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Ver Versão Completa : Ajuda para Freelander 1 recém comprada - Meu primeiro carro da marca



vitorcastim
08/09/2015, 12:24
Estimados, primeiramente, agradeço por ter sido adicionado ao grupo. Como adquiri minha primeira Land Rover (Freelander 1 2006, 2.5, V6), estou precisando de uma ajuda de vocês que entendem do carro.
Ao recebê-la notei alguns probleminhas que gostaria de saber se podem me ajudar.


1- As vezes, ao tentar ligar o carro, o veículo falha e "morre", eu tenho de continuar insistindo até pegar, ajudando se eu colocar em D ou R.


2 - Ao engatar a Ré, eu noto que o carro está fraco. Se eu pisar fundo no acelerador, durante a marcha ré o carro não anda ou anda lento, mas a rotação do motor sobe. Esse final de semana eu tentei subir uma pequena rampa e penei muito pra conseguir (muito pequena mesmo), justamente pq a marcha ré não estava com força. Uma hora o carro ficou com a rotação alta mas não saia do lugar e chegou uma hora que o carro morreu. Subi a ladeira de frente e peguei o impulso da descida com a Ré para finalmente conseguir subir. O D, 4, 2 e 1 estão aparentemente normais. Vocês saberiam me ajudar?
Obrigado a todos.

comdek
10/09/2015, 01:03
Estimados, primeiramente, agradeço por ter sido adicionado ao grupo. Como adquiri minha primeira Land Rover (Freelander 1 2006, 2.5, V6), estou precisando de uma ajuda de vocês que entendem do carro.
Ao recebê-la notei alguns probleminhas que gostaria de saber se podem me ajudar.


1- As vezes, ao tentar ligar o carro, o veículo falha e "morre", eu tenho de continuar insistindo até pegar, ajudando se eu colocar em D ou R.


2 - Ao engatar a Ré, eu noto que o carro está fraco. Se eu pisar fundo no acelerador, durante a marcha ré o carro não anda ou anda lento, mas a rotação do motor sobe. Esse final de semana eu tentei subir uma pequena rampa e penei muito pra conseguir (muito pequena mesmo), justamente pq a marcha ré não estava com força. Uma hora o carro ficou com a rotação alta mas não saia do lugar e chegou uma hora que o carro morreu. Subi a ladeira de frente e peguei o impulso da descida com a Ré para finalmente conseguir subir. O D, 4, 2 e 1 estão aparentemente normais. Vocês saberiam me ajudar?
Obrigado a todos.

Olá Vitor,

Primeiramente parabéns pela compra, também tenho uma Freelander 2006 e posso dizer que é um carro bastante confortável e muito bom de dirigir. O grande problema desse carro é que quando ele passa dos 100.000km, começam a aparecer vários problemas crônicos que fazem o cartão de crédito chorar. Com o dólar a quase R$4,00 as peças estão muito caras e são poucos mecânicos que mexem nesse tipo de carro.

Com quantos km´s está o seu carro?

O problema do carro sofrer pra pegar ocorre com o motor quente ou frio?
Quando você liga a chave, dá pra escutar o barulho da bomba de combustível?
Esse problema de demorar pra pegar pode ser baixa pressão na linha de combustível ou entrada de ar falsa no coletor de admissão. O sensor MAF também pode ocasionar isso.

A falha de engatar a ré e o carro não andar com o motor em rotação entre 2000 RPM podem ser os discos de embreagem da caixa automática que estão gastos, solenóide obstruída, nível baixo do óleo ATF ou a bomba interna que está fraca. Pra ver o nível de óleo dessa transmissão (Jatco JF506e) é necessário que a temperatura do óleo esteja entre 40 e 50ºC e retirar um parafuso do dreno embaixo(com o motor funcionando). Se o óleo não vazar, é necessário ir completando na parte de cima até começar a sair.


