Ver Versão Completa : Tudo sobre pajero sport=====> aqui!!!!
Bom dia Pajeristas, que tal começarmos a acumular informações sobre esse "Jipe" com conforto de sedan?
Vamos lá!!!
Primeiramente, a fins de esclarecimento e que muitos já devem saber! Os modelos HPE usam um módulo de potencia chamado HPE que gera 20cv a mais que os modelos sem!! A minha tem 141cv é 2.5 diesel!
O que acham? Uma solução ou um problema visto que esse módulo faz o carro custar mais caro e gastar mais?
Quem já andou na Pajero Sport HPE 2.8 (4m40) e já andou na HPE 2.5 (4d56) notou muita diferença? Ouvi dizer que os 4 cv a mais que a 2.8 (145cv) tem, são uma diferença enorme, principalmente o torque desse motor. Procede essa informação?
Pajero Sport 2.5(4d56) diesel é mais alegria ou mais tristeza? Estou em cima do muro nessa questão!!!:pensativo:
ACHO QUE SÓ EU TENHO PAJERO SPORT AQUI! :offtopic:
ACHO QUE SÓ EU TENHO PAJERO SPORT AQUI! :offtopic:
Não é o caso, Gabriel.
É que existem diversos tópicos sobre a Pajero Sport, sejam eles elogiando ou excomungando.
Por isso, o pessoal já não tem tanta paciência de comentar em novos tópicos, cujos assuntos ficam repetidos.
Pesquise mais e seja feliz com sua viatura, que eu admiro tanto.
Sempre viro o pescoço para olhar as Sport´s.:concordo:
Verdade, eu amo e odeio minha pajero sport 2.8td 2001!! O problema dela é o giro, se segurar o mesmo em 3000, em uma viagem, ou em uma subida longa de duna ou serra, e adeus sistema de arrefecimento!!!
ja queimei a junta do cabeçote da minha pq segurei em 140km/h por apenas 7 minutos na br!!!
Na cidade ela anda normalmente, desde que nao force em altas rotações, e ainda tem mais, se eu ficar com o ar ligado e o carro parado em um engarrafamento por exemplo,ela esquenta tambem, detalhe, so com o ar ligado, se nao, passa o dia inteiro funcionando e nao esquenta!!!
Ou seja!! Amo o caro por sua beleza, conforto, e economia, mas a odeio por esses problemas de esquentes!
Entao, nao é qualquer um que saberá possuir um carro desses, tem que ser muito paciente com ele, e se adaptar, e aceitar as condiçoes que ele exige!!!
pajero sport... Ame-a ou a odeie!!! Ou as duas coisas!!!
Verdade, eu amo e odeio minha pajero sport 2.8td 2001!! O problema dela é o giro, se segurar o mesmo em 3000, em uma viagem, ou em uma subida longa de duna ou serra, e adeus sistema de arrefecimento!!!
ja queimei a junta do cabeçote da minha pq segurei em 140km/h por apenas 7 minutos na br!!!
Na cidade ela anda normalmente, desde que nao force em altas rotações, e ainda tem mais, se eu ficar com o ar ligado e o carro parado em um engarrafamento por exemplo,ela esquenta tambem, detalhe, so com o ar ligado, se nao, passa o dia inteiro funcionando e nao esquenta!!!
Ou seja!! Amo o caro por sua beleza, conforto, e economia, mas a odeio por esses problemas de esquentes!
Entao, nao é qualquer um que saberá possuir um carro desses, tem que ser muito paciente com ele, e se adaptar, e aceitar as condiçoes que ele exige!!!
pajero sport... Ame-a ou a odeie!!! Ou as duas coisas!!!
Areial, no tópico das Sport à gasolina, seis cilindros, modelos 2007, 2008, alguns usuários estão adaptando uma ventoinha elétrica pela parte da frente do radiador, pois elas também esquentam no trânsito parado, com o ar condicionado ligado.
Se você ainda ama sua viatura, dê esse carinho a ela.:mrgreen:
ftr_santos
24/09/2015, 14:32
Não me leve a mal, mas se a junta do cabeçote foi embora após 7 minutos a 140 km/h é porque já tinha alguma coisa errada com o seu carro.
Só para ilustrar, já andei mais de três horas seguidas nos retões da Patagônia com uma Sport 2.5 2010, sempre acima de 140 km/h, temperatura ambiente acima de 30º e o ponteiro da temperatura nem se moveu, permanecendo sempre no meio. E depois de reabastecer (o tanque acaba rápido nesta velocidade...), repeti a dose...
[]s.
Salve a todos....tenho uma Sport 2001 2.8 a 3 anos....temos que levar em conta que o carro tem 15 anos pessoal....eu não passo de 120 na minha já fiz viagem de 8mil km e nunca tive problemas(minha vel de cruzeiro é 100-110, nunca passei de 120)...quer andar a 140 compra um lancer gt.....quer ter um carro robusto 4x4 pode ser a sport antiguinha...mas respeite a idade da velhinha....manera no pé....e terá carro por muitos anos ainda....tenho um amigo que tem uma d20 88 a diesel maxion s4t com 889.000 km standart com ele desde zero...mas ele é chato não passa de 100 km/h...aprendi com ele....hehe.....agora o aquecimento da sport do amigo Areial não é normal...
Fala galera!! Que bom o tópico voltou a funcionar. Hoje faz 1 mês que a minha ta na concessionária para trocar pistão que furou. Ainda estão fazendo testes, amanha iremos lá dar uma olhada. Por coincidência conheci um dono de uma empresa que faz motores, e adivinha o que ele me disse do motor 2.5 diesel 4d56!! É um motor vagabundo de ruim, não aguenta nada!!
Pode fazer que vai estragar de novo, bloco pequeno e potencia elevada não combinam, ainda mais com esse módulo HPE mapeando o carro para ir pro "buraco". Quando meu carro ficar pronto, eu irei fazer o teste, que consiste em: andar forte com o carro pelos menos entre 140-160 km/h por 400km, se furar o pistão vai ser ai mesmo!!Já que ta na garantia que diferença faz né?? Postarei mais noticias em breve, meu Deus, não aguento mais ver meu carro morando na concessionária, desde que comprei, minha viatura está 8 meses na concessionária, somando todos os problemas que houve com ela!!!
