Ver Versão Completa : Grand Cherokee 5.7
RafaelOgro
02/09/2015, 11:47
Bom dia pessoal!
Estou chegando agora, tanto no Fórum, quanto no 4X4!
Há aproximadamente 3 anos, saí de Sampa para morar no interior, não muito distante, mas o suficiente para ter uma qualidade de vida mais aceitável.
Após todo este tempo, já me sentindo meio que um bicho do mato, pensei na copra de um 4X4 que atendesse as minhas necessidades de deslocamento local e viagens corriqueiras para visitar os parentes deixados em Sampa, além das viagens esporádicas é claro.
Tomada a decisão fui buscar as informações sobre Pajero, Jeep, Rover, Toyota, e porque não Mahindra, Kia, Hyundai e outros que apareceram pelo caminho.
Acabei optando por uma Grand Cherokee 5.7 2005, na qual instalei imediatamente um kit GNV de 5ª geração com 36m³ ao custo de aproximadamente 6 mil.
O kit acabou pesando na suspensão traseira, cujo conjunto de amortecedores já não estava muito em dia. Como resultado, em buracos mais expressivos, saídas de lombadas e entradas em valetas, ocorre a batida de fim de curso, ou de elos de molas, ainda não parei para analisar.
Fato é que fica claro que existe a necessidade de troca dos componentes, tanto amortecedores quanto molas, de preferência mais resistentes que as normais.
Andei cotando as peças e ao custo nacional, pelo menos na Della Via, é impraticável. Sem instalação e sem as molas, o orçamento dos caras bateu nos 5 mil.
Já com importadores independentes, sem as molas, os orçamentos ficaram na casa dos 3 mil a 3.800 mil.
A troca dos amortecedores, respectivos coxins e batentes, serão trocados de qualquer forma. Mas ainda preciso pegar mais alguns orçamentos. Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço.
Quanto as molas, estou na dúvida sobre a sua substituição, ou instalação de um kit air lift. Tudo dependerá da relação custo por benefícios. Se tiverem alguma informação/indicação de onde conseguir um custo razoável, também agradeço.
O conjunto de buchas será trocado ao longo do tempo por outras em silicone. Há diversos kits disponíveis, mas também estou aberto a sugestões e/ou indicações.
Quanto ao carro em si, o que posso dizer é que é um ogro!
As concessões para o conforto ficam limitadas ao espaço interno, a maciez da suspensão e o piloto automático. No mais é tudo pé na lama!
Neste carro não há ar digital automático, acendimento automático de faróis, de limpadores de para brisa, travas automáticas, on touch em todos os vidros, telas nas janelas traseiras e outros. Talvez tenha sido uma opção mais barata do modelo.
Em relação ao Kit GNV, os 36m³ dão uma autonomia de aproximadamente 250 km em percurso misto, mas acredito que possa chegar aos 300 km em estrada e dentro dos limites.
Não senti perda de potencia por conta da instalação, mas admito que com a instalação do kit eu esperava isso. Toda a cavalaria está lá, a disposição.
Autonomia, pelo menos no meu caso, é fundamental, muito embora outros aspectos do carro tenham pesado bastante na escolha, como espaço interno e robustez, por isso mesmo o próximo passo será testar um kit HHO de pelo menos 1,5 l/m. Se alguém já fez alguma experiência nesse sentido, seria interessante obter um feed back sobre o assunto.
O carro foi carinhosamente apelidado de Ogro porque com tamanha cavalaria, sem não pisar com calma ele passa por cima e ainda leva o dono à falência financeira e o dono do posto à viagens mais constantes de férias na Europa.
Obrigado pelo espaço e me desculpem pelo texto "só um pouquinho" extenso.
Abraço a todos.
BOA NOITE.
inicialmente seja bem vindo ao FORUM !
por incrível que pareça comprei também uma CHEROKEE WK há duas semanas...
peguei uma prata Overland 5.7...
esta na oficina fazendo uma geral...
tomei o susto quando descobri que usa 16 velas...
e que o proprietário anterior fez as revisões ate os 30 mil km e depois disso nada...
o filtro de ar estava podre...
velas pretas...
e muitos detalhes... mas mesmo assim ainda gosto muito dessa cheroka...
sobre lugares para comprar ainda não sei... e justamente estava pesquisando aqui para ver...
encontrei teu tópico e vamos juntos...
já tive uma 4.7 e andei comprando dos USA..
http://www.jeep4x4center.com/jeep-grand-cherokee/wk/index.htm
mas ultimamente o dólar anda caro... mas realmente o povo cobra absurdos pelas peças da nossa WK...
boa sorte e vamos trocando experiências...
abração !
tomei o susto quando descobri que usa 16 velas...