Comprei a minha no começo do ano com 92.000km rodados e agora com 115.000km já tive os seguintes problemas:

* Barulho tec-tec no coletor de admissão = Borboletas do VIS (Variable Intake System) soltas, arrumei eu mesmo.
* Bomba de combustível queimada = Troquei eu mesmo (R$110,00 paralela). Original = R$2.500,00+
* Transmissão automática não troca da 3ª para a 4ª ás vezes. Troquei o óleo ATF em casa, mas não resolvi ainda. (Litro do óleo Pentosin ATF R$80,00 o litro / Troca parcial 4 litros). A princípio são as solenoides, porém o kit com as 9 custa R$1.400,00 (não vende separado).
* Teto-solar não fecha - Engrenagem de plástico espanado, não troquei ainda, mas custa uns R$50,00 no Ebay.
* Motor fervendo, água de refrigeração não circula mais (esse problema tá f...). Desmontei a válvula termostática e ela tá normal. A principio a falha é na bomba de água, porém pra chegar até ela precisa tirar a correia dentada, que também precisa trocar aos 120.000km.

Sou mecânico/eletricista curioso faz 12 anos, já arrumei muito carro em casa gastando pouco, mas essa tal de Freelander tem uns defeitos que quebram a cabeça kkkk. Por sorte tem na internet os manuais técnicos pra baixar, com todo os procedimentos de manutenção elétrico e mecânico, além desse motor (kv6) e a caixa (jatco) serem utilizados em outros tipos de carros.

vitorcastim
10/09/2015, 08:24
Olá Vitor,

Primeiramente parabéns pela compra, também tenho uma Freelander 2006 e posso dizer que é um carro bastante confortável e muito bom de dirigir. O grande problema desse carro é que quando ele passa dos 100.000km, começam a aparecer vários problemas crônicos que fazem o cartão de crédito chorar. Com o dólar a quase R$4,00 as peças estão muito caras e são poucos mecânicos que mexem nesse tipo de carro.

Com quantos km´s está o seu carro?

O problema do carro sofrer pra pegar ocorre com o motor quente ou frio?
Quando você liga a chave, dá pra escutar o barulho da bomba de combustível?
Esse problema de demorar pra pegar pode ser baixa pressão na linha de combustível ou entrada de ar falsa no coletor de admissão. O sensor MAF também pode ocasionar isso.

A falha de engatar a ré e o carro não andar com o motor em rotação entre 2000 RPM podem ser os discos de embreagem da caixa automática que estão gastos, solenóide obstruída, nível baixo do óleo ATF ou a bomba interna que está fraca. Pra ver o nível de óleo dessa transmissão (Jatco JF506e) é necessário que a temperatura do óleo esteja entre 40 e 50ºC e retirar um parafuso do dreno embaixo(com o motor funcionando). Se o óleo não vazar, é necessário ir completando na parte de cima até começar a sair.


Comprei a minha no começo do ano com 92.000km rodados e agora com 115.000km já tive os seguintes problemas:

* Barulho tec-tec no coletor de admissão = Borboletas do VIS (Variable Intake System) soltas, arrumei eu mesmo.
* Bomba de combustível queimada = Troquei eu mesmo (R$110,00 paralela). Original = R$2.500,00+
* Transmissão automática não troca da 3ª para a 4ª ás vezes. Troquei o óleo ATF em casa, mas não resolvi ainda. (Litro do óleo Pentosin ATF R$80,00 o litro / Troca parcial 4 litros). A princípio são as solenoides, porém o kit com as 9 custa R$1.400,00 (não vende separado).
* Teto-solar não fecha - Engrenagem de plástico espanado, não troquei ainda, mas custa uns R$50,00 no Ebay.
* Motor fervendo, água de refrigeração não circula mais (esse problema tá f...). Desmontei a válvula termostática e ela tá normal. A principio a falha é na bomba de água, porém pra chegar até ela precisa tirar a correia dentada, que também precisa trocar aos 120.000km.

Sou mecânico/eletricista curioso faz 12 anos, já arrumei muito carro em casa gastando pouco, mas essa tal de Freelander tem uns defeitos que quebram a cabeça kkkk. Por sorte tem na internet os manuais técnicos pra baixar, com todo os procedimentos de manutenção elétrico e mecânico, além desse motor (kv6) e a caixa (jatco) serem utilizados em outros tipos de carros.


Estimado Comdek,

Obrigado pela disponibilidade. Vamos as respostas dos seus questionamentos.
Primeiramente, a oportunidade de comprar essa Freelander foi muito boa pra mim, que sai de um tr4 2005. Entretanto,
a mesma consta com 132 mil km rodados.
O carro, estruturalmente falando, está "zero", extremamente bem conservado. Todavia, ao começar a andar no mesmo
notei esses dois problemas que citei.

