Ver Versão Completa : Modificação no Munhão para High Steer
Thiago Rodeghel
14/02/2006, 17:15
Aí pessoal :D
Tava com uma idéia, estou com o eixo dianteiro da Rural, desmontado, estava pensando em fazer high steer.
Queria usar o SOS munhão, ou algo parecido para mudar a posição das barras. Sei que se não reforçar o kit, os 4 parafusos que prendem no toco do munhão, vão se soltando...
Mas aproveitando que o munhão está desmontado, daria para colocar 4 prisioneiros, ou 4 parafusos, mas com eles de dentro para fora do munhão??? Aí travaria o toco do munhão e o novo braço com porcas parlock :)
Tem algum problema eu fazer isso? Os prisioneiros (ou parafusos) bateriam em algum lugar, tipo cruzeta, ou no meu caso homocinetica da Toyota???
Obrigado por qq dica :concordo:
[s]
equipeminas4x4
14/02/2006, 18:12
Só os parafusos não resolvem o problema. O ideal é fazer outro suporte prendendo o SOS ao braço original do munhão.
[]´s
AE !!
Tb estou vendo esta possibilidade, ...
Cotei no Garra hj o SOS Munhao, já com reforco lateral, mas achei 110,00 latinhas CADA muito caro...
[]´s procurando alternativas...
Thiago Rodeghel
14/02/2006, 18:20
Valeu Marcel
Mas então daria para colocar prisioneiros ali?
O que prentendia, no momento era ligar a barra menor, do pitman ao SOS. A barra que liga de roda a roda, manteria, pelo menos no momento no local original. depois mandar ela para cima, antes preciso resolver umas coisas na direção.
É que vi um munhão assim, mas era do tipo munhão aberto. Com prisioneiros.
Mas tbm para ligar o SOS, ao munhão original não seria dificil...
[s]
Elmer_Jeep
14/02/2006, 19:47
Thiago Rodeghel, apoiado só ali em cima não aguenta, tem que ter o apoio lateral, já viu como foi feito no Jeep do elcio e no do Fernando e Gustavo Risso. É uma das formas mais seguras nessa carcaça de munhão.
Outro detalhe, ligar a barra do pitman ao munhão pode dar bumpsteer :?
Pagani, 110 não é tão caro assim, o problema é que a peça tem que ser modificada pro sistema ficar seguro, nesse caso compensa mais comprar o material e fazer, mesmo saindo mais caro vai ser algo mais eficiente, afinal o "sos munhão" foi projetado pra outra finalidade.
[]'s hi-sterizados
p.peleje
15/02/2006, 09:58
Galera,
aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida.
Meu munhão esquerdo (lado motorista) é duplo, tem dois furos, sendo assim em um furo tá ligado a barra que vai de roda a roda e no outro furo tá ligado a barra que vem da caixa (santana). está com essa configuração faz mais de 7 anos. E qdo instalei a caixa do santana fiz com aquele esquema de barra deslizante de apoio igual do tópico do Giovani.
Pergunta: essa configuração acarreta algum problema?
[]s
Peleje
Thiago Rodeghel
15/02/2006, 17:43
Bom segue um desenho da minha idéia, acho que pelo jeito vou ter de ser o cobaia :mrgreen: ... Já tô me acostumando com isso...
Desculpa do desenho, mas é feito no paint, só pra ilustrar.
[s]Esperando novas dicas...
GustavoRisso
15/02/2006, 19:37
Senhores,
Mais vale uma foto do que mil palavras ...
Compramos um braço SOS, pedimos um novo furo conico para a parte superior e soldou-se uma peça de 1cm de espessura na lateral do munhão ... pronto! :concordo:
Levando em consideração que o SOS custa R$ 90 cada ... mais a peça interna e o trabalho de solda já se paga a diferença de R$ 20 ... (quando fizemos não tinhamos esta opção de comprar pronto ... :parede: )
[]'s
fernandão
16/02/2006, 00:51
será que esse SOS MUNHÃo tem como ser refurado para terminal de 608 :pensativo:
ou será que fica fraco ????
[]´s :pensativo: tentando de tudo pra adiantar o selviço do jeep :mrgreen: e facilitar tambem :twisted:
Elmer_Jeep
16/02/2006, 10:22
fernandão, tem fotos do s.o.s aí :?:
equipeminas4x4
16/02/2006, 11:33
Já q vai mandar furar novamente o munhão, já faz o cônico para uma ponteira maior. Essa de willys é uma porcaria.
