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Ver Versão Completa : Qual melhor amortecedor para Grand Vitara com lift ?



Angelo RJ
18/08/2015, 21:10
Olá pessoal,

Ano passado fiz um lift de cerca de 1,5 no meu Grand Vitara 99 e coloquei pneus 225/70/16

Depois disso troquei os amortecedores, colocando originais.

Pois bem, agora, apenas um ano depois, os amortecedores dianteiros já estão vazando.

Pelo que já li aqui no forum esse problema com os amortecedores é devido ao carro ter ficado mais alto, forçando os amortecedores.

Sendo assim, gostaria de saber:

Qual seria a marca/modelo de amortecedor mais indicada para colocar na dianteira do meu carro ?

Os amortecedores traseiros ainda estão bons, provavelmente porque são menos exigidos que os dianteiros, certo ?


Obrigado pela atenção

Angelo RJ
18/08/2015, 21:38
Pessoal, só corrigindo....

Na traseira coloquei os amortecedores da Suprema. E na dianteira coloquei os originais.

Existe algum outro modelo de amortecedor que eu deva colocar na dianteira ?

obrigado.

WOT
19/08/2015, 08:16
Angelo,
Nosso mercado não nos proporciona opções de amortecedor para a dianteira do Vitara.
Vc pode colocar um Offshox ajustado para o lift (que é caro), ou usar os originais com calço.
Vc colocou calço nos seus amortecedores junto com o lift? Se não colocou eles realmente vão forçar mais, trabalhando sempre no final de curso. Se for esse o caso, providencie os calços de amortecedor e não deve ter maiores problemas.

Angelo RJ
19/08/2015, 08:49
Angelo,
Nosso mercado não nos proporciona opções de amortecedor para a dianteira do Vitara.
Vc pode colocar um Offshox ajustado para o lift (que é caro), ou usar os originais com calço.
Vc colocou calço nos seus amortecedores junto com o lift? Se não colocou eles realmente vão forçar mais, trabalhando sempre no final de curso. Se for esse o caso, providencie os calços de amortecedor e não deve ter maiores problemas.




Olá WOT, obrigado pela atenção.

Eu coloquei calços na suspensão para subir a altura do carro, mas não lembro de ter colocado calços nos amortecedores.

Aonde consigo esses calços ? Coloco apenas nos amortecedores dianteiros ?


abs

LFC
19/08/2015, 10:53
Por essas e por outras que eu não gosto desses calços de 1 polegada. Sobrem o carro pelas molas e deixam os amortecedores semi- abertos. O kit de 2 polegadas tem umas peças que se colocam no topo dos amortecedores para baixá-los o tanto que os calços das molas o fizeram subir. Não sei se vc vai achar isso para esse kit de 1,5 polegada. Pode ser que encontre na Bits4vits ou na Jimny Bits (UK).
Abs,
LFC

Punch
19/08/2015, 10:55
Eu uso Rancho, não tenho do que reclamar.

Angelo RJ
19/08/2015, 11:17
Eu uso Rancho, não tenho do que reclamar.

Punch, seu carro tem calços ? De quanto ?

Voce usa amortecedores dianteiros Rancho ? Nesse caso, esses amortecedores não precisam de calço ?

abs

Punch
19/08/2015, 11:48
Angelo, tenho 3´de suspensão mais 3´de carroceria. Uso Rancho em tudo, sem calços nos amortecedores.

Angelo RJ
19/08/2015, 13:00
Angelo, tenho 3´de suspensão mais 3´de carroceria. Uso Rancho em tudo, sem calços nos amortecedores.


Perfeito.

Será que posso usar Rancho na frente e deixar os de omega na traseira (já estão instalados) ?

Esses amortecedores Rancho, para o grand vitara, tem alguma especificação ou número ?



grato

WOT
19/08/2015, 16:40
Não conhecia nenhuma aplicação de Rancho que desse pra dianteira do Vitara. Só conhecia pra traseira até hoje.
Punch, você pode indicar qual é a referência e tirar algumas fotos desse Rancho na dianteira?

Angelo, os amortecedores de Suprema na traseira são receita mais que aprovada pro Vitara, pode mantê-los.
Pra dianteira, ou coloque os calços (que até hoje só vi pra 2" como LFC indicou), ou peça para a Offshox amortecedores específicos para a sua aplicação. Sei que eles tem algumas opções de medidas diferentes para estes amortecedores, pode consultar com eles.
Eu particularmente, iria com os calços de 2" mesmo. Na prática essa 0,5" não vai fazer muita diferença.
No link abaixo tem um tutorial de como ganhar essa altura que vc precisa sem colocar calços. Trata-se de inverter os coxins de amortecedor da dianteira. Coisa simples, tendo o mínimo de ferramentas em casa e algum conhecimento pra fazer direitinho.
Lembrando que após fazer o procedimento precisa ajustar a cambagem.
http://www2.zukiworld.com/from-the-forum-diy-strut-flip-ifs/
Qualquer dúvida, fique à vontade pra perguntar.

Angelo RJ
20/08/2015, 07:58
Não conhecia nenhuma aplicação de Rancho que desse pra dianteira do Vitara. Só conhecia pra traseira até hoje.
Punch, você pode indicar qual é a referência e tirar algumas fotos desse Rancho na dianteira?