Em razão do meu desconhecimento da parte mecânica, não observei à época, que estava faltando uma mangueira de ar
que sai do motor (do lado esquerdo pra quem olha de frente). Ao perceber a falta da peça associei que a falha ao ligar (geralmente logo cedo de manhã, ou seja, com o carro frio), poderia ser por causa da vazão do ar, já que minha TR4 já havia dado um problema parecido certa vez. Ontem mesmo fui numa loja e comprei um mangote novo, onde eu mesmo instalei a peça. Aparentemente, até agora, o carro não falhou mais ao ligar (vou testar já já de novo, ao sair pra trabalhar).

O fator da Ré é o que mais me preocupa. Tentando resolver esses problemas, fui a um mecânico de minha extrema confiança. Ao sentir esse problema (é como se a ré ficasse "deslizando" mas o carro não desenvolve), ele me falou que poderia ser ou óleo da caixa de marcha, ou então algum problema de fato no câmbio.

Fui a uma loja especializada em troca de óleo aqui em Natal. Troquei quase todos os óleos do carro, filtro de ar (esse estava um lixo, acho que o antigo dono nunca havia trocado) e filtro do ar condicionado. Quase caio pra trás com o preço (2 mil reais). O óleo da caixa de marcha além de baixo estava péssimo (totalmente preto e com tonalidades roxas nas bordas). Finalizei o serviço ontem a noite, entretanto, ainda estou sentindo esse problema na ré persistir.

Vale deixar claro que esse problema persiste somente na marcha Ré. Antes de trocar o óleo da caixa, quando dirigia em D, parecia que algumas marchas não eram engatadas, fazendo a rotação do motor subir. Tinha de então reduzir a velocidade para o carro voltar ao normal. Esse problema foi resolvido, até agora.

O que está de fato me preocupando é esse problema da Ré, haja vista que não consigo subir qualquer rampa com o carro. Tenho medo se de fato for algum problema no câmbio, pq já me apertei muito pra comprar o carro e ainda tive de arcar com essa manutenção.

No mais, testarei agora pela manhã se o carro irá falhar ao ligar.

Você me recomenda ou tem alguma ideia de fato do que possa ser?

Obrigado e um ótimo dia.

vitorcastim
10/09/2015, 08:28
A propósito, o meu teto solar tb não esta fechando. Fica um barulho terrível pra fechar. Entretanto o antigo dono disse que consertaria isso e a trava da mala (a mala não está abrindo).

vitorcastim
10/09/2015, 08:43
Só mais uma coisa, todos essas suspeitas da Ré que você citou: "discos de embreagem da caixa automática que estão gastos, solenóide obstruída ou bomba interna", são muito caros para consertar?

Obrigado.

comdek
10/09/2015, 10:46
Aquelas mangueiras de vácuo que saem do motor e vai para o coletor de admissão com o tempo ressecam e quebram com facilidade. Não é difícil de arrumar isso, só comprar mangueira rígida e colocar presilhas. Qualquer vazamento já deixa o motor falhando em marcha-lenta e possivelmente com dificuldade na partida. Para detectar vazamentos, espirra um WD-40 ou desingripante nas partes de entrada do motor. Se houve oscilação na rotação, significa que tem entrada falsa de ar.

Se o teto solar faz tec tec ao fechar, tem que trocar 1 ou 2 engrenagens no motor que fica no teto. Segue abaixo fotos do motor:
https://www.landyzone.co.uk/land-rover/sun-roof-motor-gear.199067/
Essas engrenagens tem no ebay pra comprar:
http://www.ebay.com/itm/Sunroof-repair-kit-for-sunroof-motor-gear-E86-gear-Freelander-/221862847352?hash=item33a80e6378
http://www.ebay.com/itm/Land-Rover-Freelander-sunroof-repair-kit-sunroof-motor-gear-s1820-/131498902383?hash=item1e9df2036f


Já a transmissão automática pra ver o problema só abrindo mesmo.
Se for problema das solenóides, tem que trocar o kit todo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701324240-solenoide-cambio-kit-p-vw-audi-freelander-jf506e-09a-_JM

