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Ver Versão Completa : Funcionamento 4x4 full time



Jttrainer
18/08/2015, 18:24
Boa noite, gostaria de saber como ocorre o funcionamento do tipo de traçao ''4x4 Full Time'', ex: Grand Vitara atual vendido no Brasil, esse tipo de tração faz que ele tenha o diferencial central, mas quando bloqueado, a força é distribuída 50 a 50 para ambos eixos, mas em cada um desses eixos, teria um diferencial central e outro traseiro? ou nesse tipo de veículo é apenas o diferencial central? Quais são os ''equipamentos'', por assim dizer, que seriam necessários a um veículo desse tipo? Procurei na internet e não achei.. como seria feito a distribuição de força?

Grato desde já!

ivancgbsb
18/08/2015, 18:41
esse tipo de tração faz que ele tenha o diferencial central, mas quando bloqueado, a força é distribuída 50 a 50 para ambos eixos
Pelo que eu sei....
É isso mesmo. Inclusive nos carros que não tem diferencial central (Bandeirante, Willys...) a força é sempre 50 para frente e 50 para trás.

mas em cada um desses eixos, teria um diferencial central e outro traseiro?
Cada um dos eixos tem um diferencial, mesmo nesse tipo de veículo.
Quando o diferencial central não está bloqueado e o veículo em 4x4, a força se distribui da maneira que foi concebida, geralmente dependendo de sistemas eletrônicos. Mais comum de uns 70% atrás e uns 30% na frente, variando de acordo com condições da estrada, modo de dirigir, etc.

Juliano_SBO
18/08/2015, 19:15
Nesse exato momento eu iria fazer uma busca no forum para tentar entender por que as pickups não possuem diferencial central.


Segue um link abaixo explicando o funcionamento do diferencial central:

http://nastrilhas.com.br/site/index.php/4x4/46-desmistificando-o-diferencial-central

GLIDER
19/08/2015, 09:19
Nesse exato momento eu iria fazer uma busca no forum para tentar entender por que as pickups não possuem diferencial central.


Segue um link abaixo explicando o funcionamento do diferencial central:

http://nastrilhas.com.br/site/index.php/4x4/46-desmistificando-o-diferencial-central

muitissimo boa sua contribuição, por isso que exemplificando as possibilidades de tração Pajero Dakar é melhor que da SW4.

Dakar HPE DIESEL 2015
4x2, economia
4x4 full time aderencia pisos duros e molhados
4x4 diferencial central bloqueado bom para off road
4x4 diferencial central bloqueado e reduzido, bom para off road e arrastar ou carregar peso ou superar aclives acentuados ou declives

SW4 SRV DIESEL 2015
4x4 full time aderencia pisos duros e molhados

Jttrainer
19/08/2015, 12:00
Ahh! entendi agora! Basicamente os 4x4 full time possuem os três diferenciais (central, traseiro e dianteiro) mas só permitem o bloqueio do central, auxiliando no offroad, visto que colocar travar para os três sairia significativamente mais caro para a empresa..

Enquanto isso, os part time só tem o diferencial traseiro e o dianteiro..

No caso da TR4, ela seria considerado um part time ou full time? Ela é 4x2, mas sua tração pode ser acionada para 4x4 em uso no chão, chuva.. provavelmente tendo o diferencial central para isso e tem a opçao de 4x4 bloqueado, além da opção de 4x4 comum

GLIDER
19/08/2015, 17:33
muitissimo boa sua contribuição, por isso que exemplificando as possibilidades de tração Pajero Dakar é melhor que da SW4.

Dakar HPE DIESEL 2015
4x2, economia
4x4 full time aderencia pisos duros e molhados
4x4 diferencial central bloqueado bom para off road
4x4 diferencial central bloqueado e reduzido, bom para off road e arrastar ou carregar peso ou superar aclives acentuados ou declives

SW4 SRV DIESEL 2015
4x4 full time aderencia pisos duros e molhados

só lembrando a Dakar do exemplo que dei so pode andar no asfalto com 4x2 e 4x4 sem o diferencial bloqueado, a apção de 4x4 com diferencial central bloqueado / reduzida somente em lama areia, cascalho em fim baixa aderencia. E o 4x4 full time só serve para asfalto e off road bem leve...

GLIDER
19/08/2015, 21:05
muitissimo boa sua contribuição, por isso que exemplificando as possibilidades de tração Pajero Dakar é melhor que da SW4.

Dakar HPE DIESEL 2015
4x2, economia
4x4 full time aderencia pisos duros e molhados
4x4 diferencial central bloqueado bom para off road
4x4 diferencial central bloqueado e reduzido, bom para off road e arrastar ou carregar peso ou superar aclives acentuados ou declives

SW4 SRV DIESEL 2015
4x4 full time aderencia pisos duros e molhados

faltou dizer que a SW4 diesel tem 4x4 com reduzida.

fassis
20/08/2015, 11:44
SW4 a diesel, a partir do modelo 2005 tem 4x4 full time (diferencial central aberto), 4x4 lock (diferencial central bloqueado) e 4x4 reduzida e com diferencial central bloqueado.

