Ver Versão Completa : Guincho mecânico
Depois de ver um guincho mecânico de CJ5 de um colega, juntamente com uns curiosos, que estava sendo desmontado pra uma revisão, verificamos que a tomada de força basicamente é a aquela parte do câmbio onde se acomodam as alavancas, acrescida de uma flangle (que já copiamos).
A da rural é melhor pq não tem o espaço pras alavancas, mas a do jipe serve tb, necessitando apenas cortar tal pedaço.
A principal vantagem pra jipes com motores diferentes do original é que a cruzeta sai pelo lado direito da viatura.
Pelo que pesquisamos, dá pra adaptar um redutor agrícola, que não custa muito caro (um colega comprou num ferro velho, num preço bem camarada).
O redutor vai na frente do jipe, ao lado do carretel.
Ainda não concluímos a invenção, mas estamos calculando que com uns $ 500 dá pra montar o guincho.
Alguém já viu essa coisa?
Espero alguma dica.
[]´s inventivos
alguém sabe como consertar a falta de um n no nome do tópico?
que mancada....
Luis Assis
11/01/2004, 22:00
alguém sabe como consertar a falta de um n no nome do tópico?
que mancada....
é Só clicar no botão Editar, quando voce estiver lendo sua prórpia mensagem... Mas eu ja corrigi para voce...
[]'s
Gustavo
leopoldo
11/01/2004, 22:58
Moçada,
Os guinchos mecanicos estão no jeep desde seu nascimento.
no 42 era do tipo tower winch, aquele de navio; Depois a Ramsey colocou o guincho mecanico para o CJ2 no mercado junto com o 2º tipo de tomada de força, para frente.
Isto está no catálogo de acessórios da Willys, para quem já viu.
Um colega construiu um em sp por uns 500,00 mesmo, usando cubos de roda pedaços de panela, roda livre manual e um suporte feito numa tornearia.
Ficou muito bom embora um pouco pesado.
Para isso, comprou também um redutor de 50:1, tipo coroa e sem fim.
A vantagem é que nessa redução já há o efeito auto-freio.
A chatisse é montar os cardãns e suportes de mancais de rolamento.
Ainda exitem umas tomadas de força ramsey por aí, tanto da dupla como a só para trás.
É um bom começo.
vou ver se tiro umas fotos e mando pra douta análise e coleta de opiniões.
[]´s
tomada de força feita a partir do suporte de acionamento da tração e redução da F-75
notem que existe uma flange na parte traseira da peça e uma engrenagem
Rogério Barthy
13/04/2005, 12:01
Isso me interessa, já que na última trilha, fiquei 3x agarrado e ainda por cima ganhei o batismo de "Tronco de enxurrada" (agarra em tudo que e jeito e em todo o lugar). A trilha tinha mais de 40 veículos e eu estava no 30º lugar, com pneu 670 Rodorural e assim com a trilha toda pisada, fica difícil passar!!
Sentí na pele a necessidade de se ter um guincho para sacar todos os que ficaram agarrados nos atoleiros e nas pontes partidas.
BOM DIA!
AEEEEEEEEEEEEEE! :D
Agora sim, to começando a ver um futuro guincho :D
Valeu! proença pela aenção. Mas já abusando um pouquinho.
Este eixo que aparece na parte da frente, é o mesmo que prende o cardan dianteiro (T-case original)?
Tem rolamento nesta flange?
Que engrenagem é essa?
VALEU CAMARADA!
[]'s já sonhando com o guincho :D
ok
nesta tarde vou na oficina e tiro monte de fotos
daí à noite eu posto aqui
Isso me interessa, já que na última trilha, fiquei 3x agarrado e ainda por cima ganhei o batismo de "Tronco de enxurrada" (agarra em tudo que e jeito e em todo o lugar). A trilha tinha mais de 40 veículos e eu estava no 30º lugar, com pneu 670 Rodorural e assim com a trilha toda pisada, fica difícil passar!!
Sentí na pele a necessidade de se ter um guincho para sacar todos os que ficaram agarrados nos atoleiros e nas pontes partidas.Um HDW 9000 G ou um HDW 12.500 Pro vai fazer também.
São elétricos mais o baixo consumo de energia faz eles esquentarem menos o que permitem serem usados por mais tempo.
Tem bom preço (principalmente o HDW 9000 G) e vai poder usar em outros veículos depois.
Vou colocar abaixo o relato de um cliente que tem um HDW 10.000 G, que é um modelo que tiramos de linha, mas é similar ao HDW 9.000 G.
