PDA

Ver Versão Completa : SW4 1995 - 2.4 8v (22RE) - Superaquecimento

Tequilaman
22/09/2015, 14:42
Olá PessoALL do Forum!

Primeiramente gostaria de agradecer aos participantes do forum que influenciaram diretamente na decisão de compra desse modelo, levando em conta minha disponibilidade financeira e o uso o qual pretendo fazer, além de é claro meu gosto especifico por esse modelo de 1992 a 1995 das SW4. Após ler bastante e considerar os custos atuais de combustivel e manutenção fiz minha opção.

Vamos ao problema que esta me esquentando a cabeça...

Acabei de comprar o carro e ele já no primeiro dia já aqueceu mais do que deveria chegando perto da faixa vermelha, como o carro esta muito bom (tirando esse problema) não penso por enqto em desfazer o negocio.

Parei a viatura no mecânico e para começar os testes para achar a causa do problema.

O primeiro foi na Válvula Termostática que apresentava um estado muito ruim inclusive nao trabalhando no seu curso total, pois a "aqua" digo água pq nao parecia ter aditivo no radiador estava com boa quantidade de ferrugem, foi "cortada" deixa o fluxo direto entre motor e radiador. no primeiro teste andando por algum tempo mais de 15 minutos já aqueceu passando do meio e indo a 3/4 de temperatura. Parada com o motor ligado nunca passa do meio já ficou mais de 25 minutos, inclusive se a temperatura esta acima ela vai baixando lentamente ate estabilizar no meio.

Voltei para o mecânico que desmontou e viu que a bomba d`agua apresenta vazamento, o radiador Original já esta com bastante ferrugem e tbm as velas apresentam uma coloração laranja bem forte de ferrugem o que leva a uma suspeita de junta do cabeçote esta permitindo a entrada de agua na camara de combustão.

O querido ex-proprietário garantiu que nao havia nada a ser feito e que funcionava perfeitamente (isso que me deixou puto), pois claramente existia um problema, mas nao vou entrar nesse mérito da honestidade do cidadão nesse momento.

Gostaria mesmo de um comentário de vcs que já curtem esse modelo ou similares para saber se o caminho é esse.

Brincadeira parcial já esta assim:
- Radiador
- Bomba d`aqua
- Valvula termostatica
- Possivel junta queimada do cabecote (requer desmontar pra avaliar)

Não vi (ou nao achei) relatos especificos para esse motor aqui no forum por isso abri o topico para discussão.

Agradeço o comentario / ajuda da galera!

Abcs

Helber

calhiandro
22/09/2015, 15:35
Eu devolveria o carro. Pode dá muita dor de cabeça.

Tequilaman
22/09/2015, 21:32
Calhiandro... é uma opção q tbm vai me dar dor de cabeça, pois comprei de particular, mas ainda não queria chegar nisso, pois realmente o carro no geral esta muito bom...

Agora, será que o problema pode ir além do passe no cabeçote ??? Digo isso pois o carro anda muito bem e nao apresenta nada diferente,

Fora o Radiador que ainda não consegui encontrar fora CC pois na CC o preço é proibitivo R$ 5620,00 o restos das peças com M.O esta em aprox. 2600,00

Vlw

Emerson Höpner
22/09/2015, 23:21
Colega, converse com o antigo proprietário, mostre a ele os problemas que você encontrou e negocie pelo menos uma participação dele no pagamento destes custos. Está no seu direito! Se você quer continuar com a SW4 pelo menos consiga um abatimento dos custos.

Glaicon
23/09/2015, 06:21
Calhiandro... é uma opção q tbm vai me dar dor de cabeça, pois comprei de particular, mas ainda não queria chegar nisso, pois realmente o carro no geral esta muito bom...

Agora, será que o problema pode ir além do passe no cabeçote ??? Digo isso pois o carro anda muito bem e nao apresenta nada diferente,

Fora o Radiador que ainda não consegui encontrar fora CC pois na CC o preço é proibitivo R$ 5620,00 o restos das peças com M.O esta em aprox. 2600,00

Vlw
Você está sendo otimista, achando que bastará dar um "passe" no cabeçote.
Se está elevando temperatura com tanta facilidade é porque ele já foi embora.
Radiador se encontra fácil por uns R$ 600,00.
Se desfazer o negócio é difícil, acredito que em breve você será uma pessoa a falar mal da Toyota.
Mas, na verdade, apenas fez um mal negócio.
Lamento.:concordo:

r0d
23/09/2015, 11:20
O 22RE não tem histórico de problema com aquecimento. O sistema de arrefecimento só dá problema se o dono negligenciou ele.

