Ver Versão Completa : Comprando Bandeirante nova!!
JOEL_DARLAN
07/09/2015, 12:48
Pessoal, tenho lido muito nos últimos dias, e é tanta informação que as dúvidas persistem... vou pedir ajudar de vocês para sanar algumas dúvidas diretas que tenho, pois estou na eminência de realizar um sonho de infância e comprar uma bandeirante curta ano 91, motor do 709. Não ví ela ainda(só em fotos), só tenho informação que ela possui dh, ar condicionado, bancos de couro, pneus 33 novos, rodas 12 polegadas, snorkel original e pelas fotos está muito bem cuidada.
Primeira informação é que será meu único carro.. para o dia a dia e passeios fora de estrada, principalmente região de serra, cannyons e estradas de terra... não usarei para fazer trilha.
Já tive um 4x4 (frontier) que meu dei muita alegria e me levou nos passeios mais legais que já fiz... mas acabei tendo que vender e agora estou por trocar meu golf por uma band que sempre fui apaixonado, porém nunca tive a experiência nem de entrar.. muito menos de andar. Bom segue as dúvidas:
A band em questão, está equipada com pneus novos 33x12,5, não costumo andar rápido, minha velocidade cruzeiro é 100 km/h.
Ela anda tranquilamente nessa velocidade cruzeiro ou o motor fica "esguelado" me forçando a fazer alguma alteração?
Pelo que li é muito importante que ela tenha freios a disco na dianteira e eixo flutuante na traseira.
Ainda não sei se esta que vou olhar tem, gostaria de saber se costuma ocorrer problemas com o eixo semi-flutuante na traseira e se é uma coisa que preciso trocar com urgência caso eu compre, pois vi que o valor do investimento é alto. Pelo que vi a troca dos freios tambor por disco é simples e não é tão caro.
hercilio.neto
07/09/2015, 15:20
Joel Darlan,
Vejo que você está bem informado a respeito da configuração da Band.
O principal upgrade é o freio a disco no eixo dianteiro. O segundo é a direção hidráulica.
Eu, particularmente, não abro mão do sistema e das peças originais mas existem boas adaptações. Penso que nos anúncios, as adaptações deveriam ser mencionadas. Seria mais transparente e honesto.
Ar condicionado é um item de conforto indispensável em algumas regiões.
A velocidade de cruzeiro da Band com pneus 33 e cambio de 4 marchas é 95 km/h, mas dá pra andar a 100 km/h tranquilamente.
Se quiser um pouco mais de elasticidade no câmbio, poderá trocar a relação de coroa&pinhão ou colocar um câmbio de 5 marchas. Aí rodará tranquilo a 120 km/h.
O eixo flutuante é importante, mas os acidentes por quebra não são comuns. É um reforço que tranquiliza quem viaja com o jipe. É um upgrade desejado por 100% dos toyoteiros.
Joel, usei minha Band como único veículo por dois anos. Vai depender do seu nível de exigência quanto ao conforto e mimos que carros modernos possuem e o Bandeirante não. Por coincidência, minha viatura é ano 91. Quanto à velocidade de cruzeiro, com mecânica original e pneus 33", dá pra manter 100 a 110 km/h na boa. Hoje, mesmo turbinada, continua com a mesma velocidade média nas viagens (pra mudar isso, só alongando os diferenciais ou trocando o cambio de 4 por um de 5 marchas). Na minha modesta opinião, andar acima de 110 numa Band não é agradável (além de ser perigoso). Ela não tem estrutura para isso.
Um abraço e boa sorte na procura pela viatura!!!
JOEL_DARLAN
07/09/2015, 18:40
Bom saber que ela anda em velocidade cruzeiro a 90 - 100... na verdade minha preocupação era que ela nessa velocidade tivesse com o giro do motor muito alto... com aquela sensação de que está forçando o motor... Vou verificar essa semana ela.. ver se tem freio a disco e eixo traseiro flutuante... Não entendo nada de mecânica, então meu parâmetro é apenas oque leio aqui no fórum... Muita informação para um leigo, hehehe. Vou verificar se tem algum podre.. Tem algum lugar que devo olhar com mais atenção a lataria? procurar podres?? e sobre o motor, alguma coisa para eu olhar com mais atenção?
