PDA

Ver Versão Completa : eixo CJ-5 com munhão javali



joao de marco tavares
12/01/2004, 17:55
Pessoal meu eixo parrudo ficou pronto :x , ele e composto de uma eixo da cj com os munhoes do javali , cruzeta da C-10 , garfos da cardan do jeep
e mais uns rolamentos do chevette e retentores, deem uma olhadinha e me falam o que vcs acham :lol: .

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l

joao de marco tavares
12/01/2004, 17:56
mais uma!!!!!

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l

joao de marco tavares
12/01/2004, 17:57
a ultima !!!!!

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l

joao de marco tavares
12/01/2004, 18:00
me desculpem não foi , mas agora vai!!!!!!!

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l

EduardoLang
12/01/2004, 19:40
Acho que ainda não veio..................

rs rs rs rs

joao de marco tavares
12/01/2004, 20:11
agora vai!!!!!!!!!! :lol:

rs rs rs rs Eduardo Languira



Joao de marco
CJ-5 81 3,6l

EduardoLang
12/01/2004, 20:15
Agora sim!!!!!!!!!! rs rs rs rs

Meu prezado,

Onde é que vc mandou fazer esse diferencial??? Gastou quanto????


sds

leopoldo
12/01/2004, 20:50
Finalmente alguem faz uso da única parte que presta do javalí.

Eduardo Chaves
12/01/2004, 21:03
PessoALL,

Quais as vantagens do munhão do Javali sobre os outros ???

[]'s querendo aprender mais uma...

leopoldo
12/01/2004, 22:21
1-rolamentos X pivôs:
Os rolamentos são mais sensíveis ao brinelamento na montagem, corrosão por contaminação de água na graxa, desgaste por contaminação da graxa com areia, terra etc...
São mais exigentes quanto à correta montagem e pré-carga.
Os pivôs são razoavelmente mais resistentes, alguns modelos possuem lubrificação permanente e são mais fáceis de montar.

Aquí, o aberto ganha.

2-Munhão fechado X Munhão aberto :
Quando bem montados e mantidos, são bem imunes a ação de água e abrasivos.
Mantém sempre o corpo do munhão lubrificado.
Os abertos, tem grandes problemas de vedação junto do yoke e manga de eixo. Nem com todos os retentores no lugar, não á tecnica que mantenha a terra e água fora dalí, portanto, há um comprometimento muito maior dos semi-eixos, que estão sendo sempre lixados com terra e areia. Na verdade é um sistema muito bom para bombear terra tanto para a tubeira quanto para a manga de eixo.
As cruzetas no aberto estão sempre expostas à ação da terra e areia e a lavagem com jato de alta pressão.

Aquí, o fechado ganha de longe em trilhas com lama e o aberto só ganha no rock crawling.

3- Disponibilidade de peças de reposição:
Munhões abertos não são ferramentados(fabricados) no Brasil, assim,por enquanto, para cada eixo modificado instalado, você tem que ter mais um em casa. Ou seja, um custo relativamente alto, pois envolve tornearia, gabarito, etc...

Se o $$$ não cai do céu, ficaria com o fechado, pois é operacionalmente mais barato e disponível

4- Semi eixos:
Aparentemente não há re-dimensionamento, portanto ficam como estão, fora os problemas do item 1 acima.

Apesar dos prós e contras, é uma adaptação válida mesmo que experimentalmente.

A grande vantagem nesta adaptação seria a possibilidade de colocar um furo cônico a mais neste braço de munhão para a instalação de um pivô de direção independente, anulando os gatos que fazem por aí na adaptação da direção hidráulica.

ribon
31/05/2007, 15:52
Cadê as fotos?

[ ]´s

Varela
31/05/2007, 16:23
também não vi nada...

ESPANHOL
31/05/2007, 16:44
Eu tmb nao.....[/QUOTE]

Elmer_Jeep
31/05/2007, 17:17
acorda Ribon, o tópico é de 2004...

