Ver Versão Completa : Hilux SRV 3.0 Alto Consumo - Velas Aquecedoras
rafaelbrazil
28/08/2015, 09:04
Olá pessoal, sou novo no fórum (como integrante), mas já acompanho há muitos anos...
Tenho uma Hilux 3.0 SRV 2009, há 02 anos, e sempre possuiu um bom consumo, mas cerca de 02 meses, o consumo aumentou drasticamente, passou de 10,5 km/l para 9,1 km/l, o filtro de ar esta em boas condições, pois foi trocado há cerca de 01 ano, a minha dúvida é a seguinte, será que são as velas aquecedoras ? pois o restante esta tudo em ordem, pneus calibrados, mesmo modo de dirigir, abastecimento no mesmo posto.
Vou fazer uma viagem em dezembro 2015, de Planaltina Go para Fortaleza, e gostaria de dar uma melhorada no consumo.
Miltinho
28/08/2015, 09:23
Olá pessoal, sou novo no fórum (como integrante), mas já acompanho há muitos anos...
Tenho uma Hilux 3.0 SRV 2009, há 02 anos, e sempre possuiu um bom consumo, mas cerca de 02 meses, o consumo aumentou drasticamente, passou de 10,5 km/l para 9,1 km/l, o filtro de ar esta em boas condições, pois foi trocado há cerca de 01 ano, a minha dúvida é a seguinte, será que são as velas aquecedoras ? pois o restante esta tudo em ordem, pneus calibrados, mesmo modo de dirigir, abastecimento no mesmo posto.
Vou fazer uma viagem em dezembro 2015, de Planaltina Go para Fortaleza, e gostaria de dar uma melhorada no consumo.
Um ano com o mesmo filtro?
Troque.
Abç.
ivancgbsb
28/08/2015, 10:25
será que são as velas aquecedoras ?
Não acho.
As velas aquecedoras funcionam por pouco tempo só na hora que se liga o carro. E o funcionamento depende da temperatura externa.
Quantos km rodou depois que trocou o filtro de ar? Rodou em estrada de terra? Quantos km tem o carro? Usa diesel comum ou s10? Se não me engano esse carro tem EGR e pode estar obstruindo.
rafaelbrazil
29/08/2015, 10:05
Olá, rodei cerca de 20 mil km após a troca do filtro de ar, nunca rodei em estrada de terra, está com 110 mil km, uso somente s500. Estou com receio de levar ao mecânico, sem saber o que é, pois não tenho nenhum mecânico de diesel de confiança
De qualquer forma, dá uma verificada no filtro de ar. É bem simples.
guilhermeabreu
29/08/2015, 20:06
Rafael
A primeira coisa a fazer é trocar o filtro , caso não resolva leva numa CCS TOYOTA fica muito mais fácil de resolver embora seja caro levar lá mas vai descobrir e resolver sem ficar polegando em seu carro , qdo a pessoa chega a ter um carro deste porte , não vale a pena levar em mexânicos , vai levar mais problemas do que já tem .
Seu carro é muito novo para ter problema sério , isto com certeza é coisa simples de resolver , mas tem que descobrir e nada melhor do que numa CCS para isto . Lá tem equipamento para descobrir o defeito sem ter que mexer no carro .
Tb acho que pode ser o coletor de admissão entupido de lama preta por causa da EGR .
Abraço , depois conta o que foi .
E seja bem vindo ao fórum .
Coophamat
29/08/2015, 20:48
O filtro de ar pode parecer estar limpo, mas o elemento filtrante estar entupido, principalmente se bateram ar nele.
feitosac
30/08/2015, 00:27
Voto pela limpeza do coletor e da EGR geralmente é nesta KM que começa a apresentar sintomas.
Abs.
Em Brasília tem a toyolages e toyojike, oficinas especializadas em toyota de ex-mecanicos da toyota. Ficam no SOF Sul.
