PDA

Ver Versão Completa : Sportage - Radiador de óleo



geasir
15/02/2006, 14:52
Boa tarde pessoal


Alguem por acaso ja instalou uma radiador de oleo na sportage
TDI, para ajudar na refrigeração do motor, ou não e aconselha-
vel.

Amostardeiro
30/03/2006, 21:53
Geasir

Nunca vi ou, soube de alguém que instalou um radiador de óleo na Sportage TD, mas acredito que seja possível, minha dúvida é quanto a necessidade ???, na minha opinião de proprietário de uma TD acho que não precisa, tens que cuidar muito é do ventilador do radiador :parede: ponto fraco do sistema de arrefecimento da viatura, mas, de qualquer modo tenta ver com o resto da turma de Sportagers.

Abraço

comenale
11/04/2006, 20:40
Pessoal,

Desculpem pela falta de conhecimento mas, radiador de óleo para refrigerar o motor? :shock:

Alguém pode explicar como funciona?

Sou proprietário de uma TDI e nunca tive problemas com a refrigeração do motor.

Enfrento trânsico pesado todos os dias utilizando somente a 1ª e 2ª marchas e já houve dias em que a temperatura bateu nos 34ºC aqui em SP - sem nenhum problema.

geasir
17/04/2006, 17:58
Boa noite Comenale

Quanto ao radiador a oleo ele funciona da seguinte maneira, uma manguei-
ra e ligada na saida do filtro de oleo passa por este radiador baixando a
temperatura do oleo e consequentemente voltando para o motor, ajuda a baixar a temperatura
do motor . Por falar em temperatura a minha gd sportage tdi fritou na serra
este final de semana queimando junta e ate talvez uma trinca no cabeçote, mas so quarta e vou saber, por merito de conhecimento se
você der uma olhada na frete da L200 , vera este radiador de oleo que
ajuda muito o sistema de refrigeração a agua.
Pena eu não ter instalado um deste no meu carro ,assim não estaria com
tanta dor de cabeça. desde ja um abraço

Amostardeiro
17/04/2006, 20:50
Geasir

Pena :cry: , a minha quase foi pro espaço neste fds, mas notei antes que o ventilador não estava fazendo a zoada de sempre e parei a tempo, agora eu fixei a hélice não tem mais acoplamento viscoso.
Mesmo consertando o motor muito cuidado com a temperatura, já que o termometro não indica corretamente o que esta acontecendo, em geral ele trava no meio e não sobe nem desce.
Dá uma olhada no tópico Sportage- Motor e transmissão o assunto também foi tratado lá e no antigo Sportage este coreano.

Abraço

comenale
18/04/2006, 08:08
Geasir,

Sinto muito pelo ocorrido com sua viatura :( .

Você sabe me dizer onde fica o radiador de óleo na TDi?

Grato pela explicação :concordo:

Amostardeiro
18/04/2006, 10:25
Geasir,

Sinto muito pelo ocorrido com sua viatura :( .

Você sabe me dizer onde fica o radiador de óleo na TDi?

Grato pela explicação :concordo:

Comenale

Não existe radiador de óleo na TDI, por isso o Geasir quer instalar um.

Abraço

Amostardeiro
18/04/2006, 10:30
Geasir

Tem que dar uma olhada, mas acredito que poderia ser instalado na frente abaixo do radiador de água, me parece que tem bastante espaço as aberturas do para choques e grade garantiriam um bom fluxo de ar, inclusive há uma travessa do chasis bem no local que facilitaria a fixação.

Abraço

frenético
18/04/2006, 13:04
creio eu que o fabricante não instala porque pensa num carro vendido zero e que vai ter o sistema de arrefecimento funcionando muito bem por cerca de 80.000 quilometros, quando der problema troca a ventoinha.

Mas observo que aqui no fórum a maioria compra carros usados e mais propensos a ter problemas além do clima quente do Brasil. Não vejo como um simples radiador de óleo possa atrapalhar, acho que só tem a ajudar, até pra diminuir o trabalho do resto do sistema.

geasir
18/04/2006, 18:45
Boa noite
Amostardeiro

Valeu a ajuda, o porem e que esta viatura so ferve na serra e com a
helice travada, isto esta dando dor de cabeça p/mecanico já que em
novembro/05 foi trocado o cabeçote por um 0/bala e mesma assim
ferve quando subo a imigrantes com veloc/ 80 a 90 , só que desta
vez parou tudo e teve que guinchar , este trecho eu fazia com uma L200 ano 95 a
90/100 km e nunca aqueceu . pena que foi roubada e o seu seguro
e coisa de louco, outro ponto gosto muito da minha sportage só que
ate agora não consegui me entrosar, mais uma hora a gente se acerta.
Mais uma coisa esta viatura andando entorno de 120 e 130 não aquece
isto e sem serra. Estou pretendendo colocar o radiador a oleo e a uma ventoinha eletrica igual a da Ducato furgão com acionamento eletrico assim poupa um dois cavalo da viatura.Mais outra coisa voce ja encarou a estrada do inferno com sua viatura
ai perto de pelotas.

abraço.