Motor novo eh recomendado nao forcar os primeiros 1k km. Boa sorte e nos mantenha informados.
Walter da Camper
25/09/2015, 09:20
Concordo plenamente. Andei em velocidade elevada por horas no Chaco Argentino (um retão de 800 Km) a uma temperatura de quase 40 graus sem qualquer problema na minha 2010.
Não me leve a mal, mas se a junta do cabeçote foi embora após 7 minutos a 140 km/h é porque já tinha alguma coisa errada com o seu carro.
Só para ilustrar, já andei mais de três horas seguidas nos retões da Patagônia com uma Sport 2.5 2010, sempre acima de 140 km/h, temperatura ambiente acima de 30º e o ponteiro da temperatura nem se moveu, permanecendo sempre no meio. E depois de reabastecer (o tanque acaba rápido nesta velocidade...), repeti a dose...
[]s.
Motor novo eh recomendado nao forcar os primeiros 1k km. Boa sorte e nos mantenha informados.
Bom dia Diogo. É o que pensamos, mais pelo contrario. Esse motor é fudido mesmo, tem que dar pau porque se não vai estragar depois mesmo. Essa história de não forçar motor no primeiro 1k é passado. O dono dessa empresa que conheci já me alertou que se não fazer esse teste, o carro estraga depois e sem garantia é um rombo no bolso. Ele mesmo comentou que já fez 4 vezes o motor de uma l200 outdoor 2011, e todo vez no teste furava o pistão. Se não fizer isto, o cliente dele fica na mão, pois aqui em Mato Grosso do Sul, e como você é de MT, deve saber que quem pega estrada anda muito por aqui certo? E no meu caso, não posso vender meu outro carro porque minha pajero ta toda vez na concessionária, e dai quando temos viajem marcada vamos fazer o que? Foda né?
Abraços.
ftr_santos
25/09/2015, 16:58
, bloco pequeno e potencia elevada não combinam,
Será?
E as Frontiers com 190 HP em 2.5L? Amarok com 180 hp em 2.0L? É verdade que são motores mais modernos, mas não sei se o problema é só de alta potência com baixa cilindrada...
É óbvio também que estes motores diesel mais recentes nem se comparam em durabilidade e robustez com os antigos Perkins e Maxxions, de baixa rotação, mais para caminhões que pickups, mas acho que há projetos, e projetos...
Walter da Camper
25/09/2015, 17:14
Essa questão da durabilidade/resistência do 4d56 foi bastante debatida nos tópicos sobre a L200 e chegou-se à conclusão de que ele teve a vida útil encurtada em razão de ter sido inicialmente projetado para render 87 CV e ao longo do tempo a fábrica foi incorporando modificações visando aumento de potência para 121, 141, 150 CV. Acrescentaram módulo HPE, turbina TGV, etc.
Com isso ele realmente está sub-dimensionado estruturalmente para a potência que produz. Isso faz com que um motor que duraria normalmente 300.000 Km antes da retífica durará 150 ou 200, dependendo da forma com for conduzido e mantido.
Na prática é um motor envenenado de fábrica.
E para completar, essa geração intermediária de motores diesel, de alta rotação, pequena cilindrada e que utilizam bomba injetora, não contam com a proteção do common-rail que quando aquece entra em modo de segurança, corta potência e salva o motor.
Por isso quem pretende comprar uma L200 ou Pajero Sport, que tem excelente custo-benefício, deve analisar muito bem as condições do carro, se teve boa manutenção, se não foi muito fuçado etc. Acertando na compra e conhecendo essas limitações, terá um excelente veículo por um bom tempo.
Será?
E as Frontiers com 190 HP em 2.5L? Amarok com 180 hp em 2.0L? É verdade que são motores mais modernos, mas não sei se o problema é só de alta potência com baixa cilindrada...
É óbvio também que estes motores diesel mais recentes nem se comparam em durabilidade e robustez com os antigos Perkins e Maxxions, de baixa rotação, mais para caminhões que pickups, mas acho que há projetos, e projetos...
Boa noite Santos, já tocou no assunto, vou logo avisando. O cara que conheci (que é dono de uma empresa que mexe com motores aqui no estado), depois de falar da l200 falou em outras duas picapes: Amarok e Frontier 2.5. Resumindo, duas bostas também, a frontier 2.5 tem um motor bem mais caro de fazer que o da l200 e não aguenta nada, super problemático. Amarok é outra bixeira, aquele problema de quebrar correia,etc.
Quer saber o que é motor bom mesmo? MWM, 4m40 e 4m41 da Pajero Sport 2.8 e da Triton 3.2, e o melhor, D4D da Hilux 3.0.
Essa questão da durabilidade/resistência do 4d56 foi bastante debatida nos tópicos sobre a L200 e chegou-se à conclusão de que ele teve a vida útil encurtada em razão de ter sido inicialmente projetado para render 87 CV e ao longo do tempo a fábrica foi incorporando modificações visando aumento de potência para 121, 141, 150 CV. Acrescentaram módulo HPE, turbina TGV, etc.
Com isso ele realmente está sub-dimensionado estruturalmente para a potência que produz. Isso faz com que um motor que duraria normalmente 300.000 Km antes da retífica durará 150 ou 200, dependendo da forma com for conduzido e mantido.
Na prática é um motor envenenado de fábrica.
E para completar, essa geração intermediária de motores diesel, de alta rotação, pequena cilindrada e que utilizam bomba injetora, não contam com a proteção do common-rail que quando aquece entra em modo de segurança, corta potência e salva o motor.
Por isso quem pretende comprar uma L200 ou Pajero Sport, que tem excelente custo-benefício, deve analisar muito bem as condições do carro, se teve boa manutenção, se não foi muito fuçado etc. Acertando na compra e conhecendo essas limitações, terá um excelente veículo por um bom tempo.