Foi a Dodge M37 dele que saiu na última 4x4 e Cia.
Relato na integra, fora um comentário particular dele que nada tinha a ver com o guincho em si.
Grande Wallace,
como você sabe o guincho foi instalado numa Dodge M37 com motor diesel, bateria de 150 a (de caminhão) e alternador de 55. Até então havia utilizado o guincho esporadicamente com resultados normais, ou seja: ele fazendo tudo que se propunha a fazer e sempre operado por mim. Domingo de carnaval fui com o pessoal da Jipenet-RJ fazer a Cacaria e lá pude constatar a robustez do guincho. Posso dizer que ele superou todas as minhas melhores expectativas pois foi operado por várias pessoas, a maioria das quais sem muita experiência com tal tipo de equipamento, que mantinham o guincho funcionando sem interrupção para resfria-lo. Num determinado momento precisei manobrar a Dodge e o "operador" esqueceu o cabo debaixo do pneu da mesma, você pode imaginar o tranco que aconteceu e o cabo foi arrancado com violência da caixa de solenóides. Por sorte ou qualidade do guincho (ou ambos) nada ocorreu e todos os 4 x 4 que precisavam ser guinchados o foram. Inclusive uma Cherokee Sport com a tração traseira detonada. O guincho trabalhou por cêrca de 2 horas quase que ininterruptas, com pequenas pausas após inúmeros berros e palavrões do locutor que vos fala, ou então entre a troca de um rebocado por outro. Ressalto que não utilizamos pateskas e, em determinado momento, fui obrigado a utilizar o guincho fazendo um angulo de 90 gráus para recolocar a frente da Dodge na trilha.
Existem pontos fracos ? Claro que sim, por exemplo, a pintura do lado direito do rolo soltou e com isso as instruções que ficam coladas numa espécie de papel cromado também se soltaram. O cromado das duas barrinhas que ficam acima do rolo começaram a dar sinal de ferrugem mas no computo geral dou nota 10 para o guincho.Temperatura de funcionamento que se mantém baixa por um tempo superior a outros guinchos que já possui (Warn 9000i), baixo consumo de bateria, controle remoto facílimo de operar e muito resistente são os pontos fortes do conjunto. Lembro ainda que cruzamos um rio 5 vezes e a caixa de solenoides está colocada na grade da Dodge sendo alcançada pela agua várias vezes (e só ver no site do Chevi ou no album de fotos da Jipenet-RJ) e só depois é que me dei conta disso. Ainda assim o guincho não negou fogo em nenhum momento.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Amplexos (by Mau)
Hélio - Cabo Frio
M38A1 - Esbelto Infante
M37 - Dodge Guerreira
Fabiano-SL
13/04/2005, 13:24
tb penso FUTURAMENTE em um guincho mecânico "made my self"
Minha contribuição para o tópico, sao estas fotos que peguei na rede...
Se alguém souber que tipos de peças podem ser usadas para montar algo semelhante.... :roll:
[]'s
O problema que vejo nestes guinchos mecanicos caseiros e em alguns não caseiros é a falta de mecanismos de segurança.
Já vi um CJ que entortou todo o chassis pois o dono não percebou que o guincho estava acionado. Foi acionado sem querer no lava rápido...
Poderia me eslarecer?? Esta peça que aparece em sua foto, é da tampa de acionamento de reduzina da f-75??? Poderia mandar mais fotos??? Poço também colaborar para isto, pois meu pai é torneiro e estou tentando fazer um deste pra min, visto que os Ekron aqui de Cwb custam em média 3.000. Se não fosse encher muito poderia me falar de que redutor são aquelas engrenagens da foto???
Obrigado
Claudio
O problema que vejo nestes guinchos mecanicos caseiros e em alguns não caseiros é a falta de mecanismos de segurança.
Já vi um CJ que entortou todo o chassis pois o dono não percebou que o guincho estava acionado. Foi acionado sem querer no lava rápido...
:D Gente, isso é sério! Já vi acontecer também... Na trilha! O cara tinha feito essa gambi, com acionador da tração, adaptado à traseira da caixa. O cardã ia pra trás, e o carretel estava montado na traseira. Havia um sistema de roletes, para levar o cabo pra frente, num bocal no pára-choque dianteiro... O jeep encalhou numa vala, aí ele acionou o guincho... :shock:
:o O cara dobrou o chassi na longitudinal!!!! Pra felicidade dele, as pontas das longarinas, na dianteira, cederam, entortaram e arrancou parte do pára-choque! Nós estavamos longe, fora do banhado, gritando, mas ele não nos viu, pois o jeep estava inclinado, com a parte de baixo pro nosso lado... O cara detonou o jeep! :lol: :lol:
[]'s
R$ 3.000,00... tem certeza, acho que não sai por menos de 4,5 ou 5 mil uma instalação completa.