Mas, se tiver precisando das fotos é só comunicar o pessoal do SUPORTE.

[]'s

Elmer_Jeep
31/05/2007, 17:42
bom, de qualquer maneira eu fico inquieto quando sei q tem uma resposta em algum lugar do fórum.

Certamente as fotos devem ser essas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=71871#post71871

[]'s

carraro
31/05/2007, 23:12
:pensativo: sera que conseguimos construir algo assim!!!!!!!!:palmas:,fora o gabarito e o soldador nao vejo maiores problemas mas que material usariamos???????cromoly nem pensar,muito caro,e de dificil aquesiçao no brasil,aço 4340,quem sabe?????e ai preçisamos arrumar soluçoes pro tamanho dos pneus que tao crescendo, senao daq a pouco alguem ç quebra feio.....,e usar eixos de + de 40 anos ta começando a ficar perigoso!!!!!!!!!!!!!!!!!alguma industria poderia pensar nesta opçao da foto (sem tirar o escalpo do pessoal é claro) senao daq a pouco vai ficar inviavel ter 4x4 .

ribon
01/06/2007, 08:15
Elmer,

Vi que o topico era de 2004, mas como não tinha foto... Fale... Sabia que ia ter uma alma generosa para solucionar isso.. HEHEHEHE

Valeu!!!

Elmer_Jeep
01/06/2007, 09:47
:pensativo: sera que conseguimos construir algo assim!!!!!!!!:palmas:,fora o gabarito e o soldador nao vejo maiores problemas mas que material usariamos???????cromoly nem pensar,muito caro,e de dificil aquesiçao no brasil,aço 4340,quem sabe?????e ai preçisamos arrumar soluçoes pro tamanho dos pneus que tao crescendo, senao daq a pouco alguem ç quebra feio.....,e usar eixos de + de 40 anos ta começando a ficar perigoso!!!!!!!!!!!!!!!!!alguma industria poderia pensar nesta opçao da foto (sem tirar o escalpo do pessoal é claro) senao daq a pouco vai ficar inviavel ter 4x4 .

carraro, aqui tem algo sobre esse sistema da foto q vc postou http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20241

[]'s

Varela
01/06/2007, 10:14
acorda Ribon, o tópico é de 2004...

Mas, se tiver precisando das fotos é só comunicar o pessoal do SUPORTE.

[]'s

Deve ter sido uma ODES, mas hoje consegui ver as fotos... heheheh

Varela
01/06/2007, 10:18
bom, de qualquer maneira eu fico inquieto quando sei q tem uma resposta em algum lugar do fórum.

Certamente as fotos devem ser essas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=71871#post71871

[]'s

Essas mesmo...

carraro
02/06/2007, 00:17
carraro, aqui tem algo sobre esse sistema da foto q vc postou http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20241

[]'s:concordo: entao roubei de lá mesmo +++++++ ........,ficou só naquele papinho ou tirando o STEFAM que meteu a mao na massa digo no (aço),alguem + fez algo ?????:pensativo:stefam como ficaram seus munhoes ?????deu certo???? quebraram????tem fotos????? posso copiar????? quem + fez algo que deu certo ou MESMO errado que possamos melhorar!!!!!!!!tem como fazer uma copia do original ´so que forjado?????,nao sou engenheiro,só mecanico vaza oleo,+ o LEOPOLDO É !!!!!!!!ENTAO LEOPOLDO DA UMAS DICAS AI,to cansado de ficar olhando pras coisas dos outros (gringos)e achar que eles sao alguma coisa de melhor neste mundo????acredito na engenhosidade dos "nossos' engenheiros brasucas e ç precisar de ferramenta a gente constroi,ou copia ,NAO É ASSIM QUE A CHINA TA Ç VIRANDO(tirando o salario de fome) ,ta todo mundo babando pelos caras????ou sera que quando nao tivermos mais eixos nem reduzidas em bom estado pra recondicionarmos,vamos abandonar os 4x4?????O BRASIL É UM PAIS IMENSO + INFELIZMENTE VIVE DAS MIGALHAS DOS OUTROS,E ISTO ME PREOCUPA ,IIIIIIIIII TO ESTRESSADO VO PRA TRILHA,ver ç quebro algo pra depois ter que procurar em ferro-velho.:twisted: :twisted: :twisted:

