Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida - Tampa de válvulas motor Maverick 6cc BF184



Adrian Rueckl
15/09/2015, 08:12
Saudações Senhores.
Uma Dúvida..Qual é a real função da mangueira que sai da tampa de válvulas do Maverick 6cc e vai diretamente abaixo do carburador na admissão? Reaproveitamento de gases ou o que?
Da tampa de óleo vai para o filtro de ar e essa segunda saída vai na admissão. Diferente do BF-161 que só tem a tampa de óleo com feltro para respirar.
Quando coloquei o motor no meu jeep eliminei, mas a curiosidade continua.
Abraços
511799

antonio umino
15/09/2015, 12:49
511835 foto de consulta ao Google. Não sei a autoria.... .......


Esta mangueira que sai da tampa de válvulas , não vai para a conexão abaixo do carburador....
Ela vai no purificador de ar..(original do maverick filtro seco) tem ligação direto ao carburador tem por baixo do filtro de ar uma entrada (tubo de ferro) por dentro do filtro de ar direto ao carburador.... Esta mangueira tem uma válvula entre a tampa e a mangueira ....
e da tampa de óleo é ligada ao purificador de ar pelo lado de fora do filtro de ar
Onde está a mangueira ligado abaixo do carburador (cabeçote) é a entrada de vácuo quando este tem o hidrovácuo..
O motor do maverick ( bF 184.) não tem o respiro do carter pela lateral da tampa de válvulas. ( tem duas tampas ) como no BF 161 para o respiro do cárter de óleo.... Por fim quero dizer que esta mangueira é ligado ao purificador de ar....

Ricardo MG
15/09/2015, 21:24
511835 foto de consulta ao Google. Não sei a autoria.... .......


Esta mangueira que sai da tampa de válvulas , não vai para a conexão abaixo do carburador....
Ela vai no purificador de ar..(original do maverick filtro seco) tem ligação direto ao carburador tem por baixo do filtro de ar uma entrada (tubo de ferro) por dentro do filtro de ar direto ao carburador.... Esta mangueira tem uma válvula entre a tampa e a mangueira ....
e da tampa de óleo é ligada ao purificador de ar pelo lado de fora do filtro de ar
Onde está a mangueira ligado abaixo do carburador (cabeçote) é a entrada de vácuo quando este tem o hidrovácuo..
O motor do maverick ( bF 184.) não tem o respiro do carter pela lateral da tampa de válvulas. ( tem duas tampas ) como no BF 161 para o respiro do cárter de óleo.... Por fim quero dizer que esta mangueira é ligado ao purificador de ar....

Adrian e Antonio,

Somente uma observação, quando retirei o meu BF 184 de um Maveco para colocar no meu Willys, a mangueira da tampa de valvulas estava ligado no coletor com uma válvula PCV e o da tampa de oleo no filtro de ar, não sei se o sistema era original do veiculo, mas no meu Willys eu montei da msm forma.

abs

convidado
16/09/2015, 08:47
Adrian e Antonio,

Somente uma observação, quando retirei o meu BF 184 de um Maveco para colocar no meu Willys, a mangueira da tampa de valvulas estava ligado no coletor com uma válvula PCV e o da tampa de oleo no filtro de ar, não sei se o sistema era original do veiculo, mas no meu Willys eu montei da msm forma.

abs

Está correto. Tampa de óleo no filtro de ar, respiro válvulas no coletor. Há a possibilidade (como fiz no meu) trocar a tampa de óleo por um filtro de ar pequenho desses de moto para não utilizar mais a mangueira até o filtro. Eu fiz esta opção pois uso weber idf com filtro marmita e não tem como colocar mangueira da tampa de óleo até o filtro de ar.

convidado
16/09/2015, 08:52
A tampa de válvulas está invertida poré as saídas são as mesmas.

511945

Adrian Rueckl
17/09/2015, 09:44
Vcs tem foto do seu motor com a weber? Tenho uma idf que quero colocar, no entanto ti me batendo pra fazer o pé para ela.

convidado
17/09/2015, 11:31
Vcs tem foto do seu motor com a weber? Tenho uma idf que quero colocar, no entanto ti me batendo pra fazer o pé para ela.