Conclui-se do seu relato que o sistema entrou em colapso, e infelizmente, na sua mão.

Bomba d'água, válvula termostática e junta do cabeçote só acha na concessionaria ou importando da rockauto. O radiador dá para recuperar, usar um da sw4 diesel ou fazer um sob encomenda.

Não confie no ponteiro da temperatura no painel. Após instalar um termômetro com alarme no cabeçote eu percebi que o funcionamento do termômetro do painel tem muita margem de erro. Ele só indica superaquecimento quando o motor passou dos 105º.

Recomendo você fazer uma pesquisa das peças na concessionaria e na rockauto. Mesmo com o dólar caro, pode ser que fique mais vantajoso. Use o www.tributado.net para simular o valor dos impostos envolvidos na importação.

No radiador, mande reformar ou compre um novo da diesel. Nunca comparei os dois lado a lado, mas acho que são os mesmos.

Se a junta realmente queimou, mande logo dar um geral no cabeçote. Não esqueça de apertar os parafusos com o torque e sequencia corretos e aproveite para regular as válvulas.

Sempre use aditivo de boa qualidade e seja feliz.

r0d
23/09/2015, 11:24
Em 2012 eu comprei na concessionaria a bomba d'água por 600 reais e a válvula termostática por 100 reais.

Se tivesse importado seria mais barato, porém estava com pressa e comprei da concessionária mesmo.

Tequilaman
23/09/2015, 14:47
Radiador se encontra fácil por uns R$ 600,00.

Glaicon... pode me indicar onde encontro o radiador ? me passar o contato ou nome algo assim... vlw

Rodrigo, isso que aconteceu parece que qdo fui usar deu pau comigo, pois a "conversa" é que o carro nao estava sendo usado a algum tempo, no maximo voltas curtas pro carro rodar... mas com certeza o fato é que já existia o problema.

Precos da CC: Bomba d´agua 648,00 - valvula termostatica = 80,00, junta data tampa de valvulas = 54,00 e junta do cabecote 124,00

Achei bomba e juntas da marca TAKAO com valor de 30 a 40% a menos - realmente nao conheco e nao achei relatos nem positivos e nem negativos ... alguem conhece ? indica ? nao Indica ?

Queria mais detalhes se possivel sobre a instalação desse Termometro Digital, muito me interessa

Ja estou pesquisando as peças no Ebay, Amazon e Rockauto tbm ... problema da Rochauto é que dependendo das pecas saem de outro armazem o que gera mais pacotes e maiores valores no frete. Mas estou considerando trazer as peças.... inclusive um radiador mais top pra ela.

A importacao, considerando
Radiator = $ 180,00
Timing Chain Kit/Cover/Water Pump/Oil Pump/MLS Head Gasket $ 150
Thermostatic Valve $ 10
mais uns $200 de frete
Total $ 540 x 4,50 (dolar+iof) + 60% R$ 3880,00 - Tem mais peças e juntas que se comprar aqui porém, troco mais coisas tbm.

O radiador é original e ta bem "sujo" acredito que nao valha a pena reformar mas teria que pagar para fazer uma avaliacao... por foto o da Diesel 2.8 se parece muito com o meu, até fiquei curioso se serve ou tem facil adaptacao, alguem já fez ou sabe ?

O Mecanico falou que pelo funcionamento do carro é bem provável que nao tenha surpresas ao abrir o cabeçote, mas que nao esta isento de aparecer alguma coisa... ai pergunto o que especificante seria importante olhar nessa geral ?

Vi no seu outro topico lá... e a regulagem das valvulas já esta no radar!

E por fim, apesar desse problema logo de cara, acredito que ainda é melhor do que se ele desse daquia a 2 ou 3 meses e até lá eu estivesse achando que fiz a melhor compra do mundo... ai teria todo o BROCHISMO e PREJUIZO só para mim, pior ainda poderia descobrir no meio de uma viagem longa com a familia... Pelo menos agora apesar de ser uma situação pessima, ainda tenho um minimo apoio do ex dono. e tbm terei um sistema 100% funcional "garantidamente".

Vlw pela ajuda ai!!! espero logo resolver esses problemas e rodar...