JOEL_DARLAN
07/09/2015, 18:42
Outra pergunta besta, hehehe, notei que algumas tem snorkel do lado esquerdo (caso desta que estou vendo, é daqueles modelos originais) e outras do lado direito... tem um padrão de fábrica original?
marciorank@gmail.com
07/09/2015, 20:34
Outra pergunta besta, hehehe, notei que algumas tem snorkel do lado esquerdo (caso desta que estou vendo, é daqueles modelos originais) e outras do lado direito... tem um padrão de fábrica original?
eu tambem gostaria de colocar um eixo traseiro flutuante na minha porem o investimento é alto, ja tenho a minha a 8 anos e tenho pneus 35 e nunca tive problemas, lembrando que, uso a band todos os dias na cidade e em passeios, porem não uso em trilhas.
Sonhador
07/09/2015, 20:59
fique atento aos relatos de acidente com as bands , pois tem alguns detalhes na condução do veiculo ....
Outra pergunta besta, hehehe, notei que algumas tem snorkel do lado esquerdo (caso desta que estou vendo, é daqueles modelos originais) e outras do lado direito... tem um padrão de fábrica original?
O 364, como é a que está vendo, trem filtro de ar à esquerda, e o 314 tem à direita, por isso o snorkel varia de posição.
O 14b nem sei de que lado fica, mas creio que na esquerda.
hercilio.neto
07/09/2015, 22:05
O snorkel é um equipamento para quem faz trilha e atravessa áreas alagadas.
O OM364 tem o filtro no lado do motorista e o snorkel fica nesse lada, mas ao colocar intercooler, pode-se optar por outro arranjo.
Quanto a velocidade, não convém abusar. Em uma ultrapassagem, talvez pode-se apertar um pouco, mas evite correr muito pois a estabilidade é péssima. Se for necessária uma manobra brusca em velocidade, vai se perder e não segura mais.
O conforto exige muita boa vontade. Diria amor mesmo.
Por isso as patroas torcem o nariz.
Meu jipe eu uso diariamente. É o meu carro do dia-a-dia, mas aqui em casa tem outros carros, daí quando é para viajar, ninguém quer ir de jipe, sou voto vencido.
JOEL_DARLAN
07/09/2015, 22:30
Obrigado pelas dicas pessoal... Quanto a velocidade... Não costumo dirigir mais que 100kmh... Fiquei mais na dúvida se nessa velocidade a Band forçava demais o motor... Minhas melhores viagens foram feitas em estradas secundárias com pouco movimento e baixa velocidade.. Curtindo a natureza. Quanto ao conforto vou ter que testar... Pois tinha uma frontier e era muito boa pra viajar... Mas oque me agrada é a ideia de ter um carro forte que não sofre com nossas estradas esburacadas e vai pra qualquer lugar
souza.net
09/09/2015, 01:24
Obrigado pelas dicas pessoal... Quanto a velocidade... Não costumo dirigir mais que 100kmh... Fiquei mais na dúvida se nessa velocidade a Band forçava demais o motor... Minhas melhores viagens foram feitas em estradas secundárias com pouco movimento e baixa velocidade.. Curtindo a natureza. Quanto ao conforto vou ter que testar... Pois tinha uma frontier e era muito boa pra viajar... Mas oque me agrada é a ideia de ter um carro forte que não sofre com nossas estradas esburacadas e vai pra qualquer lugar
Vou falar baseado em minha Bandeirante (ano 88 e sem upgrade nenhum). Eu não passo de 80 km/h. Veja bem, estou me referindo a velocidade máxima e não velocidade de cruzeiro. O amigo saiu recentemente de uma Frontier, que possui excelente estabilidade e conforto, atributos ausentes na Bandeirante.
Se possível, faça um teste drive antes. Quanto a lataria, observe assoalho e latarias próximo as borrachas de vedação e próximo as borrachas das janelas, além da região próxima ao reservatório de fluído, que (por vezes) costumam estar enferrujados, principalmente se tiver pego um mecânico descuidado :(
Bandeirante vai contra a razão de se tê-la, todavia a temos ou queremos tê-la. Uma paixão não se explica, vive-se. Portanto viva sua paixão e realize seu sonho de infância!
