PDA

Ver Versão Completa : Jeep batendo palma

Gustavo Sieplin Júnior
11/01/2004, 23:32
Ola, fiz algumas adaptações em meu jeep, coloquei direção do santana, motor AP 1.8 e cambio Clark 5 marchas, e arqueei o molejo do mesmo.
Ocorre que a viatura quando atinge uma média de 60 a 80 Km por hora começa a trepidar "Bater Palma", qual a solução para este tipo de problema???

Pedro Bachir
12/01/2004, 00:03
E ae Gustavo??? :)

ta parecendo shimmi, vc terá que adaptar amortecedor de direção.

até adaptar, quando der shimmi, vc tem que pisar com força no freio, não muita

Espero ter ajudado :)

flw kara :D

12/01/2004, 00:08

Oi Pedro,

Mas botar amortec. de direção só vai esconder o problema, não resolvelo. O certo é procurar a causa do Shimmy, que pode ser:

* Rodas desbalanceadas
* Buchas/suportes da suspensão frouxos

Entre uma outra variadades de coisas mais.

[]s

Luiz Claudio
12/01/2004, 00:54
Fala Gustavo,

Esse problema de shimmy é bem comum em jipes e como disse nosso amigo Ojaneri você precisa achar o que está causando isso.
Clique em pesquisa (no alto da página) e digite shimmy. A pesquisa vai te indicar vários tópicos aqui do fórum onde esse problema já foi ou está sendo discutido.

[]'s tentando ajudar...
:D :D :D

Pedro Bachir
12/01/2004, 01:01

Oi Pedro,

Mas botar amortec. de direção só vai esconder o problema, não resolvelo. O certo é procurar a causa do Shimmy, que pode ser:

* Rodas desbalanceadas
* Buchas/suportes da suspensão frouxos

Entre uma outra variadades de coisas mais.

[]s

e ae ojaneri??? :D

eu me esqueci desses detalhes, tem tb que olhar se a roda está empenadas(meu caso) :oops:

sorte que tem mais pessoas pra me corrigirem :lol:

flw kara :)

Gustavo Sieplin Júnior
12/01/2004, 22:30
Pessoal Gostaria de saber também se o fato de ter arqueado os molejos da viatura pode ser causa da ocorrencia do shimmi, em caso de afirmativo como solucionar tal problema, já quanto as dicas dadas vou fazer a verificação para posivel rodas ovalizadas terminais de direção, alinhamento e balanciamento.

Valeu pessoal!!!!!!

Marcone
23/01/2004, 23:23
CARA FAZ DOIS MESES QUE VENHO QUEBRANDO A CABEÇA :roll: C/ O MESMO PROBLEMA TEU, MAS ACHO QUE AGORA DESCOBRI O MOTIVO DA TREPIDAÇÃO :lol: . PRIMEIRO MANDEI DESEMPENAR A TRANSMISSÃO, TROQUEI A LUVA DA MESMA E NÃO DEU JEITO. MAS UM AMIGO DO MEU PAI QUE É MECÂNICO DAS ANTIGAS OBSERVANDO O MEU CJ VERIFICOU UM DESALINHAMENTO NAS RODAS DIANTEIRAS E ME PERGUNTOU SE QUANDO EU O DIRIGIA NO ASFALTO ELE NÃO TREPIDAVA OU PUXAVA P/ UM DOS LADOS... NO MOMENTO O MEU CJ ENCONTRA-SE NA OFICINA RESOLVENDO TAL PROBLEMA :) E ESPERO QUE SEJA RESOLVIDO, POIS CONTO C/ ELE P/ VIAJAR NESTE CARNAVAL 8) .
UM ABRAÇO E BOA SORTE!!!!

leopoldo
24/01/2004, 00:50
Esse fenômeno é como descrevem: uma ressonância do sistema e está ligado diretamente à rigidez do sistema de direção, desde o pneu até a coluna de direção.
As rodas sambam por volta de 60 km/h
Só tem 2 formas de parar:
1 meter o pé no freio ou
acelerar ao máximo, que eu não recomendo
O Bom do Shimmy é que ele quebra o chassis ou a caixa de direção e vocês nem percebem!

O que causa o shimmy?

1 chassis torto ou desalinhado, incluindo os suportes de mola.
2 eixo torto ou desalinhado, incluindo munhão.
3 molas cansadas ou uma mais alta que a outra.
4 caixa de direção solta ou com folga excessiva.
5 altura do jeep aumentada.
6 ajuste de convergência.
7 pneus maiores,recauchutados ou danificados.
8 pneus com pressões diferentes.
9 Rolamentos dos munhões.
10 Manga de eixo solta.
11 roda livre travada de um lado.
12 lonas de freio prendendo.

Ojeda Lembrou:

13 folga nos terminais de direção
14 falta de amortecedor de direção
15 alinhamento de direção
16 balanceamento de rodas

E eu lembrei:

17 Ângulo de king-pin ou cáster.

Todos esses fatores isolados ou em conjunto podem excitar a suspensão de tal forma a criar o efeito shimmy.
Alguns desses fatores podem ser facilmente inspecionados outros não.
De acordo com uma pesquisa que eu fiz, o desgaste dos rolamentos de roda não se enquadram nesta lista, mas a folga excessiva sim.
Caso corrigidos todos esses problemas o CJ insista em ter shimmy, é necessário a instalação de um amortecedor de direção para "enrigecer" o sistema.

