Conectar

Ver Versão Completa : Gaiola 4x4 com reduçoes individuais

gudavoli
08/09/2015, 18:31
Por favor preciso de opinioes

gudavoli
08/09/2015, 18:33
Estou iniciando um chassi tubular do zero, a ideia e montar 4x4 com os dois cambios como ja vimos em outros casos so que colocar a reduçao com cruzetas nas rodas... Estou na duvida se faço com 4 torres de gol ja pronta ou se opto pelo duplo a.... Me ajudem preciso de opinioes....

Flávio Cadore
08/09/2015, 19:53
Opte pelo Duplo A que fica bem melhor, sai um pouco mais caro mas depois vc não precisará melhorar.
Só tem uma coisa, 2 câmbios + reduções = reduzido demais.

gudavoli
09/09/2015, 19:32
Opte pelo Duplo A que fica bem melhor, sai um pouco mais caro mas depois vc não precisará melhorar.
Só tem uma coisa, 2 câmbios + reduções = reduzido demais.

uma reduçao destribuida pras 4 rodas antes dos diferenciais ou 1 reduçao em cada roda mantendo o mesmo conjunto de relaçoes nao e a mesma coisa :parede:

Flávio Cadore
09/09/2015, 19:39
As reduções de Kombi foram dimensionadas para usar nas rodas, pra usar antes do diferencial elas deveriam ser mais reforçadas.

gudavoli
09/09/2015, 19:56
As reduções de Kombi foram dimensionadas para usar nas rodas, pra usar antes do diferencial elas deveriam ser mais reforçadas.

mas sera que a gaiola ficaria muito reduzida com os dois conjuntos interligados, pois tenho a possibilidade de fazer uma luva no carda mantendo apenas o conjunto traseiro trabalhando tracionado em trechos de deslocamento....

Flávio Cadore
09/09/2015, 22:04
Explique melhor como vc quer fazer com os dois câmbios, caixas de fusca para fazer 4x4?

Gomes Neto
10/09/2015, 19:40
Explique melhor como vc quer fazer com os dois câmbios, caixas de fusca para fazer 4x4?

Desculpem, se eu entendi, o gudavoli quer fazer mais ou menos como eu comecei o meu, com dois câmbios de fusca transformados em diferencial!?

511512511510 511511

Pelo que eu entendi ele vai colocar as reduções da Kombi nas pontas dos eixos, como na Kombi!?
Nesse ponto entra um porém, como colocar essas reduções nos eixos dianteiros?
É fato que as reduções direto nas rodas são muuuiiito mais resistentes mas nesse caso vai ficar um pouco complicado.
Seria mais fácil colocar um motor central com cambio transversal e dois cardã (um para frente e outro para trás) e ai sim um diferencial (ou câmbio) em cada eixo, porém como já foi discutido muitas vezes aqui, isso reduz exageradamente.
A ideia de reduzir nas rodas é bem interessante mas eu me pergunto se em um veiculo tubular e provavelmente já bem leve, há a necessidade de redução? Eu já achei bem difícil colocar tração nas 4 rodas e distribuir o peso satisfatoriamente, tentando conseguir um centro de gravidade baixo.
De mais detalhes da sua ideia, quem sabe não surge uma luz.
[]s

gudavoli
10/09/2015, 20:59
Desculpem, se eu entendi, o gudavoli quer fazer mais ou menos como eu comecei o meu, com dois câmbios de fusca transformados em diferencial!?

511512511510 511511

Pelo que eu entendi ele vai colocar as reduções da Kombi nas pontas dos eixos, como na Kombi!?
Nesse ponto entra um porém, como colocar essas reduções nos eixos dianteiros?
É fato que as reduções direto nas rodas são muuuiiito mais resistentes mas nesse caso vai ficar um pouco complicado.
Seria mais fácil colocar um motor central com cambio transversal e dois cardã (um para frente e outro para trás) e ai sim um diferencial (ou câmbio) em cada eixo, porém como já foi discutido muitas vezes aqui, isso reduz exageradamente.
A ideia de reduzir nas rodas é bem interessante mas eu me pergunto se em um veiculo tubular e provavelmente já bem leve, há a necessidade de redução? Eu já achei bem difícil colocar tração nas 4 rodas e distribuir o peso satisfatoriamente, tentando conseguir um centro de gravidade baixo.
De mais detalhes da sua ideia, quem sabe não surge uma luz.
[]s

sim motor traseiro com cambio de kombi 7x36 normal e outra caixa servindo apenas como diferencial 7x36 na frente vou fazer um duplo a usando a teoria do corcel.... porem ainda tenho duvida se aproveito os montantes do corcel ou se fabrico eles ... assim embutindo aS reduzidas da kombi no montante parte de direçao e facil a questao e so se vai ficar muuito reduzida ao ponto de nao conseguir acompanhar as outras em trechos de deslocamento... partindo ai pra caixa de passat 4m que sabemos que da certo com as reduçoes.....