Angelo, os amortecedores de Suprema na traseira são receita mais que aprovada pro Vitara, pode mantê-los.
Pra dianteira, ou coloque os calços (que até hoje só vi pra 2" como LFC indicou), ou peça para a Offshox amortecedores específicos para a sua aplicação. Sei que eles tem algumas opções de medidas diferentes para estes amortecedores, pode consultar com eles.
Eu particularmente, iria com os calços de 2" mesmo. Na prática essa 0,5" não vai fazer muita diferença.
No link abaixo tem um tutorial de como ganhar essa altura que vc precisa sem colocar calços. Trata-se de inverter os coxins de amortecedor da dianteira. Coisa simples, tendo o mínimo de ferramentas em casa e algum conhecimento pra fazer direitinho.
Lembrando que após fazer o procedimento precisa ajustar a cambagem.
http://www2.zukiworld.com/from-the-forum-diy-strut-flip-ifs/
Qualquer dúvida, fique à vontade pra perguntar.




Olá RAfael, obrigado pelas dicas.

Então, no meu caso, como os amortecedores que estão instalados na dianteira do carro estão começando a dar vazamento, o melhor seria eu comprar novos amortecedores e quando for instalar os mesmos colocar calços nos mesmos, certo ?

Sendo assim, pergunto:

1 - Posso comprar amortecedores comuns (originais) ? Ou devo comprar algum outro ?

2 - Onde consigo os calços para colocar nos amortecedores ?


Obrigado !

WOT
20/08/2015, 09:08
Se vc já precisa trocar os amortecedores, tem duas opções:
1 - Amortecedores originais (ou com as mesmas medidas) + calço.
O calço (ou espaçador) de amortecedor vc consegue na www.rc4x4.com.br

2 - Amortecedores já alongados para compensar o lift, sem necessidade de calço.
A Offshox faz esse amortecedor, mas não faço idéia de preço, se compensa ou não. Um ponto que pode ser relevante é que se um dia vc quiser tirar os calços das molas, não vai mais poder usar estes amortecedores, pois vai dar fim de curso mais fácil. É algo mais permanente, depende dos seus planos pro carro. Tem gente que se importa com a "reversibilidade" das alterações, vai de cada um.

Angelo RJ
20/08/2015, 10:18
Se vc já precisa trocar os amortecedores, tem duas opções:
1 - Amortecedores originais (ou com as mesmas medidas) + calço.
O calço (ou espaçador) de amortecedor vc consegue na www.rc4x4.com.br (http://www.rc4x4.com.br)

2 - Amortecedores já alongados para compensar o lift, sem necessidade de calço.
A Offshox faz esse amortecedor, mas não faço idéia de preço, se compensa ou não. Um ponto que pode ser relevante é que se um dia vc quiser tirar os calços das molas, não vai mais poder usar estes amortecedores, pois vai dar fim de curso mais fácil. É algo mais permanente, depende dos seus planos pro carro. Tem gente que se importa com a "reversibilidade" das alterações, vai de cada um.



Beleza Rafael.

Vi no site da Rc4x4 que os espaçadores dos amortecedroes dianteiro e traseiro são totalmente diferentes.

WOT
21/08/2015, 10:58
Angelo, são bem diferentes, sim.
O traseiro é um amortecedor comum, que só tem a função de amortecer mesmo.
O dianteiro é um amortecedor com função estrutural, ele faz parte da geometria da suspensão, como todas as suspensões do tipo McPherson.
Eles acabam sendo mais caros por conta disso e é o que torna nossas opções de modificação tão escassas.
A Calmini, fabricante que tem uma boa gama de acessórios e upgrades pra Suzuki (não no Brasil) fez um kit que elimina a necessidade desse tipo de amortecedor. Basicamente transforma a suspensão de uma McPherson para uma com duplo A, que tira a função estrutural do amortecedor adicionando uma balança de suspensão superior. Com isso vc consegue utilizar amortecedores comuns na dianteira.
http://i41.photobucket.com/albums/e273/laidoutchevy/IMG_1128.jpg

Angelo RJ
26/08/2015, 13:59
Angelo, são bem diferentes, sim.
O traseiro é um amortecedor comum, que só tem a função de amortecer mesmo.
O dianteiro é um amortecedor com função estrutural, ele faz parte da geometria da suspensão, como todas as suspensões do tipo McPherson.
Eles acabam sendo mais caros por conta disso e é o que torna nossas opções de modificação tão escassas.
A Calmini, fabricante que tem uma boa gama de acessórios e upgrades pra Suzuki (não no Brasil) fez um kit que elimina a necessidade desse tipo de amortecedor. Basicamente transforma a suspensão de uma McPherson para uma com duplo A, que tira a função estrutural do amortecedor adicionando uma balança de suspensão superior. Com isso vc consegue utilizar amortecedores comuns na dianteira.
http://i41.photobucket.com/albums/e273/laidoutchevy/IMG_1128.jpg

Rafael,

Esses calços de amortecedores que são vendidos na RC4x4 servem para qualquer marca de amortecedor ? Servem nos amortecedores originais do Grand Vitara por exemplo ?

grato.

WOT
26/08/2015, 15:17
Os calços são parafusados no coxim do amortecedor, e não direto no amortecedor, portanto ele pode ser de qquer marca que vai servir sem problemas.