Não sei oq pode ser o seu problema, mas se for oq o pessoal aqui está recomendando, uma limpeza do sistema de admissão e EGR, custa +- 800 reais na Toyolages.
Mas acho que problema no sistema de admissão e egr, tb vem com uma perda pequena de desempenho, além do consumo elevado.
O filtro original da toyota, segundo o manual, é para ser trocado a cada 30milkm. Se o seu é paralelo, é bom trocar a cada 10mil.
Mas uma dica, ja fiz orçamentos nas oficinas especializadas e nas concessionárias......os preços são muito parecidos. Uma revisão básica, o orçamento saiu até mais caro na especializada do que na concessionária. Sendo assim, sempre fiz as revisões nas concessionárias. A minha Hilux é uma 2009 SRV com 222.000km!
E como a minha Hilux nunca deu defeito, tb nunca precisei procurar oficinas para algum problema específico.
Faça o seguinte, vá nas especializadas e ouça o que eles falam. Depois vá na concessionária e faça a mesma coisa. Se a solução for a mesma, procure o que for mais barato com peças originais.
rafaelbrazil
15/09/2015, 09:18
Troquei o Filtro de ar, mas houve pouca melhora, de 9,1 km/l foi para 9,2 km/l.
Desculpe a ignorância, mas valvula egr Não é somente nos motores após 2012 , por isso recomenda-se uso de diesel s10?
Junior-L200Power
17/09/2015, 11:04
Não Redib, a válvula EGR já existe há muito tempo...
Inclusive há motores ciclo otto (gasolina) que possuem a válvula EGR tbm...ela não é exclusiva de motores Diesel!!
Em relação ao amigo da dúvida do consumo, é estranho isso...cair apenas 1km/l e estar preocupado desse jeito!!
A média de consumo é essa mesmo, meu pai comprou uma SRV 2010 AT e a média na cidade é 7,8 a 8,2 e na Estrada 11km/l...
Vc não dirige exatamente igual todo santo dia...então essa mudança no consumo esta bastante aceitável...
Troque filtro de ar e de combustível e fique tranquilo pois sua média ainda está boa!!
JUNIOR3032
16/12/2015, 09:08
Estou com mesmo problema, o computador de bordo está marcado na estrada 7,4L por km. o que pode ser Hilux aut 2012 com 103.000km
PauloTupã
17/12/2015, 15:53
Eu devo fazer alguma coisa de muito errado. Tenho uma SRV TOP 13/13. Faz 6,7 na cidade. Se andar muito devagar, tipo 100/110 km/h faz uns 10. Isso com o ar ligado.
TCHEIGOR
17/12/2015, 16:59
Eu devo fazer alguma coisa de muito errado. Tenho uma SRV TOP 13/13. Faz 6,7 na cidade. Se andar muito devagar, tipo 100/110 km/h faz uns 10. Isso com o ar ligado.
muito devagar tipo 100/110 :?:
baseado em que conceito? 110 é o máximo permitido nas nossas rodovias!
JUNIOR3032
18/12/2015, 11:55
Paulo blz,
Também costumo andar nesta média na estrada 100/110 km/h, no computador de bordo está marcado 7,4 litros, será mesmo que tem alguma coisa errada com o carro, tem duas semanas que comprei o carro, HILUX SRV 2012 AUT, com 103mil km rodados.
vou fazer a revisão, será que mando limpar o coletor de admissão/EGR?
sandro_ventania
23/12/2015, 23:09
Se andar muito DEVAGAR a 110km/h ?????
Para picapes...devagar é 60, normal é 90 e correndo muito é 110km/h!!
JUNIOR3032
08/01/2016, 12:45
Paulo blz,
Também costumo andar nesta média na estrada 100/110 km/h, no computador de bordo está marcado 7,4 litros, será mesmo que tem alguma coisa errada com o carro, tem duas semanas que comprei o carro, HILUX SRV 2012 AUT, com 103mil km rodados.
vou fazer a revisão, será que mando limpar o coletor de admissão/EGR?
