PDA

Ver Versão Completa : Vibração no cardan da Cherokee .



Mauricio Chibata
14/02/2006, 15:37
Gostaria da opinião de voces sobre uma vibração no cardan de minha cherokee sport 2.5 td, já mandei balancear o cardan e o barulho de vibraçao que ocorria quando estava em 2000 rpm mudou para quando se tira o pé do acelerador nesta mesma rotação, em torno dos 100 km/h. levei novamente onde balancearam o cardam e me falaram para verificar a bucha da caixa de marchas? :pensativo: Será que isto procede, já estou ficando chateado pois não consigo sanar este problema.

Marcelo Carvalhal
14/02/2006, 21:30
Com certesa é o calço da sua cx de marcha, é o que fica do lado direito cx
Mas pode sr tbm a embreagem com alguma mola arrebentada, ou até mesmo o CARDÃ dianteiro, que muita gente despresa, mas se estiver empenado tbm pode vibrar, verifique tbm todos os calços do motor e da cx de tranferência, já que vai levantar o carro olha tudo logo...

Wallace
15/02/2006, 13:32
Esta original ou levantou?

Mauricio Chibata
16/02/2006, 18:31
esta original.

Mauricio Chibata
16/02/2006, 18:34
Fui 'a um mecanico que testou o carro, retirou o cardam e me falou que o problema não esta na caixa de marchas nem na cx de transferencia. ele achou que pode ser no diferencial trazeiro porem não senti muita firmeza, mesmo porque quando coloco no neutro quando estou rodando no asfalto o barulho desaparece

Marcelo Carvalhal
19/02/2006, 23:18
Vc verificou os CALÇOS da cx de marcha e do motor.....
Isso tbm gera vibração no CARRO....agora a vibração é mesmo do CARDÃN, leva em uma oficina de CAMINHOES, especilizada eles poderão te ajudar bem mais :concordo:

Mauricio Chibata
21/02/2006, 21:17
fui a uma oficina especializada em cardam e me falaram que pode ser a bucha que fica dentro da caixa de marchas, isto procede?

Marcelo Carvalhal
21/02/2006, 21:45
O cara tá certo mas tá errado

JÁ TE FALEI PARA VERIFICAR OS CALÇOS DA CX DE MARCHA, EXISTEM 03, e TBM OS DA CX DE TRANFERENCIA... E TBM OS DO MOTOR, É simples verificar cada um deles....
Se não for nenhum pode ser um eliminador de bucha que fica na saída da cx em direção ao CARDÃN, acho muito improvavel !!! :pensativo:

Mauricio Chibata
22/02/2006, 21:19
Marcelo, antes de mais nada obriado por estar me ajudando.
Já verifiquei todos os itens mencionados, inclusive já substitui o coxim da cx de marchas. O que esta ocorrendo é que hoje fui a oficina de cardans e eles me mostraram que já existe um desgaste na peça que une o cardam a cx, provavelmente devido ao desgaste da tal bucha, segundo eles.

Mauricio Chibata
22/02/2006, 21:22
Minha pergunta é será que devo mexer já nesta cx, trocando a tal bucha? tbem devo trocar a peça do cardam? :? :? :? isto é comum de acontecer e por que ocorreu :? :? :?

Marcelo Carvalhal
22/02/2006, 23:50
Minha pergunta é será que devo mexer já nesta cx, trocando a tal bucha? tbem devo trocar a peça do cardam? :? :? :? isto é comum de acontecer e por que ocorreu :? :? :?



:palmas: :palmas: :palmas:
ATÉ QUE ENFIM RESPONDEU O QUE EU PERGUNTAVA :putz: :putz:



CRUZETA, É ISSO :?: ....pergunta se hé, se for troca que ajuda ou pode sanar o problema, ela fica com folga por causa de mau uso do sistema de embreagem e troca de marchas, e o CACUETE, que: quem tem carro a gasolina tem, que é, de quando em marcha lenta tirar bruscamente o pé o acelerador e voltar a pisar em velocidade menor que a da marcha engatada e forçar e depois dar aquele tranco na troca de marcha, e os sussecíveis trancos da primeira para a segunda nas arrancadas, ela desgasta tbm por acão da kilometragem alta, sempre em qualquer carro perto do 100 mil KM, mas pode ocorrer na metade deste tempo se o usuario for um PÉ DE CHUMBO

Felipe Tiago
28/08/2015, 20:57
Putz, e o cara nunca mais respondeu.... agora tenho o mesmo problema e não sei se ele solucionou trocando as cruzetas.