Walnei Boteon
24/08/2007, 00:23
Pessoal meu eixo parrudo ficou pronto :x , ele e composto de uma eixo da cj com os munhoes do javali , cruzeta da C-10 , garfos da cardan do jeep
e mais uns rolamentos do chevette e retentores, deem uma olhadinha e me falam o que vcs acham :lol: .

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l

João,

Já faz um bom tempo que vc preparou esse hibrido D44/javali. Descreve aí pra gente os resultados dessa montagem :concordo:...


E os semi-eixos? Que solução vc encontrou pra eles? Mandou fazer?

[]'s

Leonardo Raffi
18/01/2008, 19:29
Ola pessoal eu tenho uma C15 traçada e mudei para os munhoes de javali cruzeas e cruzetas da tração dianterira de trator .... e os rolamentos e retentores de chevete vao aonde????

dalmo cruz torres
29/11/2008, 03:15
Pessoal, eu comprei uma carcaça do eixo do javali para aproveitar os munhões. Minha idéia é montá-lo usando sei eixos Ensimec e homocinéticas da Band. Alguém tem mais i nformações sobre a montagem desse eixo do tópico?

leopoldo
29/11/2008, 13:37
Como vc vai vedar a homocinética se ela foi projetada para trabalhar dentro de um munhão fechado ?

Elmer_Jeep
29/11/2008, 14:03
Mestre Leo, o Troller é assim desde 2002 e não da problema não.

A receita original do D44.3 dianteiro do troller:
Munhão aberto + homocinéticas de Toyota + coifa da homocinética do monza...

[]'s

leopoldo
29/11/2008, 15:29
era isso que eu queria saber

coifa da homocinética do monza

Só não sei de ela vira dentro do munhão aberto do javali.

ainda mais com coifa !

dalmo cruz torres
29/11/2008, 18:03
Leopoldo, tudo bem? Então, a idéia é usar a homocinética do toyota e ver se cabe a coifa do monza, como o Elmer disse. Minha idéia de usar o munhão do javali é eliminar os rolamentos do munhão do eixo original da F-75. Eu ando bastante por estrada de terra, e acho que esses rolamentos dão muita manutenção, creio que os pivos do munhão do javali não precisem de muita manutenção. E outro motivo que eu ainda não confirmei, que usando o eixo dianteiro com munhão aberto eu consigo uma curva com raio menor, pois manobrar a F75 é sóda.
Também não vou colocar bloqueio 100% no eixo dianteiro, aliás, acho que vou deixar o diferencial dianteiro sem bloqueio nenhum. E não pretendo colocar motor muito potente na camionete. A idéia não é um eixo inquebrável, apenas mais confiável e confortável de uso.

Elmer_Jeep
30/11/2008, 14:49
E outro motivo que eu ainda não confirmei, que usando o eixo dianteiro com munhão aberto eu consigo uma curva com raio menor, pois manobrar a F75 é sóda.


Isso tem mais haver com angulo de Ackerman, wms X entreeixos

[]'s

dalmo cruz torres
30/11/2008, 21:34
Elmer, explica isso pra mim?

Leonardo Raffi
30/11/2008, 22:08
só p acrescentar os pivos são da F1000...

dalmo cruz torres
01/12/2008, 02:51
Leonardo, os pivos da direção são da F1000?

