Ver Versão Completa : Chamada aos Navegantes
matrakaum
22/08/2015, 10:11
Bom Dia Amigos,
Estou postando esta mensagem pq. há algum tempo percebo que o fórum já não é mais o mesmo. Tenho notado que as postagens em busca de auxílio têm ficado bastante tempo sem respostas ao ponto de caírem no esquecimento. Amigos que antes eram assíduos, sumiram.
Entre um acesso e uma constatação, surgiram dúvidas, receios e, por que não dizer, uma certa tristeza.
Aqui era de certa forma um ponto de encontro, aonde encontrávamos amigos que muitas vezes nunca vimos, que unidos pela mesma paixão encontravam uns nos outros combustível para alimentar seus sonhos. Sonhos estes que na grande maioria das vezes vinha dos tempos de infância.
Este vazio que o fórum está deixando, além de ser horrível para àqueles que se acostumaram com as discussões, brincadeiras, é um abismo para àqueles que ainda estão aprendendo e outros tantos que têm vontade de ter seu jipinho, aprender, por a mão na massa... Não há hoje em dia local como este aonde pode-se aprender desde simplesmente admirar até construir seu próprio jipe.
Podemos dizer que todas as informações necessárias já foram discutidas de alguma forma aqui no fórum mas, com certeza, novas dúvidas, novas adaptações, sempre aparecem e, da maneira que está, ficaram sem respostas ou ficarão circunscritas ao criador. Conhecimento que não se movimenta é conhecimento morto.
Será que os amigos estão migrando para uma outra ferramenta que não seja o fórum? Algo novo, diferente?
Há algum defeito no fórum que está afastando as pessoas daqui? Ou será que tudo é culpa do PT (piadinha... rs)?
Vamos lá cumpanheiros, vamos nos movimentar, vamos voltar a ajudar uns aos outros, mesmo que for para apontar novos caminhos...
Fica aqui meu desabafo e uma chamada aos amigos.
Abço,
Evandro - Matrakaum
antonio umino
22/08/2015, 13:26
Suas palavras ao doblo......amigo Matraka......
Também estou ...... da mesma maneira... a pensar....
Com certeza este Zap-Zap..... ou Wats zap.... que inclusive aqui no fórum.. muitos aderiram...
Penso que os Administradores do Fórum. deveria abolir esta chamada ao zap. . Pois daqui a pouco todo o fórum. vai ter um tópico com abertura de adesão ao zap. (inclusão)..........
Dever ser isto que está fazendo o acesso ao fórum diminuir....
Pois em parte. o acesso ao Wats zap. é mais fácil de que estar à frente do computador.... e mais rápido.. só que não fica como aqui no fórum, opiniões, e auxilio, nas dificuldades de montagem. desmontagem. adaptações. e tal....
Como gosto de RURAL E PICKUP. (f 75)..... Lá tambem diminui o acesso...
Mas vamos que vamos...
Grande abraço. e compartilho contigo esta sua preocupação quanto ao fórum....
Willian Del Piero Rocha
22/08/2015, 13:56
Eu aprendi tudo o que sei sobre jeep aqui no fórum ,,hoje dou conselhos e opiniões aos jipeiros da minha turma ,devido aos conhecimentos que aqui adquiri,,participo de um grupo de "zap zap" ,que é só de Willys , sim é bom por estar todos conectados na hora,,se tem uma duvida,ela não fica mais que 15 min. sem resposta.
Mas não abandono o fórum ,sempre que posso e sei, dou minha opinião e conselho. Mas confesso que as vezes alguns mais novatos no fórum cometem algumas "ingentilezas" ,tipo fazer uma pergunta ou pedir uma orientação, o povo faz o possível para ajudar o cara e ele some,não aparece nem para um obrigado.
Sem contar que no fórum, está todo guardado/arquivado aqui mesmo para consultas. Eu vou continuar aqui e sempre que possível dando minha contribuição ou solicitando ajuda.
Grande abraço a todos.
hercilio.neto
23/08/2015, 14:21
Pois é amigos,
Antes só tínhamos os encontros de jeep clubes locais para trocar ideias.
Depois os encontros regionais (o mais notável era o do Pacaembu).
Mais tarde vieram os foruns, que permitiram a integração de jipeiros do Brasil inteiro, funcionando inclusive, como rede social.
Logo surgiram os grupos google
e agora o whatsapp.
Isso é reflexo de um mundo cada vez mais interativo (o que é bom), porém mais imediatista e individualista (que é ruim).
O fato é que embora o pessoal dos jipe cubes continuem se reunindo, o encontro virou apenas uma confraternização.
Os encontros regionais rarearam ou se esgotaram, e agora o fórum é quem sofre os efeitos dessa roda viva.
Eu como um autêntico representante da geração "X", purista, conservador, pré-idoso e "meio-besta", acabo me atualizando sempre com um pouco de atraso.
Participo do grupo google Toyoteiros e de alguns grupos whatsapp sobre 4x4.
O dinamismo dessa mídia é assustador. No trabalho deixo o celular na gaveta por algumas horas e quando vejo está cheio de mensagens. As vezes, somando os grupos, chega a ter mais de 400 mensagens. Difícil filtrar o que é informação e o que é divagação. Mas essa interatividade em grupo fechado torna o relacionamento entre os membros bem mais próximo.
Acho que não há o que fazer em relação ao avanço das mídias.
Não adianta combater o whatsapp.
Como diz um ditado: Quem não quer a sua canoa seja levada pelo rio, deve amarar a canoa e não o rio.
Os administradores dos foruns (desse e de outros similares), devem estudar essas mudanças e propor alguma inovação.
Pensar até em uma reformulação completa, inclusive refazer o formato, caso contrário corremos o risco de perdemos esse instrumento tão útil.
Essa é a minha opinião.
Sydney66
23/08/2015, 21:25
Compartilho também com os colegas esta preocupação. Diferentemente do whatsapp, esse fórum é uma enciclopédia, que pode ser consultada a qualquer tempo, inclusive de tópicos com mais de 10 anos!
Muito conhecimento está guardado aqui e esperamos que não se transforme numa biblioteca de Alexandria moderna, e se "queime" vítima da ignorância.
Rafaelopaleiro
23/08/2015, 22:18
SAlve amigos eu ja sou da safra mais nova aqui no 4x4 tenho 25 anos e meu primeiro Jeep e tenho medo que um dia entremos em extinção pra mim o grande vilão disso e as novas tecnologias zap zap facebosta, como os amigos mesmo disseram afastam as pessoas daqui . Nunca utilizei o tal zap zap e tbm não pretendo utilizar mais tenho a absoluta certeza que não chega nem aos pés do Forum.
Isso que ocorre aqui no 4x4 tbm ocorre nos Opaleiros do Parana pois tbm frequento muito lah e as postagem cairão demais.
Certeza que vamos resistir ainda por muitos e muitos anos.
fabiogaucho
23/08/2015, 22:31
Eu conheci o forum a + ou - 1 ano e meio e todos os dias fazia minha visita...sempre ansioso pelas respostas sobre minhas dúvidas...como comprei meu jeep e pouco conhecia, o forum foi minha grande enciclopédia sobre jeeps e suas possíveis melhorias e adaptações...confesso que hoje com o whatsapp venho menos vezes aqui, mas continuo vindo...Uma coisa que percebo é que entre outras queixas o pessoal do whatsapp comenta muito sobre certas coisas negativas do forum que também contribuem para afastar os membros, uma delas é o que o Willian Del Piero comentou sobre novatos que te perguntam algo e depois somem te deixando quase falando sózinho. Também existem frequentadores que acredito não serem da velha guarda, que as vezes literalmente dão coices, como eu ja pude ver, por exemplo, quem nunca viu um novato querendo saber sobre algum assunto que já foi amplamente discutido ? pois bem, uma pessoa educada diria...fulano pesquise nos tópicos já existentes...enquanto outros mal educados (já vi mais que uma vez )dizem...por favor o cara vc não sabe que isso já foi discutido ?(falando com tom de arrogância).Então meus amigos o ponto que quero chegar é que não é só o aparecimento de novas tecnologias que afastam os frequentadores do forum, é hora de repensarmos certas coisas e aceitar a evolução como algo bom, porém claro não deixar morrer ésta nossa velha escola ( para mim pelo menos é como considero), abraço a todos.
matrakaum
24/08/2015, 09:17
Tudo que está sendo discutido aqui é ótimo. Sou frequentador assíduo, há uns 2/3 anos eu li/vi todos os tópicos, fui selecionando o que me interessava e aprendendo.
Sou formado em Ciência da Computação, ou seja, entendia nada de graxa. Hj tudo o que sei de mecânica aprendi por aqui... algumas coisas do ramo em que atuo hj tb.... mas a grande maioria foi aqui.
Não chego a condenar o watszap, creio que ele cumpre uma função bem interessante e que pode-se considerar complementar ao do fórum. A definição de que isto aqui é uma enciclopédia é perfeita! Dúvidas rápidas tiram-se pelo zap zap mas se precisar aprofundar terá que vir pra cá.... mesmo pq. ficar digitando nos smarts não é algo fácil, a não ser que vc. tenha dedinhos de chineses.
Talvez, aí fica para os administradores do fórum, a criação de um app que conecte o fórum direto no smart, com a possibilidade do leitor seguir um tópico, trouxesse mais dinâmica ao fórum.
