PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport X Pajero TR4



freitasjr
14/02/2006, 14:05
Olá caros colegas, como alguns aqui do forúm sabem possuo uma TR4(2005 com 1 ano e 2 meses de uso) com pneus Mud e Snorkel que a uso tanto p/ rodar no asfalto como em trilhas. So que, devido ao seu alto consumo 6,5 a 7 Km/L na cidade cogitei a idéia de troca-la por uma Pajero Sport a diesel usada. Além de ser mais econômica, o preço do diesel em alguns postos aqui custa 1,75 contra 2,59 da gasolina.

Ontem vi uma 2002 com 90.000 KM rodados com todas as revisões feitas na concessionária, Sem ferrugem no motor nem embaixo dela e extremamente conservada. Colocaria a minta TR4 a venda(pegaria uns 66 a 67 mil) e compraria a dele por 88 mil, logo eu teria que retornar de 21 a 22 mil reais.

Porém me surgiu uma grande dúvida; se a Pajero Sport vai ser tão boa nas trilhas quanto a minha TR4. Sei que nas Dunas a Sport é excelente :palmas: , talvez até melhor que a minha TR4 pelo bom torque que ela(P. Sport) possui(testei 2 já e possui uma força tremenda); porém nas trilhas(erosões e lama) fico em dúvida, devido ao seu grande peso, entre eixos maior e ângulos de entrada e saídas menores que os da TR4 :pensativo: .

Por isso, lanço aqui a pergunta, sobre o que vcs acham entre as 2. Quem tem Pajero Sport e já a pôs em trilhas pode me dizer se eu colocar pneus Mud ela se sairia bem ? Dar conta do recado ? Consegue passar por determinados lugares(erosões, apertos e lamaçais) sem muitas dificuldades como uma TR4 ?

Gostaria da opinião dos colegas e principalmente daqueles que possuem ou já possuiram uma Sport e a usam nas trilhas ou mesmo quem já teve ou conhece alguém que possuiu as 2 (TR4 e Sport) e tem melhores condições de comparar. Qualquer opinião, mesmo de quem nunca possuiu nenhuma delas, mas já a viram em ação em trilhas, gostaria de saber o desempenho dela neste habitat off-road.

Aguardo considerações e opiniões dos companheiros. Um abraço a todos, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Luís Arato
15/02/2006, 20:41
FRancisco

Pensando bem, acho que são 4x4 diferentes, com conceito de uso diferente. TR4 é mais Jeep, Pajero Sport é mais SUV.

Acho que original, a Pajero Sport não serve para trilhas. Se bem que ainda não se sabe o que são trilhas para você.

De qualquer forma, é muita grana para "ralar", eu, nem que tivesse, não faria isso, compraria um Jeep (conceito) mais antigo e usaria para brincar.

freitasjr
16/02/2006, 20:49
FRancisco
Pensando bem, acho que são 4x4 diferentes, com conceito de uso diferente. TR4 é mais Jeep, Pajero Sport é mais SUV.
Acho que original, a Pajero Sport não serve para trilhas. Se bem que ainda não se sabe o que são trilhas para você.


Apenas uma explicação; cogito a idéia de trocar a minha TR4 em uma Pajero Sport, não só por ela ser mais econômica, mas tb por ser a diesel(motor mais durável), menor depreciação com o tempo(apesar de eu ter que pagar mais agora, com o passar dos anos se depreciaria menos que a minha TR4 a gasolina), e o prazer de tê-la(grande conforto, espaço interno, etc).

Caro colega Luís, a concepção de trilhas p/ mim, não é colocar o carro em buracos e pedras quase do tamanho da viatura, ou seja, não pretendo praticar Rock Crawling ou coisa parecida; como alguns gostão de fazer.
Porém, respeito quem gosta, afinal vai do gosto de cada um.

A minha preferência nas trilhas se dar por caminhos de bastante lama(tipo aquelas que parecem um mingau :lol: ), mato, subidas e descidas íngrimes, pequenas erosões, alagados(atravessar rios, lagoas) e Dunas.

Portanto, se a Pajero Sport(com a adoção de pneus Mud ou AT) tiver o mesmo desempenho de uma picape(estilo L200, Ranger, Frontier) nas trilhas, me sinto satisfeito. Alguém Pode Confirmar isso ?



De qualquer forma, é muita grana para "ralar", eu, nem que tivesse, não faria isso, compraria um Jeep (conceito) mais antigo e usaria para brincar.