Boa dia Walter. Falou tudo, é a verdade desse motor, não ha discussão para dizer que o motor é bom. Segundo o cara que conheci, de 10 l200 4d56, 6 dão problema no motor. A sorte é de quem não tem problema, você por exemplo. Agora que tem problema e não para mais, é de arreigar mesmo!!!
Detalhe, as que são HPE dão muito mais problema que as que não são! Porque como disse, envenenam um motor "pequeno", sub-dimensionado.
Abraço.
digaum.fbg
25/09/2015, 19:54
Fala galera!! Que bom o tópico voltou a funcionar. Hoje faz 1 mês que a minha ta na concessionária para trocar pistão que furou. Ainda estão fazendo testes, amanha iremos lá dar uma olhada. Por coincidência conheci um dono de uma empresa que faz motores, e adivinha o que ele me disse do motor 2.5 diesel 4d56!! É um motor vagabundo de ruim, não aguenta nada!!
Pode fazer que vai estragar de novo, bloco pequeno e potencia elevada não combinam, ainda mais com esse módulo HPE mapeando o carro para ir pro "buraco". Quando meu carro ficar pronto, eu irei fazer o teste, que consiste em: andar forte com o carro pelos menos entre 140-160 km/h por 400km, se furar o pistão vai ser ai mesmo!!Já que ta na garantia que diferença faz né?? Postarei mais noticias em breve, meu Deus, não aguento mais ver meu carro morando na concessionária, desde que comprei, minha viatura está 8 meses na concessionária, somando todos os problemas que houve com ela!!!
Amigão,
Todo carro tem seus prós e contras. Tive uma Pajero Sport 3.0 V6 24v por mais de 3 anos e posso afirmar que: cuidando e usando conforme foi projetada para tal, vai durar bastante. A minha teve N problemas, mas mais por falha minha do que do veículo em si.
Sobre os motores Mitsubishi antigos, para mim eles são subdimensionados para as Pajero ditas "Sport", que para serem assim, precisariam ter necessariamente uma velocidade final condizente com o termo. Para fazer isto acontecer, dá-lhe um câmbio automático com marchas loooongas, mas com um motor com torque insuficiente para o peso do veículo. Resultado? Ou soca o pé para o carro andar, e ae a gasolina vai embora em redemoinhos, ou anda beeem de boa, aprendendo a usar o torque e gasta-se, um pouco menos.
Sobre a sua viatura, quem sou eu para dizer isto ou aquilo, mas cuidado com a garantia: ela cobre apenas danos provocados por serviço executado inadequadamente ou por peças com problemas de fabricação. Mau uso, não cobre não. E é possível de identificar.
Portanto, imagino que pode ter usado apenas uma figura de linguagem em um momento de ira, algo normal. Mas se não está confiando no serviço, ou no motor, venda o veículo ou troque o motor por uma da Triton. Tem um caso deste aqui no fórum, ficou muito bacana.
No más, estamos ae para ajudar, auxiliando, lendo, pensando junto! Vamo em frente que atrás vem gente!
Abraços
Eh complicado. Esse motor 2.5 quando resolve dar dor de cabeça eh problemático mesmo, tem que levar abaixo dos 3k rpm. Um amigo que com uma l200 quadrada fez o motor inacreditáveis 4 vezes seguidas na concessionária em 6 meses. Já meu pai teve uma Sport HPE 2003 automática, tirou nova rodou 80kkm e não teve problemas de aquecimento, mas andava na moral por medo
Eh complicado. Esse motor 2.5 quando resolve dar dor de cabeça eh problemático mesmo, tem que levar abaixo dos 3k rpm. Um amigo que com uma l200 quadrada fez o motor inacreditáveis 4 vezes seguidas na concessionária em 6 meses. Já meu pai teve uma Sport HPE 2003 automática, tirou nova rodou 80kkm e não teve problemas de aquecimento, mas andava na moral por medo 😌
Boa noite Diogo, é de acreditar sim. O motor 2.5 não tem qualidade, sem exceção. Ao que me refiro a palavra "qualidade", significa que se tem faixa vermelha no conta-giro, estando fora dela é para durar sem dar dor de cabeça, ou seja, andando na forma que for (no pau mesmo) desde não atinja a parte vermelha o motor deve pelo menos ser inquebrável, sendo apenas cuidado a sua manutenção básica. Agora, o foda é ver o 4D56 toda hora sendo refeito, o dono tomando todos os cuidados possíveis e essa merda fundindo toda hora.
Abraço
digaum.fbg
28/09/2015, 14:25
Boa noite Diogo, é de acreditar sim. O motor 2.5 não tem qualidade, sem exceção. Ao que me refiro a palavra "qualidade", significa que se tem faixa vermelha no conta-giro, estando fora dela é para durar sem dar dor de cabeça, ou seja, andando na forma que for (no pau mesmo) desde não atinja a parte vermelha o motor deve pelo menos ser inquebrável, sendo apenas cuidado a sua manutenção básica. Agora, o foda é ver o 4D56 toda hora sendo refeito, o dono tomando todos os cuidados possíveis e essa merda fundindo toda hora.
Abraço
Normal se a estrutura do motor é subdimensionada para a potência que pretenda entregar... vide os carros de arrancada. Qual motor deles dura? Nenhum que eu conheça.
Lembrando aos amigos que acham que meu carro ja tinha defeito antes de queimar a junta, que a viatura de voces, sao 2010, e a minha é 2001!!! Meu motor tem 188000km, ja está cansado, e no próprio manual dela, diz que a velocidade maxima é de 145km/h!! Então a culpa foi realmente minha, que forcei um motor antigo e já bem rodado(std). Agora eu aprendi e so ando na manha, rodei agora 600km em uma viagem e foi de boa!! Agora só no macete, entre 80 e 120km/h, demora mais vc chega!!
