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Ver Versão Completa : Toyota Hilux Sw4 3.0(antigas) Dúvidas...



Armindo Neto
23/09/2015, 21:16
Galera,

Boa noite.

Bom, meu pai comentou hoje comigo que assim que aparecer uma Toyota Sw4 3.0(97-02) ele vai trocar na Toy 2.8 dele.
Bom, aí vem minhas dúvidas... Quais são os problemas desse carros?
Vi que tem um cabeçote muito frágil...
Esses motores rodam 1.000.000 de kms igual aos 2.8?

Me ajudem por favor!!! Quais são os problemas desse motor?

abs e que o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó abençoe vocês!

Tequilaman
23/09/2015, 22:18
Tenho pouco a dizer sobre as V6... consumo pra mim já um ponto muito negativo!

Se seu pai procura mais potencia, vejo como melhor solução colocar um turbo nessa 2.8D, agora se ele quer fazer um dinheiro, cuidado, dependendo do uso esse dinheiro vai pelo ralo pelo consumo da V6.

Abçs!

Thiago Farias
24/09/2015, 01:01
Armindo,

Tem muita, mas muita informação já, daria até para montar uma coletanea... sendo assim, sugiro que de uma procurar q vai encontrar opinoes e criticas dos mestres que aqui frequentam a um bom tempo.

Cito um link q deves ler.. http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/82348-aquecimento-motor-hilux.html

Em suma, nada é perfeito... primeira regra é o carro ter pedigree, não importa se é uma sw4 3.0 1997 ou 2002.. se não tiver tido um dono zeloso... não adianta.

Segundo ponto, (minha opinião) de preferencia para as de 1999 em diante....radiador maior.. e mais bonitas também.... e seja feliz (seu pai)...

Revisão básica no veículo, com olhos voltados com atenção especial para o sistema de arrefecimento e instalaçao de um termometro digital p monitorar a temperatura do motor e bola p frente.

Um Monza 1986 pode rodar 1 um milhão... Qual o segredo? manutenção preventiva.... Mas nada é mais parrudo em durabilidade doq o 2.8 aspirado...

Abs.

Glaicon
24/09/2015, 06:51
Correção: a capacidade do sistema de refrigeração é o mesmo para as viaturas de 1997 em diante: 10 litros.
Motor e cabeçote também são iguais.
As viaturas mais antigas podem apresentar mais problemas por conta exatamente da idade e maior Km rodada.
Difícil um veículo chegar a um milhão de Km´s sem manutenção preventiva, como dito antes.
Procure bem.:concordo:

Armindo Neto
24/09/2015, 18:46
Amigo Glaicon,
tudo bem?
Glaicon, quais foram as 3.0 que apresentaram problemas? Quais 3.0 que tem radiador de 7,5L?
As pickups 3.0 tbm tem
esse mesmo motor?
Será que compensa a troca do 2.8 no 3.0?
É tão bom quanto o 2.8?
Abs

Clandio
24/09/2015, 20:51
Acho que todo motor 1KZT/1KZT-E tem radiador de 10 litros. De tudo que li até agora, essa história de radiador de menor capacidade não se confirmou.

Glaicon
25/09/2015, 08:08
Amigo Glaicon,
tudo bem?
Glaicon, quais foram as 3.0 que apresentaram problemas? Quais 3.0 que tem radiador de 7,5L?
As pickups 3.0 tbm tem
esse mesmo motor?
Será que compensa a troca do 2.8 no 3.0?
É tão bom quanto o 2.8?
Abs
Armindo, eu desconheço modelo ou ano de motor 3.0 1KZT que dê mais ou menos problemas.
Afinal, são motores iguais.
Manutenção preventiva é a chave para a alegria do bolso e do dono da viatura.
Desconheço também sistema de refrigeração que tenha capacidade total de 7,5 litros.
Observe o seguinte: os manuais falam em capacidade total do sistema, e não só do radiador.
Portanto, se inclui radiador, mangueiras e galerias do motor.
Você quer tirar um motor 3.0 e colocar o 2.8?
Não vejo sentido, pois o motor 3.0 equipa até hoje as picapes e SW´s, acrescentadas de tecnologia e aprimoramentos, conferindo maior potência, mas sem prejuízo da durabilidade.
Alguns turbinaram o 2.8 e dizem ter ficado bom.
Quanto às picapes 3.0, anos 2002/2003, por exemplo, o motor é o mesmo, porém, algumas não tem o turbo, o que confere menos potência e elasticidade.
Por último, segue foto do manual da minha SW 1998 3.0 TD, demonstrando a capacidade do sistema de refrigeração.:concordo:

Armindo Neto
25/09/2015, 16:04
Armindo, eu desconheço modelo ou ano de motor 3.0 1KZT que dê mais ou menos problemas.
Afinal, são motores iguais.
Manutenção preventiva é a chave para a alegria do bolso e do dono da viatura.
Desconheço também sistema de refrigeração que tenha capacidade total de 7,5 litros.
Observe o seguinte: os manuais falam em capacidade total do sistema, e não só do radiador.
Portanto, se inclui radiador, mangueiras e galerias do motor.
Você quer tirar um motor 3.0 e colocar o 2.8?
Não vejo sentido, pois o motor 3.0 equipa até hoje as picapes e SW´s, acrescentadas de tecnologia e aprimoramentos, conferindo maior potência, mas sem prejuízo da durabilidade.
Alguns turbinaram o 2.8 e dizem ter ficado bom.
Quanto às picapes 3.0, anos 2002/2003, por exemplo, o motor é o mesmo, porém, algumas não tem o turbo, o que confere menos potência e elasticidade.
Por último, segue foto do manual da minha SW 1998 3.0 TD, demonstrando a capacidade do sistema de refrigeração.:concordo:

Não amigo, quero trocar minha pickup 2.8 numa Sw4 3.0.
Me tira só mais uma dúvida por favor, as trincas no cabeçote vem do nada?