Meu Deus.
É um velório!:shock:
RafaelOgro
04/09/2015, 12:11
:lol: Deve ser Glaicon, por isso acho estranho a garagem ficar mais clara quando estaciono...:chorandoderir:
Quando comecei a tomar conhecimento dos carros que estava pretendendo, achei estranho um carro com 330CV ter apenas 16V, mais é! Como resultado o torque de saída é brutal, assim como o ganho de velocidade.
Em velocidade de cruzeiro, no entanto, principalmente em retas, fica claro a necessidade de uma sexta, ou até mesmo de uma sétima marcha, mesmo o motor girando na casa do 2.000 giros a 120 km p/h.
Também foi por este motivo que apelidei a criatura de Ogro, porque ele é bruto desde a hora que você entra, até a hora que sai.
Andei pesquisando nos últimos dias e achei informações bem interessantes que infelizmente acabei não arquivando por falta de tempo, como no caso das garantias oferecidas para esse veículo nos EUA, vou ver se consigo encontrar o endereço e posto as informações.
Agora a batalha é com a troca de amortecedores e molas traseiras. Já consegui os seguintes valores:
Par de amortecedores dianteiros: R$ 872,00
Par de Coxins dos amortecedores dianteiros: R$ 694,00
Par de batentes dos amortecedores dianteiros: R$ 600,00
Par de amortecedores traseiros: R$ 435,00
Par de molas traseiras originais: R$ 1.430,00 (fora de questão)
Par de bolsar air lift para a traseira: R$ 2.900,00 e R$ 870,00 num segundo fornecedor.
Par de molas traseiras reforçadas no ML: R$ 500,00
Ainda vou precisar com certa urgência de uma das mangueiras de pressão do sistema de direção hidráulica. Ela está com vazamento em algum ponto das junções da borracha com os encaixes metálicos. Um importador pediu R$ 870,00 pela mangueira, mas estou vendo no ebay ao custo de R$ 242,00, mais frete de R$ 110,00, mais os impostos que só vou saber na hora que vier a cobrança. Pensando bem, talvez seja melhor mandar montar outra mangueira por aqui mesmo. Conheço uma empresa próxima da juntas provisórias que só trabalha com isso.
Enfim, tem muita coisa começando a rolar e espero poder colocar mais informações sobre a saga do Ogro na terra brasilis.
Abraço a todos!
RafaelOgro
04/09/2015, 17:00
É isso Rbettin, quando alguém te oferecer um carro único dono e com estepe sem uso, desconfie.
Há cerca de três anos eu estava procurando um carro para a minha esposa que apesar de ter habilitação fazia algum tempo, não exercitava a buzina há outros tantos.
Vi um anúncio sobre um Peugeot 405 daqueles modelos quadrado, sedan, vermelho; não me recordo o ano exatamente. Enfim, o lojista tinha acabado de comprar de uma senhora e o carro estava com pouco mais de 5.000 km depois de uns doze ou quinze anos de uso. Em tese seria um excelente negócio! Só em tese.
Fiz uma proposta para pagar o preço de mercado - fipe, e o sujeito da loja alegando a exclusividade, simplesmente me pediu o dobro. Simplesmente recusei e disse que ele estava perdendo uma excelente oferta pelo carro. Ele se manteve irredutível e o máximo que fiz foi lhe desejar boa sorte.
Dias depois estava falando com o mecânico onde habitualmente levo meus carro e ele citou o problema que aquele lojista teve com o tal 405 vermelho.
Todas as borrachas tiveram que ser trocadas porque estavam se desmanchando de tão ressecadas.
Os pneus estavam rachando, a parte elétrica estava com a maioria dos conectores ressecados e não podiam ser mexidos pois quebravam só de encostar, a bomba de gasolina pifou e ocorreram mais diversos problemas, todos de uma só vez.
