Ver Versão Completa : Cuidados ao fazer o teste drive
Torquato82
28/08/2015, 21:03
Amigos,
Estou pesquisando alguns veículos para comprar o meu primeiro Jeep Willys.
Encontrei que aparentemente está bem legal e com um preço bom. No anúncio diz:
Jeep 62
motor 4 cilindros de opala
cambio 4 marchas
tracao e reduzida funcionando perfeitamente
pedaleiras suspensas
freio a disco na dianteira
direcao hidarulica de santana
bancos conchas san marino com cintos 4 pontas
banco traseiro com cinto 3 pontas
capota conversivel
radiador com ventuinhaf
farois de milha
parte eletrica funcionando tudo
Por email ele ainda me disse: só falta cadastrar o número do motor no documento, já consultei o motor que coloquei nele (4cc opala). Na transferência é só cadastrar.
Minha dúvida é, nessa situação, ao ver o veículo pessoalmente, quais cuidados devo ter? Ao dirigi-lo quais sinais posso prestar atenção para saber se não estou comprando uma bomba relógio?
Sou inexperiente na área, mas disposto a aprender.
Obrigado.
eder martins
28/08/2015, 21:27
Acho que deve olhar se as adaptações foram bem feitas, ouvir se nao tem nenhum barulho estranho, ver se realmente ficara tudo cadastrado no documento e etc. Mesmo sem experiência a intuição ajuda muito, e vai pelo coração tbm.
convidado
28/08/2015, 21:41
Para motor - barulho de alguma coisa batendo dentro e cor da fumaça do escapamento. Se possível tire alguma vela e pela cor ou estado dá pra saber muita coisa (pesquise em sites da ngk ou bosch que explica bem)
Para caixa de marchas - ande em ré e em todas as marchas. Solte o acelerador de repente. Se a alavanca sair sozinha (escapar) marchas a caixa está ruim.
Se possivel ande em paralelepipedo para barulhos alem do normal e passe em lombadas um pouquinho mais rapido que o normal, apesar de ser Jeep não é bom pancadas secas ou shimmi nas rodas ao acelerar (o volante ficar meio bobo).
o ideal é ir com alguém que conheça jeep mesmo ou um mecânico da sua confiança.
confira o renavan no site do detran, aparece debitos ou alguma pendencia e logicamente confira o numero do chassis pra saber se nao é remarcado.
Meus R$ 0,05
eder martins
28/08/2015, 21:44
Para motor - barulho de alguma coisa batendo dentro e cor da fumaça do escapamento. Se possível tire alguma vela e pela cor ou estado dá pra saber muita coisa (pesquise em sites da ngk ou bosch que explica bem)
Para caixa de marchas - ande em ré e em todas as marchas. Solte o acelerador de repente. Se a alavanca sair sozinha (escapar) marchas a caixa está ruim.
Se possivel ande em paralelepipedo para barulhos alem do normal e passe em lombadas um pouquinho mais rapido que o normal, apesar de ser Jeep não é bom pancadas secas ou shimmi nas rodas ao acelerar (o volante ficar meio bobo).
o ideal é ir com alguém que conheça jeep mesmo ou um mecânico da sua confiança.
confira o renavan no site do detran, aparece debitos ou alguma pendencia e logicamente confira o numero do chassis pra saber se nao é remarcado.
Meus R$ 0,05
Isso isso isso
rschneider
28/08/2015, 21:45
Confira mesmo a questão do documento. Eu comprei o meu com problema na mudança de cor e gastei uma nota pra ajeitar!
Jipe é diferente de um carro de passeio. Vai balançar mais, ter alguns barulhos diferentes. Mas não pode ser nada exagerado, preste atenção nas folgas na direção, se puxa pra um lado quando freia
Olhe se a capota está em bom estado. Normalmente tem, mas pode estar rasgada, engravada pra abrir e feixar...
Se fechar o negócio não economize em troca de óleo e revisão para você começar a acompanhar a real situação do Jeep. Se tiver um mecânico de confiança, que não queira te vender um monte de coisa atoa, leve lá e peça para olhar as adaptações. Confira se não tem rachado no chassi, e podres na carroceria. Não tenha medo de deitar em baixo e olhar tudo, perguntar sobre pintura, podres, adaptações...
Grande abraço. Precisando é só chamar.
Confira meu tópico, comecei a pouco com jipe tbm. Primeiro 4x4 cj3b "mandioca"
Torquato82
28/08/2015, 21:49
Muito obrigado pessoal!