Mas vc quer que eu vá dirigindo um Jipe "Cambão" sacolejando que nem um cangurú :stop: , tomando sol direto, suado e levando lama na cara :discordo: E o conforto aonde é que fica

O bom mesmo é ir dentro de um 4x4 confortável(o que uma TR4, um Vitara e uma picape permite fazer), com o ar ligado e tomando a minha cerva :mrgreen: Bem, se o carro atolar, eu saio e meto o pé na lama pra cavar ou colocar a cinta pra ser puxado.
Agora se a coisa ficar feia e muito suja, mando o Zequinha fazer o serviço :twisted: :dance: risosss...

Aguardo o comentário dos outros colegas, principalmente se poderemos comparar a performance da P.Sport com uma picape, Ok !!??

Um abraço a todos, cordialmente, Francisco de Freitas...

Everton Júnior
16/02/2006, 22:37
Freitas Jr, temos aqui um prototipo montado sobre uma Pajero Sport(manual), quanto a durabilidade eu te garanto que nao quebra pq o que esse carro ja fez ainda nao ta no gibi. Mas a Pajero Sport tem suas limitaçoes, é um carro da uma volta pela praia, tudo light, ja vi uma(automatica) andando pelas dunas e o desempenho nao é muito satisfatorio, mas se voce achar uma 02 mecanica vai em frente. Te aconselho a procurar uma Pajero Full 2000(estilo rural)bem conservada, essa eu te garanto que vai pra todo canto, pra onde uma Land 110 for ela vai tambem.

Wallace
17/02/2006, 14:02
Será que o problema da automatica é que não sabiam usar corretamente?

Marcelo Carvalhal
17/02/2006, 19:02
Bom....se é que ajuda...
As SPORT tem um peso mal distribuido no caso da Á DIESEL, o motor não é o mesmo das L200 se não me engano a L200 2003 chega a ser mais leve que a SPORT....
Se vc olhar bem vai ver as L200 suando para andar na areia tbm....
Falo como quem sempre tem oportunidade de estar com estes carros no dia a dia, e usando não em todas as condições.
Uso o exemplo de um amigo que HOJE TEM UMA SPORT 99 AT V6 LEVANTADA UMAS 3", ele faz RAID com a gente e nossas trilhas de de dificuldade média pra ruim, é viciado nessas porcarias :mrgreen: , mas a gente não controla este tipo de droga :mrgreen: , fazer o que :mrgreen: , enfim ele ama a MITSUBICHO, e teve e tem outros carros, tentou usar a HPE SPORT 2003 em uma passeio leve mas o motor não respondeu, falta mesmo com a reduzida uma forçinha, mas para coisa leve...um alagado....uma subida mesmo escorregadia com erosões não muito profundas, ela vai bem sim, mesmo a diesel...vc consegue colcocar até PNEU 33 nelas, mas pega se não levantar pelo menos umas 2", tem KIT para esse carro lá fora, mas é fácil levantar ele até as 3" sem danificar o resto do sistema
Quanto a manutençao, não se anima muito não :mrgreen:
Ela tem um angulo de ataque menor que o TR4 isso pode te atrapalhar, mas força para enfrentar um ATOLEIRO MELHOR :mrgreen: as V6 vão bem pelo que já vi...
NAS estapas do MITSUBICHIT MOTORSPORT, nas categorias simples sempre tem umas SPORT rodando, e não me lembro de ter de desatolar nenhuma :pensativo: :pensativo:
Para andar nas automáticas na areia ou lama pesada, o atomático tem estar em 1 ou em 2 dependendo da velocidade e dificudade, e em REDUZIDA

freitasjr
18/02/2006, 00:54
Freitas Jr, ... ja vi uma(automatica) andando pelas dunas e o desempenho nao é muito satisfatorio, mas se voce achar uma 02 mecanica vai em frente. Te aconselho a procurar uma Pajero Full 2000(estilo rural)bem conservada, essa eu te garanto que vai pra todo canto, pra onde uma Land 110 for ela vai tambem.

Caro colega Everton, testei aqui umas 5 pajeros Sports, e o intressante que apesar de o motor ser o mesmo em todas,inclusive a Pajero Full 2000 "estilo rural" tb é o motor diesel 2.8, destas cinco, 2 automáticas e 3 mecânias. Uma delas(mecânica) pude inclusive testar em Dunas por uns 3 dias. E me surpreendi com a força(torque) delas. Muito forte o motor 2.8 a diesel.

Mas o que me intriga é que dessas 5 testadas uma automática era xôxa, já a outra(a bem conservada) tinha um excelente desempenho e ótimo torque. Uma das mecânicas que testei, parecia um touro da força que tinha e outra(tb mecânica) era xôxa e roceira(essa apresentava problema no pedal do acelerador).

