opção também. E se fosse você, esqueceria a troca de cambio enquanto ele estiver bom, pois é um baita cambio!
Se tiver a caçamba de lata me dá um toque.. Abraços.

Diego Silva 189
11/01/2016, 20:54
Fala meu amigo Lincon tudo certo ??
Cara , nao tenho mais essa carroceria de lata ... foi dada na troca cm o cara q fez a minha de madeira ... mas era novinha nenhu podre ... passei por 1000 reais na troca !!!!

Vamos la entao .... a minha é 87 4 marchas , relação 3,31 (13/43)

Ela anda bem sim , nos 2500 RPM esta a 100 km , por sinal a mesma velocidade da sua . Pra mim nao precisa andar mais q isso , so queria q ela andasse nos 100 km/h a mais ou menos 2000/2200 RPM.... assim diminuiria o ruido e creio q ela ficaria mais economica !!!
Mas o problema é alongar diferencial e ela ficar frouxa , por ela ter uma primeira longa .... eu trabalho cm ela ... mecho com moveis e ela tem o chassi alongado 70 cm , ou seja , ela esta 230 kilos mais pesada ... e eu ando ai em media cm uns 400 kg em cima ... creio se alongar o DIF terei probelmas pra arrancar em subidas e estradas rurais ... e tbm ja descartei a possivel troca por um cambio 5 marchas !!!! Iria ficar muito caro !!
Ja o turbo ... creio eu q esta na hora certa de colocar .. a minha milona abriu o bico kkk se foram as amisas kkk dor de cabeças kkk !!! Hj ela ta na oficina esta trocando tudo ... todas as camisas , pistoes , retifica cabeçote , e todas as peças da MWM ... paguei 360 reais cada kit
Por eu esta fazendo isso ja poderi adptar o turbo ... mas a grana nao vai dar kkk vou ter q adiar isso !!!!

Mais é isso meu amigo ... obrigado pelas dicas e colaca uma foto da sua pra gente ver blz !!!

Abraço !!!!!

Lincoln4x4
19/01/2016, 19:00
520623Aí Diego..!
quero erguê-la um pouquinho!!!

Diego Silva 189
19/01/2016, 20:36
Ai sim em .... ta top de mais !!!!

Essas rodas deixam a milona muito chique !!!!

Vc nao tem problemas pra faser manobras cm esses pneus ??e

A minha cm o 255/75/15 ja raspa dentro... principalmente quando estou em ré !!!

Lincoln4x4
20/01/2016, 11:59
Valeu!!! Quando comprei já logo decidi que iria atrás dessas rodas, são show!
Então, 265 70 r16 raspa sim.. Principalmente na ré, mas nada grave.. Visual e a funcionalidade compensam! Tomara que depois de erguer diminua.

Lincoln4x4
20/01/2016, 12:01
Complementando.. Acho que não vi a sua ainda.. Manda fotos pra gente!

Diego Silva 189
20/01/2016, 18:57
Rapaz .... estou sem computador .. estou mechendo pelo celular !!! Nao consigo enviar fotos !! Mas se vc voltar na pag 2 do topico vc vai ver fotos da minha !!!

Diego Silva 189
20/01/2016, 19:06
Mais voltando a falar sobre a milona andar mais .... aconselho vc a colocar a relação 3:07 (14/43) ..fica show ... pois as da nossas mil é relacão 3:31 (13/43) .
Um dente à mais no pinhao ja faz uma grande diferença !!!!

Tem um amigo meu q colocou essa relação na fmil dele .... ficou show de bola ... e ela é 4 machas turbo tbm .... ela no gps marca 98 km/h em 2000 RPM .... ja é uma velocidade muito boa em !!!!

Acoselho vc a fazer o mesmo .... fica muito bom !!!

LUIZ170686
12/02/2016, 14:33
Diego, não querendo ser inconveniente, mas já sendo rsrsrs teria como dizer o quanto gastou pra fazer o motor da sua F-1000 e o que foi feito? quais retíficas e etc...

Diego Silva 189
15/02/2016, 11:16
Rapaz .... a minha F estourou uma das camisas ... como o motor estava aberto , resolvi trocar todos os kits... 4 pistoes e camisas , bronsina de mancal e biela e retifiquei os cabeçote.... consegui todas as peças da MWM

Só os kits foram 1400 reais , bronzinas 200 , retifica cabeçote 380 e mao de obra 800 !!!!

Ficou muito boa , mais forte .... so sinto falta do turbo !!!!
Mas agora posso turbina sem medo , antes eu ficava cm medo , pq eu nao sabia se o motor tava bom !!!