Mas tem que ser muito atento msm, quando se ver uma subida longa voce ja tem que vir pisando de longe pra pegar um bom embalo, pois se deixar pra acelerar de perto, ja era, ponteiro sobe rapidinho!! Ando muito com ela na areia(aro20), subo dunas pequenas, e se nao fosse o esquente, subiria dunas maiores, pois motor com força ela tem(2.8)!!!
vai ter um role sabado agora, pois sera feriado aqui em natal, sera o teste derradeiro dela, pois estou vendendo!!! Se esquentar eu boto logo outro cabeçote pois nao vou vender carro com problema!!! Tudo que podia ser feito ja foi, aditivos, oleos, radiador, ventiladores, limpezas, tampa de radiador, so falta msm o cabeçote, pois tenho medo de trocar e continuar do mesmo jeito!!!
digaum.fbg
29/09/2015, 16:04
Lembrando aos amigos que acham que meu carro ja tinha defeito antes de queimar a junta, que a viatura de voces, sao 2010, e a minha é 2001!!! Meu motor tem 188000km, ja está cansado, e no próprio manual dela, diz que a velocidade maxima é de 145km/h!! Então a culpa foi realmente minha, que forcei um motor antigo e já bem rodado(std). Agora eu aprendi e so ando na manha, rodei agora 600km em uma viagem e foi de boa!! Agora só no macete, entre 80 e 120km/h, demora mais vc chega!!
Mas tem que ser muito atento msm, quando se ver uma subida longa voce ja tem que vir pisando de longe pra pegar um bom embalo, pois se deixar pra acelerar de perto, ja era, ponteiro sobe rapidinho!! Ando muito com ela na areia(aro20), subo dunas pequenas, e se nao fosse o esquente, subiria dunas maiores, pois motor com força ela tem(2.8)!!!
vai ter um role sabado agora, pois sera feriado aqui em natal, sera o teste derradeiro dela, pois estou vendendo!!! Se esquentar eu boto logo outro cabeçote pois nao vou vender carro com problema!!! Tudo que podia ser feito ja foi, aditivos, oleos, radiador, ventiladores, limpezas, tampa de radiador, so falta msm o cabeçote, pois tenho medo de trocar e continuar do mesmo jeito!!!
É, eu venderia. Não por ter problemas, mas pq parece que perdeu o tezão pelo carro. Aconteceu comigo com a minha Sport. Uma queima de lâmpada já me deixava puto.
513054Perdi sim amigo!! O carro é lindo, confortavel, espaçoso, mas... Pra nao ter confiança, prefiro me desfazer dele!!513052
Com o ponteiro neste lugar ela ja esquenta!!! So que o tempo que passei com ela, nunca nem descolava o ponteiro, quando descolava era so ate o primeiro risco do painel!! Como nao sabia disso, assim que a peguei, dei um esquente com o ponteiro antes do meio, onde achava ser normal ja que era acostumado com carros a gasolina!!! Depois descobri que nesse carro, e em poucos do mesmo modelo, o ponteiro nem mexe, e quando mexe, tem que ficar de olho!!!
digaum.fbg
29/09/2015, 22:18
513054Perdi sim amigo!! O carro é lindo, confortavel, espaçoso, mas... Pra nao ter confiança, prefiro me desfazer dele!!513052
Com o ponteiro neste lugar ela ja esquenta!!! So que o tempo que passei com ela, nunca nem descolava o ponteiro, quando descolava era so ate o primeiro risco do painel!! Como nao sabia disso, assim que a peguei, dei um esquente com o ponteiro antes do meio, onde achava ser normal ja que era acostumado com carros a gasolina!!! Depois descobri que nesse carro, e em poucos do mesmo modelo, o ponteiro nem mexe, e quando mexe, tem que ficar de olho!!!
Não conheço de diesel, mas não deveria ficar sempre no meio? A minha, 2000 à gasolina, ficava sempre no meio. Um vez ou outra esquentou, mas nunca de chegar no vermelho. Ficar embaixo e subir rapidamente poder ser indício de uso sem termostática ou com a mesma defeituosa. E isto pode sim ocasionar um problema no motor.
513159
513130
Hoje tirei o cabeçote dela, e observem como as galerias de passagem de água são finas, de tão finas já tinham duas entupidas!! Mandei dar uma plaina e vou reabrir os furos de passagem de agua pra ver se melhora ou resolve!! A junta nao estava queimada, mas os mangotes em pouco tempo ficavam muito duros!! Minha suspeita que o cabeçote tenha rodado folgado, pois nao havia dado o reaperto depois que troquei a junta o ano passado!!
qualquer subidinha ele começa a esquentar, ou se ligar o ar e ficar parado ou em transito bem lento tambem esquenta, entao vamos ver no que vai dar!! Sexta feira digo se prestou ou nao!!!
513129
513159
513130
Hoje tirei o cabeçote dela, e observem como as galerias de passagem de água são finas, de tão finas já tinham duas entupidas!! Mandei dar uma plaina e vou reabrir os furos de passagem de agua pra ver se melhora ou resolve!! A junta nao estava queimada, mas os mangotes em pouco tempo ficavam muito duros!! Minha suspeita que o cabeçote tenha rodado folgado, pois nao havia dado o reaperto depois que troquei a junta o ano passado!!
qualquer subidinha ele começa a esquentar, ou se ligar o ar e ficar parado ou em transito bem lento tambem esquenta, entao vamos ver no que vai dar!! Sexta feira digo se prestou ou nao!!!
513129
Ao fazer troca ou manutenção de cabeçote se recomenda a troca do jogo de parafusos, pois eles se deformam no aperto original, não cumprindo corretamente com a função em novo reaperto.
E mande a oficina observar a sequência de aperto dos parafusos e torque a ser aplicado sobre os mesmos.
Pesquise sobre isto, pois várias oficinas ignoram este fato.:concordo:
Blz parceiro!! Quanto a isso eu estou seguro, a junta que coloquei da outra vez, veio com a tabela de torque e sequencia de aperto, e vi quando estava sendo montado, so que é normal a junta de amianto ceder com o tempo, e nao fiz o reaperto!! O grande problema é encontrar esses parafusos aqui, to pensando em colocar umas arruelas de pressao!!