Abs e que o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó lhe abençoe.

Glaicon
26/09/2015, 08:45
Não amigo, quero trocar minha pickup 2.8 numa Sw4 3.0.
Me tira só mais uma dúvida por favor, as trincas no cabeçote vem do nada?

Abs e que o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó lhe abençoe.
É claro que não!
As trincas vêm principalmente de perda de parte da água ou pressão, fazendo a água restante ferver.
Como o cabeçote é de alumínio, que é um metal menos resistente à variação térmica, acaba por trincar.
Uma das peças mais responsável pelas fervuras é a válvula termostática.
Como você sabe, a posição dela de descanso é ficar totalmente fechada, até que a água esquente, ela abre e começa a circular.
O pessoal relaxa no tratamento da água, começando a criar ferrugem, certo?
Em que posição será mais fácil a termostática pifar e travar?
Sim, fechada. E aí você já sabe o que vai acontecer.
Além de ter colocado radiador e válvula termostática nova, também utilizo aditivo anti-fervura e anti-congelante.
Para ter idéia, o ponto de ebulição da água passa para 163° C com o aditivo, enquanto o normal seja ferver a 100° C.
Produto homologado pelo INMETRO.
Custo aproximado de R$ 20,00 o litro.
Vale ou não à pena comprar?
Segue uma foto do produto.
Portanto, repetindo, manutenção preventiva é tudo.
E seja feliz na sua compra.:concordo:

calhiandro
26/09/2015, 09:20
É claro que não!
As trincas vêm principalmente de perda de parte da água ou pressão, fazendo a água restante ferver.
Como o cabeçote é de alumínio, que é um metal menos resistente à variação térmica, acaba por trincar.
Uma das peças mais responsável pelas fervuras é a válvula termostática.
Como você sabe, a posição dela de descanso é ficar totalmente fechada, até que a água esquente, ela abre e começa a circular.
O pessoal relaxa no tratamento da água, começando a criar ferrugem, certo?
Em que posição será mais fácil a termostática pifar e travar?
Sim, fechada. E aí você já sabe o que vai acontecer.
Além de ter colocado radiador e válvula termostática nova, também utilizo aditivo anti-fervura e anti-congelante.
Para ter idéia, o ponto de ebulição da água passa para 163° C com o aditivo, enquanto o normal seja ferver a 100° C.
Produto homologado pelo INMETRO.
Custo aproximado de R$ 20,00 o litro.
Vale ou não à pena comprar?
Segue uma foto do produto.
Portanto, repetindo, manutenção preventiva é tudo.
E seja feliz na sua compra.:concordo:

Glaicon, também uso esse. O meu está com dois ano já que troquei. Com que intervalo tem que trocar? Lembrando que o meu está perfeito. Rodo pouco. Nesses dois anos que troquei rodei no máximo 20.000 kms. Será que dá para ficar mais um ano?

Glaicon
27/09/2015, 09:33
Glaicon, também uso esse. O meu está com dois ano já que troquei. Com que intervalo tem que trocar? Lembrando que o meu está perfeito. Rodo pouco. Nesses dois anos que troquei rodei no máximo 20.000 kms. Será que dá para ficar mais um ano?
Calhiandro, na embalagem fala em três anos ou 60.000 Km´s.
Eu troquei o radiador e o aditivo em julho de 2013, um dia antes de viajar para Argentina e Chile, onde pegaria neve.
Ano passado, também em julho, fiz a troca do aditivo, pois voltaria para a neve, em Bariloche.
A água que saiu do radiador estava límpida e ainda com a cor do aditivo.
Continua com a mesma mistura, pois desde o ano passado não coloquei um só gota no radiador. Pensa num homem feliz.:mrgreen:
Sobraram dois litros fechados. Validade de cinco anos, conforme a embalagem.
Acho que na próxima troca só tirarei um pouco de líquido do radiador e completarei com os dois litros. Só para dar um reforço.
Devo deixar para o ano que vem.
Resumindo, troque a cada dois ou três anos que está muito bom.:concordo:

feitosac
28/09/2015, 00:26
Calhiandro,
Aditivo é muito barato, pelo custo do motor, meus aditivos troco a cada 2 anos ou 20.000km, o que ocorrer primeiro, e a valvula termostática tambem cansa, ela não só trava, aconselho troca a cada 50.000km afinal tambem é uma peça de baixo custo, foi um mecanico de CCS que me aconselhou esta troca, não está no manual.

calhiandro
28/09/2015, 09:08
Calhiandro,
Aditivo é muito barato, pelo custo do motor, meus aditivos troco a cada 2 anos ou 20.000km, o que ocorrer primeiro, e a valvula termostática tambem cansa, ela não só trava, aconselho troca a cada 50.000km afinal tambem é uma peça de baixo custo, foi um mecanico de CCS que me aconselhou esta troca, não está no manual.

Obrigado pela dica feitosac. Dessa vez quando eu for trocar, vou trocar a válvula termostática e a tampa do radiador.