Mas esse de paoio lateral é uma ótima solução, ainda mais qd coloca a barra por cima do feixe de molas, ae então é show.
[]´s
fernandão
16/02/2006, 21:31
Equipe Minas
Já q vai mandar furar novamente o munhão, já faz o cônico para uma ponteira maior. Essa de willys é uma porcaria.
Marcel essa é a ideia :twisted: mas será que compensa comprar pra refurar :?: sera que sobra "parede" depois :pensativo:
[]´s :pensativo:
GustavoRisso
16/02/2006, 21:35
Marcel,
Por exemplo assim .... :mrgreen:
[]'s
fernandão
16/02/2006, 21:49
GustavoRisso
[Levando em consideração que o SOS custa R$ 90 cada ... mais a peça interna e o trabalho de solda já se paga a diferença de R$ 20 ... (quando fizemos não tinhamos esta opção de comprar pronto ... :parede: )
vc que tem o sos munhão e pelas fotos os terminais parecem originais :pensativo: será que sobra parede aumentar um pouco mais os furos ??? :mrgreen:
desculpe as perguntas é que eu não conheço e pela foto eu não consegui ver sé dá pra fazer :oops:
[]´s[/quote]
GustavoRisso
16/02/2006, 21:55
Fernandão,
Não sei qual o diametro do parafuso do terminal do 608 ... você tem ?
Posso verificar no finde e te falo se sobrará parede e a medida atual ... ok?
Pelo que me lembro o Ramiro que tem o Devasso aumentou o furo e o braço acabou quebrando ...
Não sei porque o pessoal reclama do terminal do jipe ... eu nunca vi um cara estourar o terminal ...
[]'s
Elmer_Jeep
17/02/2006, 10:13
GustavoRisso, estourar não estoura, mas sofrem desgaste prematuro, a direção desalinha só de encostar numa guia/calçada e as barras de direção empenam fácil, já vi muito neguinho metendo o cabo do hi-lift entre as barras pra tentar desempenar no meio da trilha... Quer mais :?: :lol:
[]
Otávio Luiz
17/02/2006, 10:41
Pessoal,
Aproveitando o tópico, pretendo trocar os terminais e barras de direção pelos do MB 608.
O motivo é o mesmo do Jipeiro_RR, desgaste prematuro dos terminais Jeep... :(
Minha dúvida é a seguinte: um colega/mexânico deu a idéia de além de fazer o High Steer com as barras/terminais do 608 manter a barra de direção atual, que liga um munhão ao outro, com os terminais do jeep.
Atualmente tenho uma barra ligando o pitman a um sos munhão by Zezo (aqui de Ctba) colocado nos pafusos superiores do munhão (que pretendo reforçar) e a barra de direção ligando um munhão ao outro pelo braço original.
Será que vale a pena deixar esta barra lá embaixo depois de fazer o HS?
Seria tipo um back up, uma barra auxiliar...
Ou só vai servir pra ficar desgastando os terminais jeep?
Meu CJ6 é SPOAdo, e com o HS as barras vão ficar por cima do feixe :) , menos a atual, se eu deixá-la lá...
Elmer_Jeep
17/02/2006, 10:54
Otávio Luiz Freitas, acho q nao vale a pena cara, teu jeep já tá spoa, então vc não devia deixar nada ali em baixo, vc vai estar confiante com a barra nova e terminais reforçados no HS daí essa barrinha inútil lá em baixo só vai servir pra pegar porrada em pedras, troncos, etc... daí entorta e prejudica o funcionamento do teu sistema de direção. Então, na minha opinião esse lance de barra auxiliar é desnecessário, com barras e terminais do MB608 vc tem um sistema de direção resistente e confiável.
[]'s tentando ajudar :pensativo:
Otávio Luiz
17/02/2006, 11:01
Valeu Elmer!!!
Vou fazer o HS bem feito e abandonar o sistema antigo...
Elmer_Jeep
17/02/2006, 12:24
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7685
:wink:
Otávio Luiz
17/02/2006, 13:28
É isso aí...
Já tinha visto este tópico... aliás o que mais faço e fuçar o forum atrás de soluções pro jeep.
