Ver Versão Completa : Willys CJ5 sem bloqueio da contado recado?
Humberto Pio Fávero
28/09/2015, 13:40
Pessoal,
Estou a procura de um Willys CJ5 exclusivamente para deixar no sítio e puxar um Jet Ski (que pesa com a carreta uns 500Kg) para a represa que fica uns 1.000 metros de casa.
O Willys vai me atender? mesmo não tendo o bloqueio dos diferenciais?
Para eu sair da represa pego uma ladeira de aproximadamente 25°, em dias de chuva, ja viu...
Cheguei pensar em pegar um Niva, que vem com o bloqueio de fábrica...
O que acham?
Vou de Niva ou vou de Willys?
Obs. Não pretendo modificar muito o carro, posso manter até o motor de 6c e o cambio de 3 marchas, visando que vou andar curtos trechos com ele.
Abraço!!!
Willian Del Piero Rocha
28/09/2015, 19:14
Humberto ,primeiro vamos corrigir uma informação ,,, o Niva tem bloqueio de diferencial ,mas do diferencial central , ,como ele é tração nas 4 rodas permanente ,roda sempre tracionando as 4 rodas ,,ele necessita de ter um diferencial central ,e é esse diferencial que vinha de fábrica com bloqueio , ,o s diferenciais dos eixos não tem bloqueio , ou seja ,ele acaba se comportando praticamente como o Willys ,que tem a cx de transferência , ,e quando aciona a tração nas 4 a cx de transferência joga a mesma tração para trás e para frente.
Não vejo o porque do CJ não dar conta do serviço ,com a reduzida acionada ele tem muita força , e 500kg não será obstáculo para ele.
Dioclecio
28/09/2015, 23:11
Humberto para o uso que vc descreveu o cj5 original dá conta sim. Pense em bloqueio se vc for fazer trilha no futuro. O meu tem bloqueio rotax 100 % na dianteira e ajuda muito tanto em erosão como barro. abraço
Viniciusaol
29/09/2015, 07:54
Dá conta sim... de olho fechado, com um pé nas costas.... no máximo vai precisar dar uma atenção maior aos pneus.
Humberto Pio Fávero
29/09/2015, 08:06
Humberto ,primeiro vamos corrigir uma informação ,,, o Niva tem bloqueio de diferencial ,mas do diferencial central , ,como ele é tração nas 4 rodas permanente ,roda sempre tracionando as 4 rodas ,,ele necessita de ter um diferencial central ,e é esse diferencial que vinha de fábrica com bloqueio , ,o s diferenciais dos eixos não tem bloqueio , ou seja ,ele acaba se comportando praticamente como o Willys ,que tem a cx de transferência , ,e quando aciona a tração nas 4 a cx de transferência joga a mesma tração para trás e para frente.
Não vejo o porque do CJ não dar conta do serviço ,com a reduzida acionada ele tem muita força , e 500kg não será obstáculo para ele.
Willian,
Obrigado por responder amigão, então quer dizer que o bloqueio do diferencial central do Niva não faz com que as 4 rodas girem na mesma velocidade e sincronizadas? (como os bloqueios que ouvi falar)
Vejo Nivas a com preços de 10 a 12 mil e Willys (original sem muitos acessórios) entre 12 e 14 mil, é isso mesmo?
Acho o Willys mais bonito e clássico, creio então que serei feliz... hehehe
Humberto Pio Fávero
29/09/2015, 08:09
Humberto para o uso que vc descreveu o cj5 original dá conta sim. Pense em bloqueio se vc for fazer trilha no futuro. O meu tem bloqueio rotax 100 % na dianteira e ajuda muito tanto em erosão como barro. abraço
Dioclecio,
Obrigado pela resposta amigão, sou leigo em 4x4, meus carros sempre foram com tração dianteira e estou sofrendo demais para rebocar o jet na estradinha de terra... rsrs
Pelo visto não preciso do bloqueio então?
Posso entrar de ré na represa (para colocar a carretinha na agua) com agua até metade do pneu traseiro, que consigo sair puxando o jet, somente com o 4x4 e a reduzida?
Abraço!
Humberto Pio Fávero
29/09/2015, 08:10
Dá conta sim... de olho fechado, com um pé nas costas.... no máximo vai precisar dar uma atenção maior aos pneus.