Vou fazer um checklist e verificar tudo isso no dia do test-drive. Aviso todos aqui do resultado.
Se tudo der certo, até uma foto da viatura.
Quem tiver mais dicas, contribuam.
Abraços.
Christen Eagle
28/08/2015, 22:09
Consulte o nro do motor no site http://www.consultaauto.com.br antes do negocio, mesmo que o vendedor diga q já consultou, custa só 10 reais e pode evitar dor de cabeça caso o nro ja esteja em outro carro...
Willian Del Piero Rocha
29/08/2015, 00:11
Torquato ,,,já falaram o básico acima ,,, mas se vc tiver alguém conhecido que tenha um jeep ,,peça para dar uma volta dirigindo ,,jeep tem barulhos que só o dono sabe de onde vem (capota,suspensão,quadro do para brisa,acessorios ,,etc), pela configuração do jeep parece estar bom ,,o motor ,o Christen já deu a dica para vc fazer a consulta,,,se ele não estiver cadastrado em nenhum carro ,o dono tem que fazer um documento com os dados do motor (modelo ,numero, marca ,etc ) e se responsabilizando pela procedência do mesmo, reconhecendo firma em cartório ,se ele se recusar a fazer isso ,,cuidado. No mais ,se tiver foto do jeep ajuda a galera a dar uma opinião,,muitas fotos ,frente ,lado ,interior ,motor ,,etc ,, Abraços e estou a disposição para ajudar um novato,,,,, já fui um.
Torquato82
31/08/2015, 11:04
Valeu pessoal...
O veículo é esse aqui
http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/jeep-willys-4x4-69228261
Abraços.
Torquato, dá uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/142250-cj3-1951-mecanica-moderna-3.html
[]'s
convidado
31/08/2015, 11:39
Vendo melhor as fotos da laranja mecanica vai precisar de um investimento inicial que ao somar pelo custo do carro analisar se compensa. Opinião minha, capota, bancos lataria e o que mais nao dá pra ver por fotos. Tudo no papel. Capota 1500, reforma bancos uns 400 ou 700 novo cada e por aí vai. A vantagem é que dá para ir fazendo aos poucos e obviamente se nao tiver nada grave conforme o que ja foi dito de dica.
Torquato82
31/08/2015, 13:32
@AJJRCWB
Você acha que é necessário trocar os bancos? Pela foto dá pra ver que tá rasgado/desgastado. Mas será que não é possível apenas reformar? Dá pra ver que o banco do passageiro tá sem cinto. Tenho que ver isso com o dono tb.
A capota não vi nenhum defeito, mas como sou leigo, posso não conseguir enxergar os problemas não tão 'na cara'.
A lataria realmente, pela foto, dá pra ver um sinal de gasto/ferrugem. E eu tb não gostei desses detalhes laranjas, mas acho que isso são pormenores que podem ser arrumados com o tempo.
Penso até, baseado nessas observações, negociar um melhor valor com o proprietário.
O preço, segundo as minhas pesquisas, parece estar justo. Confirma?
Abraços!
convidado
31/08/2015, 14:00
@AJJRCWB
Você acha que é necessário trocar os bancos? Pela foto dá pra ver que tá rasgado/desgastado. Mas será que não é possível apenas reformar? Dá pra ver que o banco do passageiro tá sem cinto. Tenho que ver isso com o dono tb.
A capota não vi nenhum defeito, mas como sou leigo, posso não conseguir enxergar os problemas não tão 'na cara'.
A lataria realmente, pela foto, dá pra ver um sinal de gasto/ferrugem. E eu tb não gostei desses detalhes laranjas, mas acho que isso são pormenores que podem ser arrumados com o tempo.
Penso até, baseado nessas observações, negociar um melhor valor com o proprietário.
O preço, segundo as minhas pesquisas, parece estar justo. Confirma?
Abraços!
Sim bem justo para iniciar no 4x4. O banco tinha falado antes mas ficou mal entendido. 400 para reforma de todos ou 700 novo um similar cada. A capota me pareceu pelas fotos que ela não está esticada e a janela meio caida. Tambem dá para reformar a capota. Vendem kits separados ou um bom tapeceiro resolve e fica 100%.
abraço
Torquato82
31/08/2015, 20:46
Caros,
O dono do veículo mandou 2 videos que dá pra ver bem
https://www.youtube.com/watch?v=q8Nk0ndZ3uA
https://www.youtube.com/watch?v=rZ5O2DnKYjo
Qualquer observação me avisem!