Mas sabe como é, a grana é curta e preciso do jeep pra trabalhar (é isso ou andar de ônibus) então vou aos poucos fazendo as modificações.
Inclusive pretendo fazer a barra de direção com terminal duplo usando a barra da F1000, igualzinho a sua :mrgreen:
Pessoal, tava vendo esse tópico e como estava pensando em fazer algum reforço no munhão, estava querendo algumas idéias, fotos, desenhos e comentários de quem já fez.
Agradeço desde já a colaboração.
bernardão_57
15/12/2006, 16:19
Ola!! Otávio. Por um acaso o seu cj6 é um azul que a pouco tempo estava á venda, la no cara suja "Polaco"? Se é este muito bonito seu jeep,Parabéns!!
Sergio Rocha
15/12/2006, 16:50
Pessoal, tava vendo esse tópico e como estava pensando em fazer algum reforço no munhão, estava querendo algumas idéias, fotos, desenhos e comentários de quem já fez.
Agradeço desde já a colaboração.
Procura aki:
www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br)
Hi steer.
[]´
ramiro_eli
15/12/2006, 18:46
GustavoRisso, estourar não estoura, mas sofrem desgaste prematuro, a direção desalinha só de encostar numa guia/calçada e as barras de direção empenam fácil, já vi muito neguinho metendo o cabo do hi-lift entre as barras pra tentar desempenar no meio da trilha... Quer mais :?: :lol:
[]
O Elmer tem toda a razão.
Quebrar, os temrinais originais não quebram, mas já tive terminal no Devasso que durou exatamente uma trilha!!!
Aqueles terminais Shit Way são uma caga.da homérica!
Aproveite que está fazendo a modificação e elimine o terminal duplo (que depois da cx de direção original, freios originais, pedaleira original, etc... é a pior coisa do CJ!)
Estou usando teminais Nakata do MB 608 a um pouco mais de um ano. Até agora estão todos bem de saude, menos um, que teve a coifa furada, mas ainda não tem folga. Eles custam pouco mais que os ShitWay p/ Willys.
cristiano
16/12/2006, 00:08
Para trocar os terminais pelo do MB 608 tem que fazer uma nova barra, correto?
Qual seria a especificação desse tubo da nova barra?
Faz a rosca por dentro do tubo e uma porca para travar, confere?
Procura aki:
www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br)
Hi steer.
[]´
Uso e recomendo , mto mais facil q qualquer adaptação , mas e claro , depende do seu uso ...
ramiro_eli
16/12/2006, 12:06
Para trocar os terminais pelo do MB 608 tem que fazer uma nova barra, correto?
Qual seria a especificação desse tubo da nova barra?
Faz a rosca por dentro do tubo e uma porca para travar, confere?
Cristiano,
Eu simplesmente fui a uma auto peças de caminhão e comprei uma barra completa (barra, terminais e abraçadeiras) do MB608. Depois cortei-a no meio para reduzir o seu tamanho e soldei com Mig, com um reforço interno.
Simples e barato.
Elmer_Jeep
21/12/2006, 09:48
Cristiano,
Eu simplesmente fui a uma auto peças de caminhão e comprei uma barra completa (barra, terminais e abraçadeiras) do MB608. Depois cortei-a no meio para reduzir o seu tamanho e soldei com Mig, com um reforço interno.
Simples e barato.
Eu também comprei a barra completa e não foi caro. Cortei uma das extremidades pra deixar na largura desejada e abri rosca pra evitar emendas.
Aqui tem mais dicas sobre essa adaptação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12028
[]'s
cristiano
21/12/2006, 18:33
Talvez esse tópico não seja o mais apropriado, mas...
Ok, então vou comprar a barra completa do 608, mas ele tem aquele terminal com olhal para a barra que vem do braço auxiliar?
Elmer_Jeep
21/12/2006, 18:50
Se vc tivesse lido o tópico que indiquei iria saber...
cristiano
21/12/2006, 18:52
Se vc tivesse lido o tópico que indiquei iria saber...
Perdão, vou olhar...
Herbert Lima
22/12/2006, 23:22
Só os parafusos não resolvem o problema. O ideal é fazer outro suporte prendendo o SOS ao braço original do munhão.
[]´s
Parabéns pela viatura..
Vi alguns videos do RCrawler e gostei..