O que pude constatar: sei que carros autómáticos se vc não troca o óleo do câmbio isso acaba com o carro(o desempenho dele) pois é a viscosidade certa do óleo que ajuda na pressão dos discos a passar a marcha no tempo certo. Logo suponho que a automática xôxa se deve a isso, pois a que tava bem conservada(com todas as revisões feitas na Mit) tinha um escelente desempenho e torque.

A mecânica que pude testar nas dunas(nem cheguei a baixar a pressão dos pneus) teve um desempenho excelente, e essa era bem conservada com tudo em dia. A mecânica xôxa parecia estar com folga no acelerador, pois pressionando-se metade do curso do pedal o carro não respondia, o pedal era mole... tava judiada.. devia estar com problemas em não enviar a resposta do acelerador ao motor.

Tinha uma(essa não cheguei nem a andar) que tava enferrujada por baixo e bastava-se empurra-la com a mão de lado que mechia que nem um bambulê :mrgreen: , ou seja, tava com os amortecedores podres.

Logo cheguei a conclusão que tanto as mecânicas como as automáticastem bom desempenho e câmbio afinado com o motor, se estar roceira ou xôxa, é devido a algum problema ou mal conservação.

Quanto a pajero Full antiga "estilo rural"(tb testei essa) tem o mesmo motor 2.8 diesel das Sport e praticamente o mesmo peso... então seria mais vantagem pegar uma P.Sport que é mais bonita e mais facil de se encontrar mais conservada.

Abraços, Francisco de Freitas...

freitasjr
18/02/2006, 01:33
Será que o problema da automatica é que não sabiam usar corretamente?


Acredito que sim, vc estar com toda rasão. A minha TR4 é automática e se sai muitíssimo bem na areia fofa(dunas). Como disse o "Marcelo Carvalhal" na Msg abaixo quando o bixo pega(areia fofa demais) tem-se que usar a 1º ou
2º pois as relações de marchas de um carro hidramático de 4 marchas é diferente de um mecânico. A 1º é quase uma segunda, e a 2º é uma terceira. Pra se ter uma idéia na minha TR4 vai de segunda em 4x2 até 100km/h a +- 5700 rpm; a a faixa vermelha começa em 6000 rpm. Se a areia não estar muito fofa, aí em drive ela vai muito bem.


Bom....se é que ajuda...
As SPORT tem um peso mal distribuido no caso da Á DIESEL, o motor não é o mesmo das L200 se não me engano a L200 2003 chega a ser mais leve que a SPORT....
Se vc olhar bem vai ver as L200 suando para andar na areia tbm....
Falo como quem sempre tem oportunidade de estar com estes carros no dia a dia, e usando não em todas as condições.


Olhe Acho que deva ser mal uso de quem estar dirigindo. Tenho um amigo que possue uma L200 e ele faz miséria com ela nas Dunas. A Ranger nova por exemplo, tem um excelente motor e anda muito bem na areia, porém vi um cara em uma trilha queimar a embreagem dela pra subir um morrinho de areia fofa.. ou seja, não soube conduzir a viatura...



Uso o exemplo de um amigo que HOJE TEM UMA SPORT 99 AT V6 LEVANTADA UMAS 3", ele faz RAID com a gente e nossas trilhas de de dificuldade média pra ruim,...


A gasolina não quero nem ver de perto, se a minha TR4 consome muito fazendo 6,5 Km/L, imagina uma P. Sport, deve fazer 5 Km/L. Motor a gasolina é bom pra te dar potência(bom em estradas), já o a diesel te dar força(torque) e é o que precisamos em trilhas e dunas; além de ser um motor mais durável que o a gasolina.



...vc consegue colcocar até PNEU 33 nelas, mas pega se não levantar pelo menos umas 2", tem KIT para esse carro lá fora, mas é fácil levantar ele até as 3" sem danificar o resto do sistema


Ah legal, é bom saber disso.



Quanto a manutençao, não se anima muito não :mrgreen:


O que vc quer diser com isso, que ela quebra fácil ou que o valor da manutenção(peças) são caros ? Pelo menos todos os motores a diesel da Mitsubishi tem manutenção(revisões) mais baratas que os seus correspondentes a gasolina

Um dos pontos que eu quero saber aqui quando abri esse tópico, é se a P.Sport aguenta tranco ou se quebra fácil, isto é, se possui a robustez de uma Frontier, Ranger, L200. Em outras palavras, quero saber se eu jogar um pouco de lama, areia e passar por cima de uns buracos(erosões) ela aguenta o rojão como uma picape ou se desmonta :pensativo:



Ela tem um angulo de ataque menor que o TR4 isso pode te atrapalhar, mas força para enfrentar um ATOLEIRO MELHOR :mrgreen: as V6 vão bem pelo que já vi...


Disto(dos ângulos) eu estou ciente, aliais poucos carros possuem ângulos de entrada e saída tão bons como os da TR4(38º e 41º). Acho que só o Troller e o Defender 90 superam a TR4 neste quesito.