Na época eu havia me comprometido a pagar pouco mais de R$ 10.000,00 pelo carro - preço oficial, e ele havia pedido R$ 25.000,00. O conserto, pelo menos até quando conversamos sobre o assunto, já passava da casa dos R$ 8.000,00.
:lol: Deve ser Glaicon, por isso acho estranho a garagem ficar mais clara quando estaciono...:chorandoderir:
Impagável a piada!:chorandoderir:
Falcon-MG
05/09/2015, 11:58
Par de amortecedores dianteiros: R$ 872,00
Par de Coxins dos amortecedores dianteiros: R$ 694,00
Par de batentes dos amortecedores dianteiros: R$ 600,00
Par de amortecedores traseiros: R$ 435,00
Par de molas traseiras originais: R$ 1.430,00 (fora de questão)
Par de bolsar air lift para a traseira: R$ 2.900,00 e R$ 870,00 num segundo fornecedor.
Par de molas traseiras reforçadas no ML: R$ 500,00
Rafael, você comprou um excelente carro, primeiro de tudo é se preocupar com a preventiva, fluídos, freios, diferencial, transmissão, velas, filtros e etc..... veja o que é preciso trocar de imediato, esse carro não aceita gambi.
Antes de comprar as peças dê uma olhada em sites nos eua, mesmo com dolar alto talvez seja mais vantagem.
Boa sorte!
RafaelOgro
08/09/2015, 13:51
Como eu disse Falcon, eu venho da linha de passeio e estou entrando no 4X4, daí ter pouca referência sobre o comportamento e a dinâmica do carro, mas já deu para perceber alguns prós e contras.
Em relação ao meu carro anterior - Citroën C6 V6 3.0 Exclusive, o que primeiro se percebe é a diferença na rodagem. Andar com um C6 numa estrada de terra por exemplo, dói no coração.
Em contrapartida, a C6 é mais carro em curvas e muito mais preciso em retas.
Enfim, cada qual no seu puleiro.
A suspensão é algo que realmente precisa ser visto, mas há certa preocupação também com a mangueira de pressão da direção hidráulica, que já andei levantando, me parece ser um problema crônico deste modelo já relatado em sites especializados nos EUA.
Estou tentando fechar as peças que já havia cotado, mas acho que o importador está correndo de mim por conta dessas altas sucessivas do dólar.
marceloxs
08/09/2015, 14:51
Rafael, lembre-se de que com esse carro toda pesquisa que e feita e pouco sobre questão de preço de peças, pois existem muitas pessoas que fazem de sacanagem e pedem preços bem mais caros por que eles tem a peça e sabe que você vai rodar um pouco para achar outro lugar que tenha, a minha eu dei uma pesquisada antes de fazer a suspensão no primeiro que achei e vou te dizer a diferença de preço foi bem considerável, posso ate dizer que minha pesquisa me fez economizar algo em torno de 60% do valor pesquisado inicialmente.
RafaelOgro
08/09/2015, 17:15
Já me deparei com isso Marcelo! No caso dos amortecedores traseiros por exemplo, achei valores que vão de R$ 450,00 até R$ 1.200,00 pela mesma peça.
O conjunto de coxins é que é caro para este carro. Os dianteiros ficam em aproximadamente R$ 700,00 ( valor minimo até agora, e os batentes em R$ 600,00.
Já o conjunto de amortecedores, coxins e batentes dianteiros e traseiros, fica em R$ 2.000,00 no total.
Achei a mangueira de pressão no Ebay por R$ 254,00, contudo, o frete sai por R$ 115,00, e o imposto fica em R$ 353,28. Resumindo R$ 722,28, aqui!
No caso da mangueira eu tenho certeza de que ela sairá bem mais em conta feita por aqui, em empresas especializadas nesse tipo de mangueira.
Falcon-MG
08/09/2015, 18:24
Rafael, de imediato é bem diferente mesmo, mas depois é só diversão, a primeira vez que andei achei que balançava um pouco além do esperado, mas também tive que fazer a suspensão.
O air lift bag ajuda bastante principalmente no seu caso, deu uma pesquisada nos sites dos eua?