Mas se não querem gastar R$ 2.300,00 num guincho eletrico...
Garanto que com um bom conjunto de engrenagen com sem fim, bem calibrado (de redutores do mercado) e uma peça que se gasta uns 150,00 pra fazer (que engata e desengata o guincho, e dá a segurança, igual aos ekron) dá pra fazer um bom guincho. Estou mexendo na minha viatura e postarei fotos na sequencia. Já bolei várias peças para estas maquina e outras. Tenho um torno e uma boa formação de mecânica. Mais no final do acabamento da viatura eu farei um guincho e mando as dicas pro forum.
ok pessoALL
consegui um tempo e tirei algumas fotos dos equipamentos que vem sido utilizados pelos jipeiros da região
duas ressalvas:
1ª da peça inicial (do câmbio da F75) houve uma melhoria e a tomada de força passou a ser feita espeficamente para tal função, mas empregando os mesmos conceitos daquele componente
2ª tiveram alguns jipeiros que preferiram que o cardã fosse localizado no lado esquerdo, em virtude de ser mais conveniente diante da adaptação de motores e caixas de direção distintos dos originais
vamos às fotos
Rogério Barthy
20/04/2005, 13:16
Mantenha-nos informados de como está progredindo a construção do guincho.
Ficamos na espera do passa a passo para confecção dos guinchos, quem sabe em série !!!!
acho que uma produção em série seria bastante difícil
até agora foram construídos 4 guinchos assim e pra cada um deles houve uma boa quantidade de detalhes que individualizou cada projeto
mas o princípio de todos é o mesmo
talvez achando algum torneiro paciente e capacitado, o equipamento pode ser montado de maneira adequada
esses guinchos já tem pelo menos 2 anos e pelas fotos das trilhas que fizemos, dá pra perceber que são bastante confiáveis
como foi mencionado anteriormente a incidência de problemas no manuseio e falhas em projetos no tocante à segurança da viatura, do equipamento e do próprio jipeiro, a turma bolou alguns esquemas pra evitá-los
e um que nem nos guinchos comprados existe
vamos às fotos
esses guinchos já tem pelo menos 2 anos e pelas fotos das trilhas que fizemos, dá pra perceber que são bastante confiáveis
:shock: :shock: :shock: :shock:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=13633
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=13634
:o Proença, e essas correias??? Isso é confiável?? De quê são?? Moto??
[]'s
ok giovani
esse sistema é confiável sim
dá pra ver que guarda boa distância do solo e é bem resistente
são pinhões, coroas e correntes de motocicletas
as mais usadas são da DT 200 ou da XL 250
além disso, os deslizantes do cabo tb são construídos aproveitando-se convenientemente outras peças
os eixos por exemplo, são de amortecedores e os próprios roletes são feitos a partir de bengalas da suspensão dianteira de motos (não me recordo se de XT ou XL)
e os cabos são de elevadores (35 metros cada carretel)
[ ]´s
sera que num daria para fazer uma proteção para essas correntes?
do jeio que esta num tem perigo de enroscar algum galho ou pedra e fazer a corrente pular ou mesmo estourar?
e a lubrificação da corrente, como voce faz?
[ ]", curiosos...
dá sim
mas ninguém fez pq por enqto não houve necessidade, já que o sistema está instalado de forma bem elevada
mesmo em trilhas pesadas nunca ocorreu problemas como foi mencionado (galhos de árvore, pedras etc)
bom mencionar que uma corrente reserva (na verdade o pedaço que sobrou da instalação) e emenda sobressalente sempre estão nos jipes pra alguma eventualidade
as correntes são autolubricantes mas basta lubrificar da maneira tradicional a cada lavagem que é realizada
[ ]´s
Fabiano-SL
01/05/2005, 17:52
Olá amigos!
Alguem conhece estas peças??
Achei estes dois tipos (ver fotos). Um eu sei que é pra colocar implemento agricola na traseira, mas acho que dá pra acoplar o caran em um ghuincho mecanico traseiro..Será???
A segunda peça eu não sei o que é??? mas será que dá pra adaptar como acionamento p/ um guincho mecânico??? :roll:
[]'s curiosos :roll:
Olá amigos!
Alguem conhece estas peças??
:D Fala Fabiano!!!
