PDA

Ver Versão Completa : Visita ao Parque Estadual de Terra Ronca/GO



Gustavo Couto
21/09/2015, 15:48
Olá pessoal!

Vou compartilhar com os colegas um relato resumido da visita que fizemos ao PETeR (Parque Estadual de Terra Ronca), em Goiás. Este é um parque com mais de 250 cavernas identificadas, sendo que uns 20% apenas que estão abertas para visitação.

Fomos no feriado do dia 07 de setembro, saindo de Uberlândia/MG. Foram 780km percorridos até o parque. Na internet, encontrei informações superficiais do parque, não havia muito conteúdo publicado. Portanto, resolvi criar uma página no blog para relatar esse passeio com a maior riqueza de detalhes possível. Caso tenham interesse em maiores detalhes http://falandoemfotos.blogspot.com.br/2015/09/parque-estadual-do-terra-ronca-state.html

Espero que gostem do conteúdo.

Abraços.

sandro_ventania
27/09/2015, 00:16
512828Gustavo, muito legal o sei relato. parabéns pela aventura!

A minha primeira (e única) experiencia em cavernas foi no PETAR em Iporanga-SP. Tudo muito lindo e fantástico!

512827

Gustavo Couto
27/09/2015, 13:44
Obrigado Sandro!

Legal, não sabia da presença de cavernas nesse parque. Há outras atrações interessantes lá? Vi que o parque é bem grande e dentro de uma mata bem densa na região.

Abraços.

sandro_ventania
28/09/2015, 21:10
Gustavo, a região é muito bonita, com uma linda e densa mata atlântica, cheia de cachoeiras e rios para praticar o bóiacross.
Se voce pesquisar vai ver que nessa região tem muitas cavernas, uma de visitação fácil e com boa infraestrutura para receber visitantes é a caverna do diabo.

512925

Aqui nesse tópico tem meu relato, quando passei pela região e fui até o Gramado-RS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/31714-viagem-de-ferias-para-o-sul-post2272979.html#post2272979

Gustavo Couto
29/09/2015, 10:32
Gustavo, a região é muito bonita, com uma linda e densa mata atlântica, cheia de cachoeiras e rios para praticar o bóiacross.
Se voce pesquisar vai ver que nessa região tem muitas cavernas, uma de visitação fácil e com boa infraestrutura para receber visitantes é a caverna do diabo.

512925

Aqui nesse tópico tem meu relato, quando passei pela região e fui até o Gramado-RS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/31714-viagem-de-ferias-para-o-sul-post2272979.html#post2272979

Li seu relato Sandro, muito bom. Vou pesquisar mais e conhecer essa região depois. Valeu pela dica.

Abraços.

EdilsonStecca
29/09/2017, 00:28
Petar eu conheço... Fui quatro vezes lá (acho que gostei rs)... Cavernas... Cachoeiras lindas... Jamais vou esquecer da cachoeira dentro da Caverna da agua suja... Pena que das últimas duas vezes o trecho permitido para visitação não chegasse até a cachoeira... Que de suja só tem o nome... Janeiro vou a Brasília... Se Deus quiser vai dar para esticar até terra ronca... Adoro cavernas.... Valeu o relato.

chagasdoc
07/10/2017, 21:05
Estive em Terra Ronca ano passado e pretendo voltar, porém na época fui com meu Corsa (que arrependimento) pois não tinha a TR4. Realmente o lugar é muito bonito, com acomodação com preço acessível. Tudo é muito caseiro e as pessoas são bem receptivas. Para quem deseja ir, pegue a BR-040 sentido Bahia e entre na cidade de Posse - Goias, e de posse até Terra Ronca serão mais uns 40 km em estrada de terra. Abraços.

Matheus Ribeiro
07/10/2017, 22:17
Estive em Terra Ronca ano passado e pretendo voltar, porém na época fui com meu Corsa (que arrependimento) pois não tinha a TR4. Realmente o lugar é muito bonito, com acomodação com preço acessível. Tudo é muito caseiro e as pessoas são bem receptivas. Para quem deseja ir, pegue a BR-040 sentido Bahia e entre na cidade de Posse - Goias, e de posse até Terra Ronca serão mais uns 40 km em estrada de terra. Abraços.

Manin, acho que vc se confundiu não é a BR-040 é a BR-020 saída norte de Brasília.

titanium
09/10/2017, 07:29
Olá pessoal!

Vou compartilhar com os colegas um relato resumido da visita que fizemos ao PETeR (Parque Estadual de Terra Ronca), em Goiás. Este é um parque com mais de 250 cavernas identificadas, sendo que uns 20% apenas que estão abertas para visitação.

Fomos no feriado do dia 07 de setembro, saindo de Uberlândia/MG. Foram 780km percorridos até o parque. Na internet, encontrei informações superficiais do parque, não havia muito conteúdo publicado. Portanto, resolvi criar uma página no blog para relatar esse passeio com a maior riqueza de detalhes possível. Caso tenham interesse em maiores detalhes Falando em Fotos: Parque Estadual do Terra Ronca / State Park Terra Ronca's (http://falandoemfotos.blogspot.com.br/2015/09/parque-estadual-do-terra-ronca-state.html)

Espero que gostem do conteúdo.