Mas mais do que isto, vou chamar pela solidariedade dos amigos. Não importa se há dificuldades no acesso, tenho certeza que todos já precisaram e já tiraram daqui muitas informações, retribuir a gentileza para com os outros é algo nobre. E, sinceramente, este mundo do 4x4 aonde um ajuda o outro, este companheirismo é muito mais interessante do que os 4x4 em si.
Poxa! Eu já suguei informações aqui do Vavá, do Sukys e de tantos outros que eu nunca vi na vida. E sempre fui muito bem recebido, sempre me auxiliaram como se me conhecessem há décadas. Eu me sinto na obrigação de retribuir a gentileza.
Os moderadores poderiam criar um canal de sugestões, fazer uma enquete... sei lá... Mas de alguma forma nós temos que nos mobilizar para não deixar este bem tão precioso que temos. Afinal de contas as informações que aqui estão são de domínio público... É NOSSO!
Porque o forum esta as moscas? Perguntem isso a moderacao/administracao oras!
Topicos excluidos, editados, posts apagados, panelinhas, um querendo saber mais do que o outro e principalmente o lado financeiro falando mais alto.
Aos poucos os caras bons e que agregavam muito ao forum foram enjoando e saindo. Some isso as novas plataformas e temos o que vemos aqui.
O que me restou foi adicionar os que sairam ao facebook e acompanhar por la o que eles projetam, executam e postam. E claro tirar duvidas, dar meus pitacos, dar bronca, levar bronca, aquela coisa saudavel que aqui acabou.
E leiam rapido, pois provalvelmente isso aqui tbm sera apagado/editado
vavarusso
24/08/2015, 16:37
Isso que está acontecendo é uma realidade, as mídias cada vez mais imediatistas e voláteis... Eu "construir" meu jeep com a ajuda dos amigos desse fórum. Aqui o se posta fica para o futuro... É uma pena está meio abandonado.
Walter da Camper
24/08/2015, 18:07
Esse forum, juntamente com o "Pickups GM" e o "Opaleiros do Paraná" contribuíram muito para a difusão dos conhecimentos de mecânica e a formação da cultura do "Faça você mesmo."
Ser jipeiro nos anos 80 e início dos 90 enfrentava a dificuldade da falta de informação, pois não existia a internet e havia pouquíssimas publicações especializadas, nenhuma delas voltada para mecânica.
Ironicamente o mesmo avanço tecnológico que trouxe benefício, agora traz prejuízo. O imediatismo do WhatsApp cobra um preço muito caro: não deixa registros que possam ser acessados por qualquer pessoa em qualquer tempo.
Creio que muitos aqui, como eu, somente puderam prosseguir no hobby 4x4 porque adquiriram capacidade para fazer com as próprias mãos.
Os jipeiros do futuro não terão o mesmo privilégio que tivemos nos últimos 10 anos e estarão condenados à dependência de mecânicos e prestadores de serviços.
Infelizmente, não vejo nenhuma perspectiva capaz de reverter essa tendência...
Meia idade e sem jeep
24/08/2015, 20:32
Esse forum, juntamente com o "Pickups GM" e o "Opaleiros do Paraná" contribuíram muito para a difusão dos conhecimentos de mecânica e a formação da cultura do "Faça você mesmo."
Ser jipeiro nos anos 80 e início dos 90 enfrentava a dificuldade da falta de informação, pois não existia a internet e havia pouquíssimas publicações especializadas, nenhuma delas voltada para mecânica.
Ironicamente o mesmo avanço tecnológico que trouxe benefício, agora traz prejuízo. O imediatismo do WhatsApp cobra um preço muito caro: não deixa registros que possam ser acessados por qualquer pessoa em qualquer tempo.
Creio que muitos aqui, como eu, somente puderam prosseguir no hobby 4x4 porque adquiriram capacidade para fazer com as próprias mãos.
Os jipeiros do futuro não terão o mesmo privilégio que tivemos nos últimos 10 anos e estarão condenados à dependência de mecânicos e prestadores de serviços.
Infelizmente, não vejo nenhuma perspectiva capaz de reverter essa tendência...
Pessoal, sou novo no Site tenho aprendido muito com as opiniões, conselhos e trocas de experiências. Tornamo-nos íntimos, à distância, e não gostaria de ver tamanha biblioteca sair do ar. Concordo que o imediatismo do whattsapp atende aos anseios de solução rápida e privada, contudo, seguindo na linha de várias manifestações, perde-se a gama de experiências vividas a cada tópico e, mais ainda, nos fóruns.
Acredito que os moderadores e os administradores deste belo site consigam mantê-lo atualizado, atraente e receptivo.
Minha gratidão àqueles que mantiveram esse site em funcionamento até aqui e, no que puder, darei minha contribuição para mantê-lo em funcionamento.
Pessoal, sou novo no Site tenho aprendido muito com as opiniões, conselhos e trocas de experiências. Tornamo-nos íntimos, à distância, e não gostaria de ver tamanha biblioteca sair do ar. Concordo que o imediatismo do whattsapp atende aos anseios de solução rápida e privada, contudo, seguindo na linha de várias manifestações, perde-se a gama de experiências vividas a cada tópico e, mais ainda, nos fóruns.
Acredito que os moderadores e os administradores deste belo site consigam mantê-lo atualizado, atraente e receptivo.
Minha gratidão àqueles que mantiveram esse site em funcionamento até aqui e, no que puder, darei minha contribuição para mantê-lo em funcionamento.
Compartilho da mesma opinião ... e acho que fóruns desta natureza nunca vão morrer, mas, sim, se renovarem de forma cada vez melhor, exatamente porque são fontes inestimáveis de registros e pesquisas ... haverá, sim, renovação no modo de gerenciamento/administração/moderação em razão do sempre constante aperfeiçoamento de tais pessoas responsáveis, e/ou uma renovação de participantes (uns saem por circunstâncias diversas, outros retornam, outros entram como novatos e com novo ânimo, seja trazendo novas experiências, seja aprendendo e repassando aos mais novatos aquilo que aprenderam com os mais experientes ... não que os mais antigos que saíram não fazem falta ... fazem falta, sim!!!! e muita!!!!!!! ... porém, as coisas seguem seu curso natural ... assim é a vida) ... e, assim, as coisas irão se reciclando e seguindo o seu curso e rumo natural ... particularmente, estou muito tranquilo ... mas, não satisfeito e acomodado ... a satisfação e o comodismo não deixa o mundo evoluir ... e coisas boas, atraem coisas boas, haja vista, o número de novatos de excelente nível que estão acessando a cada dia este fórum, atraídos em decorrência do excelente nível dos foristas mais antigos e que aqui ainda estão ... E esse negócio de whatsapp, etc, etc., são modernismos, úteis, sim, porém jamais substituirão, com a mesma eficiência, mídias desta natureza, objeto de nossos posts ... cada coisa tem a sua identidade, seu carisma, sua utilidade/função e o seu lugar no mundo ... e "vamo que vamo"!!!!! ... Abs.
Vejam que o WhatsApp está incomodando também setores relacionados a outras formas de comunicação ...
“... operadoras de telecomunicações contra o recém-lançado serviço de voz do WhatsApp” ... "ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou, na Comissão de Defesa do Consumidor, que o WhatsApp está fora da lei" ... "o mercado também precisa sacudir a poeira e encarar as novas formas de concorrência"... “Seja como parasita nas redes 3G ou 4G, o fato é que o WhatsApp, o Viber e outros serviços de voz vieram para ficar” ...
Veja matéria:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/COM-A-PALAVRA/494479-PAPO-DE-FUTURO-ATE-ONDE-VAI-A-VOZ-VIA-WHATSAPP.html
Abs.
Walter da Camper
25/08/2015, 09:47
O problema não é o WhatsApp em sí, pois é uma excelente ferramenta, inclusive para driblar o preço abusivo das chamadas de voz das operadoras de telefonia celular.
O que se critica aqui é o uso de uma ferramenta de comunicação instantânea e volátil para trocar idéias sobre soluções mecânicas, adaptações defeitos que podem ser sanados por conta própria, etc.
Para combinar trilhas e passeios não existe coisa melhor.
Não se trata de rejeitar as novas tecnologias, mais sim ponderar a forma mais construtiva de utilizá-las.
Vejam que o Watsapp está incomodando também outros setores ...
“operadoras de telecomunicações contra o recém-lançado serviço de voz do WhatsApp” ... "ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou, na Comissão de Defesa do Consumidor, que o WhatsApp está fora da lei" ... “Seja como parasita nas redes 3G ou 4G, o fato é que o WhatsApp, o Viber e outros serviços de voz vieram para ficar” ...
Veja matéria:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/COM-A-PALAVRA/494479-PAPO-DE-FUTURO-ATE-ONDE-VAI-A-VOZ-VIA-WHATSAPP.html
Abs.
... o que se critica aqui é o uso de uma ferramenta de comunicação instantânea e volátil para trocar idéias sobre soluções mecânicas, adaptações defeitos que podem ser sanados por conta própria, etc. ...
... novas tecnologias ... ponderar a forma mais construtiva de utilizá-las.
É isso aí!!! ... falou e disse! ... Abs.
eliasFerreira
25/08/2015, 14:50
Eu frequento o fórum desde 2011, e de lá pra cá, entro todos os dias. Só não visito o fórum quando estou longe do PC.
Não é muito tempo, mas vi várias mudanças ao longo desses anos.
