PDA

Ver Versão Completa : Seu Jota liga a ventuinha na estrada?



ricardolm
14/02/2006, 19:12
Ola All, bele?

Apenas por curiosidade, o Jota de voces liga a ventuinha para resfriar o motor mesmo voce estando a 80~100 km/h?

O meu liga :? :?

Queria saber se é normal ou nao! Meu motor é zero, nao tem nem 10.000 km a parte de cima esta com menos de 500 km, estou usando o etileno glicol (rosa, que me falaram que era o melhor por ser sintetico), tenhoo radiador "grande" e mesmo assim ele liga!!

Estou pensando em tirar o radiador do ar condicionado (que esta sem gas e desligado)

[]s nao me conformando com isso!!

Augusto Braga
14/02/2006, 19:26
Grd Ricardo, ate o meu que tem o filtro externo liga neste calorão bravo que ta fazendo. Se Vc faz trilha com lama, deve prestar atenção a limpeza do radiador, meu carro estava ligando demais a ventoinha e demorando a abaixar a temperatura; comprei 1/1;2 litro de desengraxante e pulverizei com bombinha de regar na colmeia de dentro pra fora, depois de esperar +- 1 hora , lavei com a mangueira aqui de casa: não saiu praticamente nada, levei no posto e dei uma grana pro lavador, orientando onde jogar a pressão de agua: saiu foi muito barro!

Abrs

WGodoy
15/02/2006, 09:11
Aproveitando o tema, na cidade as ventoinhas do Jota ligam com muita frequência? Como só agora troquei os pneus, para uso onroad e offroad, ainda não tenho parâmetros definitivos, mas com base no que tenho lido, diria que meu Jota até que é comportado neste sentido. Trafegando nas Marginais Pinheiros e Tietê (SP) a 70 ou 80 KM/h as ventoinhas não ligam. E o único congestionamento que peguei com ele fiquei 1 hora e meia debaixo de um sol senegalês, para percorrer 20 KM (anda-e-pára, em 1ª marcha). Nestas condições, onde vários carros "Ciclo Otto" estavam encostando com super-aquecimento, o meu XUD ligava a ventoinha bem espaçadamente, quando o ponteiro do termômetro encostava na faixa vermelha. Primeiro liga uma ventoinha, em seguida outra, e em 30 segundos o ponteiro despenca para perto da faixa azul.

Para mim, neófito em motores diesel, me parece uma boa performance. Mas ainda preciso pegar uma subida de serra para ter uma conclusão definitiva. Em tempo, tão logo peguei o jipe, 3 semanas atrás, mandei lavar totalmente o radiador, e colocar o aditivo da MWM. Segundo o mecânico o circuito estava bem limpo, denotando pouco uso do sistema.

Abs

Wagner

leogc
15/02/2006, 12:22
Salve Gallera,

o meu jota sempre ligou a ventoinha, mesmo em estrada..até pq as estradas tem muitas subidas e descidas que nos não percebemos.

mas, eu reparei que se vc manter a velocidade de 70 km/h no plano, o acionamento das ventoinhas diminuía muito e elas quase não eram acionadas. foi por isso que, quando o carro ferveu na minha viagem a bahia eu andei quase 800 km nessa velocidade.

se bem me lembro das aulas de transferencia de calor, há um limite para que a velocidade do ar refrigere a água do radiador, isto é, se vc está a 70 o impacto do ar é o mesmo que a 100, sendo que a 100 vc está forçando muito mais o carro...vou ver se acho o porque disso e coloco aqui.

abs

AdrianoJPX
15/02/2006, 17:11
Nestas condições, onde vários carros "Ciclo Otto" estavam encostando com super-aquecimento, o meu XUD ligava a ventoinha bem espaçadamente, quando o ponteiro do termômetro encostava na faixa vermelha. Primeiro liga uma ventoinha, em seguida outra, e em 30 segundos o ponteiro despenca para perto da faixa azul.


Fala Godoy,

Posso até estar falando besteira, mas comparando com o meu jota, to achando que sua ventoinha tá acionando muito tarde. Cuidado com isso, pois qualquer problema vc não terá muito tempo para uma reação. Por exemplo, se sua ventunhia não acionar por algum motivo, a temperatura de seu motor já estará lá em cima, e o pior, se vc desligá-lo aí é que sobe mesmo.
Se correr o bicho pega se ficar o bicho ferve. hehehehehe
Um abraço.