Amostardeiro
18/04/2006, 19:41
Geasir

A minha não fervia de jeito nenhum até este fds, quando pifou o acoplamento do ventilador, ainda bem que o meu prejuízo foi pequeno.

Não fiz a estrada do Inferno com ela, mas no fds que vem para vou visitar a fazenda de um primo e sou obrigadoa passar por ela, depois conto como foi, o que sei é que sobrou muito pouo dela para a felicidade de alguns e tristeza de outros.

Abraço

Amostardeiro
18/04/2006, 20:00
Geasir

Esqueci de perguntar, quando ferveu a primeira vez o ventilador já não estava pifado??? Foi revisado ou não??? O ventilador é o grande vilão do sistema, por isso estou perguntando.

Abraço

geasir
19/04/2006, 13:55
Boa tarde


Amostardeiro

Quanto a helice foi trocado o cj interno completo, sensor de temperatura, valvula termostatica, radiador varetado e o cabeçote
isto em novembro/05. Mas mesmo com todo este cuidado continuou
a ferver na serra, ai resolvi travar a helice mesmo sendo nova(dois meses) nao adiantou, toda vez que subia a serra jogava agua para
fora, troquei a tampa do radiador(tambem nova) não andiantou.
Estou aguardando o mecanico me ligar para saber do estrago que
vai fazer no meu bolso.

Abraço.

helljr65
16/05/2006, 21:57
Ola pessoal,
A minha TDI 2000 tambem tem o pessimo habito de deixar agua pelo caminho (em torno de um litro a cada 300km). Ja troquei uma junta de cabeçote, e so melhorou um pouco. Em tempo, o ventilador da minha esta travado. O engraçado é que acontece apenas na estrada, em alto giro. Na cidade, mesmo com tempo quente, ela trabalha direitinho.
PEnso que uma ventoinha eletrica, com sensor de 86 graus. Precisava saber qual se adapta melhor ao sistema.
Tambem estou pensando em retirar a valvula termostatica. Sera que isso pode trazer prejuizos ao motor?
QUanto ao radiador de oleo, nao tinha pensado no assunto, mas se alguem colocar e recomendar, to topando.

Bianor
23/05/2006, 21:39
Bom eu achei este site onde podem encontrar radiador de óleo e conexões. Vale a pena verificar.
http://www.ancona.com.br/fabricante.php?id=20

Thyago Pinho
24/01/2011, 12:00
Bom eu achei este site onde podem encontrar radiador de óleo e conexões. Vale a pena verificar.
http://www.ancona.com.br/fabricante.php?id=20

Pessoal. Para quem não sabe a Sportage TDI tem sim radiador de óleo:stop:. Ele fica abaixo da turbina. Tem formato de um losangulo com as pontas arrendodadas, são varias aletas:o. podem reparar que ha conexões de agua que passam pelo radiador. Esse radiador está na mesma carcaça que está o filtro primario.

Att Thyago

Chacal
28/01/2011, 17:30
Boa tarde pessoal,
acho que esta refrigeração que o Tyago se refere é refrigeração da turbina água e óleo, minha sportage não tem problema de aquecimento, mudei o radiador, coloquei uma colmeia de 3 aletas e aumentei as caixas de água, ele ficou quase do tamanho de um radiador do caminhão 608, gastei r$ 400, ah, e ainda coloquei uma cebolinha em cima na caixa de água do radiador, se a agua abaixar ela liga um led vermelho no painel.
um grande abraço a todos.

sdalessio
30/07/2018, 13:07
Pessoal. Para quem não sabe a Sportage TDI tem sim radiador de óleo:stop:. Ele fica abaixo da turbina. Tem formato de um losangulo com as pontas arrendodadas, são varias aletas:o. podem reparar que ha conexões de agua que passam pelo radiador. Esse radiador está na mesma carcaça que está o filtro primario.

Att Thyago

Olá a minha DLX 2.2 também tem e esta furado por sinal, misturando óleo do motor no radiador de água.

Alguem sabe onde encontro outro novo ou recondicinado? Ou algum de outro carro que possa se adaptado?