Segue a foto

convidado
17/09/2015, 11:33
Mais uma e respondi sua mp

antonio umino
10/10/2015, 10:03
Quem tem motor Bf 184, maverick 6cil.... qua filtro de óleo de motor estão usando..

O tipo blindado....Parece que qualquer filtro blindado serve,,,,, mas tem alguns com válvula...

Alguem pode me informar....

agradeço ...
até mais.

Ricardo MG
10/10/2015, 22:29
Quem tem motor Bf 184, maverick 6cil.... qua filtro de óleo de motor estão usando..

O tipo blindado....Parece que qualquer filtro blindado serve,,,,, mas tem alguns com válvula...

Alguem pode me informar....

agradeço ...
até mais.

Antonio,

Uso o da linha Fiat a alguns anos, li, se não me engano, em algum forum do Maverick.

abs

antonio umino
11/10/2015, 10:26
Antonio,

Uso o da linha Fiat a alguns anos, li, se não me engano, em algum forum do Maverick.

abs

Muito obrigado,... vou dar uma olhada no fórum dos Mavericks.

até mais.

grande abraço...

deividmonnerat
11/10/2015, 13:34
Quem tem motor Bf 184, maverick 6cil.... qua filtro de óleo de motor estão usando..

O tipo blindado....Parece que qualquer filtro blindado serve,,,,, mas tem alguns com válvula...

Alguem pode me informar....

agradeço ...
até mais.


Antonio, eu uso o TM1 da tecfil.

Abs

Ian Jeep
16/11/2016, 17:08
foto de consulta ao Google. Não sei a autoria.... .......


Esta mangueira que sai da tampa de válvulas , não vai para a conexão abaixo do carburador....
Ela vai no purificador de ar..(original do maverick filtro seco) tem ligação direto ao carburador tem por baixo do filtro de ar uma entrada (tubo de ferro) por dentro do filtro de ar direto ao carburador.... Esta mangueira tem uma válvula entre a tampa e a mangueira ....
e da tampa de óleo é ligada ao purificador de ar pelo lado de fora do filtro de ar
Onde está a mangueira ligado abaixo do carburador (cabeçote) é a entrada de vácuo quando este tem o hidrovácuo..
O motor do maverick ( bF 184.) não tem o respiro do carter pela lateral da tampa de válvulas. ( tem duas tampas ) como no BF 161 para o respiro do cárter de óleo.... Por fim quero dizer que esta mangueira é ligado ao purificador de ar....



Antonio,

Essa ligação da foto abaixo, está certa? Me refiro a mangueira q sai da tampa de válvula até a entrada de vácuo da admissão

539007

Grato

Sydney66
16/11/2016, 21:17
Umino, boa noite.
Da TecFil é o PSL47, da Mann é o W920/31, se não me engano eles possuem válvula anti-retorno de fluxo.

antonio umino
17/11/2016, 21:59
Antonio,

Essa ligação da foto abaixo, está certa? Me refiro a mangueira q sai da tampa de válvula até a entrada de vácuo da admissão

539007

Grato
Pela ilustração da foto. esta parte é a parte do arrefecimento do motor... Mangueira de água. pelo que entendi nos circulos.

Nesta mesma foto. a manqueira que sai da parte de cima traseira da tampa de válvulas e está conectado no cabeçote abaixo do carburador, é no cabeçote a entrada de vácuo para o hidrovácuo.. Na verdade esta mangueira não é ligada ao cabeçote e sim no purificador de ar (filtro seco).. Ok.

Ian Jeep
18/11/2016, 00:59
Pela ilustração da foto. esta parte é a parte do arrefecimento do motor... Mangueira de água. pelo que entendi nos circulos.

Nesta mesma foto. a manqueira que sai da parte de cima traseira da tampa de válvulas e está conectado no cabeçote abaixo do carburador, é no cabeçote a entrada de vácuo para o hidrovácuo.. Na verdade esta mangueira não é ligada ao cabeçote e sim no purificador de ar (filtro seco).. Ok.

Boa noite,

Então, a ilustração parece de um manual de época. Assim como essa outra ilustração.
539069

Todas q eu vejo aparentam estar ligada na entrada de vácuo.
539071

539072

E a entrada da tampa do respiro do óleo ligada ao purificador de ar.

