PDA

Ver Versão Completa : Motor Duratorq 3.2 ranger

Philip Uehara
07/09/2015, 14:58
olá pessoal !, sou novo aki e ja dei uma pesquisadas nos topicos do forum e nao achei nada...
eu queria saber, por que esse motor diesel tem corpo de borboleta, sou um pouco leigo no assunto de macanica
segue a imagem :mrgreen:

obs, tenho certeza q é diesel, é minha minhonete :lol:

Miranda_MG
07/09/2015, 17:43
olá pessoal !, sou novo aki e ja dei uma pesquisadas nos topicos do forum e nao achei nada...
eu queria saber, por que esse motor diesel tem corpo de borboleta, sou um pouco leigo no assunto de macanica

Philip,

Identifique se é a parte que está destacada em vermelho. Se for, você já tem inclusive a sua resposta pelo restante do esquema.

511263

Abraço,

Miranda

Thiago Pereira
07/09/2015, 18:09

No motores ciclo diesel modernos EURO V há borboleta, pois com ela fechada cria-se uma depressão no coletor, que permite a admissão dos gases de escape pelo sistema EGR, a borboleta acaba também ajudando no freio-motor.
A borboleta também fecha-se ao desligar o motor, o que evita aquela chacoalhada bem comum nos motores diesel equipados com bomba injetora, em que o corte era feito apenas pelo solenoide bloqueando a passagem do combustível.