Flávio Cadore
10/09/2015, 21:10
Assim não fica muito reduzida, se vc usar motor AP parte direto para a caixa de Passat 4m.
Caixa de Kombi + reduzida = fica bem reduzida mas dá para andar, imagina uma Kombi 25% mais reduzida.

Gomes Neto
11/09/2015, 10:09
Assim não fica muito reduzida, se vc usar motor AP parte direto para a caixa de Passat 4m.
Caixa de Kombi + reduzida = fica bem reduzida mas dá para andar, imagina uma Kombi 25% mais reduzida.

Galera, câmbio faz mesmo uma confusão na nossa cabeça!:semideia
Eu penso assim: Um câmbio de Passat (no caso o mais longo) seria do 5 marchas, o famoso "PS" com uma relação de 5ª com 0,68:1
contra (no caso de um câmbio de fusca Itamar) um 0,89:1, diferença de apenas 0,21:1.
Até ai morremos no QUASE empate mas, se levarmos em conta que o Itamar tem um diferencial bem longo (8x31 3,87:1) contra o do Passat com (4,11:1) por tanto 0,24:1 mais reduzido que o do Fusca.
Resumindo, a diferença não vai ser o câmbio usado e não acredito que a diferença de giro a mais de um motor AP vá compensar isso também.
Para agravar a questão lembre-se que além da redução nas rodas, você vai ter os diferenciais dianteiro e traseiro dividindo o que sai do câmbio por no mínimo 3X.:shock:

Vai ser na realidade 1/3 de Kombi, se uma normal dá 80 Km/h de final a sua vai dar 26 Km/h com o pé lá em baixo!

Gomes Neto
11/09/2015, 10:22
Porque você não coloca um câmbio sem diferencial como o do Chevette ou Opala, para jogar para frente e para trás eu montei uma caixa de distribuição com as engrenagens menores da redução da kombi.
511552
Fica bem simples, compacta, barata e robusta.:concordo:
Obs. Ela tá de cabeça para baixo.

Flávio Cadore
11/09/2015, 18:57
Galera, câmbio faz mesmo uma confusão na nossa cabeça!:semideia
Eu penso assim: Um câmbio de Passat (no caso o mais longo) seria do 5 marchas, o famoso "PS" com uma relação de 5ª com 0,68:1
contra (no caso de um câmbio de fusca Itamar) um 0,89:1, diferença de apenas 0,21:1.
Até ai morremos no QUASE empate mas, se levarmos em conta que o Itamar tem um diferencial bem longo (8x31 3,87:1) contra o do Passat com (4,11:1) por tanto 0,24:1 mais reduzido que o do Fusca.
Resumindo, a diferença não vai ser o câmbio usado e não acredito que a diferença de giro a mais de um motor AP vá compensar isso também.
Para agravar a questão lembre-se que além da redução nas rodas, você vai ter os diferenciais dianteiro e traseiro dividindo o que sai do câmbio por no mínimo 3X.:shock:

Vai ser na realidade 1/3 de Kombi, se uma normal dá 80 Km/h de final a sua vai dar 26 Km/h com o pé lá em baixo!

Gomes, na verdade quando se faz com caixa de Fusca não fica reduzido porque não se usa na verdade dois câmbios, é um cambio e só o diferencial do outro cambio. E este diferencial vai ser ligado no mesmo eixo onde está o diferencial do cambio completo.
O cambio transversal fica reduzido porque movimento passa pelo diferencial do transversal e depois pelo outro diferencial.

Gomes Neto
11/09/2015, 22:05
Gomes, na verdade quando se faz com caixa de Fusca não fica reduzido porque não se usa na verdade dois câmbios, é um cambio e só o diferencial do outro cambio. E este diferencial vai ser ligado no mesmo eixo onde está o diferencial do cambio completo.
O cambio transversal fica reduzido porque movimento passa pelo diferencial do transversal e depois pelo outro diferencial.