WGodoy
15/02/2006, 17:35
Fala Godoy,

Posso até estar falando besteira, mas comparando com o meu jota, to achando que sua ventoinha tá acionando muito tarde. Cuidado com isso, pois qualquer problema vc não terá muito tempo para uma reação. Por exemplo, se sua ventunhia não acionar por algum motivo, a temperatura de seu motor já estará lá em cima, e o pior, se vc desligá-lo aí é que sobe mesmo.
Se correr o bicho pega se ficar o bicho ferve. hehehehehe
Um abraço.

Na verdade o ponteiro não chega a entrar no vermelho, em nenhuma situação (pelo menos até agora). Ele se aproxima da faixa vermelha ("uns 3 milimetros antes da mesma") e sempre neste momento a 1ª ventoinha liga. Dependendo das condições de tráfego o ponteiro ainda pode subir mais um pouco, mas em seguida despenca, e sem chegar no vermelho. Pelo que já li, os XUD/JPX tem este comportamento, portanto não achei estranho quando peguei meu jipe. Não há sinais de superaquecimento, o comportamento é "redondo", mas sempre dirijo com um olho no tráfego e outro no termômetro ... Em que momento, na escala do termômetro, que a sua ventoinha é acionada?

Abs

Wagner

Martin Melcop
15/02/2006, 17:51
Wagner,

tb acho que a sua ventoinha está entrando tarde, a minha acionava quando o ponteiro passava um pouco da metade e jogava no azul.

WGodoy
15/02/2006, 18:01
Wagner,

tb acho que a sua ventoinha está entrando tarde, a minha acionava quando o ponteiro passava um pouco da metade e jogava no azul.

Hmmm, o que poderia ser feito, então? Trocar a cebolinha que aciona a ventoinha? Poderia a válvula termostática estar abrindo também mais tarde, provocando este comportamento? Algo mais?

Abs

ricardolm
15/02/2006, 18:27
O meu liga exatamente na metade do mostrador e desliga muito proximo do azul, tipo uns 2 miliometros

Pelo jeito é normal....

Alguem aqui tem Jota sem ar, ou seja, apenas o radiador de agua e a grade? gostaria de saber se da muita diferenca :o))))
´

[]s

nerinei
15/02/2006, 19:38
andando a 80km/h o meu não liga....se andar a 100km/h aí ela fica ligada direto, só desligando em alguma decida mais longa...
acho que o funcionamento do jipe do wagner é o original de fábrica.....a ventoinha entra bem perto do vermelho mesmo.....
Abraços

ricardolm
15/02/2006, 19:44
ola Nerinei, beleza?

O seu tem ar (A/C)?

[]s

kaducrema
15/02/2006, 19:52
Pessoal,

Comprei o meu JPX, motor Peugeot, em dezembro último e apesar de estar muito bem cuidado resolvi dar uma atenção especial à refrigeração. Levei o carro a uma loja especializada em radiadores que considerou meu radiador eficiente: 3 CTMs e duas ventoinhas originais. Mesmo assim implementei os procedimentos abaixo:

1) Revisão do radiador (teste no sistema e varetar), troca d´água e 4 litros de aditivo Valeo;
2) Troca da ventoinha menor pela do Tempra;
3) Troca do defletor original pelo do Tempra para melhor sucção de calor;
4) Mudança do cebolão para acionar mais cedo, abre com 87° e fechar com 82°, no manual fala em 92° e 87°;
5) Troca da válvula termostática por uma de 80°. No manual fala que a válvula abre com 83°;
6) Revisão da parte elétrica:
6.1) Segui orientação da JPX às concessionárias para girar um pouco as ventoinhas (Se a referência fosse um relógio, os plugs mudariam de 10 minutos para 20 minutos). Parece-me que evita acumular água e possíveis panes no sistema;
6.2) Preventivamente, substitui os plugs do sensor de temperatura e das ventoinhas;
6.3) Revisão geral da parte elétrica.

Além disso, ainda providenciei:
1) Escapamento sob-medida com cano de 2,5 “desde a saída do motor;
2) Óleo sintético, Móbil SAE 20W50 (Mais tarde o Marcelo da Tecnodiesel e o mecânico aqui de Brasília, com curso de motores na Peugeot, desaconselharam o óleo sintético) e 400ml de Melitek para redução de atrito no motor;
3) Uma luz vermelha no painel que fica acesa enquanto as ventoinhas estiverem em funcionamento (dica do César aqui de Brasília, JPX branco). Como a troca do cebolão provoca o acionamento precoce das ventoinhas, a luz no painel me possibilita gerenciar se, com a elevação da temperatura, bem antes de atingir o vermelho, as ventoinhas está sendo ativadas. Se não, eu troco o rele (tenho sempre um reserva) e faço uma inspeção mais detalhada.

