Ver Versão Completa : Problema direção Ranger 1997
Roeduvilela
20/08/2015, 13:04
Prezados.
Tenho uma Ranger 1997 2.3 4cc argentina, de uns tempos pra cá ela começou apresentar um endurecimento na direção quando eu estercia para o lado direito, primeira vez que ocorreu tomeu um susto, já que o endurecimento é para retonar a direção. Fiz um check up e não constatei nada, com o passar dos dias foi aumentando, sempre pro mesmo lado. Acabei levando o carro em vários mecânico e não encontraram nada, trocaram tudo, abaixo relacionado o que já foi feito.
Troca dos Pivôs;
trocas de todas as buchas da supsensão;
trocas dos terminais da direção;
Cambagem;
Alinhamento;
Caster;
Verificação da bomba hidrâulica;
Depois de tudo não isso, o carro continua com o mesmo problema, levei o carro em uma empresa de especializada em direção e eles me disseram que não era problema na caixa, alegaram que se fosse, o problema aconteceria para os dois lados.
Estou com o carro parado há meses por medo de andar, não encontro solução.
Alguém aqui já passou por isso?
Já busquei em fóruns, revistas e sites do brasil e EUA, e não encontrei nada falando sobre isso.
Espero que consiga uma luz aqui.
Detalhe, no alinhamento e cambagem não apresentou nenhuma diferença, tudo dentro do padrão.
Zé Lucena
20/08/2015, 14:47
ALERTA: O Ranger Rover está se tornando um carro assassino. Domingo, dia 16/08, perdi dois netos em acidente envolvendo um Ranger Rover na BR 304/RN. Mesmo problema que aconteceu com o Cantor Cristiano Araujo, travamento das rodas. Se faz necessário alertar a todos os donos de Ranger Rover desse problema.
Moisés S.M
20/08/2015, 21:46
Amigo,mesmo depois do seu relato,dizendo que levou em oficinais especializadas e tal,acredito q seja a bomba dh.Essa bomba é do tipo caneco né??O reservatório é junto da bomba correto?Essa dh costuma dar mto problema,ja aconteceu isso comigo...Se vc acelerar a Ranger em ponto morto,a dh volta ao normal?Andando a dh fica leve??faz o teste.abs
Roeduvilela
21/08/2015, 12:59
Amigo,mesmo depois do seu relato,dizendo que levou em oficinais especializadas e tal,acredito q seja a bomba dh.Essa bomba é do tipo caneco né??O reservatório é junto da bomba correto?Essa dh costuma dar mto problema,ja aconteceu isso comigo...Se vc acelerar a Ranger em ponto morto,a dh volta ao normal?Andando a dh fica leve??faz o teste.abs
Moises, em linha reta ou virando para esquerda, nada acontece, e só acontecer vierando para direta se eu tiver acima de 40km/h, endurence só voltando. O mecânico chegou a condenar a bomba hridaulica alegando que ao fazer a curva o fluido podera dar falta, só que ela não endurece como se a bomba paresse de funcionar, ela simplesmente cria um calo, trava mesmo, e voltar fazendo força. Pensei em trocar a caixa de direção, só que é muito caro uma peça nova só pra ver se é ou não.
LeoLeone
22/08/2015, 20:08
Ola Roeduvilela!
510251
Eu já desmontei a minha caixa de direção e acho que no seu caso pode ser desgaste na cremalheira da caixa. A cremalheira e esse tubo dentado que aparece a esquerda da foto anexa. Somente mandando desmontar para analisar. Não concordo com seu mecânico, creio que essa cremalheira pode sim criar um calo em um dos lados e causar o travamento somente para um lado.
abs e muito boa sorte.
Roeduvilela
26/08/2015, 13:17
Obrigado, Léo.
Eu sempre desconfie que poderia ser a cremalheira, entretanto, quando uma cara que se diz especialista diz que não existe essa possibilidade, você acaba procurando segunda opinião, não ia investir em uma caixa nova sem ter o minimo de certeza.
Mais uma vez obrigado.
Francescolli
26/08/2015, 14:20
Dentro da caixa de direção tem um especie de seletor. quando vc vira pra direita o óleo é direcionado pra um lado da caixa. e quando vira pra esquerda para o outro. pode ser algum problema nele. procure outro especialista..
LeoLeone
27/08/2015, 20:02
Então Roeduvilela...
Na época que eu desmontei a caixa cheguei a ver cremalheiras a venda. Se o pinhão estiver sem problemas vale a pena recuperar a sua caixa.
Pesquise em www.dinasul.com.br, o atendimento e excelente e vc pode tirar suas duvidas tb por telefone.
Abs e muito boa sorte.
Rogergodoi
29/08/2015, 12:27
Parabéns pelas dicas aos mestres foristas.
Meu caso foi o seguinte, mecânico retirou o setor de direção e encaminhou para oficina hidráulica realizar o reparo, na oficina o técnico disse que as cremalheiras estavam gastas e que talvez não vedasse mesmo após lixar e cromar. Caixa montada e vazou muito o mecânico retirou e encaminhou novamente (viatura nem saiu da oficina), pronto, montado novamente e não vazou no momento, mas, após 20 dias de uso leve, voltou a vazar e muito agora, faz poça na minha casa.
Técnico disse que só outra caixa nova; agora vem, não concordo em ter que trocar uma caixa inteira só por causa de um retentor que não veda...
Gostaria da ajuda, com opinião dos amigos e se for realmente trocar alguma indicação. Já procurei essa cremalheira e não encontrei.
LeoLeone
01/09/2015, 20:32
Ola Rogergodoi
Para reparar a cremalheira nos pontos de contato com os retentores, e necessário encher os pontos corroídos com solda especial, usinar e polir. Tem que ser um serviço muito bem feito por um torneiro. Na internet tem videos desses reparos. Desgastes na parte dentada da cremalheira já eh mais complicado pois requer frezadeira. O torneiro tem que ser bom, pois durante a soldagem pode ocorrer empeno da barra.
http://www.timoneshidraulicos.com/ neste endereço tinha um vídeo de um reparo desse tipo mas não estou conseguindo achar. De uma olhada, tem vários reparos em caixas de direção.
Abs e muito boa sorte.
PS: Nao esqueça de postar a solução.
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