P.S.: Não se esqueça de equipa-la com acessórios antifurto :!:
fabiano r
09/09/2015, 09:06
O snorkel é um equipamento para quem faz trilha e atravessa áreas alagadas.
O OM364 tem o filtro no lado do motorista e o snorkel fica nesse lada, mas ao colocar intercooler, pode-se optar por outro arranjo.
Quanto a velocidade, não convém abusar. Em uma ultrapassagem, talvez pode-se apertar um pouco, mas evite correr muito pois a estabilidade é péssima. Se for necessária uma manobra brusca em velocidade, vai se perder e não segura mais.
O conforto exige muita boa vontade. Diria amor mesmo.
Por isso as patroas torcem o nariz.
Meu jipe eu uso diariamente. É o meu carro do dia-a-dia, mas aqui em casa tem outros carros, daí quando é para viajar, ninguém quer ir de jipe, sou voto vencido.
Hercílio lá em casa sou privilegiado meu amigo, todos preferem o "jeep" do pai ao "carro" da mãe, já tem um bom tempo que não viajamos de carro, apenas de Bandeirante e todos vão feliz da vida!
JOEL_DARLAN
09/09/2015, 12:52
Para atualizar os dados sobre a Band que vou olhar.. Falei com o dono. É band 91, branca, curta pneus 33 novos, rodas daytona 8 polegadas(não conheço), snorkel original, estribo, arranque novo, freio disco dianteira, ar condicionado, DH, bancos couro da SW4. Ele tem as notas dos serviços feitos, reparo no munhão(acho que é isso), embreagem nova, cilindro freio novo, tanque novo, embuchamento das molas(acho que é isso), console e som no teto. Faltaria alguma configuração importante? Sei que não foi trocado o eixo traseiro, ou seja não é flutuante...
Diogo_Vargas
09/09/2015, 13:12
JOEL_DARLAN
Dando uma pesquisada vi que você também é de Porto Alegre.
Sou de POA também e comprei a minha no final de 2013, busquei ela em SC. No meu ponto de vista o principal é ver se o chassis está reto (no olho mesmo) e se não possui soldas próximas aos pontos que ficam os suportes das molas, isso é a alma da Band. Lata, motor, caixa, eixos... tudo se arruma ou troca, mas um chassi ruim não é qualquer um que arruma mesmo.
Se precisar de alguma ajuda prende o grito.
Abraço.
Euzébio Lemes
14/09/2015, 13:39
Vou falar baseado em minha Bandeirante (ano 88 e sem upgrade nenhum). Eu não passo de 80 km/h. Veja bem, estou me referindo a velocidade máxima e não velocidade de cruzeiro. O amigo saiu recentemente de uma Frontier, que possui excelente estabilidade e conforto, atributos ausentes na Bandeirante.
Se possível, faça um teste drive antes. Quanto a lataria, observe assoalho e latarias próximo as borrachas de vedação e próximo as borrachas das janelas, além da região próxima ao reservatório de fluído, que (por vezes) costumam estar enferrujados, principalmente se tiver pego um mecânico descuidado :(
Bandeirante vai contra a razão de se tê-la, todavia a temos ou queremos tê-la. Uma paixão não se explica, vive-se. Portanto viva sua paixão e realize seu sonho de infância!
P.S.: Não se esqueça de equipa-la com acessórios antifurto :!:
Muito bom! Gostei da sua definição: "Uma paixão não se explica, vive-se". Como também estou procurando uma Band pra comprar, estou achando de muita utilidade os comentários de todos vocês. Muito obrigado!
Euzébio Lemes
14/09/2015, 13:54
Hercílio e demais colegas, de inestimável valor os comentários que vocês fizeram! Muito obrigado!
Como também estou comprando uma Band e como também sou absolutamente leigo e não saco nada de mecânica, vocês fariam a gentileza de tecer alguns comentários sobre como funciona esse negócio de colocar ar-condicionado em Bands? Um cara que quer me vender uma disse, por exemplo, que essa específica já vem com as ligações para colocar ar-condicionado.