:D Ambas são conhecidas como tomada de força. Isso é metade do guincho! A 1ª só pra trás mesmo, mas a outra tem saída para ambos os lados, podendo acoplar 2 guinchos, um dianteiro e um traseiro. Parece com as tomadas da Biselli, que equipava as Toyotas de fábrica. Vc tem essas peças?
[]'s
Fabiano-SL
01/05/2005, 18:21
Fala Giovani..
Não tenho ainda estas peças, mas cada uma sai por $400,00, será que vale??
[]'s
Fala Giovani..
Não tenho ainda estas peças, mas cada uma sai por $400,00, será que vale??
:D A 2ª com certeza! Se estiver inteira... Teria que descobrir se é de Jeep ou Band, ou algum outro... Não tens uma foto com vista do acoplamento?
[]'s
Fabiano-SL
01/05/2005, 18:36
Não sei o estado das peças, estão em um leilão americano... mais frete..acho que não vai dar para meu bolso :x se alguém tiver interesse:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=7971405762
[]'s
Rogério Tortato
01/05/2005, 19:07
a peça da primeira foto (tomada de força traseira) não vale isso tudo não.
ela é relativamente comum. eu tenho uma e já vi outras em ferro velho. a minha, acompanhada de um implemento (um diferencial que se acopla no para choque traseiro) eu paguei R$ 100,00.
já aquela que tem tomada para a dianteira e traseira, acho que pode valer bem mais.
abraços.
Fabiano-SL
04/05/2005, 10:41
Gionavi e pessoal:
Veja esta PTO da foto... é para ser acoplada em uma T-case Dana 20, a dos jeeps são 18, não é? O que quer dizer estes 18, 20? Será que dá pra colocar na t-case do willys 1954 original?
Não entendi o acionamento desta PTO, na descrição diz que vem com os cabos...
Mas tem saída pra frete e para trás :D
[]'s
Veja esta PTO da foto... é para ser acoplada em uma T-case Dana 20, a dos jeeps são 18, não é? O que quer dizer estes 18, 20? Será que dá pra colocar na t-case do willys 1954 original?
Não entendi o acionamento desta PTO, na descrição diz que vem com os cabos...
Mas tem saída pra frete e para trás :D
[]'s
:D Aí Fabiano!!! Essa deve ser da Toyota. Onde vc viu "Dana 20"?? Não sei a Toyota é Dana 20, mas tenho quase certeza de que é da Band... Não tenho uma foto à mão da cx. aqui pra comparar...
:D O acionamento deve ser como do Guincho ENSIMEC p/ Defender, que se instala um mecanismo de acionamento por cabo.
:o Compare a furação do cárter da T-case do Willys com a furação dessa parte que está aberta. Não vai fechar... :wink:
[]'s
Fabiano-SL
04/05/2005, 17:58
Fala Giovani!
Eu ia importar essa aí... o preço está bom! o cara colocou no anúncio lá que é para Dana 20...deve ser de algum "jeep" deles (USA), mas se não serve no willys não vale! Desisti... :(
Eu prefiro PTO com alavanca para acionar...quanto tu achas que vale um PTO aqui no Brasil? será dificil achar uma?
[]'s
Fala Giovani!
Eu ia importar essa aí... o preço está bom! o cara colocou no anúncio lá que é para Dana 20...deve ser de algum "jeep" deles (USA), mas se não serve no willys não vale! Desisti... :(
Eu prefiro PTO com alavanca para acionar...quanto tu achas que vale um PTO aqui no Brasil? será dificil achar uma?
:D Fabiano, aqui no Brasil isso é meio mosca branca... Achar isso em desmanches então... :roll: Mas vc pode comprar novo. A ENSIMEC fabrica. Tem também a Ekron, Biselli... Novo deve custar umas 1.200 latas, se não custar mais...
[]'s
Fabiano-SL
04/05/2005, 20:09
Fala Giovani!
Mas vc pode comprar novo. :mrgreen:
Nem pensar em comprar novo....queria só saber mais ou menos o preço que vale, pois "pode" aparecer alguma PTO por aí :roll:
Mas já tenho uma base pelo que o pessoal está pedindo aqui neste tópico e agora pelo que vc disse o que custa um novo...
Valeu :D
Fabiano:
Fique de olho nos anúncios dos sites brasileiros de 4x4, comprei um guincho mecânico da Ekron (completo) para meu CJ por 1000 em estado de novo.