Resultado: as ventoinhas ligam a toda hora, mas o máximo que já aconteceu foi chegar próximo ao vermelho com ar condicionado ligado no máximo e subida forte, para em seguida retornar aos níveis normais.

Por fim o mais importante: não passo das 3.500 RPM.

Abraço,

AdrianoJPX
15/02/2006, 20:27
Em que momento, na escala do termômetro, que a sua ventoinha é acionada?


Minhas ventunhias são acionadas em conjunto quando ponteiro passa um pouco da metade do mostrador.

Fala Carlos Crema, beleza?

Foi vc que entrou em contato comigo outro dia?
Seu carro tava no Noguinha?
Se for vc como está seu carro? Já o tirou da mecânica?

WGodoy
16/02/2006, 09:01
O meu liga exatamente na metade do mostrador e desliga muito proximo do azul, tipo uns 2 miliometros

Pelo jeito é normal....

Alguem aqui tem Jota sem ar, ou seja, apenas o radiador de agua e a grade? gostaria de saber se da muita diferenca :o))))
´

[]s

Bom, o meu, por ser capota de lona, não tem ar-condicionado. A ventoinha não liga com muita frequência, e nem quando pego trafego "livre" acima de 40KM/H. Mas quando liga o ponteiro tá em cima ...

Abs

Wagner

kaducrema
16/02/2006, 10:01
Em que momento, na escala do termômetro, que a sua ventoinha é acionada?


Minhas ventunhias são acionadas em conjunto quando ponteiro passa um pouco da metade do mostrador.

Fala Carlos Crema, beleza?

Foi vc que entrou em contato comigo outro dia?
Seu carro tava no Noguinha?
Se for vc como está seu carro? Já o tirou da mecânica?

E ai Adriano, tudo tranqüilo? Eu já tinha tentado entrar em contato com você para obter maiores detalhes sobre uma mensagem antiga que você havia enviado, mas na época não consegui e agora não me lembro o tema. Eu não conheço o Noguinha. Ele é bom mecânico? Entende de JPX?

Abraço,

Martin Melcop
16/02/2006, 10:12
Em que momento, na escala do termômetro, que a sua ventoinha é acionada?


Minhas ventunhias são acionadas em conjunto quando ponteiro passa um pouco da metade do mostrador.

Fala Carlos Crema, beleza?

Foi vc que entrou em contato comigo outro dia?
Seu carro tava no Noguinha?
Se for vc como está seu carro? Já o tirou da mecânica?


Pelo que conversei com o pessoal da MGL as vetoinhas tem que ser acionadas em momento diferente, nunca juntas, tem que ter um "delay" entre elas.

AdrianoJPX
16/02/2006, 10:30
E ai Adriano, tudo tranqüilo? Eu já tinha tentado entrar em contato com você para obter maiores detalhes sobre uma mensagem antiga que você havia enviado, mas na época não consegui e agora não me lembro o tema. Eu não conheço o Noguinha. Ele é bom mecânico? Entende de JPX?


Fala CREMA,
Se vc precisar de mecânico no DF para seu jota pode me ligar que indico o meu. 92138834
UM ABRAÇO.



Pelo que conversei com o pessoal da MGL as vetoinhas tem que ser acionadas em momento diferente, nunca juntas, tem que ter um "delay" entre elas.


Fala Martin,
Realmente ouvi isso aqui no fórum, porém acredito que seria para proteger o sistema eletrico.
No meu caso até agora nao deu problema.
UM ABRAÇO.

ricardolm
16/02/2006, 12:41
Ola CARLOS CREMA, beleza?

Foi facil fazer a ligacao das luzes que indicam que a ventuinha esta(ao) ligada(s) ? voce colocou uma ou duas lampadas? (uma para cada ventuinha) :pensativo:

Estou pensando fazer isso tb..

