Ver Versão Completa : Cubo rolamento dianteiro ranger 2001 diesel 4x4
mosselin
13/09/2015, 21:45
Alguém já substituiu este sistema blindado e caro por um enque possa substituir apenas o rolamento saindo mais em conta.
SZandona
14/09/2015, 13:36
Mosselin, tive uma Ranger 2001 4x4 em que precisei substituir, num pequeno intervalo de tempo e pequena diferença de Km, os dois rolamentos das rodas dianteiras. Também procurei informações para tentar trocar somente os rolamentos, ou então, comprar o rolamento completo em que pudesse trocar futuramente só o rolamento interno, mas não encontrei, e acredito que não tenha no mercado. Acabei adquirindo rolamentos de marca paralela com engraxadeiras para serem lubrificados periodicamente. Rodei mais ou menos 100 mil KM após a troca sem problemas, mas a qualidade aparente do conjunto não era boa, pelo acabamento mal feito nas peças e até as polcas de roda não entravam mais livres até dar aperto, somente com chave desde o início. Quando deu problema no segundo lado da camionete, levei o primeiro usado para tentar abrir e trocar o rolamento interno, mas forçamos até quebrar e não deu para sacar o dito rolamento. Acabei trocando a camionete sem mais problemas. Mas na atual que não pretendo vender tão cedo, se precisar trocar, só vou usar original ou pelo menos marca de primeira linha por questão de segurança.
mosselin
14/09/2015, 18:11
Mosselin, tive uma Ranger 2001 4x4 em que precisei substituir, num pequeno intervalo de tempo e pequena diferença de Km, os dois rolamentos das rodas dianteiras. Também procurei informações para tentar trocar somente os rolamentos, ou então, comprar o rolamento completo em que pudesse trocar futuramente só o rolamento interno, mas não encontrei, e acredito que não tenha no mercado. Acabei adquirindo rolamentos de marca paralela com engraxadeiras para serem lubrificados periodicamente. Rodei mais ou menos 100 mil KM após a troca sem problemas, mas a qualidade aparente do conjunto não era boa, pelo acabamento mal feito nas peças e até as polcas de roda não entravam mais livres até dar aperto, somente com chave desde o início. Quando deu problema no segundo lado da camionete, levei o primeiro usado para tentar abrir e trocar o rolamento interno, mas forçamos até quebrar e não deu para sacar o dito rolamento. Acabei trocando a camionete sem mais problemas. Mas na atual que não pretendo vender tão cedo, se precisar trocar, só vou usar original ou pelo menos marca de primeira linha por questão de segurança.
Obrigado amigo pela informação,acho que não tem jeito mesmo,o negócio é morrer nos 600 pila mesmo.
Alberto Vasconcelos
18/09/2015, 08:02
Obrigado amigo pela informação,acho que não tem jeito mesmo,o negócio é morrer nos 600 pila mesmo.
Amigo
Já troquei o sistema completo uma vez e quando precisei trocar novamente o mecânico sugeriu apenas a troca do rolamento, comprei o rolamento que não custou nem 30 reais e ele colocou com uma prensa (não foi na pancada não) está funcionando a mais de 3 anos sem nenhum problema.
Amigp desculpe a minha ignorância mas eu tambem nao sabia que dava pra trocar só o rolamento como fez isso? Podes dar mais detalhes. .
abraço
BRAVOECONOVEMBER
19/09/2015, 08:06
Estou trocando um dos cubos dianteiros também. Também fiquei curioso sobre a troca somente do rolamento. Deu certo? Tens mais algum detalhe sobre a operação? Não achei lugar que desse material pra isso, nem dica de como fazer. Vou ficar com um cubo na mão, de repente recupero ele.
mosselin
21/09/2015, 21:34
Sobrou 2 cubos,vou fazer a experiência conforme o Alberto Vasconcelos falou,se ficar bom ,tamo grande.
SZandona
22/09/2015, 08:32
Mosselin, podes nos passar detalhes de valor, marca, local da compra dos cubos novos, afinal quando precisar trocar sempre é bom saber as melhores compras possíveis. Sobre a retirada dos rolamentos internos dos cubos, como descrevi antes, tentamos numa prensa hidráulica, e a força aplicada em um cano forçando apenas no rolamento central foi de várias toneladas, até entortar o conjunto todo. Não conseguimos. Não vimos nada tipo chaveta ou algo parecido que pudesse estar travando o rolamento interno ao cubo, mas talvez tenha algum tipo de trava que não vimos. Boa sorte, e poste o resultado. Ford Abraço!
Alberto Vasconcelos
22/09/2015, 09:47
Estou trocando um dos cubos dianteiros também. Também fiquei curioso sobre a troca somente do rolamento. Deu certo? Tens mais algum detalhe sobre a operação? Não achei lugar que desse material pra isso, nem dica de como fazer. Vou ficar com um cubo na mão, de repente recupero ele.
Amigos a troca apenas do rolamento deu muito certo, o rolamento colocado foi SKF do mesmo modelo que fica no interior do cubo da roda. O mecânico utilizou uma prensa tanto para extrair quanto para recolocar o novo rolamento. Fiz a operação há mais de três anos e desde então nunca deu nenhum problema. Não posso precisar tecnicamente como foi feita mas se tiverem interesse posso informar o numero do telefone do mecânico o nome dele é Ronaldo e fica em João Pessoa/PB