Hélio
03/01/2005, 09:57
Reativando este tópico, gostaria de tirar uma dúvida.

Os rolamentos das rodas dianteiras foram trocados, e após este trabalho apareceu o shimmy. :evil:

Será que a pressão de ajuste dos rolamentos pode causar o shimmy, se as mesmas não estiverem iguais? Os ajustes foram feitos na faixa de 3 a 5 kg, mas não houve a preocupação de deixa-las no mesmo valor. :?

Abraços

Eduardo Velo
03/01/2005, 10:07
Hélio , vc trocou os rolamentos das rodas ou dos munhões ???
3 a 5 kg é a pressão de ajuste de Munhão , correto ??
Se os Munhões estão com essa pressão , é o que recomenda o manual então está OK .
Como estão os terminais e folga na cx de direção ??
Como ficou o ajuste dos rolamentos de roda ?
Os pneus estão muito desbalanceados ???

[]s...

Marcos Ojeda
03/01/2005, 10:47
Esse fenômeno é como descrevem: uma ressonância do sistema e está ligado diretamente à rigidez do sistema de direção, desde o pneu até a coluna de direção.
As rodas sambam por volta de 60 km/h
Só tem 2 formas de parar:
1 meter o pé no freio ou
acelerar ao máximo, que eu não recomendo
O Bom do Shimmy é que ele quebra o chassis ou a caixa de direção e vocês nem percebem!

O que causa o shimmy?

1 chassis torto ou desalinhado, incluindo os suportes de mola.
2 eixo torto ou desalinhado, incluindo munhão.
3 molas cansadas ou uma mais alta que a outra.
4 caixa de direção solta ou com folga excessiva.
5 altura do jeep aumentada.
6 ajuste de convergência.
7 pneus maiores,recauchutados ou danificados.
8 pneus com pressões diferentes.
9 Rolamentos dos munhões.
10 Manga de eixo solta.
11 roda livre travada de um lado.
12 lonas de freio prendendo.

Todos esses fatores isolados ou em conjunto podem excitar a suspensão de tal forma a criar o efeito shimmy.
Alguns desses fatores podem ser facilmente inspecionados outros não.
De acordo com uma pesquisa que eu fiz, o desgaste dos rolamentos de roda não se enquadram nesta lista, mas a folga excessiva sim.
Caso corrigidos todos esses problemas o CJ insista em ter shimmy, é necessário a instalação de um amortecedor de direção para "enrigecer" o sistema.

acrescentando

13 folga nos terminais de direção
14 falta de amortecedor de direção
15 alinhamento de direção
16 balanceamento de rodas

Hélio
03/01/2005, 11:04
Hélio , vc trocou os rolamentos das rodas ou dos munhões ???
3 a 5 kg é a pressão de ajuste de Munhão , correto ??
Se os Munhões estão com essa pressão , é o que recomenda o manual então está OK .
Como estão os terminais e folga na cx de direção ??
Como ficou o ajuste dos rolamentos de roda ?
Os pneus estão muito desbalanceados ???

[]s...

Os rolamentos trocados foram dos cubos das rodas. A rodas estão sem folgas, mas estão girando livre.

Os terminais estão sem folgas tbm.

Falta checar o balanceamento das rodas, pois já tem um bom tempo que foi feito. Apesar, que antes da troca dos rolamentos não tinha problemas.

Edu, vc pode indicar um local um possa ser feito o balanceamento e que seja de confiança. Estou com pneus 33", e não gostaria de levar em qualquer oficina.

abraços

leopoldo
03/01/2005, 11:04
e acrecentando mais esse que estava esquecido:

17 Ângulo do King-Pin, ou Cáster.

quando se re-arqueia as molas, é esse que muda e causa o shimmy.

Eduardo Velo
03/01/2005, 11:32
Balanceamento de roda para os 33 em S. Andre - JF Pneus - Av. Atlantica 211 Valparaiso - fone 4426 5713 .

É perto de casa qdo for levar me avisa que dou um pulo lá .

E como estão as folgas nos munhões ??? , mexendo na roda , na vertical , tem jogo mesmo estando os rolamentos de roda sem folga ?? , se tiver , é sinal que o Shimmy é ocasionado por folga no munhão . Qdo foi a última troca de rolamentos do munhão ??
O shimmy devia estar disfarçado por algum motivo - posição do amortecedor por ex. - agora é achar a causa e matar o problema ...

cristiano
03/01/2005, 11:34
Dê uma olhada nessa tópico sobre amortecedor de direção:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2220&highlight=

Hélio
03/01/2005, 12:03
Balanceamento de roda para os 33 em S. Andre - JF Pneus - Av. Atlantica 211 Valparaiso - fone 4426 5713 .

É perto de casa qdo for levar me avisa que dou um pulo lá .

E como estão as folgas nos munhões ??? , mexendo na roda , na vertical , tem jogo mesmo estando os rolamentos de roda sem folga ?? , se tiver , é sinal que o Shimmy é ocasionado por folga no munhão . Qdo foi a última troca de rolamentos do munhão ??
O shimmy devia estar disfarçado por algum motivo - posição do amortecedor por ex. - agora é achar a causa e matar o problema ...

Quando troquei os rolamentos das rodas eu verifiquei os munhões e estão sem folgas tbm.

Acho que o mais provavel seja o balanceamento das rodas, apesar de antes da troca dos rolamentos , não apresentar problemas. Quando eu for balancear as rodas eu te aviso.

Obrigado