Mas vc ta querendo mexe no motor sa sua ???

LUIZ170686
16/02/2016, 10:51
é que tenho uma F4000 mwm 229 e to pensando em 2 possibilidades.

1ª é de juntar uma grana e trocar ela em uma F-350 tipo 2001/2003 pois como mexo com sitio tenho que ter uma camionete e a 4000 nem sempre carrego todo o potencial dela, então uma F350 me atenderia bem pois carrega 2 ton. e se tivesse que carregar mais que isso daria 2 viagens sei lá. sem contar que ano mais novo, mais econômica e mais veloz para viagens.

2ª é em fazer o motor dela antes de abrir o bico. tá boa só que abaixa óleo, vaza pelo respiro e tals, se andar com rotação meio alta tipo 2800 giros ela chupa óleo de motor rsrsrsrs... então to pensando em talvez mandar fazer o motor dela. e sobre turbina eu turbinei o meu mwm 229 com km alta, deu uma baita diferença no andar, não digo em velocidade final. mas tem muito mais força e mantém velocidade de cruzeiro. tipo se desce a 90 km/h sobe a 90 km/h. hj em dia qualquer viatura diesel que eu pegar mando turbina na hora. diesel sem turbina é muito lerdo. e nunca deu nenhum problema, portanto acho que se o motor estiver minimamente cuidado não tem problema meter turbo com km alta, agora depende do pé do cidadão né. se andar "no talo" vai abrir o bico mais rápido sim.

então to nesse dilema, tenho dó porque a camionete tá com a gente a mais de 15 anos. sei tudo que foi feito nela, alias o único que nunca foi mexido foi motor, o resto é tudo revisado. tenho medo de pular pra uma mais nova e depois ter que revisar a camionete toda, porque veiculo usado por mais cuidado que seja sempre tem coisas pra fazer. só que também chega uma hora que a gente quer subir o ano da viatura. to pensativo.

Diego Silva 189
16/02/2016, 12:16
Cara situação dificil em !!!!
Eu gosto muito da minha , muito boa ,confortavel ,economica .... creio q a 4000 seja o mesmo ,só um pouco maior !!!!
Eu tbm uso a minha pra trabalho e em pequenas viajens , mas como eu ja disse , sinto falta do turbo , ela cai bastante na subida !!!!
A minha abaixava oleo um pouco antes deu mexer no motor , uns 2 litros a cada troca ...e eu ando colado 120 km/h em 2700 rpm kkk.....mais tbm ando de boa nos 90/100 km/h.....Depois q eu fiz o motor nao abaixa nada de oleo .... eu andei uns 1000km e o oleo tava meio amarelinho ainda kkk... nao abaixa nada !!!! E o suspiro só sai ar mesmo

To louco pra meter o turbo nela .... vo ve se ja consigo pros procimos meses !!!!

Mais se eu fosse vc , continuaria cm a sua f ... vc faz tempo q ta cm ela , conheçe bem !!! Chega da dó de vender neh !!!!

LUIZ170686
16/02/2016, 14:19
a minha é turbo e intercooler, eu coloquei turbina depois mandei fazer o intercooler. tá com os 6 pneus zero, diferencial revisado há 1 ano, câmbio também. amortecedores e suspensão zerados. carroceria tá mais ou menos. mas pra serviço tá boa. parte de freio também revisada. cabine excelente e outra 15 anos é igual casamento já sei quais os defeitos e quais as qualidades. só falta motor mesmo. mas ai vem aquela vontade de ter uma mais nova também. difícil decisão. é como vc disse confortável, econômica levando em conta que ela leva 4 ton nas costas e gasta igual uma F250 6 cilindros...acho que vou esperar mais um pouco e pensar com calma.

O que pesa mais é o seguinte, essas camionetes no geral vc compra elas andando bonitinho e tals, mas quando vai fazer revisão mesmo pra valer, e deixar certinho. vc gasta quase a metade do valor delas pra deixar "arribada" novamente. sei porque essa 4000 a gente gastou uma boa grana pra deixar ela do jeito que tá. e isso que somos segundo dono sendo que meu pai comprou ela e logo após alguns anos eu comecei a usá-la e sei o quanto $$$ saiu do bolso pra deixá-la como está.

Diego Silva 189
16/02/2016, 19:09
Cara... q bela história em !!!!
A minha tbm ta toda revisada ... gastei uma boa grana nela... tbm mandei fazer carroceria nova quando comprei ela ......ja tenho ela ja faz uns 2 anos.... a mecanica dela ta relóginho kkkk ... funciona q é uma beleza !!!