ESTAVA PENÇANDO EM UTILIZAR UM MOTOR DE ARRANQUE DO MOTOR PERKINS 6354 DE CAMINHAO, TIRAR AS BUCHAS E COLOCAR ROLAMENTO, SERA QUE A "GAMBIARRA" AGUENTA? P/ SUBSTITUIR ESSA COISARADA, SAI BEM MAIS BARATO A VANTAGEM É QUE ELE PODERA SER ACIONADO C/ CABO A DISTANCIA. SÓ REVERTENDO A POLARIDADE DO ARRANQUE. SE UTILIZAR UM REDUTOR 1/40 VC TERA O ALMENTO DE 40X A FORÇA DO ARRANQUE.
Alessandro Henrique
21/02/2006, 17:19
edwint,
Se voce inverter a polaridade do motor de arranque o mesmo continuara com o mesmo sentido de rotacao. O motor eletrico utilizado para esta finalidade e do tipo serie ou seja, bobinas de campo conectadas em serie com o rotor, tambem conhecido como universal (funciona em CA tambem). Para proceder com a inversao do sentido de rotacao e necessario inverter o sentido da corrente nas bobinas de campo ou no rotor.
Sds.
GIOVANI,
DIZEM QUE ELE AQUECE DIVIDO AS BUCHAS, JA C/ ROLAMENTO QUEM SABE? ALGUEM JA TENTOU?
GIOVANI,
DIZEM QUE ELE AQUECE DIVIDO AS BUCHAS, JA C/ ROLAMENTO QUEM SABE? ALGUEM JA TENTOU?
:shock: Sumiu minha mensagem... Alguém moderou??? :lol:
Bom, penso que esse motor esquenta pq não tem ventilação alguma. Foi feito para trabalhar em ciclos curtos, não para uso contínuo...
[]'s
Repetindo o PS: Desative o Caps Lock... :concordo:
ICHE.. SE NAO DA P/ INVERTER A ROTAÇÃO FICA DESCARTADA ESSA OPÇÀO....
Alessandro Henrique
21/02/2006, 18:23
Edwint,
Da para inverter a rotacao, o que eu tentei explicar e que nao e apenas inverter o positivo pelo negativo e pronto. :putz:
Para tanto e preciso uma chave comutadora manual ou automatica (rele) bem como proceder com a modificacao eletrica necessaria no motor de modo a haver acesso a fiacao para a comutacao. :concordo:
Sds.
rodrigo camper
23/02/2006, 18:36
Legal galerinha, fiquei contente por tantas descobertas mais eu queria mesmo e uma tomada de força para a minha CAMPER.
Mais tudo bem vai :cry: :cry: :cry:
Olá Proença, em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo projeto, achei bem interessante principalmente a corrente exposta, o facilita a regulagem e manuyenção da mesma.
Gostei tanto que vou copiar, he he he.
Estou projetando algo semelhante ao que vi nas fotos, porem estou com algumas dúvidas.
Quais componentes vc utilicou para a adaptação, como por exemplo o entalhado do eixo motor, o garfo e a polia que se desloca para o cambio, isso é de algum carro adaptado ou vc usinou todo.
Mais uma vez parabens pela ousadia.
Grande abraço.
Edwint,
Da para inverter a rotacao, o que eu tentei explicar e que nao e apenas inverter o positivo pelo negativo e pronto. :putz:
Para tanto e preciso uma chave comutadora manual ou automatica (rele) bem como proceder com a modificacao eletrica necessaria no motor de modo a haver acesso a fiacao para a comutacao. :concordo:
Sds.
dá pra fazer muita adaptação com motor de arranque para bolar guincho (ví uma muito interessante, o cara usou um motor de arranque de caminhão para enrolar o cabo e um motor de arranque de gol para desenrolar o cabo)
a grande questão é : GUINCHO ELÉTRICO SÓ É BOM PRA QUEM FAZ POUCA TRILHA, ou não tem outra opção, pois se voce é jipeiro de carteirinha, um mecanico vale a pena, pois como sempre digo, um mecanico pode trabalhar um dia inteiro (ou dois dias, ou tres, ...), já o elétrico, (eu sei que o Wallace vai pegar no meu pé) por melhor que seja, não tem parte eletrica de jeep nenhum capaz de fazer um eletrico trabalhar diretão o dia inteiro.
E mais, se voce faz parte da organização de algum evento (como eu, que sou sempre o vassourinha), com um guincho mecanico voce pode se ancorar numa arvore (num trecho que vc sabe que vai dar trabalho para muita gente) e fiacr o dia todo puxando o povo, isso nenhum eletrico faz!!
