Conectar

Ver Versão Completa : Como saber se o óleo do 314 está no nível ?

Bruno Toyoteiro
10/09/2015, 23:55
Boa noite, a vareta do óleo do motor do 314, não tem mínimo nem máximo, estou tendo dificuldades para saber o nível correto do óleo, nenhum frentista também não sabe.

Sergio c
11/09/2015, 08:47
Bruno, quando troquei o motor da minha tive que encurtar o cano da vareta e a própria vareta(pois a do caminhão é mais comprida e curvada para a frente).
O que eu fiz e acredito ser o melhor jeito, foi que aproveitei para trocar o óleo e o filtro e coloquei mais ou menos nove litros no motor, cortei o cano na medida que eu queria e depois cortei a vareta, coloquei ela no lugar e vi a marca máxima do óleo, fazendo um pequeno dente no esmeril. A marca mínima é difícil de marcar, mas dá p fazer colocando uns sete litros de óleo e marcar na vareta, depois completar o óleo e fazer a marca máxima. Eu não fiz a marca de mínima, mas olhando a máxima da p saber se falta um pouco de óleo.

O melhor jeito p ti é fazer isso ou comprar uma vareta nova(que pode custar quase o valor da troca de óleo).

ROCKINRIO
23/09/2015, 20:33
Bruno e Sergio,

Este é um risco que não dá para correr.

Meu motor é o 314S e a vareta tem um 'rebaixo', tipo --___-------O (façam de conta que é uma vareta). Não há 'medida' tipo

min e max. O nível máximo é na parte superior do 'rebaixo'.

Sugiro procurarem uma revenda e comprem a vareta ESPECÍFICA para cada motor. Tanto excesso como falta, prejudica.

Abs.

titanium
24/09/2015, 07:22
Boa noite, a vareta do óleo do motor do 314, não tem mínimo nem máximo, estou tendo dificuldades para saber o nível correto do óleo, nenhum frentista também não sabe.

Bruno,

Aqui em Brasília tem o TOYOTÃO que pode te vender a vareta do Mercedes especificamente para o motor usado nas Toyotas, pois dizem que o carter é menor nos MBs que foram usados nas Bandeirantes.

Agora se seu motor for 14b o Toyotão ou o Mineirão poderão ter.
Segue contato dos dois:

Mineirão: 3456-9300.
Toyotão: 3042-1999.

(PS: os tels podem estar desatualizados... tem tempo que não ligo lá.)

Abraço

Francisco Bicalho
24/09/2015, 11:19
O que eu fiz e acredito ser o melhor jeito, foi que aproveitei para trocar o óleo e o filtro e coloquei mais ou menos nove litros no motor, cortei o cano na medida que eu queria e depois cortei a vareta, coloquei ela no lugar e vi a marca máxima do óleo, fazendo um pequeno dente no esmeril...

Sergio, excelente dica. Não lembro quantos litros pega o carter do 314, mas eu diria que se o motor pegar 9 litros, essa marca não seria o máximo, mas sim o centro, ou seja, se você fizer duas pequenas marcas 1/2 cm acima e 1/2 abaixo desse nível, seria o máximo e mínimo. No meu carro, que foi adaptado com o carter do Bandeirante no 364-A, pega 9 litros exatos e a vareta tem uma marca dessas de esmeril que no caso eu me refiro como o centro, e mantenho o óleo sempre naquele nível. Mas o meu motor não bebe óleo, e o 314 bebe óleo intrinsecamente a partir de 10 mil km de uso, portanto é mais importante ter uma vareta precisa no 314.

Abraço;
Chico

Sergio c
24/09/2015, 11:25
Boa dica Francisco, vou fazer outra marca um centímetro abaixo, p saber se está faltando óleo.