Acho que os depoimentos do Hercílio e do Dic3 dão o diagnóstico mais correto para o abandono do fórum.
Novas maneiras de nos comunicarmos, e uma parte da moderação que mais atrapalha do que ajuda.
A proximidade com os membros, e velocidade nas respostas fêz com que o fórum ficasse em segunda opção.
E a arrogância e falta de bom senso de alguns moderadores acabaram por espantar os caras que mais contribuíam e mais entendem do assunto.
E essa debandada fêz com que os tópicos mais interessantes e ricos em informação ficassem parados, e novos tópicos dessa qualidade deixam de serem criados, tornando o fórum menos atraente.
Continuarei entrando aqui todos os dias, e ajudando sempre que puder.
Espero que melhore.
Eu frequento o fórum desde 2011, e de lá pra cá, entro todos os dias. Só não visito o fórum quando estou longe do PC.
Não é muito tempo, mas vi várias mudanças ao longo desses anos.
Acho que os depoimentos do Hercílio e do Dic3 dão o diagnóstico mais correto para o abandono do fórum.
Novas maneiras de nos comunicarmos, e uma parte da moderação que mais atrapalha do que ajuda.
A proximidade com os membros, e velocidade nas respostas fêz com que o fórum ficasse em segunda opção.
E a arrogância e falta de bom senso de alguns moderadores acabaram por espantar os caras que mais contribuíam e mais entendem do assunto.
E essa debandada fêz com que os tópicos mais interessantes e ricos em informação ficassem parados, e novos tópicos dessa qualidade deixam de serem criados, tornando o fórum menos atraente.
Continuarei entrando aqui todos os dias, e ajudando sempre que puder.
Espero que melhore.
:palmas: O pessoal partir pra whatsapp/facebook foi apenas uma consequencia, senao muitos estariam aqui ainda
vavarusso
25/08/2015, 16:12
Eu estou por aqui quase todos os dias, e quando aqui nao venho sinto uma iquietude. Fiz o meu jeep por aqui. Mas sinto hoje que está meu fantásma . Muita coisa fica sem resposta dos feras.
Marcos ET
25/08/2015, 17:44
Acho que "a vida imita a arte" como o "digital imita o físico"... rsrsrs
Whatsapp? Facebook? Antigamente tínhamos o Skype (mais atuante), o MSN (pra quem não curtia Skype e hoje não tem mais saída) Orkut (sem comentários) e isso não atrapalhava o fórum...
Eu estou aqui desde 2004, lembro das respostas que o "mestre Leopoldo" postava aqui, dando "aulas" de engenharia aeronáutica em viaturas que raramente passavam de 80km/h... lembro de muita coisa boa e muita coisa estranha (expulsões, reclamações, etc...) Acho que isso acontece em todo o Jeep Clube, seja "físico" ou "virtual"!
Acho que os posts começaram a diminuir quando começamos com aquela história: "Amigo, isso que você perguntou já foi assunto do tópico tal, larga de preguiça e procure no google". Acho que muito novato se desestimulou a perguntar, e muito veterano, por não querer procurar, parou de postar.
Somado a isso, abriu-se aquela parte do fórum onde os "Masters Of The Universe" falavam sobre adaptações no "nível hard", e perguntas de iniciantes não eram bem toleradas... (procurei aqui e agora que percebi que esta parte do fórum não está mais lá).
Acho que tudo isso, mais a dificuldade de encontrar assuntos novos, bem como a natural tendencia de que grupos passem tempos "fortes" e tempos "fracos", acabou por dar uma "esfriada" no fórum.
Eu não faço ideia de quantas vezes falamos das mesmas coisas em tópicos diferentes, por um lado, acho uma pena, pois a informação riquíssima fica perdida "na nuvem", mas por outro lado, conversa é assim mesmo! falamos de carburador e pensamos que o assunto estava esgotado, até um colega falar da lataria, e pintura, e constatar que a mufla do filtro de ar não cabia sob o capô e.... lá estamos falando sobre carburadores mais baixos, carburadores assim, carburadores assado...
Eu tenho jeep desde 1979 (o mesmo, até hoje), neste meio tempo, perdi a conta de quantos amigos compraram jeep, quantos venderam, quantos adoram até hoje, e quantos nem gostam mais de falar sobre o assunto. Acho que estamos passando por um caminho natural. Pessoas vem e vão, e os que mais gostam permanecem.
Quando eu comecei no fórum, minha viatura tinha 53 anos de uso, e por sua idade, já era um veículo meio raro nas ruas. Hoje o Jeep está com 64 anos, e é mais raro ainda. Isso acontece com os colegas também! Jeeps "menos antigos" daquela época, estão ainda "mais antigos" hoje, e por isso, mais raros. Creio que seja por isso seja mais comum encontrar pessoas nos seus Samurais, Cherokee, Trollers, Land Hovers, etc... é comum que, com o tempo, aqueles que curtem um "CJ", passem de "jipeiros" para "antigomobilistas", e o assunto "Jeep" vá ficando cada vez mais restrito.
Mas, enquanto houver graxa, arame, silvertape e durepóxi, eu estarei por aqui!
Grande abraço aos amigos mais antigos, e aos mais novos também!
Rodrigo-ce
25/08/2015, 22:01
Confesso que estou afastado do fórum, as vezes leio algumas coisas, mas não estou postando nada. O motivo do afastamento é devido aos meus estudos para um concurso público. Foi necessário fazer isso para conseguir estudar, caso eu não me policie passo o tempo livre lendo postagem.
Concordo plenamente com a postagem nº 1 do colega Matrakaum.
Passei muito tempo lendo as postagens do fórum no Google e aprendendo em silêncio como montar e fazer a manutenção da minha viatura.
Somente quando adquiri um 4x4 decidi registrar-me no fórum para compartilhar opiniões e soluções.
Tudo que sei sobre jeep foi aqui que aprendi e continuarei buscando informações aqui. Fiz boas amizades, comprei peças, ajudei e recebi ajuda.
Já me meti em quase tudo que é tópico: rural, Willys, F75 confesso que muitas vezes não consigui obter as respostas das perguntas que fiz, mas nem por isso considero um motivo para abandonar.
Não vou desistir jamais de acessar o fórum nem que eu tenha que buscá-lo no CACHE DE MEMÓRIA DO GOOGLE.
não pretendo fazer adesão as novas tecnologias de comunicação. Gosto da vida simples que levo. Não pretendo ficar refém de um aparelho celular.
Um grande abraço a todos. ainda que fique poucos foristas o fórum continuara ajudando a todos.
Me considero um novato aqui. Estou há dois anos.
Conheci o fórum quando estava procurando informações que me ajudassem a decidir pela compra de meu primeiro 4x4.
Após a compra continuei acessando com freqüência mas sempre como vistante.
Fiz o meu registro no fórum quando vi uma postagem de um convite aberto para um passeio que sempre tive interesse em fazer.
Se este passeio tivesse sido organizado em um grupo fechado eu não teria tido a chance de participar e de conhecer novos amigos.
Os aplicativos como Whatsapp facilitam muito a comunicação mas ao mesmo tempo impedem a interação com outros usuários.
Penso que não devemos abandonar o fórum e sim continuar participando para manter o interesse nos usuários antigos e despertar nos mais novos.
Sempre que posso ajudar com alguma informação faço com o maior prazer.
Pedro Paulo.
matrakaum
26/08/2015, 09:37
Uma reclamação, como já colocaram sobre isto vou falar.
Eu acredito que a moderação deveria ser democrática, já aconteceu de trancarem o tópico me suspenderem sem ao menos eu ter chance de me defender. Enviei emails mas não obtive resposta, ou seja, no melhor estilo Ditador.
Confesso que isto me irritou muito e pensei em abandonar o fórum mas como sou viciado nisto aqui fui vencido.
Pode-se argumentar que o meu tópico era fora de propósito, era, mas foi um momento de desespero e, ao menos, deveriam ter me avisado ou ter me escutado ou ter lido o tópico...
Acho que isto afasta tb. as pessoas, principalmente àqueles que mais contribuem, àqueles que tem mais a dar do que receber. O kra pensa "Não preciso ficar passando por isto" e vai embora.
Acho que deveríamos criar uma maneira para que todos se sintam responsáveis pelo que postam e pela moderação, isto traria um algo mais. Sei lá.. um sentimento de dever, responsabilidade.
Concordo que o fórum é de uma pessoa, não sei o nome, mas sei que o cara paga alguém do próprio bolso para desenvolver, acho que, inclusive, paga hospedagem do site... Mas convenhamos se não fosse a participação de todos isto seria nada como tantos outros que existem por aí.
É a paixão, boa vontade, companheirismo que fez deste fórum o maior de todos. E, desta maneira, o maior bem disto aqui somos nós que construímos, cada qual com suas possibilidades, talvez, o maior acervo de informações de jipes do Brasil, quiçá da internê....
Acho que "a vida imita a arte" como o "digital imita o físico"... rsrsrs
Whatsapp? Facebook? Antigamente tínhamos o Skype (mais atuante), o MSN (pra quem não curtia Skype e hoje não tem mais saída) Orkut (sem comentários) e isso não atrapalhava o fórum...