Glaicon
24/09/2015, 07:16
Glaicon... pode me indicar onde encontro o radiador ? me passar o contato ou nome algo assim... vlw

Neste tópico tem os contatos do Anderson, da Status, em Ponta Porâ.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/107615-auto-pecas-toyota.html
Se ele não tiver, vá em uma oficina de radiadores, pois eles verão a tua viatura e acharão algo que seja compatível.
Se fizer isto, veja para quais veículos são indicados, dando preferência se servirem para viaturas à diesel ou de motor grande, pois deverão ter uma capacidade bem dimensionada.
E boa sorte.:concordo:

Sonhador
24/09/2015, 08:40

Vlw

Não se iluda so com aparencia do veiculo no geral , tem de ver a parte mecanica , não somente motor , mas suspensão tração caixa de direção , amortecedores .

Quando comprei minha sw4 não conhecia bem o veiculo , minha referencia eram carros pequenos 4x2 ,o que vi no carro achava simples de resolver , e como meu projeto e um carro para ficar por muitos anos comprei o veiculo .....
dois meses apos a compra tive um problema no motor(não e culpa do antigo dono ...nem minha) tive de fazer o motor (baita facada no peito), tenho tido alguns outros custos , alguns esperados outros não , se não tivesse tido o problema do motor o carro ja estaria 90%.
Então prepare o coração, a paciencia, o bolso e o ouvido para as reclamações da esposa pois as peças saem mais caro que as custas das amantes

Sonhador
24/09/2015, 08:43
Tequilaman

No forum do face sobre hilux brasil off-road tem o sandro roberto dias ele conhece bastante sobre o motor 22re

r0d
24/09/2015, 08:55
Neste tópico tem os contatos do Anderson, da Status, em Ponta Porâ.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/107615-auto-pecas-toyota.html
Se ele não tiver, vá em uma oficina de radiadores, pois eles verão a tua viatura e acharão algo que seja compatível.
Se fizer isto, veja para quais veículos são indicados, dando preferência se servirem para viaturas à diesel ou de motor grande, pois deverão ter uma capacidade bem dimensionada.
E boa sorte.:concordo:

Infelizmente as autopeças de Ponta Porã não tem peças do 22RE.

Tequilaman
24/09/2015, 09:35
Já havia ligado em Ponta Porã, somente peças para Diesel... uma pena!

Vou tentar nas oficinas de radiadores aqui, vamos ver o que consigo.

Sonhador, como disse a Vtr parece estar boa, tanto no visual com andando no pouco que consegui, tração OK, Reduziada OK, Suspa OK, mas é aquilo, nada foi desmontado ou aberto para verificar, então certamente existe o risco que aparecer uma "surpresa" a qqr momento... é aquilo, a vtr tem 20 anos e 175k kms mas não fazia trilhas, parte de baixo esta zero, se riscos ou amassados e vou dar uma olhada no FB pra ver se consigo algo tbm...

E o Dolar no ESPAÇO ... pqp... R$ 4,20 :parede:

O que for acontecendo e achando vou postando pra deixar o registro e tbm ouvir opinioes...!

Vlw

r0d
24/09/2015, 10:48
Tequilaman

No forum do face sobre hilux brasil off-road tem o sandro roberto dias ele conhece bastante sobre o motor 22re

Não conhecia esse grupo. Acabei de entrar.

André 4Runner RJ
24/09/2015, 13:22
Amigãp,

Se a Hilux estiver estiver estalando de nova, compensa arrumar, porém...

O radiador é o menor dos seus problemas, pois como já disseram, basta procurar o da Diesel (invertendo as bocas), ou trocar a colmeia do seu. A válvula termostática e a bomba d'água, eu trocaria mesmo que estivessem boas, uma vez que não conhece o histórico do carro.
Para sua sorte ou azar, não vai precisar trocar a correia dentada, uma vez que o 22R-E possui corrente de comando. O problema é que para abrir o cabeçote e acessar a corrente, quase se desmonta todo o motor e se necessário trocar a corrente, vai esticador, guia, bem como o jogo de juntas, somados à mão de obra (especializada).
Já que desmontou o motor, coloca aí filtros, mangueiras e quem sabe anéis camisa e etc...
Fazendo tudo nos conformes vai ficar com uma máquina e tanto.
Tenho um amigo que rodou sem óleo e água por um bom tempo e hoje, apesar dos barulhinhos ele não para por nada.
É um motor muito robusto.
Se precisar, aqui no Rio, tem uma Hilux dessas com o motor inteiro, que pode comprar com garantia e nota de baixa, porém seria prudente trocar todos os periféricos acima.
Na minha opinião, já que se apaixonou pela viatura (não te culpo), partiria para a compra de um motor 3L (Diesel 2.8 ou 3.0), original da Hilux, e jogaria para dentro do cofre do motor (PLUG AND PLAY).
Seria feliz para o resto da vida!
Mas é só minha opinião...