Salve....também tenho uma Pajero Sport 2.8 AT HPE 2005. Tinha uma TR4 2004 manual, e troquei na diesel em 26 de junho deste ano, dizendo a esposa que era meu presente de aniversário....rapaz...antes não tivesse ganhado o presente, há uns 2 dias, verifiquei umas de gotas de oleo no chão da garagem, e hoje levei ao mecanico que me disse que ela esta vazando oleo pela turbina e sentou um orçamento de 5000,00. Levei a concessionária onde a comprei e me pediram pra voltar amanhã. Já estou meio que desiludido de ter uma MIT...a TR4 quase me levou a falencia com uma troca de correia que deixaram meia bambo a polia e o disco esbarrou no sensor de rotação...feliz...peguei a Sport que sempre virava a cabeça pra ver quando uma passava e dizia: "ainda vou ter uma" ... bom, amanhã ficarei sabendo o que o futuro me reserva, e se o mecanico vai ou trocar de carro a minhas custas neste final ano e ainda levar a familia a praia.
Walter da Camper
21/10/2015, 16:40
Não entra nessa de acreditar no primeiro orçamento.
Além disso, essa história está estranha, porque turbina quando vaza, o óleo vai para o intercooler e para os dutos de admissão e não para o chão.
Mesmo que fosse a turbina, uma nova custa 1500 paus.
Quem se aventura a ter carro diesel com 10 anos de uso tem que gastar algum tempo adquirindo um pouco de conhecimento técnico para não ser roubado.
Um bom começo é fazer uma minuciosa inspeção visual para descobrir de onde brota esse óleo. Se tiver muitos lugares sujos, faça uma limpeza com pano embebido em querosene, rode com o carro e inspecione novamente.
Se bobear, te cobram 5000 por uma turbina que vale 1500 e resolvem o problema trocando um retentor que custa 20.
Salve....também tenho uma Pajero Sport 2.8 AT HPE 2005. Tinha uma TR4 2004 manual, e troquei na diesel em 26 de junho deste ano, dizendo a esposa que era meu presente de aniversário....rapaz...antes não tivesse ganhado o presente, há uns 2 dias, verifiquei umas de gotas de oleo no chão da garagem, e hoje levei ao mecanico que me disse que ela esta vazando oleo pela turbina e sentou um orçamento de 5000,00. Levei a concessionária onde a comprei e me pediram pra voltar amanhã. Já estou meio que desiludido de ter uma MIT...a TR4 quase me levou a falencia com uma troca de correia que deixaram meia bambo a polia e o disco esbarrou no sensor de rotação...feliz...peguei a Sport que sempre virava a cabeça pra ver quando uma passava e dizia: "ainda vou ter uma" ... bom, amanhã ficarei sabendo o que o futuro me reserva, e se o mecanico vai ou trocar de carro a minhas custas neste final ano e ainda levar a familia a praia.
Bom dia pessoal, postando aqui os primeiros resultados:
bem, depois de retificado o cabeçote, montamos aqui, e o carro ficou do mesmo jeito, e ainda com muito barulho, tiramos novamente, e os pistoes estavam marcados das valvulas batendo neles em tres cilindros!!! Notamos que o ponto do virabrequim nao batia com o do comando, atrasamos para a marca 0* o vira(estava trabalhando no 10* antes), e rebaixamos os guias dos parafusos que nao havíamos feito. Montamos, o barulho acabou, porém o carro andava 100 metros e depois fumaçava preto e nao saia mais do canto, botava-se em ponto morto, e ele ficava acelerando normal, mas em marcha.... Dai adiantamos o ponto na do vira para 9*, e o carro andou normalmente!! Eu presumo que o carro ja estava fora de ponto a muito tempo, e quando fiz a bomba injetora ano passado, o cara ao invés de ajustar tudo, deve ter adiantado so na bomba pra dar certo, so que agora o carro esta com barulho acima do normal no comando!! Anda bem, mas se eu nao aquecer as velas antes(tinha colocado um botao separado ja) durante 5segundos, ele nao pega!! O fato de esquentar, estar me confundindo muito, ontem a noite dei uma volta nele e o ponteiro passou de onde normalmente ja estaria fervendo antes de tiras o cabeçote, parei, abri o capu, e estava normal, marcando nos mangotes, 92* em um e 79* no outro!! Nao entendi mais, sera que ficou bom mesmo? Estou sem saber pois ele fervia a agua bem antes de onde o ponteiro marcou ontem!!
apertei ele segundo a tabela da foto, porem nao conseguimos dar todo esse aperto recomendado!! Chegamos ate os 10kg, depois dessa fase, mandava-se dar mais 180*( so conseguimos 90*) e mais ainda depois disso, como mostro a imagem!!514890
DanielSantos
22/10/2015, 20:40
Fala ae, galera! Alguém sabe quais são os modelos das lâmpadas dos faróis da Pajero Sport 2007?
Estou querendo trocar as lâmpadas, pois estou achando os faróis muito fracos pra estrada, estou pensando em colocar as lâmpadas da Osram, as Nitght Breaker Unlimited. Alguém já usou essas lâmpadas?
Walter, foi achado um duto abaixo da turbina que estava com rompimento e o óleo vazava por ali, pedi que olhasse a folga da turbina e e foi feito uma verificação manual, o mecânico enfiou o dedo dentro da turbina e me falou que estava com folga. Levei a outra oficina e só trocaram o duto, dizendo que estava tudo em ordem. Minha duvida agora é, esta folga que o mecânico me falou, inclusive, eu enfiei o dedo dentro da turbina e senti realmente uma folga, o que pode ocorrer? esta turbina esta em fim de vida? isso é normal? Quando estava rodando com ela, ela saía muita fumaça, mas muita mesmo, não só quando retomava ou arrancava, mas quando esticava a marcha numa ultrapassagem, quase matava o pessoal do outro carro intoxicado, parecia que ela estava abastecida com folha verde e lenha.
Não entra nessa de acreditar no primeiro orçamento.
Além disso, essa história está estranha, porque turbina quando vaza, o óleo vai para o intercooler e para os dutos de admissão e não para o chão.
Mesmo que fosse a turbina, uma nova custa 1500 paus.
Quem se aventura a ter carro diesel com 10 anos de uso tem que gastar algum tempo adquirindo um pouco de conhecimento técnico para não ser roubado.