Fiz uma viagem de 120km na estrada andado entre 100 a 120 p/hora, só que desta vez fui dosando o A/C. nas retas eu deixava o A/C. ligado e nas sumidas mais longas, desligava o A/C, apenas deixava a ventilação ligado.
Conclusão: Conseguir fazer média de 10,3 km p/L, ou seja , no meu caso com o ar ligado direto, o consumo estava muito elevado.
Fica a dica para o pessoal que também tem o mesmo problema com consumo.
broadcast33
26/04/2016, 17:11
Mudou o percurso realizado para a medição/comparação? Nas nossas viaturas, qualquer rampa a mais acaba gerando maior consumo de combustível, afinal, normalmente são veículos de 2 toneladas. Alguém já experimentou empurrar sua viatura na subida???!!! E na descida??? (todo santo ajuda). Para avaliar, deve-se fazer o mesmo percurso e kilometragem. Outra coisa que muda é o combustível utilizado, se mudar de posto, pode dar grandes variações.
JUNIOR3032
27/04/2016, 10:38
Mudou o percurso realizado para a medição/comparação? Nas nossas viaturas, qualquer rampa a mais acaba gerando maior consumo de combustível, afinal, normalmente são veículos de 2 toneladas. Alguém já experimentou empurrar sua viatura na subida???!!! E na descida??? (todo santo ajuda). Para avaliar, deve-se fazer o mesmo percurso e kilometragem. Outra coisa que muda é o combustível utilizado, se mudar de posto, pode dar grandes variações.
Broadcast33, fiz o mesmo trajeto que anteriormente havia feito 7,4 L/km. também esqueci de mencionar que nesse dia específico mudei um pouco a forma de dirigir, exemplo, muitas vezes queremos andar em uma determinada velocidade, "sentamos o pé" no acelerador sem necessidade, sendo que se aliviar o pé um pouco conseguimos a mesma velocidade nas retas.
Mas sinceramente dirigir de forma que mencionei é complicado (são raros os casos), depois que se pega os vícios da tocada.
Abraços.
broadcast33
27/04/2016, 11:01
Junior, devo dizer que nossas viaturas são muito sensíveis a variações de aceleração, percurso. Se verificar pelo computador de bordo, verá variações de 1km/l em 1° marcha na rampa a 99,9 em 4° na descida, com isso, é um assunto muito complexo. Só para dar meu depoimento sobre consumo, depende muito de como se dirige e do trajeto que se faz, por exemplo, tenho uma SW4 2006 blindada, diesel A/T, com 88kkm rodados, estou muito satisfeito com ela, na cidade em transito pesado ou trajeto curto, ela faz 6,5km/l, com transito normal 8 a 9km/l e na estrada de 12,5 a 15km/l dependendo do pé e da pista. Em rodovias planas (Castelo Branco, Anhanguera) consigo fazer 15km/l@90km/h e 13,5km/l@110km/h, já na Fernão Dias o valor cai a 13,5km/l@90km/h e 12,3km/l@110km/h (quanto mais rampa, mais bebe), não sou de pisar muito e tenho uma tocada bastante econômica e ar desligado, quando liga o ar, cai em média 5 a 6%. Fechei minha EGR, o carro ficou mais esperto e com potência superior entre 1000 a 1800RPM, aparentemente vai melhorar o consumo e vou verificar à partir de agora, mais adiante vou colocar os resultados.