Tequilaman
24/09/2015, 14:19
Amigãp,
basta procurar o da Diesel (invertendo as bocas), ou trocar a colmeia do seu.
Opa... ótima informação :concordo:

Cara... foi essa parada de paixão (bandida... mas foi rs)

Então na real acho que ela nesse momento não precisa abrir o cabeçote, pois além da coloração das velas vou por uma foto aqui... ela não apresenta mais nada (Barulhos, Grilados, perda de potencia, clicks ou treks) vou partir para a troca ou conserto do radiador, troca da Bmb d`água e Val termostática... montar e andar, caso isso resolva (o que "otimistamente" acredito que vá acontecer) ai vou capitalizar e me programar para num futuro breve fazer uma geral merecida) vejo alguns foruns gringos e as opiniões sobre esse motor (pouco presente aqui no brasil) são sempre positivas!!!

A principio nao considero a troca pelo 5L, mas nao é totalmente descartado.

Ah, mandei o radiador para um avaliação, vai abrir e ver se da pra usar ainda.

Fotos

Aproveitando, essa informação que foi me passada sobre essa coloração da vela realmente é indicio de água na câmara de combustão ? ou alguma outra coisa pode gerar isso ?
512717

Vazamento da Bomba d`agua
512718

Radiador sofrendo com corrosão nas bocas e muita "sujeira" interna.
512719

r0d
24/09/2015, 15:31
Pede para seu mecânico fazer um teste de compressão nos cilindros. Se a juntar estiver ruim, o teste vai acusar.

HILANDER
24/09/2015, 15:32
Olá Rodrigo! Poderia me informar seu wats para lhe adicionar no grupo "HILUX 22RE"?

r0d
24/09/2015, 15:36
A vela avermelhada está parecendo que foi por causa do uso de combustível adulterado.

A NGK tem um informativo sobre isso:

http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2013/05/17-Informativo-Vela-Vermelha1.pdf

r0d
24/09/2015, 15:38
Olá Rodrigo! Poderia me informar seu wats para lhe adicionar no grupo "HILUX 22RE"?

O grupo de whatsapp não existe. Foi apenas uma idéia. Porém descobri hoje que existe um grupo grande no Facebook chamado "Hilux Brasil Off-Road". Entra lá!

Glaicon
25/09/2015, 08:26
512719[/ATTACH]
Cara, é impressão minha ou já tem solda entre o cano e o corpo do radiador?:shock:
Pelo amor de Deus, nem tente consertar isso.
Pegue ele e vá nas lojas procurar outro similar.
Comparando o produto fica mais fácil de achar.
Veja o caso do meu amigo Marcos, que tinha a SW gasolina, seis cilindros.
Ao trocar de radiador, o cara veio com um com o bocal superior no outro canto.
O Marcos falou: "não dá".
Como a saída da mangueira nesse motor é pela parte da frente, o mecânico só a girou em 180° e encaixou perfeitamente.
Portanto, pesquise que tem jeito.:concordo:

Zani
25/09/2015, 13:33
Amigo, radiador, a Paccini deve ter, já tive uma 22 RE, comigo nunca deu problema...
Eles são fabricantes, podem até fazer um para vc e já colocam e testam na hora....Espero que dê certo.
http://www.paccini.com.br/

Eu tenho uma 3.0 aspirada a 6 anos, e comprei um radiador novo lá, só por prevenção mesmo, já faz uns 4 anos, tudo ok...Outros foristas também já compraram lá...
Outra coisa, vc não está muito longe de SP, traga esse carro para o João da Sollo 4WD dar uma olhada, ele tem muita experiência, mexia na minha 22 RE nas manutenções preventivas e continuo levando a minha atual lá.... Ele fará uma avaliação honesta e sincera para vc. Tem aí nos tópicos o endereço e telefone dele na ponte dos remédios em SP.
Abraço.

Tequilaman
26/09/2015, 23:19
A vela avermelhada está parecendo que foi por causa do uso de combustível adulterado.
A NGK tem um informativo sobre isso:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2013/05/17-Informativo-Vela-Vermelha1.pdf

Rod, dei uma olhada lá, realmente tá muito parecida.... já comprei um jogo de velas e vou pedir o teste de compressao...

