Conectar

Ver Versão Completa : Freelander 1 V6 - Sobreaquecimento

comdek
31/08/2015, 22:54
Caros,

Estou com um problema na minha Freelander 2006, onde o motor V6 ferveu e estou quebrando a cabeça pra resolver. Notei que no dia que ferveu (desliguei quando o ponteiro começou a subir para salvar a junta do cabeçote), a mangueira de baixo do radiador estava gelada, significando que não passou água quente por ali.

Retirei a válvula termostática e notei que a parte de baixo dela não está 100%, aliás, estava travada fazendo com que a bomba de água não conseguisse puxar 100% da água do motor. Nesse caso, o motor estaria funcionando com um fluxo muito baixo de água (circulando internamente), até que a válvula começa-se a abrir e puxar a água do radiador.
Para destravar nada menos do que uma chave de fenda e um martelo. Dei uma martelada forte no pino e destravou. Testei jogando a válvula toda na panela à 100ºC e a benedita abriu que uma beleza.

Reinstalei ela de volta no bloco, que é um baita trabalho pois tem que remover o coletor de admissão todo, coloquei 7 litros de água e 1 litro de fluído concentrado R2 rosa e liguei o carro. Deu uns 15 minutos, com o scanner OBD conectado, o motor chegou à 115ºC e não baixou. Desliguei tudo e fui dormir p***. A mangueira da entrada do radiador estava quentinha e de saida gelada.

Resolvi testar a bomba de água sem tirar ela e nem a correia dentada. Para minha surpresa, ela estava girando muito fácil com uma chave de fenda, onde a suspeita é que ela está patinando e não gerando um fluxo bom de água pra refrigerar o v6zão.

Gravei um video girando com a chave, pra ver que tem coisa errada mesmo:

https://www.youtube.com/watch?v=sOSbLuZiQbw

No começo pensei que a pá de plástico estava solta e girando falso, mas como o eixo também gira, significa que do outro lado dela também estaria. A hipótese era que a polia estava patinando na correia dentada, mas como todo brasileiro, tive uma ideia para testar.

Passei a parafina da vela na correia dentada e bati a partida para distribuir por ela toda. Isso faz com que tenha mais aderência no lado de fora da correia. Para alegria, não consegui girar ela mais livremente com a chave de fenda. O que dá pra entender, é que como a correia dentada já está desgastada (115.000km), o lado de fora dela está "lisa", patinando na polia da bomba de água, ou o tensionador não está fazendo pressão suficiente.

Vou comprar as 2 juntas do coletor de admissão que rasguei na 2ª desmontada e remontar mais uma vez. Se não ferver mais, matou a charada, a correia dentada desgastada faz a bomba da água patinar, não fazendo fluxo suficiente. Assim que tiver as juntas em mãos, posto os resultados da maldade.

https://www.youtube.com/watch?v=plpxIOO9bq0