(cada um tem uma opinião, eu dei a minha....)
tentando ajudar.... ( e aguardando pedradas.....)
As pedras não jogamos, passamos por cima ou tombamos rs rs.
Guilherme Pontes
20/07/2006, 08:41
Postado por Proença a um tempo atrás:
olá vinicius
depois de um bom tempo consegui encontrar o Sr. Domingos.
conversei com ele sobre a possibilidade de construir um guincho mecânico pra vc e outros interessados do fórum.
ele demonstrou interesse e acho oportuno antes vc entrar em contato com o mesmo.
antes preciso fazer a ressalva que se trata de um produto artesanal, mas que tem suprido muito bem as nossas necessidades, não ficando nada a dever aos produtos comercializados por indústrias do ramo.
pra vc ter uma idéia, agora ele está montando um guincho maior pra uma madeireira, com capacidade aproximada de 40 toneladas.
anote aí o número do telefone: (13) 3821-1825, somente à noite.
em conversa sobre os valores, ele mencionou algo em torno de $1000, com garantia de 01 ano, mas sem a montagem, devido à distância.
[ ]´s
o preço eu não sei (já faz um tempão que postei a msg)
[ ]´s e boa sorte na empreitada
olá pessola teria como restaurar as fotos?????????????
valeu]
Rogério Barthy
18/02/2008, 17:06
Tbm, gostaria de ver as fotos !!!!
Rogério
As fotos estão aparecendo novamente.
Desculpem o inconveniente.
Abraços.
felipe kowalski
21/02/2008, 13:55
Boa Tarde,
Eu tenho a tomada de força somente para tras e foi feito uma adaptação com corrente para o cardan sair pra frente, nunca tive problemas com a corrente, digo que a parte mais fragil do meu guincho(um Ramsey) agora é somente o cardan(feito com aquele cardanzinho de direção do Fiat 147, mas mesmo assim está aguentando muito bem, ja subi alguns barrancos bem fortes só com o guincho(fazendo testes para ver se aguenta mesmo) e alem de tudo o guincho sempre me tira das encrencas...
em anexo, segue uma foto da tomada de força com corrente do meu jeep. é uma corrente dupla e super reforçada, é so ir num ferro velho industrial e procurar a engrenagem e corrente mais resistente que voce achar e instalar no jeep!
Se alguem quiser mais fotos etc me manda uma MP.
Olá Felipe. Beleza?
Se possível coque mais algumas fotos para a gente dar uma olhadinha na engenhoca. A idéia é muito boa e barata.Até mais.
Rogério Barthy
22/02/2008, 16:52
Felipe,
X2 para as fotos !!!!
Rogério
felipe kowalski
22/02/2008, 17:21
Amigos,
Recebi algumas MP´s e mais dois interessados aqui pelo topico, então farei o seguinte: neste fim de semana irei tirar fotos detalhadas de todo o sistema do cardan do jeep, mostrando bem os detalhes da montagem e de como foi feito o sistema de correntes, aí segunda feira posto todas as fotos aqui.
Abração
Rogério Barthy
22/02/2008, 19:12
Beleza..... vamos ficar no aguardo !!!!
Rogério
pode esquecer meu pedido atraves da MP.... coloca aqui que fica mais facil.
valeu.
felipe kowalski
27/02/2008, 09:42
Amigos,
me desculpem a demora.... depois da trilha deste final de semana não tinha a minima condição de diferenciar lama de qualquer outra coisa no jeep, depois de uma lavagem rapida, tirei as fotos, portanto... não reparem na sujeira que ainda teima em ficar.
devido ao peso das fotos, colocarei uma em cada post.
Nesta primeira foto aparece como o guincho ficou instalado no jeep, o cardan sai por baixo da grade e do tubo no chassi.
felipe kowalski
27/02/2008, 09:45
nesta foto aparece o cardan saindo do guincho, esse acoplamento guincho-cardan foi feito com chaveta e um parafuso de trava para que o cardan não escape.
felipe kowalski
27/02/2008, 09:49
Esta foto é da tomada de força, mostrando o esquema que foi feito para que o cardan saia pra frente, foi colocado uma engraxadeira para que o segundo eixo não trabalhe seco, e a corrente eu limpo e engraxo depois de toda trilha(manutenção basica)
felipe kowalski
27/02/2008, 09:51
mais uma foto da tomada de força
felipe kowalski
27/02/2008, 09:58
Essa foto é do cardan e o mancal, essa parte é a mas fragil de todo o cardan, pois eu não quis fazer mais uma solda no cardan para diminuir o comprimento total e por isso ele ficou levemente em V, sendo que a parte mais baixa esta que aparece na foto. Logo pretendo mudar isso, é um serviço simples.... mas tá funcionando tão bem que dá pena de mexer heheheh
O mancal ja era usado e bem gasto por isso ele está nesse estado, já tenho outro novo e pronto para ser trocado quando eu for diminuir o comprimento do cardan. Farei todo o serviço de uma vez só.