[]s

WGodoy
16/02/2006, 18:07
andando a 80km/h o meu não liga....se andar a 100km/h aí ela fica ligada direto, só desligando em alguma decida mais longa...
acho que o funcionamento do jipe do wagner é o original de fábrica.....a ventoinha entra bem perto do vermelho mesmo.....
Abraços

Pois é, antes de comprar o meu Jota eu li muito sobre este jipe, e seus notórios problemas de super-aquecimento. E pelo que li realmente as ventoinhas entram em funcionamento mais tarde, do que um carro Ciclo Otto - aliás como deve ser os motores diesel (e a álcool também). Portanto quando peguei o meu, entendi que seu comportamento era absolutamente standard. E com relação ao uso, desde que mantendo o motor entre 2000 e 3000 RPM, super-aquecimento ocorreria só se tiver algum problema no sistema de arrefecimento.

Procede?

Abs

kaducrema
16/02/2006, 19:14
Ola CARLOS CREMA, beleza?

Foi facil fazer a ligacao das luzes que indicam que a ventuinha esta(ao) ligada(s) ? voce colocou uma ou duas lampadas? (uma para cada ventuinha) :pensativo:

Estou pensando fazer isso tb..

[]s

Oi Ricardo,

O meu eletricista conectou o fio da luz de alerta na fiação do rele das ventoinhas, acompanhei os trabalhos e me pareceu fácil. Eu tenho apenas uma luz de alerta, mas bem forte, e para falar a verdade não sei se minhas ventoinhas são acionadas em conjunto ou na seqüência. O César, colega que me deu a dica, tem luzes menores, um led vermelho para cada ventoinha.

Abraço,

ricardolm
16/02/2006, 19:16
:D valeu! me parece facil, inclusive colocar uma luz para cada, eu pretendo colocar um led (aquele que fica piscando)

[]s

kaducrema
16/02/2006, 19:22
E ai Adriano, tudo tranqüilo? Eu já tinha tentado entrar em contato com você para obter maiores detalhes sobre uma mensagem antiga que você havia enviado, mas na época não consegui e agora não me lembro o tema. Eu não conheço o Noguinha. Ele é bom mecânico? Entende de JPX?


Fala CREMA,
Se vc precisar de mecânico no DF para seu jota pode me ligar que indico o meu. 92138834
UM ABRAÇO.



Pelo que conversei com o pessoal da MGL as vetoinhas tem que ser acionadas em momento diferente, nunca juntas, tem que ter um "delay" entre elas.


Fala Martin,
Realmente ouvi isso aqui no fórum, porém acredito que seria para proteger o sistema eletrico.
No meu caso até agora nao deu problema.
UM ABRAÇO.

Adirano,

Obrigado pela oferta do mecânico. Eu gostaria de não precisar, mas como eu tenho um JPX nunca se sabe né (he he he he). Já anotei seu telefone e devo te ligar por esses dias.

Valeu,

Hudson Buck
17/02/2006, 19:27
Boa Noite Pessoal,

O JPX da patroa a 90 km/h, em estrada plana, dia de sol forte, não liga a ventuinha. a temperatura fica em torno de 85 graus. A primeira ventuinha Liga exatamente no meio do marcador, cerca de 90 graus e a segunda 10 segundos depois. Moro na serra da Cantareira e trabalho em São Paulo, nas subidas mais fortes a temperatura chega no máximo a 95 graus. Quem conhece as Subidas da serra da Cantareira sabe que é uma prova de fogo todos os dias. O radiador foi aumentado na expessura, acho que ficou com 11 cm. O motor e pneus são originais. A válvula termostática é a do chevette.

Abraços.

Hudson.

nerinei
17/02/2006, 20:34
ola Nerinei, beleza?

O seu tem ar (A/C)?

[]s

não tem...e está com o radiador maior...

nerinei
17/02/2006, 20:43
Pois é, antes de comprar o meu Jota eu li muito sobre este jipe, e seus notórios problemas de super-aquecimento. E pelo que li realmente as ventoinhas entram em funcionamento mais tarde, do que um carro Ciclo Otto - aliás como deve ser os motores diesel (e a álcool também). Portanto quando peguei o meu, entendi que seu comportamento era absolutamente standard. E com relação ao uso, desde que mantendo o motor entre 2000 e 3000 RPM, super-aquecimento ocorreria só se tiver algum problema no sistema de arrefecimento.

Procede?