Leonardo Raffi
01/12/2008, 10:30
os pivos que são 2 de cada lado em cada munhão do javali.. olha vou ter ver mas eles seguram a roda tem emcima e embaixo ..é isso... vou conferir e t dou retorno outra hora

Elmer_Jeep
01/12/2008, 11:33
Elmer, explica isso pra mim?

Cara, na teoria não sei explicar não, sei que na prática isso acontece bastante quando se instala eixos largos em viaturas de entreeixos curto.

O mestre Leopoldo deve ter uma explicação melhor (e mais técnica)

[]'s

dalmo cruz torres
02/12/2008, 18:43
Elmer, Minha idéia é usar a caixa do diferencial trocando os tubos por mais grossos e com o comprimento do eixo da F75. Montar os munhões já em ângulo para apontar o pinhão um pouco par cima. Montar diferencial aberto, ou, no máximo, com um limitador de deslize, homo do toy, sem eixos Ensimec, e os freios do Berga. Eu experimentei um javali aqui de poços e gostei muito do funcionamento da direção, e percebi que as rodas disterçam mais que as rods da F75, levando-me a supor que só por isso o raio de curba na F75 já pode melhorar com o eixo hibrido.
Pensei em fazer isso com munhões do Cheroke, ou do troller, mas o preço das peças desses carros é bem caro.
Lendo o tópico da Ensimec sobre eixos, pensei até em fazer esse eixo usando o diferencial Ford 8.8 de 28estrias, mas iria ter que fabricar os semi eixos, e acabei desistindo da ideia.

ferraz
05/12/2008, 09:57
O eixo dianteiro do Javali é Dana 44 não é , seria viavel instalar este eixo em um CJ-5 ou em um Engesa/Camper , sem nenhuma transformação, quais as principais vantajens deste eixo e seus defeirtos ?
Alguem já viu uma viatura com este eixo alem do Javali.
De ante mão muito obrigado

dalmo cruz torres
06/12/2008, 10:16
Ferraz, o eixo dianteiro do javali é DANA44 mesmo. No meu ver, são vantagens desse eixo sobre o original Willys:
1°Não tem rolamento no munhão, tem pivôs, que são muito resistentes e fáceis de se trocar, e dificilmente dá SHIMMY.
2° Os braços onde se prende os terminais de direção são muito mais resistentes que os da Willys.
3° Tem mais espaço dentro do munhão para colocar cruzetas ou homocinéticas maiores.
4° Se usar homocinética, dá para fzer as rodas esterçarem um pouco mais, diminuindo o raio das curvas.
Se eu tivesse mais tempo$$$, compraria logo um eixo do troller, mas .....vou é montar um eixo de JAVAli com um serviço de um torneiro PORCO, vai dar um JAVAPORCO !
Elmer, estive olhando os semi eixos diponiveis no mercado e me lembrei que vc fez eixos híbridos para o prateado, então tive a idéia de usar os semieixos da Toyota Bandeirantes. Que vc acha?

ferraz
06/12/2008, 12:14
Meu caro muito obrigado, pelo esclarecimento.
Então o eixo do Javali seria a segunda opição logo apos o do Troller?
Este eixo pelo que andei vendo em um Engesa, possui quase as mesmas medidas, e quanto a reposição de peças é facil ou este eixo se utiliza de peças da antiga CBT.

dalmo cruz torres
06/12/2008, 13:02
Ferraz, pelo que pude ver, o troller tem dois tipos de eixo, o mais antigo, que usa algumas peças da ranger, e o atual, com a roda de 6 furos. Parece que a carcaça e os munhões dos dois são iguais, mudando os semi-eixos e outras peças.
Se pudesse compraria um eixo dianteiro do troller, do modelo antigo ou do novo, pois os dois são muito bons e mais resistentes que os originais willys. O eixo dianteiro do engesa eu não conheço muito bem, mas quem tem engesa, e pode ,acaba colocando o eixo dianteiro do troller moderno.
Hoje eu fui até uma oficina de toyotas da cidade e achei os dois semi eixos dianteiros do toyota com homocinética por 300,00 o par. Então vou montar os munhões do javali em uma carcaça da F1000(dana44) com semi eixos e homocinéticas do Toyota Bandeirantes. Dá um bom trabalho mas vai sair mais barato que um eixo do troller.