Abraços e boas festas
Marcos ET
30/12/2006, 00:38
Putz! tou realmente convencido quanto a resistencia do conjunto hi steer com reforço lateral! o preço que me desanimou um pouco pois, no meu caso, ainda tem o frete... vamos ver se por MP eu consigo parcelar este negócio hehehehe
Ei, nao sei se me lembro bem das aulas de fisica... mas os tubos nao sao mais resistentes que as barras maciças? os postes, as estruturas tubulares das maquinas... sao ocas para ganhar resistencia nao eh???? pode ser que eu esteja errado, mas a vida toda sempre pensei que em volume de material, uma barra maciça sempre fosse mais fragil que um tubo... (claro que respeitadas as proporçoes de material)
te certo que aqueles braços de direçao do Gol e outros sao maciços... mas tbem tem as barras de direçao das pick-ups que, embora eu nao tenha visto muitas, ate hj nao sei de alguma que use barras maciças....
[]'s curiosos quanto a "oquidão" da coisa... hehehe
Gilbertojipeiro38
30/12/2006, 09:22
fiz essa soluçao usando o pino original do munhao e barras chata saiu bem simples e barato
POPEYE MIT
10/10/2013, 18:09
vou por meu cj5 82 em SPOA, com pneus 33 com opção pela direção hidrlc. do Santana e com isso comprei um kit high steer. Ainda não o instalei, mas o detalhe é que encomendei o que entra os terminais de "cima para baixo" aa loja me enviou os que entram de "baixo para cima". Queria saber se com esta troca mesmo assim há algum problema ou dificuldade na instalação da DH ou pode ser que os terminais no kit HS que entram "de baixo pa cima" são ainda melhores e facilitam a instalação ou não ha diferença?
georgevalle
11/10/2013, 08:38
Acredito que nenhuma diferença, apenas as que entram de baixo para cima o terminal fica melhor posicionado dentro da roda, veja este da foto talvez impeça a utilização de aro 15".
POPEYE MIT
11/10/2013, 11:08
Acredito que nenhuma diferença, apenas as que entram de baixo para cima o terminal fica melhor posicionado dentro da roda, veja este da foto talvez impeça a utilização de aro 15".
valeu ! Eu ja tava quase devolvendo e solicitando a troca
Rodrigo Baratti
12/10/2013, 12:36
Verifique se a barra não vai pegar nos feixes.
Pessoal preciso de ajuda!
Estou colocando a caixa de direção hidraulica do landau e meu mecanico quer colocar a barra que sai do braço pitman no munhão esquerdo e eu so vi fotos dele ligado no munhão direito. Ta certo isso??
Abraço a todos
Estou colocando a caixa de direção hidraulica do landau e meu mecanico quer colocar a barra que sai do braço pitman no munhão esquerdo e eu so vi fotos dele ligado no munhão direito. Ta certo isso??
Abraço a todos
Gui, a receita é, quanto mais distante do setor melhor e também quanto mais horizontal ficar a barra melhor.
Vai funcionar se fizer assim porém não é maneira mais indicada a chance de solavancos no volante são bem grandes.
Não custa nada fazer da maneira correta.
Gui, a receita é, quanto mais distante do setor melhor e também quanto mais horizontal ficar a barra melhor.
Vai funcionar se fizer assim porém não é maneira mais indicada a chance de solavancos no volante são bem grandes.
Muito obrigado!
Elmer_Jeep
02/04/2014, 15:30
Abraço a todos
Não deixa esse doido fazer isso cara.
O padrão é fixar no munhão direito ou na barra longa bem próximo da sua extremidade direita.
[]'s
FernandoRisso
02/04/2014, 15:49
Munhão direito, no munhão esquerdo fica mto curto e quando a suspensão abrir pode fazer com a roda gire, sendo que deveria ficar reto.
Marcos ET
03/04/2014, 15:37
...pode custar a sua vida! Escuta o Elmer e não deixa o cara fazer isso. Vai ter um efeito "Bumpsterr" tão forte que além de mandar seus terminais de direção para o espaço rapidinho, vai ser impossível andar em linha reta! Se o cara falou que "tem que ser" na dora esquerda, deve ser por conta do sentido de rotação do braço pitman da caixa de direção. Se for isso, é só ver se o pitman aceita ser montado em 180º da posição original, ligando ele na roda DIREITA do jeep...
Grande abraço!