Outra coisa que ele disse e sobre a qual seria massa vocês mais entendidos comentarem é a seguinte: O cara me disse que o cardan da tração 4x4 está desligado, pois o dono só usava o carro na cidade e, segundo ele, isso deixaria o carro mais solto. Há algum problema nisso, amigos toyoteiros?
Outra: Dá pra usar uma Bandizinha mais velha (1989) com esse motor OM 314 sem ter que, necessariamente, turbinar? Eu, por exemplo, sou dos que acham que andar a 100 Km já está de bom tamanho, lembrando, inclusive, que o limite das nossas rodovias é de apenas 110 Km/h.
Mais uma vez, obrigado! Vocês são 10. Rsrs...
hercilio.neto
14/09/2015, 20:55
Hercílio e demais colegas, de inestimável valor os comentários que vocês fizeram! Muito obrigado!
Como também estou comprando uma Band e como também sou absolutamente leigo e não saco nada de mecânica, vocês fariam a gentileza de tecer alguns comentários sobre como funciona esse negócio de colocar ar-condicionado em Bands? Um cara que quer me vender uma disse, por exemplo, que essa específica já vem com as ligações para colocar ar-condicionado.
Outra coisa que ele disse e sobre a qual seria massa vocês mais entendidos comentarem é a seguinte: O cara me disse que o cardan da tração 4x4 está desligado, pois o dono só usava o carro na cidade e, segundo ele, isso deixaria o carro mais solto. Há algum problema nisso, amigos toyoteiros?
Outra: Dá pra usar uma Bandizinha mais velha (1989) com esse motor OM 314 sem ter que, necessariamente, turbinar? Eu, por exemplo, sou dos que acham que andar a 100 Km já está de bom tamanho, lembrando, inclusive, que o limite das nossas rodovias é de apenas 110 Km/h.
Mais uma vez, obrigado! Vocês são 10. Rsrs...
Euzébio,
São duas questões complicadas, e pela sua indicação, o vendedor pode não estar sendo transparente em relação essa Band.
Primeiro porque o ar condicionado que vinha como opcional na Band tinha uma peça que era exclusiva da Band, o suporte do compressor. É uma peça um tanto rara, e acredito que se tivesse essa peça não abriria mão do ar condicionado.
A retirada do cardã para andar soltinho é uma alegação, no mínimo, estranha. Provavelmente o cardã foi retirado porque alguma coisa quebrou. Ou no diferencial, ou na Caixa de transferência.
Basta saber que a roda-livre tem exatamente essa função de liberar o conjunto para não girar junto com as rodas.
Então é importante voce saber que a colocação do ar condicionado usando uma evaporadora comum "gela-saco" de 15k BTUs, vai te custar perto de 2.500 reais, incluindo-se a confecção do suporte do compressor.
A tração dianteira, será uma incógnita. Se tiver que colocar o diferencial completo (coroa, pinhão, planetárias, etc) vai ficar caro. No mínimo uns 3.000,00.
Se o problema foi na Caixa de transferência, também não será barato.
Complementando...
Turbinar não melhora a velocidade de cruzeiro. Melhora a segurança em ultrapassagens e mantém nas subidas. Uma band com relação original, 4m e motor OM 314 a 100km/h já vai estar com rotação elevada para velocidade de cruzeiro. Para melhorar isso tem que alongar os diferenciais ou colocar 5m. Ai... pede um turbo para não ficar xoxa... é o tal do lego infinito hahahaha.
Diogo_Vargas
15/09/2015, 11:26
A minha com motor OM 364, 4 marchas, com diferencial original chega no máximo a 105 km/h no GPS... Minha velocidade de cruzeiro é a 90-95 Km/h isso acima dos 2000 RPM...
T.Azevedo
15/09/2015, 18:59
A minha com motor OM 364, 4 marchas, com diferencial original chega no máximo a 105 km/h no GPS... Minha velocidade de cruzeiro é a 90-95 Km/h isso acima dos 2000 RPM...
A minha mesma configuração consigo 126-128 no GPS de máxima... Será que o pneus maiores alongam tanto assim?
hercilio.neto
15/09/2015, 21:33
Com pneus de 33" roda-se a 106,5 km/h na mesma rotação em que se roda a 100 km/h com pneus de 31"
Ou seja, duas polegadas a mais representam um acréscimo de 6,5% na velocidade final.
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