Vinicius,
Obrigado por responder cara,
Falando em Pneus, qual me atenderá melhor nessa situação?
Os militares fininhos repleto de cravos?
Ou aqueles enormes de 33 polegas AT ?
Abraço!
Willian Del Piero Rocha
29/09/2015, 08:12
Humberto ,é isso mesmo ,o bloquei central do Niva só iguala a força enviada para o eixo dianteiro e trazeiro , ,os eixos trabalham iguais ao do CJ.
E sim,eu entre o CJ e o Niva ,ficaria com o CJ ,,sem contar se se quiser dar um passeio pela região com a capota baixada ,será muito mais curtição,,, e como falado acima ,talvez a única atenção melhor seja com os pneus. Abraços.
Humberto Pio Fávero
29/09/2015, 08:14
Achas que com 12... 14 mil compro um Willys em boas condições?
Não estou ligando muito para acessórios no início, terei a vida toda para equipar a caranga... hehehe
Alguma recomendação na compra, tipo, compre ja com motor de opala e cambio de chevette 5 marchas, ou posso comprar com motor e câmbio original sem problemas?
Lembrando que, vou rodar poucas distancias com o carro, o uso exclusivo é para transportar o Jet ski até a represa, e claro, dar umas voltinhas pelo centro de Ibiúna hehehe!
vavarusso
29/09/2015, 08:18
É Humberto, todos já falaram. Voce vai precisar de um Cj com pneus tipo mãos de lagartixa para esses 25º em dias de chuva. Rrsrs. Humberto compre um bom, pois comprar um que vá te deixar sem jeep e sem jet...... claro que nao precisa ser um monstro.
Humberto Pio Fávero
30/09/2015, 10:20
Alguém mais pra dar algumas dicas na aquisição de um bom CJ5, ou comentar sobre o meu problema??
Dioclecio
30/09/2015, 20:33
Humberto isso mesmo. com pneu tipo VJ-900 ou tork 31 a 33 (vai de gosto) ficará bem para o seu uso.
Aconselho também vc verificar os suspiros de diferencial já que vc vai entrar na água. Se não tem mangueiras até uma parte alta da carroceria para não entrar água coloque. E no caso de optar por um cj original coloque também mangas no suspiro (furinho) do cilindro mestre do freio que fica muito embaixo senão entra água e contamina tudo qdo vê ta sem freio. Tendo esses cuidados e preparações vc ficará bem atendido. Não tenha pressa na procura da viatura e de preferencia peça para um mecanico experiente dar uma olhada antes de fechar negocio(dica que vale para qualquer veiculo).
Viniciusaol
30/09/2015, 20:41
uso o recapado vj900 medida 30 polegadas. me atende muito bem tanto no seco quanto no barro inclusive em trilhas leves e médias.
Troller-a-vista
30/09/2015, 21:04
nós donos de 4x2 e muitos donos de 4x4 fazemos diferente...
usamos uma corda ou fita de uns 10 metros ou mais, suficiente pra que o carro esteja em lugar seco ou com maior aderencia, descemos a carreta engatada na corda/cinta que esta engatada no carro, assim o carro nao entra na agua, vc nao corre nenhum risco, é mais facil, mais limpo, mais prático. se vc atolar, pode diminuir ou aumentar a corda e sair do atoleiro, ou ainda pedir pra outros ajudarem a puxar...
um jeep 12 mil ate o céu...
uma corda: uns 15 a 40 reais. uma cinta de uns 15 metros ou mais = R$90 +-
decide ai... o pessoal puxa bass boat que sozinho tem 500 quilos mais motor uns 200 + carreta uns 350kg assim e nao anda reclamando.
andre_agostinho
02/10/2015, 01:11
Compre o meu boris...esta anunciado aqui no fórum..
agora...sempre lembrando...o cj é paixão...um vírus..se pegar ..chora do ele tiver que ir ( no meu caso :(. )..show de bola..da conta sim...
eu nunca peguei muitos esforços com o meu.mas sempre que precisei..deu conta fácil fácil...puro músculo ...kkk..mas já andei de niva tb...bem legal..até por ser fechado...pra ser sincero..sempre gostei do niva tb..comprei o boris porque...em 1995...era mais barato...
mas os amigos estão certos..compre um bom..porque se ele já dar dor de cabeça bom...imagina detonado...
falou..quer coisa da um toque por MP