fgibin
15/09/2015, 17:31
Olá pessoal,
Escrevo para contar o que me aconteceu e que teve um final feliz, graças aos amigos deste forum, em particular ao Dr. Guilherme com a sua persistência sobre colocar um termômetro auxiliar no motor 1KZT.
Ressalto que controlo o nível dos fluidos a cada semana, diretamente no radiador.
Instalei um termômetro simples digital (sem alarme) na saída do fluido de arrefecimento, parafusado no duto que leva á mangueira superior do radiador. Comprei da China para R$10. Nunca chegou a temperaturas superiores a 84ºC.
Na semana passada o motor começou fazer um barulho levemente diferente e fiquei de olho.
Uso o carro diariamente na cidade e voltando do trabalho vi a temperatura do termômetro digital chegar a 95ºC.
Pensei que tivesse uma leitura errada, mas mesmo assim parei no primeiro posto e descobri o radiador vazio. Adicionei uns oito litros de água, a temperatura voltou ao normal e fui pra casa.
No dia seguinte vi que o nível do reservatório auxiliar descia sensivelmente. Chamei o guincho e levei no meu mecânico com coração na mão temendo ter queimado a junta ou trincado o cabeçote.
Diagnostico: válvula termostática bloqueada. A bomba continuava na pressão e o circuito estorou vazando no ponto mais fraco: a chaleira do radiador. O vazamento era invisível por que o liquido secava imediatamente devido a ação do calor e da ventoinha. Mas o indicio importante foi que a mangueira superior, nestas condições, superaquece e a inferior fica praticamente fria.
Solução: válvula e mangueiras novas, radiador com chaleira nova (internamente estava como novo) e liquido de arrefecimento com aditivo 50-50 trocado. Tudo deu R$900.
Paguei feliz da vida e o carro voltou ao normal em todas as condições.
Nota: em tudo isso, o termômetro Toyota original do painel não mexeu em nada.
Obrigado a todos!
Fabrizio
Escrevo para contar o que me aconteceu e que teve um final feliz, graças aos amigos deste forum, em particular ao Dr. Guilherme com a sua persistência sobre colocar um termômetro auxiliar no motor 1KZT.
Ressalto que controlo o nível dos fluidos a cada semana, diretamente no radiador.
Instalei um termômetro simples digital (sem alarme) na saída do fluido de arrefecimento, parafusado no duto que leva á mangueira superior do radiador. Comprei da China para R$10. Nunca chegou a temperaturas superiores a 84ºC.
Na semana passada o motor começou fazer um barulho levemente diferente e fiquei de olho.
Uso o carro diariamente na cidade e voltando do trabalho vi a temperatura do termômetro digital chegar a 95ºC.
Pensei que tivesse uma leitura errada, mas mesmo assim parei no primeiro posto e descobri o radiador vazio. Adicionei uns oito litros de água, a temperatura voltou ao normal e fui pra casa.
No dia seguinte vi que o nível do reservatório auxiliar descia sensivelmente. Chamei o guincho e levei no meu mecânico com coração na mão temendo ter queimado a junta ou trincado o cabeçote.
Diagnostico: válvula termostática bloqueada. A bomba continuava na pressão e o circuito estorou vazando no ponto mais fraco: a chaleira do radiador. O vazamento era invisível por que o liquido secava imediatamente devido a ação do calor e da ventoinha. Mas o indicio importante foi que a mangueira superior, nestas condições, superaquece e a inferior fica praticamente fria.
Solução: válvula e mangueiras novas, radiador com chaleira nova (internamente estava como novo) e liquido de arrefecimento com aditivo 50-50 trocado. Tudo deu R$900.
Paguei feliz da vida e o carro voltou ao normal em todas as condições.
Nota: em tudo isso, o termômetro Toyota original do painel não mexeu em nada.
Obrigado a todos!
Fabrizio