Tudo bem que eu posso trocar para descobrir se resolve, mas como o dinheiro tá pouco eu podia dar o tiro certeiro...

Desculpem desenterrar o tópico...

convidado
28/08/2015, 21:06
Putz, e o cara nunca mais respondeu.... agora tenho o mesmo problema e não sei se ele solucionou trocando as cruzetas.

Tudo bem que eu posso trocar para descobrir se resolve, mas como o dinheiro tá pouco eu podia dar o tiro certeiro...

Desculpem desenterrar o tópico...

Aposte mesmo nas cruzetas pois se for é o mais em conta. Dica: compre de marca boa e cuidado para não instalar ela invertida. Ela tem o lado certo apesar de ser possível instalar dos 2 lados. Se cor o errado, pode continuar a vibração e vida útil bem menor.

Felipe Tiago
28/08/2015, 21:23
Obrigado pela dica, vou comprar Spicer...

Um detalhe que acho importante mencionar é que a vibração na minha cherokee não está relacionada com a velocidade que estou, e sim com os RPM... Por exemplo: se estou a 80km/h em 3ª marcha (uns 2000 rpm) vibra um pouco, aí quando entra o overdrive e os RPM baixam para 1500 começa a vibrar muito. Além disto, se em qualquer outra velocidade eu manter o giro em 1200-1500 rpm, vibra bastante, mas saindo desta faixa de rotação já vibra bem menos...

Ou seja, é mais ou menos o problema da pessoa que inicio o tópico....

Devo desconfiar também do calço do câmbio?

convidado
28/08/2015, 21:49
Obrigado pela dica, vou comprar Spicer...

Um detalhe que acho importante mencionar é que a vibração na minha cherokee não está relacionada com a velocidade que estou, e sim com os RPM... Por exemplo: se estou a 80km/h em 3ª marcha (uns 2000 rpm) vibra um pouco, aí quando entra o overdrive e os RPM baixam para 1500 começa a vibrar muito. Além disto, se em qualquer outra velocidade eu manter o giro em 1200-1500 rpm, vibra bastante, mas saindo desta faixa de rotação já vibra bem menos...

Ou seja, é mais ou menos o problema da pessoa que inicio o tópico....

Devo desconfiar também do calço do câmbio?

Como dito anteriormente: se for os calços, beleza, agora se estiverem todos ok, sobra para a luva, cruzeta, bucha ou mesmo balanceamento do cardam. Aí tem que tirar e mandar para um torneiro verificar.

Felipe Tiago
28/08/2015, 22:07
O carro está na oficina e fica até a próxima semana (limpando corpo de válvulas do câmbio).. assim que pegar ele vou verificar os itens mencionados.

O coxim do câmbio está ruim (bem mais comprimido do que um novo), então já vou providenciar... depois que trocar retorno pra contar o resultado.

Agradeço pela ajuda até o momento!

Felipe Tiago
04/09/2015, 20:22
Trocadas as cruzetas e a vibração parou!

Valeu galera!

eruibr
14/09/2023, 12:40
Ja testei:


Pneus Balanceados.
Cruzetas Novas.
Suspensão Revisada.
Coxins novos.
Parafusos apertados.
Presilhas das cruzetas novas.


Retirei o cardan dianteiro para descobrir a origem da vibração.
Sem a peça o carro anda liso até 150km/h.
Coloquei novamente no jeep e voltou a vibração.

Alguem ja teve este problema?
Pode dar uns pitacos onde checar?
O diferencial dianteiro pode dar este problema?
Grato pelo Help.