JUNIOR3032
27/04/2016, 12:04
Junior, devo dizer que nossas viaturas são muito sensíveis a variações de aceleração, percurso. Se verificar pelo computador de bordo, verá variações de 1km/l em 1° marcha na rampa a 99,9 em 4° na descida, com isso, é um assunto muito complexo. Só para dar meu depoimento sobre consumo, depende muito de como se dirige e do trajeto que se faz, por exemplo, tenho uma SW4 2006 blindada, diesel A/T, com 88kkm rodados, estou muito satisfeito com ela, na cidade em transito pesado ou trajeto curto, ela faz 6,5km/l, com transito normal 8 a 9km/l e na estrada de 12,5 a 15km/l dependendo do pé e da pista. Em rodovias planas (Castelo Branco, Anhanguera) consigo fazer 15km/l@90km/h e 13,5km/l@110km/h, já na Fernão Dias o valor cai a 13,5km/l@90km/h e 12,3km/l@110km/h (quanto mais rampa, mais bebe), não sou de pisar muito e tenho uma tocada bastante econômica e ar desligado, quando liga o ar, cai em média 5 a 6%. Fechei minha EGR, o carro ficou mais esperto e com potência superior entre 1000 a 1800RPM, aparentemente vai melhorar o consumo e vou verificar à partir de agora, mais adiante vou colocar os resultados.
Muito econômica sua viatura entre 13,5 a 15 L/km, esse era meu sonho que a minha fizesse. vc citou a EGR, é 100% seguro fecha lá? sabe dizer se fumaça muito?
broadcast33
27/04/2016, 12:43
Muito econômica sua viatura entre 13,5 a 15 L/km, esse era meu sonho que a minha fizesse. vc citou a EGR, é 100% seguro fecha lá? sabe dizer se fumaça muito?
Como disse anteriormente, em rodovias planas e com velocidade de cruzeiro sem muita variação, pé leve e sem acelerar nas descidas, cheguei a fazer 950km com um tanque de 65L, quando utilizo rodovia com muita subidas, o consumo piora; isso quando a EGR ainda estava aberta. Fechei nesses dias e vou verificar. Por enquanto não tive problemas, até porque o fechamento foi pelo corte de vácuo e não mecânico. O mecânico (blank plate) destrói a turbina, pois elimina o alívio da admissão. Minha está com 88.000 rodados e não fumaça quase nada.
JUNIOR3032
27/04/2016, 13:16
Como disse anteriormente, em rodovias planas e com velocidade de cruzeiro sem muita variação, pé leve e sem acelerar nas descidas, cheguei a fazer 950km com um tanque de 65L, quando utilizo rodovia com muita subidas, o consumo piora; isso quando a EGR ainda estava aberta. Fechei nesses dias e vou verificar. Por enquanto não tive problemas, até porque o fechamento foi pelo corte de vácuo e não mecânico. O mecânico (blank plate) destrói a turbina, pois elimina o alívio da admissão. Minha está com 88.000 rodados e não fumaça quase nada.
Valeu pelos esclarecimentos, por enquanto não vou mexer na EGR, mas pela sua experiência e por outras que vierem a relatar sobre o fechamento da EGR, ( se ficarão satisfeito) é algo a se pensar.
Valeu.
broadcast33
28/04/2016, 09:56
Amigo, vou ser bem honesto com vc, no começo antes de estudar bem o caso de fechar, fiquei com a consciência pesada, pois o fato de fechá-la, iria aumentar a poluição. Porém quando estudei bem o assunto, vi que a redução da poluição não era tão grande assim e que os benefícios ao motor, principalmente, eram absurdamente grandes. Só o fato de não jogar sujeira e partículas dentro do motor, por si só, já justifica.
Emerson Höpner
22/05/2017, 12:15
Colega broadcast33, já fez alguma média com a EGR fechada?
eduardor
25/05/2017, 00:03
Amigo, vou ser bem honesto com vc, no começo antes de estudar bem o caso de fechar, fiquei com a consciência pesada, pois o fato de fechá-la, iria aumentar a poluição. Porém quando estudei bem o assunto, vi que a redução da poluição não era tão grande assim e que os benefícios ao motor, principalmente, eram absurdamente grandes. Só o fato de não jogar sujeira e partículas dentro do motor, por si só, já justifica.