Um bom começo é fazer uma minuciosa inspeção visual para descobrir de onde brota esse óleo. Se tiver muitos lugares sujos, faça uma limpeza com pano embebido em querosene, rode com o carro e inspecione novamente.
Se bobear, te cobram 5000 por uma turbina que vale 1500 e resolvem o problema trocando um retentor que custa 20.
Walter da Camper
26/10/2015, 14:21
Toda turbina, mesmo nova, tem uma pequena folga radial no rotor (dá pra sentir mexendo ele com o dedo), isso porque ela gira numa velocidade tão grande (80.000 rpm ou mais) que o único tipo de mancal que aguenta isso é o chamado "filme de óleo" que se forma quando ela está girando e há fluxo de óleo pelas mangueiras de lubrificação.
Portanto, é difícil saber se a turbina está boa ou não medindo "na dedada". Há outros sintomas que indicam término da vida útil, como o vazamento interno de óleo, que deixa os mangotes melados e o intercooler com alguma quantidade de óleo.
Em situações de extremo desgaste, a folga é tanta que o rotor começa a roçar no interior da carcaça, deixando marcas visíveis.
Não entendi se o excesso de fumaça foi apenas antes de arrumar o vazamento ou depois. Fumaça branca (ou azulada) também é indício de que a turbina "subiu ao telhado", pois o óleo que vaza pelo mancal entra na admissão e é queimado pelo motor.
Qual a KM do seu carro?
Walter, é fumaça preta mesmo...parece uma Mercedes 1111 subindo serra carregada...qual teste pode ser feito pra saber se a turbina ainda esta boa? não sei se ainda esta saindo fumaça, não andei nela ainda, esta esta lá na oficina pra eu ir buscar, mas antes de aparecer o vazamento ela já soltava muita fumaça. Observei outros carros, e a fumaça era nas retomadas e arrancadas, a minha é quase sempre. Minha preocupação é se ela esta puxando óleo de motor pela turbina e queimando junto com o diesel por causa de desgaste da turbina, isso é uma hipótese que eu levantei.
ftr_santos
26/10/2015, 16:49
Walter, é fumaça preta mesmo...parece uma Mercedes 1111 subindo serra carregada...qual teste pode ser feito pra saber se a turbina ainda esta boa? não sei se ainda esta saindo fumaça, não andei nela ainda, esta esta lá na oficina pra eu ir buscar, mas antes de aparecer o vazamento ela já soltava muita fumaça. Observei outros carros, e a fumaça era nas retomadas e arrancadas, a minha é quase sempre. Minha preocupação é se ela esta puxando óleo de motor pela turbina e queimando junto com o diesel por causa de desgaste da turbina, isso é uma hipótese que eu levantei.
Se a fumaça é preta não é óleo lubrificante queimando. Pode ser regulagem da bomba injetora, mas pode ser também por falta de pressão da turbina.
O ideal é você achar um bom mecânico que entenda de motores diesel para um diagnóstico mais correto.
[]s.
Walter da Camper
26/10/2015, 16:54
Se a fumaça é preta não é óleo lubrificante, é excesso de diesel (ou falta de ar) e há uma infinidade de possíveis causas, começando pela alteração do débito de diesel (bomba aberta), que não é defeito, mas sim um artifício para o carro andar mais. Se dois mecânicos olharam a turbina, um condenou e outro disse que está boa, eu tendo a acreditar no que disse estar boa. Desencana da turbina, anda com o carro, e depois, para ter certeza, verifica se tem óleo no intercooler.
Walter da Camper
26/10/2015, 16:57
ftr Santos, respondi sem ver sua postagem e a resposta é quase idêntica... Isso é bom sinal...
Se a fumaça é preta não é óleo lubrificante queimando. Pode ser regulagem da bomba injetora, mas pode ser também por falta de pressão da turbina.
O ideal é você achar um bom mecânico que entenda de motores diesel para um diagnóstico mais correto.
[]s.
Valeu pelas respostas, estão verificando novamente o carro, a turbina vai ser tirada para averiguação e também vai ser checado a regulagem da bomba injetora. As dicas estão valendo, estão me ajudando muito. Obrigado a todos. Vou postando aqui o andar da carruagem.
akio nishikawa
28/10/2015, 11:30
Bom dia,
Tenho uma pajero Sport 2008 3.5. Ao ligar o ar condicionado e acelerando , acende a lampada espia do painel (motorzinho amarelo). Levei numa oficina especializada e o scanner detectou problema no atuador de marcha lenta. Alguém já passou por este problema? Sabem se existe a possibilidade de ser apenas uma oxidação ou a solução é mesmo a substituição da peça? obrigado!
Pessoal, estou precisando do Esquema Eletrico da Pajero Sport 2002. Meu câmbio automático entrou em Estado de Emergência.
Marcio_Brum
03/11/2015, 14:04
Boa Tarde mariolf, qual o seu e-mail, creio que tenho o manual que precisa. engmarciobrum@hotmail.com
novo e aprendendo, optei pela 3.5flex, revisão amanha. estou ansioso pra visitar o barro, se alguém se habilitar.
Pessoal, eu observei que meu carro ta soprando muito quando acelero forte, isso é normal? Por exemplo, se eu pisar tudo ele injeta muito diesel, faz um rastro enorme atrás. Quando acelero parado, (piso até o final do acelerador, quando ele chega nos 4.000 RPM eu solto), a partir dos 3.000 RPM ele faz um barulho de sopro, no escape sai bastante fumaça e com muita força.
Detalhe, se eu acelerar até 3000 RPM normal, ainda da para ouvir a Turbina TGV assobiando, depois só o sopro do escape.
Já fui no local a onde revisei minha bomba injetora e no scanner tudo certo. Pode ser o módulo HPE fazendo calculo errado, mandando debito de diesel maior que o necessário?
Eu já vi L200 GLS ( ou seja, sem o HPE) acelerando e não faz isso, até o barulho delas é diferente, nelas da para ouvir o "noc noc" do motor diesel, no meu carro só ouço esse "noc noc" quando ele ta parado!
Obrigado.
Walter da Camper
23/03/2016, 17:06
Esse barulho é mesmo no escape?