Abraços.

Excelente relato e ótimas informações, Gustavo!

Parabéns e obrigado!
:)


Depois desse relato aumentou a vontade de conhecer o parque.


Abraço!

Alexandre Mello
10/10/2017, 08:29
Olá pessoal!

Vou compartilhar com os colegas um relato resumido da visita que fizemos ao PETeR (Parque Estadual de Terra Ronca), em Goiás. Este é um parque com mais de 250 cavernas identificadas, sendo que uns 20% apenas que estão abertas para visitação.

Fomos no feriado do dia 07 de setembro, saindo de Uberlândia/MG. Foram 780km percorridos até o parque. Na internet, encontrei informações superficiais do parque, não havia muito conteúdo publicado. Portanto, resolvi criar uma página no blog para relatar esse passeio com a maior riqueza de detalhes possível. Caso tenham interesse em maiores detalhes Falando em Fotos: Parque Estadual do Terra Ronca / State Park Terra Ronca's (http://falandoemfotos.blogspot.com.br/2015/09/parque-estadual-do-terra-ronca-state.html)

Espero que gostem do conteúdo.

Abraços.

Parabéns pelo excelente conteúdo postado lá no Blog.

Utilizarei como referência para visitar o local. Estarei partindo para uma 2ª Expedição Jalapão e uma 1ª Expedição Chapada Diamantina depois de amanhã (12/10).

Revisitarei o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros também.

Em 2014 quando fui ao Parque Estadual do Jalapão não tive tempo de visitar o Parque Estadual de Terra Ronca. Dessa Vez está definido como prioritário em meu roteiro.

Abraços!

Gustavo Couto
11/10/2017, 08:30
Excelente relato e ótimas informações, Gustavo!

Parabéns e obrigado!
:)


Depois desse relato aumentou a vontade de conhecer o parque.


Abraço!

Titanium, realmente é uma ótima opção de aventura. O parque é muito bonito, tem enormes variedades de cavernas. Daria para ficar lá um mês e não conhecer nem 50% do que tem.

Abraços.

Gustavo Couto
11/10/2017, 08:31
Parabéns pelo excelente conteúdo postado lá no Blog.

Utilizarei como referência para visitar o local. Estarei partindo para uma 2ª Expedição Jalapão e uma 1ª Expedição Chapada Diamantina depois de amanhã (12/10).

Revisitarei o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros também.

Em 2014 quando fui ao Parque Estadual do Jalapão não tive tempo de visitar o Parque Estadual de Terra Ronca. Dessa Vez está definido como prioritário em meu roteiro.

Abraços!

Ótima pedida Alexandre Mello. Não deixe mesmo de passar por lá, é um roteiro exclusivo. Isso é o Brasil e suas belezas escondidas, pouco exploradas. Depois coloque relato para nós.

Abraços.

rafaelperafam
11/10/2017, 16:45
Muito bom o conteúdo do blog.
Ano que vem vou fazer uma expedição para as chapadas e Jalapão, não tinha considerado o Terra Ronca, agora com certeza fará parte da expedição.
Deve ser uma experiência única visitar estas cavernas.
Obrigado por compartilhar e parabéns pela aventura!

titanium
13/10/2017, 06:48
Titanium, realmente é uma ótima opção de aventura. O parque é muito bonito, tem enormes variedades de cavernas. Daria para ficar lá um mês e não conhecer nem 50% do que tem.

Abraços.

Show de bola Gustavo!

Me diz uma coisa... em sua opinião, qual(is) caverna(s) é(são) mais adequada(s) para conhecer com crianças? (ou seja, que não seja tão difícil o acesso)


Abraço!

VOVÔ DO TROLLER
13/10/2017, 10:39
Show de bola Gustavo!

Me diz uma coisa... em sua opinião, qual(is) caverna(s) é(são) mais adequada(s) para conhecer com crianças? (ou seja, que não seja tão difícil o acesso)


Abraço!

Aproveitando a pergunta, as caminhadas são muito longas? Abs

Gustavo Couto
18/10/2017, 19:30
Show de bola Gustavo!

Me diz uma coisa... em sua opinião, qual(is) caverna(s) é(são) mais adequada(s) para conhecer com crianças? (ou seja, que não seja tão difícil o acesso)


Abraço!

Olha, com crianças acredito que são poucas opções. Mas na verdade não sei dizer bem, pois explorei somente 3 cavernas. Em geral elas possuem obstáculos um tanto perigosos, fiquei apreensivo algumas vezes. Mas acho que a mais tranquila é a Caverna Angélica. Mas a caverna Terra Ronca I, até certo ponto dá para ir com crianças também.

Abraços.

Gustavo Couto
18/10/2017, 19:32
Aproveitando a pergunta, as caminhadas são muito longas? Abs

E não diria que são longas, mas possuem graus de dificuldade significativos. Subidas em pedra, cordas, travessia de rio no escuro com água no pescoço, penhascos... Se me lembro bem acho que a caminhada foi uns 15km somente. Mas é bastante cansativo.