Cara ... eu gosto de mais da minha.... dificilmente venderia ela .
Meu sonho é meter o turbo,colocar o cambio 5 marchas 240v e relação 14/40 !! Ai eu caso com ela de vez kkkkk

Mais Luiz , vc poderia me dizer quanto gastou cm o turbo , qual a sua turbina , precisou mecher no radiador ... e oq vc achou do comportamento dela em rodovias ??

Abraço !!

Edintruder
16/02/2016, 22:54
Diego, quando alongasses o chassis, precisasses fazer inmetro? Tens alguma foto do serviço? Eu quero colocoar uma caçamba longa na minha.

LUIZ170686
17/02/2016, 08:46
Diego a minha turbina é uma biagio, e o meu intercooler foi um pessoal daqui da minha cidade que montou, alias os mesmos que me venderam a turbina e instalaram ela. a instalação demorou 2 dias. teve que puxar o radiador um pouco pra trás sim, foi colocado um espaçador entre o radiador e o suporte onde são afixados os parafusos do mesmo. coisa de 1 cm e o intercooler entrou perfeito na frente do radiador. gatei na época R$ 2250,00 na turbina montada já. e R$ 1300,00 no intercooler montado.

Olha sobre comportamento é o seguinte como eu disse anteriormente. velocidade final não altera. porém o que altera é como vc chega nessa velocidade final. todas as marchas ficam mais fortes, o motor fica bem mais silencioso. sem o intercooler o mwm já não esquenta, com intercooler então o ponteiro da minha só sai do lugar quando está carregada ou na cidade no anda e para. e mantém a velocidade sempre, se desce a 100 km/h sobe a 100 km/h. e olha que o motor da minha eu arrisco a dizer que ainda é original, pois ele tem vários pontos em que tá chegando naquela base que é dada nos motores antes de pintá-los de cinza, aquele vermelho meio barro sabe. tá todo desbotado, e se tirar a tampa do óleo voa óleo por todo lado kkkk...e como a gente tá com ela a bastante tempo muito provável nunca ter sido aberto. esse bicho é parrudo.

quanto ao câmbio clark 240v, é o que tem na minha. é mt bruto pode mandar marcha firme que aguenta. eu to estudando com um mecânico amigo meu mexer no eixo piloto e em algumas engrenagens pra dar uma envenenada nele. pois meu diferencial só existe só duas combinações de coroa e pinhão. e o que tá na minha é o mais longo. portanto só tenho duas opções a de colocar um cambio zf mas tá muito $$$$, ou tentar essa possibilidade de mexer no meu 240v. mas tá em estudo ainda. se eu decidir fazer isso vou retificar o motor e ai fico de vez com ela.

Diego Silva 189
17/02/2016, 11:12
Edim , é o seguinte ... eu me informei no imetro e no detran !!!! Detran nao resolveu bosta nenhuma ... se eu nao me engano o imetro me falou q era permitido alongar 30% sobre a metragem original dela sem precisar mexer com documentação e pericia !(nao tenho certeza se é essa porcentagem , pq quem falou com eles foi o cara q fez o serviço) !!!! A cara fez
tudo isso por telefone mesmo !!!!
Foi alongado 60cm , sendo que 45cm entre eixos e 15 cm na ponta do chassi !!! E coloquei o suporte da f4000 para o estepe ... e tbm coloquei mais uma chapa em cada molejo , e o cardã troquei inteiro ... ficou sem nenhuma emenda !!!!
Fotos eu tenho , mas eu estou no celular nao consigo mandar .... mas volta no começo do topico q tem 3 fotos dela ... antes e depois !!!!
Ela ficou quase um f-2000 !!!! Mas eu posso dirigir ela cm a carteira B !!!

Edim , mas vc vai deixar caçamba de lata ??? Pq eu fiz de madeira !!!

Vlw Edim ... abraço !!!

Diego Silva 189
17/02/2016, 11:20
Luiz o zf ficaria toop .... tbm tenho vontade mais deve ta na casa dos 5 a 6 mil reais ... ai pra mim na da !!!!

Se vc nao se importar cm grana , na sua 4000 ficaria top com a 5 over ... ficaria bem legal da andar ...
No meu caso um 240v e relacao 14/40 ja resolvia o problema..... consiguiria andar nos 110/120 km/h a mais ou menos 2100/2300 rpm .... ja fiquaria bem legal !!!!
A minha é 4 marchas e relacão 13/43.... ele anda meio amarrada nos 110 km/h .... mas é muito boa !!