Colega broadcast33, já fez alguma média com a EGR fechada?
Também gostaria de saber. Na verdade fiquei intrigado com o bom consumo de uma SRV blindada, principalmente na estrada.
Peguei uma SRV 3.0 2014/2015 há pouco mais de uma semana e meu trajeto diário envolve 75~80% de estrada praticamente plana mas o computador de bordo não vai além de 9,7~9,8km/L.
À propósito: Os valores exibidos pelo computador de bordo são relativamente confiáveis ou vale a pena dar uma calculada "no papel"? :mrgreen:
Abs!
Eduardo.
JUNIOR3032
26/05/2017, 07:49
Também gostaria de saber. Na verdade fiquei intrigado com o bom consumo de uma SRV blindada, principalmente na estrada.
Peguei uma SRV 3.0 2014/2015 há pouco mais de uma semana e meu trajeto diário envolve 75~80% de estrada praticamente plana mas o computador de bordo não vai além de 9,7~9,8km/L.
À propósito: Os valores exibidos pelo computador de bordo são relativamente confiáveis ou vale a pena dar uma calculada "no papel"? :mrgreen:
Abs!
Eduardo.
Amigo, somente uma observação, quando vc pela estrada costuma resetar o botão do computador de bordo? pois para se ter os dados preciso, normalmente precisa fazer isso. Eu também tinhas esta duvida, andava na cidade com medias de 5, 6km /L, depois pegava estrada dava medias 8, 9 km /l, depois de passei a resetar assim que começo a pegar estrada a media passou para 10, 11,5 km/L.
eduardor
26/05/2017, 10:52
Amigo, somente uma observação, quando vc pela estrada costuma resetar o botão do computador de bordo? pois para se ter os dados preciso, normalmente precisa fazer isso. Eu também tinhas esta duvida, andava na cidade com medias de 5, 6km /L, depois pegava estrada dava medias 8, 9 km /l, depois de passei a resetar assim que começo a pegar estrada a media passou para 10, 11,5 km/L.
Não dou reset justamente pra fazer média. Meu trajeto diário já inclui um pouco de trânsito e estrada, caso contrário é muito fácil ver bons números ali :mrgreen:
Os dados do computador de bordo referentes ao consumo são resetados automaticamente ao abastecer a Hilux? Tenho uma Kia Mohave e ela tem essa funcionalidade.
Abs,
Eduardo.
JUNIOR3032
26/05/2017, 11:34
Não dou reset justamente pra fazer média. Meu trajeto diário já inclui um pouco de trânsito e estrada, caso contrário é muito fácil ver bons números ali :mrgreen:
Os dados do computador de bordo referentes ao consumo são resetados automaticamente ao abastecer a Hilux? Tenho uma Kia Mohave e ela tem essa funcionalidade.
Abs,
Eduardo.
Essa informação eu não tenho.
jorge.duarte
23/07/2017, 22:54
brodcast33! Só um detalhe...cortando pelo vácuo ou fechando o tubo, dá no mesmo pois a passagem foi fechada. Na minha opinião, cortando pelo vácuo além de matar a EGR vc inutiliza as borboletas internas do coletor...se olha na vista explodida do manual vai ver que é o mesmo vácuo que atua os 2 sistemas...outro detalhe é que se conectar o aparelho de diagnóstico verá gravado em memória falha da EGR...digo isso pois cometi o mesmo erro na minha. A questão de se falar que a EGR cumpre a função de válvula de "alívio", acho equivocada, carro Diesel é diferente de carro Flex onde existe borboleta de controle de entrada de ar...fechou borboleta deu "tranco" na turbina.
Abs
Makes Uchoa
06/08/2017, 07:40
Como vcs conseguem andar na rodovia com 110 km/h?? Minha velocidade de cruzeiro na SW4 é entre 130 e 140 km/h.. 🤔🤔