Ver Versão Completa : GV2 AT, ano 2001, 1.6, 16V, Saia de Pistão Batendo
Estou com uma dúvida e peço ajuda aos "universitários": comprei um Grand Vitara 1.6, 16v. 2001, duas portas, automático. Pela manhã, quando frio, tem uma batida no motor que, à medida que o motor aquece, some completamente fazendo com que o funcionamento fique igual um relógio suiço, perfeito. Não queima nada de óleo. Levei em dois mecânico de oficinas diferentes e de bom conceito, ambos diagnosticaram como batida de saia de pistão, provavelmente em razão de algum superaquecimento que possa ter ocorrido (o radiador foi feito novo). Argumentei que estava avaliando a hipótese de retificar o motor ao que, os dois me afirmaram ser desnecessário, pois meu único incomodo será ter que ouvir o "tec tec" enquanto o motor está frio. O barulho some por completo após aproximadament 2 a 3 minutos de funcionamento. Bem, aí vem dúvida: estes mecânicos estão certos? Agradeço aos foristas que se dispuserem a dar suas opiniões
Vellasco
01/10/2015, 20:47
Meu camarada, da uma verificada nas velas, ponto da ignição e enche o tanque com uma gasolina sem álcool pra ver. Qual o óleo que vc ta usando? Pode ser que quando frio esteja muito viscoso e oferecendo uma restrição ao movimento do pistão. Como todo o conjunto pistão, virabrequim, rolamentos, juntas de desgaste, já tão com uma folguinha, fazem esse barulho.
Pode ser que os mecânicos tenham simplificado a conversa mas, esses pistões não tem saia, eles são curtinhos, por isso to falando que a batida vem da folga entre os componentes. E outra, se fosse o tempo todo era outra história mas, é só quando ta frio, tem chance de estar relacionado ao ajuste do avanço da ignição que a ECU faz pra compensar a temperatura.
Boa tarde, Vellasco, comprei este GV a coisa de 1 mês, o óleo havia sido recem trocado, não sei as especificações, observei que o manual recomenda 20w50. Troquei velas e os cabos e não foi verificado ponto, injeção ou qualquer outra regulagem. Pelo que entendi, você acha que pode ser a ECU adiantando o ponto enquanto o motor está frio e, em razão disto, as folgas naturais de um motor já com quilometragem de média pra alta, este GV marca 130.000 km, acabam aparecendo. Compreendi corretamente?
Vellasco
02/10/2015, 20:33
kkk explicou melhor do que eu.. é isso mesmo meu amigo. Veja bem, é opinião de um curioso viu mas, de qualquer forma, acho que são coisas relativamente simples de testar antes de mandar abrir o motor.
Mais uma coisa, acho bastante interessante, quando compro um carro, trocar óleos, filtros e pelo menos dar uma olhada nas correias, independente do que o antigo dono tenha falado.
Positivo, Vellasco, só não troquei o óleo do motor que como constatei realmente está completamente limpo. Óleos da caixa de câmbio, dos diferenciais e da caixa de transferência foram trocados. Correias do comando e micro v estão novas. Filtros também foram trocados. Vou fazer inspeções na ignição e injeção seguindo teu conselho. Fiz uma cotação de retífica completa e me apresentaram um orçamento de R$ 4.000,00, com peças compradas na Suzukar.