Cara, é impressão minha ou já tem solda entre o cano e o corpo do radiador?
Pelo amor de Deus, nem tente consertar isso.

Glaicon, realmente esse radiador já foi mexido pelo 1.o dono, eu sou o 3.o ... e ficou 8 anos na mão do 2.o dono...

Levei numa manutenção de radiadores aqui, segunda agora devo saber se ele tem salvação ou nao, se tiver vou arricar ele mesmo e vou procurar um novo pra subistituir o mais rapido.

Amigo, radiador, a Paccini deve ter, já tive uma 22 RE, comigo nunca deu problema...
Eles são fabricantes, podem até fazer um para vc e já colocam e testam na hora....Espero que dê certo.
http://www.paccini.com.br/

Zani, vou ver lá sim... e qto ao Joao da Solo 4WD vlw pela indicação.

Hoje comprei as peças:

Na Concessionaria:
Bomba D`agua c/ junta = 648,00
Val termostatica c/ junta = 86,00
Junta data tampa de valvulas = 60,00

Aftermarket
Filtro Oleo FRAM PH3614 = 22,52
Filtro de ar JapanParts JFA299 = 62,00
Filtro de Combustivel Metal Leve KC83 = 86,64
Jgo Velas NGK BPR5EY = 49,28
5 Litros de oleo Total Quartz 15w40 = 17,48/Lt

Vlw pela ajuda glr!

sandro_ventania
27/09/2015, 00:07
Tequilaman, estamos torcendo para que voce consiga deixar sua toyota a toda prova.
Pelo visto, esse carro foi muito judiado, acho que esse radiador nunca viu aditivo...só água de torneira!
Além do aditivo para radiador, use água desmineralizada.
Eu não sei se o 22re usa polia viscosa, se usar, ela é uma forte candidata a troca, pois é ela a responsavel por acionar a hélice do radiador.

Tequilaman
09/10/2015, 09:47
Fala galera...

atualizando o resultado...

Já peguei o carro faz 10 dias, mas só ontem consegui pegar estrada e andar um pouco mais... rodei 150km com ar ligado e a temperatura ambiente esta por volta de 25º, dei umas puxadas mais fortes 140km/h e mantive entre 110 e 120km/h na media.

Foi tranquilo, temperatura se manteve estável a todo momento então acredito que problema resolvido.

O Radiador que tinha ido para manutenção não teve jeito, esta comprometido com mais mais de 40% de entupimento, solução foi trocar a colmeia, nessa foi colocado uma colmeia mais moderna que é cerca de 30% mais eficiente.

Esse fds vou pegar uma trilhazinha de leve e ver como a viatura se comporta subindo uma montanha...

Mas uma vez obrigado glr pela ajuda!!! e novidades eu posto aqui... agora pensar no lift de susp. e trocar os pneus road por uns A/T

:safari-rig:

Glaicon
10/10/2015, 04:03
Fala galera...

atualizando o resultado...

Já peguei o carro faz 10 dias, mas só ontem consegui pegar estrada e andar um pouco mais... rodei 150km com ar ligado e a temperatura ambiente esta por volta de 25º, dei umas puxadas mais fortes 140km/h e mantive entre 110 e 120km/h na media.

Foi tranquilo, temperatura se manteve estável a todo momento então acredito que problema resolvido.

O Radiador que tinha ido para manutenção não teve jeito, esta comprometido com mais mais de 40% de entupimento, solução foi trocar a colmeia, nessa foi colocado uma colmeia mais moderna que é cerca de 30% mais eficiente.

Esse fds vou pegar uma trilhazinha de leve e ver como a viatura se comporta subindo uma montanha...

Mas uma vez obrigado glr pela ajuda!!! e novidades eu posto aqui... agora pensar no lift de susp. e trocar os pneus road por uns A/T

:safari-rig:
É isso aí.
Toyota precisa de carinho.:concordo:

Supercharger
10/10/2015, 08:54
Coloca aí foto do serviço do radiador.

Tequilaman
13/10/2015, 16:17
É isso aí.
Toyota precisa de carinho.:concordo:

:concordo:

Coloca aí foto do serviço do radiador.

Cara, não tenho a foto antes de montar eu tinha até pedido pro mecanico, mas ele é das antigas... nao tem smartphone...
nao da pra ver muito agora, mas quiser mando assim mesmo... vlw