Será que não é vazamento na tubulação pós turbina (incluindo intercooler), dando perda de pressão e indo menos ar para queima, ocasionando fumaça preta?
O barulho é no escape mesmo. Intercooler, turbina tudo 100%.
Parece com o som dessa hilux: Hilux 12/12 com chip de potência Digipower 228 cv - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=8GJDdLQd5D8). A diferença é que não corta o giro quando acelero!
Esse video parece bastante com o sopro do escape:
Ranger 2.8 Power Stroke Bomba Aberta - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=TNIfjDiNgbo)
Netto Lima
01/04/2016, 01:50
Bom dia amigos. Bem eu tenho uma Pajero Sport 2010 automática. Quando estou na estrada ela a temperatura dela fica no meio do marcador. Quando eu paro ela com o motor ligado, ela esquenta muito até quase o vermelho, mas quando desligo o ar condicionado, ela baixa a temperatura ao normal. "Detalhe", ela está com a ventoinha do intercooler queimada. Tem alguma a ver?
Walter da Camper
01/04/2016, 09:23
A ventoinha do intercooler não interfere na temperatura do líquido de arrefecimento a ponto de ser perceptível no painel.
Seu problema provavelmente é o acoplamento viscoso da hélice do radiador. Na estrada o deslocamento de ar esfria o radiador e quando está parado a ventoinha deveria cumprir essa função.
Pesquise no forum as formas de testar esse acoplamento viscoso. A maneira é a mesma, independente da marca do carro.
Bom dia amigos. Bem eu tenho uma Pajero Sport 2010 automática. Quando estou na estrada ela a temperatura dela fica no meio do marcador. Quando eu paro ela com o motor ligado, ela esquenta muito até quase o vermelho, mas quando desligo o ar condicionado, ela baixa a temperatura ao normal. "Detalhe", ela está com a ventoinha do intercooler queimada. Tem alguma a ver?
Caros,
Minha Sport 2010/1 Flex está com problema no cambio automático. Ao tentar engatar a "D" muitas vezes fica também acesa a luz "N" e o carro não anda. Tenho que refazer o processo até que fique somente "D" aceso e efetivamente a marcha é engatada.
Algumas vezes, em movimento, a marcha desengata e as duas luzes(D e N) ficam acesas. Por segurança, tenho preferido usar a "3".
Na última revisão fiz a troca de óleo do cambio e do diferencial. O problema começou a aparecer algumas semanas depois.
Alguém tem sugestão do que pode ser?
Cobre do local a onde você fez a revisão. Isto está com cara de óleo ruim ou nível de óleo baixo!!
Caros,
Minha Sport 2010/1 Flex está com problema no cambio automático. Ao tentar engatar a "D" muitas vezes fica também acesa a luz "N" e o carro não anda. Tenho que refazer o processo até que fique somente "D" aceso e efetivamente a marcha é engatada.
Algumas vezes, em movimento, a marcha desengata e as duas luzes(D e N) ficam acesas. Por segurança, tenho preferido usar a "3".
Na última revisão fiz a troca de óleo do cambio e do diferencial. O problema começou a aparecer algumas semanas depois.
Quantos Km´s a viatura rodou sem fazer a troca de óleo?:pipoca:
Quantos Km´s a viatura rodou sem fazer a troca de óleo?:pipoca:
A troca do óleo de cambio e diferencial foi feita com 70k. Agora ela está com 74k. Não estou com o livro do carro agora, mas se não me engano essa troca está programada para 80k ou 4 anos de uso. O carro tem 5 anos de uso e eu resolvi adiantar essa revisão para os 70k.
A troca foi feita em concessionária Mitsubishi dentro do programa de revisões programadas e não sei dizer se foi feita troca total ou parcial e se foi trocado filtro ou não.
Teoricamente o óleo utilizado deve ter sido o oficial sugerido pela fábrica e tb os procedimentos adotados devem ser os estabelecidos pela fábrica.
A troca do óleo de cambio e diferencial foi feita com 70k. Agora ela está com 74k. Não estou com o livro do carro agora, mas se não me engano essa troca está programada para 80k ou 4 anos de uso. O carro tem 5 anos de uso e eu resolvi adiantar essa revisão para os 70k.
A troca foi feita em concessionária Mitsubishi dentro do programa de revisões programadas e não sei dizer se foi feita troca total ou parcial e se foi trocado filtro ou não.
Teoricamente o óleo utilizado deve ter sido o oficial sugerido pela fábrica e tb os procedimentos adotados devem ser os estabelecidos pela fábrica.
Bom, diante destas informações eu ficaria tranquilo quanto ao estado das peças do câmbio, pois você fez a troca no tempo oportuno.
Neste caso eu voltaria a oficina para verificar o nível, pois pode estar acima do máximo.
Quando o óleo está acima do limite, a caixa provoca espuma no óleo, gerando falhas no funcionamento, quando aquecido.
Na minha ex Cherokee Sport por conta de meros 100 ML´s acima do limite dava pequenos trancos quando parado e engrenado.
Foi retirado o excesso pela própria vareta e voltou ao normal.
Melhor faltar meio litro do que sobrar.
Verifique isto.:concordo:
E ai pajerada!! Tópico muito bacana esse cheio de dicas. Principalmente do Walter..parabens pra galera.. enfim tenho uma pajero sport 2007 hpe diesel 4x4 (desliguei modulo hpe). To com ela desde zero, tive problemas com um mecânicos que me enganaram e mexeram no meu cambio por volta dos 95milkm não engatava a 4 marcha.. ai o cara me enganou e desmontou a caixa e ferrou geral.. resumindo.. gastei uma nota numa outra oficina pra arrumar a caixa toda.. e dizem que era falta de óleo.. mas o caso não eh esse.
