Ver Versão Completa : Ajuda com ignição de meu cj-5
Dan Nader
21/09/2015, 09:38
Bom dia amigos, vou relatar meu problema... Meu jeep um CJ-5 motor bf-161, o tenho a dois anos, até então andava normal. Do nada começou a incomodar, se eu pegava asfalto ele morria, eu colocava uma gasolina no carburador e depois de uma reza braba ele pegava e morria novamente, minha solução coloquei uma bomba de gasolina nova mandei regular valvulas limpar o dfv228, não adiantou agora ando na rua com ele perfeito, do nada aquece e morre, percebi que o condensador do distribuidor era a falha, pois o trocava e melhorava. Comprei uma caixinha do Tonella e platinado novo, queimou a caixinha na rua, instalei o condensador novamente e vim embora cheguei em casa queimou o condensador. Bem comprei uma ignição eletronica, instalei tudo certo aposentei o antigo sistema wapsa. Sai com o jeep numa boa melhor rendimento, chegando em casa fui ver meu investimento percebi q a bobina que veio junto com a ignição eletronica não dava pra colocar a mão de tão quente. Deixei o baita ligado pra ver no que dava ele morreu depois de 5 minutos, coloquei gasolina na boca do carburador forcei bastante pegou novamente, perfeito, este foi o aproveitamento de semana passada. Esse final de semana fui ligar pra dar uma testada o infame não pega mais. Provavelmente queimou a bobina... Peço agora ajuda para voces, o que eu faço??? Bomba de gasolina carburador e valvulas... não era. Distribuição eletronica comprei agora nova com caixinha e bobina compatíveis. Pensando sózinho, pois mecanicos nem querem saber de carro antigo, vou para que lado? Alguem ja sofreu tanto assim?? Seria o alternador ou aquela caixinha que sai o fio do alternador e distribui para o comando eletrico?
Por favor se tiverem duvidas, eu explico melhor, tudo que ja fiz.
Preciso de uma solução...
almeidafabioff
21/09/2015, 10:30
Oi, o kit de ignição eletronica que vc comprou é parecido com essa da foto? A minha eu tive que trocar a bobina pois a que veio junto era muito fraca e esquentava, no caso troquei por uma de marca Bosh.
512409
Qual bobina estava utilizando? É bem provável que não esteja utilizando a resistência no positivo da bobina, e a falta dela ocasiona o aquecimento da bobina e possivelmente até a queima da mesma.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688834558-resistor-resistencia-bobina-ignicao-_JM
Dan Nader
21/09/2015, 16:17
É amigo bem dessa bobina do kit, vou providenciar uma bobina da Bosch.
Dan Nader
21/09/2015, 16:19
Qual bobina estava utilizando? É bem provável que não esteja utilizando a resistência no positivo da bobina, e a falta dela ocasiona o aquecimento da bobina e possivelmente até a queima da mesma.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688834558-resistor-resistencia-bobina-ignicao-_JM
E olha que pesquisei um monte antes de comprar esse kit, mesmo assim não sabia dessa resistencia, valeu Bercan.
Porque o pessoal que vende o kit não avisa sobre isso?
E olha que pesquisei um monte antes de comprar esse kit, mesmo assim não sabia dessa resistencia, valeu Bercan.
Porque o pessoal que vende o kit não avisa sobre isso?
Meu camarada, nem entre os que já utilizam os kits existe consenso quanto ao uso (KKKKKKKK), imagina quem fabrica que muitas vezes nem perto de um CJ já chegou.
Brincadeiras a parte, existem pessoas que utilizam a resistência, outros não. Existem bobinas que precisam da resistência (obrigatoriamente Bosch 067), outras não..... Mas pelo que descreveu, dos problemas com a ignição eletrônica e as possíveis falhas da bobina é bem provável que a resistência resolva, indicaria a colocação de uma bobina Bosch 067 com resistência.
Mas vc esqueceu de responder qual bobina estava utilizando... Diz ai que fiquei curioso.
Abraço!
Dan Nader
21/09/2015, 16:31
Agora é assim amigos, o que poderia gerar mais energia para poder queimar a bobina, teria mais alguma coisa a ser feita antes de ter mais um prejuizo?
Sabendo que o alternador gera energia e depois vai para o regulador de voltagem, tem como medir isso e saber se essas peças estão boas?
Bercan essa resistencia faz chegar menas energia na bobina?