RafaelOgro
11/09/2015, 17:27
Amortecedores comprados: custo das quatro peças: R$ 1.230,00 já com custo de transporte.
Bolsa Air Lift modelo S1000: custo informado: R$ 691,00 - em fechamento dependendo apenas de alguns detalhes.
Tão logo seja possível, está nos planos dar uma elevada na suspensão, nada muito profundo, apenas o suficiente para ser notado.
Elevar a suspensão, um pouco, não trará nenhum problema para o seguro, mas ainda não sei quanto a vistoria anual do GNV. Vou ter que pagar para ver.
Há, o kit HHO virá depois.
RafaelOgro
21/09/2015, 14:15
O Kit S1000 Air Lift chegou na sexta-feira.
Penso que pelo valor, poderia ser um pouco mais completo.
O kit é composto por duas bolsas, mais duas peças redondas que vão no topo da mola e que basicamente servem para manter a mangueira centralizada na mola. Vem ainda uma extensão de mangueira, que não é de alta pressão, apenas uma mangueira simples de borracha, um "T" para ligar as duas bolsas, equilibrando a pressão na hora de pressurizar o sistema, e cinco abraçadeiras pequenas.
O fornecedor encaminhou ainda, um link para um vídeo postado no Youtube sobre como fazer a montagem: https://www.youtube.com/watch?v=tmcKIJo1D8g
No mais, não há garantia impressa, material didático, informações adicionais, composição de peças..., definitivamente nada a mais para visualizar ou consultar.
Ainda terei que verificar os tipos de suportes possíveis para o "T" e mangueira, evitando furar a carroceria, além do melhor ponto para a fixação da válvula de pressurização.
Aproveitei a venda de alguns aparelhos anunciados no Mercado Livre e estou buscando pneus para o Ogro, nas medidas 255/65/17, 255/60/17 ou 255/70/17, todos 110V. Se alguém tiver informação sobre pneus com bom custo, agradeço.
Achei da marca Kunho, 255/60/17 por pouco mais de 500, mas, como pretendo trocar os quatro, vou precisar procurar um pouco mais.
Também estou aberto à aquisição de um kit lift de pelo menos 2", vai depender do custo.
RafaelOgro
02/10/2015, 11:02
Bom dia pessoal!
Depois de muita pesquisa acabei comprando 4 pneus Ecovision 265/70R17 121S por R$ 2.358,00, já com frete incluído.
Dei uma olhada nas características e me parece uma opção interessante.
513325
Ficará para uma próxima oportunidade a substituição das buchas, assim como a instalação do sistema HHO.
Abraço a todos.
Falcon-MG
02/10/2015, 12:48
Bom dia pessoal!
Depois de muita pesquisa acabei comprando 4 pneus Ecovision 265/70R17 121S por R$ 2.358,00, já com frete incluído.
Dei uma olhada nas características e me parece uma opção interessante.
513325
Ficará para uma próxima oportunidade a substituição das buchas, assim como a instalação do sistema HHO.
Abraço a todos.
Não conheço da ecovision, será interessante você postar sua opinião.
RafaelOgro
13/10/2015, 21:20
Bom pessoal, estão instaladas as bolsas e os pneus.
Para a instalação das bolsas foi necessário apenas um pequeno malabarismo, já que na oficina não havia um elevador com capacidade para erguer o carro com os cilindros e tanque cheios. Assim, quase todo o serviço foi feito com o auxilio de macaco.
A instalação ficou boa, e só não ficou melhor porque os batentes das molas não são vazados, obrigando-nos a fazer a saída da mangueira de ar pelo espaço existente entre o primeiro e o segundo elo, decisão um pouco arriscada porque se houver uma pancada muito forte na suspensão e der batente, a mangueira poderá ser cortada.
A propósito do batente superior, ele teve que ser removido para evitar furar a bolsa no caso de uma pancada mais forte, o que, contudo, não trás nenhum problema porque a bolsa ocupou praticamente todo o espaço existente dentro da mola.
Para encher e calibrar as bolsas, instalamos um bico no suporte do cilindro de gás, dentro do porta malas, o que facilitará bastante o processo de calibragem. Contudo, estou bastante propenso a adaptar um manômetro de pressão com capacidade para até 35 libras (a indicação é para usar de 5 à 35 libras), para fazer uma análise visual da pressão dentro das bolsas, antes de sair com o carro.