O problema da ré pode estar ligado em um problema que ocorre com frequência (segundo informações que li em fóruns do exterior) que é quando o mecanico ao tirar o parafuso do dreno para verificar o óleo, retira o parafuso errado. Ao retirar o parafuso errado, ele solta uma cinta interna dentro da caixa e faz com que a marcha ré não funcione.
http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/automatic-gearboxes/jatco-jf506e.html

IMPORTANT NOTICE: On the back of the unit, located above the drive shaft is a location bolt for the brake band. This is a 19mm Hex/Special Torx bolt. This is often mistaken for the level plug . IT IS NOT. Please do NOT remove this as it cannot be refitted without stripping the box apart. If this is removed you will lose reverse gear.

Dá uma procurada no google por "JF506e reverse gear problem".

vitorcastim
10/09/2015, 10:59
Aquelas mangueiras de vácuo que saem do motor e vai para o coletor de admissão com o tempo ressecam e quebram com facilidade. Não é difícil de arrumar isso, só comprar mangueira rígida e colocar presilhas. Qualquer vazamento já deixa o motor falhando em marcha-lenta e possivelmente com dificuldade na partida. Para detectar vazamentos, espirra um WD-40 ou desingripante nas partes de entrada do motor. Se houve oscilação na rotação, significa que tem entrada falsa de ar.

Se o teto solar faz tec tec ao fechar, tem que trocar 1 ou 2 engrenagens no motor que fica no teto. Segue abaixo fotos do motor:
https://www.landyzone.co.uk/land-rover/sun-roof-motor-gear.199067/
Essas engrenagens tem no ebay pra comprar:
http://www.ebay.com/itm/Sunroof-repair-kit-for-sunroof-motor-gear-E86-gear-Freelander-/221862847352?hash=item33a80e6378
http://www.ebay.com/itm/Land-Rover-Freelander-sunroof-repair-kit-sunroof-motor-gear-s1820-/131498902383?hash=item1e9df2036f


Já a transmissão automática pra ver o problema só abrindo mesmo.
Se for problema das solenóides, tem que trocar o kit todo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701324240-solenoide-cambio-kit-p-vw-audi-freelander-jf506e-09a-_JM

O problema da ré pode estar ligado em um problema que ocorre com frequência (segundo informações que li em fóruns do exterior) que é quando o mecanico ao tirar o parafuso do dreno para verificar o óleo, retira o parafuso errado. Ao retirar o parafuso errado, ele solta uma cinta interna dentro da caixa e faz com que a marcha ré não funcione.
http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/automatic-gearboxes/jatco-jf506e.html

IMPORTANT NOTICE: On the back of the unit, located above the drive shaft is a location bolt for the brake band. This is a 19mm Hex/Special Torx bolt. This is often mistaken for the level plug . IT IS NOT. Please do NOT remove this as it cannot be refitted without stripping the box apart. If this is removed you will lose reverse gear.

Dá uma procurada no google por "JF506e reverse gear problem".

Comdek,

Nāo sei como agradecer a sua ajuda. Estou de fato desesperado pra ajeitar isso, o dinheiro esta curto e nāo tenho sequer como desfazer o negócio (estou apaixonado pelo carro também).

Eu vou dar uma lida em tudo que você colocou.

Preciso descobrir onde é esse parafuso também.

Por ultimo, você é de qual cidade? Conheceria algum bom mecânico para indicar aqui em Natal?

Obrigado.

comdek
13/09/2015, 14:03
Comdek,

Nāo sei como agradecer a sua ajuda. Estou de fato desesperado pra ajeitar isso, o dinheiro esta curto e nāo tenho sequer como desfazer o negócio (estou apaixonado pelo carro também).

Eu vou dar uma lida em tudo que você colocou.

Preciso descobrir onde é esse parafuso também.

Por ultimo, você é de qual cidade? Conheceria algum bom mecânico para indicar aqui em Natal?

Obrigado.

Sou de Curitiba-PR. Mecânico em Natal não conheço nada. Aqui em Curitiba também não é fácil de encontrar, tô tentando achar um freelancer pra me ajudar a tirar as correias dentadas e trocar. Precisa de ferramentas especiais para troca dessa correia.

vitorcastim
13/09/2015, 14:21
Comdek,

Péssima notícias. Levei a um mecânico meunde confiança aqui em Natal. Ele disse que era muito provável ser defeito no câmbio.
Levei no especialista em câmbio automático e o mesmo orçou o serviço em 7 mil reais!!!

