PDA

Ver Versão Completa : Quanto custa SPOA



Mauricio Mei
12/01/2004, 10:31
Pessoal

considerando um CJ5 com a suspensao original....quanto sai mais ou menos para fazer um SPOA...??? Levando em conta pecas necessarias (alias quais sao??) etc...

Uso meu jipe principalmente em Raids....sera que vale a pena fazer SPOA? ou eu vou perder muita estabilidade em inclinacoes laterais ??

Estou a fim de colocar as molas da Toyota...pois os meus feixes ja estao cansados....

[]'s

leopoldo
12/01/2004, 12:22
Quanto mais alto, maior a queda!

No caso do CJ, quanto mais alto, pior nas inclinações laterais a menos que proporcionalmente se aumente a largura, ou bitola.

O custo, bom, depende da oficina que vai fazer, mas deve ser em torno de 500 a 2000, dependendo do grau de carinho adotado.

Um ponto crítico é a susp dianteira, pois ao contrário da simplicidade de se fazer SPOA atrás, temos o sistema de direção em que o ângulo de caster tem de ser mantidos. Isso gera um bom trabalho de reconfecção do eixo dianteiro que nem sempre é bem feito ou fica seguro.

Muito cuidado com essa adaptação, que só é aconselhada para pneus maiores que 35".

Para raids, aconselho a deixar original.

monge
13/01/2004, 00:59
Fala Gente.... :D

Quando fiz meu SPOA, na época, coisa de 2 anos atrás, eu paguei 400 rurais... :D

Não fiz tudo de uma vez... por isso foi barato... com o tempo fui gastando aos poucos até chegar onde chegou... só que não contabilizei tudo não... :( :D :D :D

E o que o leopoldo disse é verdade, o eixo dianteiro merece uma atenção redobrada, se não o jeep fica indirigivel... uma coisa de louco... :shock:


[]'s

Eugênio

Mauro B.
14/01/2004, 02:40
Oi Maurício !!! :D

A mão de obra é sua??? Se for, sai bem mais barato! Foi o meu caso!

O meu saiu menos de R$200, mas eu não girei o diferencial. O mais caro é o trabalho do eixo dianteiro, que os torneiros de Rio Grande (onde fica meu jipe) cobravam (ano passado) R$100.

Sobre os pneus, acho que 33" já tá ótimo!

[]'s

Caco
21/07/2006, 14:45
de novo, sem risos: o que é SPOA e SPUA?

José Augusto
21/07/2006, 15:45
Mauricio Mei, Spoa e velocidade não combinam, minha Rural é SPOAda desde 2002, meu CJ não, na Rural a suspensão de Band foi reforçada e os feixes quando o veículo está carregado fica praticamente plano.

CJ SPOAdo para ficar bom tem que aumentar a bitola, o mais correto seria por eixos de Rural e como o Leopoldo disse, só se justifica para pneus acima dos 35" (medida que acredito ser o divisor).

Porque não fiz SPOA no CJ, bem existem trilhas onde eixos muito largos são um grande problema, como breve estarei também com a Rural, vou usar o veículo apropriado para cada aventura.

Só estou achando os custos levantados para se SPOAr muito aquém..., retrabalho nos cardãns (alongamento e balanceamento), novos flexíveis dos freios, novas sapatas de apoio dos dos eixos, correção do cáster diânteiro (sacar tubeira e girar o diferêncial), serviço de alinhamento, correção das barras ou barra de direção, hi ster, reposicionamento dos amortecedores, novos amortecedores, ... , etc.

Ramone
21/07/2006, 16:17
de novo, sem risos: o que é SPOA e SPUA?

SPOA = SPring Over Axle = molas sobre o eixo
O jeep original é SPUA = SPring Under Axle = molas sob o eixo

:concordo:

Sergio Rocha
21/07/2006, 21:21
de novo, sem risos: o que é SPOA e SPUA?

Caramba, tem muito tempo que eu não vejo essa pergunta por aki. Cade o Bill pra responder ?

Como o José Augusto falou, pneus grandes Spoa caso contrário Spua.

Um conselho bem simples.vai devagar começa a fazer trilhas com ele e vai modificando aos poucos conforme vc for ganhando experiencia em trilhas, e vendo outros jeeps modificados.Um Jeep spoado inclina MUITO mais do que o seu original, e vc só vai sentir falta de muita altura quando estiver fazendo trilhas mais pesadas.O ideal é vão livre alto e não carroceria alta.Ou seja pneuzão.

[ ] '

Elmer_Jeep
22/07/2006, 00:41
sem querer ser chato mas esse tópico só serve pra futuras consultas pois a primeira mensagem é de 2004 e o cara que escreveu esteve poraqui pela ultima vez em 08-11-2005 de acordo com as informações de perfil.

[]'s