felipe kowalski
27/02/2008, 10:07
vejam que na tomada de força na parte de trás(perto da corrente) existe um parafuso, esse parafuso considero como um "fusivel" para o guincho, pois quando o guincho chega no limite ou quando o cabo chega no limite este parafuso arrebenta e a tomada de força fica girando em falso. Não fiz calculos e nenhum tipo de "engenheirícies" para chegar nesta medida de parafuso, foi pela tentativa e erro mesmo, comecei por um parafuso bem pequeno e fui aumentando a medida... e funciona, pois quando a gente percebe que o guincho está realmente sendo forçado logo o parafuso solta e o guincho pára, para coloca-lo a funcionar de novo é só recolocar o parafuso do outro lado e seguir na trilha.
Esse sistema medieval funciona tambem quando se esquece a alavanca do guincho acionada, antes do cabo destruir metade do jeep ele irá parar(já aconteceu e funcionou)
Sei que muitos vão achar milhares de defeitos mas..... funciona!
Aguardo as pauladas dos críticos de plantão... heheheh
Abraço
Felipe
felipe kowalski
27/02/2008, 10:20
e pra animar um pouco o topico, posto algumas fotos da ultima trilha....
Rogério Barthy
28/02/2008, 20:19
Felipe, a tomada de força foi confeccionada como ?? Transferência da Rural ? Como fazer ???
Preciso saber para explicar para o mechanico e o torneiro.
A redução e o carretel ???
Rogério
felipe kowalski
04/03/2008, 13:08
Rogério,
A tomada de força é a propria do Jeep, mas com saida somente para trás, originalmente usado para acionar implementos agricolas etc, e o que foi confeccionado é somente o segundo eixo que faz o cardan sair para frente. Pelas fotos dá pra ver que alguns suportes prendem nos proprios parafusos da tomada e o outro suporte é uma "abraçadeira" que prende na ponta da tomada.
felipe kowalski
04/03/2008, 13:11
esqueci de um pedaço.....
o carretel e a redução é toda original Ramsey, mas é um sistema simples, de rosca sem fim e coroa, acho que deve ter redutores equivalentes em lojas que vendem equipamentos industriais.
Rogério Barthy
04/03/2008, 14:26
Felipe,
Agora vem o problema... onde conseguir uma tomada de força ???????
Quando encontramos, está acima da possibilidade... longe.... precisando de conserto.....
Vamos ver de conseguimos.....
Vi uma para vender no forum mas quando fui verificar... já tinha ido.
Rogério
felipe kowalski
04/03/2008, 14:45
Rogério,
A minha tomada de força por sorte eu ja tinha, foi achada pelo meu pai a alguns anos atrás em uma cidadezinha no interior de SC.
Essas tomadas com saida para trás, mesmo sendo dificil de achar, são bem mais comuns que as com saida para frente.
Eu verei se consigo uma tomada para voce, tenho um amigo aqui em Curitiba que diz ter uma em boas condições, se estiver boa mesmo te aviso.
Rogério Barthy
04/03/2008, 16:50
Felipe,
Vou ficar no aguardo da disponibilidade da tomada de força!
Outra coisa, vc teria foto da alavanca de acionamento da tomada, dentro da viatura (como e onde sai do assoalho) ?
Rogério
felipe kowalski
05/03/2008, 13:45
Rogerio,
A alavanca sai entre os bancos, entre o tanque e a caixa de ferramentas do Jeep, o meu jeep como é originalmente um jeep para uso agricola ja tinha o recorte no assoalho para encaixar a tomada de força e ligar implementos agricolas, agora no Cj5 não sei te dizer se tem esse recorte no chão, mas se não tiver é super facil fazer.
felipe kowalski
05/03/2008, 13:48
Segue a foto de uma tomada dupla original Ramsey, nesse caso a corrente fica imersa em oleo e dentro da carcaça da tomada.
felipe kowalski
05/03/2008, 13:51
Segue a foto de uma tomada simples, com saida somente para trás, esta é igual a tomada que uso no meu jeep e adaptei para saida pra frente.
felipe kowalski
05/03/2008, 13:55
Rogerio,
Consegui a tomada, te mandei MP com mais detalhes.