Entendi, como no Brutus Turuna, na verdade a minha ideia começou assim mas eu não quis emendar o eixo do câmbio.
Tem que ver se acha a mesma relação coroa e pinhão no câmbio do Passat e do Fusca!?
Tem outro detalhe, no Turuna o motor é leve, de moto e vai em cima do câmbio e não atrás como no caso do AP.
Eu pessoalmente não sou muito fã de gaiola com "bunda" prefiro motor central, a frente não flutua tanto e o 4x4 passa a fazer valer.
Mas me desculpem, cada um tem um gosto e é isso que vale.
Fiquei curioso com essa adaptação da redução na manga do Chevette, assim que tiver fotos posta aí.
[]s

gudavoli
13/09/2015, 19:03
25% mais reduzida quando a caixa dianteira estivar ligada tracionando ne, sem ligar ela roda livre como se estivesse em ponto morto... procede isso

gudavoli
13/09/2015, 19:07
no caso sabemos que os pneus devem ser do msm tamanho, ou coloca os 2 cambios de fusca ou coloca os 2 de passat lembrando que o da frente so serve de diferencial..... o montante que serve como inspiraçao e o do corcel.... mas se nao acasalar pelo fato de eu continuar usando os cardas faço um usando so o encaixe dos pivos...

Flávio Cadore
13/09/2015, 19:34
25% mais reduzida quando a caixa dianteira estivar ligada tracionando ne, sem ligar ela roda livre como se estivesse em ponto morto... procede isso

Ela vai andar 25% mais reduzida tanto 4x4 como 4x2...na frente não usa as engrenagens da caixa somente coroa e pinhão, para andar 4x2 tem que fazer um engate e desengate do eixo cardan.

Se vc for fazer com o montante do Corcel deve usar a caixa do Gol BX ou Kombi, ou caixa de AP pois elas tem semi eixos.

gudavoli
14/09/2015, 20:30
Ela vai andar 25% mais reduzida tanto 4x4 como 4x2...na frente não usa as engrenagens da caixa somente coroa e pinhão, para andar 4x2 tem que fazer um engate e desengate do eixo cardan.

Se vc for fazer com o montante do Corcel deve usar a caixa do Gol BX ou Kombi, ou caixa de AP pois elas tem semi eixos.

vou usar os proprios cardas nao coloquei o montante do corcel ainda perto da redução mas se nao conseguir acoplar uso apenas o encaixe dos pivos e o resto faço.... o carda central axo que vou usar 2 semi eixos com homocineticas... as 4 reduçoes as 2 caixas e os 4 cardas ja estao na mao ate fim de semana começo colocar as fotos....

Flávio Cadore
14/09/2015, 22:58
Que caixa vc vai usar?
Não use semi eixo com homocinéticas no cardan central porque as coifas não aguentam por causa da rotação...o pessoal usa bastante o cardan do Chevette para isto.

Leia este tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/146447-help-coifa-no-cardan.html

gudavoli
15/09/2015, 22:42
[QUOTE=Flávio Cadore;2314528]Que caixa vc vai usar?
Não use semi eixo com homocinéticas no cardan central porque as coifas não aguentam por causa da rotação...o pessoal usa bastante o cardan do Chevette para isto.

vou usar primeiro as da kombi msm que ja tenho as duas.... se me der dor de cabeça vou pras 2 do passat... quanto esse problema das homocineticas eu nao sabia nao, a questao vai ser como vou bolar o sistema de luvas pra deixar ela no 4x2 com o carda do chevete... meu amigo tem uma aqui com os semieixos do gol e nunca teve problema com as coifas vou xeretar a dele pra ver...

Flávio Cadore
15/09/2015, 23:48
E o motor, qual vai usar?

Dá uma procurada no tópico do Clécio Rampelotti, ele tem um fusca traçado e tem bastante coisa que vc pode ver, tem outros também mas não me vem no momento.

gudavoli
17/09/2015, 20:57
E o motor, qual vai usar?

Dá uma procurada no tópico do Clécio Rampelotti, ele tem um fusca traçado e tem bastante coisa que vc pode ver, tem outros também mas não me vem no momento.

vou pesquisar... tenho um motor ap pistoes afp 1.9 alcool cabeçote valvulas 41x35 comando 280 tucho hidraulico injeçao eh original do santana 2.0 4 bicos flex... com escape 4x1 motorzinho esperto.... sabado coloco as fotos das peças que ja tenho, 4 pneus 255 75 biscoito... tbm ja tenho...

Flávio Cadore
18/09/2015, 09:50
Caixa de Santana, urgente!!!! hehehehhe

Flávio Cadore
18/09/2015, 12:33
E pneus meio grandes demais.....também.

Flávio Cadore
19/09/2015, 00:38
E pneus meio grandes demais.....também.

Me esqueci das reduções, com elas os pneus podem servir.

gudavoli
07/02/2016, 12:04
retomando o projeto consegui garimpar as 4 reduçoes ja.... agora bora começar a montar chassi.....

JUNIOR FERRAREZE
07/02/2016, 19:43
retomando o projeto consegui garimpar as 4 reduçoes ja.... agora bora começar a montar chassi.....
Blz gudavoli (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/54016-gudavoli.html)
vamos bora pra frente com esse projeto, estaremos acompanhando abraço!