Eu sai tão desnorteado da oficina que liguei logo pro antigo dono e estou tentando desistir da compra (faz uma semana que peguei o carro). O antigo dono disse que levaria o carro no mecânico dele e se fosse barato ele consertaria e, se nāo for, me devolverá o dinheiro.

Esqueci agora as especificação do problema, mas amanhã eu te digo mais precisamente.

Obrigado.

comdek
14/09/2015, 13:17
Infelizmente é caro mesmo, pois além de possuir poucos mecânicos de caixa automática, eles cobram alto mesmo.

As peças para reformar a caixa automática custa em torno de 1500,00 com o dolar na situação que tá. Segue o link das peças:
http://www.ebay.com/itm/JF506E-Transmission-Rebuild-Kit-Clutches-Filter-Mazda-Jaguar-Land-Rover-/251654887247?fits=Model%3AFreelander&hash=item3a97ccd74f&vxp=mtr

vitorcastim
14/09/2015, 16:45
Comdek, boa tarde, amigo,

Acabei de descobrir de fato que o problema são nos discos do câmbio e que terei de trocar. O mecânico que levei me indicou um lugar aqui na minha cidade que compraria o kit de discos por volta de 800 reais. O valor médio é esse mesmo?

O outro problema agora é achar um mecânico aqui em Natal que abra a caixa, seja confiável (ponto importante) e faça apenas a troca dos discos. Creio que a mão de obra seja em torno dos 800/1000 reais.

O que tem a me dizer sobre isso?

Obrigado.

comdek
14/09/2015, 21:39
Comdek, boa tarde, amigo,

Acabei de descobrir de fato que o problema são nos discos do câmbio e que terei de trocar. O mecânico que levei me indicou um lugar aqui na minha cidade que compraria o kit de discos por volta de 800 reais. O valor médio é esse mesmo?

O outro problema agora é achar um mecânico aqui em Natal que abra a caixa, seja confiável (ponto importante) e faça apenas a troca dos discos. Creio que a mão de obra seja em torno dos 800/1000 reais.

O que tem a me dizer sobre isso?

Obrigado.

Vitor,

Tem que dar uma procurada na cidade ou as vezes em cidades vizinhas. Essa caixa Jatco JF506e são equipadas também em alguns Audi´s usando a mesma arquitetura, não é exclusiva da Freelander. R$7.000,00 é um valor muito exorbitante, esse valor seria se a caixa tivesse quebrada e as engrenagens moídas.
Recomendo também dar uma procurada em ferro-velho. Se achar uma Freelander que deu perda total, poderia comprar a caixa, trocar a sua e vender a que está com problema.

Quando vc pegou o carro, já tinha apresentado o problema ou ocorreu uns dias depois?

comdek
14/09/2015, 21:50
Já vi tb Freelanders encostadas pois arrebentou a correia dentada e detonou o motor. A troca do bloco, pistões e cabeçote chega aos R$12.000,00 fácil.
Muitos falam que não dá pra trocar o motor, mas estive estudando e daria pra adaptar o motor do Fox 1.6 com a caixa manual, pois o suporte da parte de cima do motor é muito parecido com o motor V6. Um kit com motor, caixa e módulo de injeção do Fox encontrei por R$3.500,00 c/ nota. Algumas adaptações que precisam ser feitas seriam os suportes inferiores e uma integração com o protocolo CAN-BUS para exibir a velocidade e rotação do motor no painel. O carro também perderia o 4x4 (somente tração dianteira) e o automático, mas como uso na cidade não faz falta 4x4. O carro é muito bom e completo, só o motor/caixa que deixam a desejar após 100.000km.
O certo é achar um motor 1.8 16v, pois lá fora tem Freelander com esse motor. Claro, isso é uma ideia para o futuro (bem distante, espero kkk).

vitorcastim
14/09/2015, 22:07
Comdek,

Esse problema na ré deu no dia seguinte a compra. O mecânico que levei hoje disse que o kit dos discos seria em torno dos 800 reais. Estimo que a mão de obra seja o mesmo valor (entre 800 e 1000), que com o oleo deve dar um total de 2 mil e pouco ao todo.