Eu estou aqui desde 2004, lembro das respostas que o "mestre Leopoldo" postava aqui, dando "aulas" de engenharia aeronáutica em viaturas que raramente passavam de 80km/h... lembro de muita coisa boa e muita coisa estranha (expulsões, reclamações, etc...) Acho que isso acontece em todo o Jeep Clube, seja "físico" ou "virtual"!
Acho que os posts começaram a diminuir quando começamos com aquela história: "Amigo, isso que você perguntou já foi assunto do tópico tal, larga de preguiça e procure no google". Acho que muito novato se desestimulou a perguntar, e muito veterano, por não querer procurar, parou de postar.
Somado a isso, abriu-se aquela parte do fórum onde os "Masters Of The Universe" falavam sobre adaptações no "nível hard", e perguntas de iniciantes não eram bem toleradas... (procurei aqui e agora que percebi que esta parte do fórum não está mais lá).
Acho que tudo isso, mais a dificuldade de encontrar assuntos novos, bem como a natural tendencia de que grupos passem tempos "fortes" e tempos "fracos", acabou por dar uma "esfriada" no fórum.
Eu não faço ideia de quantas vezes falamos das mesmas coisas em tópicos diferentes, por um lado, acho uma pena, pois a informação riquíssima fica perdida "na nuvem", mas por outro lado, conversa é assim mesmo! falamos de carburador e pensamos que o assunto estava esgotado, até um colega falar da lataria, e pintura, e constatar que a mufla do filtro de ar não cabia sob o capô e.... lá estamos falando sobre carburadores mais baixos, carburadores assim, carburadores assado...
Eu tenho jeep desde 1979 (o mesmo, até hoje), neste meio tempo, perdi a conta de quantos amigos compraram jeep, quantos venderam, quantos adoram até hoje, e quantos nem gostam mais de falar sobre o assunto. Acho que estamos passando por um caminho natural. Pessoas vem e vão, e os que mais gostam permanecem.
Quando eu comecei no fórum, minha viatura tinha 53 anos de uso, e por sua idade, já era um veículo meio raro nas ruas. Hoje o Jeep está com 64 anos, e é mais raro ainda. Isso acontece com os colegas também! Jeeps "menos antigos" daquela época, estão ainda "mais antigos" hoje, e por isso, mais raros. Creio que seja por isso seja mais comum encontrar pessoas nos seus Samurais, Cherokee, Trollers, Land Hovers, etc... é comum que, com o tempo, aqueles que curtem um "CJ", passem de "jipeiros" para "antigomobilistas", e o assunto "Jeep" vá ficando cada vez mais restrito.
Mas, enquanto houver graxa, arame, silvertape e durepóxi, eu estarei por aqui!
Grande abraço aos amigos mais antigos, e aos mais novos também!
Aquele forum "Masters Of The Universe" foi o maior tiro no pé que ja vi na minha vida! Muita gente com bom conhecimento saiu do forum por causa dele (só eu conheco pessoalmente dois).
E o outro tiro no pézao foi quando passaram a moderar a ferro e fogo o topico de venda de pecas, ali eu tambem vi muita gente pular fora
eliasFerreira
26/08/2015, 09:57
Não cheguei a ver esse tópico "Masters Of The Universe".
xibiu!!!
26/08/2015, 10:10
Aquele forum "Masters Of The Universe" foi o maior tiro no pé que ja vi na minha vida! Muita gente com bom conhecimento saiu do forum por causa dele (só eu conheco pessoalmente dois).
E o outro tiro no pézao foi quando passaram a moderar a ferro e fogo o topico de venda de pecas, ali eu tambem vi muita gente pular fora
Bom dia.
Também não conheçi esse Fórum "Masters Of The Universe".
Como que éra a seção dos classificados (e demais seções) no passado, e por que esse fórum que existe hoje não é tão bom quanto o antigo???
Gostaria de conhecer melhor o 4x4 BRASIL (da época boa) pois faço parte dos novatos.
Não cheguei a ver esse tópico "Masters Of The Universe".
Nem eu, apesar de ser bem mais novato que você no fórum ... Nossa!!!! ... mas, quanta singeleza e humildade na escolha do nome!!!!! ... Rsrsrs. Custa-me acreditar que aqui já teve (ou ainda tenha), um tópico com um nome desse ... acho que espantaria até o Einstein, se estivesse vivo e, se dentre seu vasto conhecimento, tivesse ainda o de mecânica de autos ... imagine, eu, então ...
Abs.
não era esse nome, era algo do tipo: "somente preparação hardcore", onde só postavam os "pica das galaxias"
mas que tinha coisa boa, de informação, conhecimento e até mesmo só pra olhar, tinha.
[]'s
não era esse nome, era algo do tipo: "somente preparação hardcore", onde só postavam os "pica das galaxias"
mas que tinha coisa boa, de informação, conhecimento e até mesmo só pra olhar, tinha.
[]'s
Ah, bom!!! ... particularmente, agradeço pela informação ... mas, quero deixar registrado que, com a interação com os colegas mais antigos que frequentam este fórum, pelo pouquíssimo tempo que estou por aqui, aprendi muito até agora (mas, muito mesmo!!!!!), o que está me proporcionando cuidar relativamente bem da minha viatura ... e, sinceramente, não vejo nenhuma arrogância em nenhum ... muito pelo contrário ... aliás, o que me atraiu para cá, foram exatamente os dois extremos ... muito conhecimento contraposto com muita humildade ...
Abraços e parabéns a todos.
E.T.:
E quanto ao conteúdo do fórum em termos de informações, pobre de quem ainda não teve o privilégio de descobrir as riquezas deste fórum ... quanto mais se "garimpa", mais se descobre preciosidades em termos de conhecimento ... por isso, acho que não tem nenhuma possibilidade de "morrer", ou cair no esquecimento, ou no desuso, mesmo com as novas tecnologias que se apresentam a cada dia ... isso aqui, conforme já dito por algum colega anteriormente, é uma enciclopédia que, como o vinho, quanto mais envelhece, melhor fica e mais atraente fica ... só temos que contribuir com sugestões para melhoria, como muitos por aqui já fazem, incansavelmente, sem "abandonar o barco" e "sin perder la ternura" ...
xibiu!!!
26/08/2015, 10:46
[]'s
A "picaiada" se espalhou pelo fórum de hoje em dia, ou os integrantes "já foram pro espaço"???
Ainda tem um ou outro por aí...
[]'s
Ian Jeep
26/08/2015, 14:42
Eu me lembro q Tinha o nome Hardcore kkkkkk só o nome já me intimidava a não entrar, e quando entrava não entendia uma só palavra. So os "pica da galaxia" definiu bem o Tuna.
Essa moderação tmb é foda, já foram dadas varias sugestões, alternativas, perguntas... e nada é feito, ou se foi feito, não vi nenhum retorno.
Pra começar o Fórum tem regras mas muitos não sabem ou nunca nem leram.
Acredito q boa parte do sumiço da galera é por conta da desorganização e atuação da moderação.
Lá na área de Classificados, os moderadores parecem estar 24h online, qualquer pingo fora do "i" já tomam as providencias, tipo Ditador como disso o amigo.
Já nas outras áreas nem dão as caras, ninguém nem sabem quem são mais.
Antigamente os moderadores não só atuavam como moderadores mas tmb como usuários q criavam tópicos, postavam, ajudavam nas duvidas do colega.
Hj, na área jeep willys vc não vê mais nenhum.
Um fórum dessa magnitude não tem nem um mecanismo de pesquisa descente, ai não tem nem oq cobrar dos novatos.
Mas almenos um auxilio ou msg automática ou pop up, para guiar o novo membro, impedindo q o mesmo descumpra as regras, e mantendo a organização.
Ai a gente tenta ajudar o novato, manda MP?? ai não da, pq ele não tem permissão pra isso. PQ? já foi perguntado varias vezes e ninguém sabe.
Participo do grupo do whatts, e nem por isso parei de entrar no fórum.
E quando é debatido alguma tema ou solução, o tema é posto aki no fórum ou seja não se perde muita informação.
Mas o fórum tmb poderia criar uma versão pra Smartphone, um aplicativo, onde seria uma alternativa um pouco mais pratica, com acesso em qualquer lugar.
Marcos ET
26/08/2015, 17:38
HAHAHAHA eu ia bem usar o termo "pica das galáxias", mas achei que podia ser moderado e resolvi colocar "Masters Of The Universe"!
Tinha mesmo! era ótimo!! mas pela profundidade do tema, acho que poderíamos nos referir àquela parte como "Masters of the picas in the universe in the galaxy" .... hehehehe
Mas o que importa é que estamos aqui...
Foi uma tentativa de copiar o pirate4x4, mas dadas nossas precariedades financeiras a coisa falhou
Denis Takashi
26/08/2015, 22:43
Foi uma tentativa de copiar o pirate4x4, mas dadas nossas precariedades financeiras a coisa falhou
Me lembro que havia um rapaz que era " ninja", se falasse algum termo errado era paulada e tals... Aí ele começou a importar itens de performance, porque manjava da coisa..... até na hora que deu um calote em um forista e acabou a brincadeira, colocou a bola embaixo do braço, subiu pro AP e acabou o hardcore. Fim.