Elmer_Jeep
06/12/2008, 13:12
Elmer, estive olhando os semi eixos diponiveis no mercado e me lembrei que vc fez eixos híbridos para o prateado, então tive a idéia de usar os semieixos da Toyota Bandeirantes. Que vc acha?

Muito boa idéia, pena que são mais estreitos que os da F75, portanto o certo seria vc medir antes de comprar pra ver se cabem na largura desse eixo ai do JavaPorco :lol:

[]'s

dalmo cruz torres
06/12/2008, 16:10
Elmer, eu medi mais ou menos o eixo do Toy e ví que eles são um pouco mais estreitos mesmo. Vou voltar na oficina de toyotas no meio da semana para dar uma medida nas peças com mais cuidado, hoje eles estavam com pressa para entregar umas camionetes e eu não quiz ficar atrapalhando.
Os semi-eixos do troller dariam certinho, mas são bem caros!
Alguem sabe se as Homocinéticas do Troller moderno são iguais ás do Toyota? Me parece serem as m esmas Homocinéticas, mas as estrias da Roda livre são diferentes, é isso mesmo?

Denis Takashi
07/12/2008, 00:00
Cara, na teoria não sei explicar não, sei que na prática isso acontece bastante quando se instala eixos largos em viaturas de entreeixos curto.

O mestre Leopoldo deve ter uma explicação melhor (e mais técnica)

[]'s

Elmer,

Já que tocou no assunto, uma pergunta :

Vc sabe se os munhões da F 75/rural são diferentes dos CJ´s quando se refere aos ângulos dos braços de direção ??? Até onde eu imagino, em virtude de ter um entreeixos maior, o ponto que as projeções dos braços se interceptam deve ser "antes" do eixo... Apesar de ter um WMS maior, creio que isso não compense a diferença ....

Dalmo,

Vou ver se acho alguma coisa sobre geometria de ackerman no HD do Pc da oficina da facul...posso te adiantar que o básico não é difícil, mas demora um pouco pra "sacar" qual é a funçao ( jah vi genet aprender isso com palito de fósforo ..hahah)

Abraço

Elmer_Jeep
08/12/2008, 17:43
Elmer,

Já que tocou no assunto, uma pergunta :

Vc sabe se os munhões da F 75/rural são diferentes dos CJ´s quando se refere aos ângulos dos braços de direção ??? Até onde eu imagino, em virtude de ter um entreeixos maior, o ponto que as projeções dos braços se interceptam deve ser "antes" do eixo... Apesar de ter um WMS maior, creio que isso não compense a diferença ....


Não sei te informar quanto aos angulos, mas as carcaças são diferentes pois nos CJs a base de fixação do terminal é integrada, já nas rural e F75 essa base é parafusada na parte superior onde vão os rolamentos do munhão, certamente tem diferenças em sua geometria considerando o wms e o entreeixos das respectivas viaturas.

[]'s

ferraz
08/12/2008, 21:12
Não seria uma bao solução usar o eixo dianteiro completo do Javali, caso contrario qual o motivo.

dalmo cruz torres
08/12/2008, 23:29
Ferraz, no meu caso tem o complicador da largura do eixo do Javali, que é trinta e poucos centimetros mais estreito que o eixo da F75. Também, usando as peças do Javali eu caio no problema do preço das peças específicas. Eu estou pensando em usar as peças internas do Toyota Bandeirantes por causa da facilidade em encontra-las, e pelo preço que não é alto.

IarzaJr
13/03/2009, 14:40
Sabem me dizer se as pontas de eixo da ensimec com cruzeta da toyota entram nos munhões do javali?