Dan Nader
21/09/2015, 16:34
Eu tava usando a bobina que veio no kit, essa vermelha da foto acima.
matrakaum
21/09/2015, 16:38
Amigo,
Aconteceu a mesma coisa comigo... Depois de mais de 04 mecânicos abri o cabeçote... O motor estava inundado de água.
Retífica ficou caro demais e faz uns 04 anos que está em reforma.
Agora está com motor de Opala 4cc já com ignição... Funcionando já está falta andar.
Agora é assim amigos, o que poderia gerar mais energia para poder queimar a bobina, teria mais alguma coisa a ser feita antes de ter mais um prejuizo?
Sabendo que o alternador gera energia e depois vai para o regulador de voltagem, tem como medir isso e saber se essas peças estão boas?
Bercan essa resistencia faz chegar menas energia na bobina?
A tensão que chega na bobina com o uso do Resistor deverá ser entre 7...9V.
Bobina deve ser Marflex = Dor de cabeça! kkkkkkkkk
Dan Nader
21/09/2015, 16:42
Mas então sera que alternador ta mandando muita energia?
Dan Nader
21/09/2015, 16:48
É marflex vermelha, aguentou menos de dois dias.
Dan Nader
21/09/2015, 16:53
O problema que vejo é que antes desse sistema o distribuidor wapsa platinado, vivia queimando condensador queimou até a caixinha que o tonella vende, então tem alguem mandando muita carga para o sistema. Pergunta é o alternador ou a caixinha do regulador de voltagem, e tenho como medir isso?
deividmonnerat
22/09/2015, 07:21
Eu apostaria que o problema é o seu sistema de carga, pois tudo o que instalou ate agora, tudo queimou. Pode estar havendo uma sobretensão no sistema. Eu uso uma bobina marflex a mais de ano, sem problemas e sem resistor. Dá um checada na tensão com o motor em funcionamento. O máximo deveria ser 14,5V. O seu regulador de tensão é externo ou acoplado ao alternador? Busque também os aterramentos, se todos estão bem íntegros.
Abs
Dan Nader
22/09/2015, 09:57
Bom dia Deivid, o regulador de tensão é externo uma caixinha parece ser do fusca, o alternador é bem antigo parecendo ser original, mas quando peguei o jeep a noite o carro morria por falta de energia, levei ao eletrecista e ele regulou para dar mais carga... será que é isso? depois disso só me incomodo...
deividmonnerat
22/09/2015, 20:47
Tem uma grande probabilidade de ser. Arruma um multímetro e mede a tensão quando o motor tiver funcionando. Se tiver uma tensão acima de 14,5V, o regulador não está funcionando corretamente, podendo queimar tudo que é elétrico no jeep, inclusive danificar a bateria. Tenta remontar o sistema de ignição e liga o jeep pra checar isso. Eu uso um alternador do corcel, ele é de 35A, mas me supre legal e já tem o regulador acoplado e acha facil em ferro velho.
Qualquer duvida, posta ai.
Abs
andre_agostinho
23/09/2015, 00:26
Dan, seguinte...o meu estava com o mesmíssimo problema...
a bobina esquenta mesmo...vc pode até trocar...mas vai esquentar...
eram 2 problemas :
1) tanque de gasolina de ferro...ele soltava detritos que eram puxados para dentro do motor e entupiam tudo
2) comando de válvulas ruim...o óleo entupiu os conduites e causava os apagões porque o motor esquentava muito.
troquei o tanque por um de plástico......mandei fazer uma limpeza geral ..óleo e filtro...funcionou...
Dan Nader
23/09/2015, 09:34
Como mede a tensão? colocando o multimetro em escala de 20 e usando ele na bateria?
Não sei como mede o regulador?
Outra, na questão troca do alternador aquele monte de fios da caixinha como ligar isso no alternador(com o regulador acoplado???)
Tem uma grande probabilidade de ser. Arruma um multímetro e mede a tensão quando o motor tiver funcionando. Se tiver uma tensão acima de 14,5V, o regulador não está funcionando corretamente, podendo queimar tudo que é elétrico no jeep, inclusive danificar a bateria. Tenta remontar o sistema de ignição e liga o jeep pra checar isso. Eu uso um alternador do corcel, ele é de 35A, mas me supre legal e já tem o regulador acoplado e acha facil em ferro velho.
Qualquer duvida, posta ai.