Abraços.

VOVÔ DO TROLLER
18/10/2017, 23:43
E não diria que são longas, mas possuem graus de dificuldade significativos. Subidas em pedra, cordas, travessia de rio no escuro com água no pescoço, penhascos... Se me lembro bem acho que a caminhada foi uns 15km somente. Mas é bastante cansativo.


Abraços.

Valeu Gustavo, obrigado. Abs

titanium
19/10/2017, 07:15
Olha, com crianças acredito que são poucas opções. Mas na verdade não sei dizer bem, pois explorei somente 3 cavernas. Em geral elas possuem obstáculos um tanto perigosos, fiquei apreensivo algumas vezes. Mas acho que a mais tranquila é a Caverna Angélica. Mas a caverna Terra Ronca I, até certo ponto dá para ir com crianças também.

Abraços.

Muito obrigado, Gustavo, por registrar a opinião sobre essas cavernas!

Na verdade a ideia seria mesmo ir só para apresentar um pouco para as crianças sobre cavernas.. a ideia não seria fazer nada hardcore não..

Então acho que visitar 2 já está de ótimo tamanho!
rsrs

Abraço!

jorgeffn
19/10/2017, 22:07
Muito obrigado, Gustavo, por registrar a opinião sobre essas cavernas!

Na verdade a ideia seria mesmo ir só para apresentar um pouco para as crianças sobre cavernas.. a ideia não seria fazer nada hardcore não..

Então acho que visitar 2 já está de ótimo tamanho!
rsrs

Abraço!

Opa... sei que o tópico é sobre Terra Ronca... mas como vi alguns comentando sobre crianças, acho que um lugar bom para quem quiser levar os pequenos numa caverna, o Parque Cavernas do Peruaçu (em Januária/MG) pode ser um boa pedida... não é tão longe de Brasília... e lá a caverna principal e a mais bonita é de acesso fácil... estive lá em Julho e no grupo que fiz a visita haviam duas crianças, uma de 7 anos e uma de 4, foram até o final da caverna tranquilamente... diferente do relato do Gustavo, nessa caverna não há nenhuma travessia arriscada e nem água para atravessar...

553023

abs!

titanium
20/10/2017, 07:13
Opa... sei que o tópico é sobre Terra Ronca... mas como vi alguns comentando sobre crianças, acho que um lugar bom para quem quiser levar os pequenos numa caverna, o Parque Cavernas do Peruaçu (em Januária/MG) pode ser um boa pedida... não é tão longe de Brasília... e lá a caverna principal e a mais bonita é de acesso fácil... estive lá em Julho e no grupo que fiz a visita haviam duas crianças, uma de 7 anos e uma de 4, foram até o final da caverna tranquilamente... diferente do relato do Gustavo, nessa caverna não há nenhuma travessia arriscada e nem água para atravessar...

553023

abs!

Caramba Jorge, que foto bonita!!!

Muito obrigado pela dica!
Valeu mesmo! Já vou pesquisar agora o roteiro...


Abraços!

Gustavo Couto
20/10/2017, 08:38
Opa... sei que o tópico é sobre Terra Ronca... mas como vi alguns comentando sobre crianças, acho que um lugar bom para quem quiser levar os pequenos numa caverna, o Parque Cavernas do Peruaçu (em Januária/MG) pode ser um boa pedida... não é tão longe de Brasília... e lá a caverna principal e a mais bonita é de acesso fácil... estive lá em Julho e no grupo que fiz a visita haviam duas crianças, uma de 7 anos e uma de 4, foram até o final da caverna tranquilamente... diferente do relato do Gustavo, nessa caverna não há nenhuma travessia arriscada e nem água para atravessar...



abs!

Muito bom jorgeffn! Eu até pesquisei esse local para ir na época, mas tive informações de que o parque estava fechado. Bom saber que já está em funcionamento, pois pretendo ir lá também.

Abraços.

jorgeffn
20/10/2017, 10:48
Muito bom jorgeffn! Eu até pesquisei esse local para ir na época, mas tive informações de que o parque estava fechado. Bom saber que já está em funcionamento, pois pretendo ir lá também.

Abraços.

Opa.... o Parque está aberto a visitação a relativamente pouco tempo. Antes era possível fazer a visita através de empresas de ecoturismo da região... mas agora basta ligar para o Parque e agendar a visita.. aí eles passam uma lista dos guias credenciados para você entrar em contato... as visitas só são permitidas com os guias.

Titanium, essa caverna realmente é incrível... o Parque possui outras cavernas e todas são de relativo fácil acesso... caso anime uma visita por lá, me mande uma MP que te passo algumas dicas da região...


553030553032


abs!

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2017, 12:35
Bom dia pessoal. Para quem mora em São Paulo e região e quer explorar cavernas, tem o Petar, Intervales que é tranquilo para crianças e tem uma boa infraestrutura. ABS.