Quando o fórum começou ( 2003~2004) nem o Orkut existia , e mesmo depois que a galera começou a disputar o topo nos depoimentos e mandar scrap colorido , não eram todos os membros do fórum que tinham perfil lá... Ou seja, aqui era a única forma de mostrar os projetos, conhecer gente, trocar idéias.... Aí veio o face, que desbancou o orkut e aos poucos rouba espaço dos fóruns, talvez por possuir uma plataforma mais dinâmica, afinal, qualquer album de reforma de jeep dá pra colocar mais de 200 fotos.... tenta isso no fórum pra ver ..... mas paga-se o preço de não ser mais o " Fulano que tem um CJ5 com motor X", e sim o " Fulano do CJ5 com motor X, que postaram uma foto dele travado de cana no fds"
O fórum ainda é importante ?? Sim ! Pelo que tem aqui, postado no passado e pelo nível técnico , o lance de poder ver o numero de postagens, poder ' rastrear' os posts, já dá uma credibilidade maior a um post ou a uma venda.
E sim, continuarei postando aqui, se puder ajudando, mas sempre fazendo piada nas respostas :mrgreen:
()´s
Ian Jeep
26/08/2015, 23:15
Quando li o Hardecore, lembrei do caloteiro kkkkkkkk
hercilio.neto
28/08/2015, 01:48
O forum precisa urgentemente se modernizar.
Quem participa de grupos de whatsapp ou lista google experimenta maior interatividade e mobilidade.
Aqui no forum, a interação fechada é feita através das MP que é um recurso pouco funcional e nada imediato.
Talvez o formato esteja um pouco desgastado. Está demorando muito para o forum disponibilizar um app para celular, por exemplo.
xibiu!!!
28/08/2015, 07:28
O forum precisa urgentemente se modernizar.
Quem participa de grupos de whatsapp ou lista google experimenta maior interatividade e mobilidade.
Aqui no forum, a interação fechada é feita através das MP que é um recurso pouco funcional e nada imediato.
Talvez o formato esteja um pouco desgastado. Está demorando muito para o forum disponibilizar um app para celular, por exemplo.
Já está se "pensando" em algo à respeito, já há quase 3 anos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/112059-forum-pelo-celular.html
andre_agostinho
28/08/2015, 09:46
É realmente uma dureza o que está acontecendo... o forum tem esvaziado embora ainda seja um WIKIPEDIA dos 4x4 aqui no brasil.
Tem muito assunto legal e importante pra buscar...entretanto a conectividade do site em aparelhos móveis, a falta de conexão com as redes sociais tem feito ele se esvaziar..
por exemplo.. estou vendendo o Bóris... anunciei aqui no forum e por incrivel que pareça..recebi mais propostas na webmotors do que aqui no forum...acho que o pessoal nao tá entrando mesmo... vejo também que outros colegas que anunciam nao conseguem vender...nem propostas...
Acho que a modernização do forum.. dar outra cara a ele... creio que faça o pessoal voltar....
com relação ao whatssapp..eu nao aderi neste caso porque acho que nao agrega...
Marcos ET
28/08/2015, 11:39
....com relação ao whatssapp..eu nao aderi neste caso porque acho que nao agrega...
Além do mais, não há como alguém de fora consultar o que foi discutido pelo grupo, e o trabalho para arquivar e encontrar assuntos é muito maior, pois não há tópicos, apenas uma linha de tempo!
Não sei se estou certo, acho que tudo ocorre em ciclos, e o que está havendo atualmente é natural... filtram-se aqueles que vão se desmotivando com o tema, e fortalecem-se aqueles que realmente gostam... Acho que só o tempo para dizer.
André, ainda bem que não vendeu a viatura! quem sabe é um "sinal" para continuar com ela? rsrsrsrs
Grande abraço!
hercilio.neto
28/08/2015, 20:31
Está demorando muito para o forum disponibilizar um app para celular, por exemplo.
Xibiu,
A demora em apresentar o aplicativo foi só um exemplo que eu dei.
Mas refiro-me mesmo à inovações.
Algo como organizar os tópicos por assunto e pontuar por relevância para facilitar consultas técnicas
Manter um plantão de dúvidas e de emergências, que possa acionar via whatsapp os membros que se dispuserem a ajudar.
Modernizar a navegação oferecendo possibilidade de consultar somente fotos ou vídeos dos tópicos. Esse é só um exemplo, as possibilidades na navegação são diversas.
Formar grupos de compradores (como no grupon) entre os membro e firmar convênios com os anunciantes.
Bem, como diz a música dos Titans, "as ideias estão no chão, você tropeça e acha a solução"
mas talvez o que está sendo discutido aqui nem esteja sendo lido pelos moderadores.
xibiu!!!
28/08/2015, 22:38
Não sei se me entendem, mas esse silêncio nesse tópico me incomoda (...) , mesmo com muitos sugerindo melhorias e mudanças no Fórum...!!!
Estamos na seção técnica do Jeep Willys.
A grande maioria dos milhares de usuários nem visita a seção por não ser assunto de preferência (marca).
Acho que nem tem administrador ou moderador Jipeiro (ou tem???)
Willian Del Piero Rocha
29/08/2015, 00:28
Jeep Willys/Ford é paixão ,,, poucos que tem condição financeira continuam com o JEEP ,a maioria está de troller ou outros mais modernos,, raros os que tem condições e mantem um JEEP na garagem e utilizam para trilha,, talvez por isso a pouca frequência no fórum ,,, ou o tradicional " pesquise ",,, isso espanta os novatos ,,o cara espera uma acolhida e recebe uma pancada......
Quanto ao whatsapp ,,, eu uso e gosto muito ,ninguém de chama a atenção ,se estiver na trilha e com sinal de celular ,a resposta é imediata,,,mais de 100 pessoas ,sempre tem uns malucos conectados,,é imediato.
Não vou abandonar o fórum ,sempre estou conectado e em diversos tópicos e de diversos veículos..
Mas que tem que modernizar ,,isso tem ,, e alguns participantes tem que mudar a forma de agir,,,,, principalmente com os novatos,,, se não ,eles pulam fora ,,e aí cada vez menos pessoa estarão no fórum. Abraços.
hercilio.neto
29/08/2015, 02:08
Não é só aqui na seção Jeep Willys, na seção Toyota Bandeirante também caiu muito as postagens.
Acho que deu uma esfriada geral.
matrakaum
29/08/2015, 09:15
O perigo é os moderadores passarem por aqui e bloquearem todos que discutiram/expuseram sua ideias aqui.
Se eu sumir é por que fui bloqueado ou banido... KKKKK
O perigo é os moderadores passarem por aqui e bloquearem todos que discutiram/expuseram sua ideias aqui.
Se eu sumir é por que fui bloqueado ou banido... KKKKK
Então, pode esperar!!!! Kkkkkkk ... e já vamos caçando meio de procurar outro fórum para relatar nossas “bobagens”!!! Kkkkkkk ... acho que não devia, mas, não resisti e “dei um toque” em outro tópico ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/130350-eu-sou-4x4brasil-e-voce-7.html#post2309879
Não sigam meu exemplo ... Não precisava disso, pois podemos ter certeza de que há moderador(es) acompanhando isso aqui desde o início ... acredito que não tenham se manifestado aqui, ainda, porque quando há algum movimento (ou manifestação), a prudência manda observar primeiramente ...
Forte abraço e boa sorte para nós todos!!! Kkkkkk. ... e já fica a sugestão para a criação de outro fórum: "BANIDOS DO 4X4BRASIL ... POR FALTA DE BOM COMPORTAMENTO"!!! Kkkkkkk. ... E você, Xibiu, vai contar suas piadinhas em outro "terreiro"!!!!! Kkkkkkkkkkk.
eder martins
29/08/2015, 10:06
Estou como o del piero e faço minhas as palavras dele. E nao e nosso grupo do whatsapp q esta enfraquecendo o fórum. E a falta de interesse geral, parece que poucos tem a mesma vontade de ajudar que tinham antes independente de estar no grupo do whatsapp ou nao. E a falta de paciência e educação de alguns esta com certeza assustando muitos. E parece também que a amizade aqui acabou todo tópico que entro pra ler tem uma discussão.
JRoberto
29/08/2015, 10:22
Concordo com tudo o que foi dito até agora, e com certeza algum administrador ou moderador já deve ter tomado conhecimento do tópico e já deveria estar participando, afinal as críticas colocadas até agora são com a intenção de melhorar o fórum. Se isso der em banimento vai ser o fim da picada.
Quanto ao Zap Zap, não tem jeito, veio para ficar. Particularmente não gosto muito, participo de alguns grupos e acho meio tumultuado, vários assuntos estranhos ao grupo sendo discutidos ao mesmo tempo, mas acho que com o tempo vai se ajustando e virá a ser uma ferramenta importante, mas nunca igual ao fórum.
... Se isso der em banimento vai ser o fim da picada ...
Com certeza isso não vai acontecer ... só brincamos um pouco com nossos amigos moderadores, que devem estar assistindo a tudo isso e dando boas risadas, porém, já pensando no assunto com a seriedade e responsabilidade que lhes é peculiar (senão, este fórum não seria o sucesso que é) ...
Também frequento grupos de WhatsApp e outros afins, e acho que uma coisa ruim neles é exatamente a falta de moderação ... a gente vê muita “papagaiada” por lá, que poderiam muito bem serem moderadas (outra grande vantagem dos fóruns) ... fica muita informação boa, misturada com informação ruim, ou não apropriada para o assunto em discussão, e isto torna difícil, depois, a seleção daquilo que realmente presta ... mas, tem sua utilidade, conforme já citado aqui ...
Abs.
