Ver Versão Completa : garfo embreagem reforçado
Li a respeito do nível de óleo das caixas outro dia. Fui conferir o nível e p minha surpresa caixa sem óleo e CT óleo todo e muito vazamento. Tirei a caixa e fui conferir a embreagem.. Ai lembrei deste reforço do garfo.
O sistema hidráulico é muito forte e a embreagem super pesada... Gerando uma força enorme no garfo. Eu ia sempre ao mecânico dizendo que a embreagem tem pouco uso e esta sem curso.. Cheguei a já levar um garfo e pedir p trocar triste de ver este gargalo no sistema...
Em uma oficina de um senhor deitei em baixo de sua Toyota e pronto. Esse reforço aqui resolve sr? Bom .. É praticamente um garfo a cada duas ou três embreagens... A minha estragou uma ponta pq se soltou devido à má regulagem do atuador do cilindro de baixo que se soltou e soltou tbm o garfo.. Aconselho este reforço e um acompanhamento do aperto da porca do atuador no garfo.
Vou tentando enviar a foto do garfo ... Soldada uma chapa de 12 cm na parte de cima ao centro..
Sergio c
23/08/2015, 10:19
No aguardo da fotos Blind. Um abraço.
hercilio.neto
23/08/2015, 12:56
Também gostaria de ver as fotos dessa solução. Já tive problema com o garfo que danificou a embreagem.
510278 o garfo de baixo com a chave marcando aonde estragou... Se não funcionaria por mais uma embreagem...
Na segunda foto mostra que é uma chapa mais grossa. Não molhar depois da solda.. Deixar esfriar sozinho. Hercilio cheguei a usar a embreagem sem pisar até o fundo ou pisar rápido demais na embreagem para não afetar o garfo... Piada né. Sérgio essa saída é show. Abs aos toyoteiros.
hercilio.neto
23/08/2015, 22:54
blind75,
O garfo é uma peça relativamente barata, eu recomendo que seja trocado cada vez que é trocada a embreagem.
Mas a ideia do reforço é válida.
Veja como ficou o garfo na ocasião.
510294
A sua peça esta igual a minha... Que foi por ela se soltar do colar. Então da necessidade de conferir o atuador do cilindro. O pedal vai ao fundo .. O garfo fica pulando e da um barulhão... Perde embreagem. Com o reforço ou não já era.
Quando a embreagem vai ficando ineficaz...o pedal parece precisar de maior curso...o efeito final é a não atuação.. Ai olha cilindros e sangra... Nada adianta.. Pode ver que o garfo está dobrando.. e a regulagem vai acabar...
O gargalo era o garfo.. Não durava até a troca... Não dura um quarto da vida da embreagem.. Com o reforço dura o dobro.. Melhor né... A mão de obra ali é puxada.. E sabe aquela sensação de nunca mais problema...
Bom não monto sem o reforço..
Carlo Pecca
24/08/2015, 09:10
Interessante,
quando troquei o conjunto plato+disco de embreagem, o meu mecânico sujeriu e eu concordei em colocar novo garfo.
Até hoje não tive problema e já vai dois anos e meio quando foi feito esse serviço.
A ideia de reforço é validade principalmente para os que fazem trilha pesada.
Parabéns pela iniciativa de dividir a sua ideia.
hercilio.neto
24/08/2015, 10:11
Entendi a sua colocação.
No meu caso o que aconteceu foi isso, garfo fora do colar.
Troquei a embreagem há um ano e meio e agora já requer regulagem. Não é o caso de sangrar, já fiz o teste de engatar e desengatar.
Será que terei problemas com o garfo? Na próxima troca farei o reforço.
Obrigado Carlo, fiz uma pesquisa p ver se este assunto ja havia sido discutido...
Algumas outras alterações vou pesquisando e debatendo. Meu uso na Toy é de primeiro carro e trânsito que força.. Trilha tbm claro.. Como disse o ponto frágil do sistema é o garfo.
Hercílio acredito que sim. O sintoma é esse mesmo... Se for perdendo embreagem veja se tem empeno no garfo.. Ai troque e reforce. O meca deve trocá-lo montado, salvo engano... abs ..
Só de lembrança p usar o dot4 ali q ajuda... E pressiona mais o garfo..
Sergio c
25/08/2015, 09:56
O fluído recomendado p embreagem é o dot 4 ou dot 5?
Carlo Pecca
25/08/2015, 10:44
Sergio,
originalmente, à epoca era o DOT3. Mas agora temos os DOT 4 e 5. A diferença entre eles é que que so "fervem" em mais altas temperaturas, tipo 120 a 150 Graus Celsius, depende do número do DOT e do fabricante do produto. No You Tube tem varios exemplos com os varius tipos de DOT.
Sergio c
26/08/2015, 08:50
Obrigado Carlo, vou trocar o flexível da embreagem e vou ver se utilizo o DOT 5.
Verifica a informação, mas já me disseram que o DOT 5 não é indicado para Band ou qq carro antigo.
Sergio c
27/08/2015, 17:48
Obrigado Dimasi, vou conferir isso também.
Sérgio eu uso o 4. Me explicaram q o 5 já é mais fino e utilizados em sistemas modernos.