Abs

esse problema do jota é uma coberta daquelas bem curtas: se a ventoinha entra tarde (original de fábrica), você corre o risco de ferver o carro sem ter muito aviso, já que é normal o ponteiro chegar perto do vermelho....esse acho que é um dos motivos da fama do jpx....
se trocar o cebolão e colocar outro mais frio, o motor vai trabalhar abaixo da temperatura ideal: vai beber mais e vai ter a durabilidade reduzida (dizem que o motor trabalhar frio não é bom)...mas com a vantagem de que se a temperatura subir, o motorista vai ter mais tempo pra perceber que a temperatura não está normal....
Abraços

Hudson Buck
18/02/2006, 20:13
Nerinei,

Um motor diesel trabalhando entre 80 e 90 não esta frio. Esta dentro da faixa de trabalho, a qual no JPX vai até 105. O problema seria o carro trabalhar por volta de 70/75 graus. Quanto a consumo, o nosso JPX esta fazendo cerca de 10,2 km/l de diesel, lembrando que metade do meu trajeto é em subida.

Abraços.

nerinei
19/02/2006, 11:13
Hudson,
sempre ouvi falar que motor diesel tem que trabalhar um pouco mais quente que os gasolina.....eu cheguei a colocar um cebolinha no meu jota que não deixava a temperatura passar da metade, que acionava a ventoinha, e desligava bem próximo do azul....notei uma piora no consumo....voltei a maldita da cebolinha original e o consumo melhorou.....mas talvez um meio termo como você disse funcione bem...foda é ficar gastando grana na tentativa e erro....
Abraços

Martin Melcop
19/02/2006, 13:35
Eu prefiro ficar com o carro trabalhando numa temperatura inferior do que correr o risco....

Qualquer coisa para subir a temperatura é só pisar um pouco mais, pois o meu ponteiro de temperatura parece um conta giro de tanto que se move.

leogc
19/02/2006, 17:52
bom, eu compartilho da opinião do martin, mas meu ponteiro variava entre o começo da parte verde e o meio da escala...

abs

Hudson Buck
19/02/2006, 19:07
Nerinei,

Só complementando, o motor maxion 2.5 que equuipq o meu CJ trabalha na faixa entre 82 e 102, ou seja qualquer temperatura entre esses dois valores seria boa, o ideal seria 90. Nas subidas fortes da serra ele chega a 100, isso realmente me incomoda, mas diferentemente do xud-9 a elevação da temperatura e lenta e não galopante, o que, no caso de um problema no arrefecimento da tempo de fazer alguma coisa. Pessoalmente, também prefiro o motor trabalhando um pouco mais frio e ter tempo para pelo menos parar o carro antes de detonar o motor.

Abraços.

ricardolm
20/02/2006, 09:09
Caros,


Apenas como informacao e para compartilhar minha experiencia (Radical)

Como alguns sabem, apos comprar o meu Jota fiz o motor todo, troquei o radiador pelo "grande" troquei a valvula termostatica, coloquei o acionamento manual das ventuinhas e mesmo assim apos menos de 10.000 tive a junta do cabecote queimada em um dia de muito calor e andando na estrada :shock:

Nao conformado com o carro estando na estrada a mais de 80km/h o Jota continuar a ligar a ventuinha, coloquei o carro a venda! :pensativo: Pensei em matar o problema pela raiz (me livrando dele!!), mas no sabado estava pensando, meu carro "tinha" ar condicionado, resumindo, parti para a ignorancia, tirei o radiador do ar condicionado (que fica na frente do radiador, ajudando a bloquear o ar e tb qdo ar ligado passa ar quente para o radiador.).

No proprio sabado peguei 200km de estrada e estava ate que calor, por volta de uns 28 a 30 graus, eu a 100km/h o carro NAO :discordo: ligou as ventuinhas nenhuma vez!! so logou qdo peguei uma ladeira na serra de cabreuva, mas ate ai, sem galhos, pois ele ligava ate na reta!

Bom, fiquei contente (apesar de sem A/C) pelo menos o motor nao esquenta mais!! o pontei se mantem uns 2 milimetros acima do azul, por volta de 80 graus ( o meu liga a ventuinha a 90 graus)

Recomendo para quem tem o mesmo poblema que eu que parta para a ignorancia, pois este projeto (do Jota) alem de ter o erro do turbo, tem este outro erro (A/C)

Espero ajudar alguem com este desabafo!