ZEQUINHA8100
29/08/2015, 10:42
Bom na minha humilde visao e tudo culpa da modernidade aliada ao uma grande culpa tb aos moderadores que pegam bem pesado e nao sao imparciais na maioria dos casos sem falar que entra novato os caras ja vem de sola mandando os caras pesquisar, a verdade e uma so, depois da ultima que se mexeu na estrutura do forum na area da pesquisa ficou uma merda,vc nao acha nada, e se acha e de tanto correr pagina, se tornou mas facil pesquisar no google que ja da a pagina certinha, do procurar direto no Forum, hoje vejo o forum como biblia do jeep que foi construida gracas a antigos integrantes que muitos sairam e outros tantos foram banidos daqui a exemplo do SCACCA e outros tantos que nao vou ficar aqui citando por conta de nao ter agradado aos senhores moderadores, entao vejo o forum hoje somente como uma ferramenta de pesquisa nada a mas do que isso
jorgeffn
29/08/2015, 13:06
Muito boa a discussão sobre as causas para o "esvaziamento" do Fórum... Acho que são vários fatores, como já levantados nos outros posts... Enfim, eu não tenho nem zapzap nem facebook ou outra rede social, aí acabo frequentando bastante o fórum, chega a ser um passatempo quando estou no computador.
Lembro-me que quando entrei foi para procurar os passeios e trilhas aqui em BH, havia um tópico, dos mais movimentados do fórum sobre isso, havia muita gente, conheci vários jipeiros e fiz vários passeios e trilhas graças a esse tópico, aí numa reorganização do fórum, mudaram ele de lugar sem nenhuma explicação... depois disso, nunca mais foi o mesmo... hoje não há postagem lá.. a última deve ter mais de ano. Claro que não foi apenas ter movido o tópico que causou isso, as novas redes sociais, a facilidade e rapidez do whatsapp também foram cruciais, mas nunca entendi a mudança por parte da moderação. Teve uma época que a moderação estava encima, qualquer assunto fora do "propósito" era moderado, até entendo também, mas o exagero era claro, é impossível as vezes não sair um pouco do assunto ou fazer uma brincadeira que seja, porém é uma escolha da moderação. Hoje já não é assim, tópicos repetidos se espalham e tópicos são altamente disvirtuados.
Eu comecei no 4x4 e no fórum com um Niva, hoje é uma seção que está morta...
Agora, tem algumas coisas na minha humilde opinião que enchem o saco, uma delas é a galera que entra com "urgência" cria tópico e desaparece. Outra são as discussões do "meu é maior e melhor que o seu", isso está cheio... já vi umas coisas de quem não tem ou pode ter, por exemplo, um Troller 2015 está torcendo para ele ser um fracasso... lá mesmo no Tópico deste assunto, um usuário aparece só para falar... que quem torcia contra se ferrou porque o carro é uma máquina e tal... e isso foi bem recorrente por lá. Eu não tenho um Troller, queria muito ter mas não posso, e isso nunca vai me fazer torcer contra o carro. É aquela, se você não tem Trolller não pode dar nenhum tipo de opinião sobre o carro, o mesmo para Wrangler, Defender e por aí vai... existe uma tendência a acharem que se defende o carro que tem, e nem sempre é assim, as vezes dá até vontade de tirar a assinatura para nem saberem o jipe que você tem e não ser "julgado". Nem todo mundo pode ter e preparar o seu 4x4 como gostaria, vivemos em um país totalmente desigual financeiramente, porém o acesso a internet já é mais democrático, aí temos inúmeros tipos de donos de 4x4. E o fórum é a ferramenta para trocarmos ideias, falar das melhorias, dos defeitos, das trilhas, das viagens, das expedições.. independente de se ter um carro de 150 mil ou de 15.... de ter bloqueios, pneus, suspensão importada ou ser original... claro que tem que haver espaços para as diversas discussões, mas o desejo que traz todos aqui é curtir seu 4x4, seja da maneira que for.
As novas mídias sociais estão aí, é fato... hoje em dia as pessoas estão frenéticas com seus smartphones e sua instantaneidade, não se espera muito pelas informações, porém temos que saber que tipo de informações queremos, as vezes não dá para responder uma dúvida postada aqui na hora, você precisa ir na garagem, olhar o jipe, testar alguma coisa, conversar com o mecânico e tal... então acho que apesar de tudo o Fórum tem seu lugar... Eu ainda resisto a loucura do smartphone e suas facilidades... estou sempre aqui no fórum e apesar conhecer muito pouco sobre mecânica e afins, tenho contribuir da maneira que posso.
abs!
Jorge, excelente colocaçao!!
Marcos ET
31/08/2015, 01:11
Falamos muito sobre os moderadores aqui neste tópico, sobre a ausência deles e outras coisas... Posso estar enganado (como na maioria das vezes! rs) mas creio que estre aparente silencio reflita a própria situação que estamos discutindo, ou seja, talvez a esfriada tenha alcançado tambem os amigos da moderação.... Alguns eu nao conheço, ja outros ja discutiram e trocaram muuuuitas idéias sobre Jeeps aqui no fórum! Por isso, correndo o risco de parecer repetitivo, digo que me parece mais saudável deixar de tentar encontrar um culpado (seja pessoa ou nao) pela esfriada do fórum, e procurar meios para esquenta-lo novamente... Claro que os erros do passado ajudam a entender e a resolver o presente, mas com foco no futuro.
Mas.... ainda que respeitando o ponto de vista alheio, Tenho que discordar, entretanto, do ponto de vista do amigo Zequinha8100 quando diz que o fórum serve "somente como uma ferramenta de pesquisa e nada mais que isso", pois creio que todos nos temos uma parcela de responsabilidade sobre o que é, o que foi e o que será o fórum 4x4Brasil.
Por mais que o domínio do site tenha um "proprietário", o acervo é nosso, pois fomos nós que os construímos, desde o usuário mais antigo, ate o novato mais recente. Aqui nós ensinamos uns aos outros com nossos próprios erros e acertos, fazemos grandes amigos e compartilhamos nossas aventuras.
Em resumo, o fórum é exatamente aquilo que fazemos com ele. Se só procuramos informação bruta, nao contribuímos com o fórum, e ele vai morrendo por falta de interação dos amigos. se só "despejamos" informação sem a tradicional cordialidade e camaradagem tão característica dos jipeiros, entao matamos aos poucos o clima cordial e camarada do fórum, fazendo morrer junto o prazer de postar e compartilhar...
Todavia, creio que o simples fato de estarmos aqui falado sobre isso reflete nossa preocupação em manter a amizade, a camaradagem, o clima e a proposta "jipeira" de ser do fórum, e isso, para mim, é indicio mais que suficiente para saber que ainda vamos ficar por aqui por muitos e muitos anos mais!
... Posso estar enganado (como na maioria das vezes! rs) ...
Imagine, então, se na maioria das vezes você estivesse certo, meu caro!!!! Rsrsrs. ... fiquei sensibilizado com suas sensatas palavras ... Parabéns pelo belo relato agregador e otimista e pelo gesto exemplar de humildade!!!! ... ainda não tive a grata oportunidade de ver seus outros muitos comentários, mas, com absoluta certeza, na esmagadora maioria das vezes você esteve certo!!!! Abs.
Marcos ET
31/08/2015, 09:01
...ainda não tive a grata oportunidade de ver seus outros muitos comentários, mas, com absoluta certeza, na esmagadora maioria das vezes você esteve certo!!!! Abs.
kkkkk amigo enasor, tomara que ao ler os outros comentários, você não mude de idéia! kkkk
Boa semana para todos!
xibiu!!!
01/09/2015, 17:07
Fiquei muito feliz no dia de hoje quando li uma postagem de um moderador, dirigindo algumas palavras em um tópico, à um usuário comum do Fórum.
Quando "digo" que fiquei feliz, foi pelo fato de há muuuuuuuito tempo não ter visto postagens parecidas, de ninguém do grupo da moderação ou administração, comentando algo a respeito de 4x4, e se misturando à galera!
Quem sabe se as coisas estejam mudando...!!
:euforico::palmas::euforico::palmas::euforico:
Marcos ET
01/09/2015, 17:51
Muito bom!!!
PessoALL, já que estamos todos no mesmo barco, vou falar aqui da ideia que dei lá no outro tópico do Whatsapp, e que por lá não vingou, mas, pela minha incrível teimosia, aqui vai novamente:
Atualmente eu uso um aplicativo no telefone chamado Zello, que é um "app" que imita um rádio PY, só que usando a internet para funcionar. Claro que a galera do Whatsapp deve ter preferido usar somente aquele aplicativo pela facilidade, sobretudo depois que foi possível realizar chamadas telefônicas e enviar outras mídias...
MAS, a proposta do Zello é outra, mais parecida com o velho conhecido PY, com aquelas conversas fiadas, mentirosas e exageradas que todo jipeiro não consegue evitar... rsrsrsrs
Por isso, não como ferramenta para substituir o fórum (jamais!), mas como ferramenta para agregar a turma, queria saber dos amigos o que acham de utilizaar este programa (ou outro parecido), para estreitar mais as amizades, e divulgar melhor as mentiras de jipeiro... rs
Xibiu, como eu disse antes, acho que até nossos amigos moderadores estão meio "frios", mas com o tempo as coisas esquentam novamente! Nem tudo está perdido... rsrsrs
Grande abraço!