Abs
Dan Nader
23/09/2015, 09:36
No comando de valvulas, unica coisa que sei é regular as mesmas, mas como saber se esta sujo e como fazer essa manutenção, depender de mecanico é dose, ninguem quer mexer em jeep por aqui.
Tem algum óleo que possa ser usado para fazer esse serviço de limpeza?
Dan, seguinte...o meu estava com o mesmíssimo problema...
a bobina esquenta mesmo...vc pode até trocar...mas vai esquentar...
eram 2 problemas :
1) tanque de gasolina de ferro...ele soltava detritos que eram puxados para dentro do motor e entupiam tudo
2) comando de válvulas ruim...o óleo entupiu os conduites e causava os apagões porque o motor esquentava muito.
troquei o tanque por um de plástico......mandei fazer uma limpeza geral ..óleo e filtro...funcionou...
Sydney66
23/09/2015, 21:51
Prezado Nader, boa noite.
Você coloca o multímetro na escala de 20 mas na posição que indica Vcc e não Vca. A ponta de prova vermelha é o + a preta é o -. O problema é que o motor tem que estar a pelo menos 2000 rpm, medir em marcha lenta pode não dar o resultado esperado se o problema for o regulador. Outra coisa que força a bobina e a faz esquentar é a abertura incorreta do platinado e dos eletrodos das velas, mas pelo seu relato acredito que seja problema no regulador.
Você pode medir diretamente na bateria. Não meça na bobina, a leitura será incorreta devido a atuação do platinado abrindo e fechando.
Com relação a você trocar seu alternador por um com regulador acoplado não precisa se preocupar, apenas os fios que ligam o alternador ao regulador é que deixam de existir, os demais permanecem.
Abs
andre_agostinho
23/09/2015, 23:26
No comando de valvulas, unica coisa que sei é regular as mesmas, mas como saber se esta sujo e como fazer essa manutenção, depender de mecanico é dose, ninguem quer mexer em jeep por aqui.
Tem algum óleo que possa ser usado para fazer esse serviço de limpeza?
Oi vou tirar foto do que estava entupido e posto..não é o comando...são os conduites de óleo do motor que passam por fora ...
Dan Nader
25/09/2015, 10:52
Oi vou tirar foto do que estava entupido e posto..não é o comando...são os conduites de óleo do motor que passam por fora ...
Fico no aguardo de suas fotos...
Dan Nader
25/09/2015, 10:54
Prezado Nader, boa noite.
Você coloca o multímetro na escala de 20 mas na posição que indica Vcc e não Vca. A ponta de prova vermelha é o + a preta é o -. O problema é que o motor tem que estar a pelo menos 2000 rpm, medir em marcha lenta pode não dar o resultado esperado se o problema for o regulador. Outra coisa que força a bobina e a faz esquentar é a abertura incorreta do platinado e dos eletrodos das velas, mas pelo seu relato acredito que seja problema no regulador.
Você pode medir diretamente na bateria. Não meça na bobina, a leitura será incorreta devido a atuação do platinado abrindo e fechando.
Com relação a você trocar seu alternador por um com regulador acoplado não precisa se preocupar, apenas os fios que ligam o alternador ao regulador é que deixam de existir, os demais permanecem.
Abs
Bom dia Sydney66, Ja não uso mais platinado, agora estou com distribuição eletronica, a mesma que o Bercan me indicou e ele usa. Mas farei seu teste, assim veremos esse regulador, grato desde já.
Bom dia Sydney66, Ja não uso mais platinado, agora estou com distribuição eletronica, a mesma que o Bercan me indicou e ele usa. Mas farei seu teste, assim veremos esse regulador, grato desde já.
qual a marca do módulo?
[]'s
Dan Nader
25/09/2015, 15:01
Marca do módulo é bosch 6 pinos, Tuna.
Marca do módulo é bosch 6 pinos, Tuna.
É bem provável que seja um modulo recondicionado. Tente conseguir outro para testar.
Se estiver tudo certo com Alternador e regulador, continuo apostando que uma pré resistência no + da bobina vai resolver o problema.
Dan Nader
25/09/2015, 16:43
É bem provável que seja um modulo recondicionado. Tente conseguir outro para testar.
Se estiver tudo certo com Alternador e regulador, continuo apostando que uma pré resistência no + da bobina vai resolver o problema.