NAS estapas do MITSUBICHIT MOTORSPORT, nas categorias simples sempre tem umas SPORT rodando, e não me lembro de ter de desatolar nenhuma :pensativo: :pensativo:
Para andar nas automáticas na areia ou lama pesada, o atomático tem estar em 1 ou em 2 dependendo da velocidade e dificudade, e em REDUZIDA
[/quote]

Aí depende da relação de marcha de cada carro como mencionei acima p/ o Wallace. As vezes ando com a minha TR4 automática na marcha 2 só em 4x4 onde alguns carros precisam de reduzida, em outros lugares preciso reduzir e colocar ela na marcha 1, onde demais carros mecânicos andam reduzidos na marcha 2. Isso varia de carrao p/ carro, dependendo da relação de marcha, se é mecânico ou hidramático, peso e pneus.

Abraços, atencisamente, Francisco de Freitas...

Everton Júnior
18/02/2006, 23:23
Entao eu te responde com toda certeza de que ela guenta sim! Mais eu sugiro a mecanica.

Marcelo Carvalhal
19/02/2006, 21:55
ACHEI... esses caras fazem de tudo :mrgreen:


http://www.rocky-road.com/montero.html

freitasjr
21/02/2006, 19:54
Entao eu te responde com toda certeza de que ela guenta sim! Mais eu sugiro a mecanica.


Tá difícil de encontrar uma mecânica conservada aqui em Natal/RN. Quando encontro uma com o motor de ótimo desempenho, o carro estar um "mamão" todo judiado por dentro, amortecedores podres e enferrujado por baixo e com retoques de tinta.

Por outro lado quando encontro o carro bem conservado no geral, o motor é xôxo que faz dó, sem força, com retomadas fracas e com o pedal do acelerador quase no final do curso.

Não sei se é coincidência ou não, mas os que apresentam o motor com boa performance o curso do acelarador é alto, já os que possuem motor de baixo rendimento, o curso do pedal é lá em baixo(pouco se aperta e já estar lá encostando no final).

Será que uma coisa estar relacionada com a outra ? É alguma questão de regulagem ou é apenas coincidência(se for é muita pois testei vários) ?



ACHEI... esses caras fazem de tudo :mrgreen:


http://www.rocky-road.com/montero.html


Interessante, vê a P. Sport levantada, porém já verifiquei que pneus 31X10,5 R15 cabe nele sem precisar fazer nada, e acho que já dar p/ o que eu quero. Já levantar p/ por 33"" , prefiro não fazer, se não irá desvalorizar muito o carro na hora da revenda.

Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...

anjaerio
28/02/2006, 14:48
Olá só posso dizer do que dois amigos meus, um tem uma pajero full 2003, e outro pajero sport hpe 2004, eles moram em fortaleza ceara, e andam bastante nas dunas e na praia, principalmente nas dunas e tb fazem trilhas. os dois sao extremamente satisfeitos com seus carros e cheios de elogios sobre potencia conforto ect.enfim nao se queixam do investimento alto nos citados carros.só pra ter uma ideia a full custava na época R$ 210 mil.

anjaerio
28/02/2006, 14:50
ah, só pra completar os dois carros sao a diesel com cambio automatico.

freitasjr
02/03/2006, 19:49
Olá só posso dizer do que dois amigos meus, um tem uma pajero full 2003, e outro pajero sport hpe 2004, eles moram em fortaleza ceara, e andam bastante nas dunas e na praia, principalmente nas dunas e tb fazem trilhas. os dois sao extremamente satisfeitos com seus carros e cheios de elogios sobre potencia conforto ect.enfim nao se queixam do investimento alto nos citados carros.só pra ter uma ideia a full custava na época R$ 210 mil.


Realmente são muito caras, uma Sport nova custa em torno de 140 mil por isso terei que pegar uma usada. De todas as que eu vi e testei por aqui(6 ao todo) a mais conservada tanto de motor como chassi e carroceria, foi uma hidramática 2002. A única coisa que estar atrapalhando é o preço que o proprietário estar pedindo por ela(88 mil). Tá pedindo um valor um pouco acima do mercado; vou ver se consigo negociar p/ 86 mil.

Caso eu consiga negociar um preço melhor adquiro ela daqui ah uns 7 dias e ponho pneus AT de 31" nela. É bom saber que ela se saiu bem tanto nas Dunas como em trilhas. Espero conseguir enfim um carro a diesel em bom estado e confortável e que não seja uma picape, até gosto, mas a questão de roubo e problema de espaço interno e p/ manobrar, prefiro evitar.

Abraço a todos, Francisco de Freitas...