[]s agora nao tao quente!!

leogc
20/02/2006, 11:50
Fala Ricardo,

bem pensado...boa idéia... :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

pena que não pensei nisso antes...mas agora é tarde...eu quero um motor novo e não quero mais ar condicionado.

abs

Andrejur
20/02/2006, 13:15
A idéia tem procedência...
O radiador fica entre as ventoinhas e o condensador do AC.
O condensador do AC cobre a frente do radiador, dificultando sua refrigeração natural através do deslocamento.
O compressor do ar condicionado força mais o motor, o que gera mais calor.
Quando o AC está desligado, a ventoinhas dificilmente são acionadas.
No meu Jota c/MWM quando o AC está ligado, a temperatura sobe mais do que quando não ligado, apesar das 2 ventoinhas trabalhando direto, o que comprova as observaçôes anteriores.
Por tudo isso, estou pensando em instalar uma ventoinha na frente do condensador só para melhorar o desempenho do AC, e, por tambel, também o restante do sistema.
Abs.
André/Niterói/RJ
JPW GUAIAMU

leogc
20/02/2006, 16:10
Oi Andre,

fora esses efeitos a presença do ar condicionado ainda mantém mais uma polia ligada ao virabrequim do carro. no caso dos jotas com xud, se tirar essa polia, o bichinho deve até melhorar o rendimento e minimiza a chance de quebras.

abs

Martin Melcop
20/02/2006, 17:47
To achando que vou mandar arrancar o meu AC :pensativo: :pensativo: :pensativo:

ricardolm
20/02/2006, 17:51
Ola Martin, beleza?

O servico é super simples, eu mesmo fiz, precisei apenas de uma chave de boca 8, uma 10 e uma 13 e aproximadamente 1 1/2 hora de servico (por que nao tinha experiencia).

mas vale a pena (se vc nao tem problemas com graxa embaixo as unhas :lol: )

[]s ja pensando se tirarei o carro da venda...

leogc
21/02/2006, 10:52
Martin

seu jota tá aonde fazendo o que?! conta aí p gente!!

abs

Martin Melcop
21/02/2006, 10:59
Leo,

meu carro, foi para a Continental, por indicação do Sandro Tannuri e do Magrão, está lá para refazer o XUD, eles vão fazer somente a MO, eu vou adquirir todas as peças.
Vou aproveitar para colocar calços de carroceria.

Estou pensando se arranco a capota e já instalo só o teto da Pick up :pensativo: :pensativo:

leogc
21/02/2006, 11:50
Saquei...

eu ainda não sei o que eu faço...mas tive uma idéia que talvez me economize alguns trocados...vou ver hoje e depois eu explico.

bom, a minha capota e minhas portas continuam a venda.

abs

WGodoy
21/02/2006, 12:48
Fala Godoy,

Posso até estar falando besteira, mas comparando com o meu jota, to achando que sua ventoinha tá acionando muito tarde. Cuidado com isso, pois qualquer problema vc não terá muito tempo para uma reação. Por exemplo, se sua ventunhia não acionar por algum motivo, a temperatura de seu motor já estará lá em cima, e o pior, se vc desligá-lo aí é que sobe mesmo.
Se correr o bicho pega se ficar o bicho ferve. hehehehehe
Um abraço.

Na verdade o ponteiro não chega a entrar no vermelho, em nenhuma situação (pelo menos até agora). Ele se aproxima da faixa vermelha ("uns 3 milimetros antes da mesma") e sempre neste momento a 1ª ventoinha liga. Dependendo das condições de tráfego o ponteiro ainda pode subir mais um pouco, mas em seguida despenca, e sem chegar no vermelho. Pelo que já li, os XUD/JPX tem este comportamento, portanto não achei estranho quando peguei meu jipe. Não há sinais de superaquecimento, o comportamento é "redondo", mas sempre dirijo com um olho no tráfego e outro no termômetro ... Em que momento, na escala do termômetro, que a sua ventoinha é acionada?

Abs

Wagner

Hoje peguei um trânsito danado na ida ao trabalho, e pude observar melhor o que acontece no meu Jota. Na verdade, quando o ponteiro do termômetro está a 3/4 da escala, a 1ª veitoinha entra em funcionamento. No que ela liga, o ponteiro da temperatura dá um pulo para próximo do vermelho (4 mm abaixo), e uns 10 segundos depois a 2ª ventoinha liga - e o ponteiro dá novo pulo, desta vez encostando no vermelho. E aí a temperatura vai descendo até chegar perto do azul e o ciclo recomeçar.