Segue a foto de uma tomada simples, com saida somente para trás, esta é igual a tomada que uso no meu jeep e adaptei para saida pra frente.
Sabem onde encontro uma tomada de força de facil adaptaçao ( ou especifica ) pra CJ5 ????
Obrigado
Rogério Barthy
08/03/2008, 21:26
Valmor, se tiver $$$ e disposição, pode-se comprar da Ensimec ou da Ekron e o custo beira $1.200,00, só a tomada de força, já com saída para frente, específica para o Jeep e caixa de transferência original do mesmo.
Quanto à essa da Ramsey, antiga, pode-se conseguir entre $200 e 1.000,00 dependendo se é com saída simples para trás ou dupla, para frente tbm.
Rogério
Olá Proença, em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo projeto, achei bem interessante principalmente a corrente exposta, o facilita a regulagem e manuyenção da mesma.
Gostei tanto que vou copiar, he he he.
Estou projetando algo semelhante ao que vi nas fotos, porem estou com algumas dúvidas.
Quais componentes vc utilicou para a adaptação, como por exemplo o entalhado do eixo motor, o garfo e a polia que se desloca para o cambio, isso é de algum carro adaptado ou vc usinou todo.
Mais uma vez parabens pela ousadia.
Grande abraço.
caraca...eu sou um cara que me enrolo até pra apertar parafusos simples :oops: :putz:
tenta ligar pro Domingos e acertar alguma coisa com ele
em todo caso, estou reformando um CJ5 67 e o tal guincho mecânico vai pra essa viatura
vou fazer isso pq instalar guincho mecânico em CJ3B com motor AP é uma baita complicação (o coletor fica do lado que passa o cardã do guincho e o espaço é pequeno) e acabei optando por um Work 12000
o guincho mecânico ainda não está montado no CJ5, então dá pra xeretar e tirar algumas fotos pra sanar sua dúvida :concordo:
vou pesquisar as peças que vc tem dúvida e depois eu te aviso
[ ]´s
valdir rainer
05/07/2011, 20:24
Caraca esse tópico é muito bom,vou desenterra-lo,rs,rs,...
Vejam desde o começo,tem muitas ideias boas pessoal.
Willys51or
23/07/2011, 23:38
Boa idéia reativar o tópico. Acho que o problema atual seria a tomada de força. Ninguém tem idéia se podemos fazer uma? Já vi uma foto, mas o detalhe da engrenagem que acopla a tomada no eixo do câmbio não estava a mostra.
Alguém tem idéia de produzir uma ?
valdir rainer
25/07/2011, 22:59
Boa idéia reativar o tópico. Acho que o problema atual seria a tomada de força. Ninguém tem idéia se podemos fazer uma? Já vi uma foto, mas o detalhe da engrenagem que acopla a tomada no eixo do câmbio não estava a mostra.
Alguém tem idéia de produzir uma ?
Olá Willys 51,a minha tomada de força eu estou fazendo,eu consegui achar o eixo a luva e o garfo la na agro-motor,o resto eu estou fazendo,assim que der eu vou colocar umas fotos.
Quanto a sua pergunta,eu acho que se vc pegar uma chapa larga de ferro e marcar aonde vai encaixar nos dentes da engrenagem da reduzida,vc pode furar e depois cortar a parte de dentro tirando fora,e a parte grande vai ficar com os dentes interno aí é só mandar temperar,acho que daria certo.
A parte interna da luva que vc fizer ,pode ser feito do mesmo principio,só que aí vc usaria a de dentro para encaixar na de fora.
Da uma olhada na foto.
Willys51or
25/07/2011, 23:44
Infelizmente na minha cidade é ruim de mexer com isso. Vou ficar esperando se alguém se habilita a produzir, pelo menos, a engrenagem e a luva, ai, serei o primeiro freguês. O resto dá para conseguir.
4X4GARAGE
26/07/2011, 14:06
eu acho que a luva do 4x4 da certinho!!!!vou ver e falo a vcs!!!1
[]s
4X4GARAGE
26/07/2011, 17:54
acabei de medir e nao da pra colocar,é menor!!!continuarei a procurar algo facil pra voces!
[]s
Desculpem, não sabia que não poderia formar grupos de compra aqui no fórum...
Willys51or
28/02/2012, 22:57
Ningué, achou uma saída para a tomada de força de nova geração?
Leonardo Raffi
22/06/2016, 22:48
acompanhando ainda falta ler mais ...........................