Ontem a noite, pedi pro meu guri dar a partida enquanto eu segurava o cabo da bobina fazendo aterramento... deu uma faisca boa, depois os cabos de vela tb fia aterramento todos deram boas faiscas... E agora?
Bercan amanhã que vou colocar a resistencia no positivo da bobina.
Ontem a noite, pedi pro meu guri dar a partida enquanto eu segurava o cabo da bobina fazendo aterramento... deu uma faisca boa, depois os cabos de vela tb fia aterramento todos deram boas faiscas... E agora?
Bercan amanhã que vou colocar a resistencia no positivo da bobina.
Sendo assim, aposto minhas fichas no regulador de voltagem
[]'s
Como te falei, primeiro veja alternador e regulador. Já testou?
marciorank@gmail.com
27/09/2015, 19:02
no meu jeep uso distr. eletronico e a bobina é marflex e não uso resistencia no positivo da bobina, troquei a bobina por manutençao preventiva pois ja estava no jeep por mais de 4 anos, a um ano coloquei outra que tambem é marflex e não tive problemas, quando faço provas de raid o jeep fica ligado por mais de 4 horas e não da problemas.
como você disse que o problema aperece em um tempo bem curto de funcionamento do jeep, eu desligaria somente o alternador assim o regulador não estara mandando carga para a bateria, assim o jeep ainda funciona um tempo somente com a carga que esta na bateria para fazer um teste.
Dan Nader
28/09/2015, 08:35
Bercan, até agora esta certo em sua afirmação...
Continuando... Como só tenho fim de semana pra mexer no Jeep, comprei uma bobina Bosch 067 e uma pré resintencia, foi colocar bater e pegou de primeira, ficou meia hora de boa. Mais testes de tempo ainda tenho que fazer. Não consegui ver a carga que o alternador ta mandando os dois multimetros que tenho estragaram. |conseguindo resultados coloco aqui para um proximo forista entender sua viatura. Agora na loja de eletrica o vendedor me ofereceu um alternador que gera até 90 Amp, por 250,00 novo e moderno da bosch, isso ta caro ou barato?
esquece isso tudo, olha o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/149205-ignicao-estatica-simples-e-prova-dagua.html
Discordo, antes de olhar o tópico indicado, segue as dicas do Tuna e do Berçan, ou não vai fazer pra trocar bobina.
Assim como eles, também aposto no regulador de voltagem zuado.
Abs.
esquece isso tudo, olha o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/149205-ignicao-estatica-simples-e-prova-dagua.html
Um teste bom para saber se o regulador esta danificando o conjunto de ignicao por excesso de tensao é desligar o positivo que vai pro alternador e andar com o jeep apenas na bateria (e claro nao ligar farois e outros componentes que consomem muito para nao matar a bateria). Anda uma meia hora (a bateria vai dar conta tranquilamente de manter o sistema por esse tempo) e verifique se nao vai falhar ou aquecer o sistema de ignicao.
Discordo, antes de olhar o tópico indicado, segue as dicas do Tuna e do Berçan, ou não vai fazer pra trocar bobina.
Assim como eles, também aposto no regulador de voltagem zuado.
Abs.
Sem duvida, esse sistema indicado acima só funciona em motores 4 cilindros.
Dan Nader
28/09/2015, 15:02
Essa ignição estatica a base de bobinas, sinceramente isso não me interessa, o maximo ja fiz foi colocar distribuição eletronica. Em relação a bobina não comentei mas o tempo que o jeep ficou funcionando não aqueceu nada a bobina nova da bosch, a pré resistencia amornou mas só, creio que o problema foi solucionado. Quando conseguir um multimetro verei os numeros de carga de bateria. Agora abrirei um novo tópico sobre alternador, assim fica tudo mais organizado, para futuras pesquisas. Peço novamente a colaboração dos gentis colegas.
andre_agostinho
02/10/2015, 00:52
Dan...estava revisitando meus posts relativos ao mesmo problema. Que tive quando coloquei a ignição eletronica...
troquei o tanque...mexi no comando e continuou assim...
Foi quando meu Meca mexeu no ponto do motor....parou de dar esse problema
cara..da uma tentada em ponto...deixa um pouco mais acelerado...a ignição trabalha diferente do platinado...regule o ponto que esse problema de morrer deve acabar...o meu resolveu sem trocar nada da ignição...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/143754-kit-ignicao-eletronica-bf-161-a-3.html
Dan Nader
02/10/2015, 10:01
Valeu Andre, vou tentar isso...