Mas pensa ai ... um zf pra vc ficaria show ... pode casar cm ela kkkk

Vlw .. abraço !!!

LUIZ170686
17/02/2016, 13:50
então rapaz, é justamente por isso que eu to pensando no que fazer, veja bem. vamos colocar que eu gaste ai no motor uns 3 conto entre kit de pistão...retifica de cabeçote...mão de obra e mais alguma coisinha extra.
Soma mais 6 conto no câmbio zf porque já procurei e o mínimo que achei foi 5 a 6 conto com o meu a base de troca, os caras tão vendendo esse câmbio a preço de ouro. teve um na internet que eu mandei mensagem pra ver ele me pediu 7 sem ser a base de troca e 6 dando o meu a base de troca. (ai eles pegam o meu e vendem por no mínimo 3 conto pra jipeiro). ai pra adaptar talvez tenha que trocar capa seca pois minha 4000 é das quatro farol igual sua F, pode ser que tenha que colocar capa seca das 92 em diante. mais mão de obra, recortes nas travessas do chassis e acertos de detalhes, cruzetas e cardã...... bom vamos chutar ai baixo que tudo fique 8 conto. (esse câmbio já saiu das minhas ideias muito $$$$ pra mim)
Ai 3 mil de motor mais 8 mil pra deixar um zf montadinho, são 11 paus. na minha 4000 consigo uns 38 conto, no rolo acho que uns 40, com esses 11 conto ai digamos que eu to com +/- 50 conto na mão. aqui tem F350 2004 por 50 conto boa. se me der na loca mais pra frente por mais R$ 3500 ainda coloco caçamba de lata nela se quiser pois tem uma firma acho que em Maringá que vende, igual da F250 só que alongada. aqui na city tinha um cara que tinha uma assim. entendeu o porque eu to pesquisando e conversando, pra tomar a melhor decisão hehehehe. hj uma F350 me atenderia melhor que a 4000, apesar de eu ter uma história loooonga com a minha.

Abraços.

Diego Silva 189
17/02/2016, 15:33
É Luiz ... tenho q confeçar ... nesse caso é melhor vc trocar ela mesmo !!!!
Se vc for mecher só no motor , ainda conpensa ficar cm ela ... mas se partir pro zf , ai nao compença !!!!
Ai vai do seus sentimentoa neh kkk sao 15 anos juntos ... mas se vc tem vontade , troca ela entao !!!!

Qualquer coisa estamos ai !!!vlw abraço !!!

Edintruder
17/02/2016, 16:42
Diego, não tens ideia do quanto me animas om esses 30%!!!
Pretendo colocar uma carroceria longa original de lata. Gosto da carroceria de madeira mas a patroete não deixará.

Diego Silva 189
17/02/2016, 20:06
Entao Edim .... no começo tbm fiquei cm medo de ter q mudar documentacao e passar por pericia .... mas depois q me imformei tirei um peso das costas kkk

Aqui na minha cidade tem 6 Fs alongada .... mas o pessoal alonga so a traseira .... coloca 60cm na traseire ..... eu acho q fica disproporcional e feio tbm .... entao eu rosolvi fase diferente alongar entre os eixos tbm ... ai ficou joia !!!

E vc oq pretende fazer ????
Abraço !!!

Edintruder
18/02/2016, 12:56
Diego, eu gostaria de aumentar 1 metro no entre-eixo e colocar cabine estendida e caçamba longa, mas como cabine estendida é algo impossível de achar, vou aumentar 40cm e colocar somente a caçamba longa original.

Vou procurar um pedaço de chassis e enxertar no chassis da minha no entre-eixos mesmo.

Ariel Baptista
19/02/2016, 12:39
520623Aí Diego..!
quero erguê-la um pouquinho!!!

Amigo, como vc pretende erguer a f1000? tenho uma 87 e tenho o mesmo interesse, mas não encontro ninguém que faça o serviço!...

Ramon Pires
19/02/2016, 17:26
Diego, eu gostaria de aumentar 1 metro no entre-eixo e colocar cabine estendida e caçamba longa, mas como cabine estendida é algo impossível de achar, vou aumentar 40cm e colocar somente a caçamba longa original.

Vou procurar um pedaço de chassis e enxertar no chassis da minha no entre-eixos mesmo.

Malandro!!
Que uma assim!!!

523006

Edintruder
20/02/2016, 00:04
Inicialmente a minha ficará nesse comprimento aí mesmo.

Diego Silva 189
20/02/2016, 08:07
Ai é top em !!!!!
A minha é mais ou menos esse comprimento .... mas com carroceria de madeira !!!