Sua dica é boa também. Vou procurar uma caixa de marcha da freelander. No caso seria a mesma que a usada nos audis? Qual é a referência dela mesmo? Obrigado.

comdek
14/09/2015, 22:44
Comdek,

Esse problema na ré deu no dia seguinte a compra. O mecânico que levei hoje disse que o kit dos discos seria em torno dos 800 reais. Estimo que a mão de obra seja o mesmo valor (entre 800 e 1000), que com o oleo deve dar um total de 2 mil e pouco ao todo.

Sua dica é boa também. Vou procurar uma caixa de marcha da freelander. No caso seria a mesma que a usada nos audis? Qual é a referência dela mesmo? Obrigado.
O valor de R$2.000,00 tá dentro do esperado para o conserto, se eu fosse vc arriscava. A caixa é a Jatco JF506e, porém o da Audi não encaixa na Freelander. A parte de dentro é idêntica e usa a mesma arquitetura, porém as fixações no motor são diferentes. O óleo Pentosil ATF1 aqui em Curitiba tava R$80,00 o litro no começo do ano. Essa caixa não utiliza o óleo Dextron que outras caixas utilizam.

comdek
15/09/2015, 15:18
Fui tentar chegar na correia dentada hj mas tem que tirar o suporte superior do motor, precisa passar a cinta no motor pra não cair da posição. Consegui achar um mecânico que já mexeu nesse motor e inclusive com o mesmo problema. Amanhã vou levar lá e vamos começar a mexer.

vitorcastim
16/09/2015, 09:26
O valor de R$2.000,00 tá dentro do esperado para o conserto, se eu fosse vc arriscava. A caixa é a Jatco JF506e, porém o da Audi não encaixa na Freelander. A parte de dentro é idêntica e usa a mesma arquitetura, porém as fixações no motor são diferentes. O óleo Pentosil ATF1 aqui em Curitiba tava R$80,00 o litro no começo do ano. Essa caixa não utiliza o óleo Dextron que outras caixas utilizam.

Comdek,

Você saberia onde poderia encontrar na internet os discos da caixa de marcha? Não estou localizando por aqui.

Obrigado.

comdek
17/09/2015, 16:10
Veja esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688997085-master-kit-cambio-automatico-jatco-jf506e-golf-a3-_JM


O kit de discos é chamado de Master Kit.

vitorcastim
18/09/2015, 11:33
Veja esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688997085-master-kit-cambio-automatico-jatco-jf506e-golf-a3-_JM


O kit de discos é chamado de Master Kit.

Eu comprei, nobre amigo.
Agora é aguardar chegar e achar um mecânico bom que faça a troca.
Aqui em Natal a maioria é mercenário que só faz a troca se comprarmos
as peças com ele. É algo em torno dos 7 MIL reais!! ABSURDO!

comdek
19/09/2015, 12:14
Eu comprei, nobre amigo.
Agora é aguardar chegar e achar um mecânico bom que faça a troca.
Aqui em Natal a maioria é mercenário que só faz a troca se comprarmos
as peças com ele. É algo em torno dos 7 MIL reais!! ABSURDO!
O meu ta na oficina pra trocar a correia dentada. Tava toda partida já, mais algum tempo iria estourar.

comdek
28/09/2015, 11:05
O meu ta na oficina pra trocar a correia dentada. Tava toda partida já, mais algum tempo iria estourar.
Resolvido o problema de ferver. Tinha um T metálico que vem do reservatório de água e vai para o radiador, tava entupido pois enferrujou.

Eldrin
13/10/2015, 09:26
Resolvido o problema de ferver. Tinha um T metálico que vem do reservatório de água e vai para o radiador, tava entupido pois enferrujou.