O fato é que faz uns dois meses que estou rodando com a luz da ignição amarela do motor acesa.. de inicio acendia e apagava agora ficou direto.. não noto nenhuma diferença no carro. meu sonho era que ela fosse manual, pra conseguir jogar melhor com as marchas.. pq esse cambio automático deixa qualquer um louco.. mas enfim.. troquei um solenoide da turbina um marrom, e continuou a luz acendendo.. Troco óleo e filtro a cada 5 milkm, a camioneta ta com 144milkm ! muito bem cuidada, coloquei pneus bf novos 285 allterrain tive que levantar um pouco suspensão pois pegava nos paralamas mas ficou muito bonita. robusta. Ela tem ate piloto automático de fabrica. fica embaixo da direção. Devido a pneus maiores e o hpe desligado ficou mto amarrada em lombas.. eu cuido dela não passo de 110kmh na estrada, e não forco nas subidas.. passei o scanner nela e acusou algo com relacao a rotação da turbina. se Alguem tem uma ideia agradeço.. não gosto mto de ir nos mecânicos.. não tenho confiança.
De qualquer forma grande abraço e continuem postando. :safari-rig:
Walter da Camper
12/04/2016, 10:14
A falha que aparece no scanner nem sempre tem precisão ao descrever o problema.
Essa "rotação da turbina" deve significar pressão da turbina ou alguma falha no acionamento da geometria variável, porque não existe nenhum sensor que meça a rotação da turbina.
Se o carro está amarrado, verifique o funcionamento do variador da turbina. É um dispositivo muito parecido com uma válvula waste-gate, com uma cuíca de vácuo que puxa (ou empurra, não me lembro) uma alavanca no caracol quente. Tente mexer a alavanca com a mão para ver se não está travada.
Com 144 mil Km é bom verificar o acúmulo de fuligem na EGE e descarbonizar, se for o caso.
E ai pajerada!! Tópico muito bacana esse cheio de dicas. Principalmente do Walter..parabens pra galera.. enfim tenho uma pajero sport 2007 hpe diesel 4x4 (desliguei modulo hpe). To com ela desde zero, tive problemas com um mecânicos que me enganaram e mexeram no meu cambio por volta dos 95milkm não engatava a 4 marcha.. ai o cara me enganou e desmontou a caixa e ferrou geral.. resumindo.. gastei uma nota numa outra oficina pra arrumar a caixa toda.. e dizem que era falta de óleo.. mas o caso não eh esse.
O fato é que faz uns dois meses que estou rodando com a luz da ignição amarela do motor acesa.. de inicio acendia e apagava agora ficou direto.. não noto nenhuma diferença no carro. meu sonho era que ela fosse manual, pra conseguir jogar melhor com as marchas.. pq esse cambio automático deixa qualquer um louco.. mas enfim.. troquei um solenoide da turbina um marrom, e continuou a luz acendendo.. Troco óleo e filtro a cada 5 milkm, a camioneta ta com 144milkm ! muito bem cuidada, coloquei pneus bf novos 285 allterrain tive que levantar um pouco suspensão pois pegava nos paralamas mas ficou muito bonita. robusta. Ela tem ate piloto automático de fabrica. fica embaixo da direção. Devido a pneus maiores e o hpe desligado ficou mto amarrada em lombas.. eu cuido dela não passo de 110kmh na estrada, e não forco nas subidas.. passei o scanner nela e acusou algo com relacao a rotação da turbina. se Alguem tem uma ideia agradeço.. não gosto mto de ir nos mecânicos.. não tenho confiança.
Boa Noite Camona, quando você desligou o HPE da sua ela ficou muito fraca? E o consumo, ficou melhor?
otaviofilho
24/06/2016, 10:24
Pessoal, só passando pra alertar que lá na seção classificados estou vendendo um engate para Pajero Sport pela bagatela de R$200, ou troca por algo de meu interesse. Link para o anúncio: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/156202-engate-pajero-sport-todas-ate-2006-a-1.html#post2378234
Paulo Vicente
25/06/2016, 11:16
Pajero Sport Esquentando - verifique a solução neste topico
Pajero Sport Esquentando - verifique a solução neste topico
Provavelmente a embreagem viscosa da ventoinha não está funcionando e/ou a válvula termostática não está acionando!
marcelpires
26/06/2016, 21:34
Sobre a Pajero , tenho uma 2.8 ano 2001 a cerca de 3 anos e nunca tive nada de anormal, ando no trânsito com o ar ligado, estradas de terra dentro de fazendas puxando carreta de barco, a temperatura não chega no meio do marcador, e está com 260.000 km e o motor está bom, porém o que tenho notado é que todas as Mitsubishi anunciadas tem cerca de 180.000 rodados, e já apresentam muitos problemas, se for analisar a maioria tem estofamentos desgastados e aparência do interior muito ruim, isso é estranho, ou as Mit não passam dos 200.000 km nunca, ou estão voltando velocímetros, ja vi tb L200 quadradinha com 350.000 km trabalhando em empresas de eletricidade
Sobre a manutenção, é cara como todos veículos a diesel, e se não quiser ter prejuízo, tem que trocar óleos e filtros ( de motor, cambio, diferencial e diesel dentro dos prazos recomendados.
miguel angelo lima de car
19/08/2024, 18:48
Caros,
esse defeito é proviniente da chave seletora do cambio (inibidor do cambio) é barato por ai essa peça , mas só tem durabilidade a original. https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwjjtbbdg4KIAxUxQUgAHX-cK8kYABAWGgJjZQ&co=1&ase=2&gclid=Cj0KCQjw2ou2BhCCARIsANAwM2E04bCxajJvpxFRH6e8 PPej9jMv2eIJuF-a6_ItX4uPlTBZQ1QJxY4aApdcEALw_wcB&ohost=www.google.com&cid=CAESVuD2iE-CQt86kJuq4LuCWEB-wY9D-1uhmBobCIdhdlJE8chOMe-44VjqFVm_bLrP6O2dRp6ws9G2ciKP4RPTTLAJk7Io41I0NRl7I Rqo_ftYIe4-Bkky&sig=AOD64_3z7_xa7X8rUwtZUkF0Q0WrGDvB6w&ctype=5&q=&nis=4&ved=2ahUKEwjUxrHdg4KIAxVuIbkGHeb9K8wQ9aACKAB6BAgKE EA&adurl= a troca é identica a da dakar e triton e full, é a mesma peça 4 velocidades https://youtu.be/a_HP-SmAAwc?si=Z3FMZxuPSghakaBx