ZEQUINHA8100
02/09/2015, 14:07
Falamos muito sobre os moderadores aqui neste tópico, sobre a ausência deles e outras coisas... Posso estar enganado (como na maioria das vezes! rs) mas creio que estre aparente silencio reflita a própria situação que estamos discutindo, ou seja, talvez a esfriada tenha alcançado tambem os amigos da moderação.... Alguns eu nao conheço, ja outros ja discutiram e trocaram muuuuitas idéias sobre Jeeps aqui no fórum! Por isso, correndo o risco de parecer repetitivo, digo que me parece mais saudável deixar de tentar encontrar um culpado (seja pessoa ou nao) pela esfriada do fórum, e procurar meios para esquenta-lo novamente... Claro que os erros do passado ajudam a entender e a resolver o presente, mas com foco no futuro.
Mas.... ainda que respeitando o ponto de vista alheio, Tenho que discordar, entretanto, do ponto de vista do amigo Zequinha8100 quando diz que o fórum serve "somente como uma ferramenta de pesquisa e nada mais que isso", pois creio que todos nos temos uma parcela de responsabilidade sobre o que é, o que foi e o que será o fórum 4x4Brasil.
Por mais que o domínio do site tenha um "proprietário", o acervo é nosso, pois fomos nós que os construímos, desde o usuário mais antigo, ate o novato mais recente. Aqui nós ensinamos uns aos outros com nossos próprios erros e acertos, fazemos grandes amigos e compartilhamos nossas aventuras.
Em resumo, o fórum é exatamente aquilo que fazemos com ele. Se só procuramos informação bruta, nao contribuímos com o fórum, e ele vai morrendo por falta de interação dos amigos. se só "despejamos" informação sem a tradicional cordialidade e camaradagem tão característica dos jipeiros, entao matamos aos poucos o clima cordial e camarada do fórum, fazendo morrer junto o prazer de postar e compartilhar...
Todavia, creio que o simples fato de estarmos aqui falado sobre isso reflete nossa preocupação em manter a amizade, a camaradagem, o clima e a proposta "jipeira" de ser do fórum, e isso, para mim, é indicio mais que suficiente para saber que ainda vamos ficar por aqui por muitos e muitos anos mais!
Amigo Marcos, fui bem claro, hoje, vejo o forum como uma area de pesquisa, tem muita coisa boa que foi construida por pessoas que sabiam muito, mas hoje sao poucas as pessoas que ainda estao afim de ajudar, faz bem tempo q nao vejo um topico interessante que se possa tirar aproveito da conversa, mas sim disputas de qual jeep e melhor quem gasta mais e mais um tanto de bobeiras do tipo, ja falei e torno a repetir, tenho saudades do Forum de outrora, aonde o pessoal se ajudava e ninguem cobrava nada um do outro, agora virou somente pots sem respostas que nem o proprio criador num aparece mas pra dar o ar da graca essa e minha opiniao sobre o estado atual do Forum
ZEQUINHA8100
02/09/2015, 14:10
Marcos sobre o ZELLO ja tentamos uma vez e bem complicado viu o pessoal nao se arranjou com ele nao
xibiu!!!
02/09/2015, 21:51
Também quero dar minha contribuição no tópico pra ajudar achar culpado do que está acontecendo no 4x4 BRASIL.
Aaaaddoooooorrooooo!!!!
A culpa é da administração , da moderação , dos usuários novatos , dos anunciantes que fazem as propagandas de suas lojas no site , Cristóvão Colombo , Pedro Álvares Cabral , do Whatszapp , da falta de app no site para celular , do cometa Halley , da camada de ozônio , da Nasa , da tração dianteira do Jeep Renegade , do aumento de 15% do preço do gás de cozinha a partir de hoje , do gambá que comeu o ovo do gavião , que podia ter comido a cobra que picou o cavalo, que morreu....!
Acho que devemos todos fazermos uma reflexão, e aceitarmos o fato que o que está aí hoje sendo ofertado para todos nós , usuários do 4x4 BRASIL, "EU TAMBÉM SOU O RESPONSÁVEL!!!"
Vamos parar de só achar a culpa nos outros e cada um pegar a parte que cabe da culpa (dos acertos e dos erros) , e usar o dom da humildade para pensar "o que posso fazer (ou não fazer) para melhorar tudo isso", ao invés de só pensar em desculpas frouxas para indicar "outros" culpados que não sejam nós mesmos!!!
Você é um moderador??
R: Ajude, e responda todas as dúvidas dos usuários!
Não sabe alguma resposta??
R:Procure alguém que saiba e não deixe post sem resposta, (suporte) pois é sua responsabilidade não deixar transparecer incompetência, pois somos vistos e lidos no mundo inteiro!
Acha que o seu trabalho (voluntário) no site toma muito seu tempo, mas gosta do 4x4 BRASIL??
R: Peça para sair da moderação e volte a ser usuário!!
Alguém tem dúvidas sobre o fórum??
R: Leiam as regras!
Alguém tem dúvidas sobre as regras??
R: Perguntem à moderação!
Alguém têm dúvidas técnica sobre veículos??
R: Perguntem no fórum!
Alguém sabe a resposta da dúvida do amigo??
R: Ajude respondendo!
Não sabe a resposta da pergunta??
R: Pesquise , leia e aprenda mais!
Se você tem watsszapp??
R: Use muuuuuito, e continue vindo aqui no 4x4 BRASIL.
Marcos ET
03/09/2015, 17:21
Amigo Marcos, fui bem claro, hoje, vejo o fórum como uma área de pesquisa, tem muita coisa boa que foi construída por pessoas que sabiam muito, mas hoje são poucas as pessoas que ainda estão afim de ajudar, faz bem tempo q não vejo um tópico interessante que se possa tirar aproveito da conversa
Ahhh!!! agora entendi! sou meio lento, a mente demora para captar a mensagem! hehehe Concordo totalmente com você, mas acho que nem tudo está perdido, afinal de contas, estamos aqui, correndo atrás do prejuízo!
mas sim disputas de qual jeep e melhor quem gasta mais e mais um tanto de bobeiras do tipo (...) tenho saudades do Fórum de outrora, aonde o pessoal se ajudava e ninguém cobrava nada um do outro
Eu tenho saudades da época que saía na rua de Jeep, e quando passava outra viatura na rua, tocávamos a buzina e acenávamos com a mão cumprimentando o colega... hoje se faço isso, fico "no vácuo" como dizem por aqui, e o cara do outro jeep ainda olha e diz "nem conheço este cara, porque está me cumprimentando?!" Acho que isso reflete a falta de cordialidade que vem imperando neste Brasil, onde as pessoas, pelos mais diversos motivos, estão mais mal-humoradas e menos dispostas a serem companheiras, e isso que acontece "na vida real" deve estar se refletindo aqui, no "virtual"...
agora virou somente pots sem respostas que nem o próprio criador num aparece mas pra dar o ar da graça essa e minha opinião sobre o estado atual do Fórum
É verdade! Mas, tornando a dizer, acho que isso é uma fase. O Fórum cresceu muito, "inchou", e em muitos casos, com "fogo de palha" (gente boa que acha Jeep bonito, sonha com uma coisa diferente, e ao comprar um, vê que não era aquilo que pensavam e desistem, acabam "migrando" para um Ecosport ou para um Renegade, que tem mais a ver com o momento de suas vidas). Acho isso natural, e com o tempo, os posts "mortos" vão ficar para trás! Mas nós vamos continuar por aqui, ressuscitando conversa velha, criando assunto novo, ajudando os novatos e aprendendo com os veteranos...
Será que sou otimista? rsrsrs
Marcos ET
03/09/2015, 17:27
A culpa (...) do cometa Halley , da camada de ozônio , da Nasa , da tração dianteira do Jeep Renegade (...)
HAHAHAHAHAHA esta foi "ninja" dmais! Principalmente da P#$ra da tração dianteira do "Fiat Renegade"!
Rodrigo Baratti
03/09/2015, 23:18
Tb to meio lento aqui no Fórum, praticamente só tráfego pelos mesmos tópicos.
Uma coisa que sempre reparo é na quantidade de usuários em cada seção do Fórum, quem está aqui a mais tempo lembra-se que tínhamos umas 10/15 seções, hj deve ter mais que o dobro disso.
Outro ponto, a seção Willys era de longe a mais movimentada, agora a seção da Ford geralmente tem mais gente on-line.
Concordo com o que todos falaram nos posts anteriores, só discordo de que o fórum está parado.....na realidade nossa seção está parada, nossos jeeps estão velhos e sendo substituídos por outros 4x4 e com isso as demais seções estão crescendo. No momento tem 4 seções com mais gente on-line
Mas concordo que muita gente que acrescentava se cansou e parou de frequentar, mas tb acho isso normal.
Particularmente não curto o wathsaap, muita gente, os assuntos se perdem, tem que ter tempo para acompanhar. Prefiro mil vezes o fórum.
Tuna e ET somos vovôs aqui já! Kkkkkkk
E ET, tenho que te falar com todo o respeito, já li muitas ideias absurdas suas e me diverti pacas!!!! Kkkkkkkkkk
Sua contribuição sempre é valiosa! E sempre me interesso pelos seus posts! :concordo:
Ps-não me lembro do caloteiro?!
[]'s
Marcos ET
04/09/2015, 09:46
Rapaz....