Como instalei na quinta, viajei no sábado e retornei na segunda, sem nenhum vazamento aparente. Mas as aparências as vezes enganam, por isso instalar o manômetro é a solução mais inteligente.
Vejam ai como ficou:
514190
Vou procurar tirar algumas fotos a mais para detalhar o acessório.
Aproveitei a viagem para testar também os pneus instalados na sexta-feira, depois de alguns contratempos.
O primeiro deles foi o pivô que vai na bandeja superior.
Como o pneu é mais alto e mais largo (265/70 contra 255/60), tivemos que cortar a parte inferior do parafuso para evitar contato com o pneu. Tiramos aproximadamente 10mm logo abaixo da rosca. Vejam o parafuso:
514193
Não foi colocado nenhum espaçador na roda, por isso o pneu ficou bastante rente ao braço que sustenta o terminal da roda. A distância é de aproximadamente 5 ou 7 mm. Notei também que o pneu só encosta na capa do para lama se você forçar a direção no batente, caso contrário as manobras são normais.
Este é o pneu ao lado do carro antes da instalação:
514194 514195
Apesar de ser um pneu todo terreno, seu rodar é bem tranquilo. Não faz barulho e a aderência, até onde pude perceber, é boa. O desenho da banda de rodagem também agrada, sem falar no visual do carro que ficou muito bom:
514196
Os inconvenientes só aconteceram durante a instalação com o aparecimento de dois prisioneiros espanados por uso indevido do martelo pneumático. Muito provavelmente o sujeito que apertou, colocou a porca no martelo e deu aperto direto. Preguiça de colocar a porca no parafuso e depois usar o martelo. O resultado foi a inutilização de um e a quebra de outro.
514197 514198514199
Para a semana vou tentar encontrar os prisioneiros e as porcas para fazer a substituição.
O kit Hydrox que eu iria importar, furou. A empresa, Belga, não tem frete direto para o Brasil e os caras parece que não estão muito preocupados em se esforçar para conseguir um; seria reflexo da nossa bagunçada política???
De qualquer forma estou em contato com alguns fornecedores locais para tentarmos um kit duplo que nos dê pelo menos 5 litros por minuto, acho que seria mais que suficiente para conseguirmos boas marcas de consumo.
Ainda preciso levar o carro para passar o scaner e ver os defeitos. Ainda hoje acendeu a luz do óleo indicando nível baixo. Amanhã é dia de troca de óleo e filtros.
Abraço a todos.
Falcon-MG
14/10/2015, 10:02
Rafael, para não ter que passar a mangueira pela mola tem que fazer um furo no meio do encaixe superior da mola.
Ficou excelente e suas idéias estão no caminho certo.
Na verdade o procedimento correto de colocar os parafusos da roda é torqueando e nunca com chave de impacto, em alguns casos é quase que impossível retirar os parafusos com a chave normal, imagina em uma emergência.
RafaelOgro
15/10/2015, 18:26
Boa tarde Falcon!
Achei um pouco de preguiça não terem se habilitado à furar a chapa logo acima do encaixe do batente, sob a alegação de que ela é muito espessa (três chapas paralelas), e que não tinham certeza de onde o furo iria sair.
De qualquer forma, tenho tentado manter as bolsas com uma pressão que possibilite um bom funcionamento, sem pressiona-la demais.
Oportunamente devo rever o sistema e fazer a coisa do jeito certo. Aproveito e instalo o manômetro de pressão.
Os prisioneiro é isso mesmo, apertados de forma errada. Prejuízo! Amanhã devo ir até a mecânica resolver outro problema e aproveito para ver a possibilidade dele substituir os dois prisioneiros danificados.
A alteração na velocidade indicada no velocímetro também não foi significativa devido a mudança da altura do pneu, ficando relativamente dentro da tolerância que indicava anteriormente.
Acho que vou providenciar uma instalação para GPS, assim posso acompanhar também por satélite, além de um equipamento Read Up Display que me dá informação na altura do para brisa, bem mais fácil de ser visualizada.
Vamos ver.
filipekeyboard
23/07/2018, 16:15
RafaelOgro, vendeu a G Cherokee??
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.