fassis
20/08/2015, 11:49
Uma opção que sinto falta nos veículos que possuem diferencial central é 4x4 reduzida sem o diferencial central bloqueado. Nenhum desses veículos citados possui essa opção (SW4, pajeros dakar, full e tr4, etc). Só me recordo do velho niva. Que tinha opções 4x4, 4x4 reduzida e o acionamento do bloqueio do diferencial central era independente (não sei se a land rover defender era assim também).
A opção de 4x4 reduzida com diferencial central atuante seria muito útil ao se rebocar outra viatura ou reboques pesados, em piso de alta aderência (como asfalto), em subidas. Quem já teve que arrastar outra viatura que foi avariada na trilha entende isso. Se tiver que rebocar dentro da cidade a reduzida seria ótima. Reduzida com bloqueio não deve ser usada no asfalto

fassis
20/08/2015, 11:59
Ahh! entendi agora! Basicamente os 4x4 full time possuem os três diferenciais (central, traseiro e dianteiro) mas só permitem o bloqueio do central, auxiliando no offroad, visto que colocar travar para os três sairia significativamente mais caro para a empresa..





O único veículo, que eu conheço, que tem os três diferenciais e opção de bloqueio individual de cada um deles, com acionamento pelo usuário, é o mercedes classe G.

fassis
20/08/2015, 12:10
Nesse exato momento eu iria fazer uma busca no forum para tentar entender por que as pickups não possuem diferencial central.



A única que eu conheço, a venda no Brasil, é a Amarok automática. Ela tem tração integral permanente, mas não tem a reduzida.
Também acho que seria muito vantajoso as picapes virem com opção de diferencial central. As picapes 4x4 part time atualmente têm vindo com boa potência e muito torque, que é despejado só no eixo traseiro ao rodar em asfalto ou estrada de terra mais firme. Como são compridas e com traseira mais leve (sem falar na suspensão por feixes de molas), tendem a desgarrar a traseira em acelerações mais fortes. Controle de tração ajuda muito ao cortar a potência nessas situações e evitar derrapagens potencialmente fatais, mas 4x4 full time ajudaria mais ainda. Um colega presenciou um acidente fatal em uma frontier de 190 cv. O cara acelerou forte para ultrapassar um caminhão, pista pouco molhada, ela saiu de traseira, ele não controlou, saiu da pista. Isso tudo na frente dele!!

fassis
20/08/2015, 12:11
E acho que o preço de um diferencial central mudaria pouca coisa em relação ao custo final de uma picape 4x4.

GLIDER
21/08/2015, 11:01
A única que eu conheço, a venda no Brasil, é a Amarok automática. Ela tem tração integral permanente, mas não tem a reduzida.
Também acho que seria muito vantajoso as picapes virem com opção de diferencial central. As picapes 4x4 part time atualmente têm vindo com boa potência e muito torque, que é despejado só no eixo traseiro ao rodar em asfalto ou estrada de terra mais firme. Como são compridas e com traseira mais leve (sem falar na suspensão por feixes de molas), tendem a desgarrar a traseira em acelerações mais fortes. Controle de tração ajuda muito ao cortar a potência nessas situações e evitar derrapagens potencialmente fatais, mas 4x4 full time ajudaria mais ainda. Um colega presenciou um acidente fatal em uma frontier de 190 cv. O cara acelerou forte para ultrapassar um caminhão, pista pouco molhada, ela saiu de traseira, ele não controlou, saiu da pista. Isso tudo na frente dele!!

nesse caso discordo de vc pelo seguinte, pega qualquer carro ,não so pickup acelera forte nessas condições e vê se vc não vai pendular! dependendo do pendulo nem adianta contra esterçar o volante, lembra do saldoso opalão, ta cheio de video de carrão onde o cara desliga todos os controles para acelerar forte parao carro não ficar capado e as vezes aparece gente perdendo controle e batendo , mas agora nesse caso deve ter sido uma pickup sem controle de tração e estabilidade que é o responsavel por gerenciar esse evento evitando a saida de trazeira além de outras correções, no caso a versão SL e a Platinum tem, as demais Frontier não tem. Outra coisa que é um pouco incompreendida é a de que um carro com tração full é melhor dinamicamente de que os de tração em um unico eixo, tem casos sabidos onde os carros de tração em um eixo só, consegue andar junto e até mais (dinamicamente, curvas, carro na mão) que com tração integral, vai da tecnologia de cada projeto, acerto, tem um exemplo disso são os clássicos Subaru WRX integral, Ford Focus RS tração 1 eixo, e são Rivais de acordo com os pilotos andando tanto quanto ou mais que o WRX que é integral. Esse assunto de tração part ou Full é um pouco casa de marimbondos além de polemico.

amonluna
21/08/2015, 12:08
|Isso é verdade, qualquer arrancada pode fazer um carro puxar pra um lado, mas se no caso q o colega fassis comentou a frontier fosse tração full time isso não aconteceria, ou seria num nivel muito menor e o motorista talvez não perdesse o controle. Se não fosse assim não havia sentido em existir o 4x4 fulltime. deve ser bom demais dirigir na chuva sem se preocupar tanto com aderência dos pneus.

abraço

mvcmartins
21/08/2015, 13:22
O controle de estabilidade e tração evita que tudo isso aconteça.