A minha Freelancer 2005, também parou de da a ré, consegui um mecânico muito obesto especializado em câmbio automático, e não cobrou estas fortunas que cobram inicialmente para consertar, todos os defeitos no carro o senhor Marcos, fala que é fácil resolver, na pra ele é difícil, adoro pessoas positivas, oo mecânico já sincronizou e trocou o kit solenóide da ré e da quarta marcha que está ruim, hoje ele vai me dizer se realmente precisa trocar os discos ou não, vamos aguardar.

comdek
13/10/2015, 13:07
Meu carro ferveu mais uma vez depois de 2 semanas funcionando bem. O negócio é forçar a valvula termostática pra ficar sempre aberta. O carro é feito pra neve, não aguenta temperaturas tão altas de nossas terras.

comdek
13/10/2015, 13:08
A minha Freelancer 2005, também parou de da a ré, consegui um mecânico muito obesto especializado em câmbio automático, e não cobrou estas fortunas que cobram inicialmente para consertar, todos os defeitos no carro o senhor Marcos, fala que é fácil resolver, na pra ele é difícil, adoro pessoas positivas, oo mecânico já sincronizou e trocou o kit solenóide da ré e da quarta marcha que está ruim, hoje ele vai me dizer se realmente precisa trocar os discos ou não, vamos aguardar.
O problema da quarta marcha é que ela não entra quando engata da 3ª pra 4º?

comdek
13/10/2015, 20:57
Caros,

Esse carro tem 2 válvulas termostáticas, sendo uma escondida em formato de "T" que serve para dividir o fluxo de água em 2 partes. No meu carro encontrei ela quebrada e com a mola solta. Essa bendita tá fazendo o carro ferver fazendo culpar a grande válvula termostática. Não achei ela pra vender ainda.

Aí a localização:

514185

Tirei ela das mangueiras e já veio soltando a mola:

514187

Por dentro ela tem um pino central, que tô tentando descobrir se ela é normalmente fechada ou aberta. Joguei na agua fervendo e não tem ação, possivelmente tá emperrada já.

514186


514188

514189

514191

Eldrin
20/10/2015, 12:40
Veja esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688997085-master-kit-cambio-automatico-jatco-jf506e-golf-a3-_JM


O kit de discos é chamado de Master Kit.

Este kit do link serve para freelander? Perguntei ao vendedor ele disse que não serve, parece que o kit de reparo de alguns carros como golf audi que também é Jatco o kit é diferente procede isso?

vitorcastim
20/10/2015, 13:36
Eldrin, você também está precisando de um Master Kit? Posto já já o link do vendedor que comprei para minha Freelander.

HCÂMARA
03/11/2015, 19:07
Vitor,

Tem que dar uma procurada na cidade ou as vezes em cidades vizinhas. Essa caixa Jatco JF506e são equipadas também em alguns Audi´s usando a mesma arquitetura, não é exclusiva da Freelander. R$7.000,00 é um valor muito exorbitante, esse valor seria se a caixa tivesse quebrada e as engrenagens moídas.
Recomendo também dar uma procurada em ferro-velho. Se achar uma Freelander que deu perda total, poderia comprar a caixa, trocar a sua e vender a que está com problema.

Quando vc pegou o carro, já tinha apresentado o problema ou ocorreu uns dias depois?

Eu tive que trocar os componentes da free 1.. Um mecãnico tirou a caixa (sem desmontar), eu enviei por transportadora para Juiz de Fora-MG com as peças novas. Lá eles desmontaram a caixa, trocaram as peças e reenviaram a mim. O meu mecanico "local" só a recolocou no lugar.
O trabalho todo (inclusive transporte, desmontagens, ambos os mecânicos e peças) saiu por uns R$3.000,00 e está funcionando perfeitamente..
A dica é: Enviar a caixa COMPLETA para realizar o serviço em outro local especializado..

Marcio _ Henrique
11/11/2015, 10:28
Bom Dia, Freelander 2 2008 jogando óleo do cambio pelo dreno e
apita com o motor frio, aguem sabe do que se trata para que eu possa
resolver esse pepino !!!
Desde já agradeço !!!
obs: Cambio automático !!!

ftassio
09/01/2018, 17:02
A minha Freelancer 2005, também parou de da a ré, consegui um mecânico muito obesto especializado em câmbio automático, e não cobrou estas fortunas que cobram inicialmente para consertar, todos os defeitos no carro o senhor Marcos, fala que é fácil resolver, na pra ele é difícil, adoro pessoas positivas, oo mecânico já sincronizou e trocou o kit solenóide da ré e da quarta marcha que está ruim, hoje ele vai me dizer se realmente precisa trocar os discos ou não, vamos aguardar.

