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Ver Versão Completa : Aquecimento SW4 98: Resolvido.



fgibin
15/09/2015, 17:31
Olá pessoal,

Escrevo para contar o que me aconteceu e que teve um final feliz, graças aos amigos deste forum, em particular ao Dr. Guilherme com a sua persistência sobre colocar um termômetro auxiliar no motor 1KZT.
Ressalto que controlo o nível dos fluidos a cada semana, diretamente no radiador.
Instalei um termômetro simples digital (sem alarme) na saída do fluido de arrefecimento, parafusado no duto que leva á mangueira superior do radiador. Comprei da China para R$10. Nunca chegou a temperaturas superiores a 84ºC.
Na semana passada o motor começou fazer um barulho levemente diferente e fiquei de olho.
Uso o carro diariamente na cidade e voltando do trabalho vi a temperatura do termômetro digital chegar a 95ºC.
Pensei que tivesse uma leitura errada, mas mesmo assim parei no primeiro posto e descobri o radiador vazio. Adicionei uns oito litros de água, a temperatura voltou ao normal e fui pra casa.
No dia seguinte vi que o nível do reservatório auxiliar descia sensivelmente. Chamei o guincho e levei no meu mecânico com coração na mão temendo ter queimado a junta ou trincado o cabeçote.
Diagnostico: válvula termostática bloqueada. A bomba continuava na pressão e o circuito estorou vazando no ponto mais fraco: a chaleira do radiador. O vazamento era invisível por que o liquido secava imediatamente devido a ação do calor e da ventoinha. Mas o indicio importante foi que a mangueira superior, nestas condições, superaquece e a inferior fica praticamente fria.
Solução: válvula e mangueiras novas, radiador com chaleira nova (internamente estava como novo) e liquido de arrefecimento com aditivo 50-50 trocado. Tudo deu R$900.
Paguei feliz da vida e o carro voltou ao normal em todas as condições.
Nota: em tudo isso, o termômetro Toyota original do painel não mexeu em nada.
Obrigado a todos!
Fabrizio

HERICK
16/09/2015, 03:40
Excelente relato Fabrizio! Graças a Deus o susto, foi apenas um alerta, não podemos confiar no marcador de temperatura original da VTR, já pensou no prejuízo, enfim, o seu relato servirá de fonte de consulta pra muitos toyoteiros, forte abraço.

guilhermeabreu
16/09/2015, 12:35
FABRIZIO

Fico feliz em saber que a minha INSISTÊNCIA em fazer com que todos coloquem o TERMÔMETRO EXTRA salvou mais um .

Estou feliz por vc .

Abraço

sandro_ventania
17/09/2015, 21:51
Eu coloquei a muito tempo e me sinto muito mais seguro com ele!
Dá pra ver em tempo real as mudanças de temperatura, de acordo com clima e modo de condução.

feitosac
20/09/2015, 23:18
Show de relato Fabrizio, salve o termometro, final feliz, por isso tambem prego que a válvula termostática , deve ser trocada a cada 50.000km , o manual da Toyota não fala nada sobre a troca dela, mas meu mecanico sempre insistiu nisso.
Abs.

fgibin
21/09/2015, 07:31
Este é o report mais completo que encontrei até hoje sobre o aquecimento do motor 1KZT. Vale a pena ler, pra quem tem um Inglês bom. Em resumo, diz que, pra quem mora em lugares quentes, vale a pena colocar um radiador maior e trocar a válvula termostática com uma original Toyota com abertura a 71 ou 76 C, no lugar da 82C original.

http://www.landcruiserclub.net/forums/showthread.php/41965-Cooling-the-1KZ-TE-motor?highlight=1kZTE