539070

O meu filtro tem apenas uma entrada. Onde seria ligada no respiro do óleo. ai ficaria sobrando uma entrada, q seria a entrada da tampa de válvula.

539073

Porem, é estranho essas diferenças de instalação.


Abraços

antonio umino
18/11/2016, 21:58
Boa noite,

Então, a ilustração parece de um manual de época. Assim como essa outra ilustração.
539069

Todas q eu vejo aparentam estar ligada na entrada de vácuo.
539071

539072

E a entrada da tampa do respiro do óleo ligada ao purificador de ar.

539070

O meu filtro tem apenas uma entrada. Onde seria ligada no respiro do óleo. ai ficaria sobrando uma entrada, q seria a entrada da tampa de válvula.

539073


Nesta foto... esta entrada por baixo do purificador de ar do Maverick. é por onde a mangueira que está na tampa na parte traseira vai ligada....


Observe que esta entrada vai por dentro do filtro de ar (depois que o ar é filtrado)...
Ok.. abraços





Porem, é estranho essas diferenças de instalação.


Abraços

Não estou conseguindo enviar a mensagem

Ian Jeep
19/11/2016, 15:10
Antonio, o filtro de ar original do Maverick não tem essa entrada de ar embaixo do filtro (como na foto, q é filtro de ar do opala). O filtro de ar do Maverick tem apenas uma entrada de ar, e essa fica na lateral da carcaça do filtro, aonde liga na tampa do suspiro.

antonio umino
19/11/2016, 20:51
Antonio, o filtro de ar original do Maverick não tem essa entrada de ar embaixo do filtro (como na foto, q é filtro de ar do opala). O filtro de ar do Maverick tem apenas uma entrada de ar, e essa fica na lateral da carcaça do filtro, aonde liga na tampa do suspiro.

Vendo (olhando) o manual de peças "maverick". realmente a mangueira que sai da tampa de válvulas é ligado ao plug de vácuo no cabeçote.....Mas tem um válvula que encaixa na tampa. deve ser o controle do vácuo....

Então no motor BF 184. o purificador de ar (seco). só tem uma entrada de ar que seria pelo respiro do óleo ou tampa do óleo.
Então vc está correto..... corrigindo meu comentário.

abraços

Dimmy
04/03/2020, 15:43
Vendo (olhando) o manual de peças "maverick". realmente a mangueira que sai da tampa de válvulas é ligado ao plug de vácuo no cabeçote.....Mas tem um válvula que encaixa na tampa. deve ser o controle do vácuo....

Então no motor BF 184. o purificador de ar (seco). só tem uma entrada de ar que seria pelo respiro do óleo ou tampa do óleo.
Então vc está correto..... corrigindo meu comentário.

abraços


reativando o Topico.

qual o motivo que tem esse controle de vacuo??
Pois quero eliminar essa mangueira para deixar para o hidrovacuo, sera que afeta algo no funcionamento do motor?

antonio umino
05/03/2020, 07:59
reativando o Topico.

qual o motivo que tem esse controle de vacuo??
Pois quero eliminar essa mangueira para deixar para o hidrovacuo, sera que afeta algo no funcionamento do motor?

O hidrovácuo precisa de um vácuo constante.... Esta parte não faz efeito no hidrovácuo.... No cabeçote na lateral tem um tampão https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/539070d1212369648-duvida-tampa-de-valvulas-motor-maverick-6cc-bf184-whatsapp-image-2016-11-16-15.03.08.jpeg
logo abaixo do carburador.... a mangueira do vácuo tem que ser ligado aí com um adaptador com a rosca e na medida da mengueira direto no hidrovácuo....veja nesta foto que postaram Ok... qualquer duvida estou por aqui... abraço

Dimmy
05/03/2020, 08:54
Segue foto no circulo em vermelho, pq tem essa mangueira?

no meu caso tirei e vou ligar o hidrovacuo.

antonio umino
06/03/2020, 14:32
Segue foto no circulo em vermelho, pq tem essa mangueira?

no meu caso tirei e vou ligar o hidrovacuo.
Sim correto... ligação da tubagem com o hidrovácuo...

Dimmy
06/03/2020, 14:49
Sim correto... ligação da tubagem com o hidrovácuo...

certo mas no motor original porque tem essa mangueira sendo que o respiro na frente tambem liga no purificador de ar?/