Tem como passar o contato desse mecânico do RJ?

ViniU
28/01/2018, 14:05
Boa tarde....
Já acompanho o fórum a algum tempo, comprei minha primeira Freelander agora, carro ótimo, seguro, forte... Enfim tudo de bom, mas do nada troquei a bateria dela ecomecou a falhar... As vezes chega até a apagar, levei no mecânico, olhou velas, filtro, bobinas e nada... Ai passou o computador e acusou (mistura pobre) sonda 1, trocou a sonda, mas a falha ainda continua, mediu a bomba e aparentemente não tem nada... Ai li Aki sobre o tal sensor MAF, COMPREI A PEÇA e agora esperando chegar para ver se acaba o problema.... Notei tbem que a minha falta uma mangueira de ar, a de entrada, que entra pro filtro... Será que isso tbem pode causar este probleminha

leandro Saturnino da Silv
01/10/2018, 17:32
Bom dia amigo estou esse mesmo problema e gostaria de saber se vc conseguiu outra válvula ou adptou outra de outro carro .
Porque não consigo comprar ela separada tá me dando um problema ,se vc tem uma solução me avise obrigado.

marcio affonso
13/12/2018, 17:59
Boa tarde....
Já acompanho o fórum a algum tempo, comprei minha primeira Freelander agora, carro ótimo, seguro, forte... Enfim tudo de bom, mas do nada troquei a bateria dela ecomecou a falhar... As vezes chega até a apagar, levei no mecânico, olhou velas, filtro, bobinas e nada... Ai passou o computador e acusou (mistura pobre) sonda 1, trocou a sonda, mas a falha ainda continua, mediu a bomba e aparentemente não tem nada... Ai li Aki sobre o tal sensor MAF, COMPREI A PEÇA e agora esperando chegar para ver se acaba o problema.... Notei tbem que a minha falta uma mangueira de ar, a de entrada, que entra pro filtro... Será que isso tbem pode causar este probleminha

sim , pode ter certeza que ela falhará se tiver alguma mangueira de vacuo furada.

Rayner Gontijo
07/08/2019, 06:16
https://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/151990-ajuda-para-freelander-1-recem-comprada-meu-primeiro-carro-da-marca-3.html#post2321997

Bom dia ! Sou usuário novo e estou adquirindo um FL1 que está aquecendo.

Estou desconfiado de ser essa peça. Você encontrou pra comprar ? Qual nome ?

Obrigado

EddieRoque
06/04/2020, 20:53
https://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/151990-ajuda-para-freelander-1-recem-comprada-meu-primeiro-carro-da-marca-3.html#post2321997

Bom dia ! Sou usuário novo e estou adquirindo um FL1 que está aquecendo.

Estou desconfiado de ser essa peça. Você encontrou pra comprar ? Qual nome ?

Obrigado


boa noite tenho uma freelander 1 e tambem estou com problemas de aquecimento e misturando oleo no reservatorio de agua

alguem me ajuda por favor

grato

Manoel jorge
28/04/2020, 22:19
Boa noite, Srs

estou para comprar um Freelander 1 - com vontade e medo ao mesmo tempo!!!

Vale a pena em pleno 2020?

Aguardo retorno do amigos

igorbelchior
11/05/2020, 17:18
Vou me juntar ao coro do Manoel acima. Eu acabei de adquirir uma e todas as informações no forúm são bem antigas. Esse modelo ainda vale a pena?

Evandro-LandWay
13/05/2020, 08:13
é um motor que precisa de cuidados, especialmente no sistema de arrefecimento, é um motor kia, o mesmo usado na carnival, ainda se encontra muitas peças novas a venda...

Ailt9n
02/04/2024, 20:43
Pessoal.boa noite. Sou novo aqui
Tenho uma freelander 2006. Porem o carro esta com 79 mil km.
O carro estava perfeito. Parei o carro qdo voltei dei na partida o carro funcionou normal. Porém a hora que piso no freio some a aceleleracao do pedal so fica na marcha lenta
Desligo o carro. E novamente dou na partida ele funciona acelera. Normal. Se engata qlq marcha ou pisar no freio . Pronto ja não funciona mais o acelerador só na marcha lenta
Será que podia me dar umas dica se alguém já teve este problema