Concordo com o que todos falaram nos posts anteriores, só discordo de que o fórum está parado.....na realidade nossa seção está parada, nossos jeeps estão velhos e sendo substituídos por outros 4x4 e com isso as demais seções estão crescendo. No momento tem 4 seções com mais gente on-line.
Exato! era exatamente isso que vinha falando até o momento!!
E ET, tenho que te falar com todo o respeito, já li muitas ideias absurdas suas e me diverti pacas!!!! Kkkkkkkkkk
Sua contribuição sempre é valiosa! E sempre me interesso pelos seus posts! :concordo:
[]'s
Rodrigo, tu acredita que quase 90% destas idéias absurdas eu coloquei em prática? acho que já "quase morri" umas mil vezes... rsrsrsrsrs Mas agora, sendo "vovô" da turma, estou correndo atrás de desfazer muita maluquice que fiz no velho jeep! Acho que no fim das contas, só vou manter o motor de opala (embora esteja pensando em trocar pelo da S.10 4 cilindros), suspensão da Band (embora esteja pensando em trocar pela da Strada), Direção do Maveco (embora esteja pensando em trocar por coroa e cremalheira com assistência elétrica) e freios SBD (embora esteja pensando em trocar para usar duas pinças de kombi por roda dianteira)... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rapaz....
Exato! era exatamente isso que vinha falando até o momento!!
Rodrigo, tu acredita que quase 90% destas idéias absurdas eu coloquei em prática? acho que já "quase morri" umas mil vezes... rsrsrsrsrs Mas agora, sendo "vovô" da turma, estou correndo atrás de desfazer muita maluquice que fiz no velho jeep! Acho que no fim das contas, só vou manter o motor de opala (embora esteja pensando em trocar pelo da S.10 4 cilindros), suspensão da Band (embora esteja pensando em trocar pela da Strada), Direção do Maveco (embora esteja pensando em trocar por coroa e cremalheira com assistência elétrica) e freios SBD (embora esteja pensando em trocar para usar duas pinças de kombi por roda dianteira)... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Resumindo......
Ainda vai ficar com seu jeep embora esteja pensando em trocar por outro :mrgreen:.
[]´s
ZEQUINHA8100
04/09/2015, 14:28
Tb to meio lento aqui no Fórum, praticamente só tráfego pelos mesmos tópicos.
Uma coisa que sempre reparo é na quantidade de usuários em cada seção do Fórum, quem está aqui a mais tempo lembra-se que tínhamos umas 10/15 seções, hj deve ter mais que o dobro disso.
Outro ponto, a seção Willys era de longe a mais movimentada, agora a seção da Ford geralmente tem mais gente on-line.
Concordo com o que todos falaram nos posts anteriores, só discordo de que o fórum está parado.....na realidade nossa seção está parada, nossos jeeps estão velhos e sendo substituídos por outros 4x4 e com isso as demais seções estão crescendo. No momento tem 4 seções com mais gente on-line
Mas concordo que muita gente que acrescentava se cansou e parou de frequentar, mas tb acho isso normal.
Particularmente não curto o wathsaap, muita gente, os assuntos se perdem, tem que ter tempo para acompanhar. Prefiro mil vezes o fórum.
Ps-não me lembro do caloteiro?!
[]'s
O Baratti q bom velo por aqui novamente kkkkkkkkkkk entao, que bom seria se o pessoal das antigas voltasse a participar do Forum em, reabrindo topicos antigos pra trocar ideias de adptacoes q deram certo, as q nao deram, as vezes fico imaginando como seria ter outras aulas com mestre Leopoldo, Tuna,Relisma, Scacca,Rotta,Hercilio,Kim ou sera que seria muito saudosismo meu
Cara, tem um tanto de saudosismo sim, até porque tem alguns aí que não querem e se quiserem também não poderão voltar :rolleyes:, manja?
Quem dera eu ser um mestre, acho que assim como muitos, sou só mais um que gosta de jeep e vem aqui trocar conhecimento, pra mim, mais adquirir do que doar :concordo:
Mas, ainda que eu ache que deu uma caída no movimento, acho que ele ainda existe e está por aqui produzindo , todos os dias, troca de experiências, amizade e companheirismo.
[]'s a todos e obrigado por tudo, aprendi muito com vcs!!! :concordo:
p.s. vou continuar voltando aqui todos os dias e tentando ajudar no que der :concordo:
Marcos ET
04/09/2015, 16:25
...acho que saudosismo é a marca registrada dos "vovôs" do 4x4! rsrsrs em (muito) breve, já estaremos falando que "no nosso tempo" as coisas eram diferentes! hehehehe
Vou abrir um novo tópico semana que vem, sobre a reforma da tomada de força traseira com implemento agrícola de polia do Jeep... uma pena que não tenho as fotos da caixa sendo desmontada, mas vou postar o passo a passo da montagem, para distrair os olhos dos amigos!! rs
[]'s a todos!!
Rodrigo Baratti
05/09/2015, 12:36
...acho que saudosismo é a marca registrada dos "vovôs" do 4x4! rsrsrs em (muito) breve, já estaremos falando que "no nosso tempo" as coisas eram diferentes! hehehehe
Vou abrir um novo tópico semana que vem, sobre a reforma da tomada de força traseira com implemento agrícola de polia do Jeep... uma pena que não tenho as fotos da caixa sendo desmontada, mas vou postar o passo a passo da montagem, para distrair os olhos dos amigos!! rs
[]'s a todos!!
Faz tempo que namoro uma dessas pro Fernandão, seria a cereja do bolo.
Mas pro momento tenho outras prioridades.
Rodrigo Baratti
05/09/2015, 12:43
Quanto aos assuntos e tópicos antigos do fórum, tenho uma teoria.
Quando começamos isso aqui o off-road no BR estava "começando", ou melhor, sendo mais difundido.
As adaptações básicas estão todas bem detalhadas nos tópicos, não tem mais o que evoluir.
O próximo passo seriam adaptações mais sofisticadas como 4link, hydro assist, chassis fechados..... que até temos materiais aqui, porém menos detalhados, isso porque tem um custo maior e exigem uma maior sofisticação nos projetos, além de esbarrar, em alguns casos, em restrições legais da nossa burra legislação.
Acho que é isso!
[]'s
matrakaum
07/09/2015, 12:21
Saudosismo??? Nada.. Quem anda com um carro de 30/40/50 anos não é saudosista é MUSEU... kkkkk
Pra mim Jeep é terapia, embora sofra como todos as dificuldades do dia a dia de um país super generoso com o seu povo, entro debaixo do Caroço, saio de lá cheio de graxa, melado de óleo, muitas vezes sangrando e com um sorriso de criança. Parece que estou em um outro planeta.
Tenho dúvidas corro pra cá... Tenho tédio.. corro pra cá... Aprendi algo, tirei fotos...... CORRO PRA CÁ.
Qdo algo da NASA acontece... adivinhem.... CORRO PRA CÁ.....
Se depender de mim este fórum não morre... Nem que eu tenha que criar tópicos fantasmas só para dar UP... kkkk
Vejam que este tópico, qdo criei foi para desabafar, já trouxe pessoas que eu não via já fazia algum tempo por aqui, ou seja, ao chamado todos vão responder.... VIVA à vcs amigos vovôs que fizeram disto aqui o mais completo raio-x de nossas paixões.
Ah... Só não buzino qdo vejo um jeep pq. o meu ainda está no estaleiro.. e qdo sair vai sair com uma buzina de navio que é pra todo mundo ver que um Sr. de 42 anos tá passando.. então é bom sair da frente pq. nóis bate mas num breca... mesmo pq. não sei se meu freio vai funcionar....kkkkk
Ian Jeep
07/09/2015, 16:03
Quanto aos assuntos e tópicos antigos do fórum, tenho uma teoria.
Quando começamos isso aqui o off-road no BR estava "começando", ou melhor, sendo mais difundido.
As adaptações básicas estão todas bem detalhadas nos tópicos, não tem mais o que evoluir.
O próximo passo seriam adaptações mais sofisticadas como 4link, hydro assist, chassis fechados..... que até temos materiais aqui, porém menos detalhados, isso porque tem um custo maior e exigem uma maior sofisticação nos projetos, além de esbarrar, em alguns casos, em restrições legais da nossa burra legislação.
Acho que é isso!
[]'s
É exatamente isso q penso!
Já até sugeria na área de Suporte, para q a moderação destacasse justamente esses tópicos com as adaptações básicas e e cheia de detalhes, adaptações já consolidadas. Para q quando um novato entrar no fórum já vai dar de cara com a duvida q ele tem e com as q ele ainda vai ter.
Semelhante a esse tópico na seção niva "FAQ Niva" só com cada tema fixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/85816-faq-niva.html
Como se não tivesse mais oq invetar pro jeep, mas claro q sempre tem, como o Rodrigo falou, falta ainda muita coisa sobre essas adap sofisticadas entre outras maluquices q surgem nas nossas cabeças , q seria muito massa discutir aki no fórum .
matrakaum
08/09/2015, 09:21
A ideia é legal! Poderíamos criar um grupo de trabalho e dividir os assuntos para um x nº de pessoas e estas se encarregarem de reunir todas as informações, compilar tudo em um único docto, revisar e postar aqui.
Por exemplo: Câmbio Chevette no Jeep... Fuça tudo o que tem, retira toda informação essencial e criar um manual passo-a-passo de como fazer. Revisa tudo e disponibiliza. Legal isto.