Minha conclusão é que talvez exista mais "pressão psicológica" do ponteiro subindo do que por um aumento súbido e real de temperatura. Alguém já observou comportamento semelhante?

Abs

Martin Melcop
21/02/2006, 13:07
Se entendi bem, quando liga a ventoinha ele continua a subir?

WGodoy
21/02/2006, 13:23
Se entendi bem, quando liga a ventoinha ele continua a subir?

Na verdade a agulha dá um "pulo", não uma subida constante, que denotaria aumento progressivo de temperatura. A mim me parece mais um problema elétrico do que térmico ...

leogc
21/02/2006, 13:41
Wagner,

meu ponteiro já deu esses pulos até eu levar o mostrador para calibração....com isso ele se comportava normalmente.

outra coisa: quando o ponteiro tá quase no vermelho. a coisa ja tá preta...

abs

WGodoy
21/02/2006, 14:04
Wagner,

meu ponteiro já deu esses pulos até eu levar o mostrador para calibração....com isso ele se comportava normalmente.

outra coisa: quando o ponteiro tá quase no vermelho. a coisa ja tá preta...

abs

Não entendi a sua colocação - depois que você levou o mostrador para calibração ele passou a funcionar bem (sem pulos), ou ele tava OK, mesmo com os pulos?

Com relação ao vermelho, embora seja meu primeiro motor diesel (justo um XUD!), já tive inúmeros outros motores (4, 6, 8 cilindros, em linha e em V) e o comportamento de um motor super-aquecido é típico. Absolutamente não parece ser o caso deste, se não tivesse o mostrador, qualquer um diria que o carro está se comportando normalmente. Um sinal claro de problemas é a rápida perda de água no sistema de arrefecimento (indício de vazamento ou escape de vapor pelo cabeçote), borbulhos na caixa de expansão (escape de compressão para o líquido de arrefecimento) e finalmente sinal de contaminação do óleo lubrificante por água (sinal de cabeçote empenado e junta queimada). Eu monitoro todos estes pontos, não só no Jota como nos meus outros veículos. Não estou afirmando que não tenha algum problema, só não estou vendo qual, exceto pelo comportamento maniaco-depressivo do marcador de temperatura ...

Mas já anotei a troca da válvula termostática e cebolinha da ventoinha, pelas do Chevette, just in case.

Abs

Martin Melcop
21/02/2006, 14:06
Se entendi bem, quando liga a ventoinha ele continua a subir?

Na verdade a agulha dá um "pulo", não uma subida constante, que denotaria aumento progressivo de temperatura. A mim me parece mais um problema elétrico do que térmico ...


Eu tinha isso quando acionava qualquer coisa elétrica do carro, era o aterramento do polo negativo da bateria com a carroceria que estava ruim.
Concertei e ai parou

leogc
21/02/2006, 17:15
Wagner,

Deixe-me explicar melhor...qdo eu comprei meu jota a temperatura não saía da faixa azul...o mecânico disse que provavelmente o instrumento não estava calibrado. Levei em uma oficina especializada nisso e realmente estava ruim. Eles arrumaram, e o ponteiro de temperatura passou a funcionar direito.

Apesar de ser um problema diferente, é provável que a solução seja parecida.

Outra possibilidade é de, como o Martin disse, ter algum fio com mal contato. De uma olhada a partir do sensor de temperatura.

abs

WGodoy
21/02/2006, 20:47
Wagner,

Deixe-me explicar melhor...qdo eu comprei meu jota a temperatura não saía da faixa azul...o mecânico disse que provavelmente o instrumento não estava calibrado. Levei em uma oficina especializada nisso e realmente estava ruim. Eles arrumaram, e o ponteiro de temperatura passou a funcionar direito.

Apesar de ser um problema diferente, é provável que a solução seja parecida.

Outra possibilidade é de, como o Martin disse, ter algum fio com mal contato. De uma olhada a partir do sensor de temperatura.

abs

Já pus na minha lista de pendências (mais um item) ...

No mais estou me acostumando com o jipe, conhecendo seus "defeitos" (características pessoais, diríamos) e gostando de usar a viatura no dia-a-dia, pois apesar de não ser muito rápido, acompanha o tráfego rápido numa boa. E os novos pneus deram comportamento civilizado ao jipe. :dance: Só falta pegar uma estrada para ver seu comportamento em viagem (um olho na estrada e 10 no termômetro) e depois uma estradinha de terra, para começar. Mas não esperem trilhas radicais, pois sou Landauzeiro ...

Abs

leogc
21/02/2006, 21:08
Pra facilitar na adaptação com o jpx..pegue o motor do landau e coloque no JPX....hehehe...

e não se preocupe, é um jipe logo a lista de pendências não diminui!

abs

WGodoy
22/02/2006, 10:00
Pra facilitar na adaptação com o jpx..pegue o motor do landau e coloque no JPX....hehehe...

e não se preocupe, é um jipe logo a lista de pendências não diminui!

abs

Olhe, num garanto que o 302 V8 caiba no cofre do JPX, mas seria um belo upgrade - afinal o jipe pesa cerca de 200 KG a menos que o Landau - só que o meu V8 - a álcool original de fábrica - rende 215CV com torque máximo a 3000RPM. E como vou trocar o carburador original (DFV) por um Holley Street Avenger de 570CFM, quadrijet, deverei passar bem dos 250CV. E no quesito temperatura, estes motores usam as tradicionais ventoinhas acopladas à bomba d'água através de uma embreagem viscosa - ou seja num tem relê, termostato, fio, etc para dar pau - basta o bafo do radiador ficar mais quente para que a embreagem faça a hélice girar mais rápido. E quando a mesma está totalmente acoplada, aquilo parece um bombardeiro B29 prestes a decolar ... :mrgreen: A minha embreagem viscosa foi recentemente trocada por uma de competição, comprada na Summit. Coisa cara, mas coisa boa ...

Abs

leogc
22/02/2006, 13:29
pois é...foi a primeira coisa em que pensei...mas depois vi que os 302 são muito mais pesados e maiores que o XUD, aí seriam necessárias muitas modificações na suspensão e na parede corta-fogo...

mas que ia ficar o bicho ia...dia desses fizemos uma trilha onde tinha uma discovery V8...só de ouvir aquele motor acelerando dava até emoção.

abs

Martin Melcop
22/02/2006, 14:15
Leo,

vc deveria fazer um trilha com o Hulk, apesar de não ser V8, o barulho está muito bonito.

leogc
22/02/2006, 14:40
qual motor que ele usa?!

abs

Martin Melcop
22/02/2006, 15:03
O 6 cilindros original do Wrangler de 4.0 litros

leogc
22/02/2006, 15:15
ah eh...qdo vc falou achei que ele tinha um suzuki :putz: :putz: :putz:

abs

Martin Melcop
22/02/2006, 15:55
Suzuki é o Bill com o Spider ;)

leogc
22/02/2006, 16:20
pois é...viajei.

abs

MarcioMonego
20/08/2007, 20:43
Por curiosidade;
Meu J é 94 com Maxion HS 2.5tcc.
Peguei ele sem termostática e vários relatos de aquecimento.
Colocamos líquido MWM e viajem de Porto Alegre a Sorocaba. Nestas condições: A temperatura se manteve perfeita por +- 500Km. Após deu alarme e vi que o reservatório de expansão estava com uma fissura e vazando com a temperatura mais alta. Puz água 2x na viajem(Na serra de Curitiba e na serra de Juquiá).
Chegando em Sorocaba mandei ver o radiador(que parece ser o de +-7cm) ele tinha 3 vazamentos(2 bocal e um no meio). Troquei tb o reservatório de expansão.
Após isso notei que o carro tava sempre gelado.
Comprei a termostática international e analizei uns 20 dias.
Como o J tinha 2 marcadores de temperatura. Um no painél e outro na parte superior da termostática(esse de mercúrio). Se percebia claramente a atuação da termostática logo após o meio da escala. Após umas 2 aberturas da válvula a temperatura do radiador subia normalmente. A ventuinha raramente ligava na cidade, mas funcionava por uns 2min e baixava bem a a temperatura.
Fui testar o carro para viajar de volta(Sorocaba - Porto Algre) e surpresa. Ao andar a +-100Km/h a ventuinha liga direto, PORÉM a temperatura do motor tah normal e a termostática atuando na mesma faixa...
Dah para enternder??
Se a temp do radiador estivesse tão alta ao entrar novamente no motor a temp do motor tb ia aumentar e não diminuir tanto como se vê no ponteiro...
Vou na Quinta-Feira